Imprensa chilena noticia volta dos voos da GOL para Santiago em 2014

Denis Carvalho 25 · setembro · 2013

O jornal El Mercurio, um dos mais importantes do Chile, noticiou na edição de hoje que a GOL está prestes a retomar os voos a Santiago. Segundo o periódico, a rota deve ser reiniciada no primeiro trimestre de 2014, mas não foram revelados mais detalhes sobre as operações. A companhia nega a informação.

Se confirmada a informação, seria o retorno da GOL após ter deixado a rota, em outubro de 2012. Além da GOL, o El Mercurio listou outras companhias que estão iniciando voos para a capital chilena, como KLM, Alitalia, BQB e Air Europa, esta com escala em Salvador.

“A brasileira GOL, que abandonou os céus chilenos em outubro de 2012, planeja regressar no primeiro trimestre de 2014”, afirma o jornal Segundo um especialista ouvido pelo Mercurio, o retorno seria motivado pela desaceleração da economia brasileira.

Se a notícia se confirmar poderá ser o retorno das promoções de passagens na rota do Brasil ao Chile. Com o fim do voo da GOL e a falência da Pluna, o mercado ficou restrito a TAM e LAN, que se uniram na Latam e acabaram com a concorrência entre elas. A rota conta ainda com a Aerolíneas, que não costuma ser agressiva nos preços.

Procurada pelo Melhores Destinos, a GOL negou que esteja planejando voar novamente ao Chile. Sabemos, no entanto, que a empresa teria problemas com os acionistas se uma informação vital como essa não fosse informada a eles com antecedência. Basta ver a GOL Dominicana, que por meses foi negada até ser confirmada pelo presidente da companhia. Assim, só o tempo dirá se esses voos serão retomados ou não. Estamos torcendo!

Leia a matéria no site do El Mercurio

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • a Gol é uma porcaria. Bem que a Azul poderia voar para lá.

    • Ricardo

      Segundo uma matéria que li alguns meses atrás, a Azul estaria conversando com Airbus e Boeing para adquirir aeronaves maiores (provavelmente A320 / 737) em 5 anos. Enquanto nenhuma compra é feita e o terminal internacional de Viracopos não é inaugurado, acho improvável que a Azul lance qualquer tipo de vôo internacional.
      Enfim, será ótimo ver um A320 NEO e/ou um B737 MAX nas cores da Azul em alguns anos.

      • Os A320 e 737 não são muito maiores que os E190 e E195 da Azul. Faria sentido comprar A330/A340 ou B767/B777 se fosse para comprar aeronaves maiores.

        Eu não creio que a Azul diversificaria sua frota para ter aeronaves tão semelhantes em capacidade de passageiros.

        • Concordo Renan, contudo o 767 seria a melhor opção ! Os 340 estao com dias contados (por causa do consumo) e os ETOPS das aeronaves bimotores com motores modernos.

        • Ricardo

          Pode parecer que a diferença é pequena, mas um B737-800 pode levar até 189 passageiros em configuração única (180 no A320). Isso é mais da metade da capacidade do E195 a mais! Eu diria que a possibilidade da Azul ter um A330,767 ou 787 na frota é extremamente pequena, pelo menos nos próximos 5 anos. O mais provável é que a Azul siga o caminho da "irmã" JetBlue e compre narrowbodies da Airbus (ou da Boeing, mas muito provavelmente da Airbus). Um A320 (e quem sabe A321 para as rotas mais procuradas) pode atender praticamente todos os principais destinos da América Latina. Mais tarde, quando a Azul já tiver sua malha internacional consolidada, aí sim, acho provável que a Azul adquira widebodies para rotas para EUA e Europa. Mas isso deve demorar um bom tempo.

          • Márcio Sampaio

            Ricardo, concordo com você! Ainda tem a opção de usar o A321 que pode levar 200 pax – quase o dobro do E195.

  • Marcio

    Concordo com o Fabio. Esta na hora da Azul deixar de voar somente em céus tupiniquins e alçar voos mais longos. Os aviões da Embraer por não terem a poltrona do meio tem um diferencial vital para os passageiros em voos mais longos. A Gol abandonou muitas rotas que herdou da Varig e até as suas próprias, deixando a Latam sozinha….

    • Thiago Castro

      Os aviões da Azul tem autonomia para atravessarem os Andes?? Se tiver que adquirir aeronaves maiores, talvez não valha a pena, tendo a em vista a política de redução/contenção de custos na manutenção das aeronaves.

      • Marcio

        Então Thiago, não sou expert no assunto, mas a Azul opera Confins-Manaus sem escalas. Pelo que vi no Google Maps, é mais ou menos a mesma distancia de Guarulhos a Santiago. Mas, se não for Santiago, que a Azul olhe para Buenos Aires, Montevideo, Assuncão. A concorrência, força baixa de preços e melhora a qualidade.

        • Acho que conseguem, pois a Austral opera rotas de distância similar em E90s

      • Mauro

        Sim Thiago.
        A Aerolineas Argentinas, com a subsidiária Austral, faz quase todos os seus trajetos na América do Sul com os Embraer 190.
        A autonomia dos E190 é de 4.448km. De acordo com o site da Embraer, saindo de Campinas-SP, dá para chegar em qualquer lugar da América do Sul sem escalas. De Campinas à Santiago dá apenas 2.600km.

        • legal seria a azul ter uma rota no caribe pq a gente é praticamente obrigado a ir de gol ou ficar a merce dos preços da avianca.

        • diego

          para os entendidos de aviação, o E-Jet nao tem autonomia para chegar em SCL. Ali, o que pesa, nao é distância, e sim, as cordilheiras.

          • Clodorencio Piloto

            Nada a ver a cordilheira. O problema para a AZUL operar voos internacionais está relacionando a um certificado denominado de IOSA, que a empresa ainda não possui.
            Antes da fusão, a Trip chegou a obtê-lo pois operou voos charter de Manaus para o Caribe. Com a fusão, não sei como fica este certificado.
            Ainda que se obtenha o certificado, fica a questão do mercado. A Azul teria interesse no mercado chileno? Para o mercado argentino (que em tese é onde se tem mais movimento), fica impossível no momento um novo entrante, pois o acordo bilateral entre Brasil e Argentina já tem todas as frequências ocupadas por TAM e GOL. Se revisarem o acordo, ai sim abre-se a possibilidade não só da AZUL, como da Avianca. Mas "Dona Cristina" não quer isto, então, nada de voos para Buenos Aires. Montevideu seria uma possibilidade, assim como Santiago e Assunção (cidades que ainda tem frequências livres disponíveis). A questão ai é interesse de mercado. Destes, Santiago é o mais cruel, pois se tem concorrencia de um forte grupo, praticamente um monopólio. Com possíveis novos entrantes na linha (a Gol conforme anunciado e a Air Europa), a concorrencia à LATAM fica mais firme, e quem sabe a AZUL ou a Avianca se animem.
            Mas acredite, o equipamento não é o problema nesta operação. Os E-jets chegam tranquilamente à Santiago.

          • Joel

            Não sei ao certo o que acontece, mas fui para SCL em junho num 777 (LAN) e foi uma turbulência tão sinistra que td mundo estava olhando pra cara do outro e já escolhendo a carne de quem iria comer caso sobrevivesse à queda do avião…

          • Ah. Ainda bem que pessoal preferiu pensar isso do que pensar em ficar vivo ne?! eheheheh

          • Boa Joel, somente para lembrar que 99,999% dos aviões caem, de forma controlada….eheeheh

          • daniel

            Joel, a LAN não possui aeronaves 777, não seria 767?

          • Opa, então o "especialista" deveria comunicar isso para a Austral (que opera E-Jet entre AEP e SCL) e para a TAME do Equador (que opera o E-Jet em Quito)…

            Todos os E-Jets possuem desempenho compatível com as atuais necessidades do mercado. Isso inclui altitude de cruzeiro de 35 mil ft pelo menos, otimizando o consumo de combustível. Além disso, como o Mauro comentou acima, a partir de SP esses jatos alcançam qualquer lugar da América do Sul! Como a Embraer iria disputar mercado na Europa e EUA com um jato de 90-100 pax com alcance limitado?

          • daniel

            Diego, deixa a cordilheira quieta, não faz mal a ninguém. A empresa argentina AUSTRAL que pertence à Aerolíneas Argentinas cruza a Cordilheira dos Andes 08 vezes por dia (ida e volta) no trajeto entre Buenos Aires (Aeroparque) e Santiago do Chile utilizando seus Embraer 190. A autonomia dessas aeronaves é de 4.074 km. A distância entre AEP-SCL é de 1.132 km (703 milhas), de VCP a SCL é de 2.199 km (1.166 milhas) e de POA-SCL é de 1.866 km (1.160 milhas).

          • Diego

            alguém aqui falou em autonomia do avião? Falamos das restrições do avião.
            A rota POA/SCL nao é a mesa usada no AEP/SCL ou EZE/SCL

          • daniel

            É óbvio que não, são rotas distintas. Diego, nesse caso quais são as restrições da aeronave Embraer 190? Em ambas as rotas o avião não vai cruzar a cordilheira?

          • As cordilheiras têm picos a 5 mil metros de altitude, o que deixa o avião "só" a 3 mil metros. Aí deixa de ser uma condição ótima num voo de cruzeiro e gasta mais combustível. Fora que sobre os Andes o avião parece estar sobre uma montanha russa mesmo…

          • Márcio Sampaio

            Então é melhor que o "especialista" avise à Austral, que opera diariamente AEP-SCL com E190, que as cordilheiras atrapalham!

          • melissa b

            ?kk..qual seria este problema?

      • Marcos Sobral

        Tem razão. Mudar a matriz de fabricação aumenta os custos de manutenção. Infelizmente a Embraer trabalha com aviões médios. Para que a Azul planeje voos mais distantes será preciso escolher um segundo fornecedor (Airbus ou Boeing).

  • Thiago Castro

    Acho que ainda que não tenha capital em Bolsa, a Gol é muito pouco transparente!! Eu acho que pega super mal esse lance de negar, negar, até que confirmam. Não precisa se comprometer, apenas dizer que existe uma intenção nesse sentido, nada garantido e tal.

    Bem, em todo caso, concorrência nunca é demais!!!!!!

    • Marcia C

      Eles são extremamente amadores, você nem queira imaginar o quanto.

  • Marcia C

    Amei a notícia. Não que me importe ou goste da Gol, mas antes de eles pararem de voar pra lá os preços do GIG-SCL eram BEM menores na média.

  • alan

    é verdade,fiz uma simulação para junho 2014 e já consta voos para Santiago

    • Gabriel Q.

      E eles negando… hahaha

    • Kennedy Carter

      tentei fazer simulação nessas datas e não encontrei
      Quais datas e locais de destinos você encontrou esses trechos operados pela GOL?

    • Flávio

      Santiago nem aparece na lista de aeroportos.

    • Daniel

      Agora a pouco estava falando com uma amiga via skype desde Santiago do Chile, e ela estava com a tv ligada no canal 13 (UC). Estava passando sobre as 8 empresas aéreas que voarão para o Chile no ano que vêm. Ouvi que a Gol reiniciará seus vôos para Santiago no mês de fevereiro de 2014. Vamos aguardar.

    • daniel

      ALAN, deixa de brincadeira, Santiago do Chile (SCL) nem aparece na lista de cidades "DE ONDE" e "PARA ONDE" no site da Gol.

      • daniel

        Lucas Sensato Arnal, você tá no site errado, aqui é para adultos. Junte a sua turma e vai jogar seus jogos preferidos POKEMANÍACOS, MINECRAFT e LEAGUE OF LEGENDS.

  • vivian

    Que raiva eu que estou dessa Gol picareta, mudou o programa de milhagens!!! Mas é uma boa notícia tem mais concorrentes na rota para o Chile….

  • A Azul deveria comecar a operar essa rota, ou ate como falaram ai em cima pra Buenos Aires… ta na hora ja!

  • Vinicius

    Alguém sabe por que não dá para emitir bilhetes gol com milhas delta(sky miles)

    • Marcia C

      Quem disse que não dá? É só ligar no atendimento.

    • Luiz Carlos

      Pelo menos a simulação pode ser feita sem problemas, inclusive com voos da Qatar, Air France, e Ibéria.
      Por enquanto so estou simulando, mas ainda não emiti.

      • Gabriel Q.

        Luiz, a dúvida do Vinícius é para situação contrária: usar milhas da Delta para emitir voos pela Gol.

        • Exatamente. Pelo site da delta não é possível achar trechos como gru-for. E segundo a regra da parceria da gol com as outras empresas seria possível fazer o inverso ;(

      • Natalia

        Luiz, onde vc fez a simulação? Entrei no site mas não consegui…

  • Gordelícia Pires

    Olha, queria a volta dos vôos POA-SCL. Saiam todos os dias lotados de POA, idem de SCL.

    Ir pra Santiago/BSAS passando por GRU não tem a mínima vantagem, pra quem é do sul.

    Beijos a todos

    • daniel

      Gordelícia, você tem razão, sair de POA para SCL com conexão em Guarulhos (GRU) e escala em Buenos Aires (EZEIZA) não vale a pena. Acredito que se retornar os vôos de POA para SCL, a escala será em Buenos Aires, nada de Guarulhos. Há uns três meses perguntei para o presidente da Gol, senhor Paulo Sérgio Kakinoff, o qual me afirmou que no próximo ano (2014) a Gol voltará a ter vôos para Santiago do Chile.

      • Gordelícia

        diretos de POA?

  • SERIA, PRA MIM, A MELHOR NOTÍCIA DO ANO!

    ESTAVA NO ÚLTIMO VOO GOL PROCEDENTE DE SANTIAGO COM DESTINO À SÃO PAULO-GUARULHOS, NO DIA 02 DE OUTUBRO DE 2012, (VOO 7457), E, FOI COM MUITA TRISTEZA QUE VOLTEI NESSE ÚLTIMO VOO PARA O BRASIL. SEMPRE VIAJEI AO CHILE PELA VARIG, E, APÓS AQUISIÇÃO DESTA PELA GOL, POR ESTA CONTINUEI A VOAR AO CHILE. AQUELE DIA 02 DE OUTUBRO DE 2012 FOI MUITO TRISTE PRA MIM!

    ÚLTIMO VOO GOL EM SANTIAGO – PARTE I: http://www.youtube.com/watch?v=0bPt31pCmT4
    PARTE II: http://www.youtube.com/watch?v=P4gGrZxw23I

    SERIA MUITO, MUITO BOM MESMO, QUE ESSA NOTÍCIA FOSSE VERDADE… LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O QUE FOI DITO NA MATÉRIA, QUE, ASSIM COMO OCORREU COM A "GOL DOMINICANA", QUE NO INÍCIO A GOL NEGOU A INFORMAÇÃO, E DEPOIS FOI CONFIRMADO, TENHO MUITAS ESPERANÇAS DE QUE ESSA NOTÍCIA TBÉM SEJA VERDADE!

    ABRAÇOS!

    LEANDRO NEVES.

  • Vitor Secatti

    Certamente os E-JETS, no caso E190 e 195 tem autonomia de voo para o Chile. Campinas – Manaus é mais distante e o voo é direito.

  • Márcio Silva

    Ótima notícia! Concorrência é sempre bom!

  • Duvida sobre o Smiles…Pra quem já possui a categoria Diamante, quando renova la as 35 mil milhas club dentro do mesmo ano, recebe a bonificação das 10 mil milhas bônus ou não..
    quanto a santiago mais concorrência melhor preço…

    • Fabio Peixoto

      Hudson, como o próprio site diz, "Os Participantes receberão 5.000 (cinco mil) milhas bônus ao conquistarem a categoria Prata, 7.500 (sete mil e quinhentas) milhas bônus ao conquistarem a categoria Ouro; e 10.000 (dez mil) milhas bônus ao conquistarem a categoria Diamante."

      Antigamente prometiam 5.000 pela renovação/manutenção da categoria Ouro e 7.500 na Diamante, mas esta bonificação foi retirada do regulamento e do site.

  • Acho isso bom e ruim. Bom pelo fato citado, podendo ter mais promoções, etc. Ruim porque voar até Santiago pela Gol é horrível, na minha opinião. Por mais próximo que seja penso que vôos internacionais sempre tem que ter diferenciais, seja no conforto das aeronaves, nas alimentações, no serviço prestado, etc. Porém nunca vi nada disso voando até lá com a Gol.

  • Fico mais curioso em saber por que a Gol parou os vôos que saiam de POA/SCL/POA lotados . E para quem não acha bom ter que sair de Porto Alegre e subir até São Paulo para depois descer até Stgo. e perder um dia nessa brincadeira e mais outro na volta é porque tem tempo pra perder em aeroporto! Eu achava o voo da Gol perfeito em tudo!

  • Vocês já tem alguma posição sobre essa matéria? Hoje estava procurando passagens na Gol e vi na opções de destinos internacionais voos para SLC, só que quando fui tentar olhar horários deu erro. De repente, já estão implementando no site.

  • Fael

    Aconteceu comigo hoje vi na lista de destinos mas dá erro ao tentar ver voos

  • Netto

    Olá. Alguém fez este voo da GOL de Guarulhos a Santiago para nos passar o seu depoimento?