Comissários e pilotos desistem de greve. Pessoal de solo ainda negocia

Denis Carvalho 22 · dezembro · 2011

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que reúne pilotos, copilotos e comissários chegou a um acordo com as empresas aéreas e decidiram suspender a greve marcada para ter início hoje à noite. Trabalhadores em São Paulo, Rio de Janeiro,  Belém e Brasília decidiram, em assembleias que ocorreram hoje (22), aceitar a proposta feita ontem pelas empresas aéreas, de reajuste salarial de 6,5% para todas as categorias.

O problema agora são os aeroviários, pessoal que trabalha em terra. Como a categoria é representada por vários sindicatos ainda não há uma decisão. Em São Paulo não houve acordo, mas a greve foi adiada. No Rio de janeiro, contudo, o sindicato afirma que a paralisação será mantida nos dois terminais.

O secretário-geral do SNA, Sérgio Dias, considerou que o avanço na reposição salarial foi pequeno, com margem de apenas 0,33% acima da inflação, mas ressaltou que houve melhoria importante no aumento de 10% do piso salarial das categorias, mesmo percentual aplicado ao auxílio-alimentação e às cestas básicas.

Segundo ele, o acordo beneficia principalmente os funcionários de empresas menores, que têm menos força de reivindicação. “Foi o possível, a expectativa era maior. Poderia ter sido melhor, com um pouco mais de mobilização e sensibilidade dos patrões. Houve crescimento no setor e os trabalhadores contribuíram bastante para isso”, disse Dias.

Estamos aguardando mais definições e vamos atualizar este post assim que forem divulgadas.

 

Com informações da Agência Brasil e sindicatos

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Jonathan

    Todo ano e a mesma coisa….. Pq eles nao fazem greve em baixa temporada… Medo de perder o emprego…. Tem que parar com essa palhaçada… Se coloquem em nossos lugares… Voos atrasados com crianças de colo e tals… E uma falta de respeito o que eles fazem todo final de ano….

    • A greve não é válida se não tiver real impacto.

      Não faz sentido algum greve em baixa temporada, não para quem está em greve.

      • Tiago – MG

        estão insatisfeitos? peção demissão!

      • Felipe

        Lógico que faz, mas eles querem prejudicar no momento mais oportuno e fácil… Brasileiro é uma vergonha mesmo.

    • Stefanie

      Jonathan a data-base da categoria é 01 de dezembro por isso a greve neste período, e assim como o Francisco ja disse greve em baixa temporada não causa impacto. Palhaçada é o salário que eles recebem com a quantidade de dias e horas trabalhadas.

    • Thiago Castro

      Que tal VOCÊ se colocar no lugar deles?? Ganham um salário horroroso e trabalham pra caramba. Como pressionar a empresa? Fazendo greve em baixa temporada?? Fala sério né!!!

      Estou viajando hoje e seria afetado pela greve, mas não os julgo. Reconheço que estão fazendo oq podem pelos seus direitos.

      O problema só é problema quando nos afeta né!?! Vamos deixar de olhar apenas para nossos umbigos!!!!

  • Thiago Castro

    Queria ver se vc fosse aeroviário!!!

    • Jonathan

      Pede demissao….

    • Stefanie

      vai de ônibus!

  • Thiago Castro

    Quem tem que pedir demissão é vc com esse assassinato da lingua portuguesa!

    Além do mais, qualquer pessoa tem direito de lutar pelos seus direitos, inclusive vc, seja lá no que trabalhar (espero que não seja de professor).

  • rafael rolim

    Salário horroroso? trabalham muito? Onde?? São — editado — mesmos, isso sim!

    • RABUGENTO

      Não acredito que você seja um exemplo irretocável no trabalho que faz.

      FELIZ NATAL!

  • Dirriba

    Apesar de todos os desencontros de informações a respeito de eventuais atrasos por culpa de teto, problemas no pessoal de solo e ainda o alto movimento de final de ano gostaria de deixar registrado a minha satisfação e impressão que tive da AZUL. Acabei de falar com o pessoal da cia por chat, não fiquei em fila de atendimento, obtive as informações de forma imediata e sem firula, inclusive auxiliando-me com dicas importantes.

    Que fique de exemplo para a TAM, GOL e outras de respeito e atendimento ao pax 🙂

  • Jonathan

    Trabalham la porque querem…. Fazer greve e uma coisa… prejudicar as pessoas e outra… Estao insatisfeitos??? Estudem… e mude de profissao…

  • Jonathan

    Thiago queria ver se fosse com vc…. Ficar durate 4 horas em um aeroporto com criança de colo.. e depois disso tudo.. ser informado que o voo foi cancelado…

    • RABUGENTO

      Essa situação de desconforto é gerada pela companhia aérea que considera o passageiro apenas mais um número.

      Esses CEO's com MBA tirado no raio que os parta, ficam em suas salas climatizadas e não poe a cara a risco, deixando os funcionários das trincheiras ouvindo todas as impropéries…

  • RABUGENTO

    Parece-me que não acompanham as notícias do exterior.

    Na França, Itália, Inglaterra, Espanha e Portugal estão com diversas greves marcadas para esta época. Acredito que também esteja acontecendo em outros países.

    Os trens e metros só funcionarão em horário comercial em muitos desses países.

    O que precisam as empresas é entrar logo num acordo com seus funcionários sem radicalismo de ambas as partes como já coloquei no Twitter para a TAM.

    Os lucros estão sempre aumentando às custras de menos trabalhadores e mais exigências.

    Notem que não sou um aeroviário, nunca fui, tenho parentes viajando hoje(dia 24/12) que estão preparados para eventuais atrasos.

    Todos nós costumamos olhar para nosso umbigo esquecendo muitas vezes que os outros também o tem.

    FELIZ NATAL A TODOS!!!

  • RABUGENTO

    Putz!

    Não tinha lido ainda seu comentário e escrevi o mesmo ali em cima.

    Essa data de dissídio (dezembro) foi também aprovada pelas empresas. Podem muito bem dar algo mais que a inflação.

    Quanto aos cancelamentos ou mesmo atrasos de voo, na maioria das vezes acontece por culpa da empresa que não tem aparelhos reserva para eventuais necessidades em aeroportos "chave" e não de seus funcionários que muitas vezes "acochambram" para não cancelar os voos.

  • Stefanie

    A grande maioria que trabalham na area, estudaram e muito e muitaz vezes não recebem nem o valor de seus estudos como retorno. Se não esta satisfeito com a greve vá de ônibus ou compre uma aeronave particular.

  • Thiago Castro

    Jonathan, vc sabe ler??? Eu disse que viajaria dia 23. Inclusive meu voo teve atrasos e atrapalhou bastante minha viagem. Isso nao muda o fato de eu ainda considerar um direito justo a greve dos aeroviarios!! Deixa de ser idiota e egoista e se coloca no lugar deles!!

  • Thiago Castro

    Como se largar uma profissao e comecar tudo de novo fosse a coisa mais facil do mundo!!! PARA DE OLHAR PARA SEU UMBIGO!!!!