No ar o Guia de Providência e Santa Catalina

Camille Panzera 2 · agosto · 2013

Providência e Santa Catalina são duas ilhas que pertencem ao mesmo arquipélago de San Andrés, na Colômbia, e hoje entra no ar o nosso guia com informações sobre esses refúgios caribenhos.

Embora não tão conhecidas pelos brasileiros, as ilhas oferecem muita tranquilidade e sossego. Providência e Santa Catalina possuem menos de 5mil habitantes e vivem num ritmo pacato e simples, ideal para descansar. Suas praias de águas tranquilas, sem vendedores ou muitas pessoas, são rodeadas por verde e árvores que garantem boas sombras. O lugar faz sucesso devido a sua barreira de corais, considerada uma das maiores do mundo, e pelo mergulho, que permite ver muitos peixes e corais. 

guia-providencia-santa-catalinaÉ pegando um barco e navegando poucos minutos mar a dentro que descobrimos o grande tesouro do arquipélago: o verdadeiro mar de sete cores! Cayo Cangrejo, uma ilhota famosa e boa para snorkeling, chama a atenção por seu mirante, de onde se pode admirar as águas cristalinas da região que mudam do verde para o azul com facilidade e proporcionam uma paisagem de cair o queixo! É impossível não se surpreender!

Se San Andrés está nos seus planos de viagem, abra um espaço na agenda para visitar Providência, uma ilha com pessoas simpáticas e natureza exuberante. A gastronomia do lugar é outro ponto forte – comer lagostas e camarões bem preparados não significa gastar muito. Aliás, a ilha é bastante acessível e você pode se divertir sem pesar no orçamento.

Quer saber como chegar, onde ficar, onde comer e o que fazer em Providência e Santa Catalina? Leia nosso guia, as dicas, informações sobre praias, transportes, quando ir, e veja as fotos para saber o que te espera!
Já esteve por lá? Então não deixe de nos mandar sua avaliação.

Publicado por

Camille Panzera

Camille

  • Filipe Santos

    Lugar Lindo!

  • Douglas Padilha

    Quero ir…..

  • Eu fui em abril, quando estive em San Andres. Fiz um bate volta no mesmo dia. Saímos de san Andres de manhã e voltamos à tarde. No ínicio achei que era loucura da minha esposa, mas depois de tudo agradeci a ela pela loucura, afinal, foi a primeira vez que "fui à praia" de avião.
    Só sei que quem vai a San Andres, tem que ir. É o lugar mais lindo da região. Muito exclusivo. Muito lindo. APROVEITEM!

    • Thiago

      Alberto, como foi esse bate e volta? Você comprou as passagens em San Andres mesmo? 1 dia apenas foi suficiente pra conhecer Providencia/Santa Catalina? Vou pra San Andres em novembro e o seu relato poderá me ajudar. obrigado!

  • Já estive por lá 3 vezes. E a primeira vez "morei" em Providencia por 3 meses. Voltarei mais vezes com toda certeza, pois deixei muitos amigos e um grande amor.
    Meu blog fala muito sobre a Colombia se quiserem dicas sobre como chegar, onde comer, onde se hospedar, o que fazer e etc é só perguntar. É sempre um enorme prazer falar sobre Providencia.
    Que saudade….

    • Alan

      Por favor, passa o endereço do blog!

    • Fabiola, San Andres em setembro chove muito? Estou querendo ir pra lá nessa epoca mas vi varias pesoas falando que chove mto nessa epoca. To na duvida e com medo de pegar mta agua e estragar minha viagem!
      Obrigada!
      Bjos Juliana

      • Olá, Julaina!!
        Em San Andres e Providencia sempre cai uma chuvinha mas nada que atrapalhe.
        Mas… pelo que sei e já ouvi falar, setembro/outubro é época de furacões. Esse é o único problema.
        Em uma das vezes que fui, peguei um pequeno furacão no final de março. Vou te falar… Nada agradável. Dá um medinho. hehe Tente ir no verão ou em junho, quando acontece o carnaval em Providencia e tem a reproducão incrivel dos cangrejos negros.

  • Por favor, reforço o pedido de fornecer mais informações. Detalhes de como chegar, tempo necessário para conhecer bem os locais (foi a Providência e Santa Catalina?), tempo entre San Andres e as ilhas, etc Obrigado.

    • Olá, Ronaldo.
      Se quiser ajuda, é só falar.
      Meu blog tem muita informação sobre Providencia.
      Já fui 3 vezes e uma delas "morei" 3 meses lá.
      Abs

  • Juliana Costa

    Estive lá em março por 3 dias e foi uma tristeza partir, o lugar é um paraíso!

  • Wagner

    Fui à San Andrés mas, não tive tempo de ir à Providência. Fica para a próxima. Eu até tentei ir, mas as coisas estavam tão complicadas… Tipo avião estava quase 500 COP's ida e volta, bem distante desse valor que foi postado. Catamarã não havia na época que eu queria, tipo só para o outro dia e a volta para dois dias depois. Foi algo bem atípico, mas as coisas na época não estavam a favor para eu ir.

    Lembrando que 500 mil COP's equivale a uns 600 reais…

    • Camille Panzera

      Oi, Wagner, esse preço que você citou foi com qual empresa? Porque com a Satena sai por 125.000 COP cada perna. Era esse valor quando viajei e continua o mesmo preço. Abs

      • A Camille tem razão, Wagner. Esse preço de 125.000 COP é o mesmo já tem 2 anos e tal. A Satena é a única empresa que faz essa rota.
        A não ser que tenham te informado o preço do pacote de um dia (bate/volta) ADZ-PVA pela empresa Decameron, onde está incluido vôo ADZ-PVA-ADZ e um tour de barco me volta da ilha. Ao menos, foi isso que paguei na primeira vez que fui.

        • Wagner

          Então Fabíola agora que você me falou, me lembrei que era um pacote sim ehehehehe, foi mal meninas, mas não era pela Decameron.
          Tipo eu ia pela Solar Resorts e Hoteles, os preços eram da agência. Eu não costumo negociar com nenhuma agência, compro tudo por conta, desde hospedagens, passagens aéreas… alias foi a primeira vez que usei agência para qualquer coisa, só os utilizei pq se eu comprasse com eles ganharia uns 40% de desconto no valor da diária. Acabou valendo a pena… aí eu quis saber o valor para providência, mas me passaram um valor obviamente fora da realidade, até pq eles tem que ganhar em cima de cada viagem mesmo hahahaha, e como não tinha muito tempo em San Andrés e queria conhecer muita coisa, nem me animei de procurar comprar diretamente na Satena.

  • Wagner

    Camille não me lembro infelizmente, mas fui em Maio, +/- 10 de maio de 2013… a ilha estava muito lotada, não sei o porquê.. mas não estava 125 mil não, tenho certeza.
    Por 125 vale sim!!

    • Camille Panzera

      Oi, Wagner! Fui nesse período também, mas tenho a impressão que esse preço deveria ser um pacote, mesmo, como a Fabíola disse…
      Se planejar uma viagem para essa região outra vez, não deixe de incluir Providência no roteiro. Abs!

      • Wagner

        Foi isso mesmo Camille, agora que vocês falaram me lembrei a real.. Não deixarei de visitar não, vou para mergulhar agora hehehehe. Fiquei apaixonado por Cayo Bolívar!