GOL vai aumentar espaço nas poltronas em 80% de seus aviões

Denis Carvalho 24 · fevereiro · 2014

A GOL acaba de anunciar que até maio vai aumentar o espaço para todos os passageiros em 80% de suas aeronaves. Nos assentos normais, o espaço vai aumentar uma polegada – 2,54 centímetros. Além disso, haverá mais espaço nas poltronas especiais das primeiras fileiras. Com isso, a companhia pretende oferecer o maior número de assentos no padrão “A” da Anac até a Copa do Mundo.

De acordo com o comunicado enviado aos acionistas da GOL, a companhia oferecerá 33 aeronaves com o novo padrão até o carnaval, chegando a um total de 107 antes do período da Copa do Mundo. 

poltronas-gol

Com a nova configuração, que será identificada como GOL+ nos aviões, os Boeing 737-800 NG passarão a ter 177 assentos. A distância entre as poltronas aumenta de 30 para 31 polegadas, ou seja de 76,2 para 78,7 cm. As fileiras de 2 a 7 do lado direito e 3 a 7 do lado esquerdo serão identificadas como GOL+Conforto e oferecerão ainda mais espaço – passa de 30 para 34 polegadas (86,3cm) e o reclino do encosto aumenta em 50%.

Nos Boeing 737-700 NG terão 138 assentos e a distância entre as poltronas aumenta de 29 para 30 polegadas, ou seja, passagem dos atuais 73,6  para 76,2 cm.

A companhia informou que a decisão amplia o padrão que foi implantado há três meses na ponte aérea Rio – São Paulo e que teria superado suas expectativas.

O lado negativo da decisão é a redução no número de poltronas por avião, que pode levar a uma queda de 3% na oferta de assentos neste ano em relação a 2013 nas projeções da GOL.

Será que a medida será suficiente para oferecer mais conforto aos passageiros da GOL e dar a ela uma vantagem em relação à TAM? Será que as concorrentes vão responder? Deixe seu comentário que essa discussão promete!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • e o preço das passagens para esses assentos, serão os mesmo que os demais assentos???

    clinte SMILES OURO E DIAMENTE terão preferencias nessas poltronas???

    • São duas coisas diferentes. As poltronas comuns vão aumentar uma polegada. As GOL+conforto vão aumentar um pouco mais e continuam com valor diferente: http://www.melhoresdestinos.com.br/como-sao-os-as

    • Silva

      Diamante pode marcar esses assentos sem pagar nada a mais, já esse benefício não se aplica para o cliente Ouro.

    • Carlos Garcia

      Ontem voei de gol nos trechos Goiânia->Congonhas e Congonhas-> Confins.
      A gol aumentou MUITO o espaço entre as poltronas nas duas aeronaves que voei. Ficou compatível com o espaço oferecido pela TAM. Muito bom !
      Já estão prevendo queda da demanda após a copa, logo não perdem nada por ofertar menos assentos e ganham na qualidade do serviço.

      • Nobres

        Amigo, o espaço dos A320 e A319 da TAM sempre foi menor do que os da GOL. Logo, não faz sentido dizer que ficou compatível com o espaço oferecido pela TAM.

    • Igor

      Não tem milagre. Se pra ter mais espaço o avião cai de 189 pra 177 poltronas, significa que o custo do voo, que era dividido entre 189 pessoas, agora é dividido entre 177. Cerca de 7% de aumento no valor total da soma de todas as passagens. Bom pra quem tem renda mais alta, ruim pra quem economiza pra viajar

      • Thomas H.

        A conta não é tão simples assim… quem disse que todos os voos saem 100% lotados? O preço é definido por uma série de fatores, e um fator que conta muito é a concorrência (ou a falta de).

      • Gabriel Q.

        Igor, falta considerar no cálculo que a aeronave estará mais leve, e com mais espaço para carga.

      • Matheus

        Meu caro, seu cálculo foi feito com boa intenção mas não reflete a realidade dos custos. Das empresas aéreas brasileiras a Gol é a que tem o pior aproveitamento de ocupação por viagem. A redução do número de possíveis viajantes, na verdade, pode até resultar em redução nos valores das passagens tendo em vista que o maior custo das empresas aéreas se chama combustível. E quanto maior o peso transportado (de poltronas) sem ocupação com viajantes maior será o custo por ociosidade.

      • Igor, mais ou menos isso. Na verdade, o preço é escalonado e pode ser que a GOL mantenha passagens baratas e recupere esse valor aumentando a tarifa cheia e de categorias superiores ou mesmo a ocupação dos voos. A GOL informou que estava voando com 75% de ocupação, logo dá para aumentar e recuperar o prejuízo sem mexer no bolso do cliente. Torcemos por isso!

    • André Pessoa

      O Gol Conforto vai custar R$ 30 a mais para o passageiro. É uma diferença de preço muito semelhante ao do Espaço Azul, da Azul Linhas Aéreas.

  • Gleibi

    No trecho Cuiabá – SP (no voo direto) já tem uma aeronave com essas alterações.

  • Dido

    Viajei com a Gol para Orlando na classe Confort e já peguei essa nova configuração, está BEM melhor viajar agora, pelo menos na parte da poltrona OK, agora em relação a alimentação e multimídia na aeronave, sem chance.

    • Gleibi

      um absurdo.. aeronaves novas… e nem uma rádio individual. NADA!

    • Voo pra Miami/Orlando pela Gol nunca mais, nem de graça.

      • Gabriel

        Nada a ver com o post…

  • Sigma7

    Resta saber se não cobrarão um adicional por esse "comodidade" que deveria ser uma regra, mas está na cara que aquele opção de compra para ausência de passageiro na poltrona no meio foi convertida para o produto "GOL+Conforto". Talvez com a aeronave mais leve isso gere alguma economia de combustível, e talvez essa seja uma das reais motivações para essa medida, pois a adesão a modalidade de compra anterior provavelmente era baixa.

  • Só uso a GOL quando ela ta BEM mais barata e aceito ir no aperto pela diferença tarifária, por isso, não gostei da notícia!

  • Daniel

    Bater palmas por uma medida temporária é típico de brasileiro. isso deveria ter sido feito há tempos … trata-se de respeito aos clientes, e não uma medida para dar boa impressão aos turistas que vem para cá nesse 1 mês de Copa…
    Passou a copa e os caras voltam para o sistema de transporte de gado.

    • André Pessoa

      Eu acho que o que é "típico de brasileiro" é reclamar de tudo. Onde você leu que após a Copa a Gol vai voltar para a configuração anterior? Onde? Nos seus sonhos?

      A informação não está no post do Melhores Destinos, mas outros órgãos de imprensa informaram que a Gol deve estender essa nova configuração, com 100% de poltronas padrão "A", para TODA a sua frota até o final do ano.

      Quando as companhias têm medidas desvantajosas para os passageiros é correto criticá-las. Mas reclamar até quando a medida é boa? Que sentido tem isso?

      • Fala sério

        Exato. Não conheço povo no mundo que reclame de tudo tanto quanto brasileiro. Sendo a coisa boa ou ruim, vai ter uma massa de gente reclamando.

        • Daniel

          Eu também não conheço povo mais conformista do que o brasileiro. Se contenta com pouco, e o muito com que se contenta é com o excesso de absurdos incomensuráveis que se vê todos os dias neste país.
          Viajo a trabalho desde 95, e à turismo desde 75. Conheço muita coisa por aí, e costumo dizer que conheço menos do que gostaria, porém mais do que a maioria. É uma pena que nem todos possam ter a mesma oportunidade que tive de ampliar os horizontes. Qualquer que conhece um ou dois países europeus sabe que no Brasil se reclama muito pouco e se indigna muito menos.

          Se 1/4 da população pudesse ter essa mesma oportunidade, metade dos leitores se indignaria com a atitude da Gol antes mesmo de ela ser anunciada.

          • Fabio

            De acordo 100%

      • Daniel

        Meu caro, releia seu comentário em Novembro deste ano, e aí conversaremos.

        Até lá, fica o aviso muito óbvio: nesta relação de consumidor vs. Fornecedor, quem deveria ter poder seria o consumidor. Mas, no Brasil é diferente. É ao contrário. E pior, ao invés de reclamar e se negar a aceitar, muitos preferem pensar que a medida é boa mesmo quando severamente tardia por conta falta de rejeição dos clientes. É por isso que o país vai do jeito que vai para o ralo.

        • André Pessoa

          Antes, tenho uma correção a fazer: a Gol declarou que terá todas as poltronas de suas aeronaves no padrão "A" em maio de 2015, e não no final de 2014. A medida é tardia mas é boa. Ao contrário do que você diz, não existe incompatibilidade entre os dois conceitos.

          Eu lhe fiz uma pergunta direta e você se recusa a responder. Onde você leu essa informação de que a Gol vai voltar ao padrão anterior após a Copa? Você se recusa a responder porque NÃO TEM RESPOSTA. Você não leu em lugar nenhum. É apenas especulação sua, baseada em nada.

          O seu argumento é "espere acontecer"? Isso quer dizer que no ano que vem, caso a Gol cumpra a sua promessa, você continuará a acompanhar esse post, para voltarmos a discutir sobre esse assunto? Isso é piada, não é?

          • Daniel

            Negativo. A resposta foi dada, e ela é o tempo. Brasileiro não tem memória e esquece mesmo que medidas mirabolantes são anunciadas e nunca cumpridas, ou, quando são cumpridas, são por um breve período de tempo. É o bom e velho engana trouxa, que volta e meia faz muito neguinho feliz.
            Eu poderia citar inúmeros exemplos para refrescar a memória dos leitores. A GOL é uma empresa, como muitas outras brasileiras, que anda sempre no limiar do correto e ético. Isso vai desde o vazamento de informações sobre a compra da Varig, até os 75% de vôos atrasados em Dezembro do ano passado. Citarei apenas um bom exemplo que nem com a GOL tem a ver, apenas para mostrar que não se trata de implicância com a empresa, e sim com essa mentalidade conformista do "é tarde, mas é bom":
            http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,…

          • Fabio

            Ja viu algo etico nessa terra de macacos?

          • Fabio

            Vc trabalha para gol?

    • Nobres

      Onde está escrito que a medida é temporária?! Que falta de senso crítico hein amigo!!!

  • Na semana passada fiz um voo em uma aeronave com cheiro de nova e assentos ótimos! Foi FOR/SDU e GIG/FOR. Avião 737-800.

  • Silva

    As pessoas reclamam e não analisam todo o texto, é uma boa novidade perto das configurações anteriores e eu que já utilizei essa configuração no trecho SDU para CGH, eu aprovo e muito, chega a ter mais espaço que em assentos de voos de empresas estrangeiras e isso eu sei porque já utilizei algumas, ah, levo o meu Ipad ou algo para passar o tempo, não fico esperando algo das empresas até porque em viagens internacional as vezes não tem aquilo que gostaria de ver ou ouvir!!! Brasileiro precisa ser mais crítico de uma forma coerente e não se basear apenas por uma experiencia. Mas se fosse uma empresa estrangeira dando essa noticia, teria vários comentários positivos.

    • Gabriel Q.

      Boa!

    • Daniel

      Na boa, não se trata MESMO de uma experiência… tem muito cara aqui que viajou muito e que reclama com propriedade.
      Por exemplo, eu evito ao máximo voar com empresas americanas. Todas as experiências que tive com American, Delta e United foram péssimas – um verdadeiro lixo. Até esperar 5 horas para conseguir um piloto de 777 eu tive de esperar. Era American Airlines e eu estava voltando de LAX para MIA depois de uma viagem para a Austrália. Sabe o que os caras ofereceram para a gente por conta da espera ??? Comida e bebida grátis no vôo ! Olha só que bônus animal e inigualável ! Até na saudosa Lloyd Aéreo Boliviano e a divertida Aerosur com seus "aviões bicho" tinham serviços melhores e tripulação mais competente e agradável.

      Reclamar da GOL e TAM faz muito sentido quando você tem ou teve a oportunidade de comparar esses serviços com o de outras empresas, quer seja a Pluna, Copa, a falecida Sabena, Emirates, Singapore ou mesmo a Jet Star. É uma pena mesmo que poucos consigam fazer essas comparações como alguns aqui (e eu me incluo nessa) da forma devida e com propriedade.

      Espaço maior deveria existir em todos os vôos, e se houvesse que reduzir o espaço, isso deveria ser feito nos de curta duração, como por exemplo SDU-CGH. Mas na terra das bananas, se faz o inverso: aumenta-se o espaço nas rotas em que os bacanas e globais voam, e nos trechos de 3 horas ou mais, os caras reduzem espaço transformando a experiência de vôo em um inferno.

      Este é o retrato deste bananal !

      • Silva

        Daniel, concordo com você em partes, mas não podemos comparar um mercado estrangeiro com o brasileiro, um com um bando de ladrão no poder, impostos que não acabam mais e empresas se matando para sobreviver, tenho empresa e sei o quanto custa vender nesse mercado e pagar impostos. Agora a Gol deixa a desejar em alguns pontos, porém, minha crítica aqui é sobre os assentos e até onde eu li, será liberado para toda a frota da Gol. É um inicio, apesar de ser tarde, é melhor que nada.
        Ah, toda empresa tem um defeito, nenhuma é perfeita, mas sempre olho o mais importante, a segurança de ir e voltar, voar com segurança é a minha primeira análise de uma empresa.

  • santhiagosnet

    Isso é um típico caso daqueles que "seu eu ver não acredito", espero que isso, traga mais conforto sem alterar tanto o valor da tarifa, falta só melhorar o atendimento e a alimentação, uso muito gol e azul, acredito que isso não seja apenas utilizado na copa do mundo mas hoje os frequent flyers estão vendo que podem escolher entre conforto e preço e não em apenas preço, realmente em conforto e atendimento a gol tem perdido muito pra tam e azul, espero esse cenário, pode ser revertido fazendo este tipo de alteração, espero que seja um grande começo pra muitas mudanças, principalmente na CIA, no Smiles, que a copa traga um novo modelo de gestão para as Cias nacionais, para que o povo brasileiro saiba exigir qualidade mínima, provando pelo menos um pouco do padrão FIFA dentro do Brasil.

  • marianammachado

    Boa notícia. Resta conferir se não vão aumentar os preços das passagens em função disso.

  • leonardo

    80% de nada é quanto mesmo?

    • Como assim? A GOL não tem aviões na frota? =)

    • Nobres

      Pelo jeito não costuma viajar muito né amigo?!

  • Dani

    Não vejo vantagem para competir com a Tam que está com os preços cada vez menores e mais atraentes que a Gol, e uma infraestrutura muito melhor.

  • Titobosco

    A medida é positiva, mas vai ter impacto na oferta de assentos o que vai certamente influenciar no preço das passagens que por sinal nao estao nada atrativas.

  • Rodrigo Marconi

    Uma coisa que eu fico impressionado é a quantidade de pessoas que julgam somente pelo Marketing de uma companhia. Vamos ser sinceros, em que a TAM ganha da Gol em vôos nacionais?
    – Pontualidade: Gol (segundo ANAC)
    – Espaço nas poltronas: Quase sempre Gol (a gol tinha alguns aviões com espaço E, mas a maioria dos que eu viajei do Rio para Sul e Nordeste eram espaço B, a TAM é sempre selo C)
    – Refeições a bordo: TAM (mas só por causa da Ponte aérea, que realmente é melhor, mas nos outros vôos é igualmente pobre. Mas veja bem, isso não é uma reclamação, afinal eu pago para viajar e não para comer)
    – Atendimento de solo: Essa é uma experiência pessoal, mas viajando no mínimo duas vezes por semana em um ano, sempre tive um atendimento melhor na Gol, principalmente quando ocorriam problemas. O que não quer dizer que eu nunca tenha tido problemas com a Gol, pois já tive diversas vezes também, principalmente com malas quebradas.
    – Programa de fidelidade: Depender do TAM Fidelidade para viajar é quase impossível, principalmente em vôos internacionais. Com companhias parceiras então é um parto.
    – Entretenimento: Zero para as duas

    Já em vôos internacionais, não há comparação, a TAM tem serviço internacional, a Gol tem só vôos internacionais.

    Voltando, isso não é uma defesa à Gol, mas sim para tentar entender porque tanta gente realmente acha que TAM está num outro nível quando falamos em vôos nacionais.

    • Rodrigo Oliveira

      Concordo em partes com você. Tem gente que idolatra a Azul, sem perceber que o preço que se paga pela viagem é muito destoante do serviço que se tem a bordo.
      A falecida WebJet já foi a empresa mais pontual, então realmente, falando de vôos domésticos a GOL não está muito atrás da TAM. Ela tem frota, tem equipe, tem destinos e é pontual, na medida do possível.

      • Rodrigo Marconi

        Para ser bem sincero eu não acho nem que esteja atrás da TAM. O único vôo que eu preferiria TAM em mesmo horário e preço SERIA a ponte aérea RJ-SP. No entanto, mesmo o diferencial que seria a alimentação desse vôo (que simplesmente não conta muito para mim, principalmente por só ter 50 minutos de duração) acaba não valendo PARA MIM, pois tendo classificação Diamante consigo mais milhas que na TAM, assim como melhor espaço de viagem. Embora essa nova classificação de milhas da Gol em vôos nacionais eu não tenha gostado.

        • Rodrigo Oliveira

          Para mim a alimentação não é essencial em vôos curtos. Mas de uma maneira geral a eficiência é mais importante, é o que todo mundo deseja (passageirso e cias), em vôos curtos ou longos. O problema é que muitas vezes as empresas aéreas não têm bom senso quando definem a tarifa de seus serviços, e tendo voado de TAM e GOL muitas vezes (agora vôo menos de GOL) andei percebendo que a GOL "surtou" nos preços durante um período. Eu acredito que assim como comigo, o filme da GOL ficou bem queimado com os passageiros. Virou a empresa econômica no serviço e dispendiosa nas tarifas. Isso sem falar em trechos que só a GOL opera.
          Só para referência, sou do Rio e vim morar em Porto Alegre onde a GOL e a Azul cobram preços "internacionais" em alguns trechos domésticos que só elas operam.
          Sobre o programa de milhagens, eu ainda prefiro o da TAM, mas isso depende do perfil do passageiro e das tarifas oferecidas. Assim como você eu conheço gente que prefere mil vezes o Smiles.

    • Luciano Pinheiro

      Não sei aí pro sul. Aqui no norte os aviões da Gol tremem que parece que a gente tá num ônibus descendo uma ladeira esburacada.
      Não sei por que e nem como eles conseguem fazer isso.

    • Márcio

      Excelente comentário, Rodrigo.

      É intrigante ver reviews de cias estrangeiras onde certos voos não possuem refeicão nem sistema de entretenimento – ou seja, igual aos voos nacionais da Gol. Nunca vi o pessoal marretando essas cias como marretam a Gol…

      Neste tocante, acho que reclamacões seriam válidas se, por exemplo, comprasse uma passagem pela Emirates para Dubai e eles servissem só biscoitos e amendoins – seria caracterizada a experiência negativa. Quando se compra uma passagem na Gol, alguém realmente espera comer um filé enquanto assiste um filme no monitor individual? rsrsrs

      Acho que a Gol entrega o que propõe. Neste ponto, é eficiente! Podemos reclamar dos precos das passagens, nunca que fomos iludidos no produto/servico comprado.

  • Durval Ricci

    Voei Fortaleza/Salvador/SP pela Gol, e prometi que nunca + voaria por esta Cia, eu simplesmente não cabia no espaço entre as poltronas, e olha que não sou nenhum gigante, (1,79m), o presidente da Gol deveria viajar em seus aviões, não como presidente, mas como cliente normal, pra ver como eh a realidade….

  • na verdade a gol está bem melhor que a tam em vários quesitos,a tam no inter não é grande coisa assim não,mas hoje o que vale é preço,a gol mudou muito o pessoal fala da tam como se ela fosse emirates ou varig mas ela não é ela só tem marketing e propaganda mais nada,entretenimento rsrsr programa fidelidade rsrsr espaço entre assentos o melhor é azu,avianca e a gol pois a gol deu uma melhorada nisso e está melhorando por conta da concorrencia coisa que a tam nem liga nem se mexe e por assim vai!!veja se a tam pensa em fazer isso? óbvio que não

  • Que bom que a Gol se mexeu, acho que a companhia perdeu muito nos últimos tempos. Mas, talvez por ser baixinho e bem desencanado, para mim a melhor briga é a que se traduz em preços, abro mão do conforto rs

  • LLOS

    A Gol só ta fazendo isso para não passar feio na copa diante dos gringos, já que é a "transportadora oficial". Nunca teve e nem terá respeito pelos seus clientes. Não vejo a hora dela abandonar a marca Varig e deixar de manchar o nome da pioneira.

  • gui

    ano passado fiz um voo TAM BH – Rio, numa escala internacional. tive a infelicidade de pegar a ultima poltrona do lado direito da aeronave que além de não reclinar não me cabia direito e eu não sou um cara grande (171cm). eu fiquei muito desconfortável e muito insatisfeito com a TAM, aquela poltrona não deveria existir, tomara que com essas medidas a gol ofereça um conforto superior a esse que tive. me senti lesado, mas pelo menos era um voo super rápido

    • gui

      só para comparar, lá fora voei na fatídica ryanair a tive uma experiência longamente melhor que no supracitado voo da tam

  • viajante frequente

    Sinceramente, entre TAM e GOL hoje eu avalio duas coisas: preço e horário. Somente. A TAM deixou de ser referência em conforto. Pego voos com 2 escalas e quanto à alimentação prefiro a GOL, porque posso comprar o sanduíche. Na TAM, se não conseguir comprar comida no aeroporto, passo 5 horas com 3 equilibri cracker, e sempre o mesmo sabor enjoado, ninguém merece!!! Dá saudade da batatinha lucky (ruffles genérica) da GOL de tão ruim.
    Já voei no GOL+, que as outras companhias sigam o exemplo!

  • Quando a Gol chegar no nível da Avianca e a Azul, em termos de conforto, voarei com a companhia e serei seu cliente fidelidade.