Smiles flexibiliza pontos para valores entre 11 mil e 50 mil milhas

Leonardo Marques 21 · dezembro · 2012

Há dois dias a GOL mandou um e-mail para seus clientes anunciando mudanças no Smiles, uma delas é que agora os bilhetes Smiles Any Day não teriam mais uma valor fixo de 20.000 milhas, eles poderiam ser resgatados até por 11.000 milhas. A notícia parecia boa, mas a realidade foi que os trechos com maior procura agora podem ser encontrados até por 50.000 milhas. Fernando de Noronha, por exemplo, só tem passagens por 50.000 milhas de dezembro até o começo de maio. Depois é possível encontrar por 10.000 milhas.

O Melhores Destinos já recebeu mais de 10 e-mail de leitores indignados com essa mudança!

Nessa madrugada a GOL enviou um outro e-mail do Smiles informando que agora as milhas do Smiles irão ter 3 anos de validade. Ué? Mas já não são 3 anos?

As outras mudanças no Smiles são:

– As milhas que você acumular nos parceiros aéreos (Delta, Airfrance, KLM, Qatar e Iberia) também valem para a conquista de upgrade de categoria do cartão Smiles.
– Para fazer alteração de passagens aéreas emitidas com milhas, o participante deverá cancelar sua passagem vigente para em seguida realizar uma nova emissão.

Dicas e críticas enviadas pelo leitores Osvaldo Martinello, Marcio Lamana, Leonardo Ibiapina, Pedro Menezes, Leonardo Santana, Wólnei M.F., Marcus Maestrelli,Leonardo Dangelo, Sergio Rodrigo, Ney Maciel,Fábio Barboza, Leonardo Cassol, Eduarda Manrico, Arthur Carrao,Luiz Robson, Levi Duarte, Luis Carlos, Luiz Frota e Diego Branco.

Publicado por

Leonardo Marques

Diretor do Melhores Destinos

  • Kelvin Krisna

    Já foi a epoca que as milhas serviam para agradecer ao passageiro frequente, hoje está cada dia mais complicado de viajar utilizando milhas. E olha que já utilizei bastante este recurso.

    • Alexandra Alves

      É fato. De agradecimento pela fidelidade não tem mais nada. Acham que é favor mesmo.

  • Thiago Ambrós

    Quanto ao upgrade com milhas de parceiros, isso vale pra daqui pra frente ou também retroativo? Ganhei milhas voando AA em Julho. Elas valeriam?

  • Marcel Senas

    No caso de cancelamento de passagem emitida com milhas, alguém saberia informar o valor da multa, se em dinheiro, ou alguma penalidade de perda de pontos?

    • Sérgio Pessoa

      Senão me engano é R$ 80 reais e as milhas são devolvidas

    • Bruno Brum

      R$80,00/trecho

  • Francisco Neves Siqu

    Com relação à validade das milhas, pelo que entendi, a diferença que antes eram 3 anos, mas elas só venciam no aniversário seguinte da sua inscrição no Smiles (por exemplo, se o aniversário era em fevereiro, mas as milhas fariam 3 anos em dezembro, elas venceriam apenas no mês de fevereiro seguinte, assim, elas poderiam durar até 3 anos e 11 meses). Agora não, elas são como na TAM e demais companhias, expiram 3 anos depois de quando fora adquiridas.

    • Leonardo Gomes

      Ou seja, piorou…

      A Gol ainda têm a cara de pau de dar a notícia como se estivesse melhorando.

  • Leonardo Soares de S

    Fora isso tem a questão é que se você for comprar uma passagem pra viajar depois de março do ano que vem vai notar que a Gol alterou o horário de vários voos, tornando os horários os piores possíveis.Já até mandei um Email pro MD falando sobre isso.

  • Flavia Pinciara

    Tenho passagens emitidas com milhas para 6/01/13… sou obrigada a cancelar para refazer? Não entendi essa ….

    • Não! O que mudou é que antes era possível alterar uma passagem, agora será preciso cancelar e emitir um nova, caso você queira alterar.

  • tcampos

    Eu esperando a promo do Smiles.

    Só porrada.

  • Thiago Gonzalez

    No fundo eu acredito que as empresas aéreas querem que os programas de milhas acabem. cada dia eles estão piorando, e que elem vendam apenas passagens. já ouvi dizer que possivelmente poderão cobrar taxa da emissão da passagem vc vai pagar com suas suadas milhas e ainda pagar uns 50 pra poder emitir a passagem + taxas. no fim vc tá pagando tudo.

  • Lívia Lopes

    A hora que eu olhei a notícia achei que era uma boa… a partir de 11 mil, antes todas eram 20 mil… Ledo engano!!! Todos os trechos que eu procurava agora estão 50 mil!!!!!! ABSURDO!!!!! Brasília – Natal a 50 mil o trecho!!!! Gol tá de sacanagem!!!!!!!

  • Guilherme Ortale

    50.000 milhas ? Não obrigado.

    Dá pra ir de executiva para Europa por 52500.

    Tá dificil o negócio de emissão com pontos no Brasil ein.

    E ta na hora das empresas pararem de chorar.

    O governo já cancelou o aumento das taxas portuarias, desonerou a folha e tem, milagrosamente, segurado a cotação do dólar.

    Agora chega de dar rasteira no consumidor.

  • Anthony Pinheiro

    Sempre, sempre estou em off por aqui… Mas essa tive que comentar… A GOL tem que ter cuidado estão mechendo com o que não deviam!! Muitos passageiros assim como eu dão prioridade para esta cia devido ao programa Smiles… A empresa tem deixado muito a desejar no atendimento, conforto etc… A quem queira viajar pagando menos, mas nem sempre é esse o caso da GOL que quase sempre tem os mesmos preços que as demais cias…. Agora sem um bom programa de milhagem qual será o diferencial competitivo da GOL?

  • Thiago Castro

    Gente, me corrijam se eu estiver errado, mas não é exatamente isso que acontece hoje no Fidelidade?? Há um "preço" de tabela, mas aquilo é só uma referência. Dependendo da época e procura o valor pode ser muito maior. Tb não gosto desse esquema, mas se for isso, a GOL pode estar se "adequando" ao mercado (para pior pros clientes, claro!!).

    • tcampos

      Quanto às milhas "cheia", sempre preferi a TAM. Com 06 dias de antecedência consegue praticamente qualquer trecho e qualquer voo por 10k.

      Já no SMILES até a tarifa de 10k é limitada, pois fica atrelada ao preço da passagem, com uma semana de antecedência já fica complicado pégar por 10k no SMILES, e quando possível, os horários são restritos.

    • Leonardo Gomes

      No TAM Fidelidade os trechos domésticos são sempre 10.000 pontos desde que tenha antecedência mínima de 7 dias, em menos de 7 dias são 15.000. Se tiver lugar no voo pra vender esse mesmo lugar pode ser emitido com 10k (ou 15k). O que você está falando é dos trechos internacionais, esses que variam a disponibilidade e quantidade de milhas e dependem de muita sorte.

      Eu já não gostava do Smiles pois exatamente quando a passagem está cara e que valeria a pena emitir com 10k você não encontra por 10k, só 20k ou nem têm lugar por milhas. Agora com essa mudança acabou com o programa. Pagar 30k, 40k, 50k em um trecho doméstico ? Piada…

      • Thiago Castro

        Entendi, então ainda bem que eu direciono minhas milhas para viagens internacionais.

  • tcampos

    Sempre tive o cuidade de manter o mínimo de 20.000 no SMILES e no MULTIPLUS para o caso de uma urgência, como perder um voo, rsrs.

    Agora lascou-se.

    Os voos próximos então por Any Day acima de 40.000, sendo a maioria 50.000.

    Quem era a Gol, quem era o SMILES.

    #barriu50mil

  • Vitor J. Nunes

    A Azul fez essa mesma pegadinha comigo. Voo direto SDU > SSA foi substituído por outro com conexão em Campinas e partindo 01:30h antes (com chegada no mesmo horário).

  • Diogo

    Essa foi a pior modificação de todos os tempos do Smiles. Ainda bem que eu não transferi os pontos que tinha no Santander para a Gol. Estava na dúvida, pois queria ter o upgrade para diamante, mas achei que ia ficar com muitas milhas no Smiles. Ainda bem, pelo menos o prejuízo vai ser menor.

  • Drico

    Na verdade é o contrário. Melhorou sim.

    Antes, as milhas venciam no aniversário de 3 anos daquele exercício.

    Então, no exemplo dado, suponhamos que o seu aniversário fosse em fevereiro. Se você acumulasse milhas em dezembro de 2009, por exemplo, elas venceriam em fevereiro de 2012. Duravam menos de 3 anos.

    Agora elas passariam a vencer em dezembro de 2012. Exatos 3 anos.

    Melhorou.

    • José da Silva

      Incorreto. Antes durava no mínimo 3 anos. Podendo chegar a quase 4 anos.

      Veja o trecho do regulamento que versava sobre o tema:

      5.1. As milhas na conta do Cliente Smiles terão validade de no mínimo 3 (três) anos completos, a contar do mês da conquista, com vencimento no dia e mês correspondente à sua inscrição no Programa Smiles. No dia seguinte as milhas expiradas serão automaticamente excluídas do saldo da Conta Smiles.

  • Thiago Ambrós

    Exato! Eu estava programando uma viagem pro Caribe em Julho, tinha por 30k milhas, agora só por 50k milhas! Vou destinar as milhas pra outro canto!

    Que povo safado!

  • Fabio

    É piada isso ? 50.000 milhas por um destino doméstico ? Eu estou careca de ir para a Europa por 60.000 no INfidelidade .

    • Marcelo Henrique

      INfidelidade TAM foi ótimo, hahahahhahahaha

      Pelo que parece, o mundo acabou mesmo em 2012 em relação as promoções de milhagem…

  • Duarte

    Ao ler esse post me lembrei na mesma hora do Fábio Porchat: http://youtube.com/watch?v=uWjRYyu7bTc

  • Maria Rita Zaccari

    Pegadinha, mesmo! O e-mail parecia uma boa notícia…absurdo!

  • Erick de Andrade

    Fiz algumas simulações, um trecho CGH -NVT esta por 11 mil milhas anyday, 10 mil normal e 9 mil nas "milhas reduzidas"…. Gol safada!!!!!

  • Felipe Rossi

    E o mais irônico é a Gol mandar um email para os clientes diamante, agradecendo pela fidelidade e dizendo que em 2013 novas supresas estão por vir e que o relacionamento empresa-cliente ficará melhor..

    Surpresa? sim…. nem todas as surpresas são boas.

    Relacionamento melhor? Unilateralmente e somente para a empresa, já o cliente……

  • Bruna

    A validade das milhas para quem e smiles ouro passa a ser de 04 anos e diamante passa a ser 05 anos. Esta no site da gol.

  • Leonardo Ibiapina Pa

    Como diz no Canal do Otário. Que Legaaaaaaal! Mandam um email sem vergonha falando que reduziram para a partir de 11 mil milhas. Dando a entender que o limite máximo se manteria em 20 mil milhas e depois vem com essa sacanagem de 50 mil milhas que em determinadas épocas consigo ir até ao extremo oriente! Um absurdo! Parafraseando o Otário:Gol tá de sacanagem!!!!!!!

  • Roberto Borja

    Olá Guilherme, em qual cia vc viu executiva por 52500? Por trecho? No Victoria Tap sao 90000 ida e volta Portugal ou 110000 Pra qq lugar da Europa. Abs Beto

    • Rodrigo Emerick Goul

      Emitir passagens na Air France ou KLM para europa, em executiva, são 52500 por trecho.

    • Guilherme Ortale

      Oi Roberto, era tão fácil achar executiva por este valor em pontos, mas agora está muito difícil, está difícil achar até mesmo na econômica por pontos.

      Mas pesquisando aqui achei um dia a título de exemplo.

      Pesquise na emissão smiles de bilhetes das parceiras, GRU-AMS 09/07 e você vai achar Executiva por este preço, porém pela DELTA… via EUA, antes era mais fácil pela KLM e Air France…

      Realmente o Smiles está piorando, seguindo a tendência do mercado…

      Brasileiro só se f…

  • claudio henrique de

    Brincadeira ne., pois isso e querer enganar com um pirulito., bem como empresarios como esse CONSTANTINO., primeiro acaba com a webjet e agora vem com essa de 50 milhas., vem ca esse cara tem que respeitar mais seus clientes e o governo que nao

    faz nada. e o povo esta no meios desses cobras.

  • Carlos Eduardo

    Guilherme,

    Você reparou que desde essas recentes mudanças do Smiles os bilhetes na classe executiva da Air France desapareceram? Não consegui achar nada mesmo para o segundo semestre de 2013. E na classe economica está bem mais difícil também. Acho que infelizmente o Smiles está se tornando uma TAM.

    • Guilherme Ortale

      Que coisa né, como disse acima, achei UM trecho dia 09/07 para AMS.

      Mas como nem a econômica tem aparecido, quero acreditar que é algum problema no sistema da Gol.

      Mas o mais provável é que seja uma mudança pra ficar, piora pra variar.

  • Carlos Eduardo

    Concordo totalmente! Pra mim o grande diferencial da Gol era o programa de milhagem, já que as aeronaves e o serviço de muitas concorrentes são melhores… E agora?

  • Reinaldo Paix&atilde

    Não sei onde iremos parar com tantas mudanças prejudiciais das companhias aéreas, dos Cartões de Crédito e do KM de (des)Vantagens!

    Como muitos daqui, quando vi o e-mail, eu comemorei a mudança. No entanto, a comemoração só durou até o momento que eu pesquisei uma passagem para Fernando de Noronha. A passagem de 20mil passou para 50mil. Isso é uma piada!

  • Wilson Miranda

    Pessoal! Vamos ao boicote dessas empresas brasileiras sem=vergonhas que só querem ferrar a gente?

  • Eduardo de Oliveira

    Essas alterações unilaterais em prejuízo sempre do consumidor, somente acontecem devido ao nosso Ministério Público ser inoperante e as empresas fazem o que melhor lhes convêm.

  • Rodrigo Montes

    Uma dúvida: Se eu comprar uma passagem promocional, de 17.000 milhas, na categoria "smiles any day", eu posso remarcar a passagem para outro dia em que o trecho em questao está sendo vendido por 50.000 milhas?!