GOL e TAM irão permitir o uso de Internet e celular nos aviões em 2010

Leonardo Marques 20 · janeiro · 2010

GOL a TAM estão se preparando para permitir o uso de celulares e de Internet dentro dos seus aviões já no primeiro semestre de 2010. A notícia que empolga muitos também irrita outros que se preocupam com a tranquilidade dos seus vôos.

Polêmicas a parte, tanto GOL quanto TAM estão em negociação com o fornecedor de uma tecnologia que permitirá o uso de celular durante quase todo o vôo e que também permite o acesso à Internet.

Sem dúvida, é mais um serviço que pode ser bastante útil, mas como tudo que envolve tecnologia, é preciso saber dos limites. Já pensou como pode ser você sentado na poltrona do meio, do seu lado esquerdo alguém fala ao celular, do outro lado alguém vendo vídeos no youtube no seu notebook. 🙂

Eu prefiro a idéia de ter entretenimento no próprio avião e o usuário precisar obrigatoriamente de um fone de ouvido. Mas as cosias evoluem, vamos ver como será essa nova fase.

Certamente as duas companhias farão testes iniciais em um número reduzido de vôos, para ver os prós e os contras deste serviço.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Carolnl

    Eu gostei muito da experiência de usar wi-fi em vôo, e acho que seria ainda mais útil em um vôo longo!

    Mas concordo com você: só será realmente interessante se as companhias instituírem uma política de uso obrigatório de fones de ouvido. Já pensou se a pessoa do lado fica vendo um filme em volume alto? Acaba a chance de dormir no avião (sim, eu apago o vôo inteiro!)

  • Sniffer

    Vale lembrar que a TAM (ao menos em um vôo SP-Belém) sequer reconheceu a existência de algo chamado "modo avião" nos equipamentos e um passageiro desse vôo que insistiu em manter seu iPhone em modo avião foi ameaçado de ter seu aparelho confiscado, após o mesmo (aparelho) ter sido levado à consulta do comandante.

    A Gol, por outro lado, explicou num vôo SP-Poa que os aparelhos em "modo avião" eram permitidos, exceto durante a decolagem e o pouso, de acordo com as normas de segurança.

    A TAM se mostra uma empresa bastante hipócrita e com funcionários despreparados, portanto.

    De qualquer forma, acho que a atitude será muito válida, não pelos recursos de conectividade em si (que a mim pessoalmente não interessam), mas pelo fato de que os funcionários serão melhor qualificados para lidar com a tecnologia e o conseqüente uso de iPods, iPhones, Blackberries, Zunes e Fostons da vida.

  • priscilla

    AAADOOOOREEEEEEEEIIIII!
    Dias atrás estava questionando se poderia usar celular e internet durante o vôo. Quando li essa noticia fiquei super feliz 😀

  • Rogerio

    Internet sou A FAVOR!
    Celular sou CONTRA! Pessoal não tem noção, uma só pessoa ao celular pode incomodar metade do avião.

    Imagina aquele vôo longo, que você quer aproveitar para descansar, com um tagarela ao celular do seu lado?

  • O fato de alguém ver um vídeo no youtube não seria problema. Atualmente usar um notebook no vôo já é permitido e pessoas já assistem à filmes e jogam durante a viagem. Cabe a todos o bom senso e respeito ao demais passageiros. Como nunca ninguém me incomodou vendo filmes em computadores, acredito que vá funcionar a idéia.

  • Edson Sampaio

    Espero que isso nao venha a acontecer!!! aproveitando o espaço venho aqui so confirmar a informaçao do Leonardo sobre a Azul em Goiânia, pois a cia ja se perpepara para ocupar seu espaço no santa genoveva..

  • Acho que vamos ter muito mais beneficios com a permissão da utilização de celular e internet.

    Quanto as pessoas, falaram alto no celular e o mau uso do notebook… bom, ai é questão de educação, que infelizmente muita gente não tem, acho que cabe aos funcionários da GOL, TAM e etc, ajudar a monitorar isso, assim como eles fazem quando a poltrona está deitada demais, ou quando a pessoa quer levar algo no colo, ou quando alguém insiste em ficar em pé quando não é.

    E se alguém ao seu lado começar a ver um vídeo em um volume alto, não custa nada você dizer para a pessoa que está incomodando.

  • Kesley

    Acho que não deveria ser permitido o uso de celulares nos voos, porque existem pessoas que não tem a minima educação e acham que todos tem que ouvir suas conversas ao tel., basta prestar atenção nas salas de embarque e mesmo dentro dos aviões antes da decolagem, exitem algums que acham que este são os momentos para resolverem todos os problemas de suas vidas, imaginem os que querem dormir, ler, etc. Ou então deveriam reservar as ultimas fileiras para os que querem falar ao cel. durante o voo!!!

  • Eu sou inteiramente de acordo com o Rogério!
    Muita gente não tem educação nenhuma, não sabe se comportar. Imagina vc num vôo longo e a pessoa lá falando, e falando e falando? Ou aqueles vôos super cedo, que você só ouve a voz do vídeo de instrução pq é obrigatório? (ahaha ok, sou uma pessoa muito mal-humorada de manhã).

    Se bem que tem o outro lado, internet pode ter Skype, o que fica ainda pior (já que vc não paga ligação)…

    Fone de ouvido neles!

    Abraços.

  • Marcus Vinicius

    Assim como tinha área para fumantes, tomara que tenha agora uma área para "pessoas que não vivem sem celular".
    E aqueles que adoram mostrar que tem um Nextel?
    As CIAs aéreas vão fornecer protetor auricular pros demais passageiros?

  • Wagner Figueiredo

    COMPLETAMENTE CONTRA!! CELULAR NÃO.. AS PESSOAS NAO TEM LIMITES.. VAO QUERER FALAR DURANTE TODO O VOO, QUE PRECISA DESCANSAR FAZ O QUE? DEIXE PARA FALAR NO SAGUAO, NO EMBARQUE OU DESEMBARQUE. AS VEZES PEGO AVIAO EM CURITIBA E FACO UM TRECHO DE 200KM DE CARRO, CHEGO PODRE NO AVIAO.. SE TIVER UM CARA FALANDO DO MEU LADO.. VAI SER UMA MARAVILHA!!!

  • Nanadarley

    Sou completamente contra o uso de celular detro de aeronaves. Acho um desconforto para o passageiro ao lado que quer descansar.
    Tem pessoas que tem manias de ficar falando, e encomodam mesmo. Porque não falar no saguão do aeroporto.

  • David

    Respeito a opinião de todos aqueles que são contra o celular ou internet nos aviões.

    Só que a favor ou contra, temos um sério problema. Os meios de comunicação são essenciais e inevitáveis em qualquer lugar que você esteja.

    E tem companhias internacionais que já usam essa tecnologia e tenho a seguinte opinião sobre isso:

    Proibir o cigarro em ambientes fechados é diferente de proibir o uso da comunicação.

    Se proibissem o uso de celulares e internet em aviões por exemplo, teriam também que proibir nos ônibus interestaduais em que uma viagem pode durar 4 dias. Já que é uma tecnologia que pode ser adaptado no transporte por terra.

    Sou a favor do uso da comunicação em qualquer lugar do mundo e em qualquer situação, mas tem que haver critério.

    No caso dos aviões, celulares e internet somente com fone de ouvido e destinados para quem está exclusivamente na primeira classe com áreas privativas para se comunicar.

    Quem quer mordomia no avião, tem que pagar mais caro!

  • Simone

    Excelente noticia! Para quem tem medo então…assim pode ficar falando, se distraindo e o tempo passa mais rápido!
    Eu que estou querendo viajar muito essse ano, já sei que irei pela Gol ou Tam!

  • Sou a favor da internet também, mas celular sou contra. Tem muita gente abusada.

    Um dia desses estive chegando de Manaus as 9 da manhã no Galeão e ao entrar no Ônibus que leva da aeronave ao terminal foi avisado que não podia usar celular e um POBRE ligou o dele e começou a falar que já estava na pista e tal. Como se não soubesse que no terminal tem TVs informando o paradeiro dos voos. Agora imagina como vai ser com celular liberado??? Judite, to chegando, estou a 9 mil pés e a 300km do Rio, ahh já estamos descendo olha, estamos a 8300 pés!… vai ser complicado. []s

  • Dirriba

    Agora tem a questão principal de tudo qto será a bagatela desta mordomia?

    Com certeza deverá ter uma taxa de utilização e isto pode sair caro se o passageiro se empolgar…

    E eu já vi passageiros que deixam o celular ligado e "escondem" ele na bolsa *não por esquecimento* durante todo o vôo. Notei isto qdo estava em um vôo e na hora que o avião estava na pista para decolar o passageiro falava calmamente ao telefone como se nada ocorresse, até a chamada de atenção da comissária e uma outra que o avião estava em aproximação final para pouso e tocou o telefone…

    • Leonardo (Melhores D

      Eu preferi esperar a opinião de vocês, mas eu sou daqueles que passa o dia conectado, seja ano computador, seja no smartphone. Acho fantástica a possibilidade de ter Internet no avião, agora ter cara do seu lado falando alto no celular durante o vôo é um saco.
      Você só vai saber como é legal quando tiver dentro de um avião passando por uma turbulência e tiver um gente boa narrando no celular o que está acontecendo, falando alto e você sem poder se mexer e sendo obrigado ouvir tudo.
      Eu não faço questão nenhuma de poder fazer ligação pelo celular durante o vôo, mas acho que o melhor mesmo é testar. As companhias vão testar e se tiver incomodando muito certamente elas não irão ampliar o serviço pra todos aviões.

  • Luciano Tambori

    Concordo em liberar ..mas desde q haja uma politica q limite a liberdade e q coloquem um fone individual p/ q ñ incomode seu vizinho de viagem. O serviço é interessante p/ uso de necessidade em comunicação c/ as pessoas em terra..p/ informações sobre eventuais atrasos do voo..enfim..em partes bom em partes seria interessante q houvessem regras p/ o uso, assim como há p/ as demais restrições.

  • Cristian Cavalca

    Internet eu acho realmente tem que ser liberada, mas deve haver uma cobrança para utilizar. Assim se inicia alguma disciplina. Agora celular , eu sou CONTRA, imagina os sem-noção dos Nextel que gostam de aparecer com aqueles BIP, BIP no seu pé do ouvido , mesmo você querendo ler , descansar ou simplesmente olhando a janelinha , não dá. CELULAR NO AVIÂO NÂO!

  • Sou a favor do uso de Internet com fone, claro, e sou contra celulares, pois realmente há muita gente sem qualquer noção. Isso acontece direto em viagens de ônibus, e é muito chato.

  • Daniel

    As pessoas não tem a mínima noção.
    Ponte rio-sp é um porre, ninguém respeita nada, imagina com celular liberado. Serão 40 min de inferno total. Gente berrando o tempo todo.
    Quanto a liberação do modo avião, eu já fui atrás disso no site da anac. Fica a critério da cia aérea, eles não proibem. Gol permite, TAM não.

  • juliana

    Olá..

    adorei a idéia! eu odeeio fica sem internet . entaao pra mim foi maraavilhoso colocarem net e cel nos aviões… achei bárbaro! vo viaja hj pra Pernambuco..

    quarta feira, 30 de março.

  • Victor

    Brigado deusssss!!!!!