GOL libera uso de celular no modo avião durante todas as fases do voo e após o pouso

Denis Carvalho 6 · julho · 2015

A partir de amanhã, os passageiros da GOL poderão usar aparelhos eletrônicos em modo avião durante todas as fases do voo, inclusive pousos e decolagens. Além dos celulares, poderão ficar ligados tablets, videogames, notebooks e leitores de livros digitais. Hoje, esses dispositivos só são liberados enquanto o avião está viajando em altitude de cruzeiro.

Outra mudança é que será permitido ligar o celular, conectar-se à internet ou fazer chamadas assim que o avião pousar. Hoje as companhias apenas permitem que os aparelhas sejam ligados quando o avião tem as portas abertas – apesar que poucos respeitam a determinação.

celular-voo-gol

Segundo a companhia, durante as decolagens e pousos os equipamentos terão que ser guardados nos bolsões das poltronas ou junto aos passageiros, ainda que ligados, por motivo de segurança, assim como em turbulências ou durante a apresentação das informações de segurança.

A notícia é especialmente interessante devido ao novo sistema de entretenimento e internet sem fio da GOL, previsto  para ter início ainda neste semestre. Além de conexão à rede, o sistema incluirá canais de televisão, programação por streaming com filmes, desenhos, séries e jogos, conteúdo pay-per-view, música e mapa de voo. Todo conteúdo online e off-line poderá ser acessado por meio de dispositivos móveis, como celular, tablet ou notebook do próprio cliente.

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Patrick Ferreira

    que boa noticia, vou poder filmar descolagem e pouso.
    gol inovando sempre.

    • Augusto

      Isso é realmente uma das coisas mais infantis e legais que eu gosto. Viva as viagens de avião… o/

    • Anderson Cunha

      Não poderá. Acho que não leu direito o texto. Pelo menos nessa parte: “… durante as decolagens e pousos os equipamentos terão que ser guardados nos bolsões das poltronas ou junto aos passageiros, ainda que ligados, por motivo de segurança, assim como em turbulências ou durante a apresentação das informações de segurança.”

  • Adriano Destorac

    Antes tarde do que nunca.

  • Andre S

    Quem nunca deixou o celular ligado em modo aviao durante a decolagem ou pouso??

    • Rodrigo

      Eu!

      • Andre S

        Meus parabéns cara!! ??????

        • Rodrigo

          Eu não sou especialista para saber se afeta ou não a segurança do voo, mas eu desligo simplesmente por respeito ao trabalho da tripulação. E não me custa nada!

          • Leonardo Carneiro

            Além de respeito ao próximo. Eu tb não sou especialista, mas acredito não afetar (tanto que agora eles homologaram). Entretanto, como até agora a “verdade oficial” é de que pode afetar e tem que desligar (com exceção agora da GOL), acho que temos que desligar, pois outras pessoas pode ficar ansiosas e intimidadas com esta ação.

          • Mendonça Júnior

            Os aparelhos em modo avião em nada afetam a operação da aeronave. O que acontece é que se tinha uma ideia – equivocada, no meu ponto de vista – que, no caso dos pousos e decolagens, a utilização deles poderia afetar eventual evacuação da aeronave em caso de emergência. Este fato sempre foi visto como mito por mim. Em uma emergência, a primeira coisa que todo mundo tende a fazer é largar tudo e tentar sobreviver. Tanto é assim que nos EUA há algum tempo já é permitido o uso dos aparelhos eletrônicos em modo avião durante toda fase do voo, incluindo pousos e decolagens.

          • Cidadão

            Em uma colisão, qualquer objeto solto como um celular ou um notebook pode ser arremessado e ferir alguém. E teria sempre alguém que em uma evacuação de emergência tentaria salvar o notebook

          • Leonardo Carneiro

            Mesmo em modo avião, os celulares e quaisquer outros eletrônicos tem um emitem um campo magnético, independente do modo avião estar ativo ou não.

            Eu entendo que está sendo provado por A+B que isso não influência nada etc, mas não quero entrar na questão técnica.

            Por mais que cada vez mais companhias estejam permitindo o uso, nas que ainda não permitem, nós devemos desligar, em respeito as pessoas que acreditam no posicionamento da companhia e podem se sentir desrespeitadas se não o fizermos.

            Vale lembrar que, quando compramos a passagem com aquela companhia, nós concordamos em aceitar essas regras. O que é combinado não é caro.

          • Andre S

            Entendo, mas agora você já sabe. Eu também não sou especialista na área, mas tinha ciência de que em modo avião o celular não causava interferências porque fica sem
            conexão com a torre!

          • Vivian Pimentel Vianna

            Tecnologia Bluetooth e Wi-Fi não tem “conexão com a torre” e ainda assim emitem ondas eletromagnéticas. Ondas eletromagnéticas não se somam linearmente, de modo que apenas um aparelho as emitindo poderia causar, por exemplo, falha de comunicação do piloto com a torre. É o mesmo que ocorre com babás eletrônicas e telefones sem fio.

            Desde o ano passado as companhias aéreas foram liberadas para modificar os procedimentos com relação aos telefones celulares, desde que comprovassem que tinham as condições de segurança necessárias. Levou 1 ano pra que eles finalmente liberassem o uso do “modo avião” em todas as fases do voo. E você ainda acha que não havia interferências?!

          • Andre S

            Não só acho, tenho certeza! Não tem fundamento o que você está falando, pois em outros países o uso do celular em modo voo é liberado a tempo!

          • Vivian Pimentel Vianna

            “Não tem fundamento o que você está falando” é um argumento muito ruim. Outros países já haviam liberado por se acharem aptos a manter a segurança dos passageiros nestas condições.

            Ondas eletromagnéticas podem interferir nos sistemas de navegação e comunicação do avião. Desligar equipamentos eletrônicos sempre foi uma questão de prevenção, assim como colocar o assento na vertical e diminuir as luzes da cabine.

            Como te falei, já faz praticamente 1 ano que a ANAC liberou o uso dos eletrônicos durante todo o voo. A Gol foi a 1ª a solicitar autorização, mas só agora está liberando para os passageiros. Você acha mesmo que não precisaram tomar medidas extras de segurança?!

            Vale lembrar, quando você coloca o aparelho em modo avião ele desativa TODAS as conexões wireless, mas você consegue religá-las. Vamos continuar dependendo da educação e respeito dos outros passageiros.

            Antes que você fale “mas vai poder usar Wi-Fi”, ele será liberado pra que você conecte na rede do avião, garantindo que você não esteja usando uma frequência que interfira com os sistemas dele.

            O que eu quis dizer com isso tudo foi que mesmo quando não entendemos ou desconfiamos, as regras não foram criadas de palhaçada. Alguém que preza pela sua segurança e realmente sabe do assunto as criou.

          • Andre S

            Que bom que você pensa assim, fico feliz!! Mas continuo achando sem fundamento, infelizmente!

          • Leonardo Carneiro

            Entendo o seu pensamento André, inclusive concordo (acho que não afeta). Entretanto, concordo com o posicionamento da Vivian. E repito o que eu disse acima: vale o respeito ao próximo.

            Ninguém aqui é especialista de verdade e estudou, aferiu e publicou dados sobre isso. Somos no máximo bem informados.

            E como, até então o que é pregado é que se deva desligar (com exceção da GOL), creio que devamos desligar, em respeito a outros passageiros, que estão intitulados a acreditar na definição “oficial”: desligue o aparelho.

            Pessoas que acreditam nisso (e estão em seu direito, pois essa é a posição oficial em maioria dos casos) podem se sentir ofendidas, intimidadas e até mesmo em risco por conta de comportamento de outras pessoas, que estão, oficialmente, infringindo as regras.

          • Denise Lutito

            Concordo plenamente Rodrigo.

          • Augusto

            Cê tá certo, ou melhor, estamos certos!

    • Fabio Campos

      Eu.

    • Denise Lutito

      Eu

  • Jair Batista

    Enquanto não podiam ganhar nada com isso, proibiam e não queriam nem saber. Só libera quando surge uma oportunidade de faturar.

    • Diego

      Reclamantes reclamarão.

      • Augusto

        Mas o cara tem razão. Altruísmo não combina com companhias aéreas.

      • Jair Batista

        Reclamantes reclamarão dos comentários, haha.

    • Henry

      3…2…1….mi…mi…mi…
      Sim… a Gol está preparando para a implantação da internet à bordo, o que é bom, porque ficar no avião que não tem entretenimento nenhum à bordo é dose….
      Espero que a Tam, Avianca e a Azul tb disponibilizem internet à bordo…
      Mas.. em todos os casos, que o valor cobrado não acabe inviabilizando o negócio, embora, mesmo nos EUA, a internet à bordo, no momento, não é barata… é cara…
      Na verdade, a coisa vai funcionar legal para a cia. que implantar internet à bordo por um valor justo, ainda que o justo seja um pouco caro..
      E seria melhor ainda se pudesse ser paga com milhas Smiles.. pelo menos dá uma utilidade melhor para as milhas…

      • Jair Batista

        Isso é uma coisa boa, com certeza. Só que mostraram que realmente essa proibição não fazia sentido.

  • Danilo Fernandes

    Aleluia!!!

    Até que enfim liberaram o modo avião no voo todo e até que enfim vão disponibilizar conteúdo offline via wifi. É ridiculamente barato e permite algum entretenimento aos passageiros;

    • Leonardo Carneiro

      Pelo que lí aqui no MD, não vai ser exatamente barato.

      • Bruno

        Barato para a empresa, pelo que eu entendi do Danilo.

  • Orem B. Hartuing

    O celular, no modo avião, desprovido de comunicação com a torre de celular, jamais representou risco de interferência para os dispositivos eletrônicos de uma aeronave.

    • Mendonça Júnior

      Exatamente Orem.
      Os aparelhos em modo avião em nada afetam a operação da aeronave. O que acontece é que se tinha uma ideia – equivocada, no meu ponto de vista – que, no caso dos pousos e decolagens, a utilização deles poderia afetar eventual evacuação da aeronave em caso de emergência. Este fato sempre foi visto como mito por mim. Em uma emergência, a primeira coisa que todo mundo tende a fazer é largar tudo e tentar sobreviver. Tanto é assim que nos EUA há algum tempo já é permitido o uso dos aparelhos eletrônicos em modo avião durante toda fase do voo, incluindo pousos e decolagens.

  • Darley Tigre

    O que fizeram foi o mesmo que ter tirado a placa de “Proibido Estacionar” onde todo dia tinha gente com o carro estacionado no local e não aparecia ninguém pra multar nem reclamar. Ou seja, liberaram uma coisa que o povo mal educado, agoniado e viciado em smartphone já fazia.

    • Andre S

      Darley se fosse algo que faltasse com educação certamente eles não liberariam. No meu ponto de vista, tanto antes ou após a liberação, a falta de educação é você estar com o celular nas mãos durante a decolagem, aterrizagem ou turbulências. Mas geralmente quando entro na aeronave coloco logo meu celular em modo avião e o deixo guardado na mochila ou bolso porque o uso como relógio. Portanto não me considero mal educado como você generalizou, falta de educação sim da sua parte!

      • Leonardo Farage Freitas

        Mas a pessoa ao seu lado que seguiu a regra e desligou o celular com certeza achou você mal educado.

        #ficaadica

        • Andre S

          É, mas a pessoa que está ao seu lado não conhece sua vida pessoal, sua índole, seu caráter, seus princípios, o que você é lá fora, enfim… Assim como você não a conhece, será que o fato de ela simplesmente desligar o celular o torna uma pessoa educada? Não penso assim, antes de julgarmos temos que conhecer o que a pessoa é lá fora, aparências enganam! #ficaadicatambém #nãoseengane

          • Edgard

            Desculpa aí mas… Se as orientações são claras no sentido de que os celulares devem ser desligados, e vc não desliga, desrespeitando a regra que vale pra todos, isso faz de vc mal educado sim…

          • Andre S

            Obrigado, você é um exemplo para a sociedade!! O Brasil precisa de mais pessoas como você. Parabéns por sua educação!

          • Edgard

            Concordo… chega de gente que só segue as regras quando lhes convém

        • Henry

          Os dicionários resolvem a questão se vc é mal educado ou não…
          Com certeza, manter o celular ligado ou desligado não vai ter tornar uma pessoa educada ou não…
          No dicionário vc encontra a definição do que seja educado.. olha lá e vc não vai ver nada que diga respeito ao ato de desligar ou não o celular/notebook..
          Por outro lado, os regulamentos da aviação, as normas, emanadas pelos órgãos reguladores, que são trazidas ao passageiro pela figura do comandante da aeronave, são em sentido “lato”, uma LEI….
          Talvez esta LEI seja até mais importante que aquela outra LEI que te obriga a não parar o carro em cima da faixa de pedestre… talvez esta última seja seja mais percebida como lei porque o seu descumprimento costuma gerar multas, quando existe uma autoridade de trânsito que tenha vontade e peito para multar o infrator (sim…. quando era a PM que multava, ninguém ia tirar satisfação com ele, mas guardas municipais, constantemente são questionados e/ou agredidos, até mesmo por autoridades que deveriam dar o exemplo.. vide exemplo do juiz no Rio de Janeiro)..
          A obrigatoriedade de desligar o celular, em sendo uma LEI, acaba produzindo a seguinte situação para quem não a observa (não desliga o celular):
          Quem age à margem da LEI, está agindo como um MARGINAL…
          Não aquela figura do MARGINAL que anda armado e que sai assaltando… este descumpre outras leis (lei penal)…
          Mas.. em sentido lato, toda pessoa que age à margem da lei, está agindo como um MARGINAL…
          Assim, a pessoa que não desliga o celular à bordo, quando recebe uma determinação do comandante em fazê-lo está agindo como um MARGINAL e não como uma pessoa mal educada…
          Por favor, os colegas que não desligaram o celular alguma ou várias vezes, não fiquem chateados.. não estou dirigindo nenhuma ofensa a ninguém.. mas apenas constatando uma realidade…
          Eu mesmo já fui, em alguns voos, um MARGINAL, eis que simplesmente esqueci de desligar o celular… não foi um ato voluntário, mas acabei o fazendo..agi à margem da LEI…

        • Henry

          Mas o que é realmente estranho é que, havendo um interesse econômico por trás (sem sentido dúbio, please), a Cia. aérea libera o uso…
          Será que a Cia. colocou novos aparelhos que tornam o avião imune a interferência dos celulares ou será que o risco ainda permanece e a Cia., mesmo com risco, libera para aumentar o faturamento ???

        • Henry

          Eu sempre desligo o celular/notebook/tablet a bordo…
          Eu acho que não cabe aos passageiros descumprirem uma determinação do comandante…
          Mas, vejo que desligar ou não celular/notebook não é uma característica de um povo…
          Minutos antes de uma aterrizagem em LAX, uma americana, workaholic, foi cercada por 2 comissárias e obrigada a desligar o notebook, porque não queria parar de trabalhar..
          Só depois que as comissárias ameaçaram chamar a segurança depois que o avião pousasse foi que a mulher desligou..
          E olha que teve americano que achou que as comissárias agiram com excesso…que não precisava desligar…que era um exagero…

    • Cidadão

      Brasileiro adora desobedecer uma regra. Acham que são muito importantes e inteligentes para ter que obedecer um comissário

  • Thiago Castro

    Alguém joga videogame no avião??? Como faz??? rsrsrs

    • Fabio Campos

      Gameboys da vida…

      • Thiago Castro

        Ainda existe gameboy? rsrs

        • Fabio Campos

          Nintendo 3DS

    • Edgard

      PS Vita

  • william

    Objetivo final da GOL é ganhar dinheiro dos passageiros,quem quer usar interner a bordo,paga.

  • Igor Gomes

    A TAM já anunciou esse mesmo serviço que será implantado nesse semestre! E também será permitido o uso direto do celular em modo voo!

  • Arthur Mendonça

    No meu ponto de vista, isso é mt errado, não por afetar o voo em si, mais pelo risco que colocam os passageiros que usam. Uma aeronave na velocidade de subida e você la dentro um celular a maos, caso aconteça algo e vc deixa esse celular cair (num pouso de emergencia ou variação de altitute rápida) esse celular se torna um projetil que pode até matar uma pessoa. Como acontecido a tempos a trás num voo da Tam com o serviço de bordo, por sorte só houveram feridos.

    • Thiago Castro

      Eu acho que vc viajou…. e houveram não existe…

    • Henry

      Mas eu fiquei com um dúvida, do ponto de vista da lógica e das exatas:
      Se o celular estiver desligado, ele vai pesar menos ??

    • Henry

      Eu sempre uso o cinto de segurança.. só tiro na hora de ir ao banheiro ou levantar para esticar as pernas..
      Só que nos momentos de decolagem/aterrizagem eu coloco o cinto mais apertado.. e em cruzeiro, eu afrouxo um pouco, mas não deixo de usar…

  • jorge moraes

    É a Gol que libera isso ou a Anac? De qqer forma é chover no molhado.

  • Lucas Cimino

    Tem que ser muito inocente em acreditar que um aparelho celular é capaz de derrubar um avião, é uma piada essa restrição

  • Edgard

    Nossa … viajou e MUITO! E onde tá dizendo nessa notícia aí que as pessoas se machucaram por causa de um celular? O problema foi que não estavam usando o cinto de segurança na hora da turbulência…

    • Arthur Mendonça

      Na noticia não está dizendo que as pessoas se machucaram por causa do celular, o uso do celular na qual eu comentei é apenas uma suposição com algo que posso vir a acontecer, até porque se a aeronave está à 800km/h significa que tudo que está na aeronave está à 800km/h. É o mesmo de um carro em movimento com algo solto no banco traseiro, quando vc freia bruscamente o que etá solto vai continuar em movimento e tende a cair no chão do carro, experimenta pedir uma criança (que não vai segurar firme no equipmaneto) usar um tablet durante uma decolagem e assim que a aeronavae está no final da pista acontece uma colisão contra passaros para ver o que acontece.

      • Thiago Castro

        Na verdade, tudo que acontecer com o tablet, teoricamente, aconteceria com a criança. Afinal, estão todos à mesma velocidade e sujeitos às mesmas forças.

  • Henry

    Alguém poderia explicar qual a diferença entre o modo avião e o modo normal ??
    O que pode fazer no modo normal que não pode ser feito no modo avião ??
    Hoje, independente de poder ou não.. no Brasil ou no exterior, na hora da decolagem eu simplesmente desligo o celular/notebook etc… e quando o avião pousa eu ligo o celular apenas…. o notebook não porque não vou usá-lo ..
    Eu já deixei o notebook ligado, mas foi num voo doméstico, entre PBI e LAX, pois a AA vendia internet à bordo, da Gogo, por sinal, muito boa..

  • Marcela

    Não fico mais feliz porque já imagino os mal educados de plantão com o celular fora do silencioso incomodando todo mundo com os barulhos. Descansar no voo nunca mais… 🙁

  • Hélio

    Já vi tudo, não vai faltar mal educado, falando no celular nos pousos e decolagens

  • Danilo Fernandes

    Sim, eu quis dizer barato para a empresa. E que história é essa de não vai ser barato pro cliente? Conteúdo offline de avião tem que SER DE GRAÇA ao cliente!! Se a GOL cobrar não aceitem!!

  • João

    O que eu soube, de um piloto de caça da FAB, é que as aeronaves mais antigas possuem equipamentos também antigos, que sofrem interferências de celulares sim. Os mais modernos já estão protegidos contra essa interferência. Deve ser por isso que só agora as companhias brasileiras estão liberando o uso de celulares. Pelo visto, só agora as companhias atualizaram os equipamentos de suas aeronaves.
    Eu sempre obedeci essa recomendação porque acho que não cabe a mim avaliar. Se a companhia tem esse procedimento, deve ter motivos. Afinal, essa liberação é um diferencial competitivo que qualquer empresa gostaria de lançar primeiro. No mais, o respeito a quem está do meu lado, é fundamental. Eu já chamei comissária para denunciar meu vizinho de poltrona com celular ligado na decolagem. Disse que, ou o procedimento era necessário e o risco real, ou tudo era uma brincadeira e eu também iria ligar o meu.

  • Thiago Castro

    Então quem é de exatas não escreve, só faz conta, é isso?? kkkkkk

  • ednaldo

    Nao entendo uma coisa! Este povo recalcado que só sabd reclamar da GOL…afff…façam um favor.nao gosta da empresa nao voe nela…a tripulacao agradece o seu nojento jeito de ser…voe de azul mesmo…la eles nao deixam vc usar celular em modo aviao….hahahahahahha…parem de reclamar bando de morto de fome!

  • mdscom

    Nos últimos vôos que fiz de avião as pessoas que estavam ao meu redor nem sequer colocaram o celular em modo avião durante a decolagem, muito menos desligaram o aparelho. Sinceramente acho que hoje em dia a maioria dos passageiros não respeita mais as orientações. Enfim, acho que essa decisão da gol significa simplesmente “ok, agora vocês estão liberados para fazer o que já vem fazendo a muito tempo”.

  • Diego Rios

    Olá.
    Gostaria de saber a veracidade desta informação, pois estou no voo gol 1610 cgh X gig e já solicitaram que desligue os aparelhos eletrônicos, inclusive telefones celulares.

  • Francisco

    Engraçado que não havia restrição para o uso da máquina de cartão de crédito durante o voo.