No ar o Guia de João Pessoa

Camille Panzera 5 · julho · 2013

Está no ar o Guia de João Pessoa, capital da Paraíba e queridinha de muitos leitores do MD. A cidade ainda é um mistério para uma parte dos brasileiros, que ouvem falar mais das capitais vizinhas quando o assunto é turismo, mas é exatamente a oportunidade de conhecer um local em processo de crescimento o que a torna interessante. Diferentemente de outras capitais, João Pessoa oferece atrativos que não pesam tanto no bolso, um incentivo a mais para curtir o destino.

Considerada a “bola da vez” no Nordeste brasileiro, Jampa – como é carinhosamente chamada pelos mais íntimos – é uma capital que mistura tranquilidade à beleza. Quem viaja à cidade percebe seu ritmo desacelerado, que permite ter pequenos prazeres, como caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços.

guia-joao-pessoa

Viajando para a capital paraibana, não deixe de conhecer as praias urbanas como Tambaú e Cabo Branco, além das belas praias do litoral sul, que possuem visuais dignos de filmes. Vale a pena, também, fazer o passeio para a Praia da Areia Vermelha, um banco de areia que se forma no meio do mar, e conhecer o Farol do Cabo Branco, que sinalizada o ponto mais oriental das Américas.

João Pessoa, que já teve diversos outros nomes ao longo de sua história, é uma cidade onde o turismo está se desenvolvendo rápido e que possui uma boa estrutura para seus visitantes. Gastronomia de qualidade, bom custo-benefício, oportunidade para comprar artesanato e belezas naturais são os pontos fortes da pequena capital.

Já esteve por lá? Então deixe-nos uma avaliação! Está planejando a viagem? Não perca nossas dicas e leia na íntegra informações sobre como chegar, quando ir, o que fazer, onde ficar, transportes. Confira também detalhes sobre onde comer, vida noturna, passeios, praias, pontos turísticos e atrações próximas.

Publicado por

Camille Panzera

Camille

  • Lili Cristina

    Além de todas as belezas urbanas ,podemos assistir ao belíssimo espetáculo do pôr do sol na praia de Jacaré ,escutando o Bolero de Ravel em todos os bares do local,ou assistir a apresentação do Jurandir do sax,tocando o bolero.

  • Felipe Melo

    Fui esse ano a João Pessoa. Fiquei 1 semana.

    Tirando as praias, a cidade é horrível.

    O centro mesmo é um dos locais mais imundos que já visitei no Brasil. Recomendo só o litoral. Cabo Branco é deliciosa.

    • João Rogerio

      Acredito que o amigo deve ter ido a outra cidade e não João Pessoa,pois moro aqui e não considero minha cidade imunda.

    • Daniel Idelfonso

      Sinto muito que sua impressão tenha sido essa. João Pessoa é uma das capitais do Nordeste mais bonita, e talvez do Brasil. A cidade é limpa, ampla, urbana, verde, ventilada, de pessoas receptivas e de boa infraestrutura. Acho que só perde quanto a rede hoteleira que não é tão desenvolvida, a exemplo de Natal-RN.

      Porém, temos o maior orgulho, sou paraibano então, de morar aqui. Temos qualidade de vida. Coisa que em muitas cidades não existe. Podemos andar na calçadinha, correr na areia da praia, tomar sorvete sentados na orla a qualquer hora do dia. Nosso centro histórico é rico, bonito e limpo. Se vc já tiver ido a outros centros históricos verá que são de pouca infraestrutura, baixa segurança e sujos. Não sei o que levou você a ter essa péssima impressão da cidade. É um lugar que recomendo a qualquer um pra conhecer.

      • Katia Busato

        Olá Daniel! Que bom saber que a Paraíba conta com pessoas tão educadas como você.. Estou indo a João Pessoa na próxima semana e estou certa que será maravilhosa esta viagem., tal qual você descreveu.
        Um abraço.

    • Felipe Melo, já se vê que vc não entende nada de turismo e suas peculiaridades. João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil depois de São Vicente e Olinda, nessa ordem. Até concordo com vc, politicamente falando, e vejo que os governantes tanto municipal, estadual e até o federal deveriam olhar com outros olhos para a cidade e melhorar sua infra-estrutura. João Pessoa é rica em história, em belezas naturais, em diversão, em clima, em hospitalidade do povo, em arquitetura histórica, igrejas e gastronomia. João Pessoa têm tudo para ser a capital turística do nordeste. Geograficamente fica próxima do Recife, de Natal, relativamente de Fortaleza e de Maceió. Portanto falta é interesse político. Então não diga que a cidade é horrível. Horrível e imundo foi o seu comentário.

    • Júlio- BH

      Prezado Felipe Melo, já estive por várias vezes nesta cidade maravilhosa, pelas suas considerações acredito que você mora na Inglaterra.

  • Jose Neto

    Moro em João Pessoa há 7 meses. Posso dizer que quem vem pra cá passear não se arrepende. Aqui há os problemas que todas as cidades brasileiras têm. Não concordo com o colega aí que falou que a cidade é 'horrível'. Pelo contrário. Jampa não deixa nada a deseja em relação a outras cidades no que diz respeito à organização e limpeza.

    O centro histórico realmente poderia ser melhor explorado, mas o camarada dizer que a cidade é horrível é exagero.

    Vale muito a pena conhecer João Pessoa. Uma viagem de 7/8 dias, ficando a metade em Jampa e a metade em Natal é bem proveitosa. Se tiver mais mais uns 2/3 dias, vá a Recife, essa sim uma cidade feia mas que tem seus atrativos.

    Vou compartilhar uma experiência própria, independente do tópico e dos comentários anteriores.. Morei 3 anos em São Paulo e é incrível como pessoas que nunca vieram ao Nordeste brasileiro falam mal daqui e têm uma imagem totalmente deturpada da realidade. Em contrapartida, todas as pessoas de lá que já vieram aqui se apaixonam e voltam de férias todos os anos. Muitos deles, inclusive, com experiência de viagens internacionais, mas que não abrem mão de curtir um tempo pelo Nordeste.

  • Tito Bosco

    tenho muita vontade de conhecer JPA, mas os carissimos preços das passagens para lá desestimula, sem falar nos constantes cancelamentos de voos da TAM e os atrasos da Trip.

    Enfim, vale a pena descer em Recife e fazer umas esticadas até lá talvez em Natal já que são cidades relativamente perto umas das outras.

  • Pedro Jeancleber

    Sou de Natal, moro em Pipa e amo Jampa… O Centro Histórico é rico, as praias urbanas são excelentes e o litoral Sul é uma delícia…Sempre que posso vou a João Pessoa, tem ótima gastronomia e preços muito convidativos! Tem alguns lugares do centro que merecem mais atenção do poder público, mas nada de horrível… Já fui dezena de vezes a esta bela capital que tem ar de bem interiorano.

  • Milton

    Uma linda cidade, belíssimas praias … Centro e alguns outros lugares merecem um pouco mais de atenção do poder publico. Acesso um pouco mais difícil e talvez por isso preservou esta cidade. Já viajei 3x para lá e vou continuar. Só espero que não mude … Pois ainda é mais conservada.

  • Ícaro C&eacut

    Tito, você tem razão em parte, os preços até que podem ser caros, mas se você ficar atento às promoções, muitas vezes a passagem são mais barata do que ir a Recife, embora as opções de voo da capital pernambucana sejam maiores. Venha, nossa cidade está de portas abertas!!

    • Annita Nogueira

      Eu e meu marido conhecemos João Pessoa em maio. Adoramos João Pessoa… Recomendamos o Hotel Tropical Tambaú, excelente hotel e muito bem localizado. Compramos a estadia pela CVC o que faz os preços ficarem mais em conta.. Recomendamos também o Por do Sol com Bolero de Ravel, o Farol do Cabo Branco, o city tour feito com a CVC. Achamos uma capital linda e tranquila. Viajamos com milhas pela Tam direto a JPA, e voltamos pela Gol saindo de Recife, já que tem menos vôos saindo da capital da Paraíba. Recomendamos esta viagem! Já estamos pensando em retornar!

  • Ícaro C&eacut

    Felipe, esse seu comentário sobre a limpeza da cidade é injustificável. João Pessoa ainda carece de alguns problemas de infra-estrutura, mas daí a dizer cidade "horrível" e uma das mais imundas do Brasil é exagero dos grandes. Não faça mais isso, por favor, não é salutar denegrir a imagem de nossa cidade dessa maneira. Mesmo assim, se quiser uma segunda visita, estaremos de portas abertas mesmo assim

  • Idvaldo Salazar

    Gosto muito do Nordeste, principalmente Fortaleza-CE (Já fui pra Salavador, Natal e a terra do meu avô Sao Luiz). Gostaria de deixar uma opiniao salutar sobre o turismo no Nordeste: está muito caro para o que oferece! Comparando com Caribe e México, mesmo com dolar a R$2,50, se consegue bons precos e lugares com estrutura, seguranca superiores. Sonho com o tempo de nosso litoral estiver equvalentente competitivo à superior ao exterior, porém no momento tem muito que evoluir! Abracos aos nossos amigos nordestinos.

  • Danilo Oliveira

    Fui a Johnny People no ano passado para o casamento de um amigo, e aproveitei para esticar um pouco minha estada e conhecer a cidade. Fiquei encantado com tudo! Primeiro de tudo, o povo. Esses comentários preconceituosos que ocasionalmente surgem contra os nordestinos soam como piada, pois não há algo tão agradável como eles. Os paraibanos são muito hospitaleiros e bons de prosa. A cidade é um misto de interior com capital muito diferente de Recife, por exemplo, que é uma baita cidade grande. Também, destaco a sensação de segurança para gozar das belas praias de Cabo Branco e de Tambaú (sem medo de tubarões, rs), onde não se deve deixar de caminhar à noite. É maravilhoso ver as pessoas, turistas e nativos, sentados em bancos sob o luar majestoso no mar. Agora entendo toda a criatividade dos escritores nordestinos. Last and best, ninguém mencinonou TAMBABA!!!! A 30 km de JP fica a meca do naturismo brasileiro. Eu tinha vontade de experimentar um dia de praia sem esconder minhas vergonhas, rsrs, o que preferia fazer em um local distante de casa. Outra experiência imperdível, a sensação de liberdade de não ter que esconder parte do seu corpo para vir a público, rsrsrs…. Recomendo muito! Em tempo, sou de Vitória/ES, e consegui passagem pelo Smiles, 6 mil milhas, ida e volta, a partir daqui. Um achado, que penso valer a pena ficar de olho quem estiver interessado!

  • Ana Maria

    Estive em João Pessoa no mês de abril e a minha impressão da cidade também não foi das melhores. Apesar de toda a beleza natural que se pode encontrar neste lugar, temos que admitir que a cidade peca muito na questão da limpeza. Fiquei na praia de Manaíra, e num domingo que estive pelas praias próximas a situação era péssima. Nunca tinha visto uma praia tão suja, tirando Ipanema as 6h da tarde. Voltei às praias na segunda e terça feira e a situação continuava igual, ou seja, a cidade não faz um trabalho de limpeza das praias. Isso é lamentável, por que estraga sim a beleza do local.

    Também fui para o litoral sul e vi uma situação de muito lixo jogado nas praias.

    A questão aqui não é fazer com que moradores da cidade se sentirem ofendidos, mas se não gostam das críticas procurem cobrar mudanças de seus governantes e mudar suas atitudes em relação à cidade se querem que ela seja um destino turístico respeitável.

  • Rogerio Ratis

    José Neto, Recife incomoda muito, principalmente os invejosos.

    • Jose Neto

      É verdade. Cidade fedorenta e com alto índice de criminalidade, além de não ter nenhuma beleza natural e a principal praia ser repleta de tubarões dá um inveja danada.

  • Marcos Vicente Trevi

    Estive recentemente em João Pessoa pela minha segunda vez, a primeira vez foi ano passado e a segunda vez agora de 23 a 26 de junho 2013, olha falo de João Pessoa com muito orgulho, porque me senti muito a vontade naquela cidade. Fiquei alguns dias em Natal e depois terminei a viagem em JP. Natal sem dúvida é muito bonita porém os preços praticados ali em Ponta Negra são bem elevados, alimentação muito cara, mas enfim é um passeio ótimo, agora João Pessoa eu gostei muito da orla pois fiquei no Hotel Anamar ali em Tambaú, um local acessível a comércio, restaurantes, conduções, bancos, artesanato, está tudo ali, o Mercado de Artesanato Paraibano (MAP)que ali bem próximo de Tambaú é sem dúvida passagem obrigatória, a alimentação em JP é muito mais em conta do que em Natal, a hospitalidade das pessoas, pra se ter idéia eu andava muito de ônibus lá, e nossa ficava surpreendido como fazia amizade no ponto de ônibus com uma facilidade porque as pessoas são muitos espontâneas, quando você pede uma informação elas te explicam direitinho, elas fazem questão que você chegue ao seu destino, e em bate papo informal te falam de locais que você precisa conhecer. A hospitalidade a educação das pessoas e a simpatia foi o que mais me chamaram a atenção em João Pessoa. O centro histórico é muito rico, vá com um guia, contrate pacotes das agências receptivo local que disponibilizam esses passeios no centro histórico acompanhado de um guia de turismo, assim fica mais enriquecedor o passeio. Cabo branco ótimo ir lá até o Farol e depois esticar até a Estação Ciência de Cabo Branco que é praticamente ao lado do Farol, Areia vermelha também é ótimo passeio. Devo voltar ano que vem a João Pessoa para fazer os passeios pelas praias do Norte e do Sul e principalmente dar uma passada em Campina Grande onde acontece o maior São João do mundo, que dessa vez não tive tempo para ir até lá, mas ano que vem eu volto, pois vale muito a pena conhecer João Pessoa e suas regionalidades, sua cultura, sua gastronômia excelente. O Centro de Informações Turísticas que fica ali em Tambaú é bem localizado, o pessoal te atende muito bem, ali você consegue informação e panfletos de passeios etc, e ainda ganha um DVD muito bacana mostrando os pontos turísticos da cidade. Eu gostei muito e espero que outras pessoas tenham a oportunidade de conhecer as belezas da Paraíba e de um povo tão hospitaleiro.

  • Tiago Santos (T3)

    Li esse post (e os comentários), depois viajei pro Nordeste, e passei 2 dias em João Pessoa. Agora volto para comentar. Sou do sudeste, e estava de carro (alugado) por lá.

    A-D-O-R-E-I a cidade. É de longe a capital nordestina mais planejada, organizada e limpa, dentre as que já conheci (Recife, Salvador, Natal e Fortaleza). A orla é surreal, comparada com as demais que temos. Nunca fui em Florianópolis, mas como Floripa não fica no Nordeste, continua válida minha comparação 🙂

    Obviamente tem seus pontos baixos, mas a cidade brasileira do porte de João Pessoa pra cima que não tiver, que atire a primeira pedra. E sim, eu escarafunchei a cidade desde a incrível orla iluminada e segura a noite até a quebrada escondida atrás das rodovias.

  • Eliza Ermes

    Fiz um Passeio com o Marcos Iralu , imperdível, muito gentil e competente na sua doblo, ele como guia de turismo nos levou a locais maravilhosos, restaurantes ótimos sem aquele toque de quem está ganhando por fora, ele nos deixa escolher o melhor, só dá as dicas, nunca mais faço passeio com taxista ou com aventureiros me arrependi muito da ultima vez que fui lá, não sabia que tinha diferença desses taxista para um guia credenciado, indico a qualquer um o nº dele é 83 8601 2297(oi) 83 98342791(tim)

  • Regiane

    Boa tarde, estarei visitando joão pessoa, alguém indica algum guia que faça passeios de buggy?
    Obrigada