Guia novo do MD: Puerto Varas, no Chile

Camille Panzera 14 · outubro · 2013

Quem está atento às redes sociais e curte o Instagram tanto quanto a gente, deve saber que o MD esteve recentemente por terra chilenas. Durante nossa viagem pudemos conhecer Puerto Varas, uma pequena cidade colonizada por alemães na charmosa região dos lagos chilenos. O destino vem sendo cada vez mais explorado pelos brasileiros e é uma ótima opção para curtir a neve no inverno ou fazer atividades ao ar livre no verão. A cidade é pacata, mas cheias de belezas naturais!

Basta chegar por lá em um dia de sol para entender quais são essas belezas tão comentadas. Além dos lagos, a região também tem morros, ar puro, vegetação abundante e alguns vulcões – entre eles o Osorno, que, em conjunto com o Lago Llanquihue, oferece uma paisagem singular. Caminhar ou andar de bicicleta na beira lago é ideal para um dia de céu aberto, mas se quiser ver mesmo uma paisagem surpreendente a dica é subir o Osorno e lá de cima observar os arredores. A visão é espetacular!

guia-puerto-varas

Para conhecer melhor as águas andinas, a dica é visitar o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde estão os Saltos de Petrohué, quedas d’águas de uma tonalidade turquesa espetacular. Ouvir os sons da natureza é um dos pequenos prazeres que Puerto Varas reserva e nada melhor do que ouvir esses sons cercado por rios e mata. Se tiver tempo disponível, siga no passeio que navega pelo lago Todos Los Santos até Peulla e admire um cenário bucólico ideal para se refugiar e descansar.

Não é só a natureza que chama atenção em Puerto Varas. A rede hoteleira da cidade é bem preparada e oferece uma grande variedade de hotéis, com quartos com todo nível de conforto. Comer bem também faz parte do roteiro dos viajantes. O salmão retirado do Lago Llanquihue é fresquíssimo e servido de diversas formas. Vale a pena experimentar, também, os kuchen, bolos de origem alemã preparados das mais diversas formas e que dão água na boca só de olhar. Difícil resistir!

Se interessou por Puerto Varas? Então leia muitas outras dicas em nosso guia, ou deixe sua avaliação caso já tenha visitado o local. Saiba como chegar, quando ironde ficar e o que fazer. Na hora de preparar seu roteiro, confira detalhes sobre os passeios, pontos turísticos, compras, transportes, onde comeratrações próximas, vida noturna.

Publicado por

Camille Panzera

Camille

  • Mendonça Júnior

    Puerto Varas… Que saudade… Adorei a cidade, a região e a travessia dos Lagos Andinos até Bariloche, que é simplesmente imperdível.
    O imponente Osorno também é belíssimo e vale uma visita.
    A culinária, então… Nem se fala.
    Recomendadíssimo!

  • Agnaldo Mota Jr

    Sei que o post não condiz, mas é só para informar uma boa notícia para viajantes barateiros de milhagem. O site da Azul já permite pesquisar datas flexíveis utilizando o Tudo Azul. Ele pesquisa 3 dias antes e 3 dias depois e identifica qual a data é possível encontrar o trecho desejado utilizando menos pontos. Já não era sem tempo!

  • Daniel

    promoçao Orlando ou miame para novembro !!!

  • anderson

    Passei parte da minha lua de mel ai. Vale a pena conhecer.
    Uma dica de hotel é o Cumbres Patagonica.
    A vista do lago é maravilhoso.

  • Daniela

    Os Saltos de Petrohué são imperdíveis. Região belíssima, cidade charmosa. Vale muito a visita!

  • Augusto Rocha

    Estou indo lá semana que vem , aparenta ser muito bonita mesmo

  • Alaor Porcher

    A região é muito linda. Outro passeio que vale a pena é até a pequena Frutillar. Fica praticamente ao lado de Puerto Varas. Em Puerto Varas recomendo o restaurante Pastagônia. Vários tipos de massas feitos no próprio restaurante. Dependendo da época/movimento e chegando cedo vc pode literalmente "meter a mão na massa" e fazer a sua.

  • Xico

    E ninguém vai lá pra aproveitar de pedalar?
    Me encontrei com uns gaúchos loucos de vontade de pedalar depois de nos ver subindo e descendo no Vulcão Osorno.
    Fica dica, pegue a sua bike, alugue uma, compre ou como seja, mas tem que sair do carro que a paisagem é maravilhosa!

  • Camila Santos

    ENCANTADORA…. estive lá em julho e é até agora me emociono só de lembrar!!!! Voltaria mais umas 10 vezes.

  • Celio Cruz

    Inesquecível. Pretrohué e Chiloé. Além do vulcão Osorno.