GOL aumenta valor de passagens internacionais no Smiles sem aviso e irrita clientes

Denis Carvalho 29 · maio · 2013

Sem nenhuma explicação ou mesmo aviso prévio, a GOL aumentou hoje em cerca de 30% o número de milhas necessárias para voar em companhias parceiras para a Europa e Estados Unidos. Os trechos na classe econômica, que eram encontrados por 25 mil pontos na Delta agora estão sendo emitidos 32.500. Para a Europa, os bilhetes passarem de 35 mil para 45 mil. Questionada pelo Melhores Destinos sobre a razão do aumento e a falta de aviso anterior, a GOL afirmou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

“O Smiles, de forma sorrateira, aumentou a quantidade de milhas necessárias para viagens internacionais! O trecho Curitiba – Amsterdam, que sempre foi 35 mil milhas na econômica e 52 mil na executiva, aumentou para 47.250 na econômica e 70 mil na executiva! Aumento de 35% na quantidade de milhas necessárias, sem avisar nada!”, lamentou o leitor Peter Van Der Meer, o primeiro a denunciar a mudança no início da tarde. ele destacou que no regulamento do programa ainda constam os valores antigos, bem como a tabela anterior e questionou a legalidade do aumento.

Também o leitor Luiz Godinho destacou o aumento nos valores, sem aviso por parte da companhia: “Europa de econômica era 35.000, agora está aparecendo 47.500. Ásia estava por 75.000 até o último fim de semana, agora está aparecendo 97.500”, lamentou, em referência aos voos com a Qatar Airways.

smiles

A constatação de muitos outros leitores somada ao silêncio da GOL deixa claro que a companhia realmente praticou esse ato lamentável e desvalorizou as milhas de seus clientes sem nenhum aviso prévio. Resta saber se a companhia vai voltar atrás após a alta temporada das férias de julho ou se a nova tabela vai permanecer, para desgosto ainda maior dos clientes.

Com a palavra, a GOL!

Com dica dos leitores Peter Van De Meer, Christian Schneidere, João Goldmeier, Luiz Godinho, Thiago dos Santos, JFaria, Milton Lucio Cortes, além de muitos leitores via Twitter e Facebook.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Jeff Nowly

    Se arrependimento matasse… Maldita hora que transferi os meus 100 mil pontos para o Smiles e nao para o Tam Fidelidade!

    • Helenna

      Infelizmente ficamos reféns desse povo. Com a saída da TAM da star alliance, o número de vôos ficou muito restrito, basicamente agora são só aqueles que a própria TAM opera. Então ainda com esses valores absurdos (de milhas e de passagens), a Gol ainda é a melhor opção. Hoje verifiquei o valor de um trecho São Paulo – São Francisco e pelo menos 4 companhias estão com valores entre 1500 e 1800 dólares. Já a Gol está cobrando 2100 dólares pelo mesmo trecho, na mesma época. É um absurdo!

  • Rafael Stacheti

    Soma-se a isso a lamentável alteração do Sempre Presente do Itau, que era 1 pra 1 e agora 1,25 pra 1. Cada vez mais difícil resgatar passagens…

    • Emanuella Silveira M

      Olha minha mãe fez um escandalo lá no Itau e trocou 1 por 1. Trocou umas 80 mil milhas. e comprou passagens para os EUA por 25 mil o trecho para ela e para o meu pai. Devem ter sido uns dos ultimos.

  • Leandro Neves

    Lamentavelmente a GOL está aos poucos se tornando uma companhia aérea ditatorial!

    Não há pesquisa de satisfação do cliente com relação aos serviços prestados; reclamações são siquer levadas em conta; voos como para Santiago, que sempre iriam com market share elevado, e foram cancelados de forma discricionária; ter OS PIORES SERVIÇOS dentre as companhias aéreas nacionais, e mais agora esse aumento absurdo na quantidade de milhas, levam a crer que realmente a empresa está pouco importando no que os clientes pensam, ou desejam!

    Lamentavelmente…

    Leandro Neves.

    SMILES Diamante…

  • Fernando Júni

    O mercado de milhas só piorou nos últimos dos 2 anos. Se considerar de 2011 para agora, acho que o custo das milhas e mais das passagens com milhas deve ter subido uns 400%. Eu lembro que há dois anos era fácil emitir passagem para America do Sul com 10.000 milhas e era fácil conseguir essas milhas com pagamento de contas. Hoje em dia, além de até dentro do Brasil ser difícil achar voos com 10.000 milhas, o custo das milhas subiu dramaticamente. Todos os bancos pioraram seus programas de fidelidade e todas as companhias aumentaram seus preços. Será que não está na hora de abrir o mercado para a concorrência internacional? Chega de proteger GOL, Tam e Azul que nada trazem de positivo para o Brasil. Tudo que eles querem e imploram e por concorrência para voltar a respeitar o consumidor brasileiro.

    • Thiago Castro

      Espero que um dia isso aconteça (abertura do mercado aéreo brasileiro). Essas cias nacionais só servem pra ferrar a gente!

  • David Pitombeira

    Hoje consultei o SkyMiles da Delta para emitir passagens e a quantidade de milhas necessárias é a mesma que passou a vigorar na Gol/Smiles. Acho que deve ser algo sincronizado entre as cias, para o nosso desânimo.

    Tanto Gol como Tam detonaram seus programas de "fidelidade", induzindo-nos a infidelidade. Voei muito a trabalho de Tam e Gol, muitas vezes escolhendo os voos só por causa das milhas, mas hoje tanto faz, está cada vez mais difícil com qualquer uma das duas usar as milhas mesmo, que nem perco mais o tempo olhando para isso.

  • Dalcione Rossato

    Que porcaria isso!

    E como fica as pessoas que estão juntando as milhas para adquirir o bilhete Smiles? E pior ainda quem já tinha milhas certas e só não adquiriu pela dificuldade em achar disponibilidade de voo.

    • Thiago Castro

      Fica na mão e sem nem uma nota da cia. RIDÍCULO!!!

    • Maicon Falavigna

      Quanto juntar 32.000 milhas, eles aumentam o valor do trecho para 50.000 😉

  • Bruno Gomes

    Lamentável! Apostei no Smiles e sempre dei preferencia em viajar pela Gol para acumular milhas, fiz até o cartão Smiles do BB, mas já estou que não vale mais a pena continuar com ele. Já estava completando as milhas para a minha viajem de lua de mel, mas agora com essas mudanças terei que pagar um trecho do bolso.

    • Thiago Castro

      Tb tenho esse cartão, pago contas com ele pagando juros e acho q não vale mais a pena. Vou pensar bastante pra ver se continuo com isso ou esqueço esse lance de milhas de uma vez!!!

  • Gabriel Borgo

    Sempre achei a Gol a pior companhia. Já no começo com lanches meia boca, e justificando que era pra diminuir o custo das passagens, que sempre era semelhante ao da Tam, nos trechos que eu fazia. Junte a isso o fato de o site da Smiles ser simplesmente uma porcaria. Parece até que é mal feito por querer. Super lento, quedas constantes, mensagens de erro do nada. Não me impressiona nem um pouco esse tipo de atitude. Dá pra ver que é uma empresa que não liga pros clientes. Poderiam muito bem fazer um aviso, como o da Tam há uns tempos, que também aumentou a milhagem, mas pelo menos teve a coragem de vir a público anunciar.

    • Raoni Bosquilia

      Estou com vc, cara!! Sempre achei a Gol a pior de todas! Sucatas aéreas, serviço ridículo a bordo, pilotos fazendo manobras bruscas sem ligarem para o bem estar dos passageiros apenas para economizar combustível!!!

      Pago até mais caro nas outras mas não viajo mais de GOL!

    • Thiago Castro

      A GOL é um lixo, mas eu sempre acumulei milhas pensando na AA (quando tinha o acordo), Delta e Airfrance/KLM. E nesse quesito, o Smiles era uma opção melhor que o Fidelidade (na minha opinião).

      • Raoni Bosquilia

        Realmente, as milhas Smiles acabavam sendo uma boa opção para as parceiras! Mas agora aumentando assim o preço sem avisar, cortando relações com a AA, o Smiles está seguindo o que a sua criadora é: um LIXO!

  • Thiago Castro

    "Questionada pelo Melhores Destinos sobre a razão do aumento e a falta de aviso anterior, a GOL afirmou que não vai se pronunciar sobre o assunto."

    Só pode ser brincadeira de mau gosto! Ainda que não concorde com esse aumento, acho que qqer empresa tem o direito de alterar as condições dos serviços que oferece. Mas não avisar com antecedência e, pior, não se manifestar quando perguntado é de uma vilania sem tamanho!!!!!

    Me sinto um idiota em me esforçar por acumular milhas. Acho q vou seguir o exemplo de pessoas que já comentaram aqui pelo MD e só viajar depois de pesquisar as promoções e deixar esse lance de milhas pra lá!!!! Só serve pra gente se estressar!!

  • Maicon Falavigna

    Uma grande verdade é que a legislação é muito fraca em relação a programas de milhagem e seus benefícios aos associados. Parece que as companhias fazem o que querem em relação aos programas: mudam critérios de acúmulo e resgate de milhas (mutilaram o smiles any day), fecham salas VIPs, etc. E agora que o Smiles fez abertura de capital, espero ainda mais mudanças negativas no programa.

    Bem, fica a impressão de que as milhas são uma cortesia ao cliente, quando que em muitos casos (ao menos no meu) é um fator importante na escolha por passagens e serviços (ex cartão de crédito).

  • Emanuella Silveira M

    me considero uma felizarda, comprei pela tam para viajar em outubro Floripa -Madrid por 60 mil milhas. acho que é quase um milagre

    • Roberto Cohen

      É UM MILAGRE. Tentamos de todas as maneiras e datas comprar de Porto Alegre para Europa e…

      Nada!

  • Marcia

    Posso ser a única de opinião contrária, mas a quantidade de milhas que a Gol fazia no Smiles era uma vergonha. Totalmente fora do padrão até mesmo das companhias parceiras. O que gera uma enorme quantidade de reclamações nessas companhias. Aí é engraçado; quando era vergonhasamente baixo o número de milhas, pessoal esculachava Delta, KLM, etc, porque pediam muitas milhas em seus próprios programas. Agora estão esculachando a Gol. Desculpa, mas não vai rolar passagem de graça eternamente…

    • Joao Goldmeier

      Márcia, me desculpe mas não existe um padrão de milhas para cada trecho. E o aumento não vai mudar em nada o tratamento das aéreas parceiras, que com certeza não estavam perdendo dinheiro nenhum com a tabela anterior (nem a Smiles).

      Outra coisa: se você acha que milha é de graça está muito enganada (caso contrário as passagens promocionais pontuariam normalmente, certo?). E o custo das milhas ganhas no cartão de crédito você paga em tarifas e taxas ao logo do relacionamento (afinal o banco tem que pagar pelas milhas que compra das aéreas).

      Ainda que a Smiles (que agora é uma cia indpendente da gol) tivesse a intenção de alterar a tabela, deveria fazê-lo de forma transparente, avisando os consumidores e dando um prazo para que seus clientes pudessem fazer suas escolhas.

      Imagina quem trocou as milhas do cartão e estava esperando cai na conta do smiles para emitir as passagens.

      Acho que temos que lamentar sim a decisão e repudiar a forma como foi feita.

      • Marcia

        O consumidor pode até encarar as milhas como algo não de graça, mas não podemos esquecer que, por exemplos, gastos nos cartões de crédito ocorrem porque, geralmente, compramos alguma coisa. Essa coisa foi entregue/usada. Pontos são um plus.

        E não conheço NENHUMA empresa no mundo que anuncia com antecedência mudanças em quantidades de milhas. Isso simplesmente não existe. Pelo menos não me recordo. E trabalho na área há anos. Pedir que a Gol faça diferente é meio surreal. E a quantidade de milhas continua bem razoável.

        • Marcel Senas

          A Tam divulgou a nova tabela com vários meses de antecedência.

    • Gentil Meireles

      Neste ponto de vista, a Multiplus/Fidelidade está doando passagens da TAM, pois são vistos valores como 20.000 para os EUA. Da mesma forma a AmericanAirlines. Porém, o ato da Smiles, em catapultar o montante da econômica, para classe executiva, é notória violação aos direitos dos FIDELIZADOS, além de imoral a falta de informação antecipada. E só fazem isso devido ao grande número de passageiros indo para o exterior, e preferindo, logicamente, as cias parceiras.

    • Jeff Nowly

      Marcia, você trabalha na GOL? Está defendendo demais pro meu gosto! Seria no mínimo transparência com o consumidor avisar antes sobre a mudança como fez a Tam. Quem disse que as outras aéreas no mundo não avisam sobre mudanças?? Você tem provas concretas disto? Prove! Tenho o AA advantage e o Skymiles e sou avisado de tudo por e-mail. Esse Smiles tem que falir. Se todo mundo parar de transferir pontuação para esse programa de vergonha quero ver se eles não melhoram rapidinho. Agora só irei transferir para o AA Advantage. Esquecerei os nacionais de vez!! Por pouco nao emiti passagem para NY na sexta passada, simulei as datas e tudo. Como não o fiz, me predudiquei. Esquece de planejar viagem. Muito revoltado!! Vou detonar a Gol em todas as redes sociais, orgãos do consumidor, eles que me aguardem!

  • Hugo Balieiro

    Que falta de respeito com os cliente smiles, acabei de transferir meu pontos do itau 1:1, pensei que teria uma vantagem e me ferrei, agora não posso passar para outro programa de fidelidade que me de maiores opções e vantagens. #putasacanagem essa é a verdade

    • Hugo Balieiro

      a cia Smiles aproveitou a grande demanda que o Itau enviou para eles, para pegar o consumidor desprevenido e faturar em cima, agora nós não temos como solicitar os pontos de volta para o cartão do banco. medíocre a postura smiles…

      • Jeff Nowly

        Hugo realmente é lamentável. Aproveitaram a abertura de capital na Bovespa agora em abril para angariar muitos clientes e apareçer com um belo balanço para os investidores e enganar os clientes do Itaú. Reflexo de um país onde tudo se pode para os grandes.

  • Rodrigo Mangualde Am

    Cade a Promotoria de defesa do consumidor ,isso e aumento abusivo ,pois estamos pagando por isso ,acham que somos otarios.

  • Arthur Riani

    Essa Gol realmente nao vale nada! Primeiro, incentiva pilotos a fazer procedimentos arriscados para ganhar bônus por economizar combustível, e, agora, me vem com essa?! Temos que boicotar essa sanha por lucro dessa empresa, que só vem prejudicando seus clientes!

  • Gentil Meireles

    É o início do fim de mais uma empresa aérea brasileira!!! Quem paga a conta são os consumidores, que acumulam milhas por anos, para conseguir a sonhada viagem, e quando acreditam que estão acumulando o suficiente, são surpreendidos por tal situação lamentável.

  • Juan

    Galera, acho que a GOL simplesmente seguiu o movimento da TAM. A partir de sábado, começam a valer as novas tabelas da TAM e algumas pontuações aumentarão mais de 100%. Acho que as duas empresas estão concorrendo o título do pior programa de milhagem!

  • Marcelo Henrique

    Vocês estão falando em viagens para Europa e EUA, mas o que dizer de um trecho Punta Cana – Brasília por 40.000 ????

    Gente, isso é um absurdo!!!!!

    Em Fevereiro, este mesmo trecho era de 15.000 milhas, e eu marquei bobeira e não comprei, agora me ferrei, e minha chance é que o Lifemiles faça uma promoção decente para eu voltar pro Brasil…

  • Jullyana

    A Gol está cavando sua própria cova.

    Um absurdo aumentar o valor das milhas. Tenho o cartão smiles a 3 anos, e estou pensando seriamente em cancelar. O que adianta comprar e comprar com o cartão deles, com a promessa de vantagens para o cliente sendo que eles pensam apenas no próprio lucro.

    Uma empresa que por esse único motivo mantinha tantos clientes, ja era!

    Triste realidade.

    • Jeff Nowly

      Concordo Jullyana, está cavando a própria cova. Pra mim já está enterrada. Alguém quer comprar 100 mil milhas?

  • Thiago Castro

    Lamentável vc achar normal a atitude e o silêncio da GOL…

  • Thiago Castro

    Vc tem todo o direito de ter sua opinião e de expô-la, mas ela é lamentável. Achar que não precisa avisar o cliente com antecedência (pois isso é surreal) é incrível!!!! Só pode ser o Constantinos falando…

  • Thiago Castro

    Mas podia avisar, não podia??

  • Marcio Ederson

    Infelizmente ainda tenho que trasferir milhas para um dos dois, pois no meu trabalho faço viagens compradas pela empresa sempre nas duas companias, tam e gol. Então vale mais a pena concentrar os pontos nessas duas. Agora tenho pontos do cartão de credito para transferir, e os dois programas mudaram as regras.

    Então pergunto agora ao pessoal com mais experiencia, qual dos dois programas entre tam e gol é menos pior para passar as milhas do cartão, pensando em resgatar uma passagem para europa em 1 ou 2 anos a frente?

    • Jorge Panayotis Dama

      Deixa para transferir às vesperas de usar ou perto de vencer, na epoca verifica quak o programa dá melhores condições.

  • Pedro Mendes

    Essas mudanças só me fazem querer cada vez mais que o LifeMiles seja incorporado logo à Avianca Brasil. Mesmo com as mudanças recentes do LifeMiles, é sem dúvida um dos melhores programas de milhagens que existe!

    • Mauricio Lima

      Espero ansiosamente por esse dia.

  • Derossi Mariz

    Como já foi dito aqui no MD. Cada dia vai ficar mais difícil viajar com milhas. Talvez o começo do fim da milhas? Tudo tem começo, meio e fim.

    • Rogerio Timoni

      So se for aqui no Brasil, porque com mimnhas milhas de companhias aereas de fora viajo sempre e sem problemas.

  • Roberto Diez

    Essa mudança de regulamento é ilegal e é uma afronta aos participantes do programa. As regras só poderiam ser alteradas para as milhas transferidas após a alteração do regulamento e com aviso prévio. É um desrespeito com o cliente! Vou denunciar ao MP e entrarei com uma ação judicial requerendo que as milhas transferidas antes da mudança não sejam desvalorizadas em 30%. Sugiro que quem esteja se sentindo lesado procure também o judiciário , que com certeza irá reparar essa alteração unilateral do contrato e punir a GOL/ SMILES.

    • Ana Carla Carvalho

      Boa idéia, Roberto!!

    • Michael

      2

    • Roberto Diez

      Inadmissibilidade de alteração unilateral do contrato sem a prévia e adequada informação ao consumidor.

    • Roberto Diez

      O artigo 8.2. do regulamento do programa SMILES diz: Alteração e Gestão do Programa – A Smiles poderá alterar este Regulamento, a qualquer tempo, mediante prévia comunicação ao Participante e publicação do conteúdo do Regulamento no site http://www.smiles.com.br.

      Pergunta-se: alguém aqui foi previamente comunicado desta alteração???

      Alteração unilateral do programa pela GOL. Hipótese em que o participante não foi prévia e devidamente informado acerca desta unilateral alteração. Oferta que vincula o fornecedor nos exatos termos em que proposta. Inadmissibilidade de alteração unilateral do contrato sem a prévia e adequada informação ao consumidor.

      Em se cuidando de relação de consumo, deve-se consignar que 'a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços' e a 'proteção contra a publicidade enganosa', que é proibida de modo expresso, constituem alguns dos básicos direitos do consumidor (art. 6°, III, IV, e art. 37), de tal sorte que o princípio básico norteador da formação dos contratos entre consumidores e fornecedores é o instituído pelo art. 4º, caput, do CDC, qual seja, o da transparência, esta entendida como a informação sobre os temas relevantes da futura relação contratual. Eis porque institui o CDC um novo e amplo dever para o fornecedor, o dever de informar ao consumidor não só sobre as características do produto ou serviço, como também sobre o conteúdo do contrato.

  • Gabriel Tadeu

    O pior é que o aumento do valor não implicou em aumento da oferta. Tive a sorte de emitir no domingo um trecho com eles por 35k ainda para a Europa e fiquei observando vôos disponíveis para uma outra viagem. Os valores sumiram mas o número de assentos/vôos continuou o mesmo.

  • ÁLVARO

    Pessoal, entrem no site da GOL e façam a reclamação desse aumento absurdo, (através do envio de e-mail). A força dos consumidores pode fazer com que a empresa GOL/SMILES reveja suas atitudes e trate com respeito seus clientes!

    • Joao Batista

      Já fiz minha reclamação. Agora vou esperar uma resposta para depois buscar meus direitos. Todos façam isso também.

  • Rogerio Timoni

    Gente, vamos nos acostumar. Vivemos no Brasil, pais da impunidade e desrrespeito com o proximo. Isso esta ocorrendo porque a empresa muito mau administrada esta dando prejuisos. Tomemos como exemplo companhias serias como a AA, United, Emirates, ou ate mesmo menores que fazem promocoes de milhas a seus clientes. Sugiro que passemos a nos associar a empresas como essas e desfrutar de viagens mais confortaveis e seguras. Imagine se eu pagaria 70.000 milhas para voar 737 para Miami, com escala, socado uma cadeirinha de bebe, comendo barrinha de cereal se posso voar 777 com espaco, comendo melhor por 40.000. Fica aqui minha sugestao: parem de usar Smiles.

    • Mauricio Benedito Pe

      Verdade!

    • Marcel Senas

      Pelo contrário, não vamos nos acostumar, o consumidor tem o poder nas mãos, se o programa de fidelidade não lhe agrada procure uma opção melhor, a resposta do KM de vantagens nessa semana é prova de como a concorrência e a demanda de consumidores para a concorrência, faz com que as empresas se mexam, sem contar que não é tão fácil para todos acumularem pontos em empresas estrangeiras, além disso a parceria com a delta, Air France e demais Cias permite você voar para o Exterior em aviões melhores que os 737 da gol.

      Eu realmente espero que essa nova pontuação para empresas parceiras seja temporária, e que tenhamos de volta os 25000 para os EUA que usei várias vezes no passado com a AA e estava usando atualmente com sucesso com a Delta, é esperar para ver.

      • Michael

        Sou cliente Smiles a 3 anos e só agora ia voar internacionalmente pelo programa. Apesar de que voei Delta mês passado por uma promo e achei horrível.

  • Agilson Valle

    Lamentavel! Mas com certeza terao que horar o que esta escrito no regulamento. Esse tem valor legal!

    De qualquer maneira ja faz algum tempo que nao consigo fazer reservas com milhas Smiles em companhias parceiras, sempre mostra indisponibilidade de lugares.

  • Dênis Colli

    Tenho 40k no Smiles e posso dizer que esta muito dificil de conseguir achar trechos em empresas parceiras a partir do Brasil ou ate mesmo para voar dentro dos Eua, Canada e Europa…

    E nos trechos da GOL desde o ano passado não encontro trechos com o minimo de milhas

  • Vinicíus Nune

    Cara como você conseguiu tantas milhas? Pena mesmo

    Pq o multiplus esta com uma baixa pontuação necessária para vários trechos até junho, quando muda algumas coisas no multiplus

  • Vinicíus Nune

    Acho que passou da hora da Delta tomar controle da gol!

  • Marcio

    Qual vale mais a pena transferir pontos do cartão, tam ou gol? eu só tenho as duas opções, e queria ir pra europa.

  • André Ara&uac

    Segundo a sua linha de raciocínio, você deve ter achado normal o Smiles ter feito uma promoção nos meses de março e abril oferecendo 10% a mais de milhas para quem transferisse pontos do cartão de crédito e agora "tirar" mais de 30% das milhas destas mesmas pessoas…

    • Stanley Porfí

      Ótima análise André! Desrespeito claro e palpável!!

  • Joao Batista

    DICA: Esquecer todos esses “Programas de Infidelidade” dessas Cias Aéreas e possuir um bom Cartão de Crédito que possa emitir diretamente passagens em qualquer Cia. Dessa forma, não ficamos “presos” a nenhum programa de milhas que agem dessa forma com seus clientes. É assim que eu sempre viajo, junto os pontos apenas no meu Cartão de Crédito (1 único cartão) e faço a emissão diretamente no site do programa do Cartão de Crédito. E sem contar que é muito mais Simples. Vamos abandonar esses “Programas de Milhagem”.

    • EDEMIR C. SIMONATO

      João Batista

      Boa tarde

      Grande dica. Você poderia, se possivel, informar

      quais cartões disponibilizam a possibilidade de compra

      de passagens com as milhas direto com eles?

      Obrigado

    • Damaris Dias

      Boa noite, João Batista,

      Qual cartão transfere direto prá Cia.Aérea e serve também para a Avianca (internacional)? Obrigada.

  • Marcio Abreu

    Curiosa essa posição da Gol relatada tão claramente acima pela Marcia… Antigamente esse tipo de promoção (milhagem) visava a fidelização, mas pelo visto o objetivo mudou e agora estão mais preocupados em seguir os concorrentes, em detrimento à satisfação dos clientes! Como sou profissional de marketing acho que seria mais coerente a empresa trocar de nome: de "Gol" para "Bola Fora"… Assim combinaria mais com a visão da Gol!

  • Henrique Abreu

    Realmente a GOL só está fazendo GOl Contra, desde os equipamentos de solo, até atendimento de voo e escalas, a coisa está muito feia. As autoridades que se antecipem.

  • Ana Carla Carvalho

    Sempre defendi muito a Gol e gosto muito da companhia – provavelmente sou a única – mas LAMENTÁVEL essa atitude, ainda mais sem qualquer aviso prévio!! É como dizem, milhas boas sao milhas gastas, rsrs…

  • Mauricio Lima

    Há algum tempo não me surpreendo mais com os desmandos do Smiles, mas desta vez foi impressionante!

    Como assim mudar os valores da noite para o dia?

    Ninguém gostou das mudanças do Tam Fidelidade, mas pelo menos foi avisado 5 meses antes.

    Infelizmente moro em Maceió e fico refém de Tam e Gol, mas se morasse em São Paulo ou Rio seria clinte do MileagePlus, que é muito bom.

  • Mauricio Lima

    Você precisa ler mais o Melhores Destinos e ficar mais bem informada.

  • Mauricio Benedito Pe

    Para mim o programa de pontos da gol não tem credibilidade. O ano passado cai numa armadilha destas, pois transferi uma quantidade de pontos para realizar uma viagem e tres dias depois, quando fui resgatar, o preço já era o dobro. Quem confia numa empresa que faz isso???

  • Vívian Andrad

    O Smiles está ridículo mesmo. Cancelaram voos de Santiago, Bogotá e assim vai…O Tam fidelidade, em relação ao EUA já era melhor, 20 mil por trecho, agora então ficou extremamente melhor. Espero que a TAM mantenha esse valor. Não temos mais vantagem nenhuma com esse smiles…Internacional, com esse aumento de pontos, praticamente só resta Buenos Aires, mas como sempre tem promos, nem compensa usar milhas…Estamos roubados com esses programas de INfidelidade…Alguém viu se Caribé continua 15 mil o trecho…

    • Ana Carla Carvalho

      Por enquanto continua sim, mas achei poucas passagens nesse preço para esse ano, já para o ano que vem a oferta ainda ta boa!

      • Rodolpho F.

        Galera, será q tem essa promo na tam pro carnaval no caribe ou é sonhar demais? Já pesquisei diversas vzs e n achei nada a 15 mil pro caribe!!! S.O.S

    • Mauricio Lima

      20 mil por trecho só para emissões até 31/05.

  • Michael

    Temos que escapar da Gol. Esse mês completei 100k de milhas pra viajar, estava verificando as datas disponíveis, e agora????

    Me sinto refém de uma empresa que está falindo, e passando a conta para os clientes que apostaram na empresa. PARABÉNS GOL, tomara que depois de trocar (se trocar) minhas milhas vcs afundem…

  • Jorge Panayotis Dama

    Uma pena, feio, desrespeitoso etc….

    Quanto a ser grátis, sem comentários, quem informa isso só demonstra sua ignorância.

    MMenos mal que tinha COMPRADO passagens de executiva a 105.000 milhas – 10% da promoção de transferência, rio – londres -paris – rio.

    Uma dica os pontos do Santander pondem ser trocados por quase todos os pogramas de fidelidades, até muito pograma ee de fidelidade que ainda está fazendo "doação" de passagens, um deles o victoria da tap.

    Por isso vale a pena ter as opções abertas na hora de transferir os pontos, eu escolhi o santander por isso, tem mais opções de transferência para os programas de fidelidade.

  • fabio passos vilela

    Por que os posts da GOL redem tantos comentários?

  • Pedro Fernandes Neto

    Pessoal, pensem bem ….eu ainda prefiro que aumentem a quantidade de milhas e haja disponibilidade, do que a palhaçada que estava antes, sendo quase impossível emitir qualquer passagem….

    Tenho atualmente 270 mil milhas e simulei agora varias datas para LAX e finalmente existe uma boa disponibilidades.

    Mas de qualquer maneira o SMILES já foi muito melhor, principalmente quando a parceria era com a AA.

    Abraço à todos !

    • Jorge P D

      Pedro

      Bastava ter paciência e verificar com antecedência, que sempre se conseguia a passagem pretendida.

      Eu sempre consegui, e olha que sempre viajo nas ferias.

      Agora vou ter que me adequar, ou seja, ao inves de esperar a liberação dos trechos, promoções do trecho que quero

    • André Ara&uac

      Pedro, a principal reclamação de todos não foi nem com o que foi feito, e sim da forma sorrateira que foi feita… além disso, o aumento na quantidade de milhas e a maior disponibilidade de voos não possuem necessariamente uma relação causa e efeito.

      O Smiles poderia ter feito tudo às claras ("Daqui a três meses vamos aumentar o número de milhas necessárias para a emissão de bilhetes, mas em compensação vamos aumentar a disponibilidade das passagens"), te garanto que a insatisfação seria muito menor.

      • Mauricio Lima

        Concordo. A forma que foi feita é que foi ridícula.

  • Pedro Pozza

    Trabalho para o Ministério Publico.

  • Pedro Pozza

    Além disso, estava ficando muito difícil emitir bilhetes com smiles nas companhias parcerias, em especial para a Europa. Talvez porque o número de milhas era baixo demais.

  • Margareth Pereira El

    Por sorte,li a mensagem do MD e liguei correndo para o Itaú e ainda consegui transferir 39.000 milhas. A atendente queria transferir menos, mas reclamamos e ela ainda transferiu pela regra antiga de 1 para 1. Mas me arrependo porque transferi para o Smiles. Só viajo pela Gol em último caso. Só é low cost em relação aos serviços, os preços são de cia aérea normal. É uma porcaria.

  • Pedro Fernandes Neto

    Agora tá dando esse erro, desde metade da tarde de hoje…

    Detectamos um erro que pode ter ocorrido por um dos seguintes motivos:

    A responsabilidade do usuário 'GUESTCUST' não permite o acesso de visualização 'Login View'.(SBL-DAT-00329)

    É pra acabar, vamos abandonar a Gol e o Smiles…

  • guilherme vargas

    A verdade é que as cias nacionais são as piores do mundo. A GOL em especial! Acabou com a Varig transformando ela na mesma coisa que ela mesma. Acabou com o Smiles, acabou com qualquer respeito pelo cliente. Desconhece o sentido de fidelidade e cobra as taxas mais absurdas! Agora essa de aumentar o valor das passagens via Smiles. A GOL é simplesmente a pior cia aérea que eu conheço e vejo que ela faz força somente pra piorar. Não é por menos que está a beira da falência com resultados negativos ano a ano. Está diante do precipício e vai tomar a decisão "certa": dar um passo a frente (para cair efetivamente). Nada me surpreende em matéria de GOL Linhas Aéreas "Inteligentes" em abusar do cliente.

  • Adriano Marquez Leit

    Concordo com todos. Mas, além de reclamar por aqui, por quê nao ligamos diretamente na Gol (ou entramos em contato via site) e fazemos uma reclamação formal? É mais provável que tenha resultado! Dá trabalho, é chato, mas acho que seria interessante!

  • Amaury

    É isso aí Maicon, é como o cachorro correndo atrás do rabo.

  • MARCOS BUENO LOPES

    Espero que o Itau repense esta mudanca, pois sou cliente Itau ha mais de vinte anos. E estou pensando em trocar pela Caixa Economica Federal. Que tem convercao de 1 para 1.

  • MARCOS BUENO LOPES

    Infelizmente a Gol mudou muito do ano passado para este. Consegui passagem domestica por 3000 milhas no ano passado.

    Mas este ano tenho visto que sempre esta indisponível passagem promocional. Me arrependo ter voado Gol na minha ultima viagem de ferias, pois ganhei poucas milhas. Estou esperançoso que a TAM melhore a partir de Junho.

  • Diogo

    Eu fiz a mesma coisa, consegui transferir as milhas no último dia que aceitavam a cotação 1 por 1 graças ao MD (tive que dizer que vi na internet, pq a atendente queria fazer 1,25 x 1)

    Passei td para o Smiles e ae eles fazem essa mudança!! aff

    Será que esperaram acabar a cotação antiga do Itaú pra fazerem a mudança? Ou é muita teoria da conspiração?

  • Pieter van der Meer

    Hoje a KLM (Air France), parceira Smiles, também anunciou aumento na quantidade de milhas necessárias para passagens-prêmio pelo Flying Blue.

    O trecho Brasil – Europa na econômica passará de 35k para 40k (a partir de…, ou seja, apenas com antecedência e possivelmente poucos lugares). Mesmo assim, está mais barato do que pelo Smiles, onde são necessárias 47.250 milhas para o mesmo trecho.

    Já a executiva terá um aumento maior, passando para 100k por trecho. Neste caso é mais em conta emitir pelo Smiles, que também aumentou, mas para "apenas" 70k.

    Diferente do Smiles, a KLM anunciou as mudanças com antecedência (mesmo que em cima da hora, pois começa a valer amanhã) e ainda possibilita a emissão de bilhetes prêmio pelas regras atuais, mas apenas pela central de atendimento (telefone). Ou seja, quem quer agilidade e fugir da espera no atendimento telefonico, pode emitir pelas regras novas, na internet. Quem quer economizar e tem paciência, emite pelas regras atuais, por telefone.

    O Smiles poderia ter feito algo assim, dando um prazo, mesmo que pequeno, para emitir na milhagem antiga.

    Observação: até hoje ainda constam no regulamento os valores antigos, o que me leva a crer que poderia se exigir a emissão de passagens de acordo com este regulamento, ou não? Talvez um advogado possa responder…

    O que é dificil de entender é a diferença nas milhas necessárias de um programa para o outro, sendo que são parceiros (Smiles X Flying Blue).

    Mas ficou claro que o aumento na quantidade de milhas foi uma ação conjunta e orquestrada de todo o grupo (KLM, Air France, Delta, Smiles), e também da concorrência (TAM). Não deve demorar pra outras empresas e programas de fidelidade fazerem o mesmo. Infelizmente.

  • Fabio Rodrigues

    Isso é ilegal. Conforme já mencionado pelo colega Roberto Diez acima vamos fazer a nossa parte como cidadãos consumidores e denunciar ao Ministério Público, é fácil e rápido. Basta mandar um e-mail ao consumidor@mp.sp.gov.br. Vamos pessoal!! Não vamos deixar barato. Vamos parar de sermos cidadãos passivos e aceitar tudo!! Conforme o regulamento do programa, artigo 8.2. eles não poderiam alterar sem prévio aviso. Estou mandando meu e-mail. Abraços!!

    • Andressa Ely

      Fabio, tb enviei um email para eles! Absurdo, voos "domesticos" aqui nos EUA eram 12,000 milhas cada rota, agora sao 17,500 milhas!

  • Pieter van der Meer

    Só para informar que o site do Smiles voltou.

  • Dalcione Rossato

    Resposta da Gol:

    "Compreendemos a insatisfação, no entanto as regras do Programa Smiles podem sofrer alterações sem aviso prévio. À disposição."

    • Rodolpho F.

      Kkkk

      Chega a ser piada isso…

      Parece favor que a GOL tá nos fazendo

    • Fabio Rodrigues

      Como assim sofrer alteração sem prévio aviso? Então eles infringem o próprio regulamento?

      "8.2. Alteração e Gestão do Programa – A Smiles poderá alterar este Regulamento, a qualquer tempo, mediante prévia comunicação ao Participante e publicação do conteúdo do Regulamento no site http://www.smiles.com.br. O Participante Smiles poderá, a qualquer tempo, cancelar sua participação no Programa Smiles mediante solicitação expressa à Smiles. A gestão do Programa Smiles é realizada de maneira independente e a exclusivo critério da Smiles. O Programa poderá ser, a qualquer momento e a critério da Smiles, suspenso, extinto ou modificado, resguardado o passivo de milhas até então existente, assim como sua gestão poderá ser alterada mediante comunicação prévia aos Participantes e Parceiros Aéreos e não aéreos."

  • Joao Goldmeier

    Marcia,

    É no mínimo esquisito você defender tanto algo que irritou quase a todos os consumidores, mas pior ainda são seus argumentos. Por acaso você trabalha pra Gol?

    Eu posso pensar em vários exemplos de companhias que efetuaram as mudanças mas avisando seus consumidores com antecedência, mas os amigos já citaram o exemplo mais recente que foi o da Tam.

    E mais, ainda que não fosse a praxe, não seria mais transparente e ético a companhia divulgar com antecedência?

    Quanto a você achar que os pontos do cartão são um plus, continuo achando que você está errada. Por que os cartões que mais pontuam (Visa Infinite, MC Black) são também os mais caros do mercado? Não existe almoço de graça. Pontos são pagos sim, seja por sua fidelidade ao banco (que lucra em outros serviços), seja diretamente pela anuidade.

  • Joao Goldmeier

    Lifemiles não é exemplo nenhum a ser seguido. Só este ano promoveu DUAS desvalorizações na tabela seguindo o padrão Gol: sem qualquer aviso prévio.

    E pior: logo depois de promoções com bônus de 100% na compra de milhas.

  • Joao Goldmeier

    Perfeito Roberto! Além de imoral é ilegal a alteração!

  • RCT

    Amigos

    O comportamento da GOL foi proporcional ao de uma empresa de um país subdesenvolvido. Normalmente quem pensa como eles, só sabe respeitar se a imagem da "matriz" (aspas) fica arranhada.

    Por isso passei a reclamar diretamente com a DELTA no Skymiles, vamos ver se dá certo.

    Recomendo fazerem o mesmo, cada email que a DELTA receber mostrando como a imagem deles será arranhada se transformará em um bom puxao de orelha na GOL.

    Fica minha sugestão.

  • Gentil Meireles

    Está revelado o segredo. A SMILES pretende vender passagens pela própria GOL. Conforme consulta, é possível adquirir passagem para MIAMI por 25mil pela GOL, em 2014.

  • Thiago Castro

    O pessoal da GOl deve ter esquecido de ler o próprio regulamento…

  • Thiago Castro

    E pra Europa????

  • Roberto Diez

    Gol – Linhas Aéreas Pouco Inteligentes que não sabem ler o próprio regulamento. Vou processar certo!

  • Joao Batista

    Oi Damaris, Por favor, veja meu comentário logo acima.

  • Antonio Spina Jr

    Transferi do Itaú para a Gol por causa do 25% do banco e agora vou pagar mais 35%…grande negócio!!!Alguém sabe quem compra milhas???Tô fora de vez!!!!

  • André Ara&uac

    Eu adoro o Smiles… até na hora de enganar o cliente eles se enrolam…

    Fui dar uma olhada no Regulamento do Smiles, e percebi que havia uma pequena alteração no Regulamento… no item "REGRAS BILHETES AÉREOS PRÊMIO" estava escrito o seguinte:

    3.2. Os valores atribuídos a cada trecho aéreo, para resgate de milhas em Bilhete Aéreo Prêmio de Parceiras Aéreas, serão estipulados a partir dos montantes abaixo estipulados:

    e agora está escrito o seguinte:

    3.2. O valor da premiação, correspondente à modalidade de Bilhete Aéreo Prêmio emitido em voo de Parceiras Aéreas, será regido pela tabela abaixo:

    Estranhei a alteração no texto (principalmente a retirada da expressão "a partir dos montantes abaixo estipulados", que me gerou bastante dor de cabeça da última vez que tentei argumentar com eles) e entrei em contato com o Atendimento On-line, perguntando o porquê da alteração do Regulamento sem aviso prévio (sendo sincero, perguntei só pra perturbar a coitada da atendente, já que tinha certeza que não iria dar em nada). A atendente me respondeu, na maior inocência: "a informação que as milhas da tabela são 'a partir de' estão em 'Resgate Milhas', na parte superior do site".

    Entrei no endereço http://www.smiles.com.br/resgate-milhas/bilhetes-… e realmente estava a informação na guia da Delta: "Milhas Smiles por trecho – Delta Air Lines: quantidades a partir dos pisos abaixo dispostos" (informação que eu tenho quase certeza que é nova, mas aí não tenho como provar).

    Mas qual foi a minha surpresa quando entrei nas guias da Air France/KLM e a informação era a seguinte "Milhas Smiles POR TRECHO – Air France e KLM" !!!!

    Ao agradecer a atendente pela "ajuda" e questionar porque não conseguia emitir as passagens pelas milhas que estavam na tabela (e não pelo valor que estava sendo cobrado), ela foi obrigada a abrir um chamado…

    Não creio que isso vá dar em alguma coisa, mas para aqueles que (como eu) estão pensando em processar o Smiles, estas páginas são provas irrefutáveis !!!

    Para facilitar:

    Delta (Milhas Smiles por trecho – Delta Air Lines: quantidades a partir dos pisos abaixo dispostos): http://www.smiles.com.br/resgate-milhas/bilhetes-

    Air France/KLM (Milhas Smiles por trecho – Air France e KLM) – http://www.smiles.com.br/resgate-milhas/bilhetes-

    Qatar (Milhas Smiles por trecho – Qatar Airways) – http://www.smiles.com.br/resgate-milhas/bilhetes-

    Boa sorte a todos !!!

    Abraços,

    • Pieter van der Meer

      Também estou tirando print-screen de tudo, com data.

      Já tinha verificado que em relação à parceira KLM não existe "a partir de". Já no regulamento Smiles, a informação é dúbia, pode-se argumentar que a tabela é uma base, e não uma regra.

      Mesmo que eles aleguem que os valores são "a partir de", então que provem que existem realmente trechos pela pontuação mínima (e não existem!). Está na cara que toda a tabela de pontuação foi ajustada para todos os voos internacionais.

      De qualquer forma, emiti minha passagem pela KLM, na hora de emitir constava a pontuação antiga, mas foi debitada a pontuação nova. Portanto estou exigindo deles que seja seguido o que consta no regulamento: a pontuação antiga.

  • Diego Luis

    Eu particularmente não utilizo pontos de fidelidade de nenhuma operadora, muito menos de cartão de crédito, nunca vi nem obtive vantagem nenhuma com planos de fidelidade. a minha estratégia desde então, sempre foi esperar e pegar promoções, e que digo que foram ótimas. vale muito mais a pena e evita aborrecimentos.

  • Fernando

    Ficou melhor ainda. Cancelaram o beneficio de renovacao. Se vc e diamante e se mantem na categoria, agora recebe zero. Juntando com a falta de sala vip, aumento de milhas, diminuicao das milhas ganhas, acho que esse programa virou nada. Ja mudei para a azul e tam. Abandonei a delta que esta com as tarifas mais caras. Acho que vou mandar para eles meu cartao diamante. Pq nao me da nenhuma vantagem