Greve de pilotos na Iberia deve cancelar 213 voos até quarta-feira

Denis Carvalho 9 · janeiro · 2012

Em protesto pela criação da Iberia Express, empresa doméstica de baixo custo que deve operar na Europa, os pilotos da companhia espanhola Iberia deram início a uma greve de dois dias que vai cancelar 213 voos – 109 hoje e 104 na quarta-feira, dia 11. A maioria das rotas afetadas é de curto ou médio curso, sendo que apenas quatro voos tem destino ou origem no Brasil. Em comunicado, a empresa garantiu que já realocou ou ressarciu praticamente todos os clientes e pretendia atender a todos até a quarta-feira. Ao todo, 23,2 mil passageiros tiveram suas viagens prejudicadas pela paralisação.

No Brasil, foram afetados os voos IB-6820 São Paulo-Madrid, com partida às 21h35 de ontem, dia 8 e que tinha horário previsto de chegada às 10h40 desta segunda-feira, e o IB-6821 Madrid-São Paulo, que partia da Espanha às 11h55 desta segunda e deveria chegar às 20h05 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Os mesmos voos serão afetados nos dias 10 e 11 de janeiro. No dia 10, será cancelado o voo IB-6820 São Paulo-Madrid e no dia 11, o IB-6821 Madrid-São Paulo.

Para os grevistas, a filial é ilegal porque viola seu contrato coletivo de trabalho, que estabelece que a atividade da empresa não pode ser dividida e que as operações no aeroporto de Madri-Barajas devem ser realizadas por funcionários da companhia aérea. Já a Iberia considera a nova empresa legal e necessária para seu futuro e acusa os pilotos de tentarem influenciar nas decisões que cabem à direção da companhia. O conflito entre pilotos e a empresa já provocou dois dias de greve em dezembro, além de constantes acusações entre ambos.

No Brasil, passageiros podem obter informações nos telefones (55) 11-3218-7130 e (55) 21-3398-3168 ou no site http://www.iberia.com.

Com informações da assessoria de Imprensa da Iberia e do Portal G1

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Thiago Castro

    Nunca cogitei voar de Iberia mesmo… B)

  • Gostaríamos de informar que a Iberia também está prestando atendimento aos passageiros afetados pela greve através dos nossos canais em português no Facebook (http://www.facebook.com/IberiaBR.PT) e Twitter (@Iberia_BR).

  • Alexandre

    Os pilotos brasileiros, estão reclamando que houve aumento em media de 52% nas passagens aereas e eles não tiveram aumento de salário.Já pensou se essa greve da Iberia vira moda por aqui?