Funcionários dos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Brasília entrarão em greve hoje

Denis Carvalho 19 · outubro · 2011

Funcionários da Infraero iniciam hoje à meia-noite uma paralisação de 48 horas nos aeroportuários de Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Brasília. Em reunião terminada agora há pouco em Brasília, entre sindicalistas e representantes do governo federal, não houve negociação. Os aeroportuários são contra o modelo de privatização dos aeroportos aprovado pela presidenta Dilma Rousseff.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que vai adotar um plano de contingência para garantir o funcionamento integral dos três terminais durante a greve. Para isso, a estatal vai fazer o remanejamento de funcionários.

De acordo com o diretor de administração da Infraero, José Eirado, os aeroportos funcionarão normalmente durante a greve e todos os serviços essenciais serão prestados pelos funcionários da empresa.

Para os passageiros que têm voos partindo de um dos três terminais é recomendável chegar com mais antecedência ao local de embarque para evitar – ou pelo menos atenuar – eventuais transtornos.

Estamos acompanhando a situação dos terminais e atualizaremos este post caso haja novas informações.

Mais informações no site da Agência Brasil 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Brasileiro é osso… Estão achando ruim a privatização porque desse jeito vão precisar trabalhar MESMO, senão vão pra rua…

    A preguiça é a que manda nesse país… Só lamento…

    • Rodolfo Madrona

      Estão certos Juan eles são cidadãos brasileiros em lutar por aquilo que eles querem !! Cidadania é lutar pelos seus direitos esse é o nosso dever !

    • MARCOS ANDRE SILVA

      TÁ ACHANDO RUI. PEDE PARA SAI !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Fabiana

      Antes de criticar é interessante saber o q está ocorrendo. Com a privatizacao foi dado aos funcionários 2 alternativas:

      1- pedir demissao

      2- ser tranferido para outro aeroporto, o que faria com q o funcionário tenha que mudar de cidade ou até mesmo de estado.

      Eu acho ambas péssimas e creio q eles tem direito a tentar lutar para que haja outra alternativa ou q haja um adequado programa de demissao voluntária.

      • Thiago

        Ué, entao nao vai ter mais funcionario nos aeroportos privatizados? As empresas donas dos aeroportos nao vao aproveitar a mao-de-obra existente?? Não seria muito inteligente.

        Acho q todos tem o direito de lutar pelo q acham certo, mas eu sou a favor da privatização.

    • Adriana

      Como se a privatização resolvesse alguma coisa.

      Vide serviços de bancos, telefonia, tv a cabo e vários outros serviços da iniciativa privada, prestam um serviço porco, cobram caro e está tudo certo…

      • Cuidado com a fala. Privatização da telefonia o telefone passou de ser um bem que demorava 5, 10 anos para uma pessoa obter pelos "planos de expansão" e os celulares custavam 1.000 dólares a linha. TV a cabo não é uma privatização, é uma concessão.

        E bancos tem os públicos (Caixa, BB) e os privados, pode optar por qual você usa.

      • Luiz Henrique Rodrig

        Banco do Brasil, Cef são publicos e nem por isso são melhores que os privados.

        Telefonia ainda deixa muito a desejar principalmente porque o GOVERNO é conivente com as altas taxas cobradas aqui no Brasil, mas esta bem melhor do que era anteriormente.

        Tv a cabo nunca foi publica.

        As escolas publicas eram exemplo no passado, hoje???

        Hospitais publicos ou particulares?

        Exemplos não faltam…

        Privatizar é o caminho mais sensato, regularizar é algo que o GOVERNO deveria fazer com eficacia, cobrando e mostrando serviço para a todos nós.

        Enquanto poucos mamam nas tetas do governo, outros tantos querem que este pais se desenvolva com a dignidade merecida. Mostrem serviço, eficiencia e vão continuar tendo seus cargos e salarios garantidos. Mas trabalhem!!!

      • Rafael

        Como se o governo fosse fazer melhor, né Adriana?!!

      • Gustavo

        Tá cxerto adriana. Bom era quando se pagava uma fortuna para ter uma linha telefonica (entrava até na declaração de IR), esperava anos para ter a dita linha instalada, e torcia pra funcionar. Não to dizendo que a situação está boa, falta mais concorrencia e abertura do mercado.

    • Fernanda Luna

      É uma pena ler um comentário como o seu aqui no Melhores Destinos.

      Creio que você não entenda da Infraero e por esta razão acredita que pode falar sobre os funcionários dela. É interessante falarmos daquilo que conhecemos, para, desta forma, falarmos com propriedade sobre o assunto. Lamentável seu comentário!

  • Angélica

    Obrigada pelas informações! Até agora só a CBN tinha divulgado, e poucos outros sites.. mas estava aflita pela falta de informação da logística de funcionamento do aeroporto neste período! Gostaria muito de saber a cada novidade que tiverem pois viajarei sexta, saída de BSB.

    • Angélica

      Ouvi notícias de que a greve teria começado à meia noite desta terça para quarta, sabem se a informação procede? (Já que foi anunciado que seriam 48horas, neste caso, terminaria na quinta…)

      • Denis Martins

        Não, começa hoje à meia-noite

  • julio

    Tem q entrar em greve mesmo! O governos sacaneia de todos os lados. Prejudica os funcionarios(sobrecarregando imensamente) e sobra p nos, passageiros…..

  • Luiz Henrique Rodrig

    Concordo com a privatização já…Tem muita gente querendo trabalhar. Eu disse "TRABALHAR", e não ficar "mamando" nas tetas de um governo que não é serio. (Independente do partido, não sou politico mas a corrupção continua atuante e nós Brasileiros aceitamos tudo com a maior pacividade, quem sabe um dia isso muda?)

    Um país só cresce e oferece condições dignas ao seu povo quando todos trabalham com objetivos positivos e um governo serio, atuante e com um "norte" muito bem projetado e elaborado para seus habitantes…Onde temos isso no Brasil???

  • Rosana

    Somos osso mesmo ,mas como em tudo na vida temos nossas compensações não estamos passando fome como a comunidade europeia ou sem decimo terceiro e ferias igual os portugueses que parecem uns carneiros obdecendo seus governantes,somos realmente diferente dos outros povos somos com muito orgulho hoje em dia brasileiros sim senhor e é maravilhosooooooooooooooooser brasileira!!!!!!

  • Marcos Trevisan

    Privatização é resultante da incapacidade do governo em gerir os aeroportos em geral, infelizmente na fase mais crítica recorrem a privatizar as empresas públicas, pois estas deveriam ser exemplos de gestão mas infelizmente o governo federal se mostra ineficiente quando o assunto é colocar ordem na casa, ampliação da infra-estrutura aeroportuária, treinamento, aperfeiçoamento entre outros quisitos. Sou contra a privatização, porém é um recurso que vem sendo usado por todos os governos sejam municipais, estaduais e federal declarando formalmente a sua ineficiência. Agora pergunto porque não privatizar o Congresso Nacional?

  • Igor – Poa

    Menos mal amanhã passo por Salgado Filho, Congonhas e Santos Dumont.Estava preocupado!

  • Nada mais justo os funcionários fazerem as sua reivindicação. O Governo é imcopetente e sabe que não poderá fazer as reformas necessárias para a copa do mundo, ai resolver agir de forma desespperada para que o projeto fique pronto até lá. Nisto que paga mais uma vez é o povo. Neste caso passageiros de avião.

  • Embora seja um direito garantido em lei (Cap. II Artigo 9º) eu não aguento mais ver tanta greve.

  • Leoooo

    Com a privatização, so ficara quem realmente trabalhar.. Os que não forem

    eficientes, serão trocados. O governo já provou que não tem condições

    de administrar nossos aeroportos…

    • Maria

      creedo…. todo mundo cabeça feita pela rede globo!!!!

      A privatização dá lucro ( pra quem comprou)

      Se a gente pagasse pra mantutenção das empresas pública a décima parte que pagamos nas privadas, o serviço era excelente.

      compare o que vc gasta com o sus e o que paga de plano privado de saúde….

      os planos privados se mantiveram até hoje, mesmo recebendo a exorbitancia que recebem, porque ocupavam 40 % dos leitos do SUS, quando o tratamento era exigia tecnologia de ponta ou fosse oneroso….

      tudo fica lindo quando privatiza, engana os tolos com o luxo, e embolsam o dinheiro dos troxa que não sabem exercer sua cidania…. reclamam reclamam mas não participam do que deveriam…

      não vão a audiencias publicas, não acompanham os politicos que elegeram… não vão aos conselhos das escolas, nem a qualquer outro… no Brasil o pouco que temos se deve a alguns paulistanos porretas…

      o resto é tudo metido a rico, não gosta de pensar, e vive reclamando…

  • Leoooo

    Tem razão !

  • Pedro

    Acontence que estes empregados devem ter estudado para passar num concurso. Por isso eles tem o direito de reclamar. Se vc quiser poder reclamar e exigir melhores condicoes de trabalho.. Estude vc tambem! Agora se quiser trabalhar 18h por dia.. continue sendo o diretor da sua empresa!

    • Pedro

      e so pq o cara estudou uma vez na vida tem que ficar estavel o resto dela?

      funcionarios publicos sao em 99% do caso mamadores que nao trabalham mesmo!

      tem mais eh que privatizar! Aeroporto, petrobras, estrada, e tudo que vier pela frente para ver se funciona bem!

    • Luiz Henrique Rodrig

      Pedro, bom dia!

      Realmente é o que faço em minha empresa. Trabalho por volta de 13 a 14 horas por dia, mas vivo sem as tetas do governo e as custas de meu trabalho digno. Para isso estudei bastante e me sinto realizado assim. Só não concordo com que a maioria dos concursados "trabalham" no Brasil.

      Mas fique tranquilo, isso ocorre em todas as areas publicas, os aeroportuarios não são execeção, se voce se sente feliz assim…Um dia a "farra" deve acabar, mas pode ficar tranquilo, isso ainda vai demorar muito por aqui.

      Enquanto a "cultura" do país for assim como a sua ela deverá mesmo permanecer.

      Precisamos que pessoas estudem muito mais e tenham outros objetivos!

      • Pedro

        em tempo… sao 2 "Pedros" diferentes

        eu, o segundo a escrever, concordo com vc!

        Estudei muito e me recuso a aceitar a mamata que o Brasil oferece para os funcionarios publicos.

        Hoje enchi o saco e moro e trabalhdo como engenheiro na Franca!

        Volto um dia, quando a mamata acabar e o Brasil justo comecar pelo exemplo de cima, do governo. Pagando salario normais e fazneod com que os seus servidores sejam trabalhadores para o povo e nao aproveitadores que nao trabalham e so oneram o pais!

        • Denis Martins

          Acho melhor usar um sobrenome para evitar confusão! =)

  • Ruber

    Então Dilma enganou quem votou nela? Acusou Serra de "privatizador" e agora viu que não segurará o rojão, apelará para iniciativa privada. Isso é estelionato eleitoral: promete uma coisa cumpre o oposto… (quanto à privatização sou à favor. Mas sou contra quem promete e não cumpre)

  • Zu Fernandez

    Imaginem se a TELEBRAS ainda fosse pública? Se houvesse várias TELECOM compentido? QUem aí lembra da época em que número de telefone custava 3000 reais? Quem é contra a privatização certamente tem grana pra voar mesmo com o estado alarmante do serviço provido pela INFRAERO. E que manter o status quo. Pra alguns é mais fácil manter 95% da população sem acesso ao aeroporto do que simplesmente exigir um serviço decente do nosso poder público. E desde quando a gente sabe exigir do poder público, num país onde o Collor ainda está na política? Resta privatizar… e também é mudar o status quo… quem disse aí que o pessoal da INFRAERO está sobrecarregado, experimente observar por 30 minutos os 3 funcionários que fazem nada em cada um dos kiosques de Guarulhos. E o raio-x então??? Só andam mais ou menos porque terceirizam… alguém aí já registrou reclamação na INFRAERO? Depois de 2 MESES te respondem, com respostas do tipo… O SENHOR ESTAVA ERRADO EM RECLAMAR, AGRADECEMOS O CONTATO. O governo não vai multar, regular, penalizar, exigir de si mesmo. TEM QUE PRIVATIZAR, e já passou da hora. Aeroporto não pode ser plataforma política não minha gente… é indispensável pro crescimento de qualquer país por mais pequeno que seja. Pagar 20 reais toda vez que passa por um aeroporto que nem portão de embarque tem pra ti, é uma vergonha. Quando privatizar, aí vira caso de PROCON. E PROCON é uma das poucas coisas que andam nesse país.

  • Pedro

    eh muito funcionario publico sentindo que a mamata vai acabar!!!!

    pais sem vergonha!

    se trabalhassem bem nao estavam com medo!

    tem mais eh que privatizar aeroporto e tudo que ta na mao do currupto estado e colocar a cambada de funcionario publico na rua!

  • Pedro

    Po MD nao faca isso

    "Os aeroportuários são contra o modelo de privatização dos aeroportos aprovado pela presidenta Dilma Rousseff."

    presidentE

    • Denis Martins

      Isso já deu muito pano pra manga hehehehe
      As duas grafias são permitidas no português. De fato eu também prefiro presidente, mas mantive a escrita da Agência Brasil, que nos forneceu boa parte das informações. Mas é uma questão apenas de gosto.

  • Danilo Silva

    Pessoal, bom dia! Eu pessoalmente acho que certas coisas precisam sim ser privatizadas, o governo não mostrou ter competência para cuidar e zelar por tantas coisas. Escolas, Estradas, Portos, Hospitais, diversos serviços públicos são ruins mesmo! São algumas exceções! Por outro lado, muitos serviços privados são ruins também, mas basta trocar! Você têm esse direito! O procon está aí! A concorrência está aí. Dê valor ao seu dinheiro e faça valer! Brasileiro reclama de político, mas usa a impressora da empresa para coisas pessoais! Reclama da sujeira, mas joga bituca de cigarro no chão. Reclama do trânsito e a maioria não abre mão do carro! Reclama da violência, mas contenta-se em reencamihar mensagens 'políticamente corretas'! Surigo o seguinte: que cada um faça a sua parte! E deixemos esse site para aquilo que se propôs: discussões sobre 'Melhores Destinos', viagens e passagens aéreas! Abraços.

  • Rafael

    As linhas telefônicas hoje estão disponívis porque a TECNOLOGIA proporcionou, não tem nada a ver com privatização.

    Se você acha que um celular pré-pago que a ligação custa R$1,00/minuto é um grande avanço……….

  • Rafael

    Você é afetada pelas greves ou é só revolta pela mídia mostrar como algo negativo ?

    Já leu sobre que nos países desenvolvidos até as ligas de esportes entram em greve?

    • Pedro

      mas manteem um minimo de servico!

      aqui na franca os trens entrarem em greve e ninguem sentiu!

      no Brasil os correio pararam e os bancos tbm e o povo que se lasque…

  • cansado

    Típico pensamento brasileiro! Se não é comigo, que se exploda!

  • Mari

    É inacreditável que ainda hajam pessoas tão mesquinhas a ponto de criticar um direito legítimo dos trabalhadores de protestar contra situações de trabalho que provavelmente não irão lhes favorecer…

    • Luis Franca

      O direito que eles tem de reivindicar é o mesmo direito que a população tem para reclamar. Os funcionários da Infraero são NOSSOS funcionários. Os impostos que pagamos é o salário que eles recebem, portanto nós temos direito de criticar qualquer coisa. E outra, eles não estão protestando por melhores condições e sim por perder a mamata.

  • Luis Franca

    Eu entendo de Infraero. É a empresa que é responsável por quebrar e sumir malas. Que não faz nada quando precisamos de ajuda. Que cruza os braços quando há problemas. O que se pode falar dos funcionários é o que a população em geral pensa sobre eles. Se fizessem um bom trabalho, não precisaria privatizar. Como são em sua maioria preguiçosos e corporativistas, a melhor maneira é fazer a concessão para que o serviço funcione a contento.

  • Luis Franca

    É realmente o brasileiro é uma beleza! Tem o imposto mais caro do mundo e ainda tem que pagar saúde, educação e segurança.

  • carolnl

    Desculpa, mas qualquer pessoa que faz concurso pra infraero sabe que pode vir a ser transferida de estado. Está no edital.

  • Feliciano

    Concordo. O que avançou foi a tecnologia… e os preços também. Será que se fossem serviços públicos estaria esse preço. Deixem privatizar os serviços de água e energia pra ver se pagaremos os preços de hoje…

  • Lucas

    Parabéns Maria pelo ótimo texto. É uma pena que as Miriam Leitão da vida ainda façam a cabeça de tantas pessoas pretensas a "super"-esclarecidas e donas da verdade, que, embasadas em informações ralas e tendenciosas, pré-julgam cruelmente tudo e todos que divergem da opinião pré-moldada que vem semanalmente na revista veja – "opinião" (sic) que eles adoram repetir como gralhas sem se importarem em averiguar a validade ou a (terceira)intenção da informação…

  • Fernanda Luna

    É, vejo que sabe mesmo.

    A Infraero é responsável pela administração dos aeroportos, não por suas malas. Escolha melhor sua companhia no próximo ano que viajar de avião.

  • Como citei é um direito garantido, só lamento porque nós usuários, seja qual for o sistema, é que ficamos no meio do fogo cruzado.

    Obrigada pela dica Rafael, vou ler sim.

  • Luiz Machado

    Prezados, vejo a discussão sobre privatizar ou não privatizar. Niguém ainda parou para pensar que as tarifas aeroportuárias, depois da privatização seguirão os preços praticados na Europa e EUA. Por exemplo.: No JFK para usar um carrinho de bagagem é US$ 5.00, em Copenhagen, deixar cada volume no "Malex" de lá custa o equivalente a R$ 25,00 (tive que deixar dois por uma hora e paguei R$ 50,00). O Governo já aprovou a cobrança de taxa de conexão de R$ 7,00, como para ajudar nas expansões dos aeroportos (só existe tal cobrança no Brasíl) e quem irá pagar a conta? O usuário do transporte aéreo. As taxas de embarque nacionas e internacionais foram congeladas por mais de uma década e ainda é a mais barata do mundo creio. Vamos ver se o Governo não vai liberar depois da concessão. A gente reclama dos serviços aeroportuários brasileiros. Será que os dos gringos são muito melhores? Quem viaja pelo menos para Argentina, Paraguai, tem teminais com banheiros e tetos destruídos. No JFK as pias quebradas, sem papel e sabão. No Panamá idem. As taxas de embarque serão cobrados possivelmente em guichês separados e fixados em euro ou dólar. O problema não está em privatizar ou estatizar, é a garantia de um mínimo de conforto pelo preço justo. Só o tempo dirá…Não vale o arrependimento!

  • Lucia

    A questão não é se funcionário publico trabalha ou não. Empregado ruim é ruim no setor publico ou no privado (a diferença é que no privado tem que disfarçar um pouco). A presidente não foi eleita pra vender e sim pra gerir os patrimônios públicos…sem contar que se a negociata der errado nós pagamos a conta. O governo é incompetente por culpa nossa que não cobramos nem fiscalizamos os nossos candidatos. Olha a telefônica!!?pode até ser fácil comprar um numero te telef. hoje, mas te arrancam dinheiro o resto da vida e o serviço é péssimo. Olha as estradas que são que mesmo sendo cuidadas por empresas privadas continuamos pagando IPVA.E a VASP, que foi devolvida falida e agora o estado vai socializar o prejuízo. Cadê o dinheiro dessas vendas??????Brasileiro tem que parar de se iludir, empresas privatizadas é igual a aumento imediato de taxas, temos é cobrar competência do governo.

    Já passamos uma boa parte do ano trabalhando pra pagar impostos e sustentar o governo, se vendem três dos aeroportos que dão mais lucro (e inclusive ajudam a sustenta o outros dos aeroportos) nós é que vamos pagar a conta galera.

  • Lucia

    Luis vc está enganado,os empregados da INFRAERO são regidos pela CLT,e o salário vem do lucro dos aeroportos.E o que está sendo defendido é o patrimônio publico…essa empresa é do Brasil e não da presidente.Só podemos vender o que é nosso…sem contar que o resultado disso,quando aparecer,nos é que vamos pagar a conta.Quando falamos em privatização temos muito mais exemplos ruins do que bons,e é sempre a população quem paga a conta.

  • Sayonara

    Me tirem uma duvida já se sabe todos os areportos que serao privatizados? outra duvida no caso eu sendo concursada da infraero se a privatização ocorrer aqui em no areporto de fortaleza eu perco meu emprego? mesmo sendo concursada? serei transferida ? por favor me ajudem estou boiando com essa historia. desde ja obrigada