Greve pode causar transtornos nos aeroportos na próxima sexta-feira!

Bruna Scirea 26 · abril · 2017

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Aeroviários dos principais aeroportos brasileiros podem paralisar suas atividades nesta sexta-feira, 28 de abril, em adesão à greve geral convocada pelas centrais sindicais contra a reforma trabalhista e a da previdência.

Muitos passageiros que vão aproveitar o feriado prolongado podem, portanto, enfrentar transtornos nos aeroportos, mesmo nos terminais onde os aeroviários não venham a aderir à greve, devido o efeito em cascata dos cancelamentos, que prejudica a programação de serviço das aeronaves. Serviços de check-in, embarque, desembarque e o setor de atendimento ao cliente poderão não funcionar normalmente.

O Melhores Destinos entrou em contato com as companhias aéreas brasileiras para saber o que os passageiros podem fazer diante desta situação. Confira as informações repassadas por cada empresa:

GOL

Clientes da GOL com voo marcado para 28 de abril que desejarem remarcar sua viagem (antecipar ou postergar), poderão fazê-lo sem custo pelos canais de atendimento online ou pelo número 0800 704 0465. Quem tiver passagem emitida pela Smiles deve entrar em contato com a central de atendimento Smiles: 0800 704 0465 (A GOL alterou o número de contato para este na manhã desta quinta-feira).

LATAM

Os passageiros com voos programados para o dia 28 de abril podem escolher entre uma das seguintes opções:

Mudanças de data/voo (mesma origem e destino)
Antecipar em 1 dia ou postergar a viagem para até 15 dias da data original sem cobrança de multas, sujeito a disponibilidade de cabine. Para além dos 15 dias, sujeito a diferença de tarifas, respeitando a validade do bilhete.

Mudanças de destino (nova origem/destino)
Alterar a origem/destino do voo sem a cobrança de multas, sujeita às diferenças tarifárias e respeitando a validade do bilhete.

Reembolso
Solicitar o reembolso do bilhete sem a cobrança de multas.

Azul

A Azul informa que, os Clientes que têm viagens marcadas e, de alguma forma, forem impactados pelos eventos desta sexta-feira, 28/04, poderão entrar em contato com a companhia pelos telefones 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 887 1118 (demais regiões) e verificar suas opções de viagem. A companhia ressalta que, até o momento, a programação de voos permanece inalterada.

Avianca

A Avianca Brasil recomenda que seus clientes agilizem o procedimento de check-in, por meio das seguintes modalidades: via internet, aplicativo para smartphones (iOS e Android) ou totem para autoatendimento – e que acompanhem a situação dos voos pelo link www.avianca.com.br/avianca-status-de-voo. A companhia informa que isentará a taxa de remarcação aos passageiros que desejarem alterar reservas confirmadas em voos desta sexta-feira (28); aqueles que optarem pelo cancelamento receberão o valor integral da passagem. Os procedimentos devem ser solicitados junto à Central de Vendas, pelos telefones 4004-4040 (São Paulo e principais capitais) ou 0300-789-8160 (demais localidades), ou nas lojas nos aeroportos.

Aerolíneas Argentinas

A Aerolíneas Argentinas informou a política de remacação para passageiros viajando dia 28, saindo do Brasil:

Mudança de data
Sem multa, sem diferença de tarifa, nem FEE de reemissão desde que as novas datas sejam entre 27 de Abril  e 10 de Maio de 2017.

Devoluções
Somente para passageiros viajando dia 28 de abril de 2017 com saídas do Brasil.

American Airlines

A companhia informa aos passageiros com viagem marcada para o dia 28 de abril as seguintes regras:

Para o voos cancelados haverá o reembolso. Bilhetes emitidos antes do dia 26 de abril de 2017,  com a data de viagem para o dia 28 de abril de 2017 poderão remarcar seu voo sem aplicação de multa para o período de viagem de 27 a 30 de abril de 2017. A mudança de origem/destino do voo acarretará na aplicação usual de multas. O bilhete deve ser remarcado até o dia 30 de abril de 2017. Para voos não cancelados não haverá retorno.

Air Canada

Para os passageiros que perderem o voo por motivo da greve, A Air Canada informou que não irá cobrar multa de remarcação desde que o embarque seja até 5 de maio. Se houver diferença de tarifa, a mesma deverá ser cobrada.

LUFTHANSA

Por conta da greve geral anunciada por diversas categorias e dos rumores de bloqueios e interdições de estradas para amanhã, 28/04/17, a Lufthansa pede que os passageiros com voos marcados para amanhã que se dirijam ao aeroporto com antecedência maior do que a usual.

A paralisação até o momento

Os profissionais ligados ao Sindicato Nacional dos Aeroviários, que representa a classe em quase todos os aeroportos (com exceção dos de São Paulo, do Recife, Porto Alegre e Manaus) decidiram aderir ao movimento nacional.

Aeroviários do aeroporto de Guarulhos e do Recife, ligados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), também confirmaram a paralisação – em Guarulhos, a greve deve começar a partir das 6h. Os de Porto Alegre vão se reunir na tarde desta quarta-feira para decidir sobre a adesão ao movimento.

Autor

Bruna Scirea - Editora
  • kleber silva

    vale lembrar que os pilotos vão definir amanhã se vão paralisar também no dia 28.

  • Hugo Leonardo

    Acho que poderia ser uma greve seletiva, só os congressistas que tinham que ser afetados, afinal, só eles podem dar o que os sindicatos querem. Isso de “fazer pressão” não funciona, eles têm o plano de aposentadoria deles, 100% trabalhando 8 anos só, alguns estados, só um dia, como lá em MT que um governador assumiu dia 31/dez e ganhou aposentadoria no dia 1/jan.

    • leandro jesus

      E pra para o Brasil três dias seguidos aí sim que tudo vai mudar da um baque no bolso deles . Já estamos ferrado mesmo não vai fazer nehuma diferencia.

  • Tarcísio Medeiros

    Boa sorte pra quem vai viajar. Se semana passada quando viajei já foi um caos, imagino agora com essa greve…

    • Deyvisson F. R. Almeida

      Eu vou, bicha. Torce por mim :'(

      • Tarcísio Medeiros

        Ixe, ainda mais saindo de Vitória que nem dá pra ir no próximo vôo? rs

  • Deyvisson F. R. Almeida

    Na duvida no que fazer sobre meu vôo, não sei se arrisco ou se adio. Se adiar e tudo ser impactado de qualquer forma por conta do dia anterior, nada vai mudar…

  • franclen rusvell barbosa de ca

    O mais absurdo é que tenho um vôo da avianca para o dia 28. Já liguei 3 vezes e falei com o pessoal do chato várias vezes e a posição da avianca é que todos os voos até esse momento estão confirmados. Tenho hotel e transfer já pago e a.posicao da avianca que deveria ser seguir a mesma decisão da gol e também, deixam.oa.clientes a ver navios.
    Total desrespeito.

    • Renata83

      Tive que comprar outra passagem para hoje por mais de 10x o valor que tinha pago pela do dia 28, além de hotel porque tenho voo na madrugada de sábado. Liguei varias vezes na noite de ontem para saber de remarcação e eles estavam cobrando normalmente é diziam que não podiam fazer nada e que só ia ter definição hoje à tarde! Detalhe: só existiam dois voos disponíveis saindo hj de Brasília e ambos pela manhã. Decepção!

  • Fabrício Moreira

    Eu tenho voo com a Gol no dia 28, fui tentar remarcar e me cobraram R$ 940,00, mais de 3x o que paguei pela passagem ida e volta. Vão deixar os clientes abandonados a própria sorte e a ANAC vai ignorar como sempre.

  • CLÁUDIA NAYARA KUHN DE CASTRO

    40 minutos na espera da latam e não fui atendida, tentando antecipar um vôo de sexta feira, para amanhã, o jeito será tentar a sorte…..

  • Mayra Cabrera Costa

    Liguei no 0800 da Gol, a atendente explicou que a Gol vai conceder a antecipação do voo para o dia 27 sem custo, mas disseram que só tinha 1 vaga e eu preciso de 2. Então vou ter que manter o voo dia 28, que continua confirmado

  • Leandro SSA

    Eu tinha vôo dia 28 às 14h com a Azul. Fiquei muito preocupado com a possibilidade das greves e dos transtornos no caminho até chegar ao aeroporto que antecipei para dia 27 à noite. A minha sorte eh que a Azul tinha feito uma alteração no horário do meu vôo e pude remarcar sem taxas, porém eles informaram que, se não fosse isso, eu teria que pagar multa sim pq todos os vôos do dia 28 estão confirmados.

    Parabéns para a Gol e para a TAM que estão flexibilizando para os passageiros!

  • Bárbara Linhares

    alguma noticia sobre a passaredo e o aeroporto de ribeirao preto??

  • Suellen Almeida

    Alguém tem alguma informação sobre a chegada de voos do exterior ao Galeão na sexta-feira? Não consigo encontrar informações sobre o assunto.

    • Ronaldinho Gaúcho

      Vai chegar normal, mas se tiver conexão pra outra cidade, aí ferrou!

  • CLÁUDIA NAYARA KUHN DE CASTRO

    Nossa Renata eu fiquei 56 minutos na espera e não fui atendida, vou tentar hj de novo.

  • Stéphanie

    Alguém sabe se vôos internacionais vão sofrer alterações?

  • Flavia Vitoriano

    Oi pessoal… acabei de alterar o meu voo na Azul do dia 28 para o dia 29 sem custo. Embora eles afirmaram que a Azul não participará da greve, eles alteraram tranquilamente. Obrigada!

  • Larissa Azevedo

    Tenho passagem saindo de Congonhas dia 28 as 6:50h, alguem tem novidades de lá?

  • Marília Dani

    a Azul poderia se posicionar em respeito aos clientes que possuem viagem marcadas para amanha.

  • Holly

    Falei pelo 4002-5700 com a Latam. Não encontrei disponibilidade para adiantar de 28 para 27 =(

    • Ludmilla

      eu também nao consegui.
      e tambem nao encontrei disponibilidade para sabado. Mas o voo amanha consta como confirmado.

      • Anderson Cunha

        Normal manterem confirmado o voo de amanhã porque quem decidirá adesão à greve não é a companhia aérea. Porém, acho que dificilmente haverá dia tranquilo nos aeroportos brasileiros. Prepare o humor. Ou para a falta dele.

        • Larissa Azevedo

          O meu das 6:50h acabou de ser cancelado, estao me jogando para o das 8:20h … isso tudo por congonhas… Acho q 8:20 a confusao pode estar maior… Agora nao sei bem o que fazer..

  • leandro jesus

    Nossa estarei indo para o Estado Unido amanhã o que eu faço mim der uma dica tenho prova lá, na faculdade. Não posso perder a minha prova.

  • Wilson Pereira

    UFAAAA…depois de 50 mins no fone com a LATAM, não consegui antecipar pra hj, q eu preferia, mas pelo menos sábado cedo, confirmado. Boa sorte a quem tem voo pra amnhã. Mas eu não contaria com ela, acho melhor precaver e alterar…abçs

  • Alana Passos

    Socorro!!! Eu tenho vôo dia 28 saindo de Guarulhos pela Turkish. Alguém tem alguma informação?

  • Michael Cerqueira

    Remarquei meu voo na Azul sem maiores problemas e com bastante agilidade. Ponto positivo 🙂

  • Jose Geraldo De Miranda

    O povo brasileiro precisa ser mais unido, fazer greve de 1 dia só é pouco, devia estender até no sábado, pois queria ver como fariam aquelas corjas de safados, ladrões, corruptos, marginalizados, mentirosos, etc., dos dePUTAdos e seNADORes com suas viagens às suas bases pagas por nós.

  • LuRodamilans

    congonhas operando normalmente