GOL solicita voos para Miami à Anac

Denis Carvalho 14 · março · 2012

A GOL apresentou ontem o pedido oficial à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar seus voos para Miami com parada em Caracas.  Como o Melhores Destinos adiantou ontem, a companhia também já apresentou o pedido ao Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT). Se os dois países autorizarem, o primeiro avião da GOL deve pousar em solo norte-americano  no dia 29 de junho.

Segundo a Anac, serão cinco voos semanais, operados às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos. As decolagens de São Paulo serão às 8 horas, chegando às 14 horas em Caracas, onde haverá escala de 4o minutos. A chegada em Miami será às 18h10. No sentido inverso, os voos serão noturnos, com saída às 20 horas da cidade americana e chegada a São Paulo às 6h15, após parada na capital venezuelana.

O pedido também confirma os voos com jatos Boeing 737-800, com opção para 737-700. Há rumores de que a GOL estará planejando adquirir modernos Boeings 787 Dreamliner para operar a rota no futuro, aumentando a oferta de assentos e eliminando a necessidade da escala na Venezuela. Por enquanto, porém, não há nenhuma informação concreta a respeito.

Como informamos ontem, a GOL solicitou ao governo americano uma autorização para exercer o transporte aéreo regular de pessoas, bens e cargas “a partir de qualquer ponto ou pontos do Brasil para qualquer ponto ou pontos nos Estados Unidos e além”. Pode ser apenas uma autorização padrão, mas pelo menos abre caminho para que possamos sonhar com saídas de outras cidades brasileiras para outros destinos americanos no futuro, ainda mais após a assinatura do acordo de céus abertos entre os dois países, que prevê aumento gradativo do número do voos até a liberalização total em 2015.

Com dica do leitor Fábio Erasmo e informações da Anac e da GOL

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Danillo Magalh&atild

    E o principal… alguém sabe informação de valores?? =D

  • Julio

    oba….vamos esperar os preços agora…

    • Flávio

      Também já quero ótimos preços!!!

  • Ricardo

    Agora é fazer um marketing agressivo, principalmente em relacao ao preco, pq os concorrentes possuem voos diretos.. Precisamos de um motivo para escolher a GOL com escala

    🙂

  • Bruno Santos

    Viajar pra Miami de 737 é OSSO! A Gol tem que oferecer um preço BEM competitivo, pois o que mais parece é que ela tem lucros exorbitantes, por ser uma "low cost low fare" de fachada.

    • A Copa já faz isso nos seus voos com escala no Panamá (e fazem voos bem mais longos, tipo POA-Panama-Toronto.

      Não vejo problema com isso, desde que os serviços da Gol sejam no mínimo iguais aos da Copa.

      • Thiago Castro

        A Copa faz isso e é duro de aturar esse tempo todo de vôo naquele avião horrível!!! Mas se o preço for bom…

      • Eduardo Galvã

        Eu (minha opinião) não estou nem aí para o tamanho da aeronave, tudo bem que um serviço de entretenimento ajuda, mas sé é 737, 767, 747, não me importo… quero é pagar pouco e chegar em segurança 🙂

  • Laura

    Sera que o voou vai parar em Manaus? Pq nao fazem Manaus / Miami?

    Fala serio Caracas =/

    • Caio

      Concordo Laura! A escala poderia ser aqui em Manaus, já que está aumentando o número de Manauaras que vão a Miami de férias ou a Negócios. Seria interessante que a Gol começasse um voo daqui também.

    • marcel

      Caraca=Venezuela=combustível Barato

      Talvez seja isso

    • Flavio

      Porque Manaus é um erro

      • Flávio Silva

        Prefiro Manaus à Caracas, aonde tive minhas malas furtadas!!!!

        • titobosco

          Pra cia é mais facil protelar pagamentos de bagagens furtadas do que pagar altos preços com combustivel. hehehe

  • Igor

    Acredito que o preco sera' proximos aos praticados pela Copa, TACA, Avianca. Pois utilizam aeronaves similares.

    • Junior

      Acho o cenário bastante difícil para a Gol e tenho muitas dúvidas sobre por quanto tempo a companhia conseguirá manter este vôo pois precisará de preços bastante competitivos.

      O preço deveria ser semelhante ao da Copa, Taca e Avianca mas não acho que isso vai ser fácil para a Gol pois essas companhias já possuem base em Miami para atender a vários vôos e diluir custos, a Gol não, e o vôo da Gol a princípio nem será diário o que aumenta os custos fixos de uma base em Miami e diminui a base de clientes. Copa Taca e Avianca fazem vôos de conexão, o que aumenta a ocupação devido a maior combinação entre origens e destinos ofertados já o vôo da Gol é direto com parada técnica sem embarque/desembarque de passageiros o que é uma grande desvantagem em relação as grandes que operam voos diretos com aviões maiores sem paradas e uma desvantagem em relação a Copa Taca Avianca que fazem conexões melhorando a ocupação de seus vôos.

      A base de clientes da Gol será principalmente formada por turistas em primeira viagem aos EUA e "sacoleiros" em um segmento muito sensível a preços sendo sua principal concorrente a Copa que é uma empresa já consolidada no mercado com uma grande oferta de vôos com preços bastante competitivos a partir de várias cidades brasileiras para várias cidades dos EUA, América Central e Caribe.

      Até agora não senti força na estratégia da Gol, vamos ver o que o tempo dirá…

      • Maurício

        Mas na escala em Caracas, pode haver embarque dos venezuelanos rumo a Miami, não?

      • Pedro zinn hensel nu

        Muito pertinente teu comentário. Parabéns, é isso aí. Muita coragem e pretensão pra entrar nesse mercado nessas circunstâncias. Vai ter que deixar a tarifa no chão.

  • Jr. Alencar

    Eu não coloco fé nessa operação da GOL. Acabou com a rota Bogota, Lima, Santiago (direto de GRU e agora de POA tb está prestes a acabar. Na minha humilde opinião a GOL não é uma empresa que visa o transporte aéreo mas sim unicamente o alto lucro. Ninguem merece sair num voo diurno de GRU, ainda parar no País de Hugo Chavez, pra chegar em MIA num 737. A cada dia que passa eu prefiro as Cias não brasileiras. Avianca via BOG para MIA é uma excelente opção.

    • André CL

      E qual empresa num mercado tão competitivo como esse não visa unicamente o alto lucro?

      • Jr. Alencar

        A GOL visa o alto lucro imediato, não aposta na consolidação (e posterior lucro) da rota a longo prazo.

    • Thiago Castro

      Oq tem a ver o vôo ser diurno?

      • Jr. Alencar

        Você perde o dia todo dentro do avião, ainda mais parando em Caracas.

    • Julio

      Infelizmente concordo ctgo…

  • FÁBIO J&Uacut

    A Gol não vê a necessidade e nem lucro de iniciar vôos partindo de Manaus. Concerteza com saída de São Paulo é bem mais fácil de obter maior número de passageiros. Embora SP tenha maior número de empresas que fazem e mesmo destino, com tantos vôos com destino final e muito grande com 87 dos vôos de todas as cidades que a Gol opera. O Que de Manaus não seria o mesmo. Se os vôos partissem de manaus os passageiros teriam que fazer uma conexão em manaus o que não seria tão confortável. E também Manaus não tem tantas opções de vôos para quem sai de outros estados como tem São Paulo. Outras cidades tem maior número de passageiros quanto também de vôos como por ex: Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Recife.

  • Mama

    Por ser de SP sempre qdo. vou para Miami acabo comprando vôo direto, uma pergunta leiga… Esses vôos da Avianca, Lan, Copa que fazem conexão antes de SP nao tem perigo de roubo ou extravio de malas? E a alfândega se faz lá ou sempre em SP ? Pergunto isso pq trago mtttttt coisa (revenda) e sempre tenho duvidas em comprar vôos com conexão, mesmo com preços mais atrativos, mas fico com medo de " arriscar"

    Agradeço a compreensão

    • André CL

      Você deveria ter medo de arriscar passar na alfândega brasileira recheado de coisa pra revender!

      Se pegar já era amigão, vai perder tudo… Se vc for parado e eles perceberem que é volume pra revenda, sua multa vai ser o perdimento da mercadoria. Não vai ter nem chance de recolher imposto…

      Falo isso por experiência própria!

  • eliane

    E o uso das milhagens, quanto será que a GOL exigirá para viagem SP/MIAMI, eu acredito numa quantidade abaixo de 20 mil o trecho.Caso contrário não compensará trocar a DELTA ou American pela Gol, haja vista que ambas operam voos diretos, além de ofereceram mais conforto.

  • Feliciano Martins

    Excelente notícia! Com mais concorrência podemos ter preços melhores. Vamos esperar pra ver.

    Valeu MD!

  • Marco Aurélio

    Essa escala em Caracas não dura menos que uma hora e trinta minutos! Em Dezembro de 2011 demorou 2 horas! Voar para Miami com a Gol será uma mazela que irá durar quase 12 horas! Jamais!

    • Thiago Castro

      Acho q vc deu azar. Não faz sentido levar duas horas pra abastecer um 737.

  • Bruno Holtz

    Desejo sucesso (e principalmente preços baixos!) neste voo.

    O problema maior que vejo neste caso são as conexões em Guarulhos a partir de outras cidades brasileiras.

    Imagina um pax de Salvador. Para ele fazer a baldeação com disponibilidade de tempo e sem risco de perder o embarque, ele deverá sair da cidade, por volta das 03:00 da madruga (para tanto, a malha da Gol terá de oferecer esta disponibilidade) Com cerca de 02:40 de voo (ou pouco mais) e parada da aeronave, ele desembarca lá pelas 06:00, e vai fazer a conexão e imigração no ineficiente aeroporto paulista.

    Desta forma, nosso herói tem a obrigação de chegar 1 hora antes em SSA, ou seja, ele tem de chegar no aeroporto por volta 02:00, e para tanto, terá de sair de casa entre meia noite e meia e 1 da manhã. Fica cansativo, e além de tudo, tem de encarar uma jornada longa, diurna, e com uma escala. Vai chegar no bagaço! Imagina um cara de Fortaleza!!!!

    Não estou dizendo com isto que não terá passageiros dispostos. Se o preço for bom, eu avalio com carinho esta hipótese e topo! Mas se a concorrência (leia-se AA e TAM) baixar o preço, ou mesmo a COPA passar a voar de Salvador, ou oferecer boa conectividade com o voo de Recife, vai ser mais difícil optar pela GOL.

    • Thiago Castro

      Na ida não tem imigração em SP, só na volta. Mas concordo contigo. Acho inviável e não vale a diferença de preço.

      Mas, havendo demanda, a Gol pode lançar vôos saindo de outras cidades como fala na reportagem. Aí sim.

  • Daniel

    Só uma observação ao melhores destinos , a GOL já confirmou o pedido de 9 BOEINGS 787

    • Fonte?

    • Guilherme Ortale

      Conforimou nada. Só especulação.

    • Thiago Castro

      Outro dia alguém comentou que essa notícia foi desmentida.Eu só acredito quando vir um 787 com a pintura da GOL taxiando num aeroporto.

      • Daniel

        desculpe a ma informaçao , estava me baseando no jetsite mas hj mesmo ele desmentiu , dizendo apenas que as aeronaves teram o padrao sky interior , semelhante ao o da american airlines que opera em manaus

  • Décio Tkacz

    Haja amendoim. kkkkkkkkkkkkkk

  • Paulo Cunha

    A Gol prefere fazer escala tecnica na Venezuela porque o combustivel la eh muito mais barato. Mais uma razao para vender passagens abaixo da concorrencia.

  • Mama

    Eu sei disso tudo!!!

    Faço isso a 3 anos e com mt sorte nunca fui parada…Minha duvida eh somente em vôos com conexão em Bogotá, Lima, Panamá, com roubos ou extravio de malas…

    Mesmo assim obrigado pelo conselho 😉

    • Gadolin Marotte

      Mama, além de voar direto eu já fui pela Copa e pela Avianca. Recomendo a Avianca. Não tive problemas com bagagem não, nada extraviado mesmo.

  • Bruno Holtz

    Tiago,

    Valeu por corrigir. Coloquei a coisa de maneira erada. Não é imigração, mas os tramites burocráticos da PF e acesso à área de segurança no embarque, que em Guarulhos, graças à demanda, tende a ser beeemmm demorado e irritante.

  • Thiago Castro

    Concordo que não é legal viajar de dia, mas isso não é nem de longe um fator preponderante para a escolha do vôo. O lance é preço, tempo e qualidade.

  • Thiago Castro

    Não se faz alfândega em conexão. É sempre possível haver furto em bagagem em qualquer lugar. Quando voltei de Cancun, ouvi muita gente falar que no Panamá tinha muito caso de furto e tal. Por via das dúvidas, embalei todas as malas em plásticos. Chegou numa boa. Nesses outros destinos, nunca fiz conexão.

  • Wescley

    Imagine então para nós do norte. Partindo de Rondônia eu teria que chegar em GRU as 21h35, saindo de PVH 15h45. Outra opção seria pegar um voo da Tam, mas nesse caso chegaria em GRU 7h15, sem tempo hábil para embarcar no voo para Miami.

  • Igor

    vc esta certo junior. Mas o servico da TACA e Avianca e' muito superior ao da Gol. Assim como vc falou, precisa de uma politica de marketing grande para manter-se viavel. Mas acredito por outro lado, que muitos brasileiros, por falta de conhecimento, prefiram voar Gol a que experimentar uma cia desconhecida como as mencionadas.

  • Gadolin Marotte

    Acabei de voltar de Miami via Avianca, escala Bogotá (cheguei segunda feira). Não esperando luxo no avião, a coisa funciona.

    Só que o aeroporto de Bogotá é osso… está em reformas e as condições são péssimas. Uma escala de mais de 2h pode vira um tormento facil facil.

    Ah, no entretenimento a bordo, os melhores filmes estão dublados em espanhol ou em inglês sem legenda – há poucas opções em portugues.

    E evite o refrigerante de maçã cor-de-rosa. È indigestão na certa.

  • Fatima

    Pessoal, acho muito legal esse bate papo, as sugestões e as dicas são excelentes, por isso resolvi entrar: Estou querendo viajar para Aruba e da uma chegadinha em Miami para umas comprinhas, saindo de Brasília. Acho que pela Copa é mais barato, voces t|~em dicasd para me passar? é mais barato,BSB/ARUBA/MIAMI/BSB Ou Aruba e de lá comprar passagem para Miami e vice versa.Utilizar milhas neste roteiro sem chance ne?

    valeu galera!!!

  • alessandra

    Seria otimo se fosse Manaus – Miami assim faz concorrencia com a Copa. O numero de manauaras que visitam miami é cada vez maior. O retorno de venda de passagens em Manaus é certo.

  • Isabella

    Pensei nisso também. Tô juntando milhas pra isso, mas será que agora vão cortar a parceria, pelo menos nos voos pra Miami?

  • Victor

    O vôo de ida tudo bem. Agora, pra eu topar fazer um vôo noturno, num avião 737 da Gol, com escala na Venezuela, o preço tem que ser MUITO bom.

  • Lucy

    Não creio que o o "lance" seja só preço, tempo e qualidade. Eu sou uma das pessoas que não fazem voos diurnos e garanto-lhe que não sou a única. Perder um dia viajando pra mim é algo que nem cogito. Ou tem voo a noite ou escolho outra companhia.

  • Lucy

    Não viajo em um 737 nem que me vendam a passagem a R$500. Conforto e segurança é algo que jamais deixarei de prezar. Pagarei um pouco mais caro e vou de Delta mesmo.

  • Nordon

    Acho que a Gol entrando nesse mercado, será mais uma a competir, porém será uma missão difícil, mas não impossível, pois a estratégia de parar na Venezuela para abastecer é muito boa, visando reduzir os gastos técnicos. Já voei de Avianca para Miami, e gostei muito, você escolhe os filmes, músicas, e pode até jogar com outra pessoa no avião, passando muito rápido o tempo. As opções no serviço de bordo foram excelentes, tirando a omelete hah' que é diferente da qual nós estamos acostumados a comer. Já o aeroporto, achei bem confortável, em Janeiro, visando as 3 horas que fiquei, as pessoas são bem simpaticas… Espero que a Gol tenha sucesso nesse planejamento estratégico, e consiga oferecer por um bom preço as passagens, que serão bem nas férias de Julho praticamente rs

  • Ney Virgilio

    Aproveitando o gancho …. além da COPA que pediu permissão para um novo voo Brasília/Porto Rico/Brasília, quais seriam as prováveis novas rotas inernacionais saindo de Brasília? A Air France, ano passado, anunciou a intenção de realizar um voo BSB/PARIS/BSB …; e para Buenos Aires, nenhuma previsão ainda??? Brasília/Nova Iorque seria sonhar demais???? A Capital Federal não seria um bom ponto de embarque para as regiões Centro Oeste/Norte/Nordeste, desafogando assim o já impossível aeroporto de Guarulhos???

    Att.,

    Ney Virgilio

  • Alberto Couto

    Além dos manauaras devemos lembrar a enorme quantidade de paraenses que viajam na maioria das vezes para miami via manaus.

  • Mama

    Obrigado!!!! Gadolin Marotte

    Valeu pela dica…

  • Mama

    Thiago Castro,

    Thanks! Duvida esclarecida …

  • loko

    Vejo pessoas falando "prefiro ir de delta". ou nunca viajaram, ou deram mta sorte. a Cia é um lixo. o serviço é péssimo e as aeronaves são velhas. Acordem, 3o mundo.

  • loko

    e quem achar ruim ir de 737 pra miami, vai de onibus. da breda.

  • Carlos

    Delta confortavel… Ou voce voa de business elite ou voce é muito pequena. Economica na Delta é uma mazela. Vim de atlanta num 767 -400. Nao dormi … Mais apertado que qualquer aviao da Gol e a comida uma lavagem.

  • jorge

    Voo diurno de longa duração é pra louco. Perde-se o dia viajando , mas em compensação chega-se inteiro ao destino. Voo noturno, apertando em classe econômica, para chegar de manhã co ma cara toda amassada por nã oconseguir dormir e quase sendo barrado pela imigração, por estar tão diferente a foto do passaporte da realidade,rs.

  • jorge

    Eu quis dizer"voo noturno de longa duração".

  • Pingback: GOL já está emitindo passagens para Miami()

  • danilo

    Te garanto que essa conexão foi bem menos cansativa que fiz no aeroporto de manaus numa cidade que meia noite faz 32 graus, nossa não sei como escolheram manaus pra ser sede de copa do mundo, aquilo la é um inferno.

  • danilo

    minha mala foi extraviada no aeroporto de Lima, sai de manaus pra lima com uma conexão na cidade do Panamá, a unica coisa que recebi do pessoal de aeroporto em Lima, foi Sorry!!!

  • danilo

    concordo!!! vim de atlanta tb e quase vim esmagado… a luz de conforto estava quebrada e veio ligada o voo todo!!! delta to fora!!!