No ar o guia de Fortaleza

Camille Panzera 7 · janeiro · 2014

Fortaleza é um dos destinos turísticos mais cobiçados no Brasil e, depois de conhecer a variedade de atrativos que a cidade oferece, fica fácil entender o porquê desse sucesso. Com o poder de agradar pessoas de todas as idades, a capital cearense mistura muitas coisas que o brasileiro gosta: belezas naturais, cultura, música, diversão e uma culinária de tirar o chapéu.

A quantidade de atrativos, passeios e pontos turísticos em Fortaleza é tão grande que você pode passar vários dias por lá sem que a viagem se torne cansativa ou repetitiva. Seja uma viagem a dois, com crianças ou idosos, o diferencial da capital é entreter independentemente da idade. Para as crianças e amantes de adrenalina, é obrigatório passar um dia no Beach Park, um dos parques aquáticos mais famosos do Brasil; já para quem não deixa escapar um bom dia de sol na frente do mar, a dica é ir para a Praia do Futuro. 

Cópia de fortaleza

Falando em praia, não há quem visite Fortaleza sem dedicar um bom tempo ao mar. A orla urbana, que vai de Iracema a Mucuripe, pode não ser sempre própria para banho, mas tem um visual que arrebata corações. Para fazer um passeio ao ar livre, comer um peixe fresco ou fazer umas comprinhas na Feira de Artesanato, a Av. Beira Mar é o lugar certo. Para mergulhar, a melhor ideia é ir à Praia do Futuro, que tem barracas de praias que impressionam pela estrutura. Se você nunca esteve em Fortaleza, prepare-se para conhecer um novo conceito de barracas de praia – as barracas da cidade são enormes e oferecem de tudo: um bom cardápio, espreguiçadeiras, piscina, restaurante, wi-fi, toboáguas, playground, etc. 

Fortaleza tem tantos atrativos durante a noite quanto durante o dia. Basta o sol ir embora para que os shows de humor fiquem cheios de turistas e a Beira Mar fique dominada por pessoas praticando exercícios. Os bares e salas do Complexo Cultural Dragão do Mar, e casas como o Órbita e Pirata são excelentes alternativas para quem curte vida noturna e quer se divertir até altas horas da madrugada.

É verdade que o clima de insegurança tem sido motivo de preocupação de moradores e turistas, mas Fortaleza tem muita coisas boas e se destaca como um destino versátil, interessante para curtir o mar e uma programação cultural. Comer bem na cidade é uma tarefa fácil, principalmente porque há ótimos restaurantes com grande variedade de pratos nos cardápios.

Já esteve em Fortaleza? Deixe-nos uma avaliação contando sua experiência! Está planejando visitar a cidade? Então é hora de ler sobre quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer, transportes e dicas. Para montar sua programação, leia detalhes sobre as praias, passeios, onde comer, compras, pontos turísticos e vida noturna.

Publicado por

Camille Panzera

Camille

  • sol

    quero receber promoção de passagens para viajar para fortaleza

    • ana patricia da conceiçao prata

      Vou realizar um sonho de consumo de minha filha. Tao pequena e tao decidida.

  • Patricia

    pra ter uma visão menos turística e mais aprofundada da cidade, sugiro o blog http://moraremfortaleza.com.br 😉

  • Olá! Fui duas vezes para Fortaleza, realmente é um lugar bem bonito, porém muito perigoso, fui rendida por um assaltante e ficamos nas mãos dele por cerca de 1hora, situação terrível.

    Uma coisa que vale muito a pena é o Beach Park e o passeio de barco pela orla.
    Se for andar pela orla, lembre-se: Não leve câmera, relógio, celular, enfim… o Risco de assaltos é muito grande, até mesmo de dia. Atente-se

    • Edilson

      Cara Érica,
      Esta é uma realidade nacional. Não podemos dar bobeira.

    • luiza

      Bom dia!
      Esse tipo de informação nos é útil demais, porque sabendo disso…ficamos precavidas.

    • Garanto que na sua esquina, onde você mora também fica sem seus pertences. Este problema é nacional. Mas valeu!

      • Fernando

        Nacional até concordo, mas aqui em Foryaleza está demais. Estou num hotel próximo da feirinha e não posso sair com minha família com medo de ser assaltado, pois ontem tentaram nos roubar. Conheci dezenas de pessoas que firam assaltadas esta semana. Aqui esta na mãos da criminalidade. Fujam daqui. Sou de SP e nunca maus voltarei aqui

    • Moro em Fortaleza e concordo com você. Nunca fui assaltado, mas porque não dou bobeira. Agora turista vacilando com câmera fotográfica por aqui e quase todas as cidades do país é alvo certo.

      • Fenando

        Discordo. Trabalho ha 20 anos na área de segurança e não dou bobeura e mesmo assim tentaram assaltar a mim e minha família. Segurança Zero em fortaleza. policiamento mto ruim.

    • Sophia

      Entendo que seja um problema nacional, mas aqui é a 7a cidade mais perigosa do mundo. Acredite, venha precavido!

  • Fortaleza é bem diversificada, muitos bares e restaurantes que não param de segunda a segunda e muitas praias maravilhosas todas bem próximo. E como qualquer cidade do Brasil tem o problema da insegurança, mas é só ter cuidado com seus pertences e saber onde anda que tudo dará certo.

  • Emilio

    Moro aqui em Fortaleza. Guia curto e sincero.
    Dicas para Restaurante na Beira Mar:
    – Coco Bambu Frutos do Mar
    – Geppos e Dom Pastel
    – Boteco Praia
    – Boteco Original

    Dicas para evitar a Turistada na Praia do Futuro:
    – Vonjilô Praia ($$$) (comida muito boa)
    – Guarderia ($$)
    – Barraca do Pipoca ($)

  • NEUZA SALIM

    Eu amo Fortaleza, tanto que já estive lá apenas 14 vezes. Perigo existe sim, como em todo lugar.Eu nunca tive nenhum tipo de problema É só não dar pinta de turista e marcar bobeira.Não posso deixar de citar o Dragão do Mar, um Centro Cultural do mais alto padrão. Lugar lindissimo, com shous, teatro, planetario e muito mais.
    Ainda pretendo voltar outras tantas vezes.

  • Linda cidade, assim como a maioria das capitais do Nordeste.

  • claudio

    Adoro Fortaleza,uma cidade linda e com muito lazer,quando vou para lá tenho que tomar cerveja na barraca do Holandés Voador que fica no Meireles e tambem ir ao restaurante que tem no Mucuripe atras das barracas de peixe,a gente compra camarão,lagosta e o que quiser nas bancas e o restaurante prepara para nós acompanhados de uma cerveja gelada e um exelente atendimento que nos deixa até acanhado pela forma que nos tratam.

  • jessica

    Ja fui para fortaleza algumas vezes, mas agora tenho planejado ir pelo menos uma vez por ano que foi a ultimas programações de viagem em 2012 e 2013, porem perigo existe em todo lugar, mas nao tive problemas com nada tanto que praticamente todos os meus passeios foram feitos de onibus transporte publico, iracema,mucuripe, futuro, mercadao, caucaia- cumbuco, só usei taxi para ir nas lagoas, que nao tinha opção de onibus….mas vale totalmente a pena, nao percam a oportunidade.

  • Tati

    Fui a Fortaleza no fim de outubro de 2013. Fiquei na beira mar, deu tudo certo, sem problemas. Adorei a praia de Morro Branco, bem tranquila. Não gostei nem um pouco do Beach Park, fui só porque estava com crianças, mas eh uma exploração. O melhor foi que tiramos uns dias para ir a Jericoacoara, que lugar maravilhoso! Abc, Tati.
    http://malaemalinhas.blogspot.com/

  • Marcelo Gomes

    Todos os anos eu vou a Fortaleza pelo menos uma vez. Amo a cidade! Lá realmente você tem muitas opções para o lazer, para diversão, para comer bem, etc… É uma cidade completa! A Praia do Futuro é um paraíso. Recomendo a barraca Crocobeach. O Beach Park também vale o passeio. Para quem gosta de variar e tem vários dias disponíveis, vale conhecer outras praias do Ceará, divididas em Litoral Leste (Aquiraz, Morro Branco, Praia das Fontes, Canoa Quebrada, etc.) e Litoral Oeste (Cumbuco, Lagoinha, Jericoacoara, etc.). Quanto à segurança, Fortaleza não nega que é uma grande capital. Mas um pouco de cuidado é suficiente. Gosto de curtir as férias de julho/agosto lá. O clima é mais agradável do que o do início do ano e as chuvas já estão deixando a cidade. Preços mais em conta também nessa época. O artesanato cearense é outro ponto que merece destaque. Aliás, o povo nordestino pode até ser sofrido, mas tem uma alegria e uma criatividade de dar inveja. Não há quem não tenha vontade de voltar a Fortaleza após conhecê-la bem! Se Deus quiser, ainda me mudo para lá!

  • Moro em Fortaleza e humildemente peço a vocês que se temem por vossas vidas, não venham a esta tão bela cidade. As belezas existentes não compensam o risco que passarão! Fortaleza está em uma situação absurda, nunca antes a segurança foi tão negligenciada, basta verificarem os absurdos que saem diariamente nos jornais. Não gosto de falar o que estou dizendo, mas infelizmente se não dissesse, estaria sendo leviano para com os desavisados que procuram alegria em suas férias (e em muitas vezes o que encontram é o inverso disso). Espero em um futuro próximo poder falar coisas diferentes de minha terra, mas hoje infelizmente isto não é possível. O que estou dizendo aqui é o que tenho dito a todos os meus amigos de outros estados que comentam sobre o desejo de vir a Fortaleza, só estou estendendo este aviso a vocês.

    • Adriana

      Obrigada Erlon pela informação. Nada como ouvir de quem mora no lugar. Acabo de descartar Fortaleza de minhas férias mês que vem. Espero que um dia essa situação melhore e eu possa conhecer este lindo lugar.

      • Não sei de onde você é, não sei se você conhece os lugares que eu vou sugerir, mas mesmo assim… 😉 Eu particularmente conheço todo o nordeste (menos Sergipe) e em minha humilde opinião, sugiro (na ordem): Maceió (As praias mais bonitas do nordeste), João Pessoa e Natal.

        Evitem FORTALEZA! (me dói falar isso…. mas…. )

        • Márcia

          Não conheço Fortaleza, mas a minha ordem de preferencias das cidades é a mesma que a sua. Maceio é maravilhosa. Já fui duas vezes, e troquei para Fortaleza nas proximas ferias só para não ser repetitiva, mas confesso que gostaria mesmo é de voltar a Maceio.

          • Elisa

            Maceió realmente é linda. Nem dá para acreditar que Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca são prais urbanas.

    • Luciano Melo

      realmente sua informação só ratifica o que fiquei sabendo da falta de segurança desta linda cidade, moro em Brasilia – DF, tenho um desejo enorme de viajar para Fortaleza mas vários colegas que foram relataram que a cidade esta muito perigosa, então preferir evitar ir, apesar do desejo, então fica o alerta pessoal. quem vai e não sofre um assalto ou mesmo coisa parecida teve sorte.

      • Uma coisa é conhecer Fortaleza…. outra coisa é conhecer o Ceará…. 😉 Fortaleza, evite! Ceará no sentido de cidades litorâneas vale muito a pena…. Se você quiser vir para cá, descer no aeroporto e se dirigir ao que realmente vale a pena, fica minhas sugestões (em ordem de minha preferência):

        – Lagoinha
        – Flexeiras
        – Mundaú
        – Canoa Quebrada
        – Morro Branco
        – Praia das Fontes

        Tem também Jericoacoara, mas infelizmente ainda não conheço…

    • Pericles

      Acabo de Chegar de Fortaleza hoje dia 8, Tudo tranquilo, Tinha Policiais a cada 200 metros na Orla, Fui em Praticamente todos os passeios mais famosos, com a devida precaução e circulando nos locais e horários seguro é claro, Assim como Todas cidades grandes tem violência, mas nada que impeça de visita-la & Diverti-se.

  • Elton

    Alguém sabe me dizer se Fortaleza é muito perigoso para viajar sozinho ? estou planejando viajar para passar alguns dias, alguém já viajou para lá sozinho ?

    • É perigosa sim, como várias outras capitais brasileiras, mas tomando cuidados será tranquila tua estadia.
      É uma cidade repleta de atrações.
      Vale a pena conhecer e se apaixonar.

      • Elton

        Obrigado pela força, realmente fortaleza para ser bom demais

    • Delleon Fernando

      Elton, eu já fui a Fortaleza sozinho, e sinceramente não achei legal. A cidade é bacana, mas há alguns pontos negativos para quem viaja só, pelo menos foi o que achei, tanto é que voltei acompanhado e foi bem mais divertido.
      Bom, a pior coisa que achei foi: quem fica em Iracema ou Meireles, fica impossibilitado de tomar banho de mar nessas praias, pois são impróprias para o banho. No meu caso, fiquei na praia do Futuro, em frente a barraca CrocoBeach. Porém, ao mesmo tempo que estava em uma zona própria para o banho de mar, a noite era um breu total, insegurança e sem muitas opções como em Iracema e Meireles.

      • Elton

        Obrigado pela resposta, então como vou sozinho ainda estou pensando em mudar o destino e escolher alguma outra cidade

    • nete

      sou de Fortaleza moro em Limeira e acabei de chegar de lá. não vi nada disso, aqui em são paulo e bem mais perigoso e nem por isso alguem deixa de sair de casa e o pior e que os cearences são loucos para vir para cá pretendo volta em breve.__

    • Roberta Alencar

      Tenho 25 anos e nasci e me criei em Fortaleza e já viajei por várias cidades do Brasil. Não deixe de vir para essa cidade tão maravilhosa. Perigo existe sim, mas nada que faça você deixar de sair a noite. A violência da capital cearense está bem concentrada na periferia, nas áreas turisticas e nas zonas mais "nobres" é bem policiada, todavia deve-se tomar cuidado assim como todo grande cidade brasileira.

  • Carla Borges

    Estive em Fortaleza pela primeira vez em outubro de 2013 e a cidade me surpreendeu positivamente. Certamente é uma das capitais mais desenvolvidas do Nordeste. O calçadão a Beira Mar na altura da feirinha durante a noite é impressionantemente cheio, nunca vi tanta gente em uma orla durante um dia normal à noite. Infelizmente as praias urbanas são poluídas, com exceção da Praia do Futuro, que tem mega quiosques, mas não a conheci porque todos me alertaram sobre o risco de assalto fora das barracas. O polo gastronômico da Varjota possui restaurantes para todos os gostos e bolsos. Estive ainda em Cumbuco, Canoa Quebrada e Praia de Águas Belas, essas duas últimas de tirar o fôlego.

  • Marco

    Acabo de chegar de fortaleza após quase 10 dias, já fui umas 7 vezes e nunca tive problemas. Por ultimo agora, a beira mar esta mega policiada. É uns 2 militares por esquina… Recomendo a visita a cidade com certeza. Evite bares turistados. Prefira ir até a varjota, o restaurante sirigaddo,etc. Esqueça coco bambu. A não ser que prefira pagar bem mais e adora filas e filas…

  • Fernando-RJ

    A cidade em si é ótima como já dito aqui por n pessoas. Com relação à roubalheira, tome cuidado com:

    1) Aeroporto – Trident – 9 reais; Barra de chocolate Lacta – 12 reais; Garrafa de água 300ml – 4,80

    2) Beach Park – Roubalheira generalizada em tudo !

    No resto é tranquilíssimo !

    • Cleilce

      Esse é o pior assalto, o legalizado

  • Moro em Fortaleza e infelizmente o Erlon Pinheiro tem razão quanto ao perigo da cidade.
    Todos os meus amigos já foram roubados e meu marido foi refém em um assalto.
    Mas acho que vale a pena conhecer, massssssssssssss tomando os devidos cuidados.
    Assim como Erlon espero que mude para melhor.

  • Jorge

    Sou de Aracaju e conheço Fortaleza, listei alguns lugares que gostei muito e recomendo, pesquisem os endereços, horários, etc. na net.
    Trilha do parque do cocó
    Shopping Jardins Open Mall
    Pastel Leão do Sul
    Igreja de Fátima
    Assistir um jogo no Novo Castelão
    Jardim Japonês
    Mercado Central de Fortaleza
    Matriz de Fortaleza estilo Gótica
    Teatro José de Alencar
    Praça Luiza Távora
    Dragão do Mar
    Avenida Beira Mar
    Praia do Futuro
    Renaluz Velas Decorativas
    Centro de Convenções do Ceará
    Fortaleza Nossa Senhora de Assunção
    Centro das Tapioqueiras
    Confeitaria Sublime

    • Sou de Fortaleza e gostaria de comentar os locais citados:

      >Trilha do parque do cocó

      Já fui várias vezes… gosto bastante…

      >Shopping Jardins Open Mall

      Não conheço… não posso comentar.

      >Pastel Leão do Sul

      O do centro é divino… parada obrigatória para os cearenses… não sei se agradaria turistas… mas se você gostou já é um bom indício…

      >Igreja de Fátima

      Nada de mais…

      >Assistir um jogo no Novo Castelão

      Igual a qualquer outro estádio, com o agravante que se for Fortaleza X Ceará, vá com o colete a prova de bala… por que vários tiroteios já ocorreram no entorno do estádio após este tipo de evento.

      >Jardim Japonês

      Não conheço… sua construção foi bem polêmica, Me disseram que está entregue as baratas (no tocante a manutenção)

      >Mercado Central de Fortaleza

      Gosto muito, e quem vem conhecer também…

      >Matriz de Fortaleza estilo Gótica

      Belíssima!

      >Teatro José de Alencar

      IMHO -> Legalzinho… pra se ir uma vez na vida…

      >Praça Luiza Távora

      Gosto bastante, sempre levo meu filho lá pra brincar de bicicleta… agora… sinceramente… se eu fosse um turista em Fortaleza, esta não seria uma atração que eu buscaria…. mas… gosto é gosto…

      >Dragão do Mar

      Um lugar espetacular… adoro lá… mas deixei de ir lá há vários meses, porque está muito perigoso…

      >Avenida Beira Mar

      Basicamente a Avenida Beira Mar, virou um ponto exclusivo para turistas… tudo gira em torno do turista, o que eu sinceramente não vejo com maus olhos… apenas que isso fique bem claro… háááááá… e o final da beira mar (mais para o lado do mucuripe) é extremamente perigoso,,, existem vários videos na internet de turistas sendo assaltados e arrastões…..

      >Praia do Futuro

      Gosto muito da praia do futuro, mas faz mais de um ano que não ando por lá…. muito perigoso… de dia e principalmente a noite… tenho ido mais para as praias próximas ao Beach Park.. para o lado da Prainha e praia do Japão…

      > Renaluz Velas Decorativas

      Nunca ouvi falar…

      > Centro de Convenções do Ceará

      Hãããã ? Como assim???? o que tem de mais lá ?

      >Fortaleza Nossa Senhora de Assunção

      deve ter se referido ao forte…. mais uma vez…. para turista ver… nada demais… faz parte da história da cidade…

      > Centro das Tapioqueiras

      Muito bom!!!!! mas mais uma vez… começou legal, mas o foco centralizou-se em cima do turista (o que faz passeios para o litoral leste do Ceará… Morro Branco, Praia das Fontes, Canoa Quebrada, etc)… daí os preços tornaram-se extorsivos…

      > Confeitaria Sublime

      Não conheço….

      Apenas minha humilde opinião…

  • Leonardo

    Conselho de quem mora em FOR: utilizem suas milhas e dinheiro do hotel p conhecer Natal, Maragogi ou João Pessoa. Lá sim é paraíso, os bandidos ainda não chegaram.
    Em Fortaleza militar fardado,em viatura militar ja foi assaltado. Bandido assaltando em frente ao quartel. O bandido não respeita mais a polícia e nem mais a população acredita na policia. Estou desde 2009 na cidade e com malas prontas para outra cidade, aqui não da mais.
    Se quiserem conhecer o que ainda esta seguro, vão para Flexeiras, Guajiru, Jeri. Fortaleza, hoje, é furada.
    A propósito, praia do futuro em obras e muitos furtos e assaltos.
    BeachPark R$170 adulto e R$150 criança.

    • concordo com tua posição e indicação de lugares.

      • Raimundo Tercio Dos Santos Sil

        va para teresina

    • vera

      Obrigada Leonardo por falar tão bem de Natal!!!! isso mesmo pessoal venham conhecer minha cidade ela é muito linda e hospitaleira,garanto que não irão se arrepender! pois temos belas praias tbm,um abração á todos.

      • Luciano Melo

        realmente fui em Natal RN e é mesmo um paraíso, pena que passagens para lá é muito caro saindo de Brasília, sempre quando tem promoção eu vou é a melhor capital do nordeste para turismo na minha opinião, bastante calma e segura, lugares lindos, sonho um dia poder morar nesta charmosa cidade.

        • Raimundo Tercio Dos Santos Sil

          teresina e otimo lugar

      • Leonardo

        Oi Vera, estou morando em sua cidade, até agora tudo uma maravilha. Espero que a política daqui não acabe com a cidade como aconteceu com Fortaleza.

      • Natal é lindo… assim como João Pessoa e Maceió! Estes sim, são os melhores lugares do Nordeste… (apesar de que já me comentaram que Maceió é bem perigoso… mas não tenho opinião formada…)

        • Sanscrito

          E o Ano-Novo também…
          Natal é linda…
          […] Maceió é bem perigosa…

  • William

    Fortaleza. Você eh demais !!!!
    Cheguei a ter sonhos eroticos com a paçoca de carne seca com pirão do Coco Bambu na beira mar. E tudo por preço justo. Já sinto saudades.

    • Agora fiquei curioso…. sonhos eróticos com paçoca e pirão ?!?!?!?!?!?!?

    • Sanscrito

      Você foi a Fortaleza em busca de erotismo?!?!?!?!? E ainda por cima com pratos típicos?!?!?!?!?! Êta mundo bizarro…

  • marcia

    Ja fui assaltada 6 vezes! Sequestrada 1 vez! e seguida na saida do banco 1 vez! Tudo isso em Fortaleza, a cidade mais perigosa do mundo!! Se vierem pra ca nao tragam nada, nao andem com nada!!

    • Ednardo

      Gostei do seu comentário Felipe

    • Sanscrito

      Mais concorrência desleal e desesperada. Mas não adianta: Fortaleza é o destino dos sonhos de 9 entre 10 turistas, e a tendência é só melhorar.

    • Fernando-RJ

      Complicado mesmo sua situação.. mude urgentemente seus hábitos !

      • Leonardo

        Meu amigo, não adianta mudar hábitos, vc vi deixar de levar sus filhos p escola? Vai deixar de trabalhar? Nao vi mais sair de casa? Todos os meus conhecidos que sofreram violência estavam em sua rotina normal, trabalho, escola, casa. Digo que a violência de Fortaleza é pior que no RJ, pois no RJ, evitando bairros e certos horários diminui as chances de ocorrências. FZ é durante todo dia e em todos os bairros.

        • Concordo… Me sinto mais seguro em São Paulo andando a pé no centro do que em Fortaleza andando na beira mar…

  • Felipe magalhães

    E outra.. Quem reclama que o Beach Park eh caro, devem ser os mesmos que vão pra Disney e pagam a mesma coisa..

    Já fui à Disney e o Beach Park eh o melhor parque aquático das Américas sem sombra de dúvidas.

    É pagar pela qualidade.

    Acho engraçado que pagar R$10 numa garrafa de água numa boite de Sampa ninguém reclama…. Quem quer miséria, melhor ficar em casa e fazer pic nic no quintal.

    • Beatriz

      Falou tudo, Felipe!

    • Edilson

      E isso aí, Felipe. Lamento por esse nativos que estão a denegrir a imagem de nossa bela cidade.

      • Juliana Marques

        Concordo.. lendo esses comentários imagina-se que aqui está pior que o oriente médio.. meu povo também não é assim não! é só ter cuidado, não dar bobeira como em QUALQUER lugar deste país.. e como já disseram acima a cidade está muito policiada, principalmente nos pontos turísticos..

    • Concordo… Prestei serviço ao Beach Park e sei que normalmente eles lançam brinquedos a cada 1 ou 2 anos… e cada atração daquelas custam algo na casa dos milhões… É matemática simples…. caro pra eles, caro pra nós…. vai quem pode pagar… quem não pode, vai para o Ytacaranha [1], basta andar um pouco mais na mesma avenida….

      [1] – http://www.ytacaranha.com.br/

  • Julio Cesar

    Fui a Fortaleza uma vez, com certeza vale a pena conhecer. Andei por toda sua orla, nao tive problema algum com assalto lá, fui ao Dragão, Ana Bilhar, Tapioqueiras e vários outros locais. E aproveitando, além de Fortaleza, o Ceará tem muito mais a oferecer, e quem for até lá, deve aproveitar para ir a Jeri, Canoa Quebrada, Lagoinha, dentre outras maravilhas que essa terra e esse povo tão carismático tem a oferecer.

  • Thiago

    por favor se tiver promoção de passagem para fortaleza me avisem

  • PAULO

    Realmente Fortaleza a segurança deixa à desejar. Mas insegurança existe em qualquer parte do Brasil. Moro em fortaleza á 41 anos e nunca fui assaltado nem ameaçado. Muitas vezes, os assaltantes visam quem se expões com objetos, bens de valores e logais isolados. Ou muitas vezes você pode estar no local errado, na hora errada.

    PODER VIR E DESFRUTAR DAS BELEZAS QUE ESSA MARAVILHOSA CIDADE OFERECE.

  • Titobosco

    Fortaleza é pra mim a melhor capital do Nordeste em termo de estrutura para receber o turista. Confesso que fiquei envergonhado de ser soteropolitano quando fui no mercado municipal, no dragao do mar, na beira-mar, e quando fui na praia entao, puuut e lembrei que em SSA tudo isso fica a desejar. Salvador é uma cidade alegre com belezas naturais impares, mas as condicoes de receber o turista ainda está muito aquém das outras cidades do NE.

    Pretendo sim voltar à FOR e matar a saudade. Ainda lembro nas minhas pesquisas: SSA x FOR ida e volta: 120 reais. Doces lembranças…

  • Critico

    De todos os locais do Nordeste, possivelmente o destino mais fraco deles. Se não conhece as outras capitais (tirando Teresina) e praias do Nordeste, sugiro deixar Fortaleza por último.

    • Raimundo Tercio Dos Santos Sil

      Teresina é maravilhosa venha conhecer e não use o termo tirand

  • Almir Jr.

    Fortaleza é maravilhosa, assim como todo o Ceará!
    Além das inúmeras belas praias já citadas, o turista irá se surpreender com as fantásticas serras: Guraramiranga, Serra Grande, Maranguape etc onde poderá desfrutar até mesmo de um friozinho de 15 graus!
    Quanto à insegurança, apesar de ser coisa de cidade grande, é por pura negligência do (des)Governo do Estado comandado pela família Ferreira Gomes e apoiado pelo PT nacional.
    Mesmo assim, não deixem de visitar Fortaleza e o Estado como um todo, oferecem um excelente custo/benefício!

    • Raimundo Tercio Dos Santos Sil

      Teresina é maravilhosa venha conhecer e não use o termo tirando

  • Vinícius

    Recomendo o Seara Praia Hotel. Preço justo, ótima localização na praia de Meireles e um café da manhã espetacular com direito a tapioca feita na hora! Show de Bola.
    Recomendo também alguns passeio fora do centro, como:
    Praia do Cumbuco;
    Beach Park;
    Canoa Quebrada;
    Jericoacoara (se tiver um tempinho extra)

    • Vinícius

      **passeios

  • Flavia

    Fui para Fortaleza agora em outubro/2013. Fiquei decepcionada com a sujeira da cidade. Muito lixo na rua, sujeira para todos os lados, uma pena pois a orla é lindíssima. Adoramos o Beach Park! E ficamos realmente preocupados com a falta de segurança e violência lá.

  • Andreia

    Sou assídua frequentadora de Fortaleza e posso dizer com propriedade que é uma cidade fantástica.
    Não deixem de conhecer as Praias de Águas Belas, Cumbuco, Prainha, Caponga e Lagoinha. São encantadoras.

  • Lara

    Já fui a Fortaleza inúmeras vezes. Tranquilo. Agora… o pessoal dá bobeira demais. Vejo umas pessoas completamente sem noção, bobas… Aí é querer demais, né? Tem que se ligar. É gostoso turistar, sair da rotina, mas tem que continuar ligado, pq como toda cidade hoje no Brasil, a violência tá complicando.

  • Eduardo Carrá

    Não se trata da segurança estar ruim, mas a violência que cresce não só em Fortaleza, mas em todo o território nacional. A verdade é que a cidade se torna perigosa quando não é a sua de origem, pois você não conhece todas as dicas e não tem noção da geografia do lugar. Sou de Fortaleza e toda minha vida passei por 3 tentativas de assalto, sendo a ultima ha 5 anos atras, pois eu estava andando num lugar que não devia.
    Insegurança já senti no Rio, São Paulo, Salvador, Paris, Berlin, Londres e muitos outros cantos. O que importa é estar bem informado para evitar qualquer situação desagradável e aproveitar a viagem.

  • Sou carioca, acostumada com a violência do rio de Janeiro, mas confesso que fiquei com medo de ir à Fortaleza. Vou mudar de roteiro.

    • Falou quem entende do assunto!

    • Raimundo Tercio Dos Santos Sil

      Teresina é maravilhosa venha conhecer

  • Laura Oliveira

    Já estive diversas vezes em Fortaleza, a questão de insegurança existe. No entanto, não podemos ficar prisioneiras e deixar de usufruir das belezas naturais criadas por Deus. Cuidado é necessário, claro!! Ressalto que de todos os lugares, vale mesmo a pena conhecer Jeri: belíssimo lugar, mar maravilhoso, o pôr do sol mais lindo que já vi, com pessoas lindas e não podendo esquecer de citar a picanha argentina preparado no restaurante Bistrogonoff. Hummm!!! Que delícia!!!

  • Felipe

    Genteeee, quanto sensacionalismo. Já morei em Fortaleza, hoje moro no interior, mas viajo mensalmente a Fortaleza e só frequento lugares bacanas, pontos turísticos e etc. Nunca fui assaltado lá. O povo de Fortaleza insatisfeito com os políticos locais ficam falando bobagem aqui. Nada a ver. Aqui é como toda grande metrópole BRASILEIRA, tem muitos bandidos, mas como eu disse nunca fui assaltado. É vc se precaver como faz em todo lugar e pronto.

  • Elton

    Boa noite, alguém poderia me dar umas sugestões de destinos para viajar sozinho ? estava pensando em ir para fortaleza, mas não sei se será uma boa pedida para ir sozinho
    Aceito sugestões

  • Roberta Alencar

    Sou moradora e filha de Fortaleza e fico triste e zangada com gente nascida aqui que fala uma besteira dessa de que Fortaleza é uma cidade muito perigosa para viajar e finaliza dizendo aos outros para não vir aqui q vc será assaltado. QUANTA BESTEIRA!!!!!!!
    Fortaleza é uma cidade grande e urbana como qualquer outra, tem seus defeitos, sua insegurança isso realmente não se pode negar. E aí eu me pergunto, ql cidade aqui no Brasil não tem violência? E aí vcs vão me responder, nenhum ou sendo bem otimista QUASE nenhuma.
    Tenho 25 anos e não tive nenhum problema de violência com Fortaleza, temos que ter consciencia de que temos que tomar cuidado, seja como eu morador ou turista.
    Então turista aqui sempre será bem vindo e NÃO DEIXEM DE VIR A ESSA CIDADE MARAVILHOSA que recebe todos muito bem. Tomem as precauções, afinal é uma cidade até então desconhecida pra quem vem de fora e CURTAM MUITO A SUA ESTADIA EM FORTALEZA, VOCÊ NUNCA IRÁ SE ARREPENDER DE VIR AQUI, mas se vc não vier irá perder uma grande oportunidade de conhecer essa maravilhosa cidade.

    • Não deveria ficar zangada… deveria respeitar a opinião alheia… você já foi assaltada em Fortaleza? Então… eu já fui… meu carro já foi arrombado 3 vezes… morava na messejana e na minha rua em 2 anos foram assassinados 5 pessoas, sou professor universitário, outro dia, retornando da faculdade, ao chegar em minha casa (condomínio fechado) tinham 2 corpos no chão em frente ao portão e não pude entrar… Em um outro dia, assim que eu estacionei, escuto um barulho de bala do lado de fora do condomínio, fui verificar, e vi uma menina de 16 anos no chão baleada… hoje moro em outro condomínio fechado no cambeba (dito bairro elitizado) e a insegurança continua… Vários amigos já tiveram problemas de segurança…. você sendo Cearense sabe muito bem que o que ocorre em nosso estado é uma greve branca da polícia militar em represália a(o) governador(a). Em nenhum momento digo que nosso estado não vale a pena a visita… conheço vários estados nestes país (e vários lugares fora dele) e Fortaleza e seu entorno é espetacular… só não vale a pena a visita nas condições atuais de segurança. Sou Cearense, espero que esta situação reverta… amo minha terra, mas nem por causa disso coloco a peneira na frente do sol.

      • Eduardo Carrá

        Vamos ser coerentes, não me leve a mal. O que um turista vai fazer na Messejana ou Cambeba? não há nada para fazer lá. Existe perigo nos pontos turisticos, mas o que acontece nos bairros mais afastados é bem pior. Há policiamento em toda orla, e falo isso porque trabalho num escritório proximo da Beira Mar, claro, o que não impede de acontecer um furto em pontos menos vigiados.
        Se for usar seu raciocinio, recomendo que todo cidadão brasileiro não sair de sua cidade, pois o mesmo acontece em todas as capitadis deste país. Tem assalto e assassinato acontecendo na Oscar Freire, a rua mais chique deste país, em São Paulo, reduto da alta sociedade paulistana.

        Não adianta 'mas aqui isso…', 'mas aconteceu c meu vizinho…', pois essas vão ser as mesmas queixas encontradas em outras capitais.
        Vai turistar no Brasil, então fique atento! Isso vale para toda cidade, Recife, Salvador, Rio, São Paulo, Brasília…

        • Raimundo Tercio Dos Santos Sil

          Teresina é maravilhosa venha conhecer os pontos turisticos

  • Turista

    Considero Fortaleza a melhor cidade do nordeste, começando pelo seu Povo. Fora Fortaleza, apenas as cidades da Serra Gaúcha. O resto não vejo nada demais.

    • Raimundo Tercio Dos Santos Sil

      não fale besteira ja veio em TERESINA venha e fica de boca calada

  • Gustavo Ferreira

    Atenção Pessoal ! Estive em Fortaleza em Setembro de 2013 , já fui diversas vezes e nunca me assustei tanto como dessa última vez…estou relatando uma experiência própria!!! Escapei por pouquissimo de não ser assaltado na BEIRA MAR num domingo…EU VI 3 assaltos na orla em 2 horas, estou dizendo, EU VI..e também o espancamento de um turista manauara que foi covardemente abordado por marginais da favela do Mucuripe….então todo cuidado é pouco, considero seguramente a capital mais violenta do nordeste hoje! LAMENTÁVEL!!!!!

  • Marina

    Morei por 3 meses em Fortaleza e nunca vi cidade mais violenta q essa (principalmente no nordeste) Todos os meus amigos (sem exceçao) foram assaltados, a rua em q morava no periodo de apenas 1 mes teve 3 assaltos (com tiroteio) isso pq estava em um bairro nobre. Hj moro em Maceiò e garanto q a violencia está longe da violência q ocorre em Fortaleza.

  • Guilherme Studart

    Prezados,

    Sou cidadão fortalezense, tenho 39 anos e morei apenas uns 3 anos fora daqui (entre 97 e 2000).
    A realidade, infelizmente, é que a violência aqui está em níveis alarmantes. Tenho 4 irmãos, todos nós já fomos assaltados pelo menos mais de uma vez, sempre nos afazeres do cotidiano. Um irmão meu já teve o carro alvejado por um tiro no vidro que se alojou a 3 centímetros do joelho da minha mãe (que estava no lado do carona). De pois de atirar, o bandido pediu a bolsa dela. Sequer foram abordados antes. Outro irmão meu, saindo do trabalho e retornando para casa teve o carro (da minha irmã) roubado e foi ameaçado de morte inúmeras vezes por “se parecer” com policial (minha irmã, que nem tinha terminado de pagar o carro dela, trocou por um blindado – classe média andando de blindado é de doer, né?). Minha esposa parou em um semáforo (aqui chamamos de sinal) e teve seu carro invadido por 2 bandidos com revólver na cabeça (por sorte não a levaram – assim que eu puder, comprarei um carro blindado pra ela também). Não moramos em favelas nem na periferia. A violência aqui está espalhada por toda cidade. Fui na casa de um conhecido que mora EM FRENTE à delegacia do 2º D.P., que fica distante duas quadras (aqui chamamos quarteirão) do palácio do governo e da casa do Governador e na quadra (quarteirão) vizinha ao comando policial responsável pelo “Ronda do Quarteirão” (programa de segurança pública local), ou seja, em tese, um lugar seguro e ele me disse que bandidos entraram na casa dele (meu conhecido) e furtaram alguns bens. NÃO EXISTE LOCAL ONDE EU ME SINTA SEGURO EM FORTALEZA. Talvez os locais turísticos estejam de fato mais seguros, pois contrataram novos policiais.

    Gostaria muito de estar fazendo um relato diferente, mas essa é a realidade com a qual EU convivo. Torço para que as coisas mudem. E logo. Não fui embora de Fortaleza ainda, pois minha esposa é médica e concursada, o que requer alguns sacrifícios profissionais que ela ainda está avaliando.

    Não digo para não virem passear aqui, afinal, já viajei pro Rio de Janeiro em épocas mais complicadas, assim como já fui a Maceió (sabidamente perigosa), mas tenham muuuuuito cuidado ou mesmo esperem as coisas melhorarem um pouco e por enquanto vão a outro destino. Vir pra morar aqui? Uma época dessas? Não creio seja uma boa ideia.

    Abraço a todos.

  • Moro em Fortaleza e acho um exagero o que estão falando de Fortaleza. Tenho 32 anos e nunca fui assaltado aqui. É sempre bom andar com atenção e se forem visitar as áreas turísticas, não terão problemas. O policiamento aumentou bastante de um tempo pra cá, mais policias na rua e em 2014 serão mais mil policias.
    Venha curtir Fortaleza, vocês irão curtir bastante.

  • Mila Tavares

    Moro em Fortaleza e já fui assaltada, sim. Bobeira, problema do governo ou simples azar?! Sabe-se lá. Mas creio que este fato não se torna um motivo para fazer apelo direto aos possíveis visitantes para mudarem de destino. Se tudo que acontecesse de ruim comigo, fosse acontecer a quem decide vir pra cá e vice-versa, ninguém mais viajava para lugar nenhum do mundo! Imagino que quem decide vir, já não é criança e deveria buscar informações sobre o destino (leia-se: que áreas evitar, lugares a visitar: como funcionam – estacionamento, horários, segurança no estabelecimento e afins) , ter o cuidado necessário de quem não conhece, de fato, a cidade visitada e não sair "turistando'' sem prestar atenção ao redor. Temos um problema com a insegurança, mas como foi citado diversas vezes, acontece nos outros estados do Brasil, também. Fortaleza tem opções para todos os estilos e orçamentos, de segunda a segunda. Entretenimento, boa culinária e aquele solzão pra curtir uma praia ou se deliciar com uma cerveja ou água de coco beem gelada, não faltam. Recomendo Fortaleza. Vale a pena!

  • MARINA

    FORTALEZA LINDA!!!!!!!!!!!!
    VALE A PENA CONHECER AS BARRACAS NAS PRAIAS……PARECE HA VAI

  • Daniela

    Pessoal,
    Acabei de chegar de Fortaleza. Passei 1 semana com mais duas amigas. Andei pelo calçadão e pela cidade arrumada com relógio e câmera fotográfica. Não vi perigo nenhum. A cidade estava cheia de policiais.

    Ao Sr. que mora em Fortaleza e disse que não deveríamos ir pra lá, lamento o comentário tão inútil.

    Perigo há em toda região deste país. É só tomar cuidado mesmo.
    É uma cidade linda, se não a mais linda do Nordeste. Praias lindas. Comida maravilhosa. Restaurantes de alto nível. Shows e festas também.

    Vale cada centavo!! Podem acreditar!

  • Pessoal. Compartilho inicialmente os comentários de Guilherme Studard e Daniela. Comento isso porque minha namorada é de Fortaleza e sou de Salvador. Vou a Fortaleza em média 10x ao ano e estou nisso há 4 anos. É uma cidade violenta mas ao mesmo tempo é uma das melhores cidades do nordeste para receber o turista. Nunca fui assaltado. Ela foi uma vez próximo ao trabalho. Fortaleza é um lugar que você pode conhecer em 2 dias (Beach Park, Barracas de camarão fresco em Mucuripe, Centro das tapioqueiras, – Coco Bambu Frutos do Mar, Baião de dois com queijo coalho). Quem vier, aconselho ir para os lugares circunvizinhos e conhecer Águas Belas (cerca de 60 km) , Flexeiras, Mundaú, Morro Branco. Outros lugares como Jeri e Canoa Quebrada vale um passeio especial. São lugares bastante aconchegantes. Vale ressaltar as serras como Guraramiranga.

  • Guilherme Studart

    Para quem acha que eu exagerei nos meus comentários:
    http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2014/01/20/….

    Boa sorte a todos!

  • Estive em maio de 2014, uma sensação de insegurança que nunca havia sentido na minha vida.

  • Raimundo Tercio Dos Santos Sil

    TERESINA SIM E OTIMO LUGAR POIS VEJO TODOS CRTICANDO TERESINA MAS NUNCA VIERAM AQUI QUANDO VIEREM VÃO FICAR DE BOCA CALADA