GOL e Qatar Airways fecham acordo de compartilhamento de voos

Leonardo Marques 10 · janeiro · 2011

Na semana passada, a GOL e a Qatar Airways fecharam um acordo para compartilhamento de voos. Este permite que a Qatar atenda 48 destinos no Brasil, além de São Paulo. As duas empresas já estudam também um acordo que permita aos clientes Smiles acumular milhas quando voarem na Qatar e emitir passagens na Qatar utilizando milhas Smiles.

Esses acordos não entram em vigor rapidamente, pois dependem de aprovação da Anac e do Cade, alémde ajustes nos sistemas das companhias aéreas envolvidas. Normalmente isso leva uns 6 meses. Após a entrada em vigor será possível voar na Qatar de/para as seguinte cidades brasileiras: Aracaju, Bauru, Belém, Brasília, Boa Vista, Cuiabá, Campo Grande, Chapecó, Belo Horizonte (Confins), Campinas, Campina Grande, Curitiba, Caxias do Sul, Cruzeiro do Sul, Fernando de Noronha, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro (aeroportos do Galeão e Santos Dumont), Goiânia, Foz do Iguaçu, Imperatriz, Ilhéus, Juazeiro do Norte, Joinville, João Pessoa, Londrina, Marabá, Manaus, Macapá, Maceió, Maringá, Natal, Navegantes, Palmas, Petrolina, Porto Alegre, Porto Seguro, Porto Velho, Presidente Prudente, Rio Branco, Recife, São Luís, Salvador, Santarém, Teresina, Uberlândia e Vitória.

A Qatar é uma das melhores empresas aéreas do mundo e voa para dezenas de países.

O outro acordo de compartilhamento de milhas deve demorar um pouco mais, mas é bem provável que que seja feito. A GOL tem feito acordos semelhantes com várias empresas exatamente dessa forma.

Assim que esses acordos entrarem em vigor, iremos avisar aqui no Melhores Destinos.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Edton

    Se não posso voar pro Qatar pela Qatar, posso fazer vôos doméstico pela mesma. 😀

    • Leonardo Marques

      Mas os voos domésticos serão pela GOL.

      • Edton

        Não entendi. Eu posso fazer vôos domésticos pela Gol, acumular Smiles e poder optar por emitir o bilhete entre a Gol ou a Qatar?

        • Leonardo Marques

          Sim… se fizerem o segundo acordo será isso mesmo. o primeiro você pode voar Goiânia – Dubai pela Qatar, sendo que o trecho doméstico será feito pela GOL.

        • Carolnl

          Edton,

          até esse acordo, você só conseguiria comprar passagens pela Qatar saindo de Guarulhos. Ou seja, se você morar em Brasília, teria que comprar os trechos BSB-GRU e GRU-Catar separadamente – e o trecho doméstico teria apenas a franquia de bagagem doméstica.

          Com o acordo você pode comprar BSB-Catar, com conexão em Guarulhos, digamos. E daí, o trecho BSB-GRU será feito pela GOL, mas você mantém a franquia de bagagem internacional, mesmo no trecho doméstico. Por isso é tão importante que as empresas façam mais acordos deste tipo – para permitir aos passageiros de todos os estados chegar a mais destinos no exterior, sem terem que comprar todos os trechos separadamente.

          • Edton

            Entendi, obrigado pela explicação, Carol.

  • Carolnl

    Interessante mesmo!

    Tomara que depois da entrada em vigor desse acordo a Qatar faça outra super promoção como a do ano passado 🙂

    • Danillo

      Simmmmmmmmmmmm seria perfeito!!! mas acho pouco provavel!!

    • Rodrigo Souza

      Amem!!! Tomara que tenha outra promo como a do ano passado sim…

  • Puxa que bacana, espero que com isso os preços das concorrentes baixem um pouco… além das promoções mais frequentemente ^^

  • Igor

    Por exemplo como a Air France tem com a GOL ?

    Outro dia vi no site da Infreaero um vôo Floripa – Galeão realizado por AIR FRANCE.

    Na verdade era um vôo GOL, porque isso ?

    • Leonardo Marques

      Isso mesmo, era um voo da GOL, mas ele opera também com o código da Airfrance. Isso serve para você despachar as suas bagagens em Porto Alegre e pegar em Paris 🙂 O mesmo voo opera com código da gol e da airfrance.

      • Igor

        Interessante, valeu!

  • Rai

    será interessante para vôos como a Austrália por exemplo já que não tem tanta opção assim.

  • Caio

    Alguem sabe em que pé anda o acordo Smiles e o programa da Iberia?

  • agora é rezar pra outra promoção da Qatar que nem a do ano passado!!

  • Kelly

    Que promoção do ano passado é esta da Qatar??

  • Thomas H

    Acho que o acordo de compartilhamento de milhas está valendo, pois no site Smiles há a possibilidade de solicitar milhas de voos passados (até 6 meses) de cias. parceiras, e a Qatar está incluída.