Em meio a maior redução de voos da história, GOL deixará de voar para Barbados!

Leonardo Cassol 31 · maio · 2016

A GOL Linhas Aéreas vai deixar de voar para Barbados a partir de 27 de agosto. A empresa operava um voo direto por semana saindo de Guarulhos para Bridgetown com aeronaves Boeing 737-800.

Depois de fechar o balanço de 2015 com um prejuízo de R$ 4,4 bilhões de reais, a companhia aérea assumiu um compromisso com seus investidores e financiadores de reduzir entre 15% e 18% o número de decolagens em 2016, sendo que já cumpriu mais da metade da meta no primeiro trimestre do ano. A mudança impactou principalmente voos domésticos, com o fechamento das bases de Ribeirão Preto, Bauru, Altamira e Imperatriz e a redução de voos em várias cidades, já que várias rotas internacionais já haviam sido abandonadas ou reduzidas em 2015, como Miami, Orlando, Aruba e Caracas.

Ao mesmo tempo, a GOL procura avançar na negociação com credores para reestruturação e alongamento de sua dívida que cresceu rapidamente nos últimos anos, chegando a R$ 3 bilhões. Entre as principais medidas já implantadas ou em implantação, temos arrendamento de aeronaves, antecipação da venda de passagens para o Smiles e reemissão de debêntures com prazo mais longo.

Em 2016 o número total de aeronaves vai diminuir de 139 para 119. Um total de 20 aeronaves serão arrendadas ou devolvidas às empresas de leasing.

Para os passageiros, a redução do número de voos nunca é boa, pois além de ter menos opções para viajar, há uma redução da concorrência, quase sempre acompanhado de aumento nas tarifas. Ainda assim, a medida é fundamental para reduzir o risco de insolvência da GOL, cujos resultados desde o início da crise acenderam o alerta vermelho do mercado.

Quem tiver passagem comprada para Barbados após 27 de agosto deve entrar em contato com a companhia para reembolso integral ou alternativa de reacomodação.

Agradecemos a contribuição do leitor Leandro Neves.

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Marcio Rebello

    Tecle 13 e confirme!!

    • Thiago Porto

      Unh….e se tivesse teclado 45, ou outra coisa, seria diferente?

      • Ana Maria Silva

        Dilma e Lula acabaram com a aviação comercial brasileira, que está agora classificada com “antes e depois da era petista” Antes, orgulho e comodidade de ir sem escalas e troca de aeronaves para incontáveis destinos internacionais. Depois o caos, apagão aéreo, os maiores acidentes da história, empresas estrangeiras dominando o mercado e empresas nacionais medíocres. Uma vergonha!

    • Leandro Alves

      Varig, Transbrasil, Cruzeiro? Pelo que saiba e a historia conte, todas sao da epoca aurea do PS DB, alias se voce se informar vera que o pior investimento é uma CIA aerea.

      • Adriano Destorac

        Acho que varig e vasp fecharam no governo do PT.

      • Ana Maria Silva

        Lula e Dilma foram os carrascos da aviação comercial brasileira! Antes deles, podem pesquisar, o Brasil era referência mundial no setor, tendo a Varig recebido vários prêmios por excelência de serviços prestados. Dilma, Erenice e Cia participaram ativamente da “venda” da Varig e isto foi um escândalo abafado na época mas que um dia virá à tona.

        • Leandro Alves

          De onde tu tirou isso? Olha o balanco da Varig em 2002 quando Lula assumiu.

      • Lucas Ribeiro

        Verdade, a petrobras é outra que faliu no tempo áureo do PSDB.

        • Leandro Alves

          Culpa do PT esse barril de petroleo que era 118 dolares ter chegado a 34

          • Lucas Ribeiro

            Verdade, Exxon, PetroChina… tudo falindo.

            Na real, a culpa é do petróleo ter barateado. Não dos desvios bilionários, os quais o PT tava enfiados até o talo.

    • César Novaes

      Marcio, tenho uma amiga que trabalhava na TAM, e ela disse que o governo está taxando o combustível que a TAM, e outras cias abastece no exterior…. um absurdo o que fazem com as cias aéreas.

  • Souzabsb

    Uma pena o enfraquecimento de nossas empresas aéreas. Mesmo com tantos cortes de custos ainda está no vermelho.
    Considero como uma companhia comprometida com a segurança. Depois de tantos anos de operação só tem registro de um acidente grave, o choque com o jato legacy, na qual não teve culpa.

    • Tarcísio Medeiros

      Até onde eu sei, ela já teve lucro no primeiro trimestre de 2016, depois de creio 5 anos (desde 2011) de perdas.

      • Alex

        sim, lucrou mais de 700 milhões nesse trimestre

  • Rafael Ferreira

    Corrige o “Ascenderam”. Abs

  • Rodrigo Burkowski

    Para a região nordeste representa aumento entre 100 e 200% nos valores das passagens nos últimos 4 meses…

  • Jonatas Elias

    Não só pode como deve, ela tem de te alocar, seja na Copa, Delta, Avianca não interessa, qq outra que voe para lá. Provavelmente eles vão vir com conversinha p boi dormir, não acredite e nem ceda. Em negativo, entre na Justiça, já que Procon e Anac não servem p nada.

  • Antonio Silva

    Puxa, que pena !!!

  • Dionísio Alencar

    A gol cortou suas linhas entre Fortaleza e Natal. O que é uma pena, pois existia 2 voos diários de ida e de volta. Eu que viajo bastante para Natal já sinto no bolso, pois a TAM aumentou os valores imediatamente numa média de 20-30%.

  • Antonio Cardoso

    Gol também cortou vôo em Aracaju. Rotas para Recife Salvador Fortaleza tiveram aumento significativo de preço.

  • Jonatas Elias

    Procon e ANAC não resolvem nada. Faça a Gol te alocar em outra cia, entre no Juizado Especial Cível (causas até 20 salários mínimos não precisa de advogado, entre 20 e 40 salários mínimos precisa), é fácil e rápido. Ganhar ou não vai depender do juiz, mas não custa tentar.

  • José Silva

    O que salvou a Gol foi a medida provisória autorizando a entrada de mais capital estrangeiro dentro das companhias nacionais. Aliás, ainda não vi a Gol comentar sobre demissões nos planos de gastos, o que estão planejando?

  • Lucas Ribeiro

    JEC com TUTELA ANTECIPADA só pra garantir.

  • Leandro Alves

    Muito caro uma base, paga taxas altissimas, so quando governo incentiva, alias viajei uma vez naquele voo da gol pra miami com conexao em santo domingo…uma tortura