Governo aumenta IOF para saques e gastos à vista no exterior

Denis Carvalho 27/12/2013 às 19:31h 707

2013 está terminando, mas ainda há tempo para o Governo Federal oferecer um belíssimo presente de ano novo aos brasileiros. A partir de agora, os viajantes que sacarem com os cartões de débito ou crédito no exterior ou pagarem contas na função débito, pagarão 6,38% de IOF! Isso mesmo: tanto os saques de moeda estrangeira quanto as compras no débito em conta corrente terão a mesma alíquota – altíssima – das operações com cartão de crédito. Além disso, a recarga de cartões pré-pago como Visa Travel Money, Mastercard Travel Card e American Express Global Travel também serão taxadas em 6,38%.

A única possibilidade de escapar dos 6,38% é saindo do Brasil com o dinheiro em espécie. Lá fora você pode até comprar um cartão pré-pago e colocar o dinheiro nele, mas sempre que recarregar seu cartão pré-pago o Brasil, será taxado em 6,38%.

A nova norma será publicada ainda hoje (27), em edição extraordinária do Diário Oficial da União, por meio do decreto 8.175 da presidente Dilma Rousseff que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nessas operações.

Também serão afetadas as compras de cheque de viagem (traveller checks) e o carregamento de cartões pré-pagos. Em nota, o Ministério da Fazenda informou que a medida pretende igualar a tributação dessas transações com as compras no cartão de crédito internacional, que paga a mesma alíquota desde março de 2011.

Em resumo, passam a ter a cobrança de 6,38% de IOF:

- Saques e pagamentos com cartões de crédito
- Saques de conta corrente feitos no exterior
- Pagamentos com cartões bancários na função débito em conta corrente
- Carregamento de moeda em cartões pré-pagos (VTM, Cash Passport, etc)
- Compra de cheques de viagem (traveller checks)

“Com a medida, evita-se que um meio de pagamento seja preterido por outros em decorrência de sua estrutura de tributação”, destacou a Fazenda. De acordo com o comunicado, o governo vai arrecadar R$ 552 milhões a mais por ano com a elevação do IOF. As compras de moeda estrangeira em espécie feitas no mercado de câmbio brasileiro continuarão a pagar 0,38% de IOF – pelo menos por enquanto.

Se o objetivo era igualar a tributação, não seria mais lógico reduzir a alíquota das compras no cartão de crédito para 0.38%? Afinal, a justificativa para aumentar o imposto em 2011 foi a baixa do dólar na época e hoje a moeda americana beira os R$ 2,40!

Mas talvez seja mesmo necessário, já que a carga tributária brasileira é tão enxuta e o governo, coitado, faz tanto pelos brasileiros com tão pouco. Nada mais justo que oferecer mais meio bilhão de reais para quem cuida tão bem da saúde, educação, transportes e demais setores essenciais do nosso país. É isso, resta agradecer ao governo pelo belo presente de ano novo!

Com informações da Agência Brasil e dica dos leitores Mauro Vasquez, Renata Océa e Thiago Gonzalez

Atualizado em 28/12/2013 após a publicação do DOU.

  • daniel

    Quem tem dólar em cartão VTM comprado antes da medida, sera afetado?

    • Bruno

      Daniel, a medida não é sobre a compra de dinheiro e abastecimento do seu cartão pré-pago.
      É pelas compras que você fizer lá fora usando esse cartão, não importa a data, a partir de amanhã.
      Eu, por exemplo, farei uma viagem em março para a Europa e carreguei um cartão com Euros, em uma época em que ele estava um pouco baixo.
      Só que me dei mal!
      Pretendia pagar a estadia do hotel em que ficarei com esse cartão, além de despesas menores, como alimentação.
      Só que me "ferrei", para não dizer outra palavra que começa com a letra F…

      Agora, tenho que repensar todo o meu planejamento financeiro.

      • https://www.facebook.com/romulo325ia Rômulo Silva

        provavelmente só vão cobrar na recarga, a reportagem explicou mal mesmo

      • Andriele

        O IOF incidirá na utilização do VTM?

        • https://plus.google.com/105304332275723822225 Leonardo Marques

          Sim, a partir de meia noite quem recarregar o VTM irá pagar IOF.

          • https://www.facebook.com/marcioantonio.estrela Marcio Antonio Estrela

            Errado. O pagamento de IOF em VTM não é no uso (gasto com cartão) e sim no carregamento (colocar dinheiro no cartão).

        • https://www.facebook.com/marcioantonio.estrela Marcio Antonio Estrela

          Não. Só no carregamento do cartão.

        • marco

          O IOF incide sobre a aquisição (carga/recarga/saque/débito) de moeda por meio de cartões, portanto, não incide IOF por ocasião da utilização de cartão previamente carregado com moeda estrangeira, pois o fato gerador do tributo já ocorreu.

      • Monique

        Bruno, o iof já foi pago quando vc carregou seu cartão pré-pago veja o recibo

      • wilson

        Bruno
        Os cartões pré-pagos já emitidos não serão afetados, fique susse, pois a tributação é feita na recarga do cartão (pré-pago), diferente do cartão de crédito, no qual a tributação do IOF, é feita após, e sobre a compra realizada no Exterior. Neste caso (cartão de crédito), a tributação é feita na fatura do cartão. No pré-pago não tem como. Podei viajar tranquilo, vc fez um bom negócio.

      • Marcio

        Desculpa, mas não tem nada a ver o que você falou. Quem adquiriu o VTM antes da nova alíquota, não vai sofrer alteração da alíquota de IOF. A alíquota de IOF é cobrada no ato da contratação do VTM ou de sua recarga e não no ato da compra feita pelo VTM. Então quem já adquiriu o VTM se livrou do IOF de 6,38% e para que vai aderir ao cartão ou fazer recarga, vai pagar os 6,38%.

      • https://www.facebook.com/marcioantonio.estrela Marcio Antonio Estrela

        Não Bruno, a cobrança no VTM é no carregamento.

    • JudsonVR

      Não será afetado, a medida só passará a valer para as transações ocorridas após a publicação no DOU

      • Luisa Aparicio

        Está medida inicia quando? Estou na colombia até final de janeiro

        • wilson

          JÁ INICIOU Á PARTIR DA MEIA NOITE DE HOJE(SABADO-28). Incidirá em cartões de debito, e pré-pagos, se fizer nova recarga,Visto que no pré-pago o IOF é descontado no ato da arecarga.

          • almerindo

            É “flórida” mesmo…

    • Daniele

      Não será afetado!! O imposto de pré-pagos não é cobrado no momento do pagamento de uma compra e sim quando voce compra a moeda estrangeira. Veja no comprovante de compra que o imposto de 0,38% já foi cobrado. Agora, o que vc tem no cartão são Euros que não estão mais sujeitos à tributação! Mas se vc fizer uma recarga lá, ou seja, uma nova compra de Euros, aí sim pagará os 6,38%

    • https://www.facebook.com/danielgues Daniel Marques Domingues

      Daniel, posso estar equivocado, mas creio que só sobrou o VTM carregado no Brasil, que continua com alíquota de 0,38% tributado no momento da operação de câmbio.

      O que o Governo PTralha fez foi evitar que o brasileiro deixe para fazer todas as operações de câmbio no exterior (pagar contas e sacar nos bancos conveniados no exterior com o cartão de débito).
      O pagamento de contas e saques com o VTM no exterior nunca foi alvo de tributação, salvo fazer carregamento de crédito estando o turista em viagem no exterior.
      Quem leu a Nota do Ministério da Fazenda me corrija se estiver equivocado.
      Grande abraço!

      • presuntinho

        vai aumentar inclusive o carregamento de VTM feito aqui no Brasil…Só a compra de moeda em espécie é que se salvou, mas POR ENQUANTO…. Tá difícil esse país

        • https://www.facebook.com/marcioantonio.estrela Marcio Antonio Estrela

          ERRADO.

          O texto no DOU é claro: no momento da operação de câmbio (= compra de moeda estrangeira = no carregamento)

          "XXVI – nas liquidações de operações de câmbio liquidadas a partir de 28 de dezembro de 2013 para aquisição de moeda estrangeira em cheques de viagens e para carregamento de cartão internacional pré-pago, destinadas a atender gastos pessoais em viagens internacionais: seis inteiros e trinta e oito centésimos por cento.
          ……………………………………………………."

      • Andriele

        "(…) , as compras de cheques de viagem e o CARREGAMENTO DE CARTÕES PRÉ-PAGOS com moeda estrangeira, terão, a partir de AMANHÃ (28/12), alíquota de IOF elevada de
        0,38% para 6,38%."
        Até a recarga do VTM vai sofrer!!
        Acho que agora vai compensar mais comprar em espécie mesmo.

      • Grace

        Olá Daniel Marques, a tributação passou a ser (desde meia noite do dia 28/12) 6,38%, para recargas no VTM, independente de onde for recarregar, ou seja, se vc já tem um cartão VTM e quer fazer uma reserva ao poucos mensalmente fazendo recargas para no momento de sua viagem está com um bom montante, vc já pagará 6,38% ou estando em viagem vc necessitar fazer uma recarga também, logo não temos para onde correr!!! Só ''ainda''está isento comprar de moedas em espécies, por enquanto… pois desta ''Presidenta" desse Srº Margarina não podemos esperar mais nada!!!

        um abraço,
        espero ter ajudado

    • Eduardo

      DICA:

      Acabei de fazer recarga do American Express Global Travel pelo internet banking do Itau com aliquota de 0,38% de IOF.

      • Gláucia

        Também corri e recarreguei meu Visa Travel Money agora a noite! Ufa!

      • Roberto

        Nem se iluda, o banco irá efetuar o débito dos 6% adicionais, o que ocorreu apenas foi que você pegou o sistema desatualizado, mas a correção da transação bancária virá.
        Brasileiro sempre querendo dar uma de esperto kkkkkkk

    • AMC

      Nao.So sera tributado na hora em vc. for carregar novamente.

    • https://www.facebook.com/marcioantonio.estrela Marcio Antonio Estrela

      Não. Só cobra no CARREGAMENTO (= hora de colocar dinheiro no cartão).

    • Claudicir

      Não cheguei a ler o decreto que altera as alíquotas, mas, lendo a nota do Ministério da Fazenda (http://www.fazenda.gov.br/clientes/portalmf/portalmf/area-destaques/nota-a-imprensa-27.12.13/at_download/arquivo), em conjunto com o artigo 11 do Decreto nº 6.306/2007, entendi que a partir de hoje, 28/12/2013, todo e qualquer carrega emento cartão pré-pago com moeda estrangeira estará sujeito ao IOF de 6,38%, independente do local do carregamento. Corrijam se estiver errado.
      Para os carregamentos de cartões pré-pagos efetuados até ontem, 27/12/2013, já houve a cobrança de IOF na alíquota de 0,38% no momento da transação.

    • Bruno

      Nao, A cobranca do Iof sera somente no momento da compra do dolar.

    • Roberto

      O IOF é cobrado para os cartões VTM apenas no momento da carga, ou seja, saldos do cartão VTM não serão novamente tributados no momento da utilização, mas se você fizer nova carga nele, essa nova carga será tributada em 6,38% no momento da carga.
      Ou seja, o valor expresso em moeda estrangeira no seu cartão VTM é o total que você dispõe para uso como débito ou saque deste cartão no exterior (fora as taxas de uso do caixa eletrônico ATM no exterior, que são variáveis).

  • https://www.facebook.com/rafaaelima Rafael Lima

    De que adianta aumentar o salário mínimo e aumentar os impostos??

    "Brasil, um país de TOLOS"

    • Luiz Niquet

      Pq quem viaja ao exterior não é a mesma pessoa que ganha salário mínimo. E o governo está focado naqueles que ganham o mínimo ou próximo dele e não naqueles que viajam ao exterior

      • Tiago Ornellas

        Muito pelo contrário, o governo tem que dar condições a todos, pois a medida afeta aquelas pessoas que economizam o ano todo ou até mais tempo para poder fazer uma viagem, por perto mesmo (Argentina, Chile, Uruguai) e tem que pagar esse absurdo de imposto. Não sou contra pagar imposto, se o meu dinheiro fosse usado da maneira adequada e não fosse parar em bolsos alheios, e tem mais se o Governo investisse todo imposto que arrecada em prol da população muito mais pessoas poderiam ter a chance de viajar mais e conhecer outras culturas.

      • Ronaldo

        É, realmente, o governo não está preocupados em quem viaja ao exterior, em quem paga seus impostos, mas apenas naqueles que vendem seu voto por uma bolsa-família. Sempre votei no PT, mas agora chega.

        • http://twitter.com/Foralula @Foralula

          " Sempre votei no PT, mas agora chega." parabéns, vc é um dos culpados pela m*rda que se encontra esse país.

      • Fernanda

        Desculpa, mas o governo está focado é nele mesmo. Está se lixando para quem pode ou não viajar para o exterior. A única coisa que lhe interessa é aumentar a arrecadação… Dá-lhe arrocho!

      • https://www.facebook.com/gabrielle.tenorio.1 Gabrielle Tenório

        O governo está focando nele mesmo! Com esses impostos de primeiro mundo e serviços de terceiro. É um golpe duplo, ele ganha se você comprar no exterior (mesmo tendo o dinheiro inteiro!) e ganha mais ainda se você desistir e comprar no país.

      • https://www.facebook.com/souza.nelsonde Nelson Souza

        Se o governo pensa só em quem ganha salário mínimo, não reajustaria a tabela de imposto de renda em 4,5%.

        • Ademir

          Desculpe, a tabela foi reajustada abaixo da inflação pelo 18. ano seguido. Isso mesmo, 18 anos com aumento e carga do IR apenas fazendo isso. O assalariado e prejudicado de forma sistemática. O governo precisa gastar menos e para de aumentar impostos de forma inclemente.

    • Dilma 2014

      Quem viaja não é quem ganha salário mínimo, Rafael! Por UM momento na vida, deixemos de ser egoístas!Quem ganha salário mínimo, pode mal, comer! Quem pode mais paga mais! Muito justo!

      • paula

        rs vc se esquece q tem gnt que divide parcelas em quase dois anos pra pagar uma viagem internacional … vc acha mesmo q quem vc citou sao pessoas que ganham UM salario minimo, que pais vc vive :D quem ve pensa q quem mora na favela ganha um salario minimo a maioria ganha menos q a metade, acorda!

      • sheila

        Ah ta bom.. e cadê as melhorias ? E o retorno do imposto pago? Por UM momento na vida, deixemos de ser injustos e vamos deixar de ter tanta corrupção então e fazer melhorias pelo país que investe em estádios e naão cuida da saúde, moradia..etc…Acho certo pagar impostos , desde que aja um retorno!

      • Ademir

        Não sou egoísta…ajudo a minha família, pago o plano de saude de minha mãe já que o SUS é uma porcaria e ainda ajudo instituições.Chega dessa conversa de 'AJUDAR O PRÓXIMO VIA GOVERNO'. o GOVERNO AJUDA A SI PRÓPRIO. Vc está alienado ou tem interesse na situação. Pagamos impostos como suiços e nem temos ônibus na rua. Chega dessa conversa que justifica a empulhação.

    • https://www.facebook.com/marcioantonio.estrela Marcio Antonio Estrela

      Quem ganha salário mínimo não viaja para o exterior…

      • mariostefa

        Marcio ex Real ?

    • michele

      Vou comprar meu nariz de palhaço pra sair na rua.
      Meu Deus, tenho vergonha de ser brasileira e muito triste por não poder sair desta bostaaaa de país DEFINITIVAMENTE!

    • SERGIO

      Mais uma dos PTralhas!!!!!

  • Joao

    Todo dia é uma nova. Depois do reajuste ridículo das alíquotas do IRPF agora vem essa.

    Está ficando bem difícil morar nesse país.

    • https://www.facebook.com/gabrielle.tenorio.1 Gabrielle Tenório

      E de morar fora também João! Eu vou embora daqui a 3 semanas mas infelizmente meu dinheiro ainda está aqui, ou seja, 6,4% pro governo em cima de todas as minhas compras. Inacreditável!

    • Jose

      Quem sabe vc encontra um país com menos imposto lá fora e com mais serviços públicos gratuitos. Acho difícil.

      • Tiago

        Porque o Brasil é um paraíso dos serviços públicos…

        • Michelle

          Né?! Gente, as pessoas são loucas!! Vivem num mundo paralelo!!! Na boa!!!

  • Kaires

    PQP to cada vez mais decepcionado…

  • Paulo

    Bos** de governbo desgraçado… um bando de lazarento… ainda bem que to dando asas desse país… Continuem votando e elegendo sempre a mesma corja…

    • Luiz niquet

      Tchau.

  • Rafael

    Detalhe que o anúncio foi dado perto das 19h de sexta para valer a partir de sábado. É pra todo mundo se dar mal!!!

    • lula

      isso nao eum paiz e uma republica de bananas de eleitores otarios q votam em urnas eletronicas q so tem aki num pais de 4 mundo

      • Michelle

        Exatamente!!! É muita coisa errada! Está difícil viver no Brasil! Cansada desse país! A classe média só de f***!!!

    • https://www.facebook.com/inge.carvalho Inge Maria Weiser Carvalho

      Pois é… e a gente, que viajou no dia 22/12, só tomou susto ao ver o extrato com até agora já uns R$ 500,00 de imposto IOF! Sem chance de saber antes de acontecer! Mas, espero que isto levará aos Brasileiros fazer uma melhor escolha nas eleições 2014. Parece que o governo atual não tem mais interesse em que o seu povo viaje, se informa como as coisas no exterior funcionam melhor e abram as suas mentes, porque um povo informado e educado é mais difícil de ser enganado e governado.

  • https://www.facebook.com/andre.koifman Andre Koifman

    Pelo que entendi, esse aumento so vale para recarga feita no exterior!!! As recargas no cartao prepago feita no Brasil continua da mesma forma. Não é isso?

    • Bruno

      Andre, isso não tem nada a ver com carga ou recarga de cartão.
      Tem a ver com GASTOS.
      Você pode carregar seu cartão aqui quantas vezes quiser. Só que, a partir de amanhã, quando você passar o seu cartão em uma máquina ou terminal ATM lá fora, o imposto sobre essa transação financeira, pula de 0,38% para 6,38%.
      Quando você passar seu cartão na maquininha lá fora, vai usar essa alíquota a partir de agora…
      Ou seja, um assalto!

      • https://www.facebook.com/julio.c.amorim.50 Julio Cesar Amorim

        Desculpa, mas o imposto neste caso será cobrado na hora da recarga do cartão.

      • Rodrigo Bosak

        Desculpem-me, mas não é bem assim. Trabalho em uma corretora de câmbio e gostaria de esclarecer que o IOF é cobrado no momento da carga/recarga. É obrigação da corretora ou de seus correspondentes (casas de câmbio, agências de turismo e intercâmbio) efetuarem esta cobrança no momento da carga/recarga. Quando a pessoa saca no exterior com seu cartão é cobrada apenas a tarifa de saque (US$ 2,50 / EUR 2,50 / etc.), que é o custo para a utilização do caixa eletrônico. Quem já carregou o cartão e ainda possui saldo no mesmo, não será debitado nenhum valor. Isso vale para as próximas operações. Comprar moeda virtual nos cartões é como comprar moeda em espécie, a diferença é que ela fica armazenada no cartão, e agora para carregá-lo paga um IOF bem maior (absurdo!!!!). Agora o turista tem que se arriscar levando dinheiro em espécie ao invés de ter a segurança do cartão, que pode se substituído em caso de perda/roubo, além de poder carregá-lo à distância à medida que for precisando de mais dinheiro. Eleições de 2014 vê aí!!!

        • Michelle

          Exatamente, Rodrigo!!! Mas o pior é que não dá nem para mudar as coisas nas eleições!!!! Porque todos os candidatos são mais do mesmo!!!! Eles são todos unidos e todos têm a mesma mentalidade de se dar bem e dane-se o povo!!!! Não quero sair do Brasil, porque essa é a minha terra!!! A gente não pode desistir da própria terra assim, mas está cada dia mais complicado acreditar neste lugar!

    • https://www.facebook.com/Legemann Andrea Legemann

      Foi o q eu entendi também. Como o governo poderia controlar os gastos e saques feitos em um cartão de débito pré-pago?

      Entendo q desde q a recarga seja feita no Brasil, o IOF continuará em 0,38%.

      O q eu não entendi foi o seguinte: eu tive um cartão pré-pago e o Banco Paulista o recarregava para mim com o dinheiro q eu transferia da minha conta para uma conta deles. Isso é considerado recarga feita no Brasil?

    • https://www.facebook.com/danielgues Daniel Marques Domingues

      André, posso estar equivocado, mas creio que só sobrou o VTM carregado no Brasil, que continua com alíquota de 0,38% tributado no momento da operação de câmbio.

      O que o Governo PTralha fez foi evitar que o brasileiro deixe para fazer todas as operações de câmbio no exterior (pagar contas e sacar nos bancos conveniados no exterior com o cartão de débito).
      O pagamento de contas e saques com o VTM no exterior nunca foi alvo de tributação, salvo fazer carregamento de crédito estando o turista em viagem no exterior.
      Quem leu a Nota do Ministério da Fazenda me corrija se estiver equivocado.
      Grande abraço!

      • carlos

        Prezados, qualquer transação em moeda estrangeira aqui ou lá fora, seja em cartão de crédito ou débito ou travel , pagarão 6,38 de iof. Só continuarão pagando 0,38, as compras de papel moeda estrangeira no país, por enquanto. Feliz ano novo, com os melhores votos do PT.

        • https://www.facebook.com/Adrien.ARC Adrien Cardoso

          Porque é claro, o PT é o unico governante do país.
          Acorda minha gente, não existe mais partido. Podia ser DEM, PSDB, PC do B ou PSOL que ia acontecer a mesma coisa.

          • Mauricio

            Na verdade, podia ser, mas não foi. No FHC não teve aumento no IOF. Já no Governo Lula aumentou o IOF nos cartões de crédito em compras no exterior de 0,38% para 2,38% e acho que dois anos depois aumentou para 6,38%. Agora, o Governo Dilma aumenta o IOF dos cartões de débito e similares no exterior de 0,38% para 6,38%. Podia ter acontecido se fosse outro partido no poder? Podia. Aconteceu no PSDB? Não. Aconteceu no PT? Aconteceu. Portanto por mais que eu ache que no fundo é tudo a mesma coisa, não me venha defender o PT com base nesses argumentos.

          • Rodrigo Bosak

            Até hoje pergunto porque não abaixam o imposto sobre produtos importados aqui no Brasil. Se intenção for diminuir a evasão de divisas, facilitem comprarmos aqui os produtos que precisamos comprar lá fora.

          • Gabriel Q.

            Não entendi… se baixar o imposto e comprarmos o produto importado aqui, o dinheiro não ficará aqui, será exportado para o local de onde veio o produto. Ou estou enganado?

          • Michelle

            Gabriel, entendo seu ponto de vista, mas em qualquer país do mundo as pessoas têm o DIREITO de comprar coisas importadas sem precisar deixar um salário mínimo nas lojas. Quando a maioria pensa em coisas importadas, pensam em supérfluos! Não é bem assim! Eu tenho crises de alergia severas e preciso de medicamentos específicos e importados para controlar a minha doença. No Brasil, um dos sabonetes,específico para quem tem dermatite atópica, custa em média 200 reais, enquanto nos EUA custa cerca de 20 dólares… O imposto está em TUDO!!! Sinceramente, TUDO o que o governo brasileiro faz, visa apenas o bem estar dos governantes e dane-se o povo!!!! Ninguém está nem aí para o povo!!! E garanto que 90% dos governantes desse país, vão fazer compras nos EUA também!!! Só os otários aqui pagam os preços deste país!

          • gabelita

            Ué, se os impostos de importação abaixarem, ninguém mais viaja? O pessoal só viaja pra gastar?

          • Sergio

            Vamos supor que outro parido ganhe as eleições. Você acha que eles irão voltar o IOF pra 0,38%?

        • https://www.facebook.com/heron.alonso Heron Alonso

          Carlos, não é bem assim. O fato gerador do IOF é a operação financeira que, no caso do VTM, ocorre no momento da transanção cambial (conversão da moeda nacional pela estrangeira, ou seja, na recarga), e não no momento da compra ou saque no exterior.

          Portanto, o saldo já existente nos cartões VTM não podem ser novamente tributados, pois o fato gerador (recarga) já ocorreu e a operação já foi tributada.

          Situação diferente ocorre nos cartões de crédito. A transação cambial ocorre no momento da compra ou saque em moeda estrangeira, sendo este o fato gerador do IOF.

          • Alex

            Heron, mas quem for carregar ou recarregar o VTM no Brasil também pagará a nova alíquota, pelo que entendi. Só o papel-moeda escapa dela.

          • gabelita

            Foi isso mesmo o que ele explicou.

  • Marcos Sobral

    Este Brasil não tem jeito. Tá parecendo Cuba. Daqui a pouco o governo vai é proibir de comprar no exterior para proteger a indústria nacional. Os pobres empresários brasileiros precisam manter seu lucros, doam para campanha dos políticos e depois cobram o favor. Agora, na calada da noite, na última sexta-feira do ano, o governo aumenta o imposto.

    Para quê? Para que um "pobre" empresário" venda uma camisa da Polo RL a 300,00 reais quando a mesma é vendida em um tabuleiro de Orlando a 20 dólares.

    As empresas nacionais estão perdendo dinheiro quando um brasileiro vai ao exterior e faz suas compras de roupas e eletrônicos no exterior. Mas quem ganha com a indústria nacional? Para mim só o empresário que cultiva um lucro de 300% para cada item vendido e o político que recebe suborno.

    Os meros brasileiros são obrigados engolir que Tommy é produto de vitrine. Nem que o imposto fosse de 400% não justificaria a venda de uma camisa da Tommy por 130 reais (preço de Recife), quando eu, no varejo americano consegui comprar a mesma por 9 dólares.

    O Brasil não é um país sério, por isso não levem isso a sério. É uma comédia. Eu não tenho orgulho de ser brasileiro. Nestas horas tenho vergonha.

    • Suzana

      Concordo em tudo!!

    • Cristian Pereira

      Concordo piamente. E não se esqueça que 2014 é ano de eleição. A máquina pública precisava deste up, para incrementar a compra de votos. Ah! No RJ, uma camisa da Tommy custa R$ 169,00!

      • Marcos Sobral

        É muita robalheira, 169 em uma camisa? "Pobres empresários".

      • Filipe Lázaro

        Na loja da Tommy em Porto Alegre custa R$ 209,00.

    • O tour nosso de cada dia nos dai hoje…

      Concordo em tudo, mas confesso que nunca vi camisa da Tommy por 9 dólares em lugar nenhum dos EUA.

      • Coisinha

        Então, você não sabe onde comprar. rsss

        • Brasileiro

          Petista?

        • O tour nosso de cada dia nos dai hoje…

          se vc tiver falando de Ross e Marshalls já foi o tempo. nem blusa de criança custa isso!

      • Marcos Sobral

        Veja, talvez esta confusão seja por falta de informação do meu texto. Eu me referi a uma blusa de malha da Tommy.

        Quando fui a Orlando em Outubro tinha camisa da Náutica no Premium por 9,90, concorrendo com a Tommy que estava por 22 dólares, mas com desconto de 60% off (aproximadamente uns 10 dólares o preço final). Sem contar com o bom e velho cupom de desconto (tava 15% sobre o desconto anterior).

        No Shopping Recife tem uma loja (para quem conhece: piso superior, corredor da Riachuelo em frente ao Itaú, onde tem a logo "Aleatory") está vendendo esta mesma camisa de malha por 130,00 da Tommy e 124,00 da Náutica). Esta foi a discrepância encontrada nas minhas comparações (entre as milhares).

        Aproveitando a viagem vem uma dica boa para o pessoal do MD: comprei camisa da Tommy por 4,00 dólares (malha) e 9,99 (botões) na Tommy do seguinte endereço:

        2573 Old Vineland Rd, Kissimmee, FL, Estados Unidos. É uma loja oficial da Tommy para vendas finais.

        Para quem conhece fica esquina com a rodovia 192, do lado do Nike Clearance Store. Agora tudo que tem lá é venda final, ou seja, não pode ser trocado nem aceita os cupons de desconto. As roupas não possuem defeito, só estão fora de estação. Vale a pena.

      • https://www.facebook.com/marcusvinicius.correaleite Marcus Vinicius Correa Leite

        procure mais, rapaz. Fuja das lojas de Manhatan!!!!!

    • fernada vidinha

      Adorei sua resposta ,falou tudo .Como se não bastassem várias safadezas que o governo faz ,agora querem cobrar esse iof absurdo até no travel money .Cambada de fdp…..

    • Paulo Almeida

      9 dólares eh a fafal made in China.

      • Marcos Sobral

        Paulo, não fale o que você não sabe:

        1 – É proibido vender produtos falsos nos EUA. Dá aproximadamente 15 anos de cadeia.
        2 – A loja é oficial da Tommy. Você pode acessar o site deles e procurar no localizador de lojas que ela está lá. É localizada em um movimentado "open mall" da Flórida.
        3 – (o mais grave) 95% dos produtos originais na Tommy são feitos na Índia, China, Pasquistão, etc.

        Se você tem dúvidas vá em uma loja brasileira que venda Tommy e peça para ver a camisa. Nenhuma é "Made in USA". Todas são produzidas nos países emergentes.

        Como diria Abraham Lincoln:

        "É melhor você ficar calado e pensarem que você é idiota, do que você abrir a boca e aí terem certeza"

        • Evaldo

          Marcos e demais,
          Para sair dessa, se você viaja com frequência, quando for aos USA abra uma conta bancaria; é simples, basta apresentar o passaporte e depositar U$ 100,00. A partir dai você pode remeter valor do Brasil para essa conta com base no dólar comercial + pequena taxa administrativa das operadoras. O banco americano te fornece um cartão de debito (não é credito) e com ele você saca em qualquer caixa tipo ATM pelo mundo. Também, se você tiver menos de U$ 1.000,00 na conta corrente, haverá cobrança de taxa (geralmente entre U$10,00 a U$ 15,00).

          Para terminar, uma sugestão: vote na Dilma em 2014.

          • Marcos Sobral

            Evaldo, é exatamente isso que você sugeriu que os ricos e, acredito eu, os "pobres empresários" brasileiros fazem. Eles mantém uma conta no exterior, só que em paraísos fiscais, e ficam movimentando o dinheiro no mundo inteiro por cartão de débito sem pagar qualquer IOF.

            É por isso que eles aumentam o IOF, simplesmente porque eles não usam este meio e consequentemente não pagam o imposto. Como a alternativa para não pagar o IOF é muito complexa para os meros mortais, eles empurram uma alíquota dessa.

            O pior é que tem gente defendendo. Defendendo um reajuste de mais de 1500% no imposto de um dia para o outro. Sabe por que? Pq no Brasil ter um pouco mais de dinheiro ou ir ao exterior é motivo de vergonha (veja as críticas dos esquerdistas aos autores do blog nos comentários). Orgulho é ser pobre e viver de programas governamentais.

            Não vou precisar votar em Dilma, ela já tem um curral eleitoral muito bom para garantir sua estadia no Planalto. E ainda vai dar tempo dos mensaleiros saírem da cadeia para as próximas eleições, com o voto daqueles que acham que o aumento do IOF é uma coisa boa.

            Evaldo, estamos lascados na mão destes políticos.

          • Michelle

            Exatamente isso!!!! Parabéns, Marcos! Finalmente alguém falou isso!!! Só uma observação: Muitas vezes o empresário brasileiro não cobra caro por "querer", mas porque são tantos impostos para pagar, que é impossível manter qualquer empresa pequena. Ou seja, o governo tira de nós e da maioria dos empresários pequenos tudo o que podem! Por isso pequenas empresas não crescem e a classe média fica cada dia mais pobre.

          • Eduardo

            Olá Evaldo, tudo bem?
            Me dá mais dicas dessa estória de abrir conta no exterior.
            Como é que funciona?
            Abraço!

          • Letícia

            Oi Evaldo, isso mesmo, fale mais sobre isso, pleasee… Gostei da idéia, não sabia disso. Vlw!

    • https://www.facebook.com/camila.aboughaouche Camila Menezes Abou Ghaouche

      Palmas!…
      Acabei de voltar de Orlando e vi o quanto somos idiotas de pagar tão caro por marcas que lá fora você encontra em qualquer arara por um preço bem popular.
      O problema é que brasileiro gosta de falar que pagou caro pela camisa da marca tal ou a bolsa tal… Acha que é status. O comércio "rouba" (porque pra mim, 400% de lucro é roubo!) desse jeito porque tem brasileiro idiota que paga.
      Não é à toa que o comércio da China anda tão popular por aqui. A mesma peça que você paga 10 dólares no site e recebe em casa com frete grátis, é encontrada em boutiques de luxo com um preço 10x mais alto.
      Também não sinto o menor orgulho de ser brasileira. Quando a gente vai pras gringas, percebe o quanto esse país é atrasado… Lamentável…

    • Carlos

      Estou totalmente de acordo, basta de tanto assalto legalizado!!!

    • Eduardo

      Concordo em tudo, Marcos.
      Não levo o país a sério há muitos anos.
      E não tenho orgulho de ser brasileiro.
      É como digo: "O que devo ao país, pago em tributos. Devo NADA ao Brasil."

    • gabelita

      Tô me lixando pra Tommy, eu quero é viajar!!!!!!!!!

  • https://www.facebook.com/profile.php?id=100001386754152 Caio Pimpinato

    O Brasileiro já é "assaltado" o ano inteiro por conta dos impostos dentro do Brasil. Agora vai correr o risco de ser assaltado também fora, visto que incentiva o pessoal a levar grandes quantidades de dinheiro em espécie.

    • sheila

      Pois é , Caio. Mas é melhor do que ser assaltado pelo próprio governo!
      Coloca no cofre do hotel. Nunca tivemos problemas com cofre. Mas com o governo..ah..esse é perigoso!

  • claudio

    Agora vou viajar com a mala cheia de grana e correr o risco de ser assaltado….kkkk

    • Mauro Vasquez

      Aí tem o limite de 10 mil. Acima disso, mais taxinha.

    • Poly

      Coloca na cueca, kkkkkkkkkkkkkkkk… Mas pqp, tá foda… Não quero pagar 1000 reais de IOF… Já pago meu imposto de renda altissimo para não receber nenhum serviço do governo. Além de ser assaltada pelo governo, esse ano já tive que comprar 3 celulares pq eu fui assaltada. O governo não me dá segurança, agora não posso nem viajar mais? Não posso curtir as férias depois de um arduo ano de trabalho para o governo?

    • Marcos Sobral

      Só será assaltado se for no trajeto Casa x Aeroporto.

    • Paulo Almeida

      rsrsrr….deixa no cofre do hotel e leva aos poucos.

    • Flávio

      Vi em um post no Facebook que o banco Wells Fargo aceita abrir conta pra estrangeiro não residente. Assim basta chegar ao destino fazer o depósito inicial ($ 300 o mínimo pra abrir a conta)e receber de imediato um cartão de débito. Depois basta deixar a conta aberta pra utiliza-la em outras viagem (nao há nada de ilegal nesse procedimento). Alguém ja utilizou esse serviço?

      • Juliana

        Oi Flávio…é algo assim mesmo. Tenho colegas de intercâmbio q abriram a conta pq o apê q iam alugar só aceitavam pagamento em carrão…enfim..foi rápido!

  • Gustavo

    Nao vejo a hora de morar fora deste pais. Eh aoh palhacada…..

    • Rômulo

      Eu também, vou cair fora dessa merda comunista se Deus quiser!

  • https://www.facebook.com/daniel.gomes.9828 Daniel Gomes

    Pais safado esse nosso hein… por isso que cada vez mais me convenço que o melhor a fazer é dar o fora daqui.

    • Ronaldo

      Vc se lembra em quem votou nas últimas eleições? O pais é maravilhoso. Safado é o eleitor que não se preocupa em quem vota.

      • https://www.facebook.com/daniel.gomes.9828 Daniel Gomes

        Olá Ronaldo, voto nulo pois não temos nenhum político ou partido preocupado com o povo. Dar cartão bolsa isso, bolsa aquilo não ajuda em nada as pessoas a aprenderem a correr atrás e trabalhar para conquistar as coisas. Concordo contigo que o país é maravilhoso, porém o povo é safado, sem vergonha e não luta para reinvidicar seus direitos. E com todas essas medidas sobra pra quem? Pra classe média que acaba tendo um gasto excessivo a mais. Feliz 2014 pra você! Abs!

        • Marcus

          Me desculpe, mas votando nulo você somente ajuda ao grupo comunista que está no poder e vive de aumentar a carga tributária e comprar votos.
          Votar nulo não tem peso algum, relevância alguma. É uma simples omissão, que só ajuda a quadrilha do poder.

    • https://www.facebook.com/camila.aboughaouche Camila Menezes Abou Ghaouche

      Tô nessa também!…

    • Rômulo

      eu tenho certeza, estou só esperando a primeira oportunidade!

  • Silvia

    Revoltante!

  • Ana Iza Sobral

    E sabe o que é pior?! É saber q, infelizmente, essa M de governo continuará no poder na próxima eleição (baseado em pesquisas) q o “assistencialismo” medíocre com tantas bolsas-auxílios e roubalheiras continuarão acontecendo, ÀS NOSSAS CUSTAS! Meu Deus, tenho vergonha de ser brasileira e muito triste por não poder sair deste país DEFINITIVAMENTE!

    • etf

      Desculpe-me, mas ainda acredito que o BRASIL É MUITO MELHOR do que os EUA.

      • Claudicir

        é não

        • Paulo Almeida

          nã-nã-ni-nã-não

      • https://www.facebook.com/marcusvinicius.correaleite Marcus Vinicius Correa Leite

        Desculpe-me vc, etf, mas se fosse MUITO MELHOR do que os EUA, não precisava recorrer a esses roubos para ganhar um troquinho a mais, não é verdade????

      • José

        E eu ainda acredito que você tem sérios problemas mentais, ou é bancado pelo petismo. no final, dá a mesma coisa.

  • Julio

    Como viajar dentro do Brasil costuma ter valores absurdos, o governo percebeu que muita gente estava preferindo viajar p fora e decidiu taxar estes ” burgueses”. Aumentar mais ainda os impostos num pais c carga tributária campeã mundial? Tributar mais num pais que não nos da nada de volta? Lembrem-se que já existe um projeto de lei em tramitação com proposta de aumentar o IR p 35% e este será analisado e votado no congresso provavelmente após a eleições presidenciais do ano que vem! Já passou da hora de ficarmos parados olhando tudo isto! Temos que fazer propaganda anti-ditadura e mudar logo este governo! Fora ladroes!

    • Érica

      Quase desmaiei ao saber de uma cotação de R$ 23.000 para um pacote de viagem de 1 semana em um resort no Nordeste, 2 adultos com uma criança de 2 anos e uma de 5 anos. Resultado: foram para a Disney. Não desmerecendo nosso país, que tem praias belíssimas que merecem ser visitadas, mas é revoltante pensar que você pagará mais para passar 1 semana em outro estado, a 3 horas de distância de avião, do que 10 dias em outro país, cuja moeda vale mais que o dobro, em um destino já supervalorizado por ser mundialmente cobiçado em épocas de festas (especialmente para brasileiros, em férias escolares em janeiro).

      • Luis

        Nordeste para passeio ultimamente já era…. (Minha opinião)
        Os lugares são lindos, sem dúvida alguma, mas os valores estão abusivos, sem contar a péssima qualidade de atendimento prestado em hotéis, táxis, restaurantes ( nem penso em transporte público no NE).
        Não preciso lembrar dos assaltos, sensação de insegurança, do turismo sexual ( e infantil)e etc que da vergonha ao visitar as praias do Nordeste.
        O sul do Brasil é outra realidade… Muito melhor, mas com preços que fugiram da realidade também ….
        Vc quer praia? Caribe tem apresentado preços bastante convidativos…
        Viajar para o exterior compensa muito mais. Vc aluga um carro que presta por um preço justo, faz algumas compras pagando menos que aqui…. E o melhor, se for resort all inclusive, vc não gasta mais nada além do combinado….

        • Jjcav

          Concordo com os preços abusivos, agora falar que transporte publico deficiente, mal atendimento, sensação de insegurança, prostituição é característica apenas dos destinos do nordeste é piada, vamos olhar ao nosso redor.

          • Ademir

            No Chile não tem insegurança, o transporte público funciona e é limpo, o povo é educado e os preços bem mais baratos…nem precisa sair da América do Sul para ver coisa melhor…infelizmente, precisamos aceitar e termos mais senso crítico…quem não aceita a crítica não melhora…

      • Priscilla Bernardo

        Esses valores para viajar pelo Brasil são ridículos mesmo! é óbvio que eu iria preferir ir pra Disney que está em um país civilizado, bem mais seguro que o nosso e com muito mais estrutura! Tudo bem que nossas praias são bonitas mas vc se sente segura em algum lugar desse país? e a estrutura de hospitais? vai que alguém da sua família passe mal e precise de socorro médico? vc confia? esse país é uma piada mesmo! e está em nossas mãos mudar no ano que vem! Acabei de ver no noticiário da Record que uma família de Sâo Paulo desistiu de passar o Ano Novo em Itanhaém porque foram assaltados e viraram reféns, conclusão, ficaram tão apavorados que voltaram pra casa antes mesmo da virada do ano! Pura palhaçada esse país! PÁTRIA AMADA BRASIL???? kkkkkkkkkkk

    • MICHELE

      VAMOS PRA RUA DE NOVO!!

  • https://www.facebook.com/eduardo.p.galvao Eduardo Paci Galvão

    País de m*. Desculpem o desabafo. Desisto.

    • Marcos Sobral

      O último a deixar o Brasil que apague as luzes.

      • Maresd

        Meu caro amigo, você não sabe o que está falando, o Brasil é muito melhor!

        • Claudicir

          Me desculpe, mas o Brasil só é melhor que os Estados Unidos no futebol. Em mais nada.

          • Paulo Almeida

            Ou no handebol…..rsrsrsrs.

  • http://essemundoenosso.com.br Rafael Carvalho

    Ridículo, cada vez mais vergonha desse país

  • Alison

    Tristeza e vergonha de ser brasileiro ! Infelizmente !

  • Afranio

    Carregamento de cartões pré-pagos realizados fora do país. O que significa isso?

    • https://www.facebook.com/danielgues Daniel Marques Domingues

      Afrânio, são os VTM. Se o carregamento de moeda estrangeira que vc fez antes da viagem for insuficiente você tem a opção de ligar para o seu banco e fazer um carregamento extra estando em viagem. Essa opção foi igualada a usar o cartão de crédito no exterior (não vale mais a pena).

  • Filipe

    O que se esperar daquilo que vocês chamam de país ? Ora, se querem igualar os meios de pagamento, abaixem o valor do IOF das outras formas… Essa saque no exterior, que inclusive foi materia aqui no MD, era até agora o melhor jeito de ter moeda estrangeira em espécie.. já utilizei nos EUA, ITALIA e CHINA.. mesmo essas moedas sendo convertidas para o Dólar, era muito mais rentável do que ficar à mercê da mafia das casas de câmbio… Agora vocês sabem de onde o Governo vai tirar os fundos para aumentar o salário mínimo… PAO E CIRCO SEMPRE = BRASIL…

    • José Nogueira

      Você quem que o governo tire dinheiro de onde para aumentar o salário-mínimo, da chuva?

      • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

        Dos gastos públicos elevados? Das obras superfaturadas? Dos esquemas milionários de corrupção? Das benesses e mordomias dos “companheiros” em cargos de comissão? Só um palpite…

  • Geraldo

    É o custo Brasilllllllll

    • carlos

      Custo não !! Expropriação , ou no popular ,roubo,assalto…

  • https://www.facebook.com/eduardo.p.galvao Eduardo Paci Galvão

    Mas tenho uma dúvida. Qdo a gente CARREGA o cartão de débito, a gente já paga os 0,38%. OK. Depois, quando a gente USAR lá fora, ele vai ser descontado de novo??? Se não houvesse a majoração, todo uso lá fora seria taxado em 0,38% de novo?

    • Ernesto P

      Não faz qualquer sentido o que está escrito. O cartão recolhe, como você notou Eduardo, na hora do câmbio. Quem tem dolares no saldo do cartão, poderá usar sem mudanças. A operação financeira (o F de IOF) é a operação cambial, que é o fato gerador do IOF. A grande diferença será para recarregar de agora em diante. Recarregando, paga! Um Absurdo!!!!!! Mais uma medida para punir quem quer comprar no exterior e fugir de impostos abusivos. Irritante demais.

    • https://www.facebook.com/danielgues Daniel Marques Domingues

      Eduardo, posso estar equivocado, mas creio que só sobrou o VTM carregado no Brasil, que continua com alíquota de 0,38% tributado no momento da operação de câmbio.

      O que o Governo PTralha fez foi evitar que o brasileiro deixe para fazer todas as operações de câmbio no exterior (pagar contas e sacar nos bancos conveniados no exterior com o cartão de débito).
      O pagamento de contas e saques com o VTM no exterior nunca foi alvo de tributação, salvo fazer carregamento de crédito estando o turista em viagem no exterior.
      Quem leu a Nota do Ministério da Fazenda me corrija se estiver equivocado.
      Grande abraço!

      • irene

        errou. o VTM entrou no pacotaço.

  • https://www.facebook.com/romulo325ia Rômulo Silva

    e o chiqueiro Brejil a passos largos para o totalitarismo esquerdista corruPTo. A economia dessa porcaria já é comunista, o povo burro que ainda não percebeu. Primeira chance, caio fora daqui.

  • Joselito

    Tchau, pessoas.

    • Rômulo

      tchau para quem vai ou quem fica?

  • https://www.facebook.com/romulo325ia Rômulo Silva

    Não Eduardo, provavelmente é só quando carrega mesmo, mas você têm razão, ficou mal colocado na reportagem.

  • Caio

    Vai ter gente viajando com a mala atochada de dinheiro, claro, comprado no cambio negro!

    Negocio é chegar la e carregar um Visa Travel lá… com dinheiro daqui. Será que dá?

    Se der, será a primeira coisa a fazer chegando lá.

    • https://www.facebook.com/danielgues Daniel Marques Domingues

      Caio, posso estar equivocado, mas creio que só sobrou o VTM carregado no Brasil, que continua com alíquota de 0,38% tributado no momento da operação de câmbio.

      O que o Governo PTralha fez foi evitar que o brasileiro deixe para fazer todas as operações de câmbio no exterior (pagar contas e sacar nos bancos conveniados no exterior com o cartão de débito).
      O pagamento de contas e saques com o VTM no exterior nunca foi alvo de tributação, salvo fazer carregamento de crédito estando o turista em viagem no exterior.
      Quem leu a Nota do Ministério da Fazenda me corrija se estiver equivocado.
      Grande abraço!

      • Claudicir

        Não cheguei a ler o decreto que altera as alíquotas, mas, lendo a nota do Ministério da Fazenda (http://www.fazenda.gov.br/clientes/portalmf/portalmf/area-destaques/nota-a-imprensa-27.12.13/at_download/arquivo), em conjunto com o artigo 11 do Decreto nº 6.306/2007, entendi que a partir de hoje, 28/12/2013, todo e qualquer carrega emento cartão pré-pago com moeda estrangeira estará sujeito ao IOF de 6,38%, independente do local do carregamento.

        • Ana

          Você pode carregar um cartão de lá e não de um banco brasileiro. Neste caso, estará sujeito às tributações do governo do país que é responsável pelo cartão. a proposta não seria carregar um cartão emitido no Brasil e sim um cartão emitido fora do país.

          • Rodrigo Bosak

            Para carregar um cartão lá tem que ser com a moeda local.

    • Rômulo

      Você conhece algum câmbio negro aqui no Brasil para me indicar? Preciso comprar uns dólares. Isto será mais normal à partir de agora, típico de país comunista. É uma forma de não ser roubados pelos corruPTos. abs

  • jupi

    Na hora da eleição são POUCOS os que votam NULO

    • O tour nosso de cada dia nos dai hoje…

      Eu voto NULO! Sempre votarei! Pelo menos minha consciência fica tranquila que e não estou colocando ladrão nenhum no poder. Se o voto não fosse obrigatório, talvez eu votaria em alguém.

    • Alessandro

      Votar nulo ajuda esse Governo…. Tem que se votar em alguém que não seja o Governo, para se forçar o 2o. turno…

  • Washington

    *carvalho*

    eu que fugi por alguns meses nesse final de ano pra evitar ser assaltado no Brasil, agora estou sendo assaltado internacionalmente* por estes canalhas

  • fernando Merencio

    Eu odeio esse país.
    A justificativa do governo para aumentar o IOF no passado era tentar frear o consumo dos brasileiros. BALELA!
    Com preços custando menos da metade ninguém deixaria de comprar por conta de mais 6%…
    Na realidade era só para arrecadar mais grana!
    Bando de FDP esse governo do PT….

    Mais uns anos sermos uma Venezuela, uma Argentina ou uma Cuba!

    • carlos

      Mas esse é o grande projeto do PT, ou do nosso amada mestre lula.Tornar a américa latina, uma grande cuba.Ajudamos a venezuela,bolivia,equador, argentina, tudo hermanos bolivarianos…..

    • _rafaelandrade

      Mais uns anos e, aumentando a carga tributária, principalmente de heranças, fortunas e afins, quem sabe, fiquemos mais próximos de uma escandinávia. É só comparar a carga de lá com a daqui e ver que temos que subir cada vez mais. Além de, claro, pararem de roubar.

  • https://www.facebook.com/giancarlodomingues Giancarlo Domingues

    Não estou surpreso. Eh o mesmo país de m. de sempre. Façam um post de como emigrar daqui que vai bombar.

  • diogo rocha

    um ABSURDO chamado Brasil!

  • Rogerio Beng Apreta

    TAQUIPARIL!

  • liviacastrioto

    é, mais uma vez o governo brasileiro ferrando com a vida dos brasileiros… agora se não quiser pagar os malditos 6% tem é que comprar em espécie e correr o risco de ser roubado ou perder.

    • Paulo Almeida

      Sempre levei $$$$. Nunca tive problemas.

  • Caio

    O negócio vai ser viajar com um bolo de dinheiro. Chegando no destino é carregar em um Visa Travel local… ai fica de boa…

  • https://www.facebook.com/yasmin.andrade.182 Yasmin Negreiros

    Pelo que entendi a taxa de 6,38% será cobrada no momento de fazer recarga no cartão pré pago, e não no momento da compra. Pra quem já tem crédito no cartão pre pago não será cobrado mais nada, e essa pessoa pode comemorar e rir a toa, pois economizou 6% em impostos.
    O que podemos fazer pra continuar pagando os 0,38% é comprar o dolar em especie…e ir pro EUA com dinheiro vivo.

    • https://www.facebook.com/Joanacarlas2 Joana Carla

      é melhor fazer isso mesmo, sair com dinheiro no bolso, e já sair do Brasil com quase tudo pago por lá.

      • paula

        hum façam isso mesmo e verão o tanto de assalto que terá nos aeroportos brasileiros…. oh povo ligeiro :D sqn

  • Joana

    Pelo que entendi da reportagem, tanto cartão de débito (pré pagos) e de créditos vão ter esse mesmo IOF !
    então é melhor pegar dinheiro e sair socado nos bolsos!
    E melhor sair do brasil e deixar tudo pago daaqui.

  • https://www.facebook.com/millerbernardo Miller Bernardo

    QUE ABSURDO!!!!!

  • Eduardo

    Nessas horas que eu me arrependo de ter nascido no Brasil. País assistencialista que beneficia as pessoas à-toa e prejudica os trabalhadores. Se a ideia é conter a importação, não seria mais interessante diminuir a carga tributária no país para comprarmos aqui??

    • Paulo Almeida

      Aí vc compromete a grana do desvio…rsrsr.
      Pra que facilitar se podem complicar?

  • James 151

    PT maldito, isso que dã votar nessa corja de imcompententes, para mandar dinheiro para os comuna de Cuba não falta recurso não. Tsc, Acorda galera, 2014 está aí, vote diferente, assim não dá para ficar.

  • https://www.facebook.com/millerbernardo Miller Bernardo

    Como se não bastasse a gente ter que pagar 100% de importação na compra de produtos no exterior pela internet, agora isso? Um verdadeiro absurdo. O preço de produtos como vestuário da industria nacional altíssimos sem contar a má qualidade…

  • Érica

    Recentemente chegou um comunicado do Santander aqui em casa dizendo que não será mais permitido fazer a conversão imediata para real em compras no exterior, o que nos poupava do famigerado IOF. Não sei se é uma medida apenas desse banco, se é algo nacional, mas é mais uma forma de taxar e lucrar em cima do consumidor. Vergonhoso!

    • sabbathbh

      Não é só do Santander. Vários bancos entraram em acordo para não permitir isso mais. Na verdade escolher pagar em reais na compra do exterior também deveria pagar IOF do mesmo jeito e para evitar a confusão que isso causava resolveram bloquear essa possibilidade.

      • Carolina

        Até início de novembro, o HSBC permitia ainda pagar em real.

  • Diogo
  • Suzana

    Esse PT so serve pra ferrar com os brasileiros! E o pior sao os tolos que ainda votam neste partido!
    Ridiculo! Ridiculo!!

    • carlos

      Bando de Burgueses ! O governo ainda tá bonzinho .A idéia é fazer que nem em cuba.No futuro só iremos poder sai do Brasil, se o governo autorizar..heheh

  • augustoandreazza

    E AI VÃO DE PT……. DE NOVO

  • Bárbara

    Esse país é uma porcaria mesmo. Só quem tem vez são os políticos safados. Eu irei à Europa em maio e levarei todo o meu dinheiro em especie (notas grandes) no bolso mesmo e seja lá o que Deus quiser. Nada de cartão. Chega!!!

  • Cearense

    Reakmente, o País nãp tem infra-estrtura, pichação para todos os lados, o povo não tem educação joga lixo na rua sem saber pq etc, a violencia está nos 4 cantos do País etc. Lamento muito, pois amo, mas cansei de ver tanto falta de planejamento e um bando de primatas administrando o País, talvez seja falta de matemática ou física ou estatística etc. Vamos mandar todo mundo voltar para a escola tsttsttsttststt. Boa nós sorte para todos nós. Fiquem com Deus meus amigos.

  • CRISTIANE

    REVOLTANTE!!!!!!

  • Diogo

    ORIENTAÇÕES AO CONSUMIDOR

    A alta do IOF eliminou uma das grandes vantagens do cartão pré-pago em relação ao cartão de crédito, afirma o educador financeiro Mauro Calil. "Agora, a grande vantagem do pré-pago, que era o IOF de 0,38% contra 6,38% do cartão de crédito, se anula", diz.

    Segundo ele, o consumidor deve analisar outros fatores antes de decidir sobre a forma de levar dinheiro para o exterior. "Pode desempatar a disputa, por exemplo, um programa de milhagem oferecido pelo cartão de crédito", diz Mauro Calil. "Por outro lado, o cartão pré-pago trava o câmbio na hora de carregar o valor, então o consumidor foge da flutuação cambial que pode haver no cartão de crédito", diz. No cartão de crédito, vale a taxa de câmbio do momento do pagamento da fatura.

    Calil vê ainda como vantagem do cartão pré-pago o fato de limitar os gastos no exterior. "Quando atinge o valor carregado, o consumidor não pode mais gastar. A não ser que recarregue. Já o cartão de crédito ele pode usar enquanto tiver limite", diz.

    Na avaliação de Erasmo Vieira, consultor financeiro, o cartão de crédito deve ser usado apenas em último caso no exterior. "O cartão pré-pago possibilita um planejamento melhor dos gastos. Viajar com tudo pago e com o dinheiro contado é mais tranquilo. Já no cartão de crédito há sempre a surpresa da fatura no vencimento", diz.

    • sabbathbh

      Bobagem. Só deve usar o cartão pré pago quem tiver medo de ser assaltado. Se não tiver medo compre papel moeda mesmo e pague 0,38% de IOF (até o governo resolver igualar a taxa). E se tiver medo de assaltado e não tiver tanto medo do dólar disparar use o cartão de crédito de um banco que pratique uma cotacão perto do comercial e que acumule milhas. RIP VTM.

    • E Alves

      A medida sem-vergonha e na calada da noite, típica desse governo, é inóqua. Após o aumento do IOF para os cartões de crédito, o valor do dólar de recarrga dos pré-pagos passou a ter um ágio acima dos 5%, o que para pequenos valores não compensava o desconforto de ter mais um cartão de ter que ir a uma corretora ou agência. Agora, o ágio vai diminuir e o valor final do dólar-recarga deve continuar bem próximo do valor do cartão de crédito. De repente, o dolar pode estar mais baixo no dia do vencimento da fatura e fica até vantajoso o uso do cartão de crédito. A medida é apenas arrecadatória para financiar o ano eleitoral.

      • Gabriel Q.

        Pensei a mesma coisa. Agora o ágio deve diminuir, e os bancos vão repartir uma fatia do lucro de bilhões com o estado. É uma pequena fatia, quase uma migalha, mas já tá valendo.
        Observemos…

    • https://www.facebook.com/mrsampaio Márcio Ricardo Sampaio

      Lembre-se que para carregar o VTM, além do IOF, tem a tarifa do banco…

  • Cearense

    Ah!! tem que ser aprovado??? okey, entendo voces!!!!!!

  • anderson silva

    vejam este trecho da reportagem:
    As compras de moeda estrangeira em espécie feitas no mercado de câmbio brasileiro continuarão a pagar 0,38% de IOF – pelo menos por enquanto.

    isto quer dizer que vem mais por aí.

  • http://www.blogdobilhetepremiado.com.br Bernardo Laferté

    Equipe do Melhores Destinos, aqui, em especial, ao Leonardo e ao Dênis,

    parabéns mais uma vez pelo trabalho de vocês

    e parabéns também pela oportunidade em reacender a discussão sobre a carga tributária do país x serviços prestados pelo governo (principalmente o federal)

    Realmente os brasileiros precisam acordar para um governo que tanto tira e faz sangrar sem devolver nenhum tipo de serviço a população!

    E acredito que o Ministro da Fazenda desconhece esse cálculo igualitário, assim como desconhece o cálculo da inflação!

  • Cearense

    Então a falta de planejamento não pode ser publicado por voces??? Lamento, pois voces estão ajudando em nada para melhor o País. Cearense ~~ Cabra macho

    • Marcos Sobral

      e burro.

    • José

      Nem precisa dizer que você está teclando da Lan-House, com o dinheiro que ganha do Bolsa Família, né?
      Se você não sabe, já dá pra comprar computador pelo programa Minha Casa Melhor, escancaradamente copiado da Venezuela!

  • Melhores Destinos, sempre com esse discursinho #classemediasofre.

    Podia limitar-se a dar a informação, sem editorializar tanto o texto. ;-)

    • Revoltado

      Vc é um Zé mesmo….Zé ninguém…volte para o seu busão Itapemirim….

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

      Zé (Dirceu?) você tem o direito de discordar de nossa opinião, mas não queira administrar o site. Tem um milhão de sites na internet que “se limitam a dar a informação”, escolha um deles e seja feliz!

      • https://www.facebook.com/daisy.martins.315 Daisy Martins

        É isso aí Denis!

      • irene

        se críticas a esse governo vagabundo te incomodam, vai ler o Carta Capital, Mané.

      • othon

        Muito infeliz a politização no editorial.

      • Luiz Niquet

        Denis, você faz um excelente blog com dicas de passagens aéreas, mas ao se aventurar em opiniões políticas mal fundamentadas, rebaixou o nível do seu blog e se tornou vulnerável à críticas como essa, pertinente, por sinal. Como o blog é seu, como você mesmo mencionou no comentário acima, tem o direito de escrever o que quiser. Mas, sugiro que se atenha à sua especialidade. Será melhor para todos. Abraços.

        • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

          Luiz, em primeiro lugar o blog não é meu, sou apenas editor dele. Em segundo lugar não expressei nenhuma opinião política – apesar de estar me dando uma baita vontade. Minha formação como jornalista sempre foi baseada no jornalismo político, então – sem falta modéstia – estaria muito tranquilo para rebater os argumentos superficiais das cartilhas e panfletos partidários. Mas não é o caso, nos atemos a falar sobre economia e política somente quando estas influenciam diretamente na vida do cidadão e discordo de forma veemente de que isso rebaixe o nível do MD, visto que é necessário tocar nesse assunto. Quanto aos que defendem as ações do atual governo, bem nada que eu pudesse dizer poderia se equiparar a ver os sonhos de uma vida de lutas e militância resultar… nisso. Deve ser uma decepção sem tamanho…

          • Gabriel Q.

            Olá Denis, também adoro o blog, visito diariamente, às vezes envio dicas. Mas concordo com alguns que essa matéria foi bem parcial, com algumas ironias e muita incitação contra a medida adotada pelo governo. Como se fosse algo planejado para prejudicar os viajantes.
            Parece também que há falhas na moderação dos comentários, alguns extremamente agressivos contra as opiniões (e contra as pessoas) que divergem da maioria. Mais respeito a opiniões diferentes não fariam nada mal ao blog.
            Abraços

          • https://www.facebook.com/samir.s.filho Samir Samaan Filho

            Se nao te prejudica é PQ vc é um petralha beneficiado pelo governo mais corrupto nunca visto antes neste pais.
            C tem mais d 500 comentários e a esmagadora maioria fala mal, é PQ nao estamos satisfeitos.
            Foi uma bandidagem, agiram na calada da noite da ultima sexta-feira do ano.
            C nao gostou, vaza! Nao precisamos de petralhas aqui! A classe media nao agüenta mais! Some, fio!!!

          • Gabriel Q.

            Obrigado Dr. Samir, por exemplificar o que estou falando.
            Acabo de falar sobre a agressividade nos comentários e vem este belo exemplo.
            Leonardo e Denis, se vocês me disserem que minhas opiniões são mal vindas aqui, ok, não comento mais.
            Agora vem um cidadão se achando o tal, insatisfeito com um governo eleito pela maioria, desinformado quanto às estatísticas da corrupção, protegido atrás do computador, querer me dizer o que fazer? rs… Nem parece que é médico. Melhoras, viu?

          • http://twitter.com/Foralula @Foralula

            Por falar em agressividade, quer agressividade maior do que esse desgoverno imundo faz com o povo? some daqui puxa-saco de mensaleiro! Gosta de pagar imposto? pague os meus então

          • http://twitter.com/Foralula @Foralula

            Sai daqui petralha… me explica então como essa medida foi feita para AJUDAR os viajantes, já que vc mesmo disse que ela não foi feita para prejudicar.

      • https://www.facebook.com/guilherme.nogueiradesouza Guilherme Nogueira de Souza

        Dênis,

        Aceite a crítica e seja feliz! O texto está ruim mesmo…

        • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

          Respeito sua opinião, mas não aceito críticas ad hominem. O sectarismo está cegando muitas pessoas, infelizmente.

    • Marcos Sobral

      Vai recarregar o bolsa família mané.

    • Julio brandao

      Babaca

    • Rafael

      é o zé dirceu?

    • José Nogueira

      Isso aí, mais um informativo que se torna palpiteiro.

    • Celso

      Ze (Genoino ou Dirceu): Se esta contente com a carga tributaria, seus aumentos e a maneira que ela é distribuida, voce é o diferente aqui…

    • josr

      No mínimo recebe uma parte do mensalao também, imbecil. Se não está contente procure outro site idiota petista. …

  • Arthur

    Mais uma desse governo de petralhas. É incrível como só fazem medidas idiotas para prejudicar.

  • Cearense

    I am thinking to put everybody to study the whole matematic and more and more. Thanks for while. Cearense

    • irene

      aprenda a escrever inglês direito ou caler-se, prá não pagar mico.

  • Marília Borges

    Gente, faço curso na Europa por conta própria e estou lascada. =( Já tentei pesquisar, mas encontrei resposta ainda, então: alguém sabe dizer com certeza se esse imposto vai recair sobre a recarga do cartão ou sobre compras no débito ou saques? Eu uso VTM e pago 2,5 euro por saque, não importa o valor, e não pagava nada sobre compras no débito. É isso que vai mudar ou a taxa de compra na casa de câmbio? (Governo F**, duvido que desse um desconto de 6% pra população em qualquer coisa!)

    • sabbathbh

      É muito simples. Quando você carregava ou recarregava seu VTM você pagava 0,38% de IOF, agora vai pagar 6,38%. O saldo que você já têm lá não foi afetado.

    • Geraldo

      Pelo que entendi da reportagem, isso vai continuar igual. O problema será quando você for recarregar o seu cartão.

    • othon

      Marilia.
      A solucao e abertura de conta corrente no exterior, sei que o HSBC no premier permite o envio de ate dois mil dolares(mesma pessoa) e cai na hora, não vi a norma da receita federal, mas acredito que neste caso(ordem de pagamento entre correntistas) sera com iof reduzido a 0.38% .

  • Mauro Vasquez

    Que piada.

    Comprar dólar no aeroporto de GRU.
    IOF + taxa de operação (30 reais) + dólar turismo e mais um pouco. No final, o dólar sai por 2,70.

    • mariostefa

      Mauro, já experimentou vender os seus dolares lá? é uma piada, para compra-los eles vão te pagar tipo R$ 2,00 e prá te vender pedem tipo R$ 2,80.

    • Paulo Almeida

      Todo lugar eh assim:
      A fruta do Mercado é comprada por um preço menor que o de venda. Assim como o carro que vc compra na concessionária. Com moeda não é diferente.

      Agora, comprar dólar em aeroporto é dose, hein?

  • https://www.facebook.com/danielgues Daniel Marques Domingues

    Pessoal do MD e seus fiéis seguidores: posso estar equivocado, mas creio que só sobrou o VTM carregado no Brasil, que continua com alíquota de 0,38% tributado no momento da operação de câmbio.

    O que o Governo PTralha fez foi evitar que o brasileiro deixe para fazer todas as operações de câmbio no exterior (pagar contas e sacar nos bancos conveniados no exterior com o cartão de débito).
    O pagamento de contas e saques com o VTM no exterior nunca foi alvo de tributação, salvo fazer carregamento de crédito estando o turista em viagem no exterior.
    Quem leu a Nota do Ministério da Fazenda me corrija se estiver equivocado.
    Grande abraço!

    • Marília Borges

      Tomara… já pago um absurdo pra casa de câmbio e nos saques… =/

      • irene

        Infelizmente, o VTM tb entrou no pacotaço. não sobrou nada. acabo de ver no JN.

        FORA PETRALHADA!!!!…

    • Paulo Almeida

      Aumento de imposto = aumento de arrecadação.
      A grana vem daonde?
      Nossa da classe media, pra sustentar esse bando de ladrões.

      Infelizmente o governo conseguiu dar uma conotação de baderna aos movimentos livres de rua que contestam esse governo e ocorreu que as pesoas ficaram contra as passeatas.

  • Tamyres

    Se eh o mesma taxa cobrada nos cartoes de credito, seria vamtagem comprar no cartao de credito e n correr o risco de ser assaltado ou perder o dinheiro… Ne?

    • https://www.facebook.com/danielgues Daniel Marques Domingues

      Correto Tamyres. Muito dinheiro em espécie tira o sossego de qualquer viajante.

  • André

    Não vai demorar muito e estes bolhas aumentarão para 6.38% o iof até na comprar em espécie. Vergonha!

  • Raquel

    O coitado so Zé deve ter carguinho de confiança do Partido dos LADROES!!!!

    Lixo de gente

    Odeios esse Brasil cada dia mais

  • Margareth

    Para esse governo de corruptos, é mais fácil aumentar os impostos extorsivos que pagamos, que evitar a corrupção deles próprios.

  • https://www.facebook.com/muniqueschutz1 Munique Schutz

    Ai que ódio daquela sapatona dos infernooos!!! esse aumento deve se pra cobrir o aumento da verba de gabinete dos deputados que eles tambem concederam hoje, foi um aumento de 7,7% pra cada um (incluindo nessa verba passagem aérea, telefone alimentação, gasolina, auxilio paletó e moradia), o que elevará os custos para R$ 16 milhões por ano, portanto ainda dá e sobra um pouco pra colocarem nas meias, cuecas, bolsa, e pagar os próximos mensalões… e continua tudo como dantes no quartel de Abrantes.

  • clippingbizarro

    Brasil cada vez mais seguindo o "exemplo" de seus amigos bolivarianos!

  • Luiz Niquet

    O complexo de vira lata está forte por aqui…

  • https://www.facebook.com/profile.php?id=100002348214135 Marco Mussolini

    Já vi nos EUA, diversos tipos de cartão pré-pago nos supermercados com crédito de X dólares. Se não me engano, tbm tem opção de carregar o valor que vc quiser em cartões específicos.

    Eu tento, me esforço bastante para ser patriota.
    Quem já teve oportunidade de conhecer, mesmo que muito pouco de outra cultura, percebe que o brasileiro (não só os políticos) está (estranhamente) acostumado com a malandragem de todas as formas possíveis e imagináveis. É simplesmente corriqueiro aqui.
    Aceita-se tudo, não existe o bem comum (cada um por sí) e ninguém arregaça as mangas para mudar a situação. Vivemos esperando alguma solução 'cair do céu'.
    Quando vejo o desrespeito com as pessoas, principalmente no trânsito e quando vejo notícias como essa, fico muito envergonhado.
    Infelizmente, Copa do Mundo e Olimpíadas só tendem a deixar isso ainda mais evidente!

    Aqui prefere-se o paliativo (tapa-buraco, gambiarra), do que resolver (mesmo que a longo prazo) os problemas mais importantes. Mais cômodo que construir estradas e melhorar a infraestrutura (precária, diga-se de passagem), por exemplo, é aumentar impostos para frear o comércio e o aumento na circulação de veículos.
    É mais fácil aumentar os impostos que reduzir as despesas…

    • https://www.facebook.com/danielgues Daniel Marques Domingues

      Assino em baixo Marco. Não temos que sair do NOSSO país. Precisamos é mudá-lo por completo.

      • https://www.facebook.com/thatieny.brandao Thatieny Brandão

        Concordo com vc Marco. Muito bem dito. Não é so o governo que é corrupto, são os brasileiros em geral. Aqui as pessoas não têm principios eticos. O que vale é a moral das ruas: malandragem (corrupção). Quanto ao governo, ninguem trabalha. A solução é sempre aumentar impostos. O Brasil nao e um pais serio. Quando finalmente concordaram em acabar com a cpmf, foi so pq ninguem usava mais cheque. Todo mundo usa cartão. Entao acabaram com a cpmf e aumetaram a aicota do iof. Esse país não é sério!!

  • Mauro Vasquez

    Para Reginaldo Galhardo, gerente de câmbio da Treviso Corretora, porém, o objetivo é outro. "A intenção é conter o consumo do brasileiro no exterior. O governo pode ter percebido que os brasileiros estão utilizando bastante esse instrumento. Mesmo com o aumento do dólar no ano (de 14,7%), estamos batendo recordes de gastos fora do Brasil. Os cartões pré-pagos eram os preferidos dos consumidores pelo imposto menor", diz.

    Existe alfândega pra que? Se alguém quer comer, beber por la… não pode sem pagar taxa pro samba?
    Como eu quero obter ASAP minha cidadania européia.

    • https://www.facebook.com/guilherme.nogueiradesouza Guilherme Nogueira de Souza

      Fato que o objetivo é conter os gastos no exterior. Foram 23 bilhões de dólares entre janeiro e novembro de 2013. A medida é ruim, prejudica quem deseja viajar. A ideia, por certo, é conter recursos aqui. A outra opção seria aumentar o valor do dólar para os R$4,00 de uma década atrás, medida igualmente perversa.

      O que não muda o fato do texto acima ser ruim também.

  • Giorgio

    Será que vale a pena levar em reais e trocar em algum banco lá?

    • Hugo

      Pensei o mesmo…será que estrangeiros conseguem comprar cartões pré-pagos direto em dólares nos EUA?

    • irene

      em reais lá, jamais. a taxa de cambio oferecida é péssima. compre dólar aqui, e tente compra um VTM lá com os dólares q vc levar em espécie.

      • https://www.facebook.com/thatieny.brandao Thatieny Brandão

        Como faz para comprar um VTM lá?

  • Duilio

    http://www.fazenda.gov.br/clientes/portalmf/porta

    Nota do Ministério da fazenda na íntegra….

    • Samuel

      Falta a assinatura, que nota é essa sem assinatura do ladrão…

  • Gilberto Santos

    Como sempre esses corruptos deixam para divulgar na calada da noite…Olha, meus amigos, só tem uma maneira de mudar alguma coisa neste Brasil brasileiro: é tirando esses chupins de lá do Planalto, antes que este chão vire um anexo de Cuba! Eles governam, em primeiro lugar, para se beneficiar; depois, eles dão algumas migalhas aos pobres para que se sintam valorizados. E advinha quem paga a conta dessa ciranda!?
    Precisamos nos mobilizar, antes que o nosso país se acabe!

  • Elaine

    O movimento pelos 20 centavos deu certo, que tal um movimento contra os 6%? Sério, não da pra aguentar mais isso, não é só pelas compras, tem muito brasileiro que viaja com orçamento muito apertado, em busca de cultura, experiências, educação…. O razoável era voltar tudo para 0,38, o dólar não para de subir…

    • Cristiano

      Concordo plenamento, podemos fazer uma abaixo assinado online inicialmente, tem se que fazer alguma coisa!

    • Marcos

      Na boa… se com o valor alto o dólar não pára de subir, imagine se o governo deixar de taxar! O dólar vai às alturas! Vai todo mundo sair comprando e viajando para fora, gastando o que tem e o que não tem para aproveitar o fim do IOF (ou uma alíquota mais baixa).

  • Cearense

    Vão estudar mais a cultura do povo brasileiro.

    Eles merecem isso mesmo.
    Não sabem votar!! Agora fica sem infra-estrutura e com a violencia!!!
    Cearense

  • Wilton

    Com a elevação dos gastos no exterior, já imaginava que o governo iria criar alguma coisa.

    Para mim não houve problema pois utilizo Cash, VTM e, em ultimo, caso o cartão de crédito.

    • irene

      POIS VAI HAVER PROBLEMA SIM. desses, só o cash não term esse tributo. ainda.

    • presuntinho

      Para recarregar VTM vai aumentar tb, tanto aqui quanto no exterior…Além disso, veja que a cotação nas casas de câmbio vai aumentar bastante em razão do aumento da procura (todos vão querer agora em espécie). Lembre-se, ainda, que a projeção é de alta do dólar pra 2014 (redução de estímulos do BC americano).. 2014 sombrio

      • https://www.facebook.com/thatieny.brandao Thatieny Brandão

        2014 vai ser sombrio mesmo!! As projecoes sao pessimas. Comemorar o que? Saude e familia. Enquanto o mundo desmorona?

  • Tatiana

    Ódiooooo!!!!! Tô viajando amanhã, não dá nem tempo de comprar moeda mais!!!! O plano era sacar da cc e pagar com débito da cc, me fu!!!!
    Mataram o VTM tb!! Leiam a nota do MF, é qualquer carregamento, não carregamento no exterior!!!
    Governo fdp, em vez de baixar o IOF do cartão aumenta o do resto! Maldita Constituição que não prevê anterioridade tributária pro IOF!!
    Ano que vem tem eleição, não voto no PT nem que me paguem 1 milhão!!!

    • Samuel

      Nem eu, isso não é governo, é um desgoverno…

  • Giorgio

    Essas medidas não deveriam passar por uma votação? O povo não deveria ter o poder de voto? Vale a pena fazer uma petição? MD ajuda a gente!!!!

    • Marcos

      Não pode Giorgio. O IOF é um tributo extrafiscal. Suas alíquotas são alteradas por ato do Poder Executivo e não por lei (ao contrário de outros tributos).

  • Thiago

    Será que se eu carregar hoje o visa travel money consigo pagar so 0,38?

    • Eau de Cologne

      Olha, no site do Itau, Global Travel Card está cobrando 0.38 der IOF ainda, acabei de ver

      MALDITOS PETISTAS

    • Eduardo

      Sim, fiz agora pouco pelo internet banking do itau recarga do Global Travel com aliquota 0,38

    • Léo

      Sim, consegue, até as 23h59m. Acabei de fazer isso. Alguns têm sugerido que a majoração alcança também os valores já comprados (VTM carregado ou traveller comprado). Mas isso parece pura falta de informação. Como o governo poderia cobrar os 6% restantes (uma vez que já paguei 0,38%) nas operações de VTM e traveller realizadas até a data de hoje? Isso não parece fazer muito sentido… Mas sabe como é, um governo que escolhe o final da sexta-feira, em pleno final de ano, para 'harmonizar' as transações de mercado de moeda estrangeira está disposto a muita coisa contra seu povo. Eu juro, sou a favor da redistribuição da renda, da solidariedade, do Estado de Bem Estar… mas isso tem pouco a ver com certos comportamentos deste governo. Haja paciência…

  • https://www.facebook.com/gabrielle.tenorio.1 Gabrielle Tenório

    Mais um golpe duplo desse governo. Eles te abusam se você comprar no exterior (mesmo tendo o dinheiro inteiro!) e abusam mais ainda se você desistir e comprar no país. Vocês sabiam que nós temos a honra de ser o país com PIOR retorno de impostos no mundo? http://exame.abril.com.br/economia/noticias/brasi

  • newton c s pinto

    Governo de m … , arrecada e surrupia tudo do pobre povo enganado pela cambada do PT … eles nao estao nem ai, viajam de jatinho as nossas custas, cambada de ordinario, safado, que queimem no inferno … gente morrendo na fila de hospitais, educacao a beira do abismo … e essa corja levando vantagem em cima de vantagem … cambada de vagabundo que foi colocada no poder por gente enganada, que troca seu voto por um par de sapato, uma cesta basica e ate uma graninha. Ja cansei de acreditar neste pais … desculpem minha falta de acentos e paciencia … Melhores Destinos, esse sim, funciona!

  • Ubirajara

    É o Desgoverno Federal fortalecendo o câmbio negro. Tal medida foi feita no Paraguai. Lá TODAS as casa são de doleiros. Aqui no Brasil você compra em qualquer balcão de hotel internacional. Pra mim não muda nada. Isso aqui não tem conserto. Quando alguém ganha um pouquinho e economiza para realizar um sonho, vem o Desgoverno e come 6,38% dele. Espero que a copa fracasse e mostre ao mundo a inoperância, incompetência e a sagacidade larápia do Brasil. Vamos encher as redes sociais com o nosso desagravo.

    • José Nogueira

      Quem disse que vc precisa comprar dólares no câmbio negro, qualquer banco te vende sem esse IOF.

  • Cearense

    PT nunca mais!!!

    • paula

      como se o publico do pt fosse realmente os viajantes internacionais e nao os dependentes de bolsa familia :D

    • José Nogueira

      Acho que não, meu caro.

  • Cinthia Rangel

    Gente,

    E muito dificil votar bem se sao os partidos que nos oferecem politicos de M**** para votar.

    O PT, depois do bolsa-famili extremamente ampliado, tb sera muito dificil tirar de la. Povo burro a base de esmola da nisso.

    Ab,

    Cinthia Rangel.

  • Cearense

    vou morar na oca . PT nunca mais

  • Doomsday

    Galera, se preparem, isso é só o começo. 2014 será um ano sombrio, uma grande crise se aproxima.

    Essa do IOF, além de alavancar mais receita pro governo, é uma medida estratégica para coibir a SAIDA de dólares da economia pelo coitado da classe média. Isso é um grande sinal de que vem chumbo grosso por ai. É sinal de que o real está frágil perante o dólar, e que podemos ter uma tendência contínua de desvalorização da moeda a médio prazo. Olhem ao redor, nada está certo. Endividamento recorde da população, inflação de preços maquiadas, maninpulação de números, índices inventados. Tem que ser muito ingênuo para não enxergar. Eu, pessoalmente, já espero qualquer coisa, desde o retorno a todo vapor de uma nova CPMF, mudanças na aposentadoria de uma hora pra outra, e até mesmo (se a coisa ficar séria) de que confisquem nossa poupança de novo, como fizeram em 1990. Ah, você de 20 anos não sabia? Dê uma pesquisada em "Plano Collor" no Google.

    A coisa na direção que está, com o governo indiscriminadamente espremento imposto em cima de imposto, quando é o limite? Quanto de impostos é o bastante? Mas nããao, na cabeça do brasileiro médio "tá tudo bem". O pior nunca é pior o bastante. E aí tem Copa comprada, logo depois eleições fraudadas, e tudo o mais. O dia que o brasileiro acordar, o resultado lógico é só um: insurgência popular. E não como aquele ensaio que tivemos em junho, mas com muito sangue derramado nas ruas, e talvez a cabeça de dezenas de políticos em estacas nas vias públicas.

    Desculpem o pessimismo, mas pelas pessoas que conheço e as coisas que eu tenho visto recentemente, a opinião é a mesma. Meu conselho final é este: se você tem as condições, saia do Brasil.

    • Vanessa

      Tambem acho que vem coisa pior.

    • Paulo Almeida

      Aumento de imposto = aumento de arrecadação.
      A grana vem daonde?
      Nossa da classe media, pra sustentar esse bando de ladrões ( de TODOS os partidos )

      Infelizmente o governo conseguiu dar uma conotação de baderna aos movimentos livres de rua que contestam esse governo e ocorreu que as pesoas ficaram contra as passeatas.

    • Felipe

      Também acho que vem crise forte nos próximos anos. Os sinais já estão sendo dados pela economia faz um tempo. Somos uma nova Argentina. Perdemos a melhor oportunidade que a economia global deu nas ultimas decadas de sair "da merda" e perdemos. As próximas gerações vão pagar por isso, o futuro vai mostrar o mal que principalmente o governo Lula fez para o Brasil.
      Infelizmente o Brasil não esta pronto para crescer, o nosso povo e nossa cultura ainda são muito "pobres".

    • https://www.facebook.com/thatieny.brandao Thatieny Brandão

      "E não como aquele ensaio que tivemos em junho, mas com muito sangue derramado nas ruas, e talvez a cabeça de dezenas de políticos em estacas nas vias públicas. "

      Gostaria muito de acreditar nisso. Mas nao, o povo brasileiro e bovino. Nao vai ter revolucao nenhuma. Os politicos nao serao mortos, continuarao em seu oasis de priviligios.

    • Armando

      Já estou fora, meu camarada. Estou aqui no Canadá e não volto ao Brasil por nada nesse mundo. Só lamento por meus familiares que não puderam vir comigo.

    • gabelita

      Meu Deus, agora sim, depois de ler seu comentário, estou desesperada.

  • luciano

    Acredito que o próximo passo do governo será taxar os 50% da compras no exterior diretamente no cartão, para diminuir as filas da alfândega na volta ao país e assim garantir que todos serão taxas na volta ao país e diminuir os gastos dos brasileiros no exterior que vem batendo recorde atrás de recorde e chegando na média de 2 bilhões de dólares mensais, todos que vão aos EUA voltam com malas lotadas de roupas e eletrônicos.
    Já esta rolando na tv uma propaganda pelo ministério do turismo incentivando o turismo no Brasil com algo assim é "ótimo viajar em seu país" ou algo parecido, não sei como com estradas horríveis, aeroportos lotados e voos caros, rede hoteleira sem leitos suficientes e cidades sem mobilidade.
    Esse é o nosso Brasil.

    • Guilherme

      Nao da essa ideia, sempre tem um petralha lendo.

    • Simone

      Cuidado com o que vocês escrevem! Certa vez o Jô Soares deu a ideia da CPMF no programa dele, mas como imposto único, substituindo esse monte que temos. O governo adotou rapidamente, da pior forma possivel, usando o SUS como desculpa. Tenho CERTEZA que vem chumbo muito mais grosso porque tem muito dono de construtora se suicidando, os preços dos ímóveis despencando, inflaçao nas alturas, estoque das lojas abarrotados! Até nos mercados os estoques estão altos. Quando o povo começa a se matar por conta de dificuldades financeiras e parar de comprar comida, podem saber que dias sombrios virão. Me lembro bem no plano Collor, quando alguns vizinhos meus se mataram, infelizmente! Guardem tudo que puderem, muito bem guardado e looooooonge da Poupança. A C A B O U o Brasil.

    • http://flickr.com/gaf Gabriel

      A tributação dos 50% direto no cartão seria muito mais eficiente e contribuiria para diminuir o crime de sonegação cometido cotidianamente pelos viajantes abastados. #classemediasofre

  • Marcos

    Honestamente e sem querer ser ofensivo com os que pensam o contrário, acho uma coisa até bastante razoável. Acho que a medida está de acordo com o princípio da capacidade contributiva (quem pode mais, paga mais) basilar no Direito Tributário. Além disso, é importante que o tributo faça sua parte na busca por uma justiça social. Temos um Brasil tão desigual, em que pessoas morrem de fome enquanto outras tantas viajam para fazer "comprinhas" em Miami. Acho que nós devemos rever o país que queremos… o tributo tem que ter uma função social, meio assim Robin Hood.
    Não sou compra a redução dos tributos, PELO CONTRÁRIO!!! mas acho que temos duas opções: a) ou viramos um Estado de Bem Estar Social, vamos ter direito à saúde, educação, previdência isso e aquilo e vamos arcar com a carga tributária OU; b) viramos um Estado Neoliberal, com baixíssima carga tributária e se vc ficar doente, vc que se ferre, se ficar inválido vc se que ferre, se não tem dinheiro para pagar escola pro seu filho, vc que se ferre…
    Não dá para ter as duas coisas ao mesmo tempo, a conta não fecha.
    Acho bastante razoável que as pessoas tenham pensamentos diferentes do meu, sobretudo considerando a corrupção no Brasil. Só que temos que abrir mão de discursos prontos, do tipo "vamos tributar a corrupção então" ou "pago impostos e ainda tenho que pagar plano de saúde" e começarmos a repensar nosso projeto de país para o futuro.
    Sem isso, vamos ficar sempre no meio do caminho: reclamando o tempo todo que não temos nada e pagamos muito. Ora, se queremos ter muito, vamos pagar o tributo e cobrar que nos deem esse muito. Se queremos pagar pouco, então não vamos pedir nada além do básico (segurança nacional e educação básica).
    Desculpem, mas essa é minha opinião

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

      Eu invejo sua fé Marcos! De verdade! Queria acreditar que mais esse valor que será descaradamente roubado de todos nós vai ajudar a salvar alguma pessoa que morre de fome ou melhorar qualquer coisa que seja. Queria acreditar que não vai se esvair no pagamento de obras superfaturadas, propinas, mensaleiros e tantos e tantos e tantos outros casos de corrupção doentia que afeta o país. A carga tributária brasileira é absurda! Já passou do limite do aceitável há muito tempo! Como pode um país que de cara pega 27,5% do salário de um trabalhador exigir mais uma tonelada de impostos por tudo o que ele vai fazer? Concordo que a conta não fecha, mas é no país em que vivemos: temos a arrecadação absurdamente alta de um “Estado de Bem Estar Social” e a falta de serviços “Neoliberal”, usando seus termos. Afinal, se você ficar doente, morra em uma maca imunda no corredor do SUS. Se ficar inválido, viva com um salário miserável do INSS, se não tem dinheiro para pagar escola pro seu filho, mande ele para uma pública na periferia das grandes cidades. Em pouco tempo terá um viciado em crack ou coisa pior. Respeito sua opinião, mas… Na boa! Essa conversa já cansou faz tempo!

      • Marcos

        Pois então, vamos ser um país neoliberal! Não estou sendo irônico, só acho que precisamos ser coerentes. Vamos parar de pedir saúde, previdência, isso e aquilo e começar a pedir só redução da carga tributária.
        Quanto à corrupção, bom, ninguém é a favor dela. Só acho que quando usamos esse argumento, a conversa fica difícil… corrupção existe em vários países, neoliberais, sociais, enfim. Temos que combater a corrupção em qualquer lugar (começando por nossas próprias vidas, sem querermos furar fila, por exemplo). Acho que a corrupção é um mal a ser enfrentado, mas isso não muda a ideia do que queremos ser no futuro.
        Quanto ao "capacho do PT" que alguém mencionou abaixo, é pena que as pessoas façam esse tipo de coisa. Isso não agrega nada. E, por mais irônico que pareça, até hoje, nunca votei em nenhum candidato do PT hehe, mas td bem.
        É complicado, se vc é educado te chamam de "meigo" com ironia, se vc é agressivo, dizem que você não aceita a opinião dos outros… e poucos aceitam a sua…

        • Alex

          Cara, nosso estado é incrivelmente ineficiente. Suecos escolheram soberanamente viver num sistema social-democrata bastante custoso, mas eles têm retorno em troca de seus impostos. No Brasil, estamos num limbo. Nossa carga tributária é, em termos relativos, a maior do mundo.

        • Vilma

          Para você neoliberal significa pouco imposto e falta de saude previdencia etc ? Acho que você precisa rever seus conceitos básicos.

        • Demetryus

          O que não consigo compreender é um aumento repentino em uma alíquota em 1500%…hehehhe Outra que também não compreendo é qual a diferença de levar dinheiro em espécie ou levar o cartão pré pago "carregado" considerando que nas duas situações o pagamento do IOF é prévio. A questão extrapola questões sociais e relativas a capacidade tributária, esbarrando em detalhes técnicos, os quais qualquer um que frequentou as mais básicas aulinhas de economia sabem que se trata de um erro grosseiro do governo esse aumento as vésperas do final de ano. O governo faz besteiras, o outro se quebra a pau com a mulher e ganha uma coça da policia e vai parar na UTI de um hospital, ai o SUS paga a conta de internação. Do outro lado o cara se "encharca" de cachaça e cai de cima de uma ponte, vai parar no hospital, ai o SUS paga a conta de internação. Poxa! Será que sou obrigado a trabalhar e pagar impostos para manter tanta gente que só vive para fazer trapalhadas e dar despesas?? Não estou sendo irônico, estou sendo realista essa coisa de capacidade tributária (quem pode mais, paga mais) é legal na boca de quem não tem nada e vive de programas assistencialistas, torcendo para que aqueles que tem algo construido com suor se fo…m. Odeio falsos socialistas, aliás acho que socialismo é atraso, só vejo países de m.. com ideias socialistas. Gosto de trabalhar, ganhar meu dinheiro e consequentemente gasta-lo com o meu prazer e de minha familia. Isso pode parecer uma visão egoísta, mas não é, quando era criança alguns amigos não queriam nada com a escola, no tempo da faculdade outros preferiram a "farra", agora se estão na m… eu é que sou culpado?? Sou eu quem tenho que carregar nas costas essa maldita carga tributária destinada na sua maior parte a socorrer gente que não quer ou nunca quis nada com trabalho??? É do meu bolso que tem que sair dinheiro para programas assistencialistas e politiqueiros que visam manter a situação no governo?? Encerro dizendo que esse aumento foi uma verdadeira m…

          • Carlão

            Mais uma manobra do governo PTista. Precisam aumentar o caixa, pois não conseguem fazer o que qualquer estudante de economia recomenda: cortar gastos públicos!

            Afirmam que a inflação está controlada (IPCA 5,5%) mas escondem do povo leigo que o centro da meta fica em torno de 4%. Para salvar o superávit primário, colocaram nos cofres públicos o saldo da PRIVATIZAÇÃO do Campo de Libra, mas esquecem que no próximo período fiscal nã haverá mais Libra pra vender. O Custo-Brasil é o maior de todos os tempos e apenas vemos a venda de estradas, portos e aeroportos para empresas praticamente obrigadas a dar contra-partida nas próximas campanhas eleitorais. Serviços básicos são negligenciados de maneira vergonhosa. Trocam as filas do SUS por mini-filas para consultas com enfermeiros escravos cubanos, pois são “melhores” do que os nossos médicos e professores “mercenários”, que ganham fortunas e ainda se negam a trabalhar nos nossos paraísos do interior.

            Agora, cada um pode sentir um pouco dessa navalha na própria carne. Não vai ser este ou aquele que será demonizado. Serão todos nós, pagadores de volumosos impostos, mas infelizmente, ainda a minoria nas urnas.

      • José Nogueira

        Meu caro,
        Nos EUA, se vc ficar doente, sem um plano de saúde (caro), morre na sarjeta, não é nem na fila do SUS, que eles não têm.

        • Armando

          Provavelmente você NUNCA sequer pisou em solo americano, caríssimo compatriota apedeuta.

    • https://www.facebook.com/profile.php?id=1638282594 Carlos Alberto Assis Fonseca

      Se o imposto tivesse fim honesto seu burro, mas vai para o Renan Calheiros pagar sua cirurgia de implante!

      • Mauro Vasquez

        kkkkkk pensei o mesmo.

    • paula

      me deu uma certa pena de vc, serio! queria viver neste mundo colorido que pintou!

      • Marcos

        q tal começar a pintar, vc mesma, esse mundo agora?

      • https://www.facebook.com/camila.aboughaouche Camila Menezes Abou Ghaouche

        Utópico, não?!!…

    • irene

      que meigo. [capacho do PT detected]

      • Marcos

        Nunca votei no PT até hoje

    • Fernando

      Um pouco irreal, mas é uma opinião válida.. Parabéns por se posicionar, mesmo contra a maioria!

    • Ana

      Apesar de ser das que pagam 27,5% do salário, e depois disso ver sobrar não muito, apenas o suficiente para as contas e um ou outro supérfluo (como alguma viagem em promoção, que não deveria ser um luxo e sim uma opção para todos), eu concordo contigo. Já vi muita miséria na minha frente, já conheci muita gente que eu tenho certeza que não sobreviveu, e acho que algumas coisas melhoraram, assim como outras pioraram terrivelmente. Não a corrupção, que sempre foi terrível, sempre assolou nosso país, e não foi inventada pelo PT, mas em muitos aspectos o país está se perdendo sim, e em outros melhorando, algumas pessoas estão achando um jeito de sair da miséria. Programas assistencialistas? Pode ser…sou funcionária pública federal, amarguei 6 anos sem reajuste algum, mas me irrita profundamente colegas dizerem que um pobre não pode votar na Dilma pq é voto de cabresto, pois “ela” dá uma bolsa esmola para o miserável, enquanto sabemos muito bem que se ela tivesse reajustado os vencimentos da categoria, todos votariam nela e não achariam nada demais. Da mesma forma eu posso dizer aqui, que eu vou mês que vem para Orlando e, como sempre faço, trarei um pouco além da minha cota. Não muito, pois nem tenho como, mas provavelmente não irei declarar o excesso. Assim como 99% dos que estão reclamando aqui. Se existe corrupção, não é só lá em cima, e garanto para vocês que a nossa situação, fazendo comprinhas e desviando impostos é bem melhor do que a daquela gente que recebe bolsa família e que “burramente” vota na Dilma, e a nossa desculpa é a mesma que os grandões usam, pq se a gente não fizer algo para salvar o nosso, se formos ingenuamente honestos, outros irão desviar, provavelmente bem mais do que nós. E assim a roda segue girando. Não, eu não vou reclamar do aumento do IOF, o máximo que irei fazer é levar mais em espécie. Ah, e sim, acho que grande parte vai ser desviado, espero que a parte que sobre realmente possa fazer diferença. E enquanto isso, eu sigo lutando, como fiz a vida toda, por uma carga tributária mais justa no Brasil. O que eu vou pagar de IOF no exterior não me cansa, o que me cansa é o que eu pago todos os meses para o Leão, sabendo que pessoas que giram muito mais dinheiro do que eu reclamam mais e pagam menos.

      • Ana

        Aliás, acho ótimo os programas "assistencialistas" que todos reclamam. Existem distorções, é verdade, mas geralmente só elas são noticiadas.

        • https://www.facebook.com/luiz.souto.14 Luiz Souto

          O que mais gosto é da troca de informações de pessoas com pensamentos e posições coerentes. Parabéns Denis, Marcos, Ana e os que sabem fazer uma conversa em um bom nível…
          Também sou assalariado, pago os 27,5%, sou funcionário público e graças a muita luta e HBC horas de bu *nda na cadeira não ganho mal…. Mas tirando o custo com educação e plano de saúde entro na lista do povão…. Viajar só com o MD, afinal sou um, mas na verdade sou uma família de 4….
          Nos EUA, na Disney reparem que há muitos idosos trabalhando, conversando com várias pessoas descobri que lá se trabalha não para aumentar a aposentadoria, mas sim para ter um plano de saúde… Aliás quem sai do Brasil para ir aos EUA com seguro de cartão de crédito ou de agência de viagem corre o risco de ter uma péssima surpresa…
          No Brasil por outro lado não há saúde, nem com plano de saúde temos saúde digna….

        • rafael lindoso

          Eu não invejo em nada quem mora no exterior. Pago um plano de saúde barato, a minha escola não foi tao cara assim, a faculdade nao foi a melhor mas foi grátis. Iptu, ipva eh merreca, minha blusa custa 15 reais no extra, minha comida custa o mesmo q na europa, nossa gasolina eh mais barato q lah e qdo volto trago as coisas q ainda temos aqui como um detergente de louca q realmente tira gordura. Minha irma mora nos eua e compra tudo barato mas se lasca com o imposto da casa, se perder o emprego vai ficar perigosamente desamparada na saude _-particular lah eh 1000 vezes mais caro q aqui – e meu cunhado tah preocupao de saber como vai pagar a faculdade da minha sobrinha de 6 anos.

          • Mauro Vasquez

            Nossa gasolina é mais barata que lá? Não sei onde.

            Enquanto o seu cunhado tá preocupado como pagar a faculdade da sua sobrinha, vc ta preocupado em sair de casa sem ser assaltado.
            BJS

          • rafael lindoso

            paguei no litro do diesel entre 1,40 e 1,70 euros o que dá mais ou menos entre r$ 4,50 e R$ 5,50 – veja só, lá aluguei diesel que é mais barato que gasolina. aqui pago 3,07 na gasolina. De fato temos menos segurança aqui do que lá mas vamos acompanhando as estatísticas, a situação brasileira tem melhorado e a situação do primeiro mundo tem piorado. as ilhas das fantasias do mundo tem diminuído tem se restringido a poucos países, as coisas tão apentando pro lado dos eua, frança etc.

      • Marcos

        Ana, eu concordo com cada palavra do que você disse. Não sou contra a revisão da carga tributária. Muito menos a favor da corrupção. E não quis falar nem bem nem mal da Dilma. Só acho que precisamos ser mais coerentes e pensar num modelo de país que queremos, mais nada. Não sei pq td mundo ficou tão puto assim… E lendo a notícia, considerei que pagar 6 reais a cada 100 q eu consumir não é muito… Até pq, sempre que eu volto do exterior, o IOF é o que menos me preocupa. O que pesa MESMO no bolso são as taxas dos bancos… é taxa pra tudo quanto é lado! acho que pagamos mais de taxa bancária do que de IOF…

        • mariostefa

          Se pelo menos este valor do IOF fosse APLICADO REALMENTE em SAUDE E EDUCAÇÃO.

        • Alex

          Ser coerente é o seguinte: quem vota em governo de esquerda e de centro-esquerda não pode reclamar de aumento de imposto. Pode reclamar do mau uso que se faz do dinheiro. Este governo parece estar chegando num beco sem saída em matéria de política econômica, daí aumentar o IOF.

      • José Nogueira

        Muito bem, Ana!

    • https://www.facebook.com/daisy.martins.315 Daisy Martins

      Os nossos impostos são para pagar as mordomias dos nossos políticos e não para a população carente ter saúde, escola decente etc. Na Suécia os impostos são altos, mas ninguém paga escola, e elas são ótimas, ninguém paga plano de saúde e a saúde pública é ótima, todos tem direito a um financiamento super camarada para comprar a sua casa. Por favor, não me fale em justiça social no Brasil. Isto é mera ficção.

      • Paulo Almeida

        Alto quanto Daisy?
        Pesquisa lá e coloca aqui pra gente ver.

        Depois de colocar o valor, responda:
        Vc aceitaria pagar esse valor?

    • Érica

      Respeito seu ponto de vista e poderia até concordar com algumas coisas, caso os impostos fossem realmente convertidos em benefícios para o povo. Infelizmente, essa não é a realidade. Essa história de “Robin Hood” não funciona, primeiro porque os “bolsas” já provaram que a ajuda fácil, por mais que não passe de uma esmola, cria preguiçosos (já vi gente negando emprego pq perderia a mamata), segundo porque é absurdo pensar que o cidadão que se dispõe a trabalhar duro deve sustentar quem não o faz. Não é o Eike Batista que se ferra para sustentar os programas do governo. É o assalariado, o cidadão remediado, que luta para proporcionar à família um plano de saúde, já que o nosso é vergonhoso, uma escola de boa, na esperança que os filhos tenham melhores expectativas para o futuro, e que muitas vezes proporciona “comprinhas em Miami”, como vc diz, com um grande sacrifício. É justo, muito justo, que quem trabalha use seu dinheiro para SEU proveito, SEU lazer, seja onde for e como for. Se não houvesse tanta desonestidade em tudo que cerca o governo de nosso país, não seriam necessários tantos programas assistenciais. Sei que um problema do tamanho que temos não se resolve a curto prazo, mas não é tirando de quem batalha que se consegue igualdade e justiça social.

      Se estiver errada me corrijam, mas é atribuída a Adrian Rogers a seguinte fala – a meu ver, perfeita. “É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.”

      • Ana

        Acho tão, tão medíocre esse discursinho de que as bolsas criam preguiçosos…normalmente elas partem de quem, ou sempre teve uma vida privilegiada, ou pode dar conforto aos filhos. Minha mãe era faxineira e hoje eu sou funcionária pública em um concurso bem concorrido. Muitos dos meus amigos me elogiam dizendo que eu lutei muito, minha família se empenhou, mas isso é besteira. Estudei em um colégio particular todo o meu primeiro grau, com uma bolsa paga por um deputado. Vivíamos de favor na casa de uma tia. Se eu não tivesse recebido esses auxílios, provavelmente seria balconista de loja e teria uma vida mais triste, e viajar para a Europa seria só um sonho. Tenho um afilhado que morava do lado de um valão, um dia ele abriu o forno para mostrar, todo feliz, que tinham recebido uma cesta básica de presente de um vizinho, e de lá de dentro correram duas ratazanas enormes. Na época eu ainda estava correndo atrás do meu sustento, sequer podia ajudar o suficiente aquela família, mas fico extramente indignada de ver pessoas, do alto de seus saltos, acharem que um menino que ia para a escola, no inverno de Porto Alegre, com um chinelinho de cada pé, pq a mãe vendeu o tênis que ele tinha para comprar arroz e leite, vai ficar preguiçoso se tiver 200 reais por mês para lhe garantir a escola. Essas mesmas pessoas que reclamam que a cota de 500 dólares é muito baixa para trazer em comprinhas dos EUA. Essas mesmas pessoas que acham que suas crianças tem que ter smartphones cada vez mais cedo.
        Não é acabando com programas assistenciais que se resolve o problema, e sim os fiscalizando, exigindo a contrapartida e a utilização por quem realmente necessita. Denunciando as irregularidades. Cada criança, cada adolescente beneficiado é potencialmente alguém que irá depender menos do Estado no futuro. Alguém que não irá depender da saúde pública, alguém que irá contribuir com a previdência, alguém que não estará no sistema prisional, alguém que não estará aumentando as estatísticas da segurança pública. Nada é tão perfeito, é claro, mas o planejamento é esse, é assim que o ser humano evolui. Ou você se imagina sendo um ser humano mais produtivo crescendo no meio de ratos e indo para escola com fome e frio?

        • Evaldo

          Discurso verdadeiro este…!!!…sou filho de lavrador, estudei a vida enteira em escola publica trabalho desdos 14 anos de idade, hoje trabalho em uma empresa presente em 28 paises nos quatro cantos do mundo, vivo maior parte do ano fora do Brasil, tenho este trabalho por conta do que acreditei e pela a criação que tive…..esse blá, blá de auxilio e balela, quando se quer ser alguem a pessoa corre atrás, nao vive mendigando bolsa missérias…….programas sóciais devem ser voltados a formação e qualificação do ser humado visando a dignidade e o auto sustento da pessoa….!

    • diva

      É tão burro que não sabe o que é estado de bem estar social!'Continua sendo gado do governo, se matando de pagar impostos, enquanto os que estão lá dão esmola aos pobres, se mantem no poder, aumentam seus próprios absurdos benefícios e vão ao exterior com toa a comitiva ficar em hotel de luxo, fazer implante de cabelo com dinheiro público. OTÁRIO! Nem a nobreza na idade média explorava tanto a plebe!

    • Fabio

      "Desculpem, mas essa é minha opinião"

      Não desculpo

    • https://www.facebook.com/edufoleto José Eduardo Foleto

      A verdade é que a conta não fecha porque os administradores da res publica administram MUITO MAL os recursos que lhes são confiados. Eu não quero mudar sua opinião, mas reflita um pouco sobre alguns eventos recentes, como este noticiado pela revista Veja e veja só porque você tem de pagar mais impostos:

      Em 24 de agosto de 2012, Bené contratou os serviços do escritório Guerra Advogados, da ex-ministra, para defender uma de suas empresas no TCU, a Due Promoções e Eventos, que recebeu 68 milhões de reais durante os governos Lula e Dilma. Segundo relatório do TCU, a empresa recebeu 809 000 reais por serviços não prestados e houve superfaturamento de até 750% em itens de contrato firmado para a realização de uma conferência do Ministério da Pesca, em 2009. O aluguel de uma toalha de mesa, por exemplo, custou 63 reais por dia. No mercado, o aluguel do mesmo objeto custa, em média, 7,40 reais. (Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/para-empr

      A saúde não funciona, se você quiser ter, tem que pagar; estradas com pedágio para todos os lados e o Governo entregou mais esta semana para a iniciativa privada; aeroportos, taxas altíssimas se comparadas com países de primeiro mundo e um caos; transporte público caríssimo e ineficiente e por ai vai. Acho que ninguém se importaria de pagar mais impostos desde que tivesse uma contrapartida, mas do jeito que é, nossos impostos só vão para o ralo. :(

    • Alex

      Cara, não temos nem uma coisa nem outra. E este é o problema.

    • Pedro

      Que básico cara pálida?? Brasileiro não tem básico, nao tem saúde, educacao e nem segurança. Já se pagam impostos altíssimos e mesmo assim nao se tem nada. Faz-me rir..

    • Henrique

      Marcos, parabéns pelo posicionamento. Não tem coisa mais chata que o pessoal que só reclama, mas atua da mesma maneira que os governos. Acredito que todo investimento no "social" retorna à sociedade integralmente, tanto em aquecimento da economia, quanto em outros benefícios, como por exemplo uma diminuição da violência.
      Contudo, permita-me discordar em uma coisa: prioridade. Não cabe uma discussão (no caso imposição) de maior carga tributária, enquanto o nosso sistema é cheio de furos e mal administrado.
      Após a correção desta situação, aí sim, precisamos definir as nossas prioridades.
      O que está acontecendo agora é apenas mais uma maneira de aumentar caixa para dar conta dos desperdícios…
      Abraços.

      • Marcos

        Obrigado pelo elogio Henrique, acho que essa discussão tomou proporções grandes demais agora… A primeira coisa que eu pensei quando li a notícia foi: a cada 100 reais que eu gastar no exterior, vou pagar 6,38 de tributo… isso significa +- 30 reais a cada 500, 63,8 reais a cada mil… eu não achei isso assim tão absurdo para ver tamanha indignação… Eu entenderia e até participaria de criticassem as taxas que os bancos cobram… Quando eu volto do exterior, vem lá o IOF discriminado, etc. As taxas de banco são uma bagunça, parece que nem eles sabem quando incidem e qual a alíquota, a forma de cobrança… essa parte é a mais triste de pagar

    • Levi Ernani Dalfovo

      Prezado Marcos, estas completamente certo, quem tem mais paga mais. Mas temos que observar que temos
      muitas pessoas que residem no Exterior, principalmente os Estudante que deveriam ter um tratamento diferenciado ou ao menos uma isenção até certo valor da recarga do cartão. Esses estudantes que lá
      estão e que no futuro serão os nossos Doutores e professores em nossas Faculdades e muitos deles sendo mantidos pelos seus pais e ou com pequenas bolsas de estudos, O que teremos a fazer é que 2014 teremos eleições e será o momento de mudarmos mas até lá temos que levar e arcarmos com os tributos.

      • Marcos

        Concordo com você nesse aspecto Levi. O ideal seria dar uma isenção desse tributo para os estudantes no exterior (desde que respeitado um dado valor de transação, para que não víssemos estudantes brasileiros fazendo câmbio nas ruas)

    • Luiz Niquet

      Parabéns. A sua opinião é uma ilha num mar de mediocridade. Fundamentada, coerente e racional. Continuemos na luta por um pais melhor, mas baseados na fé de um pais justo e igualitário. Abraços.

      • Alex

        Niquet, nosso estado é incrivelmente ineficiente. Nossa carga tributária é, em termos relativos, a maior do mundo. O estado tem que fazer mais e melhor com o que já arrecadam (e arrecadam como nunca). Pode-se cometer injustiças ao se tentar fazer justiça (e será que é mesmo o caso?).

    • Marcel

      DEIXA DE SER OTÁRIO. Eu trabalho MUITO pra poder ir MIAMI, fazer as comprinhas que voce critica. Essa grana vai toda pra a corrupção. IDIOTA . Irei sempre aos EUA, lá o meu dinheiro vale mais, sou mais respeitado e pago impostos justos. Doe seus bens ao PT ou ao PSDB, já que acha que deve pagar tudo que esta de errado no país. Quero ver seu dinheirinho chegar aos pobres….na verdade vc. vai pagar a viagem de TODOS ELES AOS EUA, enquanto você acha que vão diminuir a pobreza nojavascript:%20hideMsgBox(); país.

      • marcos

        kkkkkk, Marcel! Curti demais suas palavras. Penso igualzinho a ti.
        Faltou só em comentar, caso ele enriqueça ou eja um político bem sucedido, ele não sonegue ou ainda fique partilhando seus bens dividindo e compartilhando suas propriedades e riqueza com os demais, tipos reforma agrária. è um Xarope mesmo. kkk

      • José Nogueira

        Vai morar lá, ô cabra.

    • Marcos

      Saquei a sua, chará;
      Tu é eleitor dos Petralhas e se sobrar, você deve ser algum candidato querendo pegar carona na mamata, né? Trabalhe honestamente e conquiste com seu suor e depois pague os superimpostos e faça de suas propriedades doações assistenciais. Eu duvido que com seu dinheiro você seria tão genereoso assim. Desculpe a franqueza, mas você foi infeliz em postar tal opinião neste portal. Sai fora, cara. Pede pra sair e se manca.

      • gabelita

        Ele já disse que nunca votou no PT.
        Ataque o argumento, não o argumentador.

    • FeraBR

      Esse é um pelego do PT, que está na folha de pagamento do partido para sair falando bem da PresidANTA e do Lula Molusco. Infelizmente, o PT joga baixo e paga gente para ficar aqui defendendo as safadezas deste partido que é o mais corrupto da história do Brasil.

    • https://www.facebook.com/guilherme.nogueiradesouza Guilherme Nogueira de Souza

      Marcos,

      Temos um grave problema orçamentário. Arrecadamos muito e comprometemos metade desta arrecadação com o sistema financeiro. Podemos resolver este problema, cortando os repasses de pagamento da dívida publica, auditando esta dívida, reduzindo os valores repassados. E se isso acontecer, por certo, esta mesma massa que chama a todos de petistas, petralhas, etc sairá a gritar contra os efeitos disso na economia. Fala-se do Bolsa Família como se fosse a causa da crise nacional, enquanto que, na verdade, a nossa crise está assentada na "Bolsa Banqueiro" que sustenta os planos de previdência privado, os planos de capitalização e outros serviços bancários consumidos pela classe média. A reflexão está em baixa. Admiro sua coragem de destoar.

    • gabelita

      Isso tudo que você escreveu estaria perfeito se o nosso país não tivesse os mais altos impostos do mundo sem retorno para a população.

      Eu adoraria concordar com você, mesmo. Mas a conta não fecha, principalmente, por causa da sacanagem dos políticos que lá estão por NOSSA causa, graças ao voto impensado do brasileiro.

    • http://viverplenamenteparis.blogspot.fr/ Milena F.

      ConcordoConcordo com alguns aspectos do que foi dito. Brasileiro acrezdita que é quem paga mais imposto no mundo, o que NAO é verdade. basta dar uma voltinha pela Europa para ver que a carga tributária é de longe bem mais alta do que a do Brasil (atingindo mais de 50% em alguns países, enquanto no Brasil é bem menos). Moro na França e mesmo quem ganha salário mínimo paga IR, todo mundo contribui. Mas no Brasil quem deveria pagar imposto sempre dá um jeito de sonegar. Ainda mais quem não é descontado em folha, sempre dá um jeito de pagar o mínimo possível de imposto da hora de declarar. Ou seja, queremos serviços bons, mas ninguém quer pagar por isso.

    • Evaldo

      Faça o favor meu querido….!
      muito mais facil ter uma politica de gastos publicos transparente que impossibilite o roubo descarado dos politicos….não somo obrigados a sustentar o luxo de bandidos do poder….não somos obrigados a sustentar pessoas que preferem ficar recebendo bolsas pelo brasil a fora do que trabalhar…pago plano de saude, transporte, moradia, escola, alimentação, lazer pros filhos, e 27% de imposto de renda retido na fonte. fora os grandes absurtos como ISS, IPI, ICMS e uma porrada de impostos……

  • Geraldo

    Alguém tem que pagar as contas do governo….o pobre não tem como, o rico sonega, sobrou para a classe média – os assalariados – pagar os programas assistencialistas, tais como: Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda; Auxílio Emergencial Financeiro – Bolsa Estiagem; Programa Brasil Alfabetizado – PBA; Carta Social; Carteira do Idoso; Política de Cisternas; Isenção de taxa para concursos públicos; Passe livre para pessoas portadoras de deficiência em sistema de transporte coletivo interestadual; Programa Bolsa Família; Programa de Apoio à Conservação Ambiental – Bolsa Verde; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti; Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais – Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER); Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec; Programa Minha Casa, Minha Vida; ProJovem Adolescente – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos; Tarifa Social de Energia Elétrica; Telefone Popular.

    Não existe almoço grátis, alguém tem que pagar a conta.

    • lula

      faltou voce citar auxilio de 1500 irreais aos presos por homicidio e estrupadores, auxilio de 1500 reais aos usuarios de drogas, auxilio de tres salarios minimos para as putas, e mais alguns imorais por ai afora

    • https://www.facebook.com/guilherme.nogueiradesouza Guilherme Nogueira de Souza

      Não se esqueça da maior das bolsa, o repasse de quase 50% do orçamento público ao setor financeiro para pagamento de uma dívida nunca auditada ou renegociada em outros termos. O resto é fichinha frente a este desvio absurdo de recursos que deveriam estar em outros locais.

      Ah! Esqueceu de colocar na listagem de programas assistencialistas as universidades públicas, as taxas reduzidas para empréstimo no BNDES voltado para o empresariado, as arrecadações diferenciadas para micro e pequena empresa, o financiamento diferenciado de casa própria para classe média, etc. Afinal de contas, tudo isso deveria estar no mesmo bojo assistencialista.

      O aumento da tributação é péssimo para quem deseja viajar, mas creio que as críticas precisam mudar de patamar.

  • Francisco

    Vamos votar nos PTralhas Galera !!!! Cambada de Ladrão FDP

  • Diego

    Isso aqui parece cada vez mais com Argentina, Venezuela e Cuba.

    Essa é a ordem, aliás.

  • Eau de Cologne

    Oi Marcos, já que vc gosta tanto de pagar imposto e quer fazer o bem, vou ter mandar meu IPTU, IPVA e a minha CSLL e IRPJ deste trimestre, ok?

    Falar que está se criando um estado de bem estar social, com a imensa corrupção e ineficiência do governo petista só pode ser piada.

    Este é um estado de mal estar social.

    • Marcos

      Não precisa ser irônico "Eau de Cologne". Se você quer discordar de mim, poderia ser mais educado e tentar algum raciocínio lógico ao invés de pretender me mandar seu IPTU.

    • José Nogueira

      Eau de Cologne não vai mais poder comprar seus fulards em Paris, coitado.

      • https://www.facebook.com/thatieny.brandao Thatieny Brandão

        Eu tenho quase 40 anos e vou pela primeira vez aos EUA ano que vem. A custo de muito sacrificio.
        O pobre, pra conseguir algo, tem de abrir mao de outras vinte!! NAO E FACIL.
        Me sinto fudid* pelo governo. Pago imposto o ano todo, e nao tenho nehum retorno. Vc deve estar tendo. Recebe alguma bolsa? Eu nao recebo NADA!!!!!

  • Erick

    Já estou pensando em colocar os dólares na cueca e na meia =/

  • https://www.facebook.com/ivancarlo.zanella Ivan Carlo Zanella

    Pelo que entendi no texto, todas as operações financeiras feitas fora do país terão 6,38% de imposto. Antes só as operações com cartão de crédito tinha 6,38%. Agora acrescentaram:

    1- as compras no CARTÃO DE DÉBITO DO SEU BANCO, feitas no exterior (não no cartão pré-pago, carregado no Brasil, que continua com o mesmo imposto, assim como a compra em espécie – 0,38%). Antes vc podia usar seu cartão de débito para comprar no exterior, pagava 0,38% e uma ótima taxa de câmbio.

    2- Os SAQUES FEITOS NO EXTERIOR COM O SEU CARTÃO DE SUA CONTA BANCÁRIA – Antes vc podia sacar, por exemplo, com seu cartão do Banco do Brasil, na agência do Banco do Brasil de Miami e pagava 0,38% e uma ótima taxa de câmbio; agora vai pagar 6,38%

    3- O CARREGAMENTO DO CARTÃO PRÉ-PAGO FEITO NO EXTERIOR – Aqui entendi que o carregamento feito no exterior será taxado em 6,38% quando eu depender de fazer um saque em conta corrente para carregá-lo. (aí cai no item 2)!?! Pois eu posso em viagem, carregar meu pré-pago como se fosse do Brasil. Por exemplo, eu tenho um cartão pré-pago que eu carrego, estando no Brasil ou fora, enviando um e-mail à instituição financeira pedindo o valor X em dólar; ela me responde com o valor total em reais, conforme a cotação do dia, e eu envio uma TED pela internet.

    Conclusão: leve espécie ou cartão pré-pago carregado e esqueça seu cartão de crédito ou débito, se não quiser pagar mais 6%!!!

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

      Além desses três há ainda o saque com cartão na função crédito, que era tarifado em 0,38% e passa a ser 6,38% também. Uma dica: faça as contas antes de fazer o cartão pré-pago, pois às vezes eles carregam tanto no câmbio que compensa usar o cartão de crédito mesmo com os 6% adicionais!

      • https://www.facebook.com/daisy.martins.315 Daisy Martins

        Em uma das minhas viagens fiz a comparação. E verifiquei que a diferença era bem pequena, a favor do cartão de débito, mas no cartão de crédito eu ganho milhas. Resultado passei a usar só o cartão de crédito. Mas de vez em quando usava o cartão de débito para ter um pouco de dinheiro para despesas pequenas. Agora o jeito é levar daqui algum dinheiro. Mas estou achando que segunda o dólar vai dar uma subida legal.

    • sabbathbh

      Não sei de onde tiraram que existe um carregamento do pré-pago feito no exterior que seria diferente do feito no Brasil. É tudo igual e tudo agora paga 6,38% de IOF. Só paga 0,38% o câmbio de papel moeda.

    • https://www.facebook.com/prcmoreira Paulo Roberto Moreira

      Acho que não Ivan, qualquer recarga em qq país será tributado e os trevellers na hora da compra !

    • Alex

      Ivan, acho que paga a nova alíquota mesmo carregando aqui.

    • Gabriel Q.

      Esquecer o cartão de crédito jamais…
      Antes deste polêmico aumento já valia a pena, pois a cotação do dólar no crédito sempre foi melhor do que no débito, VTM, casas de câmbio, etc. (pelo menos a cotação dos bancos que não te roubam, que fica no dólar comercial mais 1 ou 2 centavos), e as milhas obtidas compensavam a pequena diferença.
      Agora então com o aumento, só vai dar cartão de crédito!

  • Geraldo

    Já começo a ver semelhanças entre o uso do cartão de crédito e o uso do celular no exterior: ambos são proibitivos, e fazem mal para o bolso.

  • Francinete

    Tenho um filho que estuda na Alemanha com bolsa,que não é suficiente para suas despesas, por isso sempre preciso recarregar seu VTM, não é fácil, pois o euro está muito alto para nós que ganhamos em real. Estou preocupada com essa medida, pois ainda não entendi bem como será na prática.

    Fran

    • sabbathbh

      Na prática: você pagava 0,38% de IOF quando recarregava o VTM do seu filho. Agora vai pagar 6,38% de IOF.

      • Alexandra

        o seu filho possui uma conta no exterior? Se sim, envie uma ordem de ate 20 mil reais ao mes como manutencao para ele o IOF sera de 0.38 so precisa ver as taxas que seu banco ira cobrar

        • https://www.facebook.com/thatieny.brandao Thatieny Brandão

          Por enquanto. O governo tb pode aumentar essa transacao.

    • https://www.facebook.com/thatieny.brandao Thatieny Brandão

      Na pratica, vc vai pagar mais imposto, para teu filho estudar num lugar decente!! Mas vale o sacrificio, pois com sorte ele fica por la. Ou volta ao Brasil para ficar rico e entrar para o clube dos privilegiados. Ele vai estar a frente dos outros, por ter tido uma educacao muito melhor!

  • EUSTAQUIO

    GOVERNO FDP, METE A MÃO NO BOLSO COM A CORREÇÃO DA TABELA DO IRRF ABAIXO DA INFLAÇÃO E AGORA MAIS UMA! L……PRÓXIMO ANO TEM ELEIÇÃO, VAMOS MUDAR OS CANALHAS!

  • Leandro

    No Brasil, se é para estar fudido, que seja fudido e meio!

  • tunito

    Esse governo dos Ptralhas e uma palhaçada.

    Essa novo imposto incide sobre o carregamento do cartão, quem já carregou se deu bem…

    Certamente para compra em espécie o imposto tbem vai subir…

    Cada dia fico mais desanimado com este país do Funk..

  • daniel

    SOCORRO!!!!!ISSO VAI VIRAR UM ARGENTINA DESGOVERNADA. PTQP!!!! NA ARGENTINA O GOVERNO COBRA 35% DOS ARGENTINOS…ACREDITEM..QUEM VIVER VERA

    • André Honma

      Daniel, se você parar pra pensar, somando tudo que você paga de impostos indiretos a nossa carga tributária é maior! Você trabalha 5 meses do ano para pagar seus impostos! Isso tem que parar! Malditos governantes!

  • irene

    PT, bando de lazarentos, só sabem roubar, mentir na TV e SUBIR IMPOSTOS, A RESPOSTA VAI VIR NAS URNAS, SEUS VERMES!!!…

  • tunito

    Vamos virar uma Argentina..

    Para quem não entendeu quando é carregado o cartão pré pago a operadora ja cobrá o Iof, a partir de amanhã vale o novo imposto.. Quem já tem dóla carregado não muda nada..

  • Marcel

    O governo é ou não é fdp… Pra aumentar imposto, tem neguim trabalhando numa sexta feira a noite no final do ano… Desgosto do brasil viu…

    • https://www.facebook.com/thatieny.brandao Thatieny Brandão

      Se vc chama isso de trabalho. Eu acho que o aumento da carga tributaria decorre exatamente do fato do governo nao trabalhar. Essa corja vive em solenidades e eventos. Nao ha trabalho de verdade. A solucao do governo brasileiro e sempre aumentar os impostos da classe media.

  • Bruna

    Bando de Ladrões… sempre sugando dinheiro da gente! sem oferecer nada em troca!

  • Armando Neto

    Mais infelizmente muitas pessoas que criticam agora , são eleitores do partido. Por isso são dois pesos duas medidas.

    • lula

      um pais de 3 mundo q nao tem uma industria nacioanal cujo desgoverno so vive a custas do maior imposto do mundo pagos pelos bananas de eleitores otarios q ainda votam e pior ainda em urna eletronica,iso e uma piadakkk

  • Alessandro

    Pessoal, uma alternativa para alguns países como (Argentina, CANADA e outros) é levarem REAIS na viagem e fazerem o câmbio no país de destino. Claro que vale a pena levar um valor de segurança na moeda local do país de destino, mas esta também é uma opção de levarem REAIS.

    • Fernando

      Isso mesmo!!

    • gabelita

      Fiz isso em duas viagens (diferentes) para o Canadá e valeu muito a pena.
      A propósito, eu paguei TUDO com dinheiro lá, TUDO. Não tinha VTM, nem cartão de crédito (que levei, mas não usei).

  • https://www.facebook.com/profile.php?id=1638282594 Carlos Alberto Assis Fonseca

    Esse país dá nojo, a cada dia vejo que é melhor sofrer lá fora morando com Alemães, sem intimidade, ou passar raiva com esses políticos aqui.

  • https://www.facebook.com/profile.php?id=100003893025990 Julio Cezar

    Parabéns pela matéria, MD!!!
    Obrigado por tornar público, nossa voz!!!!
    Governo miserável, esse do Brasil!

  • Marcus

    Pootz… Brasil é uma m*..
    Principalmente para quem pensa, o mínimo que seja…

  • Igor

    Mas de qualquer forma continua melhor sacar dinheiro la nos eua no ATM ne?

  • Junior

    Esse pais esta afundando, e o povo que vota nesse PT maldito tem o que merece, infelizmente a minoria conciente paga pela maioria ignorante e semi analfabeto….

  • http://www.empresasite.com.br João Webdesign

    É um absurdo essa nova taxa! Já viajei 2x usando o débito internacional e a diferença de preços pro crédito era gritante e assim valia a pena cmprar e ficar mais tempo fora, mas enfim, quanto mais o governo pode taxar ele vai e faz a sua marca!

  • Fernando

    Agora vamos esperar a poeira baixar e pensar numa forma de fugir de mais essa arapuca governamental

  • Phillip

    Brasileiro só se lasca viu!? Cada dia eu tenho mais nojo desse governo!!!!!!

  • Léo

    Sim, consegue comprar com IOF de 0,38%, até as 23h59m. Acabei de fazer isso. Alguns têm sugerido que a majoração alcança também os valores já comprados (VTM carregado ou traveller comprado). Mas isso parece pura falta de informação. Como o governo poderia cobrar os 6% restantes (uma vez que já paguei 0,38%) nas operações de VTM e traveller realizadas até a data de hoje? Isso não parece fazer muito sentido… Mas sabe como é, um governo que escolhe o final da sexta-feira, em pleno final de ano, para 'harmonizar' as transações de mercado de moeda estrangeira está disposto a muita coisa contra seu povo. Eu juro, sou a favor da redistribuição da renda, da solidariedade, do Estado de Bem Estar… mas isso tem pouco a ver com certos comportamentos deste governo. Haja paciência…

  • Augusto

    A prefeitura tentou aumentar a passagem de ônibus………….não conseguiu……………………..
    Tentou aumentar o IPTU……………….não conseguiu…………….
    Agora eles tentarão aumentar qualquer imposto, mas nunca irão pensar o que eles podem reduzir…….

  • Jonatas

    Tirei daqui: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-
    PERGUNTAS E RESPOSTAS

    1. O que acontece com o saldo da moeda estrangeira que foi depositada no cartão pré-pago antes do aumento do IOF e com aqueles recursos que sobraram de viagens anteriores?

    Não muda nada, porque a cobrança do IOF ocorre no momento que o valor é depositado no cartão.

    2. O que acontece com os cheques de viagem (traveller checks) já adquiridos?

    Também não muda nada, porque a cobrança do IOF é feita na hora da compra dos cheques.

    3.Como fica a cobrança do IOF dos saques de moeda estrangeira feitos no exterior na conta corrente?

    Nesse casa, o IOF mais alto, de 6,38%, já começa a ser cobrado a partir de hoje.

    4.O que muda para quem preferir levar para o exterior moeda estrangeira em papel moeda?

    Não muda nada, porque a alíquota do IOF permanece a mesma nesses casos, 0,38%, e não há intenção do governo em fazer mudanças.

    • Augusto

      Eu vou com euro na cueca para Europa em 2014…simples….

    • gabelita

      "… e não há intenção do governo em fazer mudanças."
      Amém!

  • https://www.facebook.com/quelita.bandeira Quelita Bandeira

    É sempre assim, o governo faz o que tem vontade e a gente fica de mãos atada.
    sera se levar o dinheiro em mãos será mais vantajoso?

  • Augusto

    Eu vou para França em Abril/2014 e vou com euros na cueca…….

    • https://www.facebook.com/thatieny.brandao Thatieny Brandão

      Corra. Pode ser que eles tb aumentem o iof da compra da meoda.

  • Helton

    A justificativa do governo de taxar com IOF de 6,38% também nos cartões de débitos e pré-pagos é de que com isso haverá contenção de gastos. É óbvio de que isso é falso, o governo está enxergando mais um filão de arrecadação, já que essa forma tem sido a forma mais segura e prática do brasileiro fazer suas compras no exterior.
    O que vai realmente vai conter compras de brasileiros no exterior, é imposto mais barato e produtos com mais qualidade e preços aceitáveis. Acorda Brasil.

  • felipe

    Fato, tudo culpa dos Petralhas, é por culpa deles que tá esse calor infernal. E é por culpa deles também que meu ventilador quebrou e tá mais barato comprar um novo do que mandar arrumar, e também quero por a culpa neles pela polícia militar do Estado de SP ser tão mal paga e despreparada para lidar com os problemas do dia a dia.

    O que me chateia é que, ano que vem, quem quer que seja eleito nao vai mudar porcaria alguma, seja PSDB, PSB, PT, PSTU. Até acho legal a população se manter em cima e criticar mesmo o governo e exigir o melhor, mas me incomoda a memória de peixe, hoje esse nego que quer matar nego do Pt e daqui a trÊs anos vai achar que o PSDB é o maior mal da humanidade desde as escalas overnight para ir pra Miami.

    • irene

      [petista detected]

      • felipe

        Irene, honestamente, não suporto o PT, acho um partido perdido nas idéias que se deixou levar pela sede de poder.

        Até porque quase todos que queriam algo bom debandaram para PSOL, PV, PSB e afins.

      • Luiz Niquet

        Tucana detected.

      • Gabriel Q.

        E está permitido petista frequentar o site???

  • Gilmar Antônio

    Se a intenção era criar uma medida igual entre as possibilidades de se gastar no exterior, entre cartões de crédito e pré-pagos, por que não se reduziu a alíquota do cartão de crédito para 0,38%, seria também isonomia entre as opções, ou não?
    Mas o governo acha que reduzir a carga tributária jamais poderá acontecer. Então por que não oferece um salário de político para nós trabalhadores, ao invés desse mínimo ridículo?

  • Tiranduma

    Se esse governinho fajuto e sem ética tivesse um pouquinho de vergonha e preocupação com a segurança dos Brasileiros, faria o contrario, aumentaria o imposto da moeda estrangeira em espécie, e manteria os 0,38 no cartão pré pago, isso evitaria do viajante levar dinheiro em espécie, mas infelizmente ainda colocam o povo em situação de ser assaltado e correr risco de vida, pois essa medida apenas incentiva o viajante a levar dinheiro em espécie em suas viagens ao exterior, cambada de indecentes que só pensam em arrecadar mais e mais!!!!!

    • gabelita

      Não vejo como sua sugestão melhoraria a questão.

      • Gabriel Q.

        Gabelita, o "Tiranduma" está considerando que os brasileiros agora vão andar com mais dinheiro em espécie, e menos ou nenhum no cartão pré-pago, e que isso aumentaria o maior risco de ser assaltado.

        • gabelita

          Acontece que aumentar o imposto sobre a compra de papel moeda só significa MAIS um imposto a ser pago, e não impede que sejamos assaltados no exterior, afinal, ainda levaríamos dinheiro em espécie de qualquer forma.

          • Gabriel Q.

            Sim, quem viaja sempre deve levar dinheiro em espécie, mas a sugestão do "Tirand…" faz todo o sentido. Os viajantes focariam mais no cartão pré-pago e débito, e menos no dinheiro em espécie (isso para quem não é adepto do cartão de crédito, para os quais nada mudou neste momento).

            De qualquer forma não concordo com o argumento de que o objetivo da medida seria de aumentar a arrecadação do governo, pois o valor faz pouca diferença no orçamento geral.
            Quem toma este tipo de decisão tem competência para saber o que faz. Se a Miriam Leitão sabe tanto assim sobre o que deveria ser feito com a nossa economia, por que ela não se candidata nas próximas eleições? Poderia "salvar" o Brasil do apocalipse que se aproxima há anos, mas nunca chega (será que em 2014 chega?).
            Abraços

  • Alexandre

    PT nunca mais!

  • Nilson

    Fiquem tranquilos…….a M apenas começou. Logo a tributação alcançará também a compra de moedas estrangeiras em espécie, obrigando-nos a correr para o mercado negro!!!!!

  • José Martins

    O discurso do MD é muito semelhante ao do PSDB / DEM; oportunismo político.

    • iGOR

      [petista detected]

      • Luiz Niquet

        Tucano coxinha detected

  • Deconto

    De que adianta reclamar … ??? Chega outubro, todo mundo vota nessa corja novamente …

  • Fernanda Lins

    Não tenho palavras pra expressar a minha indignação com (mais) essa medida do governo que não ajudei a eleger! E pra coroar a minha revolta, tentei há poucos minutos (23:30 horário de Brasília) carregar meu VTM pela internet e não consegui! Dai me paciência, Senhor… (ou então um passaporte canadense, alemão, sueco, etc)

  • regiane

    Isso é Brasil…… ainda mais com esse governo .. que faz as coisas na calada da noite e solta essas bombas no meio das férias … uma forma de levarem o nosso suado e trabalhado dinheiro, uma maneira mais fácil pra encher os seus bolsos…. mais uma vez indignada….

  • Márcia

    Tudo é desculpa para esses governos safados, nojentos que não mudam nunca.,país de m…..e olha que já estou na 3a. idade…sem esperança de melhora.

  • mario

    Informação a todos : Todo viajante ao exterior tem direito a levar até 10 mil dolares em especie.Por isso num precisam colocar na cueca, pode colocar no bolso mesmo, senão depois ninguem aguenta o cheiro.kkkk

    • felipe

      Poxa, nem se lavar bem a cueca antes de encher ela de dólares? hahahaha

    • Gabriel Q.

      kkk… vai ver essa galera que diz que vai levar dinheiro na cueca gasta com força! só de 10 mil pra cima…

  • Antonio

    Chega de PT. Chega de Dilma.

  • Daniel

    Boletei no site da confidence um cartao pre pago internacional com 3mil dolares. Posso pagar ate o dia 2 de janeiro e o iof estava o antigo. Fiz isso as 23h.

    • joana

      fiz isso as 00:30 e o iof ainda esta no antigo, porem fiz um cadastro para pegar meu cartão amanhã na loja física, se eles disserem tudo bem pago o boleto ate dia 30.

    • Lucas

      Boletar é verbo do hardmob promocoes.

  • Edilberto Silva

    A cada dia que passa eu tenho mais vegonha de ser Brasileiro !

  • Daniel

    Lembrem-se deles em 2014, pessoal!!!
    A gente pagando cada vez mais caro por tudo aqui dentro do país e o que eles fazem ao invés de melhorar os serviços que nos prestam!? Aumentam mais e mais os impostos!!!
    Será q eles já não roubam o suficiente de nós!?!?
    Governinho curruPTo!!!!!!

  • Maicon

    Calma pessoal, o Brasil tem saída……. chama-se AEROPORTO!!!!! Infelizmente nosso país virou uma piada sem graça.

  • marcelo

    Todo mundo sabe que esses governos só pensam neles, então qual a surpresa. Vamos tentar mudar esse país através de nossas atitudes, vamos voltar para a rua, vamos protestar sem aquela corja de ladrôes, que só queriam anarquia e safadeza. Não adianta ficarmos indiguinados e não fazermos nada. Vamos agir e tirar esse bando de miseráveis do poder.

    • http://twitter.com/Foralula @Foralula

      Basta não votar em políticos comprovadamente corruptos e também não votar em esquerdista/comunista

  • Helder Victoretti

    Ninguém merece, o brasileiro com certeza vai aceitar o aumento com naturalidade.
    Estou me planejando pra ir pra Itália reconhecer a minha cidadania, isso representa um acrescimo significante.
    Me sinto a cada dia mais lesado, agora o governo mexeu onde não deveria, a minha maior paixão é viajar.
    Viajo com dinheiro na meia e na cueca se for preciso mas não dou mais nem um centavo pra esse bando de filhas da puta!!!

  • Jose Eduardo

    Continuamos a ver VERGONHA E ROUBO. Isto (este imposto na calada do ano) e um asalto descarado. Quem manda Vcs votarem nesses picaretas. Votei no primeiro mandato do FHC, depois nunca mais. So voto NULO, treis zeros e confirma. Todos os politicos de todos os particos, regra sem excesoes e seus asseclas sao LADROES, CANA;HAS, PICARETAS, BANDIDOS, DESCLASSIFICADOS, com a certeza da impunidade.
    Quando aparece um Joaquim Barbosa, a maioria fica contra, e ele ainda lutando sozinho contra um monte de bandidos do PT dentro do STF. Nao vamos descansar enquanto houver um petista vivo neste Pais, temos que lutar e acabar com esta PRAGA que infelizmente tomou conta do Brasil.

  • Cristina

    Não vai demorar muito para taxarem o valor em espécie também. E sabem o que vai acontecer, ressucitarão a "profissão" de doleiro no país. Ela existia a muitos anos quando era muito caro comprar dolar no banco e em casas de cambio (taxas absurdas). Esse pessoal compra dolares nas fronteiras, onde não há taxas e cambio é o melhor para compra, e vende ganhando um pouco no cambio (bem menos que o oficial). Parabéns PT, mas uma vez estamos regredindo. Protecionismo e robalheira a la Venezuela!!!!!!!

  • Junior

    Me lembro q até meados dos anos 90 muitas pessoas guardavam dolares em casa, iam comprando dos doleiros (juntando). Ninguém tinha coragem de comprar no banco. Era pensar em viajar pra correr atrás de arrumar um doleiro. Já vi esse filme…
    Mais arrecadação para um governo que reverte em miseria para o povo.

  • Marcio

    Calma, Galera! O imposto está aumentando só 1578% . Ainda poderemos visitar os EUA e outros países e ver com nossos próprios olhos como os impostos que eles pagam são revertidos para o BEM ESTAR SOCIAL do povo (Segurança, Transporte, Saúde e Educação, entre outros). Igualzinho aqui, HAHAHAHA. Brasil, paisinho de tolos, para não dizer de M*.

  • Lucas Toledo

    Alguém me indicaria um país para morar? Rsrs.

  • Guilherme

    Com certeza a melhor solução para fugir dos 6,38% no exterior e aproveitar e fugir em definitivo deste país nojento… depois de pouco tempo veremos que os 6,38% não era nada perto de todo o resto que este país (com participação da população) causa de ruim para quem quer morar num lugar, no mínimo, um pouco mais justo.

  • Guilherme

    Por mim, não me importaria de pagar 15% de IOF em transações internacionais, desde que eu pudesse pagar um preço justo pelos produtos aqui no Brasil. Viajaria apenas para conhecer outros lugares e não para consumir produtos em outros países… mas como a última opção é atacar a causa, aumentam os impostos.

  • etelvina

    “A única possibilidade de escapar dos 6,38% é saindo do Brasil com o dinheiro em espécie. Lá fora você pode até comprar um cartão pré-pago e colocar o dinheiro nele”
    fiquei interessada em saber como é esse cartão pré-pago feito fora do país que a matéria cita… alguém sabe me explicar? tem nos estados unidos?

  • Alexandre Miranda

    Sempre votei no PT, pretendia votar em Dilma mas agora ela perdeu meu voto, isso é um absurdo, só nesse pais acontece isso.

    • Flório

      Então será por causa do aumento do IOF que vc não votará mais no PT??? O Mensalão não bastou, segundo sua lógica. O problema deste país são os valores distorcidos e a falta de educação do brasileiro. Fico triste pois este é um site que reune pessoas estudadas e esclarecidas, no entanto li tantas bizarrices nos comentários que fiquei preocupado. Pessimismo é pouco para o futuro da nação.

  • http://twitter.com/_leonardo @_leonardo

    Isso aí! Continuem votando no PT :)
    Brasil, um país de tolos.

  • Alexandra

    Pessoas,

    Abram uma conta em um banco no exterior e envie ordem de pagamento para credito em sua conta no exterior que a alíquota continua 0.38% (de você p vc). Quando forem ao exterior paguem com o cartao do banco no exterior. Para esta transação a alíquota não foi alterada.

    • Fernando

      Do jeito que esses caras são, vão nos prender por evasão de divisas!! rsrsr

  • Carlos

    Mas fiquem tranquilos, a Dilma deve ganhar de novo no primeiro turno e a coisa vai ficar ainda pior.

    Povo que voto neste tipo de gente, merece este tipo de tratamento.

    Seria bom o melhores destinos começar a postar formas de se mudar para lugares decentes e abandonar o Brasil.

    • Simone

      Melhores Destinos para MORAR, só para viajar, não basta!

  • https://www.facebook.com/uric.andrade Uric Andrade

    E quem estuda no exterior e depende mensalmente do dólar? Maldição!!!

  • O Pobre

    Isso ai. Qual é a porcentagem de brasileiro no exterior ou que viajam para fora, que estão na miséria e passando fome ??? Isso mesmo, tire do rico para dar para os pobres. Seus miseráveis.

    • Simone

      VTNC, antes que eu me esqueça!!!! É rico que paga passagem em 10 vezes e fica juntando dinheiro durante 5 anos para fazer uma única viagem internacional? Sem falar dos que economizam durante 25 anos, para comemorar Bodas de Prata na viagem dos sonhos! Gente má como você é o desgosto do Brasil e do mundo!

    • http://twitter.com/Foralula @Foralula

      Muito fácil fazer caridade com o dinheiro dos outros! Pq não doa todo o SEU dinheiro para os pobres?
      Além disso, se o país é cheio de pobres é justamente pq políticos corruptos (igual aos seus amigos mensaleiros) tem comandado o país nos ultimos trocentos anos.
      Se tem gente passando fome é justamente pq os seus amiguinhos do MST invadem propriedades; pq os impostos são altos; pq as estradas são um lixo; pq o pequeno empresário é tratado como bandido pelo governo petralha comunista imundo.

  • Márcio

    O pessoa do Ministério da Fazenda não costuma ter recesso na última semana do ano? Por que será que dessa vez estavam trabalhando, hein… Outra coisa: por que lançaram o aviso só no final da tarde de uma sexta-feira, hein? VERGONHA DE SER BRASILEIRO.

  • https://www.facebook.com/dan.gomes.5 Dan Gomes

    fiz 1500 euros de recarga em pagamento por boleto na Confidence e ainda estava com iof a 0,38
    será que fa problema se eu pagar ? será q irão creditar o valor correto ?

    • sabbathbh

      Na página deles não têm os termos descrevendo o funcionamento da recarga por boleto ? Se a operação de câmbio for realizada somente na data do crédito do pagamento teoricamente o IOF cobrado têm que ser dessa data. Mas como essa é uma situação nova, se eles não previram nos termos do contrato talvez você consiga reclamar e garantir o IOF da data da geração do boleto. Poste aqui o resultado depois por favor. Fiquei curioso :)

  • Cearense

    Na época dos militares não tinha bandido nas ruas e vc até ficava até tarde sem problemas. Hoje, os bandidos tomaram conta do Brasil em todos os sentidos ( o bandido propriamente dito e os politicos) e o povo burro continua dando espaço para eles.
    Agora na Copa não temos que fazer nada contra e sim apoiar para passar uma imagem boa do País e depois vamos passar a pica neles para como fica rsrrsrsrrsrsrsr

    • irene

      é. e prá viajar vc tinha que depositar 1500 dólares em conta do governo, que te devolviam só depois de um ano sem correção monetária (em época de inflação de 50% ao ano). Dããã…

      não adianta, todas as ditaduras são ruins. aquela era de direita, essa é de esquerda. fascistas e comunas são todos a mesma M.

  • Regis

    Cambada!!!! Mas blz, não tem problema não, agora a gente leva o dinheiro na cueca.

  • Emerson

    Alguém vê a possibilidade de questionar judicialmente a medida nos juizados especiais federais, especialmente, para quem já tinha comprado passagem áerea?

  • Guilherme Linux

    Alguma dúvida de que isso ia acontecer um dia?

    Criticar é facil.

    Mas reconhecer que muitos mais brasileiros estão podendo viajar ninguem reconhece.

    Até quando vamos ficar repetindo igual papagaios o que a mídia golpista quer?

    E as operadoras de cartão de crédito, não podem estar por tras da medida?

    Vamos sair desse mundinho anti-PT gente. O mundo ta passando…2014 o Brasil vai cuspir de novo na cara dos tucanos. Acordem.

    • Alex

      Cara, separe o que aconteceu por causa do PT do que aconteceu apesar do PT. Outra coisa: não cai nessa esparrela de mídia golpista (leia o Bucci – petista – no Estadão, de 26/12). Por fim, muito fantasiosa essa estória das operadoras de cartão. Se fosse verdade, o Mantega teria que ir para a cadeia.

    • Simone

      Mídia golpista? Isso é tão Argentina! Vai chamar todos os blogues e sites como esse de que, me fala? Querido-filho-de-Dilma, saia desse sono profundo ou não sobrará dinheiro nem para você comprar suas cuecas de R$1,99!

    • http://twitter.com/Foralula @Foralula

      "Até quando vamos ficar repetindo igual papagaios o que a mídia golpista quer?"
      Até quando vc vai ficar repetindo como papagaio o que o chefões do partido e os mensaleiros querem?
      Some daqui petralha imundo puxa saco de mensaleiro

    • gabelita

      "E as operadoras de cartão de crédito, não podem estar por tras da medida?"

      Quem assinou foi a Dilma.

  • Guilherme Linux

    ABandonar o Brasil?
    Hahahahahahahaha….Cada vez mais brasileiros voltando, desemprego crescente na Europa.
    È o que eu digo. Abandonem o mundinho anti-PT.
    Melhores Destinos é reflexo de um Brasil que melhorou e permite que muitos mais brasileiros viagem.
    Mas o cara prefere ficar atras de um computador reclamando.

    • Carlos

      Você deve estar mamando nas tetas do governo ou é completamente ignorante.

      Não existe mundinho anti PT, existem pessoas conscientes que sabem que estão sendo roubadas na cara dura.

      O Brasil melhorou, mas não foi por causa do PT, foi antes!

      Os ladrões do PT estão levando o Brasil de volta para o buraco, mas analfabeto funcional não entende essas coisas, vai votar no PT mesmo.

      • Simone

        "existem pessoas conscientes que sabem que estão sendo roubadas na cara dura"

        EXATOOOO! A parte estudada da população resolveu poupar e consumir produtos de qualidade, essa é a mudança fundamental. Não se contentar com os lucros de 300% do empresariado burguês foi um grande avanço, graças às mídias sociais como essa aqui!!!! WOW, pq nesse país de M., não tem educação financeira NEM nos bancos das universidades cheias de reitores-bruxos!

        • http://twitter.com/Foralula @Foralula

          some daqui petralha puxa saco de mensaleiro

  • Vivalde Paula

    Pobre paisinho. Temos como governantes uma Máfia Suja, Bando de Corruptos, Vermes Mafiosos. Até quando o povo vai suportar estes Bandidos Inúteis?

  • Roberto

    Viajo amanhã! Já tenho um pouco de dólar num VTM e pouco em espécie, com as possibilidades de sacar via débito e recarregar o VTM por lá de acordo com a necessidade. Contudo, vem essa notícia… e ontem as casas de câmbio já não estavam mais funcionando… me parece que elas funcionam de segunda a sexta em horário comercial, é isso? Ou será que ainda consigo comprar espécie em algum lugar, mesmo que seja somente no aeroporto?

    • https://www.facebook.com/heron.alonso Heron Alonso

      Ainda consegue. Há casas de câmbio nos aeroportos em shoppings, funcionando diariamente.

  • Luiz Simão

    Comparação Dolar cartão x Dolar Paralelo:

    Usar o cartão não representa um aumento de 6,38%, quando você compara com o dolar paralelo.

    Sempre que viajo repito essas contas e a conlusão, baseado no Ourocard do Banco do Brasil, para uma fatura real que foi fechada em 23/12/13:

    Valor da compra: US$ 100,00 + 6,38%(IOF) = US$ 106,38

    Taxa de conversão em 23/12 (mostrada na fatura do cartão): 1 US$ = R$ 2,4532

    Valor da compra em reais incluindo IOF: US$ 106,38 x 2,4532 = R$ 260,97

    Dolar paralelo em 23/12: 1 US$ = R$ 2,55

    Valor da compra se paga com dolar paralelo (sem IOF): US$ 255,00

    Pagando com cartão você pagaria R$ 5,97 a mais ou 2,34%.

    Portanto comparado com o dolar paralelo você não está pagando 6,38% a mais e sim 2,34%.

    Considere tambem que ao usar o cartão você: evita carregar um monte de dinheiro; não tem que ir a uma casa de cãmbio; ganha pontuação (milhas); corre o risco do dólar aumentar entre a data que efetivamente vc compraria seus paralelos e a data efetiva do pagamento da fatura.

    Prefiro usar o cartão, embora sempre leve alguns dólares.

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

      Excelente contribuição Luiz! Obrigado!

    • Cristiano

      Alguns bancos tem cotação muito próxima ao do paralelo mas mesmo assim prefiro usar o cartão de crédito pelas milhas. Uma sugestão de matéria para o MD seria um comparativo atual sobre os valores das cotações dos cartões de crédito dos bancos, a diferença entre alguns é gritante.

    • irene

      muito bom. como vendo cada lote de 10 mil milhas por R$350, acabo pagando cerca de 1% a mais em relação ao cash pela comodidade e segurança de usar cartão de crédito.

      btw, o dólar flutua, então tanto pode subir como descer até a data de pagamento da fatura. uma boa é ficar de olho no cambio, e quando o dólar cair, pagar a fatura toda antecipadamente.

  • https://www.facebook.com/robertoramosjunior Roberto Ramos Junior

    Outra dúvida que não estou encontrando a informação agora… ao fazer saque lá fora com o cartão de débito, a taxa usada para a conversão do dólar também é o dólar turismo, ou dólar comercial?

    • https://www.facebook.com/robertoramosjunior Roberto Ramos Junior

      Pelo que eu li, parece que é o dólar comercial. Se for realmente o caso, me parece que vale mais a pena sacar o dinheiro em espécie lá do que carregar um VTM aqui. Embora os dois irão pagar 6,38% de IOF, o dólar comercial sai mais barato que o dólar turismo… to falando bobagem ou faz sentido?

      • irene

        é a turismo. sempre faço saques no débito no exterior, e a taxa cambial é a de dólar TURISMO, tanto no Banco do Brasil como no Itaú.

    • sabbathbh

      Depende do banco. Santander é o melhor, dólar comercial. Outros bancos são mais pro turismo. Em compensação o dólar do crédito do Santander é dos piores. Crédito da Caixa é dos melhores.

  • Roger

    Parabéns MD, o final desse texto é excelente! Por isso que digo: toda e qualquer oportunidade de sonegar ou enganar o governo, faça-o! Porque eles não perdem essas oportunidades.

    • Gabriel Q.

      Boa, assim combatemos toda a corrupção do país… kkk

  • Clayton

    (6% é toda a inflação anual ! 6% é toda a correção anual da poupança ! 6% é três vezes o PIB anual !)
    E essa foi mais uma facada pelas costas dada pelos executivo e pelo legislativo em seu povo/eleitor. Quem ganha; as administradoras de cartões e a arrecadação. Quem deveria tomar na BD, as urnas, quem de fato vai tomar, nós!

  • Anonimo

    Faz lembrar o antigo mote do governo Médici: "Brasil: ame-o (tá difícil…) ou deixe-o (tá mais difícil ainda!)"

  • Eduardo

    Por um acaso quem viaja para o exterior tem lá problema na vida?

    É bem simples: Vai viajar? Paga os 6% e curte a viagem!

    Antes que alguém diga que “então devemos nos conformar” e coisas do gênero, saiba que protestar em um blog é a maneira mais acomodada que existe, não serve para nada (ou o governo vai baixar o IOF por causa dos comentários aqui?), e, não, reclamar não te faz uma pessoa mais descolada, somente mais chata.

    • Alex

      "Por um acaso quem viaja para o exterior tem lá problema na vida?" E isso lá é argumento para justificar aumento de imposto!? Bem simples!? Putz…

  • Milton

    Duas observações:
    1- Infelizmente não será possível "escapar" dos 6% comprando dólar em espécie. Anotem: Segunda-feira o valor do dólar turismo e paralelo vão disparar;2- O empresário brasileiro não é flor que se cheire, mas com esta imensa carga de impostos, como vender com um preço, sequer parecido, com o exterior?

  • Cid Carvalho

    E TEM OTARIO QUE AINDA DEFENDE ESSE GOVERNO. AS ELEIÇÕES VEM AÍ. NÃO MUDE DO BRASIL. APROVEITEM A CHANCE E MUDEM O BRASIL.

  • Pedro Jr.

    Simples assim: irei pagar esse imposto só mais uma vez! Vou e não volto nunca mais para essa porcaria de Governo.

  • Heitor

    É no mínimo ofensiva essa medida. Tributando os brasileiros que viajam ao exterior dessa forma absurda. TODO MUNDO SABE QUE NO BRASIL NÁO HÁ SEGURANÇA. VOCÊ VIAJA DE CARRO E É ASSALTADO. VIAJA DE AVIÃO E QUANDO CHEGA À PRAIA SE DEPARA COM UM ARRASTÃO. O GOVERNO QUE SEJA DECENTE E DÊ SEGURANÇA PARA QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA VIAJE PELO PAÍS EM SEGURANÇA. MUITA GENTE VAI PARA O EXTERIOR DEPOIS DE GUARDAR DINHEIRO QUASE QUE O ANO INTEIRO PARA APROVEITAR AS FÉRIAS, MAS PARA ESSE GOVERNO ASSISTENCIALISTA É MELHOR QUE O BRASILEIRO FIQUE TRANCADO ISOLADO DO RESTO DO MUNDO E ALIENADO DE OUTRAS CULTURAS GASTANDO O DINHEIRO AQUI NO BRASIL COM ESSES PREÇOS ABSURDOS POR CAUSA DOS IMPOSTOS. A ÚNICA COISA QUE O GOVERNO CONSEGUIU COM ISSO FOI FAZER COM QUE A GENTE GASTE MENOS AQUI NO PAÍS PARA PODER COBRIR ESSE IMPOSTO ABSURDO.

    • Simone

      Heitor, você tocou no ponto CHAVE que o desgoverno-federal-que-age-na-calada-da-noite não pensou. Da mesma forma que temos excelentes ADEVOGADOS de mensaleiros para dar todo o jeitinho necessário para os FDP's receberem caviar da família no Ano Novo, temos leitores espertos como você! Eles, os ADEVOGADOS, usam a sabedoria deles para o mal, mas temos milhares de brasileiros usando o conhecimento para o bem. Se o governo subir a alíquota do IOF para 50%, isso se refletirá em menos consumo INTERNO, JAMAIS EXTERNO. Ninguém vai convencer a dona de casa de comprar roupinha descartável para o seu filho na Renner, não tem imposto extra que a convença mais. Quem sofre com o desgoverno são os supermercados, montadoras de automóveis, construtoras, donos de restaurantes, indústria têxtil… Esses sim deveriam ficar DESESPERADOS com o aumento do IOF. Sim, vai rolar bem mais pão com ovo, comida fresca feita em casa (a saúde agradece), aluguel mais barato, "mala solidária" (uma pessoa viaja e traz apenas itens previamente combinados, como rateamento do custo da viagem), etc. Quando o consumo interno diminui, não são 6% que o governo deixa de arrecadar, é no mínimo 35%. Ou seja, burrice ampla e profunda. A Dilma hoje deu um tiro no pé e terá mais dor que o Anderson Silva, podem acreditar.

  • http://www.meus365dias.com Fabio Santos

    Você trabalha duro, sufocado pelos impostos diários. Na hora de desfrutar uns dias de férias, é claro que o governo também quer ser seu sócio. É numa hora dessas que você vê o quanto é difícil viver por aqui. Só se vive bem roubando, sonegando, ou melhor, fugindo dessas terras brasileiras.

  • https://www.facebook.com/tiago.borges.7543 Tiago Borges

    Brasil: um país de TOLOS!

  • marcelo

    Mas votar em quem, se todos os partidos sâo políticos e consequentemente uma corja que só buscam seus interesses políticos.
    Entra um, sai outro e continua a mesma m.

  • Clayton

    DILMA,
    Tem gente jogando contra o próprio time! Em pleno início de férias e literalmente na calada da noite, uma medida desnecessária dessa. Esse ministro parece que quer desde já viabilizar e/ou garantir uma vaguinha no "próximo governo do PSDB", Dilma? Dilma!
    (6% é toda a inflação anual ! 6% é toda a correção anual da poupança ! 6% é três vezes o PIB anual !)
    E essa foi mais uma facada pelas costas dada pelo executivo e pelo legislativo em seu povo/eleitor. Quem ganha; as administradoras de cartões, a arrecadação e o câmbio negro. Quem deveria tomar ferro, as urnas, quem de fato vai tomar…., nós!

  • David

    Se era para dar isonomia pq não baixou o imposto do cartão de credito???? Ah, já sei, tem eleição ano que vem e o dinheiro para os bolsas …. está acabando.

  • José Nogueira

    Nossa balança de gastos de viagens está cada vez mais negativa. Nada mais justo do que cobrar de quem pode viajar e gastar uma grana lá fora – entre eles eu mesmo – para melhorar as contas aqui dentro. Não vejo qualquer problema nisso. A pessoa é privilegiada, viaja, gasta uns 5 mil dólares lá fora e vem reclamar de pagar R$ 319,00 em imposto. Aliás, reclamam até de ter de aumentar o salário da empregada em R$ 46,00.

    • Cezar

      O problema não é só o aumento desse imposto especificamente, mas a falta de retorno desse dinheiro em investimentos, os gastos absurdos com eventos bilionários, a excessiva carga tributária brasileira, a celeridade da medida, tomada no apagar das luzes de 2013, enquanto outras questões mais importantes para a socidade simplesmente ficam engavetadas… Enfim, espero ter apenas esclarecido a revolta de parte da sociedade!

    • Ivan

      José Nogueira, discutir contra ou a favor é inócuo. Duvido que vc viaje como diz ou que trabalhe em empresa privada (se trabalha não é em cargo de liderança), só assim para pensar desta forma no país conhecido como maior pagador de imposto na américa latina e um dos maiores do mundo.

    • irene

      previlegiada é o caramba. a maioria aqui ralou muito prá conseguir viajar. não é privilégio, é direito. se vc é um ferrado, trabalhe mais e viaje também. ou fique aí babado de inveja, e comemorando quando o governo dá mais uma facada na classe média.

      se vc é tão altruísta, coloque seu dinheiro no lugar da boca, e DOE uma porcentagem de seu salário prá esse governo magnânimo pelo privilégio de poder usar um computador, sua anta.

      • Samir

        Reclamo, seu petralha, PQ o meu salário nao e reajustado anualmente.
        Sabe qto um professor universitário ganha na minha cidade? R$1046,00 por 20 horas semanais. Ele é medico, ultra especialista. Sem querer desmerecer as empregadas, pois facilitam a nossa vida em demasia, mas nao precisaram estudar, e terei que pagar r$800 + os encargos, ou seja, ela ganha praticamente igual ao professor universitário.
        Poder pagar o imposto? A maioria aqui nao deixará de viajar por causa dos 6%, mas que é um descalabro, assalto a nao armada, é!
        Nao venha com esse papinho de massas, privilegiados, mídia golpista. Como já falaram, qq um a tenha um mínimo de raciocínio sabe q esse governo é o mais corruPTo q ja tivemos! É acachapante ser assaltado na calada da noite!

    • Caio

      Amigo a balança esteve negativa por causa das IMPORTAÇÕES DE COMBUSTÍVEIS realizadas pela Petrobras. Não tem nada haver com viagem internacional e compras no exterior, que representa um pequeno percentual se comparado as cagadas que a Petrobras fez esse ano.

    • Fabio

      Ajudaria a melhorar as contas aqui dentro acabar com a farra de uso dos jatos da FAB

    • Alex

      Está negativa porque viajar e comprar no Brasil é mais caro que lá fora, e muito disso por causa dos já altos impostos – a maior carga relativa do mundo. Muita gente, como eu, viaja com dificuldade, economizando o ano inteiro.

  • julianny

    gente por favor tenho um travel e vou viajar em julho de 2014 se eu recarrega-lo agora ainda vou pagar somente 0.38% de iof? ou quando eu for utiliza-lo lá em julho eles irão descontar os outros 6% restantes?

    porque se ainda der tempo recarrego agora mesmo!!

    • Fran

      Se você tinha algum valor carregado previamente, já pagou os 0,38% e não sofrerá mais nenhuma taxação quando for usar o cartão. O IOF é sempre cobrado no momento da (re)carga, e não no uso do cartão. Mas, para novas recargas, infelizmente, não da mais tempo de recarregar com 0,38%. Era até ontem às 23:59h. Desde o primeiro minuto de hoje, o IOF para o carregamento do cartão passou a ser de 6,38%.

  • https://www.facebook.com/fernando.ribeiro.3990418 Fernando Ribeiro

    Bandilma e seu governo corruPTo FDP!!!!

  • Fabiano

    Lamentavelmente isso ocorre por que deixamos. De um certo modo "todos somos ladrões" nesse país. Não existe respeito às leis, aos idosos, as crianças, escola, educação, saúde e e por aí vai. Não existe respeito entre nós, cidadãos comuns, que pegamos trem, ônibus e toda uma parafernália doida que chamamos de trânsito. Todos somos espertos. Queremos "sempre " levar vantagem. O jovem não dá (respeita) o lugar ao idoso, a empresa contrata "velhinhos" para servir de boy (pois anda mais rápido nas filas), faz-se "gatos" nas instalações, ficamos com o troco quando é maior e um montão de outros pequenos "delitos" que praticamos e achamos normal, pois o Governo Rouba, eu vou roubar também.
    Quer mudar? REALMENTE quer mudar? Primeiro faça uma baita reflexão sobre sua vida e seu comportamento na sociedade. Comece você mudando seu "estilo" vida. Cobre, mas cobre mesmo dos seus governantes. Afinal alguém colocou ele lá. Tá de saco cheio disso tudo que acontece no Brasil. Na hora de votar, VOTE NULO. Não existe político "menos pior". Não seja bobo, é o sistema. Ou você quer mudar ou não quer. VOTAR NULO dói para os políticos. Talvez, hoje em dia, seja uma das poucas maneiras de começarmos uma mudança nesse País. É uma vergonha o que o GOVERNO faz com o POVO. VOTE NULO. Porém vergonha MAIOR é o Povo aceitar. Na hora de votar clique 999 e confirme. VOTE NULO. Porém mude seu estilo de vida.

  • Carlão

    Mais uma manobra do governo PTista. Precisam aumentar o caixa, pois não conseguem fazer o que qualquer estudante de economia recomenda: cortar gastos públicos!

    Afirmam que a inflação está controlada (IPCA 5,5%) mas escondem do povo leigo que o centro da meta fica em torno de 4%. Para salvar o superávit primário, colocaram nos cofres públicos o salda da PRIVATIZAÇÃO do Campo de Libra, mas esquecem que no próximo período fiscal nã haverá mais Libra pra vender. O Custo-Brasil é o maior de todos os tempos e apenas vemos a venda de estradas, portos e aeroportos para empresas praticamente obrigadas a dar contra-partida nas próximas campanhas eleitorais. Serviços básicos são negligenciados de maneira vergonhosa. Trocam as filas do SUS por mini-filas para consultas com enfermeiros escravos cubanos, pois são “melhores” do que os nossos médicos e professores “mercenários”, que ganham fortunas e ainda se negam a trabalhar nos nossos paraísos do interior.

    Agora, cada um pode sentir um pouco dessa navalha na própria carne. Não vai ser este ou aquele que será demonizado. Serão todos nós, pagadores de volumosos impostos, mas infelizmente, ainda a minoria nas urnas.

  • Hanna

    Já não bastava o dólar comercial, turismo, paralelo, descobri que temos o "dólar bancáncario" , que de acordo com informaçoes fornecidas pela Visa, eles podem cobrar o dólar o preço que quiserem, sem se liitar ao banco central; agora temos além disso ainda complementar as famigeradas bolsas que elegem esses governantes? Estou revoltada.

  • Camila

    Daqui a pouco a gente trabalha para pagar os impostos! Porem, realmente muitas pessoas criticam, mas são os que elegeram novamente os mesmos!

    • Paulo Almeida

      5 meses já sáo pra isso.

  • Fabio

    Ano de eleição chegando e alguém precisa financiar o Bolsa Família

  • Ernesto, o pato

    E, para quem não sabe . O IR foi reajustado abaxo da inflação, ou seja voce vai pagar mais impostos, e o e-social, um mecanismo complacidissimo que as empresas estão tendo que estrutrar vai levar a alta de custos. Seja inteligente, vote cosnciente ano que vem.

  • https://www.facebook.com/Li.Lilian.Li Lilian Monteiro

    "Presentinho" de fim de ano do governo aos Brasileiros! Mais um agregado aos muitos de 2013!
    Delícia para eles ter mais R$ 550 milhões no bolso!

    • Caio

      O ministro deve estar fazendo isso para "tirar" os votos da Dilma. Pois penso assim, eles esperam arrecadar mais R$ 550 milhões, porém não vão pois muita gente que até então utilizava o débito vai levar dinheiro em espécie. Mas claro que a Dilma tbm tem culpa, pois poderia simplesmente vetar a medida.

  • https://www.facebook.com/arturmec Artur Filho

    Obrigado por mais essa enorme decepção. FORA GUIDO MANTEGA! FORA DILMA! FORA PT!

  • http://umtempofora.com/ Bethânia Diniz (@beediniz)

    E pra variar agora o governo te ferra até quando vc vai morar longe ou viajar para o exterior! Juro que eu só volto pra cá por causa de algumas pessoas da família e das minhas cachorras, senão eu ia embora sem dó e não voltava nunca mais.

  • Sérgio Henrique Lopes Marques

    Bom dia,
    Hoje, mais uma vez, acordamos com os canhões no PT marchando em nossas portas. Tal qual a invasão nazista na França ocupada, nossos planos e sonhos são alterados da noite pro dia. Passamos o ano todo planejando nossas viagens de férias e somos brindados com mais um pacote do governo, dificultando ainda mais a vida de quem realmente trabalha neste país. A extensão da IOF para todas as transações foi o nosso presente de ano novo.
    Porém, não pode ficar sem uma resposta.
    Sabendo da influência que os Blog tem dentro da comunidade culta deste país, poderíamos ponderar sobre mais uma forma de protesto. Sei que adianta muito pouco, mas pelo menos deteriora mais uma vez a imagem do governo no meio popular. Qualquer manifesto, seja o uso de um vestuário conclamando o luto, seja um apitasso dentro dos aeroportos em todos os embarque internacionais ou mais radicais, como cancelamento dos cartões de créditos internacionais, deva fazer algum barulho.
    Só não acho que pode passar incólume mais esta taxação.
    Vamos nos manifestar.
    Contando com a aquiescência de vocês.
    Um “bom”2014.

  • Bruno

    Amigos, um amigo deu uma sugestão interessante. Levar dinheiro vivo e abrir uma conta no banco Wells Fargo.
    Eles possuem uma conta chama Opportunity, que te dá direito à um cartão de débito do banco.
    É sem burocracia e sem tarifas. Basta apresentar o passaporte. Não precisa de Green Card ou Social Security.
    Claro, essa conta só é interessante para quem for passar mais de 1 mês os USA e não quer andar pra lá e pra cá com o bolso recheado de grana.
    Também é legal para quem for pra lá com frequência. É só deixar a conta aberta.

    Segue o link: https://www.wellsfargo.com/checking/opportunity/i

    Espero ter dado uma boa dica.

    Abraços.

  • Alessandro Oliveira

    Alguem sabe se isso afeta envios de remessas ao exterior? Tipo Western Union ou transferencia internacional entre bancos?

  • mario

    Essa arrecadação a mais que vão ter, deve ser para criar o bolsa viagem, afinal coitado dos “cumpanhero
    eleitores” que num tem condições de viajar.

  • Andrews

    Se o gasto no exterior foi mesmo de bilhões de dólares, acho que o Governo (dentro da sua lógica de arrecadar) até que demorou muito. Me lembro do emprestimo compulsório do tempo do Geisel, que dobrava o valor das viagens ao exterior. Aí sim era dose…. pra mim, não muda muito quando viajo não sou consumista.

    • Fabio

      No tempo do Geisel as reservas cambiais brasileiras eram de US$4 bi. Hoje são de US$400 bi.
      Não existe necessidade alguma.
      E antes que algum engraçadinho apareça dizendo que isso é fruto dos "esforços" do governo, que fique claro que isso é fruto do trabalho de empresários e trabalhadores brasileiros, apesar das tentativas do governo de minar esse sucesso.

  • Eduardo

    Alguém conhece outra pessoa que more lá fora, US, Europa e que saiba sobe como funciona os prepaid cards? Quais as taxas? Poderíamos comprar em espécie aqui, moeda na mão e chegar lá e pegar um cartão desses para andar e fazer compras. Exemplo: comprar 6 mil dólares. Quando chegar nos EUA procurar já um local compartilhado ou conhecido de alguém e comprar um cartão prepaid lá, deixando na mão apenas uns 20%. Não teríamos IOF de 6,38%. Se for sozinho, levaria o máximo, se com alguém seria só dividir para evitar novas taxas. Se alguém puder pesquisar essa!!! Aguardando contatos…

    • Ludmila

      Essa eh uma boa alternativa. Se alguém souber se isso eh factível, por favor avise!

  • gevasio

    É isso aí. Vai ficar pior. Cada povo tem o governo (ou políticos !) que merece.

  • Ana lucia

    Estou indo para a Espanha em janeiro. Havia feiro um cartão exclusivo para débito direto na minha conta, agora não sei mais o que é melhor. Acho q vou usar o crédito. Alguém pode me ajudar?

    • sabbathbh

      Compre uma parte do que pretende gastar de Euro em espécie para fugir dos 6% de IOF. O restante use um cartão de crédito com boa taxa de conversão como o da Caixa ou BB e de preferência que pontue com milhas. Saque no débito agora só vale a pena se a tendência do dólar for subir para diminuir o risco do crédito.

    • https://www.facebook.com/guilherme.nogueiradesouza Guilherme Nogueira de Souza

      Ana,

      O Problema do cartão de crédito é a eventual flutuação positiva do dólar entre a data da compra e o momento de fechamento da sua fatura. Assim sendo, apesar das mesmas taxas, um cartão pré-pago pode ser um bom negócio porque que ele "congela" o câmbio.

      Quanto ao débito em conta-corrente, além do elevadíssimo IOF, ainda tem que se levar em consideração as taxas bancárias por saque.

      Talvez o cartão pré-pago e parte dos recursos em moeda, possa ser uma boa saída.

  • Alex

    Não fiquei nem um pouco surpreso. Estava até demorando. Este governo quer resolver os problemas fiscais e de déficit externo às custas daqueles que fazem turismo e compram no exterior (porque tudo aqui é um absurdo de caro).

  • Denise

    Se os impostos fossem para custear saúde (decente e de primeira qualidade), transporte, estradas seguras, etc, a gente engoliria, a seco, mas sabendo que reverteria para nós de alguma forma, mas sabendo que isso vai tudo para a corrupção contínua é de revoltar e fazer o povo voltar as ruas!!!

  • guilherme linux

    Ficar pior Gevasio? Desde 2003 eu ouço esse papinho. Desde 2003 o Brasil melhora a vida de milhões. Outros milhões viajam( coisa impensavel em 80, 90) e vem aqui dizer que piora???

    Quantos brasileiros não gostariam de poder pagar esse IOF de 6,38%….

    • irene

      parece que alguém aqui está sofrendo de Síndrome de Estocolmo…

    • Paulo Almeida

      Enquanto uns tëm outros nada tëm.
      Pessoal anda pra frente e olhando pro umbigo……rsrsr.

      Aumento de imposto é impopular em qq lugar do mundo.
      É só ver ultimamente a Grécia…etc…etc

    • Alex

      Cara, a melhora do nível de renda deve-se a vários fatores, externos e internos. E vem de antes de 2003. Mas não é sustentável seguir com a atual política econômica, como estamos começando a ver. Este IOF não veio à toa.

  • Carlos

    Mais uns anos sermos uma Venezuela, uma Argentina ou uma Cuba! kkkkkkk
    tem uma galera aqui que não sabe nada de economia

    Por ano, o brasileiro, que efetua parte do pagamento da fatura, paga uma taxa média de 323,14%,
    Argentina (50%)
    Venezuela (33%)

    No Brasil cartão de credito sempre foi um roubo

  • Marcus Coelho

    Para quem não conheçe ou nunca ouviu falar, está-se hoje sendo implementada hoje no mundo uma solução alternativa para esses tipos de abuso de governos e bancos centrais pelo mundo. E o nome dessa alternativa é Bitcoin!!

    bitcoin.org

    Bitcoin é uma moeda alternativa onde nem governo nem banco nenhum interferem. Bitcoin foi criada exatamente com esse propósito: de ser uma moeda livre de qualquer tipo de controle, uma verdadeira moeda do povo.

    A rede de Bitcoins é descentralizada numa estrutura que lembra o Napster e o BitTorrent. Ela é uma rede Peer-to-Peer (ou rede de Ponto-a-Ponto), onde cada usuário é um ponto da rede que não precisa de um servidor central para funcionar, daí o porquê de ser “descentralizada”. Ela se utiliza de algorítimos matemáticos e criptografia para se evitar falsificações e roubos da moeda.

    Para garantir o sucesso das transações, a rede de BTC (sigla do Bitcoin) se utiliza de mineradores, que são pessoas comuns (a maioria computer geeks) espalhados pelo mundo que dedicam seus computadores pessoais e equipamentos especialmente desenhado para “mineirar” novos Bitcoins.

    Pela fórmula de seu criador, Satoshi Nakamoto, apenas 21 milhões de Bitcoins podem ser criados, nem mais nem menos. Essa limitação é preciso para evitar inflação. Até o momento, desde 3 de Janeiro de 2009, um pouco mais de 12 milhoes de Bitcoins já foram “cunhados”, ainda existem um pouco menos que 9 mihões restando para ser mineirados.

    Os mineiros são pagos para encontrar novos blocos. Cada bloco, que é gerado de 10 em 10 minutos, o novo bloco gerado registra todas as transações efetuadas de bitcoins nos últimos dez minutos e as confirma (quem tem uma carteira de bitcoin instalada no computador pode ver as confirmações sendo processadas para uma transação efetuada). Dez minutos depois, o processo se repete. O processo de mineiração não pára, nem deve nunca parar.

    Esse texto está ficando longo e cansativo, mas a idéia principal já foi passada: nós não precisamos aturar tudo que o governo nos empurra goela abaixo!

    Para maiores informações sobre essa nova (e controversa) moeda virtual click no link: http://www.bitcoinbrasil.com.br/

  • https://www.facebook.com/josival.eliasdasilva Josival Elias da Silva

    Como essa página estar voltada para viajantes brasileiros para todos os lugares do mundo, conhecedores dos entraves e dificuldades de muitos países, eu pergunto:
    Qual ou quais os países melhores para se viver, digo com melhor qualidade de vida, com justiça, segurança, educação, saúde com custos baratos?

  • https://www.facebook.com/thais.araujo88 Thais Araujo

    Primeiro que não foi uma alta de 6%, o IOF era 0,38% e agora passou a ser 6,38% o que significa um aumento de quase 1.600%, mas tudo bem já que ano que vem teremos o aumento de 46,00 reais no salário mínimo, não é? Enfim, o objetivo do aumento no IOF não foi equiparação de valores entre as prestadoras de serviço e sim aumento de arrecadação, simples e fácil. Afinal o Brasil recebe todos os anos mais e mais cadastros nos programas assistencialistas do governo (Bolsa Família é só um deles) então é óbvio que alguém tem que pagar a conta. Rico sonega e pobre não tem dinheiro então como sempre sobra para a classe média assalariada. O engraçado é que o Guido Mantega é formado em economia mas deve ter pulado muitas aulas da USP para não saber que o corte de alguns gastos público produziria um efeito muito superior do que o aumento de impostos…

  • Guilherme Linux

    Hahahahah

    O “povo” vai voltar as ruas porque o IOF aumentou para 6,38%. Ta bom hahahah

    Menos pessoal, menos. Vamos viver a vida, procurar reconhecer as coisas boas.

    Garanto que viver assim é muito melhor que essa vidinha anti-PT.

    • Alex

      Não Guilherme, não vai. Mas este governo usa muito mal as arrecadações recordes.

    • Rodrigo Bosak

      Meu caro, devido à maioria de pessoas do Brasil, que pensam como você, é que este país continua assim. Você acha que se fosse em lugares os quais pretende visitar, como EUA, Europa, etc., acontecesse algo assim, o povo ia engolir calado? O pau iria cantar, meu nobre. Por isso eles são as verdadeiras potências. Aqui ainda somos províncias.

    • http://twitter.com/Foralula @Foralula

      Pois é, tamos essa "vidinha anti PT" enquanto vc deve ter a vidinha pró PT financiada com dinheiro roubado de quem trabalha. Puxa saco de mensaleiro! comunista imundo!

  • Adriano

    Justificativa ridícula de um Governo ridículo. Continuem votando nela.

  • Clovis Roberto

    Sei que não tem nada haver com o post porém achei promoções Recife – Fernando de Noronha por 433 com as taxas do dia 08/03/14 a 15/03/14 (Sábado a Sábado)

    • Clovis Roberto

      Pela Gol

  • Paulo Almeida

    Aumento de imposto = aumento de arrecadação.
    A grana vem daonde?
    Nossa da classe media, pra sustentar esse bando de ladrões ( de TODOS os partidos )

    Infelizmente o governo conseguiu dar uma conotação de baderna aos movimentos livres de rua e ocorreu que as pesoas ficaram contra as passeatas.

    Engraçado sempre mencionarem a Europa. Que lá tudo funciona. Alguém já teve a curiosidade de ver o valor do IR por lá?

    É só jogar no Google e ver.

    • Daniel

      Prezado Paulo, nem precisei de pesquisar no Google para ter uma ideia do IR em países europeus.

      Todavia, paga-se o IVA e o tributo sobre a renda. E só!!! Aqui, por exemplo, II, IPTU, IRPF, COFINS, ICMS, IPVA, ISS, PIS, IOF, IVA e uma lista infinitas de contribuições e taxas que existem conforme a imaginação dos governantes.

      Mas não é só.

      Lá na Europa, a saúde publica presta; a educação pública não é das piores; o asfalto nas ruas não tem buracos; os aeroportos são organizados; os corruptos vão pra cadeia (aqui no país das bananas em apenas um caso por pressão popular); o transporte público é incrível; a educação do povo é visível, dentre outros…

      Aqui, prefiro nem comparar….

      Ou seja, não tente alegar neste site que devemos os comparar os tributos europeus e brasileiro. Apenas o faça se desejar comparar também o retorno dos tributos para a população.

      E o governo dos PTralhas tornou nosso país, consoante pesquisa divulgada neste mês, a segunda nação com maior tributação DO MUNDO (isto antes deste aumento do IOF)!!!

      • Paulo Almeida

        Olá Daniel,
        Gostei do seu : "E só". O IR na Suécia gira em torno de 55%.
        Mas vc tocou no ponto crucial que é o retorno de tanto imposto pago. Aqui simplesmente não há, ou se existe, é minimamente pequeno.
        Luto pela Reforma Tributária Já!

  • Luiz

    Mt Obrigado Dil-Má!!!!!!!!!! Que presente viu?!

    • nnnnn

      Eu diria Deal-Má!!

  • https://www.facebook.com/joseernesto.gasparotto Jose Ernesto Gasparotto

    Dois ditados portugueses servem bem para a ocasião.
    Casa que não tem pão, todos gritam e ninguém tem razão.
    Se aparecessem umas promoções, nem que fosse para a Conchinchina estaria todo mundo feliz. com IOF ou não.
    Quem depois de mim virá, bom me fará.
    Este o Sarney adorava com toda razão, pois o sapo barbudo que o chamava aos quatro ventos de ladrão, agora é aliado desde criancinha.
    Não se enganem com quem é o pai da criança. Nunca é o tiranete de plantão ou o fantoche que assina junto o decreto.
    Estas maldades são urdidas pelos burocratas de carreira que não têm nada a ver com partidos e votos, mas com arrecadação para o fechamento de contas, cobrir os rombos das gastanças, etc.
    Sempre que torniquete aperta sacam tabelas, tablitas, tabelamento, cotas, aumentos, etc.
    E já que estou citando provérbios, lá é vai mais um: nada está tão ruim, que não possa ser piorado!

  • Livia

    Recado dado, "não queremos que vocês saiam do país"

    • irene

      exatemente. viagem é cultura, e um povo brasileiro culto seria o fim da era PT para toda a eternidade.

  • https://www.facebook.com/lemosdaniloo Danilo Lemos

    Isso é ridículo, uma verdadeira palhaçada. Tenho nojo de um governo que faz isso com sua população, seja ele do PT ou de qualquer outro partido. Tudo isso pra que? Pra eles desviarem mais e mais e mais… É uma pena, não sei onde isso vai chegar…

  • Cristina Sol

    acho que todos deveriam sempre trazer muambas pra compensar o aumento do IOF. Mesmo ganhando em cima dos produtos, os nossos compradores ainda sim pagarão mais barato do que se comprarem por aqui!!!

  • Daniel

    Poderíamos considerar que há uma última saída: a compra de moeda ainda há alíquota inferior.

    Mas deve tal entendimento ser complementado com o fato de que vivemos em um país no qual a segurança pública padece de graves problemas, sendo o Governo Federal totalmente omisso quanto a tal assunto (a maioria das armas e drogas não é fabricada no Brasil, sendo a competência constitucional para segurança das fronteiras exclusiva do governo federal dos PTralhas).

    Assim, caso desejemos “economizar” teríamos de comprar vultuosos valores em espécie estrangeira. E sermos alvo de quadrilhas que atuam exatamente na saída de bancos e casas de câmbio, as quais não são combatidas face a falência da segurança pública.

    Ou seja, o que fazer? Para mim, concordo com vários: sumir do país latino, o qual optou por não seguir um bom exemplo latino tal como Chile, mas se espelhar no populoso chavista e argentino. Para piorar, um povinho que vai às ruas protestar contra tudo, mas poucos meses depois volta a aprovar o mesmo governo que criticou. O povo merece os PTralhas…

    • Visitante

      Não compre em casa de cambio, vá a um banco ou o banco Investimento (Cotação) que entrega pessoalmente em seu trabalho ! Taxa boa, negociam.

  • Rodrigo Santos

    É um absurdo!!!! Mesmo assim ainda fica melhor viajar para fora. Não vou parar de viajar!!!!

  • Thomaz

    O jeito é viajar com dinheiro em espécie e correr o risco de ser assaltado antes de chegar ao aeroporto aqui no Brasil…palhaçada!!!

  • Marcel

    PAÍS LIXO !!! Esse país está um LIXO. Eles querem roubar de todos em todos os lugares. Só escapa quem é político, assim vc. se torna acima da lei e faz o que bem entender. Isso não vai estancar a sangria de $$$ pros EUA. Se é para pagar caro, prefiro pagar nos EUA, pelo menos o imposto (baixo) vai ser bem aplicado, aqui eu não vou melhoria nunca, a grana vai pros ladrões de gravata. Pode taxar em 100%, prefiro comprar passagem no 'MELHORES DESTINOS" e fazer as compras em MIAMI. Na minha casa quando a gente decide que vai pros EUA, passamos +ou- um ano sem comprar nada no BRASIL (graças a Deus), esperamos pra comprar tudo nos EUA. CADA DIA ODEIO MAIS O BRASIL !!! Espero que essa copa seja um mico, dê tudo errado, com certeza EU VOU PARA AS MANIFESTAÇÕES QUE VÃO OCORRER NA COPA !!!!!

  • sincero

    Governo ridículo.. População ridícula..

  • Ricardo Peixoto

    Isso é um paisinho de m* mesmo… É revoltante aceitar tudo isso acontecendo e ficarmos impotentes. O problema é que esse tipo de imposto (IOF) pode ser majorado apenas por uma medida provisória, não necessitando de lei que pudesse ser debatida amplamente pela sociedade. E quando uma medida dessas é tomada na calada da noite, já tem cheiro forte de safadeza. Dilma precisa de grana pra se reeleger e por isso ganhou um Papai Noel recheado nesse Natal. Até quando vamos bancar o governo mais do que já bancamos? O problema é que a maioria esmagadora dos eleitores de Dilma/Lula não serão afetados por essa medida já que não têm recursos pra viajar pro exterior. Esses, por outro lado, continuarão recebendo a mesada do Bolsa Familia, o maior programa de compra de votos da América Latina.

  • Netto

    Se os preços no Brasil fossem iguais em comparação aos do exterior, creio que a maioria até apoiaria a medida,evitando divisas saindo do país…mas é um jogo desleal do PT no comércio mundial, no rumo do fechamento da economia, no melhor estilo "Bolivariano"

  • Guilherme Linux

    Governo Bolivariano, Comunismo, saudade dos militares…

    dando muita risada com os comentários. muita mesmo. Queria ver questionar IOF na época do FHC, dos militares….
    Mais da metade aqui nem viajava pra fora.

    • Alex

      Muita gente que tinha idade para isso viajou para fora no governo FHC. A melhoria de renda é decorrência de um longo processo que vem desde o governo dele, e que também decorreu de fatores externos importantes. A carga tributária hoje é recorde, e os serviços ruins como sempre. Muita gente compra lá fora porque o Brasil tem alguns dos produtos mais caros do mundo. E tome imposto!

    • Netto

      Folha de S.Paulo – Para Lula, redução do IOF é "chantagem' – 11/07/98 http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1107981

  • André

    Sabe o que é pior? Mesmo com isso vamos continuar viajando e gastando muito no exterior, porque só quando o IOF chegar a 100% e o dólar chegar a R$ 3,00 é que vai valer mais a pena comprar no Brasil do que no exterior.

    • Gabriel Q.

      Para o mim esse é o melhor!
      Continuar viajando, comprando, e o custo continuar valendo a pena…

    • BRUNO

      nao da tempo de fazer a transaçao.
      O PROBLEMA DE COMPRAR NO BRASIL E QUE TUDO E UM ABSURDO!SUPER CARO.VIVER NESSE PAIZ E SER ENGANADO ETERNAMENTE!

  • Massa

    Já faz um tempão que viajar pro exterior ficou mais barato do que viajar dentro do Brasil. Agora o governo está tentando segurar os turistas aqui. Daqui a pouco inventam mais alguma coisa pra obrigar o povo brasileiro a fazer turismo só aqui dentro.

    • Simone

      Eles estão prestes a limitar a quantia de dólares para viagens! O valor será de 1000 dólares por viajante e vai acontecer limitação na emissão de cartões internacionais. Além disso, eles cobrarão uma taxa de algumas centenas de dólares, a título de contribuição para o desenvolvimento do turismo nacional. Eles odeiam os brasileiros que viajam para fora e farão de TUDO para segurá-los aqui.

      • Gabriel Q.

        Que furo de reportagem! Conta a fonte aí pra gente…

  • https://www.facebook.com/tita.maria7 Tita Maria

    Que raiva dessa m@&# de desGoverno!

  • E Alves

    Com R$552 milhões aplicados na campanha, vc elege até um cabo de vassoura…. Pobre Brasil de ignorantes.

  • Fernando Henrique

    Engraçado, foi no dito governo de M***, citado assim por alguns aqui, que viajar de avião ficou possível para uma grande parte da população. Estão confundindo uma medida, sem entrar no mérito de sua pertinência ou não, e que de fato é impopular, com toda uma politica econômica voltada para o desenvolvimento do país. No tal governo de M*** o número de pax embarcados subiu de cerca de 35.000.000, em 2003, pra mais de 100.000.000 no fim de 2012. Um aumento de quase 200% no número de passageiros. Muitos de nós 10 anos atrás nem imaginávamos que teríamos a possibilidade de viajar para o exterior como temos hoje. Não muito antigamente viajar de avião era para poucos, para o exterior então nem se fala…. Bom também com uma taxa desemprego que beirava a 13%, naquela época… Já no governo de M*** 5%…. Abraço e muitas viagens em 2014……..

    • Alex

      Mesmo que estes números fossem verdadeiros, ainda assim é preciso ressaltar que o nível de renda atual é resultado de um processo (de reformas impopulares, inclusive) que vem ocorrendo desde o início do Real. E este governo atual arrecada como nunca e gasta mal como sempre.

      • Fernando Henrique

        Fontes: ANAC e IBGE…..Arrecada como nunca …Carga Tributária em 2002 – 32,5%, em 2012 – 36,2%…fonte IPEA e IBPT, lembrando que compõem a CT tributos federais, estaduais e municipais …Abraço…..

        • Alex

          Pois é, arrecada como nunca. E, com este IOF, pretende bater novo recorde. Nos governos do PSDB muitas dívidas e esqueletos estaduais forma assumidos para pavimentar o caminho depois. Nossa carga é a maior do mundo em termos relativos. Entre os países equivalentes, disparada a maior. Os serviços ruins, como já falei. Neste governo específico, cresce pouco, tem inflação alta, juros sobem e o desemprego, apesar de baixo, é enganoso, pois a PEA vem diminuindo em termos relativos, entre outras coisas. O próximo presidente vai ter muitas dificuldades, seja de que partido for. Abraço…

    • irene

      o aumento dos vôos e passageiros é um fenômeno mundial com causas bem complexas que vc na sua simploriedade não conseguiria entender. não é mérito desse governo piada que está aí, que consegue a façanha de aumentar impostos e piorar serviços ao mesmo tempo, ano após ano.

  • Antonio

    Onde comprar pesos chileno no Chile com melhor câmbio?

    • mariostefa

      Antonio estive lá em Abril. A melhor cotação que achei foi numa casa de cambio, no Patio Bella Vista.

      • Mauro Vasquez

        O Patio Bella Vista é uma delícia

  • Tiburcio

    Farei minha parte e votarei contra esse governo nas próximas eleições e farei o possível para convencer muita gente em fazer o mesmo. Primeiro o IR, agora mais essa.

    • bruno bauno

      envergonhado de ser brasileiro.nao votarei em ngm,governo horrivel,sem palavras para o mesmo.toda hora inventando de tirar a grana do povo para encher os bolsos e cada vez mais dar bolsas familias,para enganar os menos desfavorecidos e se elegerem com os votos dos mesmos.tanto imposto e diferente de paizes organizados como estados unidos onde tudo funciona,temos pessima saude,pessima educaçao,pessimo trasporte,buracos na rua,violencia,corrupçao em massa etc…tenho nojo de ser brasileiro e ter que viver sendo enganado,estao botando armas nas nossas cabeças!NOJO!

    • Daniel

      Também darei minha contribuição: voto contra os PTralhas!!! Petista para mim, apenas na Papuda…

  • bruno

    nojooooo dessa corja maldita.nao receberao 1 voto meu!paiz de canalhas que nao dao valor ao povo!

  • BRUNO

    so querem saber de recolher cada vez mais dinheiro,para dar bolsas familias aos pobres e ganhar votos deles.paiz de corrupçao,violencia,buracos nas ruas,saude pessima e educaçao vergonhosa,diferente dos estados unidos aqui nada funciona!VERGONHA DE SER BRASILEIRO!

  • Leandro Esteves

    Mandem e-mail para a presidência da república repudiando essa corja. Em 2014 lembre-se dessas medidas na hora de votar. Coloquem qualquer um, menos o PT, esse bando de LADRÕES

  • romulo

    ESTA merda aqui já é comunista minha gente, o povão nem sabe disso. Só falta o regime totalitário, Gulags, fuzilamentos, etc..a história se repete, podem juntar os U$ para partirem em breve, se prezam pela liberdade!

  • Rômulo

    Os americanos perderam de vez o juízo, até eu consegui o visto, e olha que foi fácil. :p

  • Alessandro

    Gente, se a classe média alta pudesse, não ficava ninguém nesse País….Vc assim como eu, tenho certeza que está com uma vontade imensa de dar o fora daqui, e NUNCA mais voltar!!!

    • anaiza

      Falou TUDO, Alessandro! Os "pobres" vivem de diversos auxílios; os ricos sonegam impostos e enriquecem cada vez mais; sobra para a classe média ter que custear TODAS ESSAS PALHAÇADAS que os governantes impõem. É revoltante e vergonhoso!

  • Alessandro

    B*sta de governo, m****de País, povo burro, sem cultura, sem educação (coitada da estátua do Carlos Drumond….) e ignorante que vai reeleger essa turma do pão e circo que está ai…NOJO de tudo, cansado de ser roubado por esses impostos que não nos dão nada em troca….Não querem deixar os brasileiros verem como é a vida nos países desenvolvidos e decentes!

  • Samuel Fernandez

    Brasil. Um país que para te prejudicar basta você ter qualquer relação com o mesmo. Tive a oportunidade de fugir desse antro de corruptos e oportunistas e ainda assim não me vejo livre das ações deles. Sou Acessor Educativo para uma rede de escolas de inglês e vejo essa medida inibindo os pobres brasileiros que precisam ter um ensino de qualidade, e não maquiado, já que agora terão que encher ainda mais o bolso do governo.
    Ainda espero perseverante o dia em que verei o povo tomando as rédeas do país, ao invés de somente tomar as ruas e voltar para a novela.

  • Demetryus Eugenio Grapiglia

    O governo em flagrante erro grosseiro do ponto de vista econômico, alterou de 0,38% para 6,38% o IOF de todas as formas eletrônicas de compras no exterior sob o argumento de que com isso estaria buscando a “isonomia de tratamento às operações com moeda estrangeira“, o que na prática não ocorre, criando verdadeiro tratamento desigual para quem viaja ao exterior portando Papel Moeda e quem o adquire através dos chamados “cartões recarregáveis”.

    Vejamos: A compra de Papel Moeda continua com os 0,38% de IOF. Ora, então qual a diferença entre o adquirente de moeda estrangeira viajar portando “Papel Moeda” ou o cartão “carregado” com a moeda do país que pretende visitar???

    Deve-se atentar ao fato de que o IOF é pago tanto na aquisição do “Papel Moeda” como no momento da “recarga” do cartão, daí por que não se entende essa diferenciação de alíquotas.

    Muito embora o aumento do IOF tenha aumento imediato, quem já tem o cartão pré-pago carregado, não pagará o imposto extra sobre o valor já depositado, pois como dito em linhas pretéritas – o IOF é pago no momento da recarga e não no momento do uso do cartão.

    Outra objeção importante diz respeito ao fato de que o IOF tem como sua principal função a de “regulador” e em um segundo e distante plano a de “arrecadador”, não justificando assim a alteração em seis pontos percentuais em sua alíquota. Tal aumento servirá tão e somente para elevar a procura desenfreada por “Papel Moeda” conseqüentemente elevando o preço do Dólar e outras moedas.

    Deve-se também lembrar do risco que é carregar consigo em uma viagem internacional “dinheiro em espécie”, situação que diante da alíquota imposta unilateralmente pelo governo tornar-se-á inevitável.

    Curiosamente, do ano de 2011 aos dias atuais o governo reduziu a alíquota de IOF em alguns casos a zero pontos percentuais insistindo nessa alíquota absurda que atinge na sua maioria a classe média, o trabalhador que programou e economizou para realizar uma viagem com a família, o empresário que viaja a negócios etc… Em fim, a “corda estoura sempre no lado mais fraco”! Lamentável!

  • Domingos

    Não se enganem quem acha que pode levar uma mala cheia de dólares,pois na saída se a PF te pegar com mais de 10 mil reais ou seja aprox. 4 mil dólares, vc ta ferrado!
    Seu dinheiro e' confiscado e vc e' processado. O limite 10mil reais e' por pessoa adulta!
    Continuem votando no PT e isso vira uma Cuba ou Venezuela!

    • Robert

      Cuba ou Venezuela! kkkkkkkkkk
      pelo menos os juros anuais no cartão e credito na Venezuela e de 30% ao ano e no Brasil 400% ao ano

    • mariostefa

      Amigo, para sua informação o limite para sair do pais são 10 mil dolares em especie., por pessoa adulta

  • BR Travellleerrr

    Carga tributária de 37% do PIB, superior a da Escandinávia com Serviços Públicos padrão Bangladesh! Lucro bancário estratosférico com rolagem papéis dívida interna e falta de grana pra infraestrutura. Vamos por essa corja pra correr do planalto! Fora Mantega! Fora Dilma! Cadeia pra Lula Mensaleiro também! PT Nunca mais!

    • _rafaelandrade

      Superior à escandinávia?! MENTIRA! A carga lá é de quase 50%!!
      Pode criticar, mas com VERDADES!

  • https://www.facebook.com/dominique.gimenes.1 Dominique Gimenes

    E nisso que da eleger PT…

  • Marcos A Caldana

    É um A B S U R D O!!!!!!
    Neste dinheiro já foram cobrados e dizimados pelas dezenas de impostos que já pagamos aos mensaleiros.
    É claro que temos que sustentar essa corja de políticos corruptos e sangue-sugas do Brasil.
    Depois de ter pago todos os impostos exageradamente, ainda quer acabar com o pouco que conseguimos economizar para viajar.
    Amo o Brasil mas tá dificil demais viver aqui e ver tanta injustiça e impunidade.
    Lamentável, Dilma. Afinal, por que não cobrar mais impostos ela e a Rede Globo já estão eleitas para o próximo mandato mesmo.
    Que vergonha…….

  • Mariana

    Nossa, pior explicação macroeconômica já lida nos últimos tempos! Adoro o blog, mas vamos continuar falando de turismo vai…

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

      Não fizemos nenhuma explicação macroeconômica, Mariana, e continuamos falando de turismo, afinal ninguém viaja sem dinheiro.

  • Guilherme

    Concordo Mariana. Aqui é um blog de viagem(muito bom por sinal).
    Ai resolve falar de economida, dá nisso.
    Comentários anti-PT, economia rasteira, comentários do tipo "sabe-tudo", complexo de vira-latas e outros.

    Viver reclamando do PT e viajando para o exterior deve ser chato demais.

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

      Quando a economia mal e porcamente administrada por um bando de… esquece. Vamos de novo: quando a economia atrapalha a vida de todos os viajantes somos obrigados a falar dela, muito a contragosto diga-se de passagem. Ficaria feliz se não tivéssemos de publicar mais nenhum post sobre absurdos roubalheiras mudanças econômicas como esta.

      • mariostefa

        Vcs tem mais é que por a boca no trombone. E mesmo assim, ainda aparece os "ingenuos, ou seriam cegos" que não querem enxergar mais essa roubalheira do governo.

  • Rayner

    Palhaçada!!!

  • Guilherme

    Pior é o comentário "mas se os serviços publicos fossem bons". Até parece que alguém em algum lugar do mundo fica feliz em pagar imposto simplesmente porque o serviço publico é bom.
    Até parece…..
    Meu parametro de felicidade é saber que milhões estão saindo da miséria.
    E isso incomoda pacas.

    • Alex

      Não estão saindo graças ao aumento de impostos pelo PT. Análise simplista a sua. Outros países vem tendo resultados melhores com menos impostos.

    • Leo

      " Até parece que alguém em algum lugar do mundo fica feliz em pagar imposto "
      Se informe mais..

  • marina

    pessoal, uma dúvida:

    compras com função débito em conta direto no caixa serão afetadas pela mudança?

    obrigada.

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

      Sim

  • Fernando Henrique

    “irene

    28 de dezembro de 2013 às 22:47

    o aumento dos vôos e passageiros é um fenômeno mundial com causas bem complexas que vc na sua simploriedade não conseguiria entender. não é mérito desse governo piada que está aí, que consegue a façanha de aumentar impostos e piorar serviços ao mesmo tempo, ano após ano.”

    Não tenho nada a favor ou contra a esse governo. Fico irritado sim com pessoas que devem ter como leitura de referência revistas tipo “Veja” e repercutem o que leem sem ao menos procurar se informar sobre o que estão dizendo e/ou escrevendo. Tais como você ao dizer que “o aumento dos vôos e passageiro é um fenômeno mundial” . Segue uma informação que bem provavelmente você não irá en contrar em revistas tipo Caras/Veja.

    Crescimento PAX 2010/2003 no Brasil 118%, no mundo 40% Crescimento médio 2010 em relação a 2009, no Brasil 21% no resto de mundo 6%.

    Abraço…..e boas leituras em 2014 …..

    • Alex

      Ela continua certa, e isso não tem nada a ver com a Veja (que pode estar certa ou errada sobre vários assuntos). Isso é preconceito. Existem muitas variáveis, de hoje, de ontem e de muitos anos atrás que explicam isso aí, inclusive as dimensões territoriais e a fraca malha ferroviária. E o Brasil não começou em 2003. Abraço…

      • Fernando Henrique

        Contra fatos não há argumentos….O número de passageiros embarcados cresceu nesse governo..goste você dele ou não.. é fato…. é disso de que estou falando…Quanto a revista Veja sinto te-lo ofendido….Abraço

        • Alex

          Não, não ofendeu. Consigo ler de (quase) tudo e separar o que pode ser aproveitado, na Veja, na Carta, etc. Sobre o tal fato, o número de passageiros cresceu durante este governo, ou mesmo neste governo, mas as causas são diferentes das que sugere ou imagina. Aparentemente, você não lida bem com a relação causa-efeito. Acha que se um balão voa carregando uma pedra, está voando por causa dela. Sinto tê-lo ofendido… Abraço…

  • Dib Franciss

    Esse é um alerta para aqueles que votam no PT. Afinal alguém precisa pagar a reeleição desses facínoras.

  • Viviane

    Gente,

    Vamos a questao pratica…..

    Sera que é possivel abrir uma conta, no caso nos eua, estando lá e alguem enviar dinheiro daqui durante a viagem?

    Sera que com isso pagariamos um iof menor?

    Vi em alguns sites que é facil a abertura de conta nos eua, precisando basicamente de copia de passaporte e de um depoisto inicial pequeno.

    Alguem sabe informar sobre isso? Tem experiencia com essa situacao?

    • https://www.facebook.com/othon.euler Othon Euler

      Viviane.
      Boa tarde, pense assim, abrindo uma conta existe a questao da tarifacao de cada pais, tu pagara a cotacao do dia, e a limitacao de dois mil dolares por transacao conforme a receita.Nao sei se e vantajoso.

  • rafael lima

    Equipe MD agora vou deixar uma pergunta filosofica.

    Governo aumentou IOF, todo mundo ta puto… tão querendo roubar mais e tal… bla bla bla

    Para quem vai para EUA e Europa fica fácil saber qual a opção menos pior de pagar as contas… basta ver se o preço da casa de cambio é até 6% maior que a cotação da moeda, se for vale a pena comprar se não melhor pagar no cartão mesmo [e pra quem tem travel money ir comprando de acordo com as baixas]

    MAAAAAAS…

    e para quem vai para paises que não da pra comprar moeda em casa de cambio ?

    vou pra Tailandia em abril e tenho duas opções:

    -comprar dollar aqui e depois vender lá [2 cambios]

    -usar cartão de crédito internacional

    -usar cartão para sacar [descartada porque alem de pagar tudo e mais um pouco ainda paga tarifa bancária]

    qual seria a mais vantajosa?

    • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

      Pois é Rafael, agora todo mundo vai ter que sentar com a calculadora para fazer as contas. Logo faremos um novo post, mais prático, abordando isso

    • Paulo Almeida

      Olá rafael lima,
      Tenho um amigo que vai pra lá agora em Janeiro. Não é um país pra compras como EUA. Acredito que vc vá curtir o lugar, a cultura, as paisagens e trazer algumas lembranças. Segundo ele falou, a moeda deles é desvalorizada e o custo de vida é bem mais em conta por lá.
      Levaria dólar e um cartão de crédito como emergência.
      Os móveis talhados a mão são super baratos.

  • Rafael

    Esse governo é safado!!! Para a minha sorte, no dia 27 no período da manhã, comprei 8 TBRL em dólares… kkkk.. Sem saber de nada!!! Mas fica o recado… Esse Governo é tão safado que não se importa em ferrar com os brasileiros. Nossa moeda já é uma bosta em relação a desvalorização de outras (dólar, libras, euro) e ainda temos que pagar todo esse imposto!

    É por essas e outras que essa merda não vai para frente!!!

  • Nelson

    Regime comunistas dos infernos: Dinheiro sobrando e voos lotados para o exterior…. saudade da época que eu juntava dólar em papel para viajar a Buenos Aires.

  • https://www.facebook.com/roberta.giordano.98 Roberta Giordano

    Eu trabalho, pago todos meus impostos, e não tenho nenhum retorno.. tenho um filho especial, ao qual paga por cada medicamento, tratamento, escola, etc,etc,etc..e o governo não faz nada por ele..!!
    Viajar é um grande prazer em nossas vidas, e não será o PT que fará esse prazer virar um pesadelo…
    Só espero que as pessoas se lembrem dessas "excelentes ações" desse ParTidinho na hora de votar…Desculpem o desabafo..

    Vou para Cancún em fevereiro, e vou fazer aquele mix de sempre….!!!

  • Patricia

    Esta Dilma é ridicula… e ainda será reeleita, porque o povo brasileiro GOSTAAAAAAA!!! isto tudo será esquecido na próxima eleiçao ! FATO !!

  • Luiz Ironman

    a grande questão que vejo é que os magnatas que ganham muito dinheiro pouco terão a reclamar, também os que ganham seu salário sofrido em nada vão ser afetados. Em suma, somente a classe média que banca tudo isso. Então para as urnas ainda haverá mais gente a favor desse governo desde que seja pra manter qualquer um dos benefícios sociais distribuídos a população em geral.

  • Barbara Hufnagel

    Oi gente!!!

    Me ajudem!!! Qual a melhor forma de sacar agora no exterior?!

    Cartao de debito: o BB me cobra R$12 por saque + iof (que agora e’ 6.38%) + cotacao do dolar que nunca consigo saber qual e’…

    Cartao de credito: nao sei ao certo qual a taxa que o itau cobra por saque, mas acho que e’ R$20 + 6.38% iof + cotacao do dolar que nao sei qual eh

    VTM: U$2,5 por saque + 6,38%iof + cotacao do dolar que nao sei…

    Alguem sabe aonde acho esses valores de cotacao do dolar? Pq elas sao sempre maiores do que as comerciais, mas nunca fica claro qual e’…

    Obrigada!!!

  • Artur Aranha

    Olá!
    O negócio é mesmo com todas esses restrições que o governo está implementando para arrecadar mais e tentar proteger o nosso turismo interno, é viajarmos para o exterior mesmo que tenhamos que levar dinheiro em espécie. Em 2014 pretendo fazer algumas viajens pela América do Sul e caribe e quem sabe os EUA se sobrar tempo e dimdim (r$), rs. Mas vou deixar em última opção o nosso turismo interno, em protesto à essas medidas ridículas do nosso governo. Nada contra em viajar pelo nosso país que tem lugares lindíssimos, mas não concordo em pagar um preço absurdo em hoteis com serviços de qualidade questionáveis, transporte público ridículo, insegurança, aeroportos e rodoviárias sem condições de receber os turistas com o mínino de conforto. Todos que puderem vamos fazer a mesma, coisa boicote ao turismo interno no Brasil, principalmente na época da Copa do Mundo, se eu tiver condição vou ficar fora desse pais no período da copa, isso aqui vai virar uma terra de ninguem durante a copa do mundo.

  • Artur Aranha

    Quem está defendendo está atitude ridícula do governo e dizendo que quem viaja ao exterior está com a vida tranquila deveria pensar um pouco, pois hoje é muito mais barato viajarmos para a américa do sul do que dentro do Brasil, bem como para o Caribe até para os EUA. Passei a minha lua de mel um ano atraz em Cancun e gastei menos que se fosse ficar num resort no Nordeste.

  • Artur Aranha

    Boicote às viagens dentro do Brasil!

  • Felipe

    No caso de levar dinheiro em espécie, para aproveitar os 0,38% de IOF, me recomendaram o seguinte:

    Abrir uma conta chamada "Opportunity" em qualquer agência da Wells Fargo. Essa conta é para estrangeiros sem SSN/Green Card ou outro tipo de permissão de residência, não tem custo de abertura, manutenção ou transação in/out e cash in/out. A conta fica aberta pra sempre, desde que você mantenha um saldo > 0 USD, e você sai com um debit card na hora. Para abrir basta levar seu passaporte e mínimo de 300 dólares (cash).

    Alguem sabe confirmar se essa info procede?

    • sabbathbh

      Interessante… Se for verdade vale a pena. O que já tinha visto por ai era sobre abrir conta no HSBC, sobre isso você encontra informações em fóruns por ai.

  • Guilherme Linux

    Só tem especialista rsrsrs
    Quando foi criado o cartão pre-pago com um IOF bem inferior ao do cartão de crédito. Alguém elogiou o político da época??

    Se a Dilma baixa imposto é demagoga. Se aumenta não presta.

    Se ficar a Dilma pega. Se correr o Lula come.
    Vivam a vida. Vai por mim que é bem melhor que ficar nesse mundinho anti-PT.

    OBS: Não é o caso de defender medida do governo,o governo ou o PT. É fazer um simples exercício antes de ficar repetindo mantras anti-PT.

  • mario

    sacanagem isso

  • marina

    pessoal, uma dúvida:

    este novo iof recai sobre compra com débito em conta (com cartão internacional do bb por exemplo) feito no caixa?

    obrigada.

    • Paulo Almeida

      A única coisa que ficou fora é a compra em espécie, grana, bufunfa. O resto tem taxa de 6,38%.

    • Mauro Vasquez

      Nunca consegui comprar no débito, mesmo com cartão internacional la.
      Só sacar.

      BJS

      • Gabriel Q.

        Mauro, a dica que rolava era a de solicitar ao banco um cartão exclusivo para débito, sem a função crédito. Mas agora a situação é outra, não vale mais a pena sacar nem comprar no débito.
        Abraços

  • nelson

    Regime comunista dos infernos, Saudade da época do FHC e do dólar paralelo.

  • Ricardo

    O Brasil está indo no mesmo caminho da Argentina, que para segurar as compras de sua população em outros países com impostos que visam o crescimento e não a roubalheira como é no Brasil, taxou em 35% as compras no exterior. O Brasil pode aumentar também para 35% que mesmo assim continuarei comprando minhas roupas Tommy/Lacoste nos EUA, pois ainda assim serão mais baratas do que no Brasil.

  • fprimaz

    Não tem problema. Eu dou calote em outro imposto para compensar.

  • Carlos

    Fiquei lendo isso aqui, indignado pensando, o q mais comentar, é td isso q vcs já comentaram, lamentável, deprimente…o país dos impostos, dos otários, dos corruptos…o jeito é mudar daqui mesmo.

  • Jardel Peres

    Para quem ainda acha que o aumento do IOF só afeta os qe viajam ao exterior:

    http://www.mises.org.br/

  • Daniel

    Enquanto isto, em um dos países com a maior carga tributária do mundo, AEROPORTO DO GALEÃO (aquele que receberá a Copa daqui a 5 meses…) COM AR CONDICIONADO SEM FUNCIONAR!!!!

    Que imagem linda os turistas terão do nosso país de bananas!!!! E com certeza desejarão voltar, pra curtir o calorzinho do aeroporto… Parabéns aos PTralhas, que administram os aeroportos há 11 anos…

    • Mauro Vasquez

      Cara, eu detesto o PT. Mas o Galeão existe há mais de 11 anos e o calor no RJ sempre existiu. O FHC também não colocou ar-condicionado la.

      Se liga, tudo a mesma porcaria.

  • Gustavo

    Pessoal vamos fazer as contas, pois ainda fico na dúvida se compensa mesmo tirar o Dólar em Papel Moeda.

    - O Dólar em Papel Moeda é baseado no Dólar Turismo ( Cotação Hoje : R$ 2,44 ); mas as corretoras sempre vendem com um valor a mais. Por exemplo a Confidence esta cobrando hoje :R$ 2,45 já incluso o IOF de 0,38% ), já o VTM eles nem estão comercializando, mas o valor seria por volta de R$ 2,67 já com os 6,38% de IOF).

    - Quando Utilizamos o Cartão de Credito, é usada o Dólar Turismo, sendo que se a fatura fechasse hoje seria de R$ 2,34, somando-se os 6,38% de IOF, nos teríamos o dólar a R$ 2,49. Vale lembrar que a cotação do Cartao de Credito sempre é maior que do mercado.

    Desse modo, compensaria realmente comprar em Papel Moeda, e em seguida utilizar o cartão de credito.

    Me corrijam se eu estiver errado. É isso mesmo ???

    Abraços

    • Rodrigo Bosak

      Gustavo, certíssimo! Trabalho na área e se a cotação do cartão de crédito estiver essa hoje, vale a pena sim.

    • Simone

      Gustavo, o seu resumo me deu uma "luz" porque estou totalmente desorientada. Irei final de janeiro com o meu filho (presente de 15 anos) e fiquei adiando a compra do VTM porque não tinha todo o dinheiro ainda.
      A minha dúvida é a mesma de várias pessoas, comprar dólar em casa de câmbio, comprar dólar no banco (Banco do Brasil nunca tem a quantidade suficiente), usar o cartão de crédito ou fazer o VTM.
      o mais difícil é conseguir a cotação do dia de cada um deles porque assim ficaria mais fácil de comparar.
      Tá difícil.

      • Romanosque

        Este coverno está agindo como os governos ditadores que vc durmia com uma regulamentação e acordava com outra, esta medida foi além de tudo traiçoeira típica deste partido que hoje comanda nossa nação e vai continuar por mais de 20 anos pois será sustentado pelos pobres que estão comprados com as bolsas, o assistencialisto é horroroso.
        RESPONDENDO sua dúvida hoje a forma mais barata seria levar o dinheiro em espécie para o exterior (dolar, libra ou Euro) pois o IOF sobre a compra de moedas ainda é 0,38%, a previsão é que todos optem por esta modalidade levando a grande procura por moeda estrangeira causando ainda mais a valorização das mesmas.

    • https://www.facebook.com/thatieny.brandao Thatieny Brandão

      Principalmente, se vc ganhar pontos no cartao de credito.

  • https://www.facebook.com/thatieny.brandao Thatieny Brandão

    Eu vou pela primeira vez aos EUA ano que vem. A custo de muito sacrificio.
    O pobre, pra conseguir alguma coisa, tem de abrir mao de outras vinte!!
    NAO E FACIL. Me sinto fudid* pelo governo.
    Pago imposto o ano todo, e nao tenho nehum retorno.

  • https://www.facebook.com/roberta.giordano.98 Roberta Giordano

    Esse governo faz um assistencialismo barato, as custas de um rolo compressor que ele passa por cima da classe média…E com isso custeamos Bolsas infinitas…,inclusive , bolsas que incentivam cada vez mais as pessoas a terem mais filhos, filhos estes, que serão sustentados por quem????? Sim….nós…E o auxilio-reclusão??? Sim…esse tb saí dos nossos bolsos….Eu vejo o assistencialismo,como uma prática de DOMINAÇÃO em cima de um povo..
    Penso que um governo, não deveria governar nem pra rico,nem para pobres, e sim sendo justo PARA TODOS OS CIDADÃOS…

  • André Honma

    Esse governo tem se mostrado o mais falso de todos os tempos! Tudo é mascarado! Apesar deste aumento, ainda vale a pena viajar para o exterior e fazer compras nos EUA. Só não está melhor porque o dólar está alto, via manipulação do governo, lógico. Mas não se tem feito o que precisa-se fazer aqui, que é uma REFORMA TRIBUTÁRIA para fazer com que o nosso produto seja competitivo perante ao que é comprado lá fora. Mas mesmo assim, a qualidade dos produtos comprados no exterior são melhores, uma camiseta de lá nunca fica com a costura torta, aqui se você compra na Zara, parece a mesma peça do Lojão do Brás! Não tem padrões de tamanho nem de qualidade. E viajar para fora do país tem sido muito mais barato que fazer turismo doméstico.

  • Luis

    Podem anotar essa: a fiscalização visando a apreensão de moeda estrangeira em espécie acima do permitido de R$ 10.000 vai aumentar. O governo vai fazer de tudo pra arrecadar mais em 2014. Não importa como! O governo desse país é uma M34DA!

  • Ana

    Por essas e outras que eu quero me mandar desse pais. Esse governo repressor que enfia a mão em nossos bolsos e nos chamam de bobos qdo num pronunciamento em rede nacional vem nos engabelar com uma conversa demagoga

  • https://www.facebook.com/carlos.zahlouthjunior Carlos Zahlouth Jr.

    Pagar imposto para usar dinheiro que é seu, é demais.

  • Francisco Carlos

    Parabéns pra vocês, continuem votando no PT no ano novo.

  • nnnnn

    ATENÇÃO a quem viaja para fora do país !!!

    Guia completo para evitar IOF de 6,38 % e usar um 'debit card' gringo:

    - Vá a um Wells Fargo com seu passaporte e mínimo de 300 dólares e abra uma conta chamada Opportunity. Essa conta é para estrangeiros sem SSN/Green Card ou outro tipo de permissão de residência.

    - Não tem custo de abertura, manutenção ou transação in/out e cash in/out, e a conta fica aberta pra sempre, desde que você mantenha um saldo maior que 0 (zero) U$D. Sem custo algum !!!

    - Você ganha um 'debit card'. Pronto. Pare de usar pochete!

    - Antes de sair do país, pegue seus U$D de volta e deixe um pouquinho para conta não ser fechada. Ao chegar, deposite o montante que planeja usar.

    - O procedimento de abertura é super rápido, sem pegadinhas, e você sai com o 'debit card' em mãos!

    PASSE ESSA INFORMAÇÃO PARA FRENTE! É UMA FORMA DE NÃO DEIXAR O GOVERNO COLOCAR A MÃO NO SEU DINHEIRO!

    • https://www.facebook.com/joseernesto.gasparotto Jose Ernesto Gasparotto

      Este último parágrafo é típico de spam.
      O fato é que vários bancos abrem conta sem qualquer exigência. Basta chegar com o dinheiro.
      A conta opportunity do WF tem custo e restrições sim, basta ler no site deles.

      • nnnnn

        Nao e o spam, e educativo seu sabio!!

  • Rafael

    Olá,

    Graças ao post e comentários aqui, acho que consegui entender um pouco melhor toda essa bagunça que o governo fez.
    Estudarei fora a partir de Fevereiro e estou pensando de que forma levo o dinheiro da bolsa que receberei aqui no Brasil.

    Uma alternativa que a administradora do VTM sugeriu seria utilizar SWIFT, que pelo que entendi, eu abriria uma conta no Canadá e transferiria o dinheiro direto de lá para a conta deles no Brasil e eles me recarregam com IOF a 0.38%? Segue o post deles abaixo:

    [OPÇÃO PARA IOF DE 0,38% - REMESSA INTERNACIONAL/SWIFT]

    Uma opção que encontramos para que continuem pagando 0,38% IOF para a conversão de moeda estrangeira são as remessas internacionais (muitos chamam de SWIFT) para uma conta aberta no exterior.

    Após o cadastro, é necessário efetuar um depósito ou transferência bancária para uma de nossas contas e todas as informações da conta no exterior (Nome completo, Nome do Banco, Endereço do Banco, Código SWIFT (ou IBAN e BIC para Europa) e número da conta (maiores informações via e-mail).

    Meu maior medo é levar dinheiro em espécie e acontecer algo, ainda mais que sou marinheiro de primeira viagem…
    Um amigo me disse que seria melhor levar um pouco em espécie (algo como 1000 dolares) e o resto, carregar tudo de uma só vez no VTM. O que acham?

    Abraços

    • https://www.facebook.com/joseernesto.gasparotto Jose Ernesto Gasparotto

      Está na cara que você não entendeu.
      Se o dinheiro já vai estar no Canadá, que é o você diz aqui:
      "eu abriria uma conta no Canadá e transferiria o dinheiro direto de lá para a conta deles no Brasil e eles me recarregam com IOF a 0.38%" não precisa fazer nada, gaste-o no for necessário.

      • Rafael

        Obrigado pela resposta.

        O dinheiro está no Brasil, receberei a primeira parte da bolsa aqui e é esta a minha dúvida…
        A empresa de VTM falou no SWIFT mas eu não tenho ideia de como funciona, mesmo buscando informações em vários lugares.

  • Brasileiro

    Eu, com viagem planejada pro meio do ano que vem, tomo mais uma bomba na cabeça. Governo dos infernos!

    A única coisa que me consola é que estou indo pra visitar minha futura nação, e largar de uma vez esse país de violência, Copa do Mundo, políticos corruptos e povinho que se orgulha de ser "esperto".

    Brasil, ame-o ou deixe-o!
    Não precisa falar duas vezes! Cadê minha mala???

  • http://flickr.com/gaf Gabriel

    #classemediasofre

    As elites fazem a festa fora do país e não retribuem em nada com o povo que as sustenta. Reclamar de imposto na internet é indicativo de elitismo dos mais grosseiros: quem mais paga imposto no país são as populações mais pobres, proporcionalmente. São elas que na prática financiam a festa das elites no exterior. O governo está correto em aumentar a tributação da pequena parcela da população que se diverte no exterior às custas de seu povo.

    Isto nada tem a ver com o partido de cicrano ou fulano: o atual governo do PT é péssimo, mas o aumento da tributação dos mais ricos é o mínimo que qualquer governante sério deveria fazer.

    Aliás, a cultura da sonegação de impostos em alfândega (o famoso “nada a declarar” com jeitinho), amplamente difundida entre viajantes das classes médias e alta, só reforça a necessidade de aumentar a tributação.

    • Alex

      Se diverte às custas do povo!? De onde tirou isso, rapaz? Que visão simplista! A classe média trabalha e paga (a maior parte dos) impostos! Temos a maior carga tributária do mundo entre os países de renda média. Nível de social -democracia europeia. Aumentar impostos provoca aumento de sonegação, inclusive.

      • Gabriel

        Tem muita gente ganhando salário mínimo (ou menos) para financiar as festinhas das elites. Quanto maior a tributação dos mais ricos, melhor. O resto é mimimi de gente de barriga cheia.

        • http://www.melhoresdestinos.com.br/denis-carvalho Denis Carvalho

          Gabriel, os mais ricos NÃO PAGAM IOF! Eles têm contas no exterior em paraísos fiscais para burlar as taxas brasileiras! O Governo esmaga com seus impostos os trabalhadores, que levantam cedo e dão duro todos os dias para cuidar de suas famílias!

          • Gabriel

            Você conhece a pirâmide social brasileira?

        • Alex

          Você tem uma visão simplista de mundo.

    • Mario

      Comentário de quem acredita em Papai Noel.

  • FeraBR

    Deus tenha pena do povo Brasileiro e não permita que o PT vença novamente. A Dilma é o próprio diabo em pessoa. O Lula é o capeta de barba. Só sabem aumentar o imposto para encher o bolso dos companheiros que só sabem coçar o dia inteiro.

    Vamos fazer uma corrente, e vamos cada um convencer alguém q vota no PT a mudar de lado. Essa gente quer transformar o Brasil em uma Venezuela ou em uma Cuba. Se o PT vencer, se preparem que voltará a CPMF em 2015. Disto não tenham dúvida. Tentaram em 2012, e não conseguiram. Mas se a oposição diminuir de tamanho ainda mais, perderão o restinho de vergonha que possuem.

    Não esqueçam… vamos dar o troco em 2014… vamos tirar essa corja do poder. Eu prometo fazer campanha todos os dias, contra o PT, até as eleições!

  • Gisele

    tacando a mão no bolso da classe média de novo! só a classe media paga imposto nesse país!

  • marília

    Agora qual será a melhor (mais barata) alternativa para levar dinheiro?
    Em espécie mesmo?

    Eu estava fazendo as contas e a alternativa de sacar quando chegar lá não será vantagem.

    O que fazer?

  • http://liessem.com.br Aurélio

    Brasil, uma piada em forma de país!

  • Frederico Lima Verde

    VOTEM NESSE MALDITO PT PROXIMO ANO PARA VER ONDE VAMOS PARAR. BANDO DE LADRÃO.

  • Guiherme Linux

    Vai ser no primeiro turno !!!! #golpecomunista vem ai.
    Voces sao engraçados demais( a imprensa deve adorar manipular coces, só pode).

    Me perdoem mas to rindo demais dos comentários.

  • Guilherme Linux

    Saudade do FHC, do dolar paralelo, das viagens para Araruama, dos juros de 2 digitos, do desemprego.

    Adoro babar ovo dos países que possuem pouca diferença entre pobres e muito ricos mas aqui eu critico se o pobre chega perto da minha classe média. Sou um alienado.

    • Alex

      É injusto, para não dizer desonesto, comparar a situação que o governo dele teve que enfrentar até entregar um país muito melhor ao Lula, que ainda teve a cara de pau de reclamar de herança maldita. A propósito, os juros explodiram mesmo quando o Lula avançou nas pesquisas e o mercado se assustou. Motivo: o discurso tradicional do PT, incluindo o calote.
      Por fim, nossa altíssima carga tributária não é adequadamente revertida para os mais pobres. Os serviços são ruins inclusive, ou principalmente, para eles. O problema sequer é dinheiro; é governança. O IOF alto prejudica também os novos viajantes da classe C.

  • Obscuro

    Quero ver a resposta nas urnas!

  • Lyane S.

    Gracas a Deus estou morando fora do Brasil, pq cada vez mais me decepciono com esse governo de MERDA que soh sabe roubar do cidadao brasileiro! GOVERNO DE MERDA que nao faz nada alem de planejar estratagemas de como arrecadar (roubar) mais dinheiro de seu povo sem oferecer NADA em troca, NADA!!! VERGONHA!

  • Alex

    Muita gente viaja para o exterior e faz suas compras lá por que sai mais barato que no Brasil. O Brasil hoje é dos países mais caros do mundo, e a alta carga tributária explica muito disso. Como resultado, os gastos dos brasileiros lá fora geram empregos lá fora. A carga tributária nos EUA, por exemplo, é muito menor que a nossa (para um país de renda média altíssima), e os pobres daquele país vivem bem melhor que os daqui. Qualquer fio que se puxe termina num estado que é mais gordo do que forte.

  • Rodrigo

    Vale lembrar a todos que o ex-presidente, Lula, defendeu em discurso de 2010 a alta carga tributária brasileira! Creio, porém, que não existem argumentos para tal tese pois acompanhando os seguintes fatos: "Brasil registrou a maior quantidade de homicídios do mundo: foram 43.909 vítimas em 2009 (http://www.onu.org.br/estudo-do-unodc-mostra-que-partes-das-americas-e-da-africa-registram-os-maiores-indices-de-homicidios/)" ; "Educação brasileira fica entre 35 piores em ranking global (Abril 02/10/2013)" ; "Rodovias em péssimo estado atrasam progresso do Brasil (G1 Globo 09/06/2013)" ; "Sistema de saúde brasileiro fica em último lugar em ranking mundial (Bloomberg 31/8/2013)" podemos confirmar que os impostos pagos pela população não estão sendo utilizados corretamente.

  • Romero

    Esse governo corruPTo vai se eleger mesmo ferrando o povo! Pobre brasileiro. Nasceu conformado e vai morrer assim!

  • JOSE LUIZ

    PARABENS DONA DILMA.

    PODERIA DAR UMA SUGESTAO A NOSSA QUERIDA PRESIDENTA ( SIC)…
    INSTITUIR O BOLSA FUGA……
    ISSO AQUI SEMPRE, MAS SEMPRE MESMO FOI COMANDADO POR QUADRILHAS DE POLITICOS CORRUPTOS…..
    COMO GOSTARIA DE DAR ADEUS AO PAIS QUE MAIS RECOLHE IMPOSTO DO MUNDO E DEVOLVE LADROES….. SO REZENDO MESMO.

  • Cristiane Mello

    Absurdamente absurdo o aumento na taxa de iof de 6,38 nao bastasse o descaso e aumentos exorbitantes , incluindo a taxa selic, trabalho humano desvalorizado, me arrependi de defender a astucia governamental ao inserir carne e credito para a classe c. O que era um orgulho , Agora infelizmente resta chorar …nem ferias esse povo que trabalha e se diz Brasieiro tem direito a tirar para usufruir o mínimo do que ainda resta-lhes de dignidade quando já paga absurdos pelos impostos brasileiros , e o pib? vale a pena conferir no impostometro, ate o pãozinho esta recheado a impostos e nao a requeijão!

  • Mario

    Não adianta nada reclamar aqui. Precisamos nos unir e ir para as ruas protestar contra tudo.

  • Alessandra

    Alguém sabe se isto afeta tb transferências para o exterior?

  • carlos antonio

    Dilma, queime no inferno.

  • Fred K. Chagas

    eu ia até comentar… mas to tão puto que desisti.
    A EFICIENTE BANDIDAGEM petista não merece nem esses segundos que estou gastando digitando.
    bando de safados.
    VTNC !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Evaldo

    O Governo com isso estimula aquela velha tática usada por alguns viajantes (Turismo/Trabalho) de comprar ou vender dólar no mercado paralelo, diga-se de passagem fica muito menos onerado, faz fiz algumas vezes e vou passar a adotar o mecanismo como rotina………..seria muito mais viável tirar os corruptos que roubam em media 30% do que se arrecada nas esferas federais, estaduais e municipais….!

  • https://www.facebook.com/silvana.silvaferreira Silvana Silva Ferreira

    vamos para as ruas protestar, país de merda, governo de merda, vontade de ir e nunca mais voltar!

  • http://www.wbat.com.br Willian

    Uma pergunta para quem entende.

    No caso específico do saque da conta corrente no exterior, ouvi dizer que a taxa de conversão é melhor que a cobrada na casa de cambio. Neste caso, mesmo com a cobrança da iof, compensa? A conversão é feita pelo dolar oficial nos saques?

    abraço

  • Django

    Podem dizer Adeus ao seu mandato PTralhas malditos.

  • Diego_S

    Se os preços no Brasil são altos pq não temos produção nacional o que os brasileiros fazem? Compram no exterior. E qual a solução do governo? Apoiar as empresas brasileiras e investir em mão de obra própria? Não, aumenta o imposto e tenta forçar o brasileiro a comprar as porcarias nacionais. Certinho, corrigindo um erro com outro.

  • ricardo henrique

    ricardo japiassu:
    abaixo o pt dos mensaleiros, vamos derrubar essa corja

  • FILIPHE

    só sera cobrado os 6,38% no carregamento não a utilização.

  • Poliana

    Como faço para carregar um cartão pré-pago nos Estados Unidos, levando os dólares em espécie do Brasil?

  • Rafaela

    O Brasilse orgulha tanto em ser um pais livre, mas quem vive aqui sabe que tampa bemlonge de sermos livres. As vezes acho que seria melhor viver em cuba, onde ao menos as regras sao bem claras.
    Aqui e o lugar onde, teoricamente, voce pode ganhar o quanto quiser e merecer… Mas o governo vai la com sua aliquota de mais de 25% e da um jeito de te jogar na media.
    Pode viajar e gastar o quanto quiser e puder, mas ai novamente eles dao um jeitinho sem vergonha de diminuirem o teu montante, de te obrigaremacomprar nesse pais de impostos altissimos para bancar a farra dos corruptos…
    Ame-o ou deixe-o? Na primeira oportunidade vou e nao olho pra tras!

  • Agostinho

    Alguém me faz entender por gentileza como vai ser realizado o saque de uma conta corrente do Banco do Brasil de pessoas que estão morando na Bolívia estudantes de Medicina ???
    Existem centenas de Brasileiros que estudam no exterior que serão prejudicados com essa taxas !!
    Infelizmente maioria deles tem que procurar formação acadêmica fora pois, que país é esse que não investe na Educação na construção mais Faculdades e vagas.
    Gostaria de saber como fazer o Calculo agora…

  • Marina

    Ainda assim é válido levar o travel money (ou cash passport) nas viagens. As razões: http://bagagemcompleta.blogspot.com.br/2014/01/al

  • MarcioMF

    Bem, deixa eu realizar um comentário que seja proveitoso, porque comentar reclamando aqui, não faz sentido!

    Sei que a matéria é um tanto antiga, mas é que estou em viagem e achei um absurdo pagar mais de 250 reais em impostos e procurei e não achei nada que me indicasse com certeza, uma maneira de driblar esse IOF.

    O que eu gostaria de sugerir é, vocês poderiam fazer uma matéria mostrando opções para driblarmos essa alta, como por exemplo, onde poderíamos fazer o VTM, no exterior! Assim sairíamos daqui com a moeda em cash e tão logo chegássemos em nosso destino.

    Eu por exemplo não irei fazer isso, pois não sei onde posso ir, qual banco, se sendo estrangeiro eles vão fazer sem burocracia, qual o custo que há, etc… vlw.