Greve cancela todos os voos da Pluna nas próximas 48h

Leonardo Marques 4 · julho · 2012

Apesar de ter dado lucro em 2011 após um década de prejuízos, a Pluna passa por um momento bem delicado. O maior acionista da empresa, que detém 50% do capital, decidiu sair do controle da empresa e ainda não se sabe quem irá comprar a sua parte. O governo uruguiaio tem 25% da empresa e um fundo canadense, o Jazz Air, detém outros 25%.

Diante desse impasse e da possibilidade de demissões, o sindicato dos funcionários da Pluna decidiu fazer uma paralisação geral  começando às 21:20h de 03/07/2012 e indo até as 12h de 06/07/2012.

Nesse momento todos os voos da Pluna estão cancelados e todos os aviões retornaram para Montevidéu.

A Pluna está entre as  empresas estrangeiras que atende mais destinos no Brasil, ela tem voos entre Montevidéu e São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e Foz do Iguaçu.

Para mais informações entre em contato com esses telefones:

Uruguay 2401 5000; Brasil (0XX11) 3711 9158; Argentina (5411) 4132 4444; Paraguay 0800 – 112910; Chile (562) 595 2879.

Com informações do El Pais e do Valor Econômico.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Igor – Poa

    Nossa essa Pluna é uma vergonha! Sempre com essas confusões e cancelamentos!

  • Pois é pessoal. A situação da Pluna não é nada fácil… Tenho um voo as 15h de guarulhos, pelo que tudo indica ele está ativo pois a paralisação é até 12h… mas ficarei de olho nas notícias…

    O sistema aéreo é algo bem delicado e deixo a pergunta, como auxiliar todos os passageiros que tiveram o voo cancelado? Como reposicionar essas pessoas com datas e voos?

  • Ernesto Gasparotto

    Demorou.

    Graças aos pombos malucos, aqueles que fazem promoções com volta antes da ida, ao invés de martes rojos muitos serão contemplados com miercoles negros.

  • Danilo Fernando

    Bem que a Azul/Trip podia comprar esses 50%, né? Aumentaria a concorrência por aqui!

  • anderson moraes

    que azar os das pessoas que viajaram pela pluna

  • anderson moraes

    boa sorte aos mochileiros

  • Brum

    iiih outra q vai pro saco!

    Um amigo meu voltava de MVD p/ GRU no mês passado e o voo atrasou 8h, quase ele perdeu a conexão em Assunción; outro amigo viajou em março saindo do Rio e o voo atrasou + de 4h;

    cobrar 39 dólares na passagem é fácil, quero ver prestar bons serviços e ser pontual! 😉

    • Aí falou tudo… Infelizmente não é só a Pluna. Muitas cias nacionais aqui tbm ficam fazendo mil promoções e no final dá em atrasos e cancelamentos.

      Começa a ser raros os momentos que a gente compra a passagem e realmente vai e volta nos horários e dias estabelecidos na compra.

      • Márcio

        Dennis, só para ilustrar seu comentário… Moro em BSB mas minha família e noiva são do Rio. A cada 2 meses viajo, e sempre tento comprar passagens em promoções com boa antecedência.

        Minhas 3 últimas passagens adquiridas foram remarcadas por cancelamento do vôo, tanto pela Tam como pela Gol. E estou falando de trecho com demanda, BSB-RIO.

        Mas como anunciado aqui no MD, a Avianca está de olho na Pluna, e dizem que a Azul tb.

      • Brum

        é verdade, comprar passagem aérea hj em dia é dar um tiro no escuro!

        Mas a Pluna abusa da escuridão! rs

  • Marcos

    Tenho um voo de Buenos Aires para Montevideo agendado para amanhã, 05/07 eu liguei lá e eles me informaram que não há vaga em outra companhia, o que eu posso pleitear com eles? Eu teria direito a hotel em Buenos Aires até eles me oferecerem o voo?

  • Eduardo

    Uma pena!!!

    Viajei pagando 80 dolares da promoção de aniversário deles.

    Gostei muito do atendimento e aeronaves novas. E tanto na ida quanto na volta o vôo foi bastante pontual. Além de que houve mudança do horário que afetaria outro vôo que pegaria em Montevideo e eles se responsabilizaram por pagar as taxas e e a diferença tarifária da outra empresa aérea para que não perdesse o voo.

    Fico bastante triste de a empresa estar passando estas dificuldades, pois fui muito bem atendido por telefone, e-mail, balcão e dentro da aeronave.

  • Bernardo

    Gente, pelo amor de Deus, o que vcs acham que eu devo fazer??

    Eu tenho um voo pela Pluna de São Paulo a Buenos Aires, com conexão em Montevidéu, no domingo, dia 8 às 22:30!

    Eles tão dizendo que a greve vai só até sexta-feira! Mas, será que dá pra confiar nessa informação??

    Pela experiência de vcs, será que eu compro já uma passagem com outra empresa?

    Aí, como eu faço pra Pluna me reembolsar o valor?

    Obs: comprei no cartão de crédito (Visa) e dividi em 5 vezes.

    Por favor, gente, me ajudem, eu tô perdido, não sei o que fazer! Tenho que comprar essa nova passagem, se for o caso, rápido, antes que todas as outras empresas lotem!

    Minha viagem, hotel, passeios já estão todos pagos!

    MUITO OBRIGADO!

  • Bruno Biazzi

    Eu viajei mês passado com a Pluna para Buenos Aires saindo de São Paulo. Foram muitos atenciosos, as aeronaves confortáveis e não experimentei nenhum atraso. Foi tudo bem positivo. Infelizmente estão em greve, mas é um direito deles também. Acredito que é a ultima ação para atenderem suas reivindicações. Eu viajo com eles novamente no domingo, espero que já esteja tudo resolvido. Se não estiver? Paciência, sairei muito prejudicado, mas volto a dizer que é um direito e boa sorte para eles!

  • Bernardo

    Bruno, se até domingo não estiver resolvido, como você procederá? Como a empresa fará para nos realocar em outro voo/empresa, você sabe?

    (Também tenho um voo domingo à noite pela Pluna e estou muito apreensivo! até escrevi um pedido de ajuda acima…)

  • Fernando Prado

    Fica sossegada. A Pluna foi eleita uma das melhores companhias aéras do mundo, na frente da TAM e GOL. Esta última continua demitindo funcionários. Há muitos, mas muitos mais comentários positivos que negativos sobre a Pluna. Tenha certeza que tudo vai dar certo.

    • Bernardo

      Valeu, Fernando!

      Tô aqui na torcida!

  • Miriam

    Minha Experiência. Viajei para Buenos Aires dia 22/06 e retornei dia 26/06. Na ida tivemos conexão em Montevidéu com atraso de 3 horas. E na volta remanejaram passageiros de 3 voos para voltar em somente um. Tive sorte que o voo ativo foi o meu, para mim não houve atraso, mas os passageiros dos outros voos estavam muito estressados.

  • Maurício Mart

    Lamentável o Melhores Destinos sempre tão prestativo não ter informado antes que a Pluna está passando por dificuldades. Por falta de informações não foram, pois eu mesmo enviei e-mail com a informação. Acredito que muitas pessoas poderiam ter evitado a compra de passagens por esta empresa. Bola fora do MD.

  • Amanda

    Espero que a Pluna resolva rápido esta situação. Viajo em 15 dias com eles, e esta notícia me deixou preocupada.

  • Mateus Monte

    Tenho vôo para quinta da semana que vem, também já fico na torcida para a normalização das atividades, mas vou ficar em cima deles todos os dias da semana que vem!

  • andre

    na véspera do natal passado,tinha uma passagem do rio de janeiro com destino a buenos aires,o voo atrasaria muito pela pluna,então eles mesmo remanejaram todos os passageiros para a empresa TAM!!!tomara que todos vcs tenham a mesma sorte que eu tive…porém sempre viajo de pluna e nunca tive problemas além de uns pequenos atrasos!!!

  • Mislaine

    Eduardo, concordo plenamente com vc!! Tbm viajei pela Pluna e gostei muito, tanto do atendimento quanto da pontualidade. Isso sem falar na tarifa, que tbm estava excelente. Vamos aguardar na resolução dos problemas, pois pretendo utilizar a cia novamente em breve..

  • Marcus Simões

    Dei sorte então, porque em agosto de 2011, viajei de Pluna vários trechos sem qualquer problema.

    Brasília – Montevideu

    Buenos Aires – Montevideu

    Montevideu – Santiago

    Santiago – Montevideu

    Montevideu – Confins

    Menos uma empresa, menos concorrência, preços mais altos. Parece qu a Avianca quem vai tomar conta da Pluna.

  • Débora

    Eu sinceramente espero que normalize em breve. Tenho um voo dia 11/07/2012 para Buenos Aires com a família toda. Será um transtorno não conseguir viajar!

    O call center deles está ocupado desde cedo! Que caos!

    É o barato que sai caro!

  • Exatamente… Se em trechos com boa demanda e cias "boas" e conhecidas temos problema… imagina empresas menores e "talvez" com menos estrutura…

    Mas enfim, isso é algo que ultrapassa o limites das cias tbm… muitos aeroportos sobrecarregados e sem estrutura… é o conjunto da obra!!! Vamos rir para não chorar…

  • você tem muitos direitos sim… dependendo da espera, direito a telefones, a comunicação em geral, a refeições e de ultimo caso, hospedagem em hoteis… procure o órgão que fiscaliza o aeroporto.

  • mari

    Já viajei várias vezes pela Pluna saindo de Belo Horizonte com destino a Montevideo e sempre no horário, bom atendimento tanto em terra quanto no ar e espero que essa situação seja logo resolvida pois pretendo voltar e esse voo direto é rápido, direto … execelente.

  • MARIANA

    Débora, estou na torcida contigo pois também vou a BsAs dia 11. Que tenso saber disso.

  • Jorge
    • Pois é… acredito que já era mesmo… os voos foram cancelados e minhas férias tbm…

  • Então, agora acrescentaram mais voos cancelados, inclusive um de sábado…. Alguém sabe mais informações???

    • Felipe Menegassi

      Também estou preocupado, pois viajo na terça, 10, Foz do Iguaçu-MVD.

      • Então cara… entra no site da Pluna, agora diz que estão TODOS cancelados por tempo indeterminado… então isso inclui todos mesmo… de hoje, amanhã, domingo, semana que vem!!!!!! E AGORA!!!!????

  • Reginaldo Pontes

    Estou super preocupado,pois tenho voo dia 13/07 Rio / Buenos Aires…

  • Bruno Biazzi

    Cara, tambem estou preocupado. Liguei na Pluna há pouco. O atendente disse que meu voo está confirmado e não será cancelado (claro que ele disse isso certo?). Vou ligar amanha, sabado e domingo novamente, se for cancelado eles tem que nos realocar em outros voos de outras empresas… espero que não de problema…

    vamos torcer!

  • Pingback: Pluna deixa de voar por tempo indeterminado()

  • É pessoal…. parece que confirmaram: a empresa foi liquidada mesmo. Não existirá mais. Na 2ª feira vao ver as possíveis soluções e cias que queiram comprar as aeronaves…

  • Débora

    Mariana,

    Comprei pela Gol.

    Depois quando voltar me viro para pegar esse dinheiro de volta..

    🙁

  • Diego Nascimento

    Que pena que isso aconteceu com a Pluna! Parece que era uma boa empresa (nunca voei com eles), mas que só tinha alguns problemas com horários. Boa sorte para as pessoas que infelizmente sofreram prejuízos por causa deste acontecimento.

  • Jandira

    Lamentável isso acontecer bem neste periodo de férias de inverno. Estava com viagem marcada com os filhos e amigos para Santiago com saida dia 11/07 e agora acontece isso, tudo cancelado!!! Frustrando toda a nossa programação, sem contar os prejuizos financeiros. E agora não se consegue outras opções de voos, pois os valores são absurdos. Quem vai responder por todos estes prejuizos??? Sempre sobra para nós consumidores!!! Muito Triste com tudo isso!!

  • Henrique

    jauajauaju POMBO MALUCO com voo de volta antes do de ida! jauajaujau MUITO BOM!!! to rindo litros aka…

    A empresa eh bem modesta, fazendo assaltos nas coisas que vendem em voo. Creio que era um modo de lucrar ja que as passagens estavam a preço de banana! A unica vez q vuei, meu voo foi cancelado e naum me avisaram… porém me colocaram na parte da tarde em outro voo… deu tempo de conhecer o GALEÃO 3 vzs jauajaujauajau mas ta bom… tudo era festa!

  • Henrique

    Não quero puxar saco não, mas axo q a empresa q mais tem sido certinha eh a WEBJET :S

    cara… são tão certinhos q uma vzs eu me atrasasei e cheguei faltando 20 minutos para o voo decolar, e nao deixram eu fazer o check-in :S o voo saiu na hora exata! :S

    eh chato ter perdido a passagem… mas pelo menos se eu tivesse chegado na hora teria tido a garantia de q o voo naum sairia atrasado!

  • Pedro

    Para aqueles que compraram passagens da TAM operados pela Pluna, a realocação em outro voo é feita gratuitamente.

  • Ana Elisa

    To arrasada, pois comprei uma passagem na pluna, para embarcar hj, dia 12/07, as 11:50h.

    Já liguei pra ANAC, pra Pluna, mas ninguem me dá uma solução, orientação, nada. Me deram um e-mail p escrever p a ministério de turismo uruguaio, escrevi e n tive nenhum retorno.

    Já fui informada que nem existe mais o escritorio da pluna no galeão.

    De qq forma, como a esperança é a ultima q morre, amanha estarei lá, tentando embarcar….

    =(((