Greve de pilotos na Iberia deve cancelar 213 voos até quarta-feira

Denis Carvalho 9 · janeiro · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Em protesto pela criação da Iberia Express, empresa doméstica de baixo custo que deve operar na Europa, os pilotos da companhia espanhola Iberia deram início a uma greve de dois dias que vai cancelar 213 voos – 109 hoje e 104 na quarta-feira, dia 11. A maioria das rotas afetadas é de curto ou médio curso, sendo que apenas quatro voos tem destino ou origem no Brasil. Em comunicado, a empresa garantiu que já realocou ou ressarciu praticamente todos os clientes e pretendia atender a todos até a quarta-feira. Ao todo, 23,2 mil passageiros tiveram suas viagens prejudicadas pela paralisação.

No Brasil, foram afetados os voos IB-6820 São Paulo-Madrid, com partida às 21h35 de ontem, dia 8 e que tinha horário previsto de chegada às 10h40 desta segunda-feira, e o IB-6821 Madrid-São Paulo, que partia da Espanha às 11h55 desta segunda e deveria chegar às 20h05 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Os mesmos voos serão afetados nos dias 10 e 11 de janeiro. No dia 10, será cancelado o voo IB-6820 São Paulo-Madrid e no dia 11, o IB-6821 Madrid-São Paulo.

Para os grevistas, a filial é ilegal porque viola seu contrato coletivo de trabalho, que estabelece que a atividade da empresa não pode ser dividida e que as operações no aeroporto de Madri-Barajas devem ser realizadas por funcionários da companhia aérea. Já a Iberia considera a nova empresa legal e necessária para seu futuro e acusa os pilotos de tentarem influenciar nas decisões que cabem à direção da companhia. O conflito entre pilotos e a empresa já provocou dois dias de greve em dezembro, além de constantes acusações entre ambos.

No Brasil, passageiros podem obter informações nos telefones (55) 11-3218-7130 e (55) 21-3398-3168 ou no site http://www.iberia.com.

Com informações da assessoria de Imprensa da Iberia e do Portal G1

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe