GOL muda o site e põe fim à “pegadinha” dos voos da Webjet e Passaredo

Denis Carvalho 15 · maio · 2012

Demorou, mas a GOL resolveu melhorar o sistema de vendas em seu site e deixar bem claro aos clientes a venda de voos da Webjet e da Passaredo. Agora, além do ícone “OP” aparece uma tarja em verde ou amarelo com a informação “Voo Webjet” ou “Voo Passaredo”. Isso evita que os passageiros comprem passagens de outras companhias pelo site da GOL – o que no caso da Webjet significa ter menos conforto além e não pontuar no programa Smiles.

Outro problema levantado pelo Melhores Destinos, contudo, continua inalterado: o preço das passagens da Webjet – e também da Passaredo – no site da GOL são bem maiores que destas companhias em seu próprio site. No caso da Passaredo é até compreensível, mas no da Webjet, que foi comprada pela GOL, é no mínimo estranho que se cobre muito mais por uma passagem no mesmo voo, data e horário.

De todo modo, com a nova sinalização o passageiro pelo menos é alertado sobre o que está comprando e, se tiver um mínimo esclarecimento, pode entrar no site das demais companhias e fazer a compra por elas, evitando pagar o “ágio” que a GOL cobra para fazer a venda.

Em dezembro, o Melhores Destinos fez um post alertando que a GOL estava vendendo em seu site passagens da Webjet por um valor diferente aos mesmos trechos no site da companhia. Em fevereiro, voltamos ao tema, assim que também foi assunto de uma matéria do jornal Folha de S. Paulo, informando que a diferença chegava ao triplo do preço em alguns casos. Agora a diferença parece menor – em torno de 30% – mas ainda assim vale ficar atento.

Confira algumas telas com o novo sistema de identificação:

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Alex Freitas

    Ótima notícia, sinal de que consumidor pró ativo, jamais será vencido

  • Uma pena que também não resolveram o problema de inacessibilidade no site! Sou deficiente visual e com o programa leitor de tela que

    utilizo não consigo mudar a seleção a data, que há cerca de 3 meses não é mais editável, o que me obriga ficar indo em "próximo" várias

    vezes.. Sei de outras pessoas que também são prejudicadas por conta desse descaso..

    • Felipe

      Caramba, isso é um absurdo mesmo!

    • Rafael

      Espero que resolvam isso meu amigo.

    • Adriano Leite

      Vale um post do Melhores Destinos sobre a questão da acessibilidade aos sites das cias aéreas e mesmo aos aeroportos… O tema é amplo, mas dá pra explorar bem!

    • Bárbara

      E isso é um problema tão simples de se resolver! É um descaso enorme!

  • Stephanie

    Até que fim!

    Os sites dessas companhias são uma vergonha!

    Pré históricos.

  • Vitor J. Nunes

    Minha esperança é um dia a Gol disponibilizar a busca por cidades. RIO, por exemplo, no lugar de ter que trocar SDU, GIG.

    • Thiago Castro

      Isso é um saco mesmo!!!!

  • Bruno Oliveira

    Alguém pode esclarecer o que significa o é ícone “OP” ?

    • Operado por outra companhia

    • Gilberto P Filho

      Eu diria OP = Operado por!!

    • Emerson

      "OP" significa vôo operado por empresa aérea parceira da Gol.

    • OP = Operado por companhia aérea parceira.

    • Rodrigo Resende

      Significa OPerado por outra companhia aérea.

  • Maria

    Que ótima notícia! Comprei uma passagem pelo site da gol, selecionei o voo mais caro para ganhar mais milhas e quando cheguei no aeroporto descobri que era webjet e não ia pontuar nada. Me senti totalmente enganada!

  • Marcos Reis

    Só uma informaçãozinha básica: Voei nesta segunda-feira(14/05) no trecho Salvador/Maceió o voo da GOL ofereceu GRATUITAMENTE o lanchinho (bebidas e um biscoitinho salgado), depois no mesmo dia voei de Maceió/Guarulhos e a GOL também serviu GRATUITAMENTE o mesmo serviço servido no voo anterior, inclusive em nenhum dos dois teve a opção do serviço comprado. Fica a dica aí pro pessoal.

    • Igor -Poa

      Fica dica do que amigo? Em algum vôo está sendo servido e outros somente pago. É um processo como a própria cia falou.

    • Os snacks são gratuitos. O que a GOL vende é os sanduíches, chocolates, cervejas e etc. Em voos com duração mais longa.

    • Caio

      Voei De Manaus a Porto Seguro (final de Abril) ida e volta (com conexão em Brasília e Belo Horizonte, na ida e na volta) e em todos os voos foram oferecidos lanches gratuitos. Havia um pacote de batatinhas (parecido com o rufles)mais as bebidas no trecho Manaus-Brasilia e Brasilia-Manaus, no restante (Brasilia – Belo Horizonte – Porto Seguro), havia um pacotinho de biscoito e as bebidas (sucos, água e refrigerantes).

    • Gilberto P Filho

      Esqueca essa de gratuitamente… vc ja havia pago o valor referente no bilhete!! Eu sei que vc sabe que o gratuitamente nao foi gratuitamente!!

    • Anderson Fláv

      Normal oferecerem o lanche gratuito. Voo entre Salvador e Maceió tem cerca de uma hora. Ainda não suspenderam para esse trechos curtos.

  • Jailton

    Até que em fim isso foi corrigido! Recentemente eu comprei passagens com a Gol, unicamente para juntar milhas no meu smiles (caso contrário iria com a concorrente). Quando fui realizar os vôos em um pequeno trecho fui de Gol depois peguei conexão com a WebJet (exprimido na minha poltrona), não bastasse na volta cancelaram meu voo sem me comunicar quando chego no balcão para imprimir meu checkin (realizado um dia antes pela web) descubro isso e tive que viajar com a TAM. Moral da história só acumulei milhas em um pequeno trecho que fiz. Já acionei um advogado amigo quanto a essa questão, me aconselhou primeiro a tentar na empresa que quando o fiz me falou que voos com a Webjet de forma alguma acumulariam milhas e que para tentar alguma coisa com o voo da TAM teria que abrir um chamado com os dados do cartão de embarque (que nesse momento devem estar no lixão), antes de eu tentar usar dos meus direitos regidos pelo CDC, alguém pode me dar uma dica do que fazer?

  • Viajei Natal/Guarulhos/Natal e só foi oferecido lanche pago.

    Pessoas pedindo água no decorrer do vôo. Lamentável.

  • martim

    Essa diferença entre os sites costuma ocorrer também entre TAM e Trip. Muitas vezes o voo Trip é vendido no site da TAM por um valor inferior.

  • Nilson

    Só era "pegadinha" pra desinformados. Pessoal sai comprando sem nem ler nada depois reclama…

    De qualquer forma, ponto pra Gol que foi esperta em fazer isso pra evitar qualquer tipo de crítica, uma vez que já está com a imagem ruim.

  • Bruno Oliveira

    Alguém pode esclarecer o que significa o ícone “OP”?

  • Demorou né! a Gol nos ultimos tempos só da bola fora.

  • Carlos

    Para mim,agora não posso pontuar na SMILE,porque eu vou comprar WEBJET ou PASSAREDO na site da GOL?Os preços serão mehores?Não escolherei WEBJET denovo,o preço não é economica,calro TRIP,AZUL,TAM mesmo são melhores!

  • Marcinha

    Prezado Dênis,

    Gostaria de saber porque o cliente Webjet não pode tomar o translado guarulhos/congonhas no ônibus da Gol, apesar de se tratarem da mesma empresa.

    Desde já agradeço!

    Abraços

    • Leonardo Marques

      Oi Marcinha, são duas empresas do mesmo dono com propostas teoricamente diferentes. É muito comum isso em outras áreas.

  • Leo

    Como pode uma Empresa com 2 cias só dx pontuaR com apenas 1. Por isso a cada dia que passa as Empresaa Azul e Avianca estão crescendo a cada dia. Elas estão fazendo o diferencial do mercado!!!! Web Jet n de Graça!!!

    • Leonardo Marques

      Gosto muito de voar de Azul e Avianca mas em termos de programa de fidelidade elas são fracas.

  • Bruno

    Além dessa "pegadinha" dos vôos operados pela Webjet e Passaredo, percebi que numa mudança recente no site da Gol, não é mais possível verificar a disponibilidade de poltronas antes de passar ao pagamento. Alguém pode me confirmar se existe a possibilidade de verificar isso antes de finalizar a compra do bilhete?

  • Tiago Barros

    Pessoal, comigo ocorreu o oposto.

    Ao buscar passagem no trecho entre Ribeirão Preto e Brasília, para janeiro de 2013, encontrei um valor próximo a R$ 400 na Webjet e quando fui para o site da GOL encontrei o mesmo vôo por R$ 125,00. Comprei.

    Tendo em vista que o vôo é operado pela Webjet, trata-se, da mesma maneira, de uma palhaçada, já que eu poderia ter pagado praticamente o triplo se tivesse comprado no site da Webjet.

  • JOAO GUILHERME

    Rapaz, nem fala.

    Isso já deu pano pra manga lá na Gol..

  • Jani

    Pois é, quando comprei última vez no site da gol, aconteceu isso e eu só fui saber meia hora depois de estar na fila para fazer check in pela gol e despachar a bagagem. Eu sinceramente nem sabia que a gol tinha comprado a webjet. Fora que a mulherzinha da gol tava mais perdida ainda e ficou tentando encontrar o voo na gol disse que não existia o voo e ficou fazendo terrorismo faltando 20 min. para o nosso voo sair. A sorte é que a guria era empenhada e descobriu a proeza da gol, fosse uma preguiçosa tínhamos ficado, rs. Chegando em Guarulhos, não nos aceitaram no onibus da gol por termos vindo de gaiato pela web jet, haha, foi um stresse só. Fiquei de caraa, não foi coisa de uma empresa que é pra ser séria mesmooo.

  • Carine

    É inaceitável que no século onde estamos isso ainda ocorra,mas espero que a Gol resolva isso o mais rápido possível para que permita uma maior acessibilidade a todos.Boa sorte!

  • Carine

    Acho que a Gol deveria ou acabar com lanches gratuitos ou deixa-los grátis(todos)agora só não pode um trecho ser pago e outro não.Mas como eu havia dito em outros posts lanches não interfere na minha compra,o que interfere mesmo é o preço e ponto!.

  • ANA PAULA

    voei azul e me surpreendi ela e ótima,os serviços excelentes e o lanche tem varias opções o refri e em lata e tem suco light e café.

  • victor hugo cecatto

    fui lesado pela gol nessa questão.

    comprei passagem para rio-recife 21 abr

    refife – rio 28 abr

    para minha surpresa, na volta, me disseram que minha passagem era da web jet.

    eu comprei a passagem no site da gol!!!!

    eu nao viajo na web jet porque os assentos sao muito apertados, e sofro com hernia de disco na coluna.

    vc acha que tenho direitos, como consumidor per essa "má informação" no site da Gol??

    abs, vh

    • Mauro

      por favor!!!

      Sempre houve a informação que era operado por outra empresa.

      Isso aí é falta de leitura.

  • elizabeth bolognini

    Como o Sr Renato Monteiro disse que os snacks eram grátis e que serviço comprado seria para viagem longa, quero dar meu depoimento que Em Dezembro voei para BH e realmente o lanchinho foi grátis (voo de 50 minutos) e no dia 2 de Abril e dia 06 de Abril voei Gol ida e vinda de Natal (voo de 3 horas) e nada era grátis, apenas água, que tive que dizer ser para tomar remédio porque eles não ofereceram a ninguém no momento de falar sobre o cardápio que seria distribuído a seguir. Portanto, tudo era pago, até mesmo snacks. Como o Sr Marcos Reis disse ter tido lanchinho grátis em seu vôo e que não tinha a opção de serviço comprado, resolvi relatar minha experiência. É um absurdo que eles não tenham uma constância nos serviços nos fazendo uma verdadeira "pegadinha". Abraços e boa sorte nos próximos vôos a todos.

  • leo

    A ideia é simples, compre o lanche e ganhe a passagem…kkkk já que o lanche é tão caro como um almoço em qualquer restaurante….

  • Aurea A.

    Que bom, pois comprei passagens pela gol e fiquei insatisfeitissima com o voo operado pela webjet que eu nem sabia pois nao tenho tanto costume de comprar passagens! Mas nao indico a Webjet pra ninguem, deixou muito a desejar.

  • Marcinha

    Prezados,

    Outra coisa que acho um absurdo é o bilhete aéreo de acordo com a portaria 676 da ANAC ser pessoal e intransferível!

    Com os outros meios de transportes não é assim! Isso só serve para obterem lucros absurdos com remarcações cancelamentos!

  • Paulo

    O contrário também ocorre. O trecho CNF-POA direto só tem na Trip. No site da TAM sempre está mais caro que na Trip.

  • Carol

    Muitas companhias já tem isso nos seus sites, só tá faltando a GOL mesmo. Pior que isso nem deve ser difícil de implementar, é puro descaso mesmo…

  • Vitor J. Nunes

    Gol quer economia até no gelo a bordo

    Valor Econômico

    Voos na ponte aérea com 1 minuto a menos e economia de 1% de combustível. Turbinas desenvolvidas em parceria com a fabricante para queimar menos 2% de querosene de aviação. Criação de novas bases de tripulantes para gastar menos com estadias. Estudo de todos os componentes de um avião, como assentos mais leves e até o peso ideal do saco de gelo. Esses são alguns dos esforços da Gol Linhas Aéreas para aumentar a rentabilidade de sua operação.

    A estratégia de redução de custos, presente no dia a dia das empresas aéreas, ganhou ainda mais relevância na Gol. Isso aconteceu após ela ter registrado o segundo maior prejuízo de sua história, de R$ 751 milhões em 2011. No primeiro trimestre deste ano, nova perda, de R$ 41, 4 milhões.

    Em frente a esse cenário, a Gol está se adequando a um novo tamanho. A empresa já teve de dispensar 300 tripulantes de janeiro a março, após reduzir em cerca de 10% sua malha de voos domésticos. A companhia também divulgou que vai reduzir sua frota em relação ao patamar de 2011, quando encerrou o ano com 150 aviões. Até 2013, serão menos 14 aeronaves, incluindo a Webjet, adquirida em julho do ano passado. Em 2012, a Gol deve permanecer com o mesmo patamar de participação de mercado, de 34%. A empresa vai reduzir em até 2% sua oferta.

    Em 90 dias, todos os 31 pares de voos diários da ponte aérea da Gol, considerando-se ida e volta, ou um a cada 30 minutos, serão operados por meio de um novo sistema de aproximação no Aeroporto Santos Dumont. A novidade reduz em 1 minuto o tempo de viagem e economiza 1% de combustível. "Pode não parecer, mas 1% é uma grande parcela de economia, que nos dá um diferencial competitivo", afirma o diretor de operações da Gol, Pedro Rodrigo Scorza,.

    De acordo com ele, essa economia será possível por meio da utilização de uma tecnologia de GPS nas aeronaves, homologada recentemente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a navegação baseada em performance. Essa nova tecnologia, com performance dos cálculos de rotas melhorada, permite ao piloto o traçado de trilhas mais estreitas e precisas, otimizando o espaço aéreo. O avião pode passar com mais segurança e exatidão entre os morros do Rio de Janeiro, cortando caminho.

    Além disso, quando os aviões estão se aproximando do Santos Dumont, voam mais baixo. Segundo Scorza, é nesse momento que os pilotos acionam a marcha lenta, que economiza mais combustível. E essa tecnologia permite que os aviões permaneçam mais tempo com os motores nessas condições.

    O prazo de 90 dias para a Gol operar todos os voos da ponte aérea com a nova tecnologia também será o tempo necessário para comandantes e copilotos estarem habilitados a pousar no Santos Dumont com essa nova aproximação. Voos vindos de outras cidades também serão beneficiados.

    São 120 comandantes e 120 copilotos especializados em pousar ou decolar do Santos Dumont. A rota para o aeroporto carioca requer um treinamento especial. E os pilotos que vão operar nesse novo sistema de aproximação também precisam de uma espécie de carteira de habilitação específica.

    A Gol criou duas novas bases de tripulantes, além de São Paulo. Em março foi criada a base do Rio de Janeiro. Em abril, foi a vez de Porto Alegre. Isso foi feito para acomodar os tripulantes que moram em outras cidades, pois a Gol tinha de pagar hospedagem para eles, além de outros custos fixos. "Mais de 50% de nossa tripulação mora fora de São Paulo", diz Scorza.

    Nos próximos seis meses, os resultados da criação dessas bases serão estudados. Dependendo do nível de economia, a Gol poderá abrir uma quarta base. Fontes do setor dizem que a TAM também esta abrindo novas bases, mas a companhia não se pronunciou.

  • Clayton

    O site da TAM é o pior de todos, esses dias tentei cancelar um voo , afinal a taxa de remarcação era maior que o valor da passagem com as tarifas e não havia opção de cancelamento, tive de ligar na central e eles cancelaram o bilhete, mas o reebolso tive de fazer pelo site.

  • Janaina

    Eu caí na pegadinha agora no início de maio… me senti enganada. Além disso eles não avisam que em Poa, por exemplo, o embarque é no aeroporto antigo. Viajei de madrugada e se não fosse o taxista tinha me dado bem mal, porque cheguei na hora.