GOL estuda a compra de jatos da Embraer para voos regionais!

Denis Carvalho 19 · setembro · 2014

A corrida em busca dos investimentos federais para a aviação regional começou para valer. A GOL anunciou hoje a seus acionistas que está avaliando a compra de jatos da Embraer para operar as novas rotas pelo país. De acordo com o comunicado, a empresa está ainda estudando, mas o fato de ter informado oficialmente aos acionistas é um forte indício de que as conversas estão bem adiantadas.

“No momento, a companhia estuda a possibilidade de comprar aeronaves da nova família de jatos da Embraer E2, que começa a ser entregue pela Embraer em 2018. Estas aeronaves seriam uma opção para atender rotas de menor densidade que justifiquem a utilização de aeronaves com 130 a 140 assentos. Se, e quando, a Companhia decidir seguir, fará a divulgação devida para o mercado”, informa o comunicado da GOL.

A compra traria uma alteração gigantesca na malha da GOL, hoje composta exclusivamente por jatos Boeing 737, modelos 700 e 800. Com isso, a companhia passaria a ter aviões de mais uma fabricante, o que demandaria investimentos em manutenção, com adaptação dos hangares da empresa, especialmente os de Confins em Belo Horizonte.

Na semana passada, o presidente da Azul divulgou que negocia a compra de jatos Airbus A320 ou Boeing 737, também de olho no programa de aviação regional anunciado pelo Governo Federal. No caso da Azul, porém, o movimento é o contrário: a companhia tem aviões pequenos para uso regional, mas pensa em investir nos jatos maiores para grandes rotas.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Joel Sarmento

    Aff… É como ter uma Land Rover para viajar com a familia e um Fusca pra andar na cidade.

    • luciano

      absurdo, comentario infeliz.

      os E2 são tão modernos quanto o 777

      • rone abbad

        concordo Luciano os E2 são muito bons

    • Victor

      You know nothing, Joel!!!

    • Sergio

      Esse aí entende hein!

    • Pedro Mello

      sim…. sendo a land rover os embraer…

    • Vinicius

      Sabe de nada inocente!

    • Fernando

      Comentário absolutamente infeliz de alguém leigo no assunto.

    • Daniel Junior

      Claro que não. Eu prefiro os ERJ mil vezes do que os B737 da Gol. Voar na ERJ com a Azul e um luxo em vista da Gol. Assentos mais confortáveis TV individual a bordo . Enquanto os B737 da Gol e sofrível o espaço.

  • Helder

    Tomara que se concretizem as intenções da GOL e da AZUL. Os moradores de pequenos centros como eu, agradecemos muito e queremos boas tarifas e o fim do monopólio de algumas empresas!

  • TIAGO DEL VALLE

    Irei me surpreender quando ver assim:

    GOL ESTUDA COMPRA DE UM 767 ou 777 para voos internacionais DECENTES.

    • luis

      Super de acordo … A Gol é um lixo !!!

    • Nino

      kkkkkkkkkkkkk eu também Tiago, tinha acabado de comentar isso aqui em casa

    • EFRAIM

      Concordo plenamente fui já duas vezes com a gol para argentina e fiquei assutado com a situação do avião e a comida FOI PÉSSIMA ridículo E UMA VERGONHA PARA O BRASIL!!!!recebi a mesma comida que recebi num voo da tam para rio de janeiro!!

    • efraim

      quem dera!!seria ótimo mas quero ver isso pratica!!

    • Marlon Rodrigues

      O pior é que a gol já teve 767, 5 deles pra ser exato, um -200 (PR-VAC), e quatro -300(PR-VAO, PR-VAF, PR-VAN e PR-VAB).

  • José

    Sempre acreditei que a Gol não ampliaria a sua frota com outros modelos devido aos custos, conforme citado no texto, que isso traz.
    Porém, a partir do momento em que a Gol passe a utilizar uma outra aeronave como os Embraer, não vejo motivos para também deixar de usar aviões wide body para viagens internacionais. O motivo 'custos' que até hoje foI usado como desculpa para a não diversificação da frota vai por água abaixo.

  • Fabio Vilela

    Infelizmente eu não acredito muito que vá para a frente … a GOL Dominicana foi a mesma coisa e a mais de um ano ainda não foi anunciada.

    • Essa GOL Dominicana está mesmo enroscada! Isso porque lá teve anúncio oficial do governo e tudo mais!

      • Fabio Vilela

        Denis, eu era fã da GOL. Na minha época de faculdade fiz um case apresentado a proposta inteligente e o crescimento que tiveram em tão pouco tempo. Preferia voar nela (apesar do serviço não ser tão bom) pois considerava que estava contribuindo com uma empresa que abriu portas para o mercado aéreo nacional. Achava o Smiles o melhor programa de viagem no Brasil. Hoje, infelizmente, de três anos para cá, a GOL estagnou. A TAM fundiu com a LAN o que a ampliou no mercado, a AZUL está voando e em breve tempo vai roubar o lugar da GOL no mercado.

        Ou a GOL faz alguma coisa, ou vai ser engolida!

        • William Perez

          Entrar na star alliance já seria um ooootimo começo.

          • William Perez

            Ops. Skyteam.

  • re178

    Agora a GOL quer competir com a Azul nas cidades médias e pequenas!

  • João Carlos

    sem comentario

  • Rafael Poggi

    Enquanto isso, nada da Gol se prontificar a comprar A330 ou Boieng 777 para vôos mais longos…

  • MTorres

    Digo que a GOL montará uma subsidiaria para esses voos regionais. OU usará o nome da Varig para isso.

    É outro mercado, outro foco. Com os devidos incentivos do governo, vale a pena SIM pensar em alterar a frota. Já para voos de longo curso, não faz sentido.

    • José

      Acho que o contrário seria até melhor: deixar a marca Gol para voos regionais, e trazer uma marca que já foi conhecida (inclusive fora do país) de volta para as rotas internacionais.

      • MTorres

        Não mesmo. Onde existe concorrencia, se chamará GOL. Aonde for menor a concorrencia, se chamará VARIG para justificar o preço. kkkk

  • BRUNO

    A GOL recebera os embraer no primeiro trimestre de 2015, já a TAM no segundo semestre de 2015
    Contratos e pagamentos feitos à embraer.

  • Artur Aranha

    Acredito que a GOL tão cedo não investirá na compra de aviões maiores para viagens mais longas, mas sim aprofundar mais as parcerias com empresas que utilizam estas aeronaves em rotas mais longas, principalmente com a DELTA.
    Acho que dentro da América do Sul o SMILES é o melhor programa de milhagem , principalmente depois da possibilidade de emitir bilhetes pela Aerolines Argentinas pelo SMILES.

    • MTorres

      Isso mesmo Arthur. Não quero a GOL com 777 indo pros EUA. Quero uma boa empresa, com preço justo, AQUI DENTRO, com bons horarios e pontual. Que ela mantenha a parceria com a Delta e se aprofunde ainda mais. Pra ficar perfeito só falta emitirmos Delta pelo Smiles com mais facilidade.

      A Gol me atende 100%. O preço é melhor, os assentos estão melhores que os da TAM, e a possibilidade de poder comer alguma coisa decente no avião faz a diferença para nós empresarios e executivos. Só quem pega 3 ou 4 voos por semana sabe a diferença que é poder comer um sanduiche e um café enquanto trabalha, e não os cream cracker da TAM ou a batatinhas da Azul. Com a possibilidade de um caldo de feijão a noite. =)

    • Danilo

      Em outubro embarcaremos Paris pela Air France/smiles.

  • Marcos Reis

    Quem pode aproveitar a promoção DOTZ… veja hoje estão dando 7 Dotz por cada 1 real de compra no Wall Mart. Quem for comprar algo dá uma passada no site do Dotz.

  • Daniel T.

    Espero que o negócio se concretize; fico feliz por saber que estão interessados nos Embraer. Orgulho nacional.

  • Rafael

    Se podemos ter algum orgulho desse país ainda, ele se chama Embraer!

  • A GOL podia passar a operar em São José dos Campos – SP. O Aeroporto TRIPLICOU a sua capacidade após a reforma realizada pela infraero e que terminou recentemente!

  • Daniel Lima

    TAM/Gol é ruim .Gol Embraer / 737/738 não tem TV! ., TAM também não tem Tv A319/A320/A321, Azul Embraer 190/195 Tv ao vivo . Azul vai comprar A320neo ou 738max Tv!, Azul e Avianca Brasil melhores.

  • jorge moraes

    A Gol fala muito e faz pouco.

    • efraim

      bem falado!!!