Governo planeja simplificar e agilizar emissão de passaporte com integração da base de dados!

Leonardo Cassol 26 · junho · 2017

O Governo planeja simplificar e agilizar a emissão de passaportes em todo o país, através da integração da base de dados da administração pública federal.

A integração deve ser finalizada até dezembro desse ano, pelo menos é o que promete o programa Brasil Eficiente. No entanto, não foi divulgada nenhuma meta sobre em quanto tempo o passaporte deve ser entregue com essa integração.

Será que isso vai mesmo funcionar? E o custo para emissão do passaporte vai diminuir, ou vamos apenas recebê-lo mais rápido?

Novo passaporte comum eletrônico brasileiro. O documento passou a ser emitido desde a última segunda -feira (6) pela Polícia Federal e Casa da Moeda, e terá prazo de validade de 10 anos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Tirar seu passaporte é o primeiro passo para sua viagem internacional aos Estados Unidos, Europa, Ásia e qualquer outro país fora da América do Sul. Obter o documento é simples. O documento é emitido pela Polícia Federal e você terá que comparecer a um de seus postos duas vezes: uma para tirar as digitais e fazer a foto e outra apenas para retirar o passaporte pronto. Veja nosso passo a passo sobre como tirar o passaporte brasileiro.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Luiz Pereira

    “Obter o documento é simples”? Para quem? Isso é bem relativo! O agendamento na PF demora semanas dependendo da cidade, a emissão requer vários dias e são necessárias duas idas à Polícia Federal (uma para entregar os documentos e a outra para retirar o passaporte). Não vejo simplicidade alguma nesse processo! A lista de documentos que deve ser apresentada também é longa. Tenho cidadania alemã e sei que a emissão do passaporte alemão é feita na mesma hora, bastando uma única visita à prefeitura local, levando apenas o documento de identidade.

    • Carlos Neto

      Mais um gol da alemanha. Quem sabe as coisas nao ficam menos piores por aqui com a indentificacai unica… ter q levar documento de tre e.militar é dose…

      • Luiz Pereira

        Vamos ver quando a identificação única estará finalmente disponível. Quando eu tirei meu primeiro RG (há 18 anos atrás) já se falava nisso, e até hoje não existe um prazo para que esteja implantado.

        • Pois é Luiz! Quem viver, verá! hehehe

        • Lucas Ribeiro

          Eu preferia quando todo mundo chamava de CU (cadastro único), muito mais “poético”.

    • J.

      Eu acho bem simples. Depois de pagar e agendar, fica pronto em uma semana. Escolho sempre cidades com agendamentos mais rápidos.

      • Luiz Pereira

        “Simples” só para quem já está acostumado com tanta burocracia. Quem mora em cidades menores, por exemplo, precisa viajar duas vezes até uma delegacia da PF (dependendo do estado, a viagem custa bem mais que o passaporte e requer dois dias de ausência no trabalho). Só o fato de você ter que escolher uma cidade em função do prazo já indica que alguma coisa está errada!

    • Marcio Correa

      Acho que um dos entraves aqui no Brasil é o “monopólio” para se obter documentos. RG só na Policia Civil, Passaporte só na Policia Federal. Em Portugal, é só ir a qualquer Conservatória, algo como os Cartórios aqui no Brasil, levando somente o documento de identidade e passaporte vencido, caso seja renovação, e solicitar o Passaporte.

      • Luiz Pereira

        O entrave é estarmos afogados em tanta burocracia. A maioria das pessoas, por desconhecimento de como as coisas funcionam em outros lugares, nem imagina que possam ser mais simples e rápidas.

        • Ronaldinho Gaúcho

          Depende amigo, alguns colegas da empresa trabalham no continente africano e lá as coisas são bem mais difíceis…

          • Marcos

            Ouvi dizer que em Moçambique tem o tal do “refresco”. Vi alguns posts seu sobre África, Ronaldinho, é assim mesmo?

          • Ronaldinho Gaúcho

            Oi Marcos, sim esse ano fui para Moçambique/Africa do Sul no carnaval com aquela promo que o MD anunciou da TAAG e te digo, países maravilhosos voltaria com certeza. Mas em Moçambique principalmente… TUDO que envolve polícia/alfandega/poder público e etc sim tem “refresco” ainda mais sendo turista… É como o Brasil dos anos 80/90… Eles não tem limites hahahaa… Hoje no Brasil com câmeras e celulares por todo lado, os propineiros são mais comedidos… Lá os celulares ainda são os do jogo da cobrinha… Hehehe

  • J.

    O meu irá vencer ano que vêm. Os novos passaportes estão com o símbolo do brasão da República de volta ou o novo esse novo layout horroroso ainda?

    • Guilherme Appolinario

      Provavelmente vai continuar essa capa… Acho que o mais terrível é a tipografia que eles escolheram. E o engraçado é que dentro até que as coisas são bem resolvidas.

      • J.

        Eu tinha lido que o Serra tinha determinado a volta do brasão da República. Pensei que tinham obedecido a determinação. É horrível o layout deste passaporte.

    • Luiz Pereira

      Layout horroroso. E em menos de um ano estão com os apliques dourados apagando.

  • Arnaldo Cunha Pereira

    Vamos fazer uma campanha para que o passaporte seja enviado para o endereço do solicitante quando estiver pronto.
    Ninguém merece ir na pf 2 vezes.

    • Sergio Loureiro

      Sim… o ideal é oferecer a opção de enviar pelos correios…

  • Sergio Loureiro

    Aqui no Rio de Janeiro o processo é muito rápido e simples:
    Entra no site, digita os dados, paga o boleto e no dia seguinte já libera para agendar a primeira visita para tirar as fotos e mostrar os documentos originais.
    Nos últimos meses tem tido dia para agendar no dia seguinte..ou no máximo dois dias depois.
    O atendimento é ótimo…
    Mas, concordo que todo este processo poderia ser realmente simplificado e descentralizado, mas nunca para cartórios tirarem.
    Deveria ser igual aos procedimentos e locais onde se tiram identidade.
    O valor é justo: R$ 257,25 para um passaporte que dura 10 anos.
    O passaporte português, por exemplo, custo, aqui no Consulado do Rio, uns R$ 480,00 e só dura 5 anos.
    Já o atual lay-out é simplesmente horrível, muito feito. O anterior era muito mais bonito. A capa, muito vagabundo o material.
    Mais uma coisa errada do governo anterior.

    • Lis Fontes

      Se eu soubesse tinha ido ao Rio de Janeiro. Aqui em em Curitiba só tem datas para daqui 2 meses pra mais.

      • Mila R

        Lis, você já tentou agendar (para a próxima data disponível) e depois tentar reagendar dali umas 2h? Digo porque em SP é assim também – datas longas, mas se vc agendar para longe e depois de algumas horas tentar reagendar, aparecem datas para a próxima semana geralmente…

        • Lis Fontes

          Já, eu consegui mudar pra 2 semanas mais cedo, mesmo assim só consegui pra 1 mês e meio depois. E agora já fiz aqueles 2 reagendamentos permitidos. =/

  • Sergio Loureiro

    Dois meses realmente é surreal.
    Mas, deve ser porque a Polícia Federal em Curitiba está focada na operação Lava Jato… e até onde se fala na mídia, andaram reduzindo o orçamento e recursos do órgão…

  • r.

    Gostaria de uma informação relacionada ao assunto: é verdade que uma pessoa que tem dupla nacionalidade, se vier para o Brasil a passeio com o passaporte do outro país , também precisa apresentar o passaporte brasileiro para entrar no país?Pergunto isso por que o passaporte brasileiro do meu filho está vencido e ele virá para cá no final do ano, quando pretende regularizar seu título de eleitor ( não vota há 4 eleições ) e tirar um novo passaporte brasileiro. Me falaram que ele não poderá entrar no país com o passaporte vencido, mas se ele entrar como não brasileiro ele terá algum problema?