No ar o guia de Cartagena

Camille Panzera 7 · agosto · 2013

Quem acompanha o Instagram do MD deve saber que há algumas semanas estivemos em Cartagena, um dos mais conhecidos destinos colombianos. Hoje nosso guia sobre a cidade entra no ar, com todos os detalhes da viagem e dicas para aproveitar melhor sua viagem por esse charmoso lugar.

Cartagena das Índias tem uma localização estratégica e foi sede de um importante porto, que contribuiu muito para o desenvolvimento da cidade. Séculos depois de sua fundação, as construções do período colonial continuam a impressionar turistas de diversas partes do mundo. 

cartagenaO coração de Cartagena está na Cidade Amuralhada, uma fortaleza construída para protegê-la de ataques piratas. Dentro da muralha preservam-se igrejas, praças, museus, restaurantes e casarões com varandas floridas – o cenário é tão peculiar que constantemente nos remete ao passado. Pelas ruelas pessoas caminham, passam carruagens, artistas oferecem seu trabalho, vendedores expõem suas frutas, turistas conversam e andam de bicicleta, mas mais do que tudo curtem a atmosfera romântica e envolvente que conquista pessoas de todas as idades.

Apesar de ser conhecida pela área história, Cartagena tem também uma região moderna, com edifícios altos, onde inclusive está Bocagrande, uma praia que vive cheia de gente. Banhado pelo Mar das Caraíbas, esse é um destino interessante para cair fundo da história sem deixar de lado um bom mergulho no mar, afinal, calor é o que não falta por lá! As praias belas e de águas claras, no entanto, não estão na região urbana, sendo necessário conhecê-las através de passeios de barco.

Visitando esse delicioso destino, não deixe de conhecer a Catedral, o Palácio da Inquisição, a Igreja de San Pedro Claver e sua praça, o Parque Bolívar e a Torre do Relógio, e faça um passeio pelas muralhas no final da tarde. Outras paradas obrigatórias são o Convento Santa Cruz de La Popa, com a melhor vista da cidade, e o Castelo de San Felipe, uma construção grandiosa e cheia de detalhes curiosos.

É fácil comer bem em Cartagena e encontrar atividades para fazer, especialmente para quem curte história. Já esteve por lá? Deixe-nos uma avaliação contando sobre sua experiência! Está na fase de planejamento? Então é hora de ler nossas dicas, informações sobre como chegar, quando ir, onde ficar, transporteso que fazer e onde comer. Para mais detalhes sobre a região, recomendamos ler nossos posts sobre praias, pontos turísticos, passeiosdinheiro e vida noturna.

 

 

Publicado por

Camille Panzera

Camille

  • Aline Vargas

    Estive lá em 2011 e fiquei na parte antiga da cidade, dentro da Muralha. O lugar é lindo, a atmosfera é perfeita, a comida é barata (com todas aquelas barraquinhas de frutas e arepas espalhadas pela cidade se toma um ótimo café da manhã bem em conta). Vale muito a pena ver o por do sol na Muralha e fazer o passeio de charrete à noite quando a cidade fica especialmente iluminada.

  • Carlos Eduardo

    Ja estive em Cartagena em meados de 2011. Foi uma viagem incrível. Nao nos hospedamos dentro da Cidade Amuralhada, mas bem próximo, no bairro que eh considerado a área de prostituição, o Getsemani (da pra ir a pe pra Cidade Amuralhada). Ficamos num hotel boutique que o Antonio Banderas sempre se hospeda quando vai anualmente ao festival de musica que acontece na cidade, mas quando voltar quero ficar dentro das muralhas pois eh la que tudo acontece. Os melhores bares, os melhores restaurantes, os melhores hotéis … tudo la ! Curtir um fim de tarde em cima das muralhas e com aquela vista do sol se pondo no mar e ao som do Cafe Del Mar eh uma experiencia inesquecível. A gastronomia eh um dos pontos altos de Cartagena. Restaurantes sofisticadíssimos e com preços que não são exorbitantes. No dia-a-dia tem o inconveniente de que toda hora alguém fica atras de você oferecendo algo pra comprar. Ate em alto mar sempre encosta um barco do lado do seu e alguém te oferece algo … no meu caso me ofereceram um camarão que tava cheio de moscas e o barqueiro espantava-as com uma sacola toda picotada … rs … mas releva-se. A arquitetura eh lindíssima … aquele casario espanhol com os pátios no centro são demais. Nao se hospede na área moderna de Cartagena … perde o sentido de ir pra la. No mais eh se jogar …. e va bem preparado pro calor que faz por la !!

    • roberta zacche

      quando é o festival de musica? qual a melhor época pra ir pra lá?obrigada.roberta.

  • Bss

    Falando em Caribe, quando será que o Smiles vai fazer uma promoção igual a de 2010.

  • Danilo

    Cartagena..é encantador….fiquei 4 noites lá…acho o suficiente!!.. e a cidade é linda…suas construções coloridas…dentro da Muralha faz vc parecer que esta em outro tempo…varios restaurantes bacanas..cerveja boa hehe… tem um passeio que vc faz de lancha até a Praia Branca mto bacana tb.. simples e rustico.. mas com um mar lindo… vale a pena!!! Mego indico Cartagena…Como diz o slogan da Colômbia…El perigo es querer quedar!!!…

    • roberta zacche

      olá..quanto se gasta numa viagem de 4 dias? obrigada.roberta.

  • Eliane

    Sim, mas… o mais importante : como faço para chegar até esse paraíso saindo aqui do Nordeste ?
    Quero opções de cias aéreas….e de preferência com valores ….

    • Dênis Colli

      Eliane… No proprio MD este mes tem topico com voos, nos aqui da comunidade "NÃO" fazemos serviços de agencia de viagens, e sim compartilhamos conhecimentos e pedimos dicas..
      O Google seria muito util para te auxiliar na logistica Nordeste-Caribe

      • Marcia

        Não é mole não. kkkkkk nessas horas sinto pena dos agentes. rsss

    • Marcia

      Se você não sabe nem por onde começar, Google e agente de viagens.

    • Thomas H.

      Veja pela Copa um voo Recife-Panama-Cartagena

  • Dênis Colli

    Excelente lugar!
    Li bastante, conhecee agora em Outubro.

  • Regina Alcoforado

    Oba! Eu tb vou em outubro e estou muito ansiosa.

    • Ana Laura

      E eu também vou em Outubro de 04 a 16…

  • Flávia

    Está tendo promoção de passagens pela Delta para NY por 1500 reais com conexão nos meses de fevereiro, março e abril de 2014 e vocês ainda não divulgaram.

  • Estive lá ano passado, fiquei em Bocagrande, um bairro bem urbano e movimentado. É uma cidade que agrada a todos, tem a parte mais moderna e a parte histórica como citado na postagem. Nada como ver o pôr do sol dentro das aberturas da muralha, como se fossem janelas, é super romântico. Vale ressaltar que os colombianos são super hospitaleiros. No castelo San Felipe de Barajas dá pra ter uma noção panorâmica da cidade. Por fim ao visitar as ilhas aos arredores, cuidado com os vendedores de "jóias" kkkkkkk

  • Patricia

    Muito obrigada!!! Embarco dia 14/09 e estou fechando o roteiro! Adorei!

  • Lívia

    Minha viagem esta marcada para dia 30 /08, ia com meu namo, porem, terminamos. Ainda consigo fazer essa viagem, mesmo desacompanhada, ou é uma viagem completamente p casais???

    • Dênis Colli

      Livia tente ligar nestes numeros com o numero da reserva e se informar.
      Porque a passagem do seu ex-namorado dara Now-Show o que pode implicar no cancelamento da passagem de volta.
      Ligue o quanto antes.
      LifeMiles/Avianca/Taca
      0800 761-8222
      0800 891-8668
      Se nao conseguir utilize o email do LifeMiles – Avianca/Taca.
      Nao sei por onde comprou, mas acione a Cia Aerea para esclarecer.
      Abs

  • Erminio Mendes

    Fui esse ano e é bem legal, se vc for sozinha recomendo ir e ficar em hostel e interaja com os hospedes, assim conhece culturas novas e faz novas amizades, a noite perto do Hard Rocky café , fica um palhaço MIMO, que chega la pelas 21hrs, dei muita risada , fiquei sentado no barzinho da esquina tem cadeiras colado na muralha (porem fique esperto com a conta, pois quando fui o garçom queria me enrolar).
    Recomendo tambem , fazer o passeio Isla del Rosario, se quer praticar kite surf praia La boquila, alugue uma bike e va conhecer boca grande, porem o encanto do lugar é Centro…
    E se possivel estique até parque Tayrona em Santa Martha, é lindo…

    Tem um video meu de cartagena e Santa Martha procure no You tube… Erminio Mendes

    • Camille Panzera

      Lívia, eu fui sozinha e gostei demais. Voltaria facilmente pra lá.
      A dica do Erminio sobre ficar num hostel é muito boa. Em hostel sempre dá pra fazer amizades…
      Recomendo que você fique no centro pra estar pertinho de tudo. 😉

  • Erminio Mendes

    Pessoal, quem tiver tempo e dinheiro, recomendo FORTEMENTE a ilha de San Andres…. foi o lugar mais bonito que ja mergulhei !!!
    Sem falar que é bom para fazer compras…(livre de impostos!)

  • Regina C

    Que perfeito!
    E graças ao MD, eu vou pra lá dia 15!!
    😀

  • Rafael Poggi

    Sempre tive vontade de conhecer Cartagena desde que assisti TUDO POR UMA ESMERALDA, rsss.

  • Luciana

    Farei uma parada com um Cruzeiro em Cartagena. Vocês poderiam citar os locais "imperdiveis" e proximo para visitar ?

    • Camille Panzera

      Luciana, os pontos turísticos não ficam muito distantes um do outro, nem mesmo o Porto.
      Minha sugestão: Na parte da manhã você poderia conhecer o Convento Santa Cruz de La Popa e o Castelo de San Felipe de Barajas, daí segue para a Cidade Amuralhada e almoça por lá. Pela tarde você poderia caminhar pela muralha e pelo Centro – ver a Catedral, o Parque Bolívar, Palácio da Inquisição, Plaza de San Pedro Claver, Torre do Relógio, Praça de Santo Domingo e sua igreja.
      Na minha opinião dá pra ver tudo isso num dia. Só não dá pra entrar em cada um desses pontos que eu sugeri para a parte da tarde e fazer uma visita guiada em cada, porque aí vai levar tempo demais e fica inviável.
      Abs

  • Drummond moraes

    Essa história de "San Andres livre de impostos" é meio furada. Estou em San Andres neste momento e as únicas coisas que compensa comprar sao produtos de beleza. Nem bebidas compensa, pois até no duty free do avião era mais barato. Algumas coisas possuem o mesmo preço do Brasil. Mas a grande maioria tem o valor de 10 a 15 por cento mais barato do que no brasil. Exemplo: óculos ray ban welfare (acho que é assim que se escreve) custa, en effectivo, 320 reais, enquanto que no Brasil, 380 reais e parcelado. Bem, eu acho que deveria ser 250 reais para compensar bastante e a ilha levar o título de "livre de impostos". Outro exemplo: camiseta da Volcom: 72 reais aqui. É mais barato, mas nao muito. Muitos devem falar: "ah, o cara tá querendo os preços de Miami". Mas nao, pois os precos dos produtos dos Outlets de buenos Aires sao bem melhores do que os daqui. Ah, tem um sapato lacoste por 160 reais, que é muito barato. Resumindo: a maioria dos produtos da ilha sao mais baratos que no Brasil. Uma pequena parcela é ótima para compra. MASSSSS a ilhota é um lugar muito bonito e vale a pena pra CAR@&$?! conhecer.

  • Artur Butierrez Aranha

    Olá!
    Tem alguma promoção de passagens saindo de São Paulo ou milhjas para Bogotá ou Cartagena?

    • Tenta no LifeMiles da Avianca. Dá para comprar as milhas

  • Lívia

    Obrigada Erminio e Camille, ja estava realmente pensando em albergue. Mas estava c um pouco de receio de ir sozinha, mas decidi ir. Alguem ja ficou em albergue la? E tem info p me passar?? Obrigada. A carteirinha eu ja tenho, e ja me hospedei em 2 ( Paris e Bue), tenho um pouco de receio, mas tb sei, q é o melhor lugar para fazer amizades.

  • Cristina Alonso

    Caros, pretendo ir em Novembro pra lá…quando seria o ideal comprar a passsagem aérea? Será que aparece mais alguma promoção?
    Também pretendo ficar em hostel pois vou sozinha, alguma indicação de hostel dentro da muralha?
    Obrigada e bom finald e semana a todos!

  • Estou em Cartagena neste momento. No primeiro dia, fiquei em um Hostel na área de Getsemani. Nao gostei muito da região. Muitas pessoas estranhas na rua, olhando para o nada, outras oferecendo maconha…
    No segundo dia, passei para o hotel Almirante, em Boca Grande. Aí sim, deu para aproveitar melhor o passeio, pois este bairro é bem comercial e seguro, além de bonito.
    Além de Boca Grande, a cidade amurada também é interessante, principalmente a noite. Há bons restaurantes neste local!
    Quanto às praias, a Playa Blanca é parada obrigatória, assim como as praias situadas nas ilhas de Rosário. Muito bonitas e convidativas a um mergulho!

  • Fabio

    Acabei de voltar de lá e o local é um espetáculo! Vale muito a pena, principalmente aproveitando promoção da Lifemiles (7.000 milhas, ida e volta!), anunciada aqui pelo MD. Obrigado!

  • DIOGO

    Vou para Cartagena em um Cruzeiro em Novembro ficando apenas algumas horas. Vale a pena pegar um táxi e conhecer a cidade sozinho ou seria melhor ir em uma visita guiada mais objetiva?