GOL deixará de voar para Santiago a partir de 3 de outubro

Leonardo Marques 14 · junho · 2012

A leitora Nataly nos questionou se a GOL iria parar de voar para Santiago, pois ela não estava encontrando passagens em nenhuma data. Nós verificamos que realmente isso estava acontecendo e imediatamente entramos em contato com a GOL. A empresa confirmou: a partir de 3/10/2012 e GOL suspenderá todos os seus voos para Santiago.

Nesse momento de fusão da TAM com a LAN, a saída da GOL significa que não teremos nenhuma empresa grande fazendo Brasil – Chile, a não ser  as empresas da LATAM.

A aviação civil vive um fase complicada no mundo todo e isso força as empresas a enxugar suas operações para saírem do vermelho e continuar no mercado.

A notícia é ruim, mas certamente Azul ou Avianca não irão demorar para entrar nesse mercado. Provavelmente eles já estão estudando as rotas que irão fazer.

 

Veja o comunicado que a GOL nos mandou:

A GOL informa que descontinuará, a partir de 03 de outubro, os voos regulares para Santiago (Chile). A decisão baseou-se em estudos de viabilidade da rota realizados por departamentos especializados da companhia.

A GOL destaca que está tomando as devidas providências para reacomodar ou reembolsar clientes com passagens compradas para viagens após as datas de suspensão dos voos. Informações adicionais podem ser obtidas com a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC), por meio do Atendimento Online, disponível no site da companhia (www.voegol.com.br), ou do e-mail acomodacao@golnaweb.com.br.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Lamentável.

    O Brasil (leia-se empresas brasileiras) poderia aproveitar dentro do possível a onda menos desfavorável face às demais economias e ampliar seus negócios.

    Hoje mesmo comentei com alguns colegas de como estamos isolados sob o ponto de vista de opções de vôos.

    • Daniel Matos

      Nada, Diogo. Quem se aproveita da emergência do brasil na economia mundial sao os outros. EUA estão vendo como a gente gasta lá e tao criando uma porrada de rota nova pra trazer mais brasileiros. Governo ta querendo suspender a necessidade de visto pra abrir a porteira. Enquanto isso, as companhias brasileiras suspendem voos, demitem funcionários, cancelam sala vip, cancelam linha de onibus entre aeroportos, etc.

      Saudade da Varig e sua lista extensa de voos no mundo todo. rs

  • Diego

    Que loucura!!!! Destino tão bom como Santiago não merecia isso. Não dá pra entender isso… Estamos fritos!

    • Diego

      Alguém sabe dizer qts voos semanais a Gol tem para Santiago atualmente?

      • Igor – Poa

        1 Diário saindo de Ezeiza-Buenos Aires e 1 diário Saindo de Porto Alegre (este termina em Agosto).

      • Yuri Siqueira

        Um voo diário partindo de POA e outro partindo de GRU com escala em EZE (portanto 14 voos semanais)

      • Márcio

        Será que o problema era mesmo demanda? Há 2 anos quando fiz GIG-SCL, descartei a Gol por causa de escalas e/ou conexões demais, e principalmente horários horríveis. Os vôos chegam em SCL de madrugada! Muito mais vantagem viajar para lá de Pluna (vôo direto p/ MVD, e a conexão é rápida), pois os vôos diretos da LAN são mt mais caros.

        Na minha opinião, o único destino internacional da Gol que tem bons horários é EZE. Acho que este é um ponto que a empresa precisa rever, com urgência, senão outras rotas serão canceladas.

    • Max

      Tive a infelicidade de fazer esse voo pela gol no feriado de 1o de maio… O horário do vôo era péssimo, voava à noite e chegava em scl na madrugada. Saia de lá na madrugada… Sem falar que a gol trocava o horário do voo semanalmente, além de ter que pagar 2 taxas de embarque no caso de haver conexão em Poa…

      Enfim, ao inves de melhorar, eles extinguiram!

      Descanse em paz!

  • Eduardo

    Em mercados competitivos e que há a eficiência como fator chave, as empresas brasileiras afundam e cada vez mais são expulsas desses mercados. Isto é bem claro na aviação comercial no Brasil, principalmente quando vão entrar na disputa do mercado internacional. Apenas se mantem no mercado doméstico.

    E claro que o governo brasileiro ajuda bastante neste aumento da ineficiência, com altas taxas e impostos e excesso de burocracia que gera altos custos.

  • Ricardo

    Lamentável mesmo. E ainda insistem em dizer que o Brasil é a bola da vez. Bola só se for de pingue pongue – bem pequenininha…

    • Márcio

      Bola da vez sim! Mas para levar brasileiros a outros países… Os EUA precisam dos brasileiros p/ movimentar a economia da Flórida, os europeus gastam menos tempo e dinheiro (esse item cada vez mais raro por lá) em viagens para o Caribe, Seychelles ou Ilhas Maurício, já os asiáticos ficam de olho no mercado consumidor cada vez mais acessível…

      Antes os gringos vinham nos visitar. Este mercado está estagnado, há anos não aumenta. Hoje, nós vamos visitar os gringos! Eles sem dinheiro, a gente com vontade incontrolável de consumir…

  • Filipe Degani

    lamentável mesmo… por isso, Santiago ficou de fora da última promoção de milhas reduzidas.

    Agora a LAN-TAM só vai subir!!

  • Igor – Poa

    Mais uma vez Lamentável!

  • Eli Moreira

    O funcionário da Gol responsável pelos "estudos de viabilidade de rota" é, na verdade, um agente da TAM infiltrado…

  • Guilherme Ribeiro

    Fui à Santiago pela GOL, realmente, notícia lamentável….o Chile é um destino de viagem super bacana!

  • Arthur

    Agora sim tá mais do que explicado o motivo pelo qual na semana passada a TAM subitamente aumentou as milhas exigidas para os trecho que tinham SCL como destino. Um "leve" salto de 4.000 para 15.000…

  • Daniel Matos

    Caramba, no dia q o MD divulgou a promoção das 3 mil milhas do Smiles eu cheguei a procurar pra Santiago e achei com milhas e mais uma pequena diferença em dinheiro, pois nao havia so com 3 mil milhas. Quase comprei. Sorte q eu acabei optando por Buenos Aires.

  • Adriel Oliveira

    A GOL está encolhendo. Saiu de Lima, de Bogotá e agora de Santiago. Teve prejuízo de 700 milhões no ano passado. Próximo passo, é ser engolida pela TACA/Avianca ou uma americana qualquer…

    • William Boscardini

      Não dá para afirmar isso… hoje mesmo saiu a notícia de expansão de frequências para outros destinos da América Latina, o que eles estão fazendo é realocar as aeronaves visando maximizar os lucros e tirar a mancha do prejuízo!

    • Eduardo

      Delta…

  • Maria

    Pesquisando trechos para Aruba e Curaçao pela Gol,não encontrei nenhum vôo disponível a partir do mês de setembro… Será que as rotas para esses destinos também serão suspensas?

  • Mendonça J&ua

    Não entendo esse mercado não viu? Enquanto a GOL anuncia o fim da rota a TAM a opera com mais de um vôo diário e com o Boeing 777, que tem capacidade para 363 passageiros. Como se explica isso?

    • Thiago Castro

      A Tam é melhor q a GOl em vôos internacionais.

    • Márcio

      A Tam faz direto GRU-SCL, a Gol tem escala em EZE ou conexão em POA, e os horários são ruins (chegam de madrugada em SCL). Simples assim, rota mal planejada.

  • William Boscardini

    Já fui para Santiago de Gol e realmente é uma pena. Não que o vôo tenha sido maravilhoso, porque fiz GIG-CGH-EZE-SCL, hehe… mas valeu a pena, tinha pego uma boa tarifa e o Chile é ótimo!

    • Igor

      Deve ter sido GIG-GRU

  • Giordano Kostcoski

    Vale lembrar que a Pluna também faz Santiago, não é só a TAM e LAN, inclusive estão com uma promoção muito boa de US$199,00 ida e volta de São Paulo.

    • Giordano, passando por outros países tem várias que fazem.

      • Thiago Castro

        Mas é que na prática, a GOL tb passava. Ou buenos aires ou POA (que é quase outro país mesmo).

        • João Rodrigue

          Pois é, a Gol realmente não tinha nenhum voo direto pra lá, de todo modo. Era sempre com conexão na Argentina, mesmo o de Porto Alegre.

        • Bom… não acho difícil até o final do ano a Azul lançar VCP – SCL / GIG-SCL / CNF-SCL. Seria ótimo.

  • rodrigo

    Agora fique preocupado pois comprei 4 passagens da gol de santiago para buenos aires no dia 04/10. E agora??

    • João Rodrigue

      Eles disseram pra Folha que vão reembolsar ou remanejar os clientes que já tinham comprado passagem.

  • Michael

    Pra mim cliente Smiles isso é fo!@#!
    Esperar Latam pra mudar de preferencia pelo jeito…

    • Nataly

      Então! Eu fique chocada quando tentei trocar minhas milhas. Na segunda feira tinha trecho por 10.000 (SP/Santiago). Na terça, quando entrei para trocar não tinha NADA! Agora estou com minhas milhas lá e nada de Santiago!

      • Nataly

        Estou tentando saber se vão colocar voos através de alguma parceira para resgate com Smiles, mas o chat online deles é óootemo!!!

  • David Pitombeira

    Lamentável como a rota GRU-SCL terá apenas uma companhia operando voo sem conexão.

    E que quiser ir a SCL é bom correr antes do monopólio LaTam aumentar os preços das tarifas.

  • Camila Gomes

    Acho estranho manterem voos como Rosário e Córdoba e tirarem Santiago, com cada vez mais visitantes…

  • Lívia

    Que m… viu? Tem um bocado de brasileiros querendo fazer turismo em Santiago!

  • Filipe Calado

    Essa questão é simples…a Gol não teria como ficar em Santiago sabendo que a LAN-TAM não está de brincadeira e domina o trecho. A "gigante" iria massacrar a laranjinha…e acho que prevendo um possível prejuízo, se retirou antes do negócio complicar.

  • Marcus

    Uma das condições impostas pelo CADE a fusão das empresas LAN e TAM foi a concessão para a concorrencia de dois horários competitivos na rota São Paulo – Santiago…

    ou seja… a LATAM vai diminuir os voos nessa rota.

  • Raquel

    Não é só Santiago que foi extinto como destino. TEnho acompanhado as passagens Brasília/Curaçao via Gol e elas não estão disponíveis a partir de setembro. Dei uma olhadinha no site da CVC e esse pacote também não é mais oferecido. Só nos resta aguardar a posição oficial da Gol…

  • Roberto Celestino

    Pelo visto a GOL vai focar o mercado domestico, dexando o internacional para a Delta.

  • Nilson

    Mas se não tem concorrentes querendo competir… eles não precisam de ceder nada, já que não tem a quem ceder… entendeu?

  • Ricardo Egon

    Que ótimo.

    Eu e um amigo programamos uma viagem na América Sul em dezembro, sendo que nossa chegada seria em Sta Cruz de la Sierra e o retorno seria a partir de Santiago.

    Agora o roteiro todo foi pro saco. Teríamos que retornar a partir de Buenos Aires, que é muito mais longe. Agora não sei o que fazer.

    As passagens já foram compradas utilizando milhas e eu gostaria que continuasse sendo assim.

  • Igor – Poa

    Vi POA tem direto e com conexão em BUE

  • Tássio

    Os horários da Gol são terríveis!!

  • Caroline Albrecht

    Sou gaúcha e vivo em Santiago de Chile, realmente lamento pela decisão da Gol. Comecei a desconfiar da situação há aprox 2 meses atrás, já que costumava fazer uso da rota direta POA-SCL. Voo da madrugada, em 2h50min se chegava em Santiago – mas durou pouco tempo.

    Felizmente a Pluna tem um voo POA- Montevidéu- Santiago que, ao contrário do que se apresentava há um tempo atrás, está sendo bem pontual e rápido, com horários muito interessantes. Na última viagem que fiz – que foi em abril – fui muito bem atendida, sem contar que me surpreendi com a aeronave, um Bombardier novo e confortável. E realmente os preços são mais baixos do que das demais cias aéreas.

  • Fernando Lima Gama J

    Há um ano atrás, entrava aqui no MD e eram sempre notícias boas e positivas. Não que seja culpa do site, mas ultimamente só notícia ruim:

    a) Tam comprada pela LAN;

    b) aumento nos custos para aquisição de milhas;

    c) fim de várias rotas boas da GOL (Bogotá, Lima, Saint Martin, agora, Santiago)

    d) cobrança de lanchinhos na GOL

    e) fechamento de salas VIP;

    f) fim de diversos serviços gratuitos…

    Enfim, não entendo como o Brasil, que tem uma economia hoje forte e em crescimento, não consegue ter uma companhia aérea forte e descente. TAM é paixão antiga, mas está quase virando amante. A GOL veio depois e parecia que ia se estabelecer forte. A AZUL não é brasileira, até onde eu sei, e só esfaqueia nos preços. Webjet não vingou e foi vendida para a GOL… As outras também não vingaram… Meu Deus! Não temos um vôo por cia brasileira para África. Para ir ao Mundial de 2010, tivemos que recorrer a "gigantes" do setor, como Aerolíneas Argentinas e South African….O que ocorre no mercado de aviação no Brasil é uma vergonha. Isso porque o turismo tem crescido a taxas ainda mais elevadas que o PIB do Brasil…imagine se estivéssemos em crise…

    Enfim, não entendo como a GOL fecha o destino Santiago e tenta "voar mais longe" abrindo voo para Miami. Está me cheirando que esse também não vai durar mais do que uma primavera…

    • Márcio

      Fernando,

      Seu post é muito interessante! Nos leva a pensar em algumas coisas:

      – Planejamento ruim da Gol. É uma empresa jovem, mas que já apareceu como uma das líderes de mercado por causa do fim das empresas tradicionais Varig, Vasp e Transbrasil. Enfim, havia uma oportunidade, e o Constantino achou que poderia segurar a onda. Um dia a casa cai…

      – Para promover os aviões da Airbus na América do Sul, a Tam passou anos pagando um precinho bem camarada no leasing. Só depois da Tam consolidou essa frota que a LAN, a Taca e a Avianca adquiriram Airbus. Mas chegou um momento em que os contratos camaradas venceram e tiveram que fazer novos, só que a preços normais de mercado. O resultado: maiores custos operacionais.

      – A Azul foi uma excelente idéia, mas seus diretores viram que mercado low cost low fare no Brasil é inviável! Tanto é que, sem alarde, passou a trabalhar com preços mais altos e atender prioritariamente ao mercado corporativo ou rotas com pouca ou sem concorrência. Eles perceberam que, se continuassem com Passaporte Azul e ponte aérea VCP-SDU a 150 reais ida e volta a empresa quebraria. Simplesmente mudaram sua estratégia de atuação, mas como não divulgam resultado, ninguém sabe se está dando certo.

      – Avianca é uma incógnita. Por que até hoje não é realmente integrada ao grupo Avianca/Taca? Logo no maior mercado na América Latina… fora que as rotas internacionais conquistadas (Luanda, Los Angeles, México) foram canceladas! Há anos apresenta prejuízo, porém decrescente.

      Sabe o que acho? O mercado foi sacudido, quando a Gol começou, por uma novidade: preços baixos nos vôos. Para que encarar 20 horas de ônibus se pelo mesmo preço pega um vôo de 2 horas? So que esta guerra tarifária tinha um ponto fraquíssimo: preços baixos significam menor receita, e logo no setor em que os custos operacionais são altos.

      E assim, temos nosso dilema: baixo os preços, aumento meu público mas sem aumentar minha receita, e fico a mercê dos altos custos operacionais, ou elevo os preços, diminuo meu público mas também reduzo meu prejuízo?

      • Guilherme Cruz

        Excelente Márcio! Concordo contigo! Ou o pessoal acha que fazer ponte aérea a R$100 ida e volta e viável pra alguma cia aérea?! Não podemos reclamar… E queria fazer mais um comentário que li de tudo… Viajei MIA – LAS em Março e a AA não dá lanchinho não viu?! É cobrado. Nada a reclamar, mas o pessoal tem que entender a realidade.

  • Daniel

    Mendonça Júnior, TAM B777-300 é Gol/varig vai B787-8. até passageiros 380 , 8 aviões

    http://www.aviacaonoticias.com/2012/01/brasil-eco

  • Vitor J. Nunes

    Que triste.

  • Vitor J. Nunes

    Alguém mais aqui recebeu e-mail da Gol informando que quem transferir 50.000 pontos ganha 20% de bônus em pontos?

  • Tf.moura

    Desculpa postar por aqui mas é que o email está voltando.

    Bom dia caros amigos do blog Melhores Destinos. Antes de qualquer coisa deixe-me apresentar, sou o Thiago Falcão estudante e frequentador assíduo do blog de vocês com o nick Tf.moura. Bom, venho através deste email fazer um pedido. Creio ser conhecimento de vocês o blog AviadoresAnônimos, criado por pilotos da TAM insatisfeitos com certas políticas e tratamentos da empresa com seu corpo de trabalho. Como apaixonado por aviação, passageiro, amigo entre outros termos ligados a esse fato, venho pedir se vocês puderem publicar uma matéria sobre isso no blog para conhecimento de quem não tem e reforço sobre quem já conhece. Sei que é sobre viagens o blog mas como sempre vocês fazem reportagem sobre temas referentes a aviação creio isso ser importante. Acredito que divulgar e prevenir seja um fator que falta um pouco a nós passageiros e clientes deste tipo de serviço. Discutir sobre o tema antes e não depois em casa ou em outro lugar quando ocorre algum indesejável acidente. Por isso reintero meu pedido de divulgação do mesmo.

    Caso não conhecam o blog segue o link com bastantes tópicos e foruns sobre o assunto.

    Obrigado pela atenção Thiago Falcão

    link: http://aviadoranonimo.wordpress.com/

  • Marcos

    Também não encontro mais passagens no site da GOL no voo direto de Brasília para Aruba a partir de 01/09/2012. Será que esse voo tambem será descontinuado?

  • Filipe

    Uma pena, já fiz o percurso GRU x SCL com a Gol, na época era vôo direto saindo 11h50 de Sampaulo.

    Acho que a Gol está na contra mão, já que o Chile é um pais que atrai turistas o ano todo…

    Falta de planejamento e promoções na minha opnião…bom que abre espaço para a Azul e Avianca que podem suprir essa demanda com muito mais competencia que a GooL.

  • Dony

    Hahahaha!

    Isso etranhamente faz sentido.

  • rodrigo

    aonde está o link dessa noticia?

  • Arliss Amaro

    Segue o comunicado oficial da cia:

    SANTIAGO DO CHILE

    A GOL informa que descontinuará, a partir de 03 de outubro, os voos regulares para Santiago (Chile). A decisão baseou-se em critérios técnicos, após estudos de viabilidade da rota realizados por departamentos especializados da companhia.

    A GOL destaca que está tomando as devidas providências para reacomodar ou reembolsar clientes com passagens compradas para viagens após as datas de suspensão dos voos.

    Informações adicionais podem ser obtidas com a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC), por meio do Atendimento Online, disponível no site da companhia (www.voegol.com.br), ou do e-mail acomodacao@golnaweb.com.br.

  • Tarcísio Mede

    A gente com vontade incontrolável de consumir, pq lá os produtos não são carregados de tantos impostos, e os impostos arrecadados são melhor aproveitados. Quem iria fazer "viagem de compras" se o preço no exterior fosse o mesmo do que no Brasil?

  • Jose Carlos

    Realmente o serviço da Pluna para Santiago é muito superior ao da Gol. Esse voo da Gol era um castigo, saindo do GIG-GRU-EZE-SCL, chegando de madrugada em Santiago. Partindo do Rio, havia um voo da Tap que não sei se ainda existe.

  • Manoel

    Ora, não sabia que a Gol tinha departamento especializado nesta área, que engraçado sempre achei que só haviam contadores de dinheiro e calculadoras para ver se o lucro ia ser enooooorma, hahaha, uma pena que será assim, ela só tem 11 anos naão dava para esperar mais que isto com este time de especializados.

  • Marcus Martins

    Pensei a mesma coisa…

  • Felipe

    Por isso que a VARIG quebrou e fechou as portas… hoje tu faz um vôos dentro da Europa por menos de 10eu e aqui o povo ainda se preocupa se vai ganhar amendoim e refrigerante durante o vôo… lamentável…

  • Clayton

    Leonardo, os aviões da Azul tem autonomia para voar direto VCP – SCL?

  • William Boscardini

    Pior que era Congonhas mesmo…!

  • Gustavo

    Concordo Márcio. Não acredito na falta de demanda, mas sim nas opções ruins. A Gol não era competitiva nesta rota, pois tem horários ruins, conexões ruins, e serviço ruim. Só conseguiam passageiros se tivessem preços bem mais baixos.

  • daniel

    Você tem razão MAX, o horário é horrível, chega de madrugada e sai muito cedo. Acredito que a descontinuidade do vôo no momento será para ajustes futuros, pois em todas as vezes que fui para Santiago pela Gol em baixa temporada, a aeronave foi e voltou lotada. Diferentemente da rota GRU-Bogotá que foi extinta, a aeronave só voava com poucos passageiros, eu cheguei a fazer essa rota.

  • Oi Clayton, tem sim.

  • O mesmo comunidade que está no post 🙂

  • Vitor J. Nunes

    Só um adendo, Márcio: a Azul publica, sim, seus resultados e, diferente do seu nome, são vermelhos.

  • Ernesto Gasparotto

    Todo doente terminal dá aquela melhorada, vem a parentaiada toda visitar e o dito cujo, pimba, bate a caçoleta.

    Vai ser assim com o vôo para Santiago, com horário horrível, serviço rastaquera, etc.

    Vão fazer uma promoção matadora, nos últimos estertores, e vai todo mundo amar a Gol, bater palma, mandar beijinhos pro Denis e Leo.

    E depois cair nas unhas da Lan Chile e Lan Brasil (vulgo TAM) e sentir saudades da moribunda. kkkkk

  • Paulo Oliveira

    Oi,

    o término da operação foi interesse da companhia, emitido o bilhete saindo de Santiago, ela vai ter que te colocar em algum vôo que saia de lá. Não importa se o pagamento foi com milhas, cartão de crédito ou barras de oura que valem mais do que dinheiro.

    • Paulo Oliveira

      Isso foi informado por órgão de defesa do consumidor quando tive caso análogo com outra companhia.

  • Cristiano

    É triste realmente imaginar que as aéreas brasileiras estão passando por este mal estar todos!!!

    A GOL de fato veio REVOLUCIONOU o jeito que o brasileiro voa!! Eu mesmo falo por mim: voei muito mais nesses últimos 10 anos por conta UNICAMENTE DA GOL!

    Torço muito pela AZUL, porém ainda prezo mais pelo meu bolso na hora de comprar um bilhete.

    Espero que a GOL reencontre novamente seus ares! Para o nosso próprio bem!!

  • Márcio

    Vlw Vitor, nunca consegui ver!

    • Vitor J. Nunes

      No site da ANAC.

  • Amadeu

    Jose, eu não concordo que os voos da Pluna sejam bons. Concordo no que tange os horários e as escalas por MVD, eu mesmo fiz em janeiro GRU-MVD-SCL. Mas o serviço de bordo, o atendimento dos comissários, a falta de educação em atender, e o aperto na aeronave minúscula são notavelmente ruins. Perto do padrão de atendimento da GOL a PLUNA é um lixo, é uma pena que a GOL deixe de operar, mas também com essa rota cheia de conexões nem valia manter mesmo.

  • Vitor J. Nunes

    Caros, eu retifiquei a informação acima (são 10%) e acrescentei link e nota completa do site da Gol. Esse comentário está aí desde 15 de junho e eu penso que pode ser útil.

  • Vitor J. Nunes

    Vocês viram que o MD foi citado pelo Viaje na Viajem por conta desse post sobre o cancelamento dos voos Gol para Santiago?

  • Alan

    Uma pena mesmo, muito reclamam da Gol, mas graças a ela que consigo conhecer vários lugares durante o ano sem gastar muito!

    Quando que conseguiria sair do Paraná e conhecer Manaus em um final de semana pagando 150 reais IDA/VOLTA.

    Acredito que o grande vilão desta história são as altas taxas/impostos cobrados pelo governo, se reduzissem os impostos do combustível já ajudaria e muito as empresas aéreas, consequentemente os nós os passageiros!

    Força gol.

  • Carmencita

    Achei trixenofóbico afirmar que POA é quase outro país.

  • Vitor J. Nunes

    Um dia vou entender porque tenho cinco comentários nesse post aguardando moderação…

    E todos são informativos.

  • Vi sim. Bandeira branca. Legal né? Vamos suspender o embargo 🙂

  • Vitor J. Nunes

    Aproveitando promoção? 🙂

  • Vitor J. Nunes

    Eu acho ótimo. Vivo lendo ambos, embora seja muito mais ativo por aqui; não posto por lá, sinto-me mais à vontade no MD.

  • DANIEL

    Concordo contigo, carmencina. Fiquei chocado.

  • Ricardo Egon

    Obrigado pela resposta Paulo. Já estou verificando com a Gol para me reacomodar em outro voo.

  • Ricardo Calovi

    a parece que também está encerrando o voo direto POA-MVD, ao menos eu não encontro mais voos diretos a partir de abril de 2016.