Governo autoriza o retorno de voos comerciais de maior porte no Aeroporto da Pampulha!

Leonardo Cassol 25 · outubro · 2017

O Governo Federal revogou hoje uma portaria que limitava a operação de voos comerciais no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Na prática, a medida publicada no Diário Oficial de hoje (Portaria 911 do Ministério dos Transportes) vai permitir que o terminal volte a receber voos comerciais de maior porte, em aeronaves da Embraer, Airbus e Boeing, operadas pelas principais companhias aéreas nacionais.

A Azul aproveitou, então, para solicitar novos voos para cidades já operadas a partir do Aeroporto de Confins, e também para novos destinos, como Ribeirão Preto, Vitória e Goiânia. Os novos voos ainda dependem de aprovação dos órgãos reguladores, e tem previsão de início em janeiro de 2018.

Voos diários (Azul – Pampulha)

Voo Origem Saída Destino Chegada
AD 2486 Pampulha 10h00 Vitória 11h00
AD 2655 Pampulha 10h30 Ribeirão Preto 11h30
AD 2526 Pampulha 10h55 Goiânia 12h05
AD 2547 Vitória 13h00 Pampulha 14h00
AD 2552 Ribeirão Preto 13h00 Pampulha 14h00
AD 2551 Goiânia 13h30 Pampulha 14h10
AD 2559 Pampulha 14h40 Goiânia 15h50
AD 2555 Pampulha 16h00 Vitória 17h00
AD 2574 Pampulha 16h00 Ribeirão Preto 17h00
AD 2619 Goiânia 18h00 Pampulha 19h10
AD 2624 Ribeirão Preto 18h00 Pampulha 19h00
AD 2646 Vitória 18h00 Pampulha 19h00

Voos de segunda à sábado  (Azul – Pampulha)

AD 2689 Pampulha 06h45 Goiânia 07h55
AD 2443 Pampulha 07h00 Vitória 08h00
AD 2444 Pampulha 07h30 Ribeirão Preto 08H30
AD 2457 Vitória 08h30 Pampulha 09h30
AD 2470 Goiânia 08h45 Pampulha 09h55
AD 2688 Ribeirão Preto 09h00 Pampulha 10h00
AD 2552 Ribeirão Preto 13h00 Pampulha 14h00
AD 2551 Goiânia 13h30 Pampulha 14h10

Voos de segunda à sexta e domingos  (Azul – Pampulha)

AD 2669 Pampulha 19h30 Vitória 20h30
AD 2694 Pampulha 19h40 Goiânia 20h50
AD 2708 Pampulha 19h30 Ribeirão Preto 20h30
AD 2714 Vitória 21h00 Pampulha 22h00
AD 2715 Goiânia 21h10 Pampulha 22h20
AD 2727 Ribeirão Preto 21h00 Pampulha 22h00

Ainda tem muita água pra rolar… Certamente a Concessionária BH Airport, que opera o Aeroporto de Confins, vai reagir e pedir algum tipo de compensação, já que a medida impacta diretamente sua operação. Para os passageiros, pode ser uma opção mais acessível, apesar das limitações físicas e técnicas do Aeroporto da Pampulha, considerando que Confins fica distante da cidade.

E os mineiros, o que acharam da novidade? Comente e participe!

Com informações do Portal G1 e do Aeroin.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Rhander Dornelles

    Adorei! Essa medida vai beneficiar os passageiros, o aeroporto da Pampulha foi construído em lugar estratégico, que comece a ter mais opções de cidades! Adorei.

    • Flávio Silva

      Excelente notícia mesmo!

  • João Paulo Ribeiro

    Agora que não acaba nunca o barulho na minha casa (relativamente perto do aeroporto)

    • paluzoid

      o aeroporto chegou lá antes de vc, lamento muito

  • Maurício Martins

    Na minha opinião, o problema não é a distância entre o centro de BH e o aeroporto de Confins, mas o acesso….

  • Justifica esse tanto de voo entre VIX e Pampulha ou vão tirar os para CNF?

    • Wellington Sousa

      Já reduziram os voos CNF>VIX.

  • João Paulo Lopes Muniz

    BH não tem demanda para dois aeroportos.

    • Talvez uma estratégia de alocar voos em horário de pico em Pampulha e outros horários em Confins

  • Wellington Sousa

    Muito bem vinda essa notícia. BH tem sim porte e demanda pra dois aeroportos e Pampulha tem uma localização perfeita. Precisa melhorar a estrutura sim, mas isso virá com o aumento da demanda.

  • mariostefa

    Uai sô, mineiro gosta é de trem

    • Augusto Feyh

      Mas esse é um trem que voa!

  • Alessandro

    Logico que precisa. Pampulha é central em localização ideal, nao aquele aeroporto de confins que custa 150 reais o taxi e vc demora mais tempo para ir pra ele do que voando.

    toda grande cidade possui aeroporto central, londres, NY, SP, RJ BH tem um e ta jogado as moscas.

    Mas concordo plenamente com seu ponto de vista, o terminal é pequeno a sala de embarque ridicula e esta alagando é preciso obra antes de deixar o movimento crescer novamente.

  • Bruno Caporalini

    BH realmente não tem demanda para dois aeroportos. Com isso vão enfraquecer CNF (como possível HUB, pra concorrer com BSB) e ter um aeroporto fraco para a cidade, algo parecido com GYN.
    CNF foi um erro na construção, mas agora está lá e não é viável mudar. Então tem que melhorar o acesso. Colocar ônibus expresso com frequência e preço adequado, futuramente um trem…

    • Eduardo

      Exatamente, não dá pra comparar BH com Rio ou SP. BH tá no patamar de Curitiba, Porto Alegre, Goiânia.

  • Frederico Leite

    Isso vai fomentar os negócios na nossa cidade, principalmente com pontes aéreas pra RIO e SAO… se colocar uns 2 voos diários pra CGH e SDU já atende beeeemmmm… n impacta confins e ajuda executivos a chegar no ambiente de negócios uma hora mais cedo. Quem sai daqui pode acordar uma hora mais tarde…

    • Flávio Silva

      Concordo contigo Frederico!!!!
      BH merece um aeroporto mais estratégico!
      Afinal MG é um estado gigantesco e precisa atender vôos regionais partindo da PLU!

  • Jair Batista

    Dá pra colocar um voo entre PLU -> CNF, hehe.

    • Flávio Silva

      HEHEHEHEH!!!!

  • andre dias

    Lembrando, a GOL tbm solicitou voos de bauru a pampulha, ribeirao preto

  • andre dias

    A GOL TAMBÉM SOLICITOU NOVOS VOOS DE BAURU A PAMPULHA, RIBEIRAO PRETO.

  • FSilva

    Quanto mais opcao, melhor. Essa briga é do prefeito Kalil. Parabens pra ele.

  • Bruno Souza

    Ótima Notícia, faz tempo que BH precisa de um aeroporto central. Confins é simplesmente inviável

  • Flávio Silva

    Que melhorias sejam feitas!
    BH merece um aeroporto mais estratégico que Confins!
    Ademais há demanda! Não é a toa que a AZUL já solicitou novos vôos!

  • Castilho

    Muito bom, o aeroporto de confins é muito distante, existe apenas uma linha de onibus(conexão aeroporto) que não é tão barato, fazendo com que na maioria dos casos pegue taxi ou uber, o trajeto geralmente fica mais de 100 reais partindo da maioria dos bairros e vice versa, muita das vezes sai mais caro ir pra confins do que o valor do avião(Para estados vizinhos), fora o tempo de viagem que do centro de BH até o aeroporto demora mais do que o tempo de voo para outros estados aqui do sudeste.
    Se vingar mesmo vai ser ótimo.

  • Rene

    Acho engraçado, agente só pensa no próprio umbigo e de forma imediata, não tem almoço grátis, com certeza será ruim para ter um Hub de importância nacional e pode ser que subam as taxas de embarque..vamos ver

  • Paulo Brito

    Saudades do aeroporto da Pampulha. Parabéns.

  • Pedro

    Péssima notícia. O Aeroporto da Pampulha não tem condições de receber avião do porte do A319, A320, ou 737.
    Destina-se, apenas e tão-somente, a voos regionais.
    A medida é fruto da irresponsabilidade reinante no setor aéreo.

    • R.F.

      Antes da transferência dos voos da Pampulha para Confins, em 2005, Pampulha recebia voos com os Airbus A319 e A320 da Tam, Boeing 737-700 da Gol, e os 737-300/200 da Varig e Vasp.

  • Ricardo

    Paris não tem um aeroporto tão central, Orly fica fora da cidade, apesar de ser mais próximo que o CDG.

  • Sharon Garrido Viscariello

    Excelente noticia! Fica mais em conta por ser mais perto da cidade e tambem os preços serao melhores! Tem noçao de quando começam as atividades?

  • Marcelo Fajardo

    Excelente comentário!!!

  • Gustavo Gomes de Oliveira

    Notícia fantástica! Seria melhor ainda se as empresas operassem voos para CGH e SDU!!

  • Gustavo Gomes de Oliveira

    Perfeita as suas ponderações!!

    • Jandira Clara

      Só que o trem sai do aeroporto e Confins vc ou paga R$120,00 para taxi comum ou R$86.00 para os Ubers e Cabifys, não é parâmetro.

  • Catarina De Lacerda Bretas

    Adorei! Tomara que os voos aconteçam mesmo e que as passagens fiquem com preços mais competitivos.

  • Tatiana Santos

    Concordo em partes. Verdade que quando chove aquilo ali vira um horror, alaga e tal. Falta estrutura, sim. Mas para quem mora no interior, como no meu caso, Itabira, ir para Confins é uma hora a mais na viagem, o que a torna bem cansativa. Quando vou de táxi de BH a Confins, quase tenho que vender os rins e lá se vão R$150, R$200 facinho. Poderiam sim, reformar e dar uma estrutura melhor ao aeroporto da Pampulha, para proporcionar conforto aos usuários e receber aeronaves de grande porte.

  • Jandira Clara

    Achei ótimo, pois os passageiros precisam de uma segunda opção, visto que o Confins é o fim do mundo, quase uma hora para chegar em BH, realmente não sei de quem foi a idéia, ou melhor do Aécio, tudo ali é dele, bem quanto ao fato será maravilhoso,poder chegar mais rápido a Cidade.

  • Igor

    “a vizinhaça vai sofrer”? Ué, mas o aeroporto não tava lá?

  • jorge moraes

    BH airport vai pedir algum tipo de compensação?? Vai esperando. A Anac também liberou Congonhas a operar voos diretos para todo o Brasil ( antes só Guarulhos operava tais voos) e a GRU airport ficou a ver navios.

  • RAFA ALVES OLIVEIRA

    Moro em Belo Horizonte, sou a favor de vôos da Pampulha para Santos Dumont, Congonhas, interior de MG (Uberlândia e Montes Claros), Vitória e no máximo Brasília. O resto fica em Confins. O que acontece hoje é que se alguém for pro Rio de carro chega antes do que se for de avião. Não precisa ser 8 ou 80, define alguns poucos vôos curtos interestaduais e estaduais pro corporativo. Deixa o movimento massificado(inter, lazer e longa distância) em Confins.

  • Depois os políticos fazem bravatas com a iniciativa privada. Toda hora mudam-se as regras no País.

    Em relação a BH, é uma cidade que possuem a classe do executivo como uma das mais incompetentes do País.

    Nem uma rodoviária conseguem entregar, quanto mais a operacionalização de um aeroporto.

    É mais uma politicagem para a galera.

    Concluir rodoviária ou melhorar o acesso a confins para os usuários nada né. Mais fácil a canetada mesmo.