GOL passa TAM pela primeira vez e lidera mercado nacional (doméstico)

Denis Carvalho 17/03/2011 às 20:51h 36

A Anac publicou hoje(17/03/2011) os dados sobre o mercado de aviação doméstica do mês de fevereiro e a grande novidade foi que a GOL passou a TAM e pela primeira vez na história é a empresa líder de mercado.

Em fevereiro a GOL teve 39,77% do mercado de voos dentro do Brasil enquanto a TAM teve 39,59%. Considerando os voos internacionais a TAM continua a frente da GOL. Quando falamos GOL é GOL/VARIG e TAM é TAM/Pantanal.

A GOL sempre disse que não dava muita importância para essa liderança e é verdade que foi apenas um mês. Mas não deixa de ser um momento histórico. Um mês após completar 10 anos a empresa chegou à liderança.

Em comunicado à imprensa, a GOL comemorou a conquista inédita: “Essa realização nos mostra que estamos no caminho certo e que nosso modelo de negócios é o mais adequado à realidade do Brasil. Fomos a primeira companhia aérea a popularizar o transporte aéreo no País em larga escala e mantemos o compromisso de oferecer tarifas competitivas com o objetivo de estimular a demanda”, afirmou o presidente Constantino de Oliveira Júnior.

O que muda?

Fora alguma propaganda de comemoração da GOL, o resultado da Anac em si não deve trazer grande efeitos ao setor aéreo. Mas é certo que uma luz amarela está acesa na sede da TAM. Caso os números retornem ao cenário anterior em março, nenhuma mudança será empregada. Se o relatório for o primeiro de uma série, demonstrando uma tendência de longo prazo, é possível que a empresa reveja sua postura no mercado.

No entanto, se persistirem as atuais estratégias, é evidente que a GOL deve se estabilizar como a nova líder do mercado. Isso porque a empresa tem investido forte na redução de custos, queda de tarifas e promoções, além de novos canais de vendas buscando sobretudo a a classe C e nova classe média – pessoas que nunca tiveram oportunidade de usar o transporte aéreo e começam a descobri-lo.

Custo x qualidade

A TAM, por sua vez, parece inclinada a se posicionar com uma empresa aérea de qualidade, com serviços diferenciados em contraposição à política “low cost, low fare” assumida oficialmente pela GOL.

Isso, aliás, fica claro também na nota divulgada pela empresa hoje, onde ela afirma que “o fato de fevereiro ter apresentado um mix mais forte de passageiros voando a negócios possibilitou uma forte recuperação do yield (rendimento), resultando no nosso objetivo de maximização do RASK (receita por assento quilômetro), que registrou aumento em relação ao mês anterior, pelo segundo mês consecutivo”. Trocando em miúdos: levamos menos gente, mas eles pagaram mais caro e a empresa faturou mais.

Efeitos da concorrência

Apesar de centrar seus esforços em estratégias distintas: no caso da  TAM em serviços diferenciados e da GOL em passagens baratas, as empresas não abrem mão de algumas ações no sentido contrário, para se manterem próximas do público da concorrente. A TAM tem buscado atingir a classe C , por exemplo vendendo passagens nas Casas Bahia e com propagandas voltadas a usuários de ônibus. Já a GOL pretende lançar em breve um sistema de entretenimento em seus voos para por fim a um dos principais trunfos da rival.

Cenário futuro

Se as empresas vão manter suas posições ou rever as estratégias, vai depender de uma somatória de diversos fatores, que vão do lucro em suas operações, rumos da economia interna e mundial e mesmo os humores do mercado financeiro, já que ambas são companhias de mercado aberto, com seus conselhos de acionistas. Vale lembrar, contudo, que a LAN compartilha da estratégia de agregar valor a seus serviços, vendendo passagens mais caras e aumentando o retorno financeiro.

Há ainda que se pesar o possível interesse de compra da Trip pela TAM. Estando a GOL na liderança do mercado o caminho para o negócio estaria aberto, já que a questão do monopólio perderia força diante de uma rival melhor posicionada.

Espaço para as pequenas

Por fim, merece destaque ainda o crescimento das demais empresas, especialmente a Azul, que já responde por quase 8% do mercado, se aproximando da meta anunciada de 10% até o final do ano. Apostando em um serviço de qualidade e uma boa estratégia de marketing, a empresa ganha cada vez mais terreno no mercado nacional.

Confira os dados dos voos domésticos das sete maiores empresas do Brasil:

GOL – 39,77%
TAM – 39,59%
AZUL – 7,96%
WEBJET – 5,89%
AVIANCA – 2,58%
TRIP – 2,77%
Passaredo – 0,97%

Abaixo você confere o percentual de mercado de cada companhia aérea brasileira desde janeiro de 2009 até fevereiro de 2011. Esses dados foram obtidos na Anac e tabulados pelo leitor Vinícius Melo.

Veja aqui todos os dados do mês de fevereiro.

Com informações da Anac.

  • http://www.poaaovivo.blogspot.com Matheus – POA AO VIV

    Parabéns a Gol.

    • jorge krug

      Não podemos desprezar os quase 400 comentários da MEGAPROMO TAM, pois muitos que irão criticar a TAM agora, já devem ter muito viajado com ELA. Eu e minha esposa, vamos viajar TAM pela primeira vez; Porto Alegre/João Pessoa por R$ 731,78 com as taxas.(ida/volta). Acho que o fato de a GOL chegar a liderança, foi fruto de um trabalho, que não vem de hoje, e nós só podemos agradecer, e, não podemos esquecer que AZUL,WEBJET,TRIP…,estão apenas na cabeçeira da pista, para alçar vôos + mais altos, e nós estaremos rindo à toa se a ANAC e INFRAERO tambem forem competentes. Depois de noites à dentro pesquisando passagens baratas aqui no MELHORES DESTINOS, vou descançar um pouco até 24 de Abril. Parabens à voces do MD e abraços a todos……………OBS; Parece que nos voos internacionais, a TAM tá dando de relho(8×1) na GOL/VARIG linhas aereas.

      • Leonardo Marques

        No internacional a Tam tem 85% do mercado, isso considerando apenas as empresas brasileiras.

  • Carlos Eduardo

    Parabéns Gol! Há muito vem merecendo, porque é de fato a melhor companhia aérea nacional…Sanduíche, suquinho, não faz da TAM a melhor!!

  • Paulo

    E se depender do nível do atendimento, dos problemas dos sistemas e da ineficiencia do programa de fidelidade, a TAM vai perder ainda mais mercado, não só para a GOL…

  • Cristiano

    Dessas todas.. eu quero que a AZUL/WEBJET/AVIANCA possuem no mínimo 40% de mercado as três juntas. Este é meu sonho.

    • victor

      As 3 juntas possuindo 40% do mercado é impossível… mas o dia que a Gol passar a Tam no serviço de bordo eu comemoro.

      • Vinicius

        Vitor, não é impossível não… há exatos 2 anos a TAM e Gol Juntas tinham 90% do mercado. Hoje 79%… a Azul não está nem com a metade da frota prevista… e todas as menores estão investindo na compra de aeronaves… eu acho que em menos de 2 anos isso aconteça de fato!

  • Gabriel

    deveria ter uma super, mega, hiper promoção pra comemorar! ;)

    • Rafael F.

      concordo!! heehhe tomara q lancemmm =p

      vamos ver se a tam reage… pois a mega promo dela nao tem nada de mega promo nao…

  • Vinicius

    O melhor de tudo eh ver que as outrad companhias superam 20% juntas, que a Azul ja se consolidou como terceira e encostou nos 8% enquanto a Webjet encostou nos 6% novamente… acompanho os dados todos os meses… e espero que mude mais ainda… so de pensar que TAM e GOL ja tiveram 95% juntas e isso hoje ja esta abaixo dos 80% significa muita melhora pro bolso do consumidor… Acho que ontem a TAM acordou e fez essa mega promo sensacional. Com certeza o avanco da Gol se deve as consecutivas promocoes e sem duvida a TAM precisa melhorar o programa fidelidade, que hoje pra mim so vale a pena pelas parcerias, mas em termos de pontos em voos, principalmente os que tem conexao, onde a TAM pontua como trecho unico, a Gol eh melhor, pois pontua cada trecho com conexao… enfim… eh uma guerra cheia de beneficios pra nos!!!!

  • Ana Paula

    Parabéns gol!

    Com certeza o programa de fidelidade da gol é um ótimo incentivo pra voar gol, além do nível de atendimento e do serviço de bordo que são muito bons

  • Luiz

    É com grande prazer que leio essa notícia, a TAM tem deixado muito a desejar no atendimento. Se quiserem evitar dor de cabeça, não voem Star Alliance com trechos TAM. Fiz um voo pela Air Canada com minha mulher e meu filho de 22 meses de Chicago para o Rio de Janeiro. Despachei 3 volumes adicionais pelos quais paguei excesso de bagagem. Recebi um comprovante de pagamento e me afirmaram que era a única coisa necessária em caso de contestação. Ao chegar em São Paulo a viagem continuou num voo da TAM para o Galeão. No entanto fui extremamente mal atendido no balcão da TAM em Guarulhos, onde afirmaram que o meu comprovante de pagamento de excesso de bagagem não servia. Me encaminharam para o escritório da Air Canada e ao chegar lá constatei que o mesmo estava vazio. Ao retornar continuaram a recusar o meu comprovante de pagamento. Após muita discussão e apenas meia hora antes da decolagem, finalmente resolveram o problema. Achei um desrespeito, após chegarmos cansados de um voo longo terem nos submetido a um procedimento que poderia perfeitamente ser resolvido entre as duas empresas. Após essa experiência, evitarei sempre que possível voar pela TAM.

  • Claudio

    Mas também, concorrer com a TAM, aí não vale né?!

    - A TAM tem a pior relação custo benefício de milhas por passagem comprada.

    - A TAM nunca toma iniciativa em começar uma promoção de verdade, só começa depois que os outros já começaram… E quando começa, engana os clientes.

    - A TAM possui assentos tão apertados, que só deve perder para WEBJET… ou para um busão lotado na hora do rush!

    - Tudo é cobrado na TAM, até os assentos com 2 cm a mais de espaço!

    - Voar de TAM, só quando não tem outra alternativa!

    Aí é fácil ganhar!

    Então, ao invés de dar os parabéns para a GOL, eu digo: E aí TAM, tomou?

  • Jetro

    A perda da liderança da TAM talvez possa trazer uma melhora na concorrencia. Afinal espera-se que o minimo que os executivos da TAM vão fazer é avaliar por que perderam a liderança!!

    Perda no setor executivo para azul? setor turismo/domestico migrando para a gol/webjet/azul? redução na emissão de bilhetes premio?? Por que? será que a TAM ainda continua a mesma??

  • Marcos

    A gol merece! a TAM só está perdendo espaço nos ultimos anos… e eu torço para que isso aconteça mais rapidamente

  • http://www.twitter.com/raphone Raphael

    Eu acho que o primeiro lugar da gol faz bem ao mercado, sim. A concorrência entre TAM e Gol sempre foi muito óbvia e, com a Gol na liderança, essa concorrência fica mais acirrada, a luta por passageiros é maior e, para nós, as tarifas ficam mais baixas.

  • fabio junior

    Parabéns para ""GOL Linhas Aéreas""

    é merecido e também com preços melhores que os concorrentes…

  • http://www.pauloteixeira.blog.br Paulo Teixeira

    A GOL tem sido minha escolha a anos e olha que eu viajo muito e para diversos lugares é de Foz a Manaus.

    Sempre que pesquiso a GOL está com preços bons em relação as outran companhias, hora ou outra a TAM consegue tarifas melhores, horarios melhores, mas quando penso pelo lado smiles e promoçōes de milhas, atendimento, menor quantidade de erros, eu acabo pagando até um pouco mais caro e vou de GOL.

  • Marcos Fonseca

    Meus parabéns para Gol !!! Está realziando um trabalho de marketing muito bom e bem maior que a TAM. Mas mesmo assim ainda continuo vendo a TAM a frente da GOL…

  • Marcos

    Realmente não vejo o que comemorar… O serviço da gol é péssimo, assim como os aviões. Os preços não são muito melhores… Tam ou Gol na frente, a diferença é pouca.

    Quando a Azul passar de 10% do mercado (quem dera, chegar a 20%) eu comemorarei de verdade. Tá mais que na hora desse duopólio Tam/Gol ganhar um concorrente à altura e acho que a Azul está caminhando bem pra isso.

  • Marcos

    Concordo. Tudo na TAM é cobrado.

    Esses dias viajando pela TAM num voo completamente vazio, sai da cadeira em que estava e senteu na fileira da saída de emergência que é mais espaçosa (sem saber que elas passaram a ser mais caras) e a aeromoça pediu para que eu não sentasse naquela fileira, ridículo.

  • Leonardo Marques

    Vinícius, pode me mandar que atualizo o post com o seu comparativos.

  • Edwagner

    Tô vendo a azul se isolando na 3ª posição, quem sabe daqui 1 ano ou 2 no máximo ela já estará em pé de igualdade com Gol e Tam, acho que teremos essas três cada uma com cerca de 25% do mercado…

    • Leonardo Marques

      Eu acredito que o caminho natural é esse, a Azul tem 31 aviões hoje e mais de 70 encomendados!

      • Tiago Macedo

        70 ?????

  • http://twitter.com/midiarte Marcelo Idiarte

    Tirando os aspectos emotivos que envolvem isso, a GOL caminha para uma liderança natural. Ainda vai haver oscilações e mudanças de posição, mas vai chegar uma hora em que a GOL vai começar a abrir vantagem em função de ter um processo de consolidação mais sólido em termos administrativos.

    Ano passado, quando a GOL já tinha diminuído a diferença para menos de 1%, bastava a companhia ter feito uma campanha agressiva de marketing e tarifas e ela passava literalmente voando pela TAM. Em vez disso, Constantino Jr. disse que não tinha pressa pela liderança e focou na modernização de sistemas, correção de problemas e antecipação de dívidas.

    Do outro lado, a TAM prosseguiu sua política de aquisição de aeronaves e viu sua dívida ativa chegar na casa dos R$ 6 bilhões.

    Embora o passageiro só veja questões como serviço de bordo e cumprimento de horários, as duas empresas têm modus operandi administrativos e estratégicos bem distintos, sendo que a GOL leva razoável vantagem em relação à TAM – o que por sua vez não deprecia a TAM, são apenas métodos e objetivos diferentes.

    Ainda haverá alguns meses de alternância na liderança, porém depois a GOL deverá começar a abrir vantagem. Mas sempre no estilo GOL: lento, gradual e seguro.

  • Rosye

    Só viajo de Gol por causa dos preços, promoções.

    Se GOL e TAM tivessem os mesmos preços com certeza viajaria de TAM.

  • José Wanderso

    Para mim mesmo que a Gol fosse lider absoluta eu nuca voaria com ela, ja viajei e não gostei,prefiro pagar um pouco mais e ir de Tam, nodia que a Gol respeitar seus passageiros eu voo com ela de novo

  • mariana dias

    adoro isso! parabéns a Gol!

  • Lycurgo

    Gostaria de saber onde está o tal "esmero nos serviços" que a TAM ainda acha que tem ? Tenho viajado em trechos nacionais enão vejo lá tanta diferença no serviço quando comparado com outras cias nacionais. Não aguento ter oferecido barrinhas de cereais (GOL) assim como sanduiches de peito de peru em mão amanhecido (TAM). O que aconteceu foi uma aproximação de ambas as companhias ao que a outra tinha de pior: A GOL alinhou seus preços majorando-os perto daqueles praticados pela TAM, e esta por sua vez, piorou (e muito) o seus serviços de bordo, se assemelhando ao já ruim serviço da GOL. O mínimo que este oligopólio tem que oferecer é de vez em quando lançar uma promoção de tarifas com descontos, prá ver se adoça a boca do povo (Panis et Circencis).

    • Lycurgo

      …quis dizer "pão" amanhecido.

  • jorge krug

    BHA TCHÊ. Tu deve tá "viajando". Dizer que a mega promo da TAM não é mega promo não. Pô. veja só: comprei duas passagens de Porto Alegre/João Pessoa (ida e volta)por R$ 658,00 + taxas, se isso não é "mega promo", me diz onde tem mais barato! Se esta procurando passagens, a mega promo se encerra as 23:59 do dia 20/03. Te aligera. ABRAÇO.

    • jorge krug

      Há,não esqueça que nas "promoções", a disponibilidade de assentos são LIMITADAS e tem que ler as "REGRAS" e quem estiver mais ligado consegue os melhores dias e horários. É isso.

  • Delleon

    A Gol fez por merecer essa liderança, ao meu ver a Gol se igualou muito a Tam nos ultimos anos, inclusive para o lado ruím.

    A Tam por sua vez nunca teve atitude própria para atrair os passageiros da classe média brasileira, como já disseram acima, a Tam nunca fez se quer uma promoção por si só, sempre que houve promoções na Tam foi poque a Gol lançou uma primeiro.

    O atendimento da Tam é um atendimento robótico, a bordo das aeronaves a impressão que eu tenho é que tem robôs fazendo o serviço de bordo.

    A Gol fez por merecer esta liderança, pois na minha opinião a Cia conseguiu popularizar as viagens de avião no país, tanto é verdade que, ao falar em viagens de avião as pessoas lembram imediatamente da Gol.

    Só espero que a Gol não se torne no futuro uma Tam.

    Espero também que a Azul e a Webjet, possam crescer e ter uma boa fatia do mercado cada uma, queria também que a Avianca e Trip pudesse perceber que hoje em dia os clientes buscam preços baixos também, pois as Cias são as únicas que não se manisfestam em nada quando há uma promoção das concorrentes, e, quando se manisfestam são com valores que ainda ficam muito além dos valores cobrados pelas outras, torço também pela Passaredo, que continue crescendo.

    Enfim, torço para que cada uma assuma uma posição em que nós clientes sejamos os maiores beneficiados pela concorrência.

  • jorge krug

    Não entendo nada de Aviação, só quero é voar. mas pelo que vi no grafico tabulado pelo leitor Vinícios Melo, fiquei supreendido, porque em Maio de 2010, as duas empresas, TAM e GOL, disputavam ali nos 40%, e até Janeiro de 2011?, estavam 43% TAM e 37 GOL. Como pode num periodo de apenas 30 dias a GOL conquistar ( 6.0 % ), do mercado, não esquecendo que a AZUL conquistou 2.0% . Eu só quero entender#. Me ajuda aí…