GOL quer operar voos de Campinas a Miami a partir de julho

Denis Carvalho 27 · março · 2014

A GOL solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para operar voos regulares entre Campinas e Miami com escala em Santo Domingo, na República Dominicana.  O pedido foi feito para operação às segundas, quartas e sábados e os voos serão operados com aeronaves Boeing 737-800 Next Generation.

Se tudo der certo, a expectativa da GOL é que a nova rota tenha início no dia 18 de julho. Os dois voos serão noturnos. O 7712 sairá de Campinas à 1h30 e chegará a Santo Domingo às 8h30, permanecendo uma hora na ilha caribenha e chegando a Miami às 12h25.

No sentido inverso, o voo 7713 partirá de Miami às 17h15 chegando à República Dominicana às 19h50. Ás 20h55 ele segue para a cidade paulista, com chegada prevista às 4 horas.

“A GOL aguardará as autorizações necessárias antes de divulgar detalhes sobre a nova operação, incluindo informações sobre tarifas, serviços e produtos”, informou a companhia em comunicado aos acionistas

O novo voo é reflexo da ampliação do aeroporto de Viracopos, que passou a ter administração privada. Há boatos de que outras companhias, como Air France, Alitalia, American Airlines, Qatar, Copa Airlines e Emirates, também estariam planejando voos para Campinas.

Atualizado às 9h34 com informações da Anac

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Mark

    A Gol e o seu pinga-pinga! É o máximo que vão conseguir fazer. É uma companhia que não tem competitividade para voos de longa distância. Tem uma séria limitação operacional relacionada a sua frota; a escala técnica será sempre uma incerteza (catástrofes naturais na região como terremoto ou furacão; crises políticas no país); seu voo não tem a mesma qualidade da principal concorrente para o trecho, a Copa Airlines; não poderá ampliar muito seus destinos pela limitação operacional (ETOPS limitado para voo oceânico com o 737); os preços praticados, na minha opinião, não justificam um voo com escala em aeronave narrow body e com serviço inaceitável.

    • MTorres

      Pelo que sei a Gol é MUITO maior que a Copa.

      Pelo fato de Copa voar para mais paises, ficamos com essa sensacao de empresa gigante.

      Pelo que vi no Wiki (nem sei se ta certo), a Copa possui 83 Aeronaves. A Gol possui 131 aeronaves e tem pedido mais uma porrada. Pelo que li são mais 87. A ideia é ter 121 737 Next Generation.

      Mesmo não tendo a telinha (q nao me faz falta) e com o servico mais simples, ela vai ter culhões pra fazer esse voos ao mesmo nivel da Copa. Alem do Smiles.

  • Muito bom ler logo cedinho informações aqui no MD , sempre abro antes de ir para o trabalho …..madrugou em Denis às 5:49 !!! Que vire rotina rs.

    • Hehehe legal Paulo!
      Temos muitos leitores que abrem o site logo cedo, por isso vamos tentar começar os posts diários nesse horário

  • E aliás cade a Gol Dominicana ?

  • Nathan

    Daqui uns dias a GOL vai tentar um voo pra Sydney com um buero. bah, palhaçada !

  • Fiquei imaginando um vôo pra Sydney com escalas em todos os paises vizinhos
    Seriam quantas?
    Haha

  • ate que enfim voos internacional de campinas! GRU ta lotado e para mim que to no interior VCP é muiiito melhor.

  • Ótima notícia pra nós vizinhos de Campinas 😉

  • Tiago Del Valle

    Pro pessoal que mora perto de Campinas eu acho muito mais válido vir até GRU e pegar um voo direto ou com conexão do que voar G3 até MIA.

    Fala sério, a gol não tem estrutura pra fazer um voo internacional tão longo assim. A copa usa as mesmas aeronaves e é totalmente superior. Serviço de bordo, entretenimento a bordo, atendimento ao pax….enfim, a GOL NUNCA SERÁ.

  • Já que a Gol quer tanto explorar o mercado norte-americano, mas não abre mão dos 737s, poderia pelo menos fazer de Manaus um hub para os voos que vão para as Américas Central e do Norte, pois além dos custos serem bem menores dos cobrados na República Dominicana, ainda incentivaria o turismo nacional, o que moveria nossa economia. Isso incentivaria inclusive os moradores do norte e nordeste que não precisariam vir para o sudeste fazer conexões desnecessárias, e aumentaria a competitividade, já que só a Tam e a AA fazem MAO x MIA. Por mais que a Gol também queira estar presente na República Dominicana, seria mais inteligente valorizar o mercado nacional e criar a Gol Dominicana como acontece com a Avianca e a Avianca Brasil (antiga Ocean Air)…

    • titobosco

      Seu Paulo Kakinoff sabe o que tá fazendo. Ele nao colocaria uma escala na Rep. Dominicana a toa. Eu creio que seja menos custoso do que uma escala em MAO.
      O que deve ser ponto de atencao é a qualidade do serviço. Mas é comum e até concordo ( se o preço for muito atraente, me deixando no destino com segurança e um minimo de conforto eu abro mao de entretenimento e fartas refeições)

      • Alan

        Sei não! Com as altíssimas taxas de embarque cobradas pela republica dominicana ainda que as passagens sejam baratas o custo total pro consumidor sempre vai sair caro!

      • Taty Moreto

        concordo c vc, quem quer conforto fica em casa, me levando sã e salva e com preços atarativos, to dentro. Quem pode viaja na primeira classe da melhor cia do mundo, horas bolas!!!!

    • atila

      A questao é o custo combustível que tem em voos domesticos e voos internacionais, um voo ate MAO seria mais de um terço do voo até MIA, a empresa paga o valor do combustível para uso doméstico, uma vez vi uma entrevista em que o custo de GRUxBUE era mais baixo que GRUxMCZ, e a distancia era a mesma.

    • Com a má fama que tem a alfândega e o aeroporto de Manaus?

      • deram um jeito no aeroporto de manaus…agora ele até parece um aeroporto!

    • Carlos Alberto

      A questão principal é valor do combustível. Na República Dominicana é mais barato, e se não me engano, a GOL paga já um valor menor aqui no Brasil pelo vôo ser internacional. Portanto para a GOL é win-win. Já para os clientes…

  • Icaro

    A notícia e boa pois assim pode vir outras empresas para vcp mas esse pinga pinga da gol e dureza, tomara que a cia venha para campinas

  • criticar é facil, tem q ver o lado operacional da cia, nao sabemos a estrategia da Gol , eu acho valido ir para campinas do que GRU , porque ficar sempre batendo o martelo em GRU do que explorar os outros aeroportos ? da uma chance para eles , afinal de contas , para a gerencia e diretoria tomar decisoes nao é simples e leva estudo e tempo, eu dou um like para a Gol por essa iniciativa, e que se extenda para mais aeroportos!

    • Antonio Florencio

      O problema não Viracopos e sim a Gol. Quem já viajou num 737 para longas distâncias sabe que é desconfortável e não tem entretenimento. O pior é que quer manter o mesmo preço que as outras companhias.

  • Jean

    Sentimentos contraditórios: feliz por ver Viracopos expandindo e triste por ler a cada dia as notícias sobre a derrocada do Galeão.Que pena que sucatearam nosso aeroporto aqui no Rio!

  • Hezequiel Lando

    Ótima notícia sobre o boato que várias empresas estariam querendo "ir" ;para Campinas. Se a Emirates fosse para Campinas certamente ia trazer o A380 assim como Air France.
    Espero que se concretize com esses Boatos. Pois muitos só passam por GRU para trocar de avião.
    É Galeão ontem perdeu voo da US Airways, empresas estão focadas mais em São Paulo mesmo.

  • VCP tá anos luz a frente de GRU.

  • Dênis Colli

    Acho válido o gás que a GOL coloca na sua expansão, porém não tem tarifas e serviço de qualidade (bordo, solo, etc) competitivas para concorrer com empresas que oferecem um produto melhor, como a Copa Airlines, Avianca, Lan e outras cias que também utilizam a América Latina como hub. A Copa Airlines utiliza os Boeing 737 em sua operação, com bom espaçamento entre as poltronas, além de algumas aeronaves terem entretenimento de bordo, Panamá ter uma boa estrutura para conexão, etc. Santiago, Lima e Bogota são otimas opções também para conexões….

  • re178

    Ouvi falar que a TAP quase cancelou o voo de Lisboa para Campinas, só não cancelou porque ela fez um acordo com a Azul de compartilhamento de voos. Sendo assim, será que a GOL irá conseguir manter esse voo para MIA? (sem o acordo com a Azul, claro! rsrsrs)

    • A TAP quase cancelou por outros motivos: falta de estrutura no aeroporto, falta de sala VIP, Free shop, etc. Mas isso tudo foi antes da privatização. Agora a situação lá é completamente diferente! http://www.melhoresdestinos.com.br/fim-tap-campinas.html

      • re178

        Ah bom, me disseram que Campinas não tinha demanda para esse voo. Obrigado!

  • César

    A Gol tinha que comprar um 747-800 com 600 lugares na econômica 100 na econômica conforto e operar um voo diário GRU-JFK com escalar em MIA e MCO, miami e orlando p quem não conhecer as siglas! aposto que seria um sucesso! vender passagem de ida e volta a 1200,00 mais taxas.. 🙂

    • CARLOS SEGUNDO

      Quanta merda escrita em um texto tão pequeno, quer se mostrar mais ? tira uma foto com um abacaxi ou uma melância na cabeça e posta aqui, fala sério babaca !
      As pessoas entravam no site, contribuiam com alguma (as ) informações e saiam, de um tempo pra cá tem aparecido muito idiota como esse César que caga palavras e idéias e o pior não saem, ficam na coruga vendo se alguém vai falar alguma coisa das merdas que escrevem, normalmente eu menosprezo esse tipo de comentário que não acrescenta em nada, mas tem hora que não dá.

      • vantuil

        ola, Carlos, tambem nao gostei da informaçao que o Cesar postou pois acho que o 747/800 nao caberia tanta gente assim, mas tambem sua palavras sao, asperas, grosseiras e desnecessarias, pois estamos em um espaço democratico, onde podemos discutir questoes com essa, mas sem a arrogancia como a sua. O site tem trazido muitas promocoes legais, ja vi sites relacionado a aviao sairem do ar por motivo assim, vamos ser um pouco mais gentil com os outros leitores

        • César

          Ele não tem senso de humor ou não entendeu que fiz nas entre linhas, uma critica ao aperto dos assentos, pois sei que num 747-800 não cabem 700 passageiros, mas td bem Vantuil, tem gente que é assim mesmo distribui ofensas gratuitas!

    • Henrique

      Talvez em 2070, César!! hahahaha

  • EOLO

    A TURMA QUE QUER COMER BEM DEVERIA PROCURAR O PORCAO OU SIMILAR , POIS AERONAVE SERVE PARA VIAJAR .

    • Henrique

      Concordo Eolo. Tem gente que acha que avião deve ter comida de restaurante top!! Sou mais passar num fast food da vida, prefiro Burguer King, e já sair do local sem fome!! O brasileiro quer ter serviço de bordo da Emirates, Singapure, Qatar, andando de Gol, Tam, Azul!!!

    • Henrique

      É…bando de maluco que só sabe meter o pau na Gol. Já fui várias vezes de Gol pro EUA, não reclamo, emiti a 20K milhas cada trecho. Se for barato pago com gosto… Quem quer comer bem vai lá no porcão mesmo. Ficam reclamando de entretenimento mas 99% dorme o vôo o tempo quase todo. E esquecem que LAN e Aviança fazem GRU-MIA em A320/A321 com conexão na América do Sul muito pior que a escala em Santo Domingo que só duram 1h.

  • Alan

    Alguém saberia informar qual o meio mais barato (e quanto custa)de se chegar a viracopos do centro de são Paulo?

    • Fernanda

      ônibus da azul, gratuito. Vai de Viracopos ao terminal tietê.

    • re178

      Eu conheço um ônibus (não me lembro o nome da empresa) que sai do Tiête direto para Viracopos, que custa R$18,00 se eu não me engano.

      • Icaro

        E um ônibus da vb, também da pra usar o ônibus da viação lira (sai de congonhas)laté o centro de campinas e pegar outro ônibus até vcp que passa de 15 em 15 min também da viação lira

    • Carlos Alberto

      Se não for viajar de Azul, o mais barato é o ônibus da VB Transportes (LiraBus, antiga Caprioli), que sai do Terminal Tietê para Viracopos, direto. A freqüência é quase de hora em hora e o valor R$23,90.
      Podes ver a grade de horários detalhada aqui: http://goo.gl/mt7Hpj

  • Felipe Souza

    A gol podia adquirir alguns boeings 787 pra fazer essas rotas internacionais porque voar de 737 até os estados unidos deve ser muito desconfortável.

    • Bruno

      Eu peguei esse vôo da Gol, assim como o da COPA e posso falar: muito melhores do que um 767 ou 777 entulhado de tanta gente…. O único problema, como já dissera acima, no caso da GOL é o preço ABSURDO das taxas de embarque da República Dominicana….

  • A Gol "pegou" a VARIG e olhem o registro de aeronaves. 767 passou "pelas mãos" http://www.airfleets.net/ficheapp/plane-b767-2704

  • Moro em Campinas mas não vou de GOL para os Estados Unidos de maneira alguma. Aviões velhos, mal conservados e com disposição péssima. Fora essa parada em Santo Domingo! Prefiro pegar o famoso Lira para Guarulhos e ir direto com Delta ou United.

    • Também moro em Campinas e prefiro o Lira a viajar de GOL para os EUA. Mas a frota da gol é relativamente nova, e a Delta é famosa por ter uma das frotas mais velhas dos EUA. na própria wikipedia você encontra: "Delta has decided that its best path to profitability is a strategy that utilizes older aircraft, and Delta has created a very extensive MRO (maintenance, repair and overhaul) organization, called TechOps, to support them. As of February 2014, the average age of a Delta airliner is 17 years"

    • Viajante

      vai sim! vc quer pagar barato.
      quer voar de firs class? e ainda vai la comprar na cvc em 24x no cheque do vizinho.

  • Gustavo

    Gol e Viracopos se merecem: uma rodoviária com pista de pouso para receber ônibus com asas.

    • CARLOS SEGUNDO

      Adorei Gustavo, muito bom !

  • Rafael

    antes disso poderiam arrumar um aviao que nao precisasse fazer esse pinga-pinga no meio do caminho…..

  • Aparecida Bessa

    Deus me livre viajar de GOL. Aeronave suja, comida para porco, banheiro fedido. Eles deviam ter vergonha!! Mandei um e-mail para o SAC. E a resposta? Estamos encaminhando seu e-mail.

  • jorge moraes

    Nós sabemos que a Gol é avessa à ter concorrentes. Por isso mesmo, deixou de voar para Santiago, Lima e Bogotá por exemplo. Agora pra ela concorrer com grandes como Tam e AA voando direto para GRU-Mia com B777 de última geração e ela com nanicos B737, só voando de um aeroporto secundário e com poucas pretensões internacionais como VCP. Ela operado sozinha de VCP, talvez consiga colocar uns 50% de ocupação. Mesmo assim , só se o preço estiver muito baixo. Tô pagando pra ver.

  • Rafael

    A Gol só está se antecipado, e sabe que terá muita concorrência. Eu sou de Campinas e prefiro realmente ir a São Paulo do que viajar nesses desconfortáveis aviões da GOL, mas assim que outras cias chegarem, espero que seja rápido, Guarulhos vai sentir o choque. Uma pesquisa encomendada por Viracopos constatou que (acho que 40% não me lembro exatamente) dos passageiros que voam de GRU para USA é da região de Campinas e Sul de minas. (4 milhões de habitantes)
    A ampliação do aeroporto e estes novos voos terão muita demanda.
    Agora o Sr. Gustavo, vulgo ignorante dizer que Viracopos é uma rodoviária com pista de pouso, é ridículo, típica pessoa se conhecimento algum do que fala. Eu nunca omito opinião do que não conheço. Viracopos é o maior centro de carga aérea na América do Sul. As obras do aeroporto o transformarão no maior e mais moderno aeroporto da América Latina, preparado para receber 80 milhões de passageiros por ano (na última etapa de construção) e será o único do Brasil a ter três pistas de pouso. A primeira etapa do projeto já está em fase final, que é construção de um novo terminal para 14 milhões de passageiros por ano que será entregue neste mês de maio.
    As pessoas precisam ser informar mais, só vejo gente escrevendo pelos cotovelos com o famoso "achismo" assim como o Jorge Moraes, você acha mesmo que privatizariam Viracopos sem grandes pretensões internacionais?

    Enfim, a Gol só está se antecipando…

    • jorge moraes

      Rafael, vc é super mal informado. Vão entregar apenas parcialmente o novo terminal de VCP em maio. Pra seu governo, a Invepar não descartou a terceira pista de GRU. VCP com 80 milhões de pax, é uma utopia dos antigos burocratas da InfraZero. Viracopos perde mesmo em carga pra GRU. Se não acredita , veja as estatísticas no site da Infrazero. VCP sempre foi e sempre será, um mero aeroporto secundário, nada mais. Falo em cima de fatos e não de achismo.

      • Leonardo Pereira

        Fatos? Viracopos possui área para expansão e vai sim ter 3 pistas como consta no edital de concessão (não houve privatização), mas ela será construída apenas quando a demanda ultrapassar determinados valores, e acredite, irá chegar em tais valores. O terminal não será entregue parcialmente, ele será entregue totalmente, mas as companhias decidiram não mudar para o terminal antes da copa por temer problemas com os novos procedimentos. Guarulhos não tem como crescer em movimentação, já está no limite. E Viracopos foi eleito o melhor aeroporto no fim do ano passado pelo relatório de Desempenho Nacional em Aeroportos, isso considerando que o atual terminal de passageiros será totalmente abandonado esse ano, dando lugar a um novinho. Outro fato, Viracopos é o aeroporto mais eficiente para movimentação de cargas, Guarulhos possui uma movimentação em exportação maior pela quantidade de voos que opera, e Campinas possui a maior movimentação de importação, a diferença é que Viracopos pode crescer, há um pólo industrial dentro do aeroporto e espaço não falta. A interiorização industrial faz da região, um dos maiores hubs rodoviários do estado, um local estratégico para as indústrias do interior que já ultrapassaram as da região metropolitana de São Paulo. Viracopos é o aeroporto com o maior número de voos diretos para cidades brasileiras. Enquanto GRU vai ter apenas um terminal novo destinado a voos internacionais, deixando os voos domésticos com a mesma estrutura atual, VCP vai receber os mais modernos equipamentos de operação, desde o melhor sistema de movimentação de bagagens atualmente existente no mundo, um sistema de identificação por câmeras, estação de tratamento de esgoto própria, modelo aeroporto-indústria… agora, se você acha que VCP não será um forte aeroporto na região, desculpe, mas você está meramente jogando um achismo incapaz de observar o que acontece em ambos os aeroportos.

      • Leonardo Dainese

        Rafael e Jorge, realmente Guarulhos movimenta mais carga que Viracopos. Viracopos recebe mais cargueiros internacionais. Fato este que não nos interessa em nada rsrsrsr, Voltando para passageiros, o fato é que tirando os moradores da Grande SP e Baixada Santista, todo o interior de SP e arredores de Minas Gerais embarcam com mais comodidade em VCP. Apesar do bairrismo do Jorge Moraes, o trânsito da Capital não é dos mais agradáveis. Concordo que Viracopos não tem nada. Quase não tem loja ou praça de alimentação, mas para isso vou em shopping center. Vou no aeroporto pra embarcar no meu voo de forma mais eficiente possível, e nisto Viracopos é bem melhor. E isso é "fato e não achismo". Só ver as pesquisas…

  • Ótima notícia, só espero que os preços sejam acessíveis e não os absurdos cobrado pela GOL em VCP!

  • Com a inauguração do novo terminal em VCP, devemos ver mais voos internacionais, estou esperando começar a aparecer essas companhias, pois em setembro viajo para Orlando, e para mim é muito mais comodo partir de VCP do que GRU, ainda mais que iremos viajar em 7 adultos e uma criança, ja da para economizar no estacionamento e deslocamento de Piracicaba a São Paulo. Continuo aguardando.

  • Vanessa

    Olá Denis, em geral quanto tempo a Anac tem para responder o pedido? Qual chance de termos a AA. tbm por aqui para agosto?

  • Eduardo

    Alguem já pegou esse voo e tem relatos??