GOL volta atrás e assume oficialmente o fim dos lanches gratuitos

Denis Carvalho 12 · abril · 2012

Há pouco mais de uma semana, e Melhores Destinos publicou em primeira mão a notícia de que a GOL estava pondo fim ao serviço de bordo gratuito nos voos em que há a venda de lanches. Na ocasião, a companhia aérea negou o término do serviço e garantiu que o mesmo continuava a ser servido normalmente, mas publicamos a notícia com base nos relatos de muitos leitores e mesmo integrantes da nossa equipe que fizeram voos com a GOL e não receberam bebidas e snacks gratuitos.

Após a publicação, centenas de leitores registraram que também não haviam recebido os lanches gratuitos. Apenas aqui no MD foram mais de 800 comentários fora centenas de manifestações no Facebook e no Twitter.

Diante desta mobilização, os maiores  jornais do Brasil nesta semana também abordaram o assunto e a GOL se viu obrigada a mudar seu discurso e assumiu o fim dos lanches gratuitos nas rotas em que o chamado BOB (buy on board), ou seja, a venda de lanches.

O jornal O Estado de São Paulo, que atribui a medida  à crise financeira da GOL, informa que a empresa informou ter cortado os lanches no início deste mês: “Segundo a companhia, o lanche gratuito foi suspenso no começo do mês apenas nos voos com duração superior a uma hora e meia. Dias antes do fim de março, porém, o Estado verificou que já não havia nenhuma opção de refeição sem custo para o passageiro em um voo entre o aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, e Porto Alegre. A medida não afeta a ponte aérea Rio-São Paulo, informou a Gol. De acordo com a empresa, os voos de maior duração terão apenas o serviço de venda a bordo, que oferece refeições um pouco mais elaboradas, como sanduíches. Para a aérea, o lanchinho gratuito já não atendia mais a demanda do passageiro de viagens mais longas”.

Já o jornal Folha de São Paulo traz em sua edição de hoje que a medida afeta inicialmente 180 (22%) dos 820 voos diários da companhia. Até o fim do semestre, o corte atingirá 44% dos voos -todos os que duram mais de uma hora e meia.

“Desde 2 de abril, há apenas a opção do cardápio pago nos voos que passaram pela mudança. Refrigerante, suco e batatinha saem por R$ 5 cada um. Para a companhia, o serviço gratuito deixou de fazer diferença, mas ele continuará a existir na ponte aérea Rio-São Paulo”, explica o jornal.

Em nota, a GOL informou que a suspensão dos lanches gratuitos ocorreu no dia 16 de março, ou seja, antes de publicarmos a primeira matéria. É uma pena que a  GOL tenha negado por meio de sua assessoria de imprensa, já que a medida já estava em vigor. Confira a posição oficial da empresa:

“A GOL informa que desde o dia 16 de março suspendeu o serviço de bordo gratuito nos voos que oferecem a opção de serviço de bordo pago. O novo sistema vem em linha com o plano de negócios da GOL e é amplamente utilizado em companhias americanas e europeias. Hoje, cerca de 180 voos da companhia possuem o serviço de bordo pago. O projeto esta em plena expansão e prevê, até o final deste semestre, a implantação na maior parte das rotas com duração acima de 1h15 de voo. O serviço de venda a bordo foi implantado pela GOL de forma pioneira em 2009”.

A companhia justifica ainda que a mudança trará benefícios aos clientes: “Com o serviço de bordo pago o cliente tem mais facilidade e variedade de escolha para consumo durante o voo. Entre os produtos oferecidos estão sanduíches, snacks, bebidas quentes, cervejas, refrigerantes, sucos, entre outros. A água será dada gratuitamente ao cliente que solicitar. Os pagamentos são realizados a bordo, durante o voo, e por enquanto só podem ser feitos em dinheiro na moeda nacional. A companhia esta trabalhando para oferecer, em breve, a possibilidade de pagamento com cartões de crédito”.

A venda de lanches nos voos domésticos já é algo comum em muitos países. É discutível se esse lanche gratuito faz alguma diferença e boa parte dos nossos leitores opina que não fazem a menor questão. O problema neste caso foi a GOL demorar tanto para reconhecer a medida. De todo modo, fica os parabéns à comunidade do Melhores Destinos, que mostrou mais uma vez sua força de mobilização.

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Ricardo Santos

    Vamos ver quanto tempo a gol vai diminuir os creditos da milhas por trecho voado.

    Tomara que quebre de vez, e a Lan venha e compre ela também.

    Será LaTaGo.

    kkk

  • Leonardo

    Queria eu poder abrir um quiosque na área de embarque dos aeroportos vendendo um kit lanche, e ao invés de cobrar R$5 por uma batatinha que eles pagam centavos, cobrar um preço justo para um lanche completo.

    Masss .. as lojas são concessões e, com os aeroportos privatizados, serão dos proprietários.

    Cadê aquelas máquinas automáticas para salgadinhos que a Infraero prometeu?

    • Karolina

      Leo,

      No aeroporto de Confins foram instaladas essas máquinas automáticas de salgados e refrigerantes e em comparação com os preços das lanchonetes fica mais acessível…

      Porem ainda um pouco salgados…

    • grazi

      em recife, terminal norte já tem !!

    • Rafaela

      Realmente vendas a preços absurdos.

      Tens toda razãp.

      E quanto a essas máquinas eu vi UMA no Santos Dummond no Rio. Não cheguei a ver preços, como sou alérgica preciso levar se quiser comer. hehe Mas os preços praticados nos aeroportos e agora dentro dos aviões são fora da realidade mesmo.

    • Diogo Rocha

      em Brasília tb tem, é realmente mais barato se comparados aos absurdos cobrados em aeroportos como CGH e SDU (em BSB nem tanto, tem giraffas, bob's e spoleto no aeroporto, e esses servem comida no preço)

  • Dony

    Me pergunto se isso tem ligação com o prejuízo que eles tiverem em 2011. Mas estou quase certo que sim. Ficou claro também que eles estava fazendo o joguinho do "vamo ver se cola", isso ficou bem claro pra mim.

  • Renan

    É… O MD sempre na frente!

    Concordo com a turma que disse que não é um problema não ter o lanche mas como essa é uma prática, no mínimo, deve existir algum tipo de aviso no check in para alertar as pessoas que, de repente, podem estar contando com isso.

    Só faltava mesmo cobrar a até água como alguns disseram no post anterior… hehehehehe

  • Rodrigoclt

    A Gol é tão ruim, que nem ela mesmo sabe se serve ou não os lanches gratuitos. Que vergonha!!!

  • Paulo

    Entre o lanche e uma passagem barata, prefiro pagar pouco, se mantido o espírito de "low cost". Prefiro pagar uma passagem de 60 reais e não ter comida do que pagar 200 no mesmo trecho em uma empresa que tenha lanche. Isso, claro, desconsiderando os demais fatores de diferenciação. Porém, os preços da Gol não são tão mais baixos como a medida leva a crer. Nas minhas últimas viagens, a Gol estava mais cara que as demais. O mesmo vale para a Webjet que em algumas datas é mais cara que a Tam e a Trip. Então, vejo que há um engodo nisso tudo.

    • Alfredo

      Concordo plenamente…a passagem da gol está cara e os lanches estão a um custo absurdo!.. e também concordo com o comentário de baixo. sanduíche é refeição elaborada apenas se comparado com goiabinha da gol!..palhaçada!

    • Diogo Rocha

      Gol = Serviço de webjet a preço de azul. Só compro com milha e promoção

  • André Cri-Cri

    "De acordo com a empresa, os voos de maior duração terão apenas o serviço de venda a bordo, que oferece refeições um pouco mais elaboradas, como sanduíches."

    Para a Gol, sanduíche agora virou é "refeição elaborada"?

    Que piada…

    • Marcelo Neves

      Mais uma que sai do bolso do cliente. Como tudo no Brasil, quem "paga o pato" é o menos favorecido. "Normal"…

    • Marcos Adriano Nerin

      bom, mais elaborado que amendoim, isso é!

    • grazi

      No voo que fiz terça feira, a aeromoça me garantiu que até dezembro , TODOS os voos da empresa só servirão lanches pagos! De Graça só agua. Nem sorriso mais! kkk

    • Isabella

      Se consideram sanduíche como comida elaborada, um jantar quentinho então (como disponível em outras companhias) é algo do outro mundo, né?

      E tb não achei plausível a justificativa da duração dos voos. 1h30 é muito mais tranquilo de aguentar sem comer do que 4h, por exemplo.

      Ai se isso levasse a redução no preço das passagens… Aí, eu passaria fome rsrs

  • Rodrigo

    Já está no buraco, logo logo abre falência !

  • Que retirem os lanches mas que baixem cada vez mais os preços das passagens.

  • Tomas

    Não vejo problema nenhum em cortar os lanches, isso mostra que as empresas aéreas estão evoluindo.

    Agora o correto é que esta mudança reflita de alguma maneira no preço da passagem para o consumidor final.

  • Lara

    Nossa que mizerê! nem suco e água está incluído no preço? …aff…pelo menos isso deveria ser "gratuito" …td bem que lanche a pessoa pague, mas água é uma coisa absurda de se pagar, até ônibus executivo tem água. aff….

    • Thiago Castro

      A água tá liberada Lara. Pelo menos isso né?!

  • Renan V.

    Sério que alguém algum dia acreditou que estava comendo um lanche gratuito dentro de um vôo da Gol? HAHAHAHAHAAHAHAAHAHAHAHAHA!

  • Paulo Roberto

    Não me importo em pagar a comida e bebida, mas poderiam praticar preços decentes e coerentes, os valores cobrados são totalmente desproporcionais a realidade.

  • Mauro

    Fiz GRU-João Pessoa-GRU no feriado e tanto na ida como na volta não teve BOB e voo durou mais de uma hora e meia.

  • Acid

    E a Gol comprou a Webjet, mas parece que foi a Webjet que incorporou na Gol. Aviões voando sem parafuso, pirangagem de comida, e depois ainda se compara com as empresas low-cost (faltou avisar isso) da Europa.

  • Romulo

    Eu faço questão do lanche gratuito, principalmente a bebida. É horrível ter que pedir água aos atendentes, me recuso. Me recuso mais ainda a pagar qualquer coisa durante o voo. Se puder vou pegar TAM e Azul.

  • Jose Maria Fernandes

    Não entendo porque tanto auê para isso… seja por parte da Gol e não assumir, seja por parte dos "passageiros descontentes"….

    Essa é uma tendência em muitas companhias ao redor do mundo. E cá entre nós: quem precisa comer em um vôo tão curto quanto às rotas domésticas?

    Outra coisa, nos EUA cada um entra no avião com sua comidinha comprada na sala de embarque, senta e come no seu canto, é a coisa mais normal do mundo…

    Acontece que as empresas oferecem um pouco mais de bebidas gratuitas do que a Gol está oferencendo, incluíndo café, leite, chá, variedades de sucos e água. O que também não nos matará se não tomarmos.

    O grande problema na GOL está na forma de cobrança: nem sempre possuem troco para o passageiro que deseja utilizar o serviço. Eu já quis tomar um café e não pude pela falta de troco. Implantar um sistema de cartões ou que tenham troco a bordo, ajudaria muito.

    Torço para o sucesso da GOL, assim como a possível vinda da LAN para substituir a TAM em muitas pompas que assume ter e não tem…

  • suzana

    Eu acho que a companhia pode até cobrar por este serviço,mas acho um absurdo os preços,é o fim da picada,sinceramente nem no supermercado as batatinhas ,os amendoins e afins são tão caros!!!!O que há companhia gol só porque está nas alturas o preço tem que ser compatível?Brincadeira neh!!!!

  • Paula

    Eu nao vejo beneficio nenhum para os clientes com essa medida.

  • Priscilla

    Se isso fosse influenciar nos preços das passagens até que ia.. mas agora tirar lanche, cobrar preços caros.. aaaaah me poupe! Mas ele devem está indo de mal a pior né.. pq não pode dar amendoin e um copo de água, tem é que sair de circulação mesmo!

  • Carla Arantes

    R$5,00 uma latinha de refrigerante???? Isso é abuso! Os órgão de direito do consumidor têm que intervir. Tudo bem que haja a venda, mas que seja por preços de mercado!

    • Concordo com você. Quer cobrar, cobre, mas roubar já é demais! Para mim eles arrumaram uma outra forma (ilegal?) de capitalizar a empresa, através da venda de lanches para brasileiro trouxa. Por qual motivo falar de companhia aérea internacional low-cost, quando a Gol é preço normal na prática? Aliás, foi só entrar a GOL no mercado para as demais companhias se nivelarem por baixo, tirando qualquer tipo de mordomia. Cliente gosta de mordomia, exceto se o preço justificar a ausência, o que não é o caso da Gol.

  • Luciana Gallo

    E como descobrir quais os vôos BOB?

  • jussara

    Desde que os valores da passagem sejam menores não me importo. Mas a empresa deveria avisar no momento da compra da passagem se o seu voo tem ou não o serviço de venda..

  • Eduardo Favila

    Continuo vivo depois dessa notícia.

    Nunca tiro a minha garrafa de água da mochila e agora levarei um sanduíche.

    É 2012, mas isso ainda não é o fim do mundo.

  • Diogo

    Eu passei por uma situação interessante.

    Fui pra Salvador no final do mês passado pela GOL. No voo de ida não teve lanche gratuito, só cardápio mesmo. No voo de volta TEVE.

    A única crítica que se deve fazer a Gol é realmente não informar previamente que não há o lanche gratuito. Só isso. pq aí vai dos diferenciais que os clientes buscam na hora da compra da passagem. Eu e minha esposa tomamos um susto quando recebemos o cardápio no meio do voo completamente despreparados com relação a dinheiro. Isso gerou uma reação hiper negativa com relação ao atendimento e a honestidade do serviço.

    A Gol vai assim gastando sua imagem.

  • Embora o lanchinho deles seja ruim e mínimo e que a maioria não faça questão nenhuma, dizer que a decisão de descontinuá-lo é melhor para o passgeiro foi no mínimo engraçado.

    Mas, pelo menos assumiram que estão descontinuando esse serviço.

    Fico imaginando o que mais vão cobrar depois…

  • Landial

    Viajei com a GOL dia 31/03 trecho CNF-POA e recebi lanche, como o voo estava vazio as comissárias ofereceram lanche a vontade!

    No mesmo dia fiz conxão em POA, em seguida fiz POA-MVD onde foi servido um sanduiche razoavelmente grande.

    Dia 07/04 fiz MVD-POA onde foi servido um sanduiche MUITO menor oferecido na ida, e de POA-CNF já não era servido nada, e sim vendido. Uma pena…

  • Amaury Junior

    Estranho isso, viajei quinta-feira passada Salvador – Fortaleza e serviu lanches normalmente. Saquinho de biscoito salgado e um saquinho com 2 biscoitos doces + agua, sucos e refrigerantes.

    Fiz Fortaleza – Recife e Recife – Salvador na segunda-feira, em ambas as viagens(menos de 1 hora em ambos os trechos) também foram servidos os aperitivos!

    Devo ter dado MUITA sorte então, me empanturrei nas 2 viagens de volta.

    • Denis Martins

      Está certo, o lanche foi suspenso em voos com mais de 1h30

  • Tati

    Mentira da Gol. POA-CGH na semana passada não teve lanches gratuitos também. E o voo é curtinho.

  • Luis Carlos

    Espero que a Gol continue, nao quebre rsrs, porque andei aproveitando os preços baixos em alguns trechos, agora qto ao lanche gratis estou como a maioria, prefiro passagens baratas..Valeu pessoal do MD, continuem assim informando seus leitores, muito bem, como andam fazendo….abrs…

  • Bernard

    Nos EUA e Europa vc paga pra comer…. somente bebida q nao precisa, pelo menos nos EUA. na Europa eu nao lembro…. fazem um drama….

    Absurdo não liberar a bebida, mas quanto ao lanche…. fiz Houston – NYC com um copo de agua…. 3h de voo…

  • As empresas brasileiras cada vez mais assumindo o low-cost, como a Ryanair e Esayjet, só que cobrando preços absurdos! É impossivel que o custo operacional (fora aeroportos) da Europa permitam viagens de 2.000 km por 10 euros (24 reais) e no Brasil o mesmo trecho não sai por no mínimo 200 reais!

  • Sérgio Martin

    Grande coisa manter lanches gratuitos na ponte aérea… Tomar suco de caixinha de laranja e comer rosquinhas Mabel não fazer diferença.

    Realmente a falta de administração da empresa tem ido algo visível. Serviços de bordo que em grande quantidade sai muito barato. Perdeu-se tanto o foco que tirando o lanche não vai tapar o buraco dos prejuizos, ao contrário, aumentará, muita gente viaja comprando promoções de passagens e olham muito o "lanche", e quando falarem que nao tem acabam deixando de viajar na empresa, e com isso deixa de vender uma passagem e ganhar muito mais em cima…

  • camis

    Não vou nem comentar o voô de 7 horas que a Gol me vendeu sem avisar dos lanches pagos.

    A imbecil aqui quem embarcou sem 1 real passou fome na droga do avião…

  • Camila

    Achei um absurdo a gol tentar esconder isso, deveriam ter sido honestos desde o inicio. E os preços sao abusivos, pagar 5 reais num café cm leite?! Me recuso. Depois se os passageiros começarem a levar quentinha nos vôos, eles vão achar ruim…. Além do mais, nao duvido nada q daqui há um tempo queiram proibir o passageiro d levar seu próprio lanche, coisa q eu msm vou fazer, pois nao aceito ser roubada pela Gol.

    • Rodrigo

      Uma vez, deixei os comissários furiosos ao distribuir em todo o avião (era um voo REC-GRU) um pacote de bolachas folhadas (tipo Maragogi)… Acho que vou reforçar meu estoque para os próximos voos.

    • Diogo Rocha

      Se eles proibirem, é fácil fácil de entrar na justiça derrubando isso, alegando venda casada…

  • Felipe Melo

    Eu não ligo pra esses lanches a bordo não.

    Prefiro ter um sistema de entretenimento do que comida.

    Um bom exemplo é o Gol no ar. Utilizo em todas as viagens.

  • Rodrigo

    E eles ainda querem voar para Miami…

    • PEDRÃO

      Más linguas falam que a passagem será um estouro de barata!

      Estamos de olho!!!!!!!!!

  • David Pitombeira

    Acho que o problema não é cobrar. Ano passado eu voava toda semana entre SP e Fortaleza sempre de Gol, pois o trecho custava R$ 80 a menos do que na Tam e eu preferia comprar o lanche do que pagar a mais pelo "lanchinho" da Tam que tb não é grande coisa.

    Por outro lado, o que me deixa bravo com a Gol é que o serviço pago não está disponível em todos os voos. Muitas vezes quando embarcava para 3h30 entre GRU e FOR, fazia o voo com fome, por não ter o serviço e não ter tido tempo de comprar no aeroporto antes do embarque e ter confiado que haveria a bordo o serviço pago.

  • Carlos Oliveira

    Eu acho ingenuidade de quem acredita que essa medida tenha sido tomada por causa do prejuízo da GOL em 2011. Eles buscaram numa "crise" a solução para alavancar um setor de vendas dentro dos vôos, até pq dizer que muita gente não faz questão é uma coisa, mas o que é de pouca valia para uns, para outros é imprescindível. Eu mesmo fazia questão dos lanches gratuitos, um suco, um refri, um biscoitinho já é um passatempo nos voos, dá até pra esquecer um pouco o desconforto dos assentos. Agora, para os que faziam questão do lanchinho, serão forçados a comprar.

    Outro ponto que destaco é das pessoas acharem que o preço praticado pela GOL, geralmente mais barato que o das outras companhias, justificaria a atitude dos lanches pagos. Ainda pagamos caro, e em trechos maiores temos que ficar esperando e torcendo por promoções.

  • Luiz Cláudio

    Nossa! Já é uma fortuna andar de avião no Brasil e ainda sim querem lucrar com um lanchinho!!! Palhaçada!

  • Marceli

    Fui e voltei do Maranhão pra SP (3:30 de viagem) nos dias 06 e 10/04 e não paguei pelo 'lanche'. Foi servido biscoitin salgado/rosquinha mais suco/refri, conforme escolha do povo.

    :~~~

  • Victória

    Tudo bem vender lanches a bordo e acabe com os "gratuitos". O problema é que eles não aceitam cartão e não tem troco nem pra uma nota de vinte.

    Fiz Cgh-Bsb essa semana e passei por isso.

  • Por mim não tem problema eles suspenderem o serviço, apenas deixem isso bem claro para nós, assim podemos nos programar quando fizermos uma viagem longa. Se para compensar a Gol fizer ótimas promoções, fico muito feliz.

    • Helena

      concordo!

  • Cléo

    Gente !!! que história é essa de lanche gratuito??? desde quando empresas dão alguma coisa de graça ?? a ração que a gol serve sempre esteve inclusa no preço da passagem, por isso já nem conto, sempre faço lanche nas conexões, principalmente por que quase sempre viajo com criança, vôo econômico da gol, entenda-se "vôo pela hora da morte"

  • Ok, mas quanto a menos vai custar a passagem???

    Outra questão importante é que a maioria dos aeroportos não tem uma infraestrutura decente para atender às necessidades dos passageiros (e a preços justos).

    É muito fácil fazer este tipo de medida em países onde a passagem aérea tem um custo muito menor e a alimentação nos aeroportos é farta e justa (considerando o salário local).

    A sugestão é pedir uma pizza para ser entregue na sala de embarque. Rsss

  • Jatinho

    Amigos,

    Dois pontos nos fazem parar para reflexao:

    1. Nas companhias low-cost europeias como a Ryanair, o cliente praticamente só paga as taxas de embarque e, todo e qualquer servico (assento reclinavel, embarque prioritario, leitura de revista, aluguel de fone ou uso do banheiro) sao pagos. Ou seja, voce ja viaja sabendo que se quiser conforto, terá de desembolsar.

    2. No Brasil sequer temos concorrencia para avaliar se queremos servico ou preco

    3. Ja foi divulgado pela midia em momentos anteriores que a distribuicao dos salgadinhos e bebidas nada mais é que uma estrategia de marketing de exposicao das marcas das companhias, assim sendo, salvo em excecoes, o fornecimento nao tem custo (ou se o tem é simbolico) para as companhias aereas.

    Abs

    • Jatinho

      Desculpe, 2 nao.. 3 pontos.

      • Hum, concordo plenamente.

        O que deu certo em um determinado mercado, pode não ser padrão para outro.

  • Marcos Reis

    Sinceramente não consgui entender essa conta… Falam-se tanto de custo e custo… Será que um lanchizinho servido a bordo dos aviões (que custa em média R$ 10 reais) vai quebrar alguma empresa?? Esse preço não poderia ser inserido na tarifa da passagem???

  • Ah, mais um detalhe, pelas regras de segurança não dá para entrar com bebida na sala de embarque. Ou seja, teremos que comprar uma coca-cola a meros R$5 nas "lanchonetes" dos aeroportos.

    Pior que a atitude da GOL é o sistema como um todo.

  • Lumis

    Uma vergonha eles esconderem isso. Não sabia e fiquei surpreso.

    A Gol tá se tornando uma porcaria pior a cada dia. O tal Gol no Ar é uma porcaria, peguei GRU-POA e não tinha nada lá com mais de 3 minutos, nem séries, nem audio decente. Nada! Não tinham as notícias do dia… não serve pra nada aquilo.

    Serviram o lanche proco deles, mas fico imaginando como será em breve. Pois como é voo internacional (vai a Montevideu) não podemos levar liquidos. E aí? Vamos ter que ficar refens dos preços exorbitantes da Gol ou ficar pedindo copinhos com 50ml de água?

  • Rodrigo

    Nesse ritmo, melhor ir pela Azul ou pela Avianca mesmo…

  • Lisiane

    O pessoal tá comentando que comida não faz falta, que na Europa é assim e tal, mas vcs sinceramente acham que os preços das passagens vão despencar por conta disso? A Webjet começou com essa história e raramente tinha a passagem mais barata nas pesquisas que fiz. A Gol também dificilmente é a mais barata de todas as companhias. Ou seja, a TAM quase sempre é mais em conta e ainda dá fone de ouvido e comida (que não é nem nunca foi de graça, tá tudo embutido na passagem)!

    E eu não consigo entender o porquê de dar comida pra quem vai chegar no destino em 1h e deixar com fome quem vai passar 4h num voo, ainda mais sem avisar. Não dá nem pra chamar de refeição, mas pelo menos dá pra enganar o estômago.

  • Alexandre

    Barra de cereal, água, refrigerante ou suco.Acabou o lanche da GOL/WEBJET!Em alguns techos consigo voar TRIP e ter lanche gratuito TOP com valor de passagem semelhante aos da GOL.

    So espero que a TAM não compre a TRIP porque seria um caos aereo imenso para os passageiros.

  • Marcos Trevisan

    Olha voei hoje com a Gol em um trecho Guarulhos-Londrina, como o trecho é de 1h, ainda foi servido a " merendinha" gratuita. Olha eu sempre viajo com a Gol e não tenho que reclamar da companhia, visto que sempre estou viajando com passagens promocionais, que sem dúvida fico sabendo em primeira mão através do Melhores Destinos, mesmo tirando o lanchinho mas mantendo os preços que ela pratica eu acredito que ainda assim vale a pena, claro que há ressalvas quanto alguns trechos em que o preço é mais caro que a Tam entre outras, claro que eu prefiro voar Tam, já que sou gordinho e os assentos na Tam são maiores, a cordialidade é melhor e o lanchinho também mais saboroso, mas nesse trecho que sempre faço Guarulhos- Londrina a Gol sempre é a mais econômica. É isso.

  • Lara

    o que vai rolar de mac donalds no avião…..rsrs…

  • Helena

    Baita enrolação. Meus voos poa-cgh sempre têm menos de 1h30 de duração e eles vendem os lanches… outro detalhe: desde o dia 13/01 eles não dão mais lanches… viajei quase todas as semanas desde esta data e apenas 2 vezes eles deram lanches!

  • Zeca

    MAIOR MENTIRA da gol! Isso ja vem acontecendo desde ano passado e NAO tem opção gratuita desde ano passado nos voos onde tem buy on board

  • Amáh

    Acho que a partir de agora todos deveriam levar seus lanches pois quanto mais se compra esses lanches mas vai fazer sucesso no que eles querem…

    Voos domesticos é necessario lanche sim… um voo de 4hs? logico que dá fome e quem tem crianca?? E quem tá fazendo viagem longa com varias escalas e conexoes, vindo do exterior??

    Espero que os valores das passagem baixem…

  • Carol

    Esse é o Brasil. Vergonha!

  • Régis Augusto

    O jeito agora é comprar algo na rua ou levar de casa para vôos mais longos.

    Afinal, você não tem muita opção, visto que no aeroporto um mini pão de queijo custa R$ 3,50 e um saquinho de salgadinho R$ 5,00.

    Tem certeza que a Gol quer mesmo iniciar vôos para os EUA?? Só se for com a AA ou Delta, senão será a próxima Varig/TransBrasil.

  • Grazielle

    Gostaria de saber se o preço da passagem também irá reduzir, já que esse lanchinho nunca foi "gratuito"…

  • Bárbara

    Não tenho problema nenhum com a venda de lanche a bordo, apesar de serem valores milhonários, o problema é que a gol inventou isso e o preço da passagem continua a mesma porcaria.. Tem que abrir o olho pois a Tam está com preços bons, as vezes vale a pena pagar 40 reais a mais e tem todo o conforto que a Tam oferece.. Além do mais voei de Guarulhos pra Brasília, que não é mais de 1h30 e só teve a porcaria de lanche para comprar. Não sabia que a Gol estava fazendo isso entao nao levei grana.. Fiquei com fome.. o amendoimzinho ou barrinha não mata fome mas engana né?

    • ELTON MORAES

      A questão é que a GOL é uma empresa que vende uma imagem falsa de que é LOW FARE sem ser. Por isso, a comprovação disto é ter negado o fim dos lanches gratuitos. Mas se for para oferecer passagens realmente baratas…

  • cris

    Quem precisa daquele amendoizinho uo e aquela bolacha velha?

  • Bruno

    Fiz uma viagem RIO DE JANEIRO-JOÃO PESSOA no dia 05/04 e voltei no dia 10/04. A duração do vôo é de 3h. Tanto na ida quanto na volta houve lanche gratuito… Então não está tendo um critério, porque teve gente que voou menos de 1h15 e não teve lache (que, segundo a gol, ainda iria ter) e vôos como o meu, com 3h tendo a distribuição de lanche.

    • Eduardo

      O que eu acho interessante é que tem gente aqui revoltada e falando absurdos por causa de um "lanchinho" que nem de longe é custo pra empresa. É burrice achar que duas rosquinhas e um copo de água estão inclusos na passagem. É cortesia, propaganda, só… Vcs acham mesmo que as empresas lucram com isso? Fiquem sabendo que o lanche que sobra é jogado fora pq não pode ser passado de avião p avião.Já vi isso na TAM e na Gol… E olhem é bastante lanche… Isso seria pq é custo p empresa? Claro que não. O valor da passagem no Brasil está muito além do serviço oferecido pela empresa… Tem muita gente que sabe disso. Ah, e pros menos avisados, a TAM tbm tá fazendo BOB em alguns trechos. Isso é geral gente, não é só na Gol. O que resta fazer? Levar a comida ou escolher entre pagar caro na sala de embarque ou dentro do avião.

      • Tf.Moura

        Vamos la fazer voce entender

        Imaginemos que cada lanche saia a 1 real por pessoa…e vamos por que os voos tenham media de 100 passageiros…sao 100 reais por voo, sendo que a Gol faz em media mil voos diarios temos ai 100 mil reais / dia de economia..ao mes 3 milhoes e ao ano 30 milhoes…e ai…realmente um lanchinho assim nao da custo nenhum? Agora imagine q eles ganhem isso vendendo agora( o que eh muito mais)

  • Thiago Castro

    O problema é que a ausência do lanche não diminiu necessariamente o preço da passagem. Por mim pode tirar o lanche, eu quero é preço baixo!!

  • Ticiano

    Concondo Diogo, o problema maior é a informação prévia de que o voo terá apenas serviço pago. A companhia deveria estabelecer isso em todos os voos. Não acho que trará nenhuma redução nos custos das passagens (principalmente depois de ter fechado o ano no vermelho), porém saberemos como comparar o preço da passagem com as demais companhias com serviço de bordo diferenciado.

    Creio que o problema maior não seja o preço ou o tipo de serviço (pago ou não), mas a forma como a GOL trata os seus clientes, com desinformação e desprezo.

  • Pelo menos vai ter água. Agora a Gol deveria ser obrigada a fornecer algo em caso de atraso de voos, quando a pessoa fica presa (principalmente com escala). .-.

  • Igor – Poa

    Espero que pelo menos isso seja grátis.

    "A água será dada gratuitamente ao cliente que solicitar"

  • Bruna

    Pois deveria ser ao contrário, não há necessidade de distribuir lanches pra um voo com duração menor que 1h, seria uma economia substancial pra empresa.

    Isso agregado as lanchonetes nos aeroportos cobrarem um preço justo

  • Yuri

    O passageiro não vai ter direito nem a água?

    • Yuri

      Nem precisa aceitar o comentário. Acabei de ver aqui que o passageiro terá direito a água. ;D

      • Paulo

        Mas só se você pedir, pois no voo de Natal para Salvador, nenhum carrinho com bebidas circulou oferecendo qualquer bebida nem mesmo água pelo avião. Na dúvida levo minha garrafinha.

  • Denis Martins

    Essa regra não vale somente para voos internacionais, ou para voos nacionais que por acaso tenham que ser embarcados em terminais internacionais.

  • Rodrigo Ricardo

    Isabela. O que faz as empresas cortarem gastos é o alto preço do combustivel. Você ver que a gasolina para os carros são caros o querosene de aviação é um pouco mais pois ela é especial livre de particulas de agua etc. A Gol se não me engano abastece as aeronaves delas em MG para voar o pais todo pois minas oferece incentivos fiscais e a base de operações da Gol, saiu do sul do pais e se instalou em MG. Uma aeronave do porte dos 737 – 700 da gol comportam 36 mil litros de combust. E se vc voar hj, na nota fiscal da empresa que abasteceu o aviaõ que vc viajou terá vencimento pra daqui a cinco dias ou seja praticamente as empresas pagam na hora 30 a 70 mil reais por cada um a dois voos.

  • Igor – Poa

    Segundo a GOL a mudança traz benefícios… Quais?

  • Elmer

    Pessoal, não tem como baixar os preços da passagem, só pq não tem lanche +! Quanto custa 1 barra de cereal + um copo de refri? Não deve sair nem por 1 real para eles, então se baixar 1 real no preço da passagem a gente nem vai perceber!

    Eles vão lucrar é nas vendas, simples assim. Capaz do custo deles aumentarem ainda por cima e voltarem atrás.

  • Rodrigo Ricardo

    Carlos o que deixa o preço lá no alto é o valor pago pelo combustivel. Se não me engano o litro do querosene de aviação sai em torno de R$ 4,50/L num tanque de 36 toneladas é so multiplicar. O ruim é que não se paga o combustivel para daqui a trinta dias. Se vc voar hj a nota fiscal do abastecimento da aeronave que vc viajou terá vencimento para daqui a cinco dias seria como se vc estivesse uma empresa e pagasse seus fornecedores com o dinheiro do caixa.

  • Barbara Fidelis

    No galeão eu ví essas máquinas no terminal 1, mas do lado de fora, já onde se pega os taxis.

  • Rodrigo Correia

    A Gol adora dizer que lá fora os lanches são cobrados também. Só esquece de comentar que as passagens lá custam de 20 a 30 doláres em trechos que ela cobra R$ 400 aqui.

  • zito

    O lanche gratuito não é tão importante em si, e para economizar gastos talvez eles pudessem manter lanches disponíveis apenas para quem solicitasse na hora, porque o problema é você vender um produto no avião em uma situação em que não há nenhuma concorrência, o passageiro que entra no voo e fica com fome sem ter se preparado acaba obrigado a pagar qualquer valor que eles cobrem. Não dá pra sair do avião no meio da viagem e procurar uma alternativa… Por isso que é uma situação de venda totalmente absurda. E o serviço gratuito também tinha uma certa liberdade de você poder pedir uma bebida a mais, que a partir do momento em que o avião vira uma loja de bebidas deixa de acontecer.

  • Barbara Fidelis

    Concordo, se for pra pagar barato não me incomodo de não ter nada além de água, porém pra pagar mais caro e não ter nem um bom atendimento, ai já é demais…

  • Barbara Fidelis

    Quem paga o pato é o pato, isso é nós consumidores.

  • Rodrigo Ricardo

    Se não me engano Tomas quando a Gol surgiu ha dez anos atras, ela fez acordo com a Boeing para começar a pagar os leasing das aeronaves agora. Ou seja nesses dez anos ela fez receita e agora ela tá arrumando formas estratégicas para dar inicio ao pagamento mensal dos leasing que num 737 700 deve está em torno de 70 a 80 mil dolares por avião.

  • Barbara Fidelis

    Concordo com quase tudo que você falou, só não que os vôos domésticos dentro do Brasil são sempre de curta duração, imagino que não esteja contando um vôo do sul pro nordeste ou pior ainda, pro norte. Sei que nunca são vôos diretos, mas muitas vezes nem podemos passar pelas lanchonetes nas conexões.

  • Dony

    Vejo um pouco de conformismo na sua argumentação.

    Não estou tirando sua razão, mas também acho que a Gol, assim como outras companhias que desejem comecem essa prática, deveria ter avisado sobre esse sistema de cardápios. Os brasileiros estão acostumados a ver preços salgados em aeroportos, daí o pensamento de ir embarcar no avião com a ideia de que vão ter o lanche usual durante a viagem.

    E mais: nas últimas viagens que fiz, me pareceu intencional que os comissários não tivessem oferecido o lanche gratuito, somente terem mostrado o cardápio. Os passageiros tiveram que pedir o lanche gratuito pra que eles levassem, não foi para todos. Alguma coisa não está indo certo, ou teriam pelo menos informado no site da empresa.

  • Alexandre

    Quanto aos voos para Buenos Aires, o lanche é mantido ou tb foi extinto? Alguem sabe me responder?

    • Paulo

      Leve seu franguinho com farofa para garantir.

    • Jussara

      Não sei dizer, mas quando voltei de lá com a GOL, no final do ano passado, serviram um sanduíche frio, com um pão seco que parecia amanhecido. Pra ter isso "de graça" prefiro comprar no aeroporto, mesmo pagando caro, por algo muito melhor e quente. Porque duvido que a qualidade do que ela vai vender seja superior ao que ela oferecia.

  • Dony

    Não há benefício algum para os clientes, só estão pensando neles próprios mesmo. Se eu não estiver enganado, eles também diminuíram os créditos de milhas nos voos. Os benefícios estão diminuindo para os clientes em todos os pontos.

  • Igor – Poa

    Espero que não cortem os Smiles, só vôo GOL porque tem este benefício e é melhor que o Fidelidade no resgate.

  • Ricardo

    O problema é que as pessoas reclamam demais sem necessidade… Sou fã da Gol, SEMPRE fazem promoção (há 2 semanas peguei uma ida e volta Floripa / Santos Dumont por R$ 40,00). Pra mim, o que me motiva escolher esta ou aquela companhia aéra é o PREÇO, sempre. E isso a Gol tem.

    Esse corte nos serviços de lanches sempre foi uma tendência mundial. Tudo é uma questão cultural. Quem não quiser pagar o lanchinho caro, que leve de casa sua marmitinha, simples! Não precisamos nos envergonhar de levar comidinha de casa. Garanto que todo mundo vai comer melhor e economizar! Viva a Gol!

  • Fábio – DF

    Não sou contra cobrar os lanches, desde que o passageiros sejam avisados antes – algo que a Gol lamentavelmente não o fez. Pior de tudo é que as tarifas estão altas. Pagando em torno de R$50,00 em média, a mais, dá pra ter maior conforto pela TAM. Só volto a voar pela Gol quando a empresa tomar vergonha na cara e cobrar tarifas realmente baixas, seguindo efetivamente sua política do "low cost", as mesmas da Europa, conforme ela mesma apregoa.

  • Ricardo

    A gol sempre liberou o embarque de alimentos nos voôs, como tenho uma doença que não me permite comer qualquer coisa consultei isso quando fui a Buenos Aires, algumas companhias oferecem alimentação especial quando avisadas com antecedência, no caso da Gol eles preferiam liberar o embarque com alimentos, resta saber se agora que eles tem alminetação paga se vão cortar isso.

  • Pedro

    Seria bem melhor se nos voos muito cedo e noturnos, eles nem importunassem os passageiros para oferecer qualquer coisa.

  • Jose Maria Fernandes

    oi Dony,

    estou de acordo com você. Eu não vejo conformismo no que digo, mas quando escolho uma companhia aérea é pela sua confiabilidade, pois a razão maior delas é voar com segurança e nos levar a outros pontos.

    Com relação ao preço, acredito sim que tenha que abaixar se eles tanto justificam a alta dos preços aos serviços oferecidos, e deveria sim avisar com antecedência e não como fizeram.

    Nem entro no mérito da Gol ter feito isto, mas outra coisa que me aborrece é o fato de elogiarem uma determinada companhia porque oferece sanduiche, mas da mesma forma que a Gol, esta companhia há võos que servem amendoim ou sequer fazem o serviço de bordo, o que mostra descaso para com os clientes. Temos que ser justos em nossas opiniões.

    E sobre preço, confesse que tenho minhas preferências de companhias, mas não tenho objeção em escolher uma em detrimento da outra se me oferece melhores preços na mesma rota e horário.

    Temos exigir respeito por sermos consumidores.

    Abraços,

  • Fabiana

    Trabalhei na TAM em 2003 e eles também tinham o projeto do Buy on Board, e até hoje não colocaram. Não vejo problemas em cobrar lanches, o problema é os valores exorbitantes cobrados, sendo esta adoção não é com a finalidade de melhorar o serviço e diminuir o preço da passagem para aumentar o número de passageiros e sim diminuir os custos e lucrar mais e mais. Estou surpresa que eles ainda não cobram para despachar qualquer bagagem ( como nos EUA).

  • Ricardo Rocha

    eu não vejo problema nisso. mais dia, menos dia isso iria ocorrer, pois no exterior isso também ocorreu.

    a verdade é a seguinte: vai vender passagens quem tiver o menor preço. em casos particulares, preço aliado aos horários restritivos do cliente. o lanche será uma variável nula nessa equação, desde que todos estejam prontos para isso (e todos foram pegos de surpresa!).

    acho que um serviço pago pode melhorar a percepção de muitos passageiros, pois havera mais opções de comida e será mais fácil adequar a necessidade à conveniência. quem não quiser pagar – meu caso – precisará se acostumar a trazer um pequeno lanche de casa.

    tive uma experiência no exterior com a Easyjet, em um vôo de 2 horas e meia e foi positivo, pois havia muitas opções.

    o lado ruim do serviço Easyjet é que eles tb vendiam hamburgueres, e o cheiro no avião era perceptível. alias, vi até mosca no avião.

  • Luciana

    Voo LDB-CWB sem lanche. Duração: cerca de 50 minutos! Papo furado. Comentaram aí em cima, mais pura verdade:

    os preços nos aeroportos são abusivos. Muita gente conta com o lanchinho sim. Eu mesma já fiquei sem a sala smiles em Cwb. Palhaçada. A infraero disse que vai alterar isso, que os preços de comida serão diminuídos. Falam de low-cost. Ok, a Gol dava uma enganada na falta de opção das salas de embarque, com a sala vip e o lanchinho a bordo. Passageiros Gol ficaram sem opção nenhuma. Por parte da empresa, não me surpreende cortar qualquer coisa com qualquer desculpa. Mas está na hora da infraero acordar e regular a alimentação dentro dos aeroportos. Isto inclui oferecer alimentos para diversos segmentos, como os shoppings. Opções mais caras e opções mais baratas. Os dois públicos existem. Quem pode pagar mais vai pagar mais. Quem não pode NÃO vai pagar e tem DIREITO de comer. Temos agora muita gente opinando. Fico feliz. Devemos pressionar a infraero.

  • Karina

    De qualquer forma estão omitindo informações.

    Em abril do ano passado viajei pela Gol para Natal e só foi oferecido o serviço de bordo pago. Na WebJet para Foz do Iguaçu aconteceu a mesma coisa no mesmo mês…

    • Karina

      Voos saindo de BSB…

  • Pedro Monteiro

    O pior é que pelo menos aqui em BSB ela acabou com os voos diretos da webjet para varias localizacoes e os precos mais em conta da WEB sumiram. Por exemplo BSB CWB ida e volta que saía tranquilamente por 300 reais, agora nao se encontra por menos de 400. Isso sim é monopolio

  • Paulo

    Vou levar meu frango com farofa e é bem capaz de não quererem me deixar entrar no avião. Quero ver quando todo mundo começar a entrar com bebidas e latinhas e lanches etc – e deixar a sujeira para trás (como infelizmente é hábito em nossas praias e parques) – dentro do avião se a sujeira ficará para o passageiro do próximo trecho ou o tempo de espera em solo vai aumentar para limpeza em nossos aeroportos tão organizados e vazios.

  • Paulo

    Também a coisa não é tão feia assim. Se a proposta é ser Lowcoast de verdade então precisamos ver o reflexo disso nas tarifas. Que caiam os preços de verdade. E não se percebeu isso nem na Webjet que trouxe os lanches pagos, reserva de assentos pagos etc que praticavam tarifas quase iguais às da TAM e da GOL.

  • o serviço de bordo da gol e péssimo e ainda querem cobrar lanche faça-me um favor né.Bom se querem vender que vendam mas continue como esta com o lanche gratuito só melhorando mas o atendimento dos comissários que não ta nada bom quem sabe assim ela não sai do buraco que esta por que as pessoas estão pagando mas caro voando em outra companhia pelo atendimento e conforto oferecido.espero que não venha a falência por que a unica que segurou as pontas ate o hoje foi a TAM mas também o serviço e excelente…..

  • Paulo

    Eu basicamente sempre recuso os biscoitinhos e amendoins etc, mas sempre bebia uma água ou suco até mesmo por questões de hidratação durante o voo. Não vai me fazer falta alguma o fim dos lanches prefiro tarifas mais baixas. Entretanto eles não circulam qualquer carrinho com nada, diferentemente do relato do amigo aqui comparando com companhias européias. Não se trata de oferecem mais bebidas se fala em não oferecer nenhuma bebida.

  • Anthony Pinheiro

    Hehehe….

    Já sei vou levar um passatempo e uma lata de coca-cola, chamo a comissária e peço um pouco de gelo na maior cara de pau HAUASDASUDAS

  • Tf.Moura

    Vamos la fazer voce entender

    Imaginemos que cada lanche saia a 1 real por pessoa…e vamos por que os voos tenham media de 100 passageiros…sao 100 reais por voo, sendo que a Gol faz em media mil voos diarios temos ai 100 mil reais / dia de economia..ao mes 3 milhoes e ao ano 30 milhoes…e ai…realmente um lanchinho assim nao da custo nenhum?

  • Tf.Moura

    Voce pode entrar com a garrafa vazia e encher de água no bebedouro da sala de embarque.

  • Frederico

    Um absurdo, o serviço pago da Gol custa muito caro um exemplo e pagar R$ 5,00 por uma batata frita. Talvez possa ser uma medida que a Gol adotou para Reduzir Custo.

  • suzana

    Já sei quando a aeromoça perguntar se desejo algo vou responder "sim,o copo descartável e o guardanapo são grátis,eu ão os vejo no cadápio como opção para comprá-los.Porque vou levar minha água e meu sanduiche rsss é mole?

  • Igor – Poa

    Vejam o Cardápio http://www.voegol.com.br/pt-br/servicos/venda-a-b

    30g de batata R$ 5,00 …

  • Marcos Mucillo Padil

    Por enquanto. Não duvido que em 2013 comecem a cobrar R$ 2,00 por um copinho de água mineral.

  • marcelo b

    e eu passaei tds os pontos do mastercard pra m***a da gol…

    alguem sabe m responder se eu poderia levar uma marmitinha, feito em casa, pra ñ enrikecer esses desgraçados?!

  • Pois é, na prática a farofada está OFICIALMENTE liberada! E o que vai ter de passageiro com nariz torto porque o vizinho de poltrona sacou um pizza gordurosa da bolsa… eu já até sinto o cheiro do Cheetos…

  • adrian

    Acho uma grande besteira retirar as bebidas, com R$10,00 a mais na passagem é mais do que o suficiente para cobrir os gastos com os "snacks" e um copo de refrigerante. Não há a mínima chance do valor da passagem ser diminuida com essa atitude, o único objetivo da gol é lucrar com as vendas, ampliar as oportunidade de lucros. Há muito a gol deixou de ser a empresa procurada por mim por essa e outras atitudes, só vôo de gol em promoção ou por milhagem pois a empresa se tornou careira, só vale a pena comprar em promoção.

    Enfim, quem acredita que o valor da passagem será menor está enganado, afinal o impacto dos "snacks" no valor da passagem é tão ínfimo para que cause algum impacto no valor da passagem.

  • Lara

    antigamente na VASP, VARIG, TRANSBRASIL os lanches dos aviões eram: croissant, manteiguinha, geleinha, panqueca, lasanha, profiterólis e champanhe…..e não faliram por causa disso e sim por causa dos problemas economicos do país.

    sabe aqueles sanduíches de trailer??…então..isso aqui na minha terra é o podrão!!! agora só vai dar o SANDUBA PODRÃO no avião!!!! kkkkkkkkkkkkkk…….

  • Carlos

    Enquanto isso a AZUL decola oferecendo snacks a vontade para seus cliente. Só voo de AZUL agora.

  • José Alberto

    Corretíssima a decisão da GOL. É questão de mudança de paradigma. Basta citar um exemplo: de ônibus de Maceió a Recife a viagem dura 3,5 horas…e nem porisso os passageiros se sentem no direito ou na necessidade de se alimentar.

  • Daniel

    Pode ter certeza que também não haverá serviço de bordo gratuito, pois a gol é gol mesmo, quem ja viajou bastante por essa empresa sabe sobre o péssimo atendimento e até no momento de aterrissar o avião a diferença é gritante, pois parece que vão quebrar o Trem de pouso.

    Alguém já percebeu isso?

  • Duarte

    O texto fala de 800 comentários, fiquei curioso sobre qual foi o post do site que mais recebeu comentários até hoje.

    • Denis Martins

      Foi sobre uma promoção de aniversário aqui do MD. O post da Gol teve apenas 20 comentários a menos!

  • Sídnei

    Já faz tempo que isso acontece em grandes cias na Europa e EUA. Mas vejo uma diferença, nessas regiões, é fácil conseguir passagens aéreas realmente baratas, e então não vejo problema em comprar o lanche a bordo, ou antes de embarcar; aqui, voar ainda está muito caro, apesar de os preços terem melhorado bastante nos últimos anos.

  • Davi

    Tomara que a Gol não corte a alimentação de seus funcionários …. Senao sabe-se o que vai acontecer com a manutencao, com o abastecimento, com os pilotos, etc…. Enquanto estão cortando gastos com os passageiros tudo bem, adiantemos opção de escolha… O que não valeu foi negar a informação !!!

  • Será que é um sinal de falência?

  • Nilson

    Quem não gosta, é só parar de voar e comprar passagens de outras empresas, simples assim.

    A Gol é a que tem as melhores promoções e está tendo prejuízo absurdo, tem que estancar a sangria de alguma maneira e isso certamente faz parte disso.

    Quem acha ruim pagar R$12 por um (ótimo) sanduíche… pague R$100 a mais pra ganhar uns snacks e seja feliz.

  • Paulo Oliveira

    Pois é. A GOL que se cuide. Comprei na TAM GIG/POA/GIG pra julho mais barato que na GOL. Mesmo que os preços sejam com pequena diferença minha opção será sempre TAM.

  • Iza Razera

    Antigamente em viagens de ônibus os passageiros levavam farofa de frango, devido ao tempo de viagem. Agora a Gol esta promovendo o retorno da farofa. Nada tão grave, mas o passageiro pagará no vôo ou nas caras lanchonetes dos aeroportos. Enfim se ficar o bicho come se correr o bicho pega. Mas um suco e café podiam servir, seria um gesto de cortesia. Quem vem a minha casa tem isso , no mínimo.

  • Bruno

    As grandes redes não vendem seus produtos nos preços não, os valores são sempre acima do que praticam em outras lojas.

  • Bruno

    Concordo totalmente, estão fazendo um auê desnecessário, é como vc disse, lá fora há muitos anos as companhias cobram por lanches em seus vôos.

  • Gilberto P Filho

    Pior do que nao assumir a mudanca de sua politica acho realmente que os precos nao cairao!! Assim, pagaremos os mesmos valores por trecho voado e eles economizarao milhoes as nossas contas!! Faz como a Ryanair, corta tudo mas BAIXA o preco dos bilhetes aereos!!

  • Gilberto P Filho

    Concordo plenamente!!

  • Gilberto P Filho

    Entao a partir de agora a os avioes da gol vao voar mais leves e consumir menos combustivel… assim pagaremos menos em nossos bilhetes… duvido!!

  • Gilberto P Filho

    Nada e' gratuito desde o momento que vc coloca o pe no aeroporto… esse e' o problema dos brasileiros eles nao entendem que tudo sai do bolso dos contribuintes ou dos consumidores!! De graca nao tem nada mesmo!!

  • Gilberto P Filho

    Concordo Thiago!!

  • Sabrina Parrino

    Viajei ontem pela GOL de Brasilia a Porto Alegre 2.20 hs de voo e tomei suco e recebi um pacotinho de 15 gr de amendoim e aquele pacotinho com 2 rosquinhas de côco, foi gratuito e ainda o comissário retornou passando novamente e perguntando se os passageiros desejam mais alguma coisa, eu pedi mais um pacotinho de amendoim e ele fez questão de me dar mais 2 pacotinhos.Muitos repetiram as bebidas. Aliás foi o comissário mais simpático e querido que eu já vi em um vôo, não pelos pacotinhos de amendoim, mas pela sua simpatia e atenção para com todos.

  • Filipe Kampf

    Recentemente realizei um voo entre SSA-POA ida e volta, e realmente só ofereceram o serviço pago. Creio que os valores sejam elevados para a qualidade dos lanches oferecidos. Não oferecem a possibilidade de sanduiche quente, o pão é duro e não é tão saboroso assim para justificar o preço. Realmente, serviço de bordo como o da Avianca é raro, que oferece além de lanches saborosos e variados, vem aquecidos. Sem contar com o espaço entre as poltronas! 10×0 para a Avianca em serviço de bordo.

  • Yuka Barbiero

    Fui à Caracas em março com milhas. Tam na ida e Gol na volta. Não tem comparação o serviço das duas companhias. Num voo de 5:30 horas de duração, a TAM serviu refeição quente completa, a GOL, cujo voo saiu de Caracas às 22:35 se limitou a servir uma refeição gelada, horrível, cuja maioria dos passageiros, pelo que observei, não comeu. Sinceramente, é melhor não servir nada e dizer que não serve nada do que servir algo incomível. Ainda bem que jantei no aeroporto, pois não esperava muita coisa da GOL mesmo.

  • Alexandre

    Gol assumiu o que já era de conhecimento dos clientes, mas negavam por qual motivo? Vai saber.

  • Gilberto P Filho

    E' isso mesmo Rodrigo estou com vc!!

  • Gilberto P Filho

    Desculpa Marcos mas o preco do lanche ja esta computado no valor do bilhete… agora fica a duvida… sem o lanche que nunca foi gratuito esse valor a menos sera abatido do seu bilhete na sua proxima viagem!! Duvido!

  • Nádia

    Gente, cortar o lanche não vai refletir jamais no preço da passagem. A Gol gastava quanto com cada lanchinho? R$1,00?

    O que eu fico mais de cara não é colocarem lanche pra vender a esses preços no avião. É a galera comprar!

    Como já ando esperta, eu levo barrinha de cereal e alguma coisa para beber no avião, pois vou de Curitiba a Natal 2 vezes por mês e sei que as 5 horas de voo (no mínimo, incluindo conexões e escalas) me deixam com fome sim.

  • Marcus

    COMO SE NÃO HOUVESSE VIDA INTELIGENTE FORA DA PONTE AÉREA RIO-SÃO PAULO…

  • Viviane

    O que dá para dizer sobre respeito ao consumidor de uma empresa que tem seu dono indiciado por assassinato?

    http://www.estadao.com.br/noticias/geral,nene-con

  • Nádia

    Ah, e claro… Já passou da hora de se estipular preços mais justos nas lanchonetes de aeroportos, que são ridículas de caras né.

  • Octaviano

    Só se espera q não resolvam economizar na manutenção também p amenizar a notória incapacidade gerencial q vive a GOL.

    Proponho o Dia do Ovo Cozido à bordo….

    Afinal de contas quem vai ter saudades daquele inflight catering medíocre.

  • rodrigo

    olha, isso é uma vergonha. eupude notar que a Gol, faz preços otimos para quem nao tem muita condiçao de voar pela primeira vez.Gosto muito de voar com a Gol / Varig,

    mas

    se ta sendo assim, fazer o que, é uma vergonha isso.

  • tatiana

    Lanches gratuitos só mesmo nos voos internacionais…Fui para BsAs e apenas nos trechos domésticos houve a venda de lanches…Nos internacionais, serviram, na ida, sanduíche, com refri, suco e água, e, na volta, torrada com 1 polenguinho, bolinho de chocolate, com refri, suco e água…

  • Mileide Gonça

    Voei de gol de SP à Recife dia 08 de abril e recebi um lanche. Mas mudaram o tipo do suco que não é mais o Del vale que considero de boa qualidade e serviram um horrível que nem lembro a marca. Tinha também biscoito de qualidade inferior. Serviram água e refrigerante. Vi algumas pessoas pedindo mais sucos e as comissárias dizendo que não tinha mais.

    Sempre que tem promoção viajo com a gol e já montei a minha estratégia, compro sempre meu lanche no aeroporto em fast-foods que geralmente tem o mesmo valor. E aproveitando a discussão elogio o serviço e os aviões da avianca. Fiquei surpresa! Num voo de Brasília à Recife. Um avião espaçoso com sistema de interatividade (tvs individuais com programação musical, filmes, seriados) que só tinha visto em aviões que fazem voos internacionais. O sanduíche estava muito gostoso e as bebidas servidas eram de boa qualidade e o valor que paguei pelo trecho foi o mais barato que encontrei entre TAM, GOL, AZUL e TRIP.

    • Ingred

      Mileide,

      Voei dia 06 e dia 08 (BSB-CWB-BSB) e também serviram lanchinho. Mas como você disse, trocaram o suco por essa marca que nunca vi na vida e nem lembro o nome. Na volta deram um babata estilos rufles de uma marca que tbm desconheço. Mas o milagre mesmo foi na ida darem roquinhas E amendoim. Isso foi inédito pra mim, pq sempre dão apenas algum dos dois ou outra besteirinha qualquer. E na volta as batatinhas tbm foi uma surpresa… huahsuahushaus

      Enfimmm, nessas horas sinto uma falta lascada dos sanduíches maravilhosos da TAM… =)

  • Márcio

    Como um amigo meu disse, a Gol "Webjetou"…

  • Mauro

    Apesar de sua torcida, Ricardo, a Gol não quebrará. O prejuízo em 2011 a fez tomar uma medida relativamente simples para reverter a situação, já adotada em inúmeros outros países, como se vê no texto.Isso se chama visão de negócios. Só decretam falência as empresas que não a têm, ou tomam medidas tardias. A iniciativa dará frutos como dirá o futuro !

    • Sergio Melo

      Concordo. Acredito que tudo tem seu preço. Como a passagem baixou demais, então não tem como bancar o lanche. Medidas como está, faz com que a empresa não quebre.

  • Não vai ter redução no valor das passagens..

    Um lanche gratuito deve ter um custo médio para a GOL de… 2 ou 3 reais por passageiro. A suspensão do serviço gratuito NÃO vai influenciar em nada na redução dos preços dos bilhetes…

  • E o problema do Raio X dos aeroportos? Se eu comprar comida fora da área de check-in, eu vou ter que comer uma comida cheia de raios emitidos pela segurança quando passar pelo raio x…

    Alias, isso vale uma poetagem sobre o assunto.

  • Igor – Poa

    Pode…

    Aliás tenho um amigo que fez uma.. levouum daqueles salgadinhos fedorentos e abriu no avião KKKKKKK infestou, ouve coxixos mas ninguém veio falar nada, foi cômico!

  • Edilson

    Na minha opinião os lanches de algunhas empresa aerea não são lé estas coisas, ja foi o tempo que os passageiros tomava uma cervejinha , um uisque e um bom lanche como era na antiga transbrasil, mas,eu acho que: um passageiro pede um bom lanche, paga e o passageiro do lado não pode fazer o mesmo, gente voces não acha que ele vai ficar sem geito, com vergonha de ver ao lado a pessoa comprar e ele não poder fazer o mesmo,eu acho umilhante.desculpa meu ponto de vista e os erros de port.

  • claudiop

    Acho o cumulo do absurdo, pois minha primeira viagem de aviao foi com a webjet e tive que pagar pelo lanche, A Segunda foi na gol, até achei interessante receber o engana bobo gratuito, agora irá cobrar, nossa que pobreza!!! desse jeito estão afundando, "Quem nao pode com o pote nao carrega rudia". KKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Fernanda Brito

    Só tenho uma preocupação: recentemente, em um voo SP/Porto Alegre, os lanches "comprados" NÃO foram suficientes para todos os passageiros!!! Eu estava no "meio" do avião e quando chegou a minha vez de comprar, os sanduíches já haviam acabado!!!

  • Jorge Farias

    A Gol é um descarada! e ainda tenta negar… isso que irrita, não somos idiotas!

  • Cris

    Se ela pretende com essa medida diminuir o custo, obviamente nao vai tbm reduzir sua receita diminuindo o preco das passagens. Senao ficaria na mesma. Entende ?

  • Jorge Farias

    Por mim o lanche dela vai apodrecer la pq eu não vou comprar, melhor ir no mercado e fazer a feirinha antes de embarcar. R$5,00 um pacote de batata frita que eu compro por 1 Real…isso é um roubo q não tem tamanho…

  • Carlos

    Para mim,não vou escolher Gol denovo,com certeza.Agora Gol parece Webjet,muito econômico,tudos são baratos exceto o preço.E SKYTEAM não vai acetar Gol para participar,porque não tem linhas aéreas econômicas podem fazer isso.

  • mariaceciliasoaresar

    Bem depois do que a gol fez com o meu voo natal,terezina,mudando td a rota e me fazendo ir ate Brasilia,sendo que eu nao tinha comprado pra la,vai ser dificil eu voltar viajar pela gol apesar de ter milhas a gastar.Mas se eu ainda vir a viajar pela gol pode ter certeza quem tiver no voo que eu for vai ter lanche de cortezia que faço questao de fazer.

  • Tetsúbal

    Vcs chamam a aeromoça ou a garçonete durante o vôo ?

  • Karl

    Não se paga pelo uso do toalete!

    Embora a Ryanair tenha feito essa proposta (além de outras como eliminar o copiloto, ter só um banheiro no avião e transportar passageiros em pé), nunca colocaram em prática.

  • Kah

    Sinceramente? Achei lamentável a atitude da Gol em negar algo que já vinha sendo feito. Fica a péssima impressão de que estão tentando enganar possíveis clientes – daí os mal-entendidos e as surpresas relatadas por alguns aqui, quando viajavam.

    Mas PELO MENOS a Gol não vai cobrar pela água. Porque água a R$4,00 como é na Webjet é um CRIME!!!

  • Luciano

    Enquanto companhias como a Azul crescem com preços competitivos, espaço entre as poltranas e serviço de bordo adequado temos a GOL cortando tudo e trazendo desconforto aos passageiros que seus micros espaços. Se sua opção é ser Low Coast em serviçoes está na hora de ser no preço…

  • Karl

    Pior que já passei por isso num voo Webjet de Brasilia para Curitiba. As duas passageiras ao meu lado abriram um pacotão daqueles salgadinhos malcheirosos, refrigerantes, sanduíches… um verdadeiro piquenique 😛

  • Sonia

    A Gol têm que falir é HORRÍVEL. Já está em desuso. Fora JÁ. Quanto aos lanches sempre foram da pior qualidade e agora que são cobrados por preços exorbitantes, tomara que ninguém consuma. É um absurdo cobrar esses lanches pelo preço que pagamos as passagens deveria ser sempre imbutidas nos valores das passagens.

  • Karl

    Viva a Gol? Já paguei R$ 600 por um voo, e depois me ofereceram um minúsculo misto frio por R$ 10! Compare com uma verdadeira low-cost, que vende passagens a US$ 20 por um trecho equivalente. Hoje comprei BSB-CWB pela TAM, o voo direto estava mais barato do que a Gol. Eles estão perdendo o rumo…

  • Bem, se essa retirada do serviço que não é e nunca foi gratuito, pois está embutido no preço das passagens, fosse revertido em benefícios para o consumidor, inclusive com o barateamento das tarifas seria aceitável, mas na verdade, só serve para aumentar o lucro da empresa. Triste!

  • Getúlio

    Vou levar um isopor cheio de salgados e sucos pra vender nos voos! ahuahuahauhauhaua

  • CArla

    isso que eu chamo de chinelagem, empresa de fundo de quintal…Enquanto a Delta está aperfeiçoando o cardápio com chefs especializados, para produzir uma comida mais saborosa a bordo, a GOL tira de circulação o amendoim…é mole??? tem que se ferrar mesmo

  • Gabriel

    Agora pense você… Imagine que o custo médio de uma passagem é de 200 reais, na sua conta a Gol faturaria 6 bilhões por ano. Ou seja o preço de 0,5% dos lanches realmente é fundamental para a crise?

  • Teresa

    Eu não sei vcs, mas eu não viajo mais de GOL. uma falta de respeito TOTAL aquele assunto dos atrasos sem prévio aviso pros passageiros!

    Tinha passagem para Porto Seguro o dia 03/04 às 11hs, cheguei 10h34 e não deixaram embarcar porque o check-in tinha encerrado 4 minutos antes. Na volta pro Rio, o voo foi atrasado mais de uma hora e nem fui avisada. Tive que ir até o balcão e PERGUNTAR para o atendente o que tinha acontecido.

    Prestes a subir no avião, comunicaram que a conexão de SP para o RJ tinha sido atrasada também de 17h20 para 19h40.

    Fiquei aguardando no GRU muito tempo e quase às 19hs avisaram que o voo ia atrasar DE NOVO e ia sair 20h20. Faminta, cansada, aborrecida e sem condução pra casa, eles finalmente decidiram liberar um lanchinho.

    Detalhe: na volta de Porto Seguro, tiveram pessoas que abordaram o avião 10 minutos antes da decolagem.

  • Luis Paulo

    Quanta polêmica por 30g de amendoim e um copo de suco… Aceito uma cortesia de bom grado, mas quanto se pode pleitear de desconto pela falta dela? 1, 2 reais? Por vezes acho constrangedora a situação das comissárias apressadas submetendo-se às exigências dos mais abusados, acho que em breve não haverá mais M.O. disposta ao serviço. Percamos o pudor e levemos os lanches de casa, como no mundo civilizado.

  • Jacqueline

    Se a Gol chamava aquilo de lanche…

  • Hildo

    Naturalmente, não comprarei lanche algum na Gol por protesto. Mesmo quando viajar com as milhas que talvez passe para a TAM, que me representa mais coerente e não inventa cortes dessa espécie.

  • Miriam

    Viajei na pascoa São Paulo/Natal e venderam o lanche. Achei de uma pobreza incrível. Gastei 25,00 para o lanche. Por que não embutem esse valor na passagem? O pior é o transtorno que a venda causa, as comissarias não tinham dinheiro trocado e o carrinho de lanche ficou trancafiando o corredor a viagem toda. POBREZA!!

  • Cristiano

    Difícil este ano!! E a GOL tem que ser forte!! Daqui a pouco já é maio e até agora nenhuma promoção realmente BOA no ano!!! Esperando a promoção qq trecho da GOL por R$ 99,00 e R$ 59,00!!!! Será q este ano rola?

  • Solange

    O lanche da gol nunca foi bom mesmo em comparação a outras empresas, agora eles deveriam melhorar as aeronaves que deixam a desejar. Outra coisa nós pagamos tão caro por uma passagem nacional as empresas precisam ter um diferencial para agradar os clientes.

    • Concordo! Nunca fez nenhuma diferença para o serviço receber uma barrinha de cereal ou um pacotinho de biscoito (como a TAM também anda fazendo)…

      Mas cobrar a bebida acho demais!

  • marcelo b

    seu amigo é um troll! rsrs

    ja levei refrigerante e agua,fora balinhas, e consumi durante o voo…mas nesse q farei em junho, pra recife, vou levar um 'tapaué', cheio d coisa…espero q ñ seja escala d voo internacional…detesto passar pelo dutt e ñ poder comprar…rs

    bah, valew, Igor!

    • Igor – Poa

      Marcelo ele fez de propósito, eu não teria mesma coragem, foi um fiasco bizarro!!! valeu rsrs

  • Montanha

    Isso depende da cia aérea. Fiz Atlanta NY, 2h de voo, e havia lanches gratuitos. Ofereceram opção de amendoim, pretzels ou cookies e, para beber, opção de suco, refrigerante, água, café e chá. Fiz esse voo pela Delta em setembro do ano passado. Saquinho de batatas a R$5 é um absurdo. Mas absurdo maior ainda é um sanduíche de queijo e presunto, na prática um misto frio, por R$12. Acho os serviços da Gol péssimos em todos os aspectos. Para mim, o lanche é o menor dos problemas da empresa, que é recordista em atrasos de voos, tem uma equipe de atendimento em terra totalmente despreparada e agora parece que anda menosprezando a manutenção das aeronaves.

  • Daniel Serafim

    Sinceramente não afeta em nada os meus vôos, afinal de contas uso avião para voar e me deslocar, se fosse para comer eu ia no restaurante.

    Por sinal se pegarmos os preços de 10 anos atrás quando as companhias ofereciam excelentes almoços, jantas a bordo, o custo era no mínimo 3 ou 4 vezes mais alto.

    Prefiro pagar menos (desde que não afeta a parte de manutenção e profissionais que operam) a pagar um monte de dinheiro pra comer no avião.

    Pega R$50 e vai na churrascaria antes ou depois do vôo 😉

  • Acho que isso pode ser um tiro no proprio pé da gol. Retirar os lanches gratuitos me parece uma medida muito antipática. Os precos da tam sao muitas vezes iguais ou menores que os da gol e ela ainda oferece um mini sanduiche quente e saboroso. Acho essa politica da tam muito agradavel: oferece algo com uma minima qualidade, mesmo que seja em pequena quantidade. Isso faz com que o passageiro nao antipatize a cia aerea. Já a gol está ficando cada vez mais antipática. Nos voos internacionais entao, a tam é incrivel: Oferece jantar com refeicoes quentes e saborosas e o preco da passagem muitas vezes é menor do que o da gol. Enfim. Eu sou acionista da gol, mas acho que é melhor vender as minhas acoes, pois essa cia está tratando os passageiros cada vez pior e vai cair na antipatia da populacao.

    • Elton

      Concordo plenamente. Fica instituída a imagem da exploração, da ganancia e da mentira. Se a GOL passar a ser um verdadeira LOW FARE(baixas tarifas), mesmo assim terá que fazer uma campanha para que a população, acostumada a lanches a bordo, tenha uma nova visão deste novo procedimento.

  • Pingback: Cortes de custos | Blog do Fernando()

  • Denise Ressurrei&cce

    Isto já é praticado aqui na Europa nos voos "low Cost" desde sempre,mas com um diferencial da bagagem,podemos levar "uma" bagagem de mão incluindo portáteis,bolsa com documentos,etc(é mesmo só uma e sem choro)com diametros pre definidos por eles e se quisermos levar mais qq coisa no porão temos que pagar.Devo dizer que estes voos aqui na Europa são super procurados,mas tbm devo dizer que os fins justificam os meios:o preço da passagem vale mto a pena.

  • RABUGENTO

    Desculpe-me Denis.

    Não entendi essa sua resposta.

    A proibição de entrar com bebida é só nos voos nacionais?

    Não seria o contrário?

  • RABUGENTO

    Pessoal do Rio gosta muito de linguiça no pão.

    Os aviões agora terão cheiros diversos principalmente quando algum passageiro enjoar…

  • RABUGENTO

    Estava para comentar justamente isso.

    Os preços abusivos. Por R$ 5,00 levo um pacote de pelo menos 300g de batatinhas comprado no supermercado aqui da esquina.

    As bagagens de mão agora só levarão comida… 😉

  • RABUGENTO

    Já aconteceu, ou ainda acontece de os chamados "snacks" serem distribuídos como propaganda da indústria que os produz sem custo para a empresa aérea a não ser o do funcionário que faz a distribuição.

  • RABUGENTO

    Hahahahahahaha.

    Fornecimento de lanche inversamente proporcional ao tempo de voo.

    Maravilha!

  • RABUGENTO

    Meu filho já decidiu:

    Marmita quentinha com: Ovo frito, linguiça frita, batatas fritas, arroz e feijão.

    Será que darão um jeito de aumentar a quantidade de WC dentro das aeronaves?

  • Átila Freire

    O lanche oferecido gratuitamente na TAM é melhor que o lanche vendido na GOL, que geralmente são sanduiches frios e duros.

  • RABUGENTO

    Bem…

    Dizem que em breve a empresa deverá iniciar os seus voos para a América do Norte.

    Quanto cobrarão pelo almoço ou jantar a bordo?

    Caso o façam à luz de velas deverão cobrar os preços de um restaurante francês de São Paulo…

    Por que eles não estampam na primeira página do "site" que o serviço de bordo será cobrado à parte?

    Pelo menos assim o passageiro já ficaria sabendo que teria que levar seu farnel.

  • Matheus

    Sérgio,

    desculpa descordar de você, mas as passagens estão segundo o próprio IBGE, em 2011 sofreram um aumento de 53%.

    A gol querer se comparar com os mercados de EUA e Europa chega a ser ridículo, pois você compra uma passagem a 15 euros (ex de Barcelona à Itália) e paga mais 10 euros por bagagem despachada e alguns euros por comida dependendo da CIA. Quanto que você paga para ir do RJ a porto Alegre em média 400 reais que dariam 166 euros mais ou menos.

    OBS não me importo em retirar o lanche, mas sim a forma que as empresas querem ganhar dinheiro sem reverter os benefícios aos passageiros.

    Abraço a todos

  • A passagem baixou sim, mas não como em outros paises. Aqui no Brasil, passagem barata somente em promoção, não no dia a dia.

    Além disso, as bebidas não são cobradas na maioria dos vôos domesticos fora do Brasil, o lanche sim. Agora, R$5,00 por uma bebida é um abuso aqui ou em qualquer lugar do mundo!

  • tamara vanesca

    voce pelo jeito trabalha na gol,nao é Ricardo,se a gol realmente tivesse tido um prejuizo em 2011 ela na teria comprado a webjet

  • Francinaldo

    Se a Gol considera refeição elaborada esse pão com presunto que ela vende a bordo, então não sei mais o que é comida elaborada… Coisa de linhas aéreas inteligentes…

  • Galvaodf

    Um copo de agua, suco e barra de cereal nao sai ao custo de R$1,50. Quanto porcento isso representa numa passagem brasilia fortaleza? Isso vai fazer tanta diferenca para recompor o prejuizo. Ou sera que pode ser um tiro no pe quando se compara o servico de bordo ao adquirir um passagem. Os precos muitas vezes sao muito parecidos.

  • Lu

    APOIADO!!! EU COMPRO,HEIN..RSRS 5,00 NO REFRI….AFFE…NINGUÉM MERECE..

  • Monique

    Não me importo com a questão dos lanches, mas deixa eu perguntar uma coisa: sou só eu, ou vocês notam que quando viajam na GOL parece que o avião tá todo se desmotando? Sei lá parafusos soltos. Alguém já sentiu isso? Uns barulhos estranhos..morro de medo!

  • Pedro

    Eu acho que a GOL esta mais do que certa, avião deve ser sinonimo de agilidade, se isso reduzir custos e essa redução for passada para os passageiros é uma boa, viajar com baixo custo e agilidade é o que importa, isso é claro sem descuidar da segurança, voos até 3 horas de duração não ha necessidade de lanche e no brasil ja ta passando da hora de oferecerem passagens mais baratas com o limite de bagagem mais baixo e ai cobrar por excedente! parabens GOL, mas repassem a redução de custos para nós passageiros

  • alex

    Parabéns Gol !!

    Além do serviço mal e de atendimento ruim agora tem "crise financeira".

    Acabou comprar caro a WebJet pra diminuir a concorrência e agora falta dinheiro.

    Quando as empresas daqui vão aprender fazer os cálculos direitinho ? Provavelmente a Gol vai ser a próxima que vai falir como a Transbrasil, Varig, Bra, Vasp…

    A final a TAM vai ser feliz e aumentar os preços mais ainda.

  • Rafa

    Não sei se você ja voou Delta, mas, nos voos domesticos, a Delta é uma gol americana. Serve coca-cola com amendoim que nem a gol. E as aeronaves são meio velhinhas. Claro que nos voos internacinoais a Delta oferece serviço de bordo. Mas nos domésticos, é como a Gol

  • Samuel

    essa porcarias que eles servem não faz falta não! agora querem vender lanche dentro dos aviões vedem mais cobre o preço justo! ou acionaremos o procom!

  • Paula Cristina

    Concordo plenamente. Muita gente não faz questão de lanchar mesmo, mas o lanchinho era um diferencial, um agrado que faziam à maioria dos passageiros. Agora vão querer cobrar R$ 5,00 num refrigerante?!?!?!?!?! E dizem que 'a medida trará benefícios aos clientes' e é 'amplamente usada na Europa'? Aqui não é a Europa e nem se vendem passagens por 6,00, 8,00 ou 15,00 euros como eu já comprei…O lanche gratuito talvez não faça a diferença, mas ter que pagar por um refrigerante, depois de comprar uma passagem muitas vezes cara, vai fazer…

  • LB

    Mauro,

    Visão de negócios ? Você está de bricadeira!

    Realizar operações como a GOL realizou, de compra de outras companhias, de aumento da malha aérea, etc, precisa de muitos cuidados, análises, projeções e medições de resultado. Desta forma minimiza-se a probabilidade do famoso 'passo maior que a perna'.

    A GOL certamente andou dando 'passos maior que a perna'.

  • Paula Cristina

    Pois é, na Europa, nas companhias low cost, o lanche é caríssimo também, mas as passagens custam 8,00, 15,00 euros, eu paguei até 7,00 euros, o que não chega a R$ 20,00!!!!!

  • Maurício

    Solução. Vamos fazer o nosso pão com mortadela e lanchar durante o vôo. Só não vale levar farinha com farofa. Avante Brasil.

  • Carolina

    Bruno. Também tinha certeza que o preço praticados pelas grandes redes era maior. Minha surpresa foi no McDonalds de GRU que o preço é exatamente o mesmo de qualquer outra loja da rede.

  • Paula Cristina

    Pra mim também!!! Imagina se isso 'trará benefícios aos clientes' como eles disseram!!! Isso é pra reduzir os custos e despesas deles e transferí-las aos passageiros!!! Querer colocar uma prática comum na Europa, como se fosse comum aqui é demais….

  • Paula Cristina

    Há muitos anos não viajava pela TAM, só viajava pela GOL, mas na última viagem fomos de Goiânia a Curitiba pela TAM, porque estava mais barato que a GOL

    (coisa que não via há muito tempo), e me surpreendi com o serviço. Achei muito bom o serviço e o atendimento da TAM!!!!

  • Paula Cristina

    Sim, mas isso é uma questão muito complexa de finanças e que deveria ter alguém capacitado pra controlado. A TAM também compra combustível, as low cost da europa também compram combustível, a TAP também e assim todas as companhias…. isso é falta de boa administração…….

  • LB

    Paulo,

    Também comprei REC/BSB/REC para junho pela TAM mais barato que pela GOL.

  • Danilo

    Que nos falte educação e cidadania é até "desculpável", mas falta de inteligência não dá. Como alguém que é consumidor, passageiro, pode ver como uma "boa estratégia de negócios" uma atitude como essa? O cidadão paga pela passagem – que mesmo em promoção é bem mais cara que em outros países – paga a taxa de embraque (que também subiu), não tem conforto no aeroporto, é obrigado a pagar preços absurdos se quiser se alimentar antes do vôo e ainda acha "aceitável" que uma empresa corte até o que já era ruim, o lanche.

    Olha, se uma empresa do porte da Gol, que vende trechos nacionais por preços que chegam a até R$ 1200,00; R$ 1500,00 (como o trajeto que faço) não tem condições de oferecer nem um lanche e se presta ao papel ridículo de vender comida à bordo, e ainda se "orgulha" de citar que é a pioneira em tratar o passageiro dessa forma, realmente essa empresa merece o abandono.

    Nunca fiz questão dos lanches que a Gol oferece, mas não dá pra admitir esse tipo de tratamento… não no Brasil, onde a gente paga tão caro e é tão mal tratado em quase todos os aeroportos. Não viajo mais de Gol e farei o possível para convencer meus amigos a fazerem o mesmo.

  • Viviane

    Vooei de Natal para Brasilia com escala em Fortaleza no domingo passado, não houve serviço de bordo gratuito de FLA/BSA. O pior foi perceber que muitas opções de produtos acabaram antes mesmo do serviço de bordo chegar no meio da aeronave. Vejo que se essa é a nova posição da Gol ela precisa demensionar melhor as quantidades de cada produto a venda.

  • Paula Cristina

    O problema é que estávamos acostumados a outro tipo de atendimento. Acho que pelo preço que pagamos nas passagens, o mínimo que poderiam oferecer era um suquinho, um refrigerante…. Tudo bem se não tiver comida…Acho que a gente não pode simplesmente aceitar o que eles impõem dizendo que é benefício pra nós. De fato, não o é!!! De repente começarão a cobrar 6,00 ou 7,00 num refrigerante, 10,00 num misto frio e, dependendo da necessidade, teremos que pagar!!! E definitivamente não dá pra comparar a GOL com as low cost européias. Vou sempre tentar comprar passagens pelas companhias que oferecerem melhor serviço e atendimento, claro que sem deixar de falar da segurança, que é o mais importante, e se os preços não forem muito mais caros, é claro!

  • Rafael

    Não entendo o motivo de apenas voos a partir de 1h30min que não terão, era pra ser o contrário, já que o cliente vai passar tanto tempo dentro da aeronave, ter lanches gratuitos. Tive a pior experiência da minha vida com a GOL, meu voo era 9hs do RJ(Galeão) para Fortaleza, e tive que sair muito cedo para chegar a tempo, então não tomei café da manhã, chegando no aeroporto não tive tempo de nada, apenas corri para não perder o voo, e passei de 10hs até 14h30min sem comer. Imagina ficar de jejum esse tempo todo. Nunca mais voarei pela gol. NUNCA MAIS!

  • Marcela

    Mas Rodrigo, a TAM e outas cias tbm abastecem as aeronaves e não cortaram os lanches. Sendo assim não vejo o querosene o motivo de cortes.

  • Marcela

    Tomas pq vc ve como evolução a venda dos lanches?

  • Reinaldo – Goi&acirc

    A Gol tá virando um verdadeiro "Pau-de-arara"! Enquanto outras companhias investem em diferenciais para o cliente e agregando valores aos serviços, a Gol insiste em fazer o básico e com passagens, muitas vezes, mais caras!

    Que pena!

  • Amaury Junior

    Haverá sim queda de preço, mas, imperceptiveis para nós. Ou você acha que você vai perceber se o preço da passagem baixar 2 a 10 reais?

    Porque convenhamos que cortando um saquinho de biscoitinho que não custa mais de 0,30 centavos pra GOL, eles não vão poder baixar o preço mais do que isso né?

  • Amaury Junior

    Mas, o primeiro voo Salvador – Fortaleza na ida, sem paradas, teve mais de 1h30!

  • Paula Cristina

    O que vai fazer falata é a bebida….

  • Alexandro Degan

    Quer comer, coma em casa…um voo de 45 minutos a 1:15 saindo de Vitoria por exemplo, ninguem morrerá de fome. Torço pela Gol, pois sempre são os melhores preços.

  • Roberto Taboa&ccedil

    Gente, na boa… Faz um lanchinho antes e viaja ou segura e come no destino, rs. Você, às vezes, passa muito mais tempo em um ônibus e não reclama.

    Viajar é bom demais! Ficar chorando por amendoim e coca-cola não dá, né…

  • Paula Cristina

    Supondo que o lanche seja 1,00 real por pessoa, isso com certeza pode ser embutido na passagem, que pode custar 300,00, 400,00, 600,00 reais….Mas supondo que abatam 1,00 da passagem, não compensa pra minguém, ninguém vai ver isso, e não compensa pra GOL também, perder clientes por mudança num serviço barato, simples, que faz diferença pra muita gente…. e que é um diferencial….

  • Paula Cristina

    É isso que eu acho, daqui a pouco além de pagar 600,00 por uma passagem, também vão cobrar 5,00 pelo refrigerante, 12,00 pelo misto frio, 50,0 para levar 1 bagagem etc etc etc…

  • Ivanilde

    Em viagem recente, questionei a cobrança do lanche e informaram que o próximo passo será a cobrança para uso do banheiro, conforme prática na Inglaterra. Os preços estam claros no cardápio, o que nâo nos foi esclarecido é onde seríamos beneficiados, já que essa medida é para reduçáo nos custos apenas da compania. E o nosso bolso, onde fica?!!!

  • JC

    Mauro, também é relativamente simples em qualquer plano de negócios se levar em conta a satisafação do cliente e a necessidade de informações claras e honestas, prestadas a tempo aos mesmos, sen subterfúgios. É uma questão básica nas boas praticas gerenciais. Se você considera clientes apenas como estatística, creio que necessite rever conceitos.

    São os consumidores que lhes dão lucro, pois se estes não voarem GOL, não adianta o melhor plano de negócios do mundo. Já vimos que prepotência e relegamento da satisfação de clientes a um segundo plano levou muitas empresas para o buraco.

  • Norn Chaves

    Minha colaboração neste assunto sobre lanches é o seguinte, as empresas aéreas para dar coca cola ou pepsi cola e outros sucos recebem de graça estes produtos pois é uma forma de serem ressarcidas pela divulgação dos produtos em suas aeronaves, e façam como eu de vespera preparo 2 sanduiches de peito de peru com requeijão em pão integral e faço minha viagem tranquila de Santarém ao Rio de Janeiro .

    Abraços

  • Bruno

    Pra mim, realmente não faz diferença ter o lanche ou não, não faço questão. Compro dentro ou levo o meu próprio… Mas se essa crise realmente está forte, qualquer 'economia' é bem-vinda, diante dessa situação que eles estão, a quantia deste lanche pode fazer alguma diferença sim. Como disse a pessoa nesse comentário, se custar 1 real cada lanche (o que de fato não custaria), já seria um valor significativo economizado.

  • nilo sousa

    Não presta mesmo, nem chamo isso de lanche.

  • Bruno Bocci

    Tem gente que não sabe o que fala, um bando de "entendidos" do assunto fica aí falando na quebra da empresa, fica torcendo pra ela fechar e depois ficamos sem concorrência e preços altos. Óbvio que não foi somente a oferta de lanches que fez a empresa fechar com prejuízo, isso certamente foi o de menos, e agora ela tem que cortar custos e ter outra fonte de receita, que pode ser a venda dos lanches. Esse pessoal não sabe ir pro aeroporto com a barriga cheia, agora fica aí discutindo besteira. A GOL está apenas seguindo uma tendência mundial entre as companhias aéreas em todo o mundo, prática muito comum em países "desenvolvidos" há muito tempo.

  • Marcia K.

    O problema não é a gratuidade de lanche ou bebidas, mas sim a Gol não ter admitido antes que já não ofereceria tais serviços a bordo.O que vale é: manutenção, preço justo e simpatia.Simples assim.

  • Sté

    Adorei seu comentario Luana, concordo plenamente!

  • Ernesto Gasparotto

    Não quero nem saber se o pato é macho. Ovo é o que é.

    E dá-lhe achologia.

  • Igor – Poa

    Leram isso…

    Para a supervisora técnica da Fundação Procon-SP Solange Prado, o serviço de bordo já é um costume no mercado brasileiro, sendo assim, é considerado direito do passageiro. "A Gol não informou aos consumidores a suspensão dos serviços. Deveria ter feito ampla divulgação para que as pessoas não fossem pegas de surpresa."

    A especialista disse que a comissão técnica de transporte e turismo do Procon está tratando da questão. As queixas dos clientes serão monitoradas, assim como a posição da empresa de aviação, que está sujeita à notificação e autuação pelo órgão de defesa do consumidor. Solange acrescentou que não há impedimento legal para essa prática, mas o correto é que a informação seja dada no ato da compra do bilhete.

    http://www.dgabc.com.br/News/5951976/gol-passa-a-

  • Rafaello

    Hehehe, seria interessante de ver se os passageiros começassem a tirar aqueles salgadinhos gordurosos e fedorentos das sacolas, a descascar tangerinas e jogar as cascas no chão, como fazem nas rodoviárias e nos ônibus.

  • Marilia

    Daqui uns dias eles cortam os voos tb…

  • julia

    Ok,

    não vejo nenhum problema em pagar o lanche desde que aquele lanchinho agora seja excluído da tarifa.

    Mas eu tenho uma reclamação: o lanche pago da gol ta muito ruim, o da webjet é muito melhor. No da gol todos os sanduiches tem só queijo e presunto, eles variam muito pouco e nenhum tem sequer uma fatia de tomate.

  • Zena

    Engana-se. A MD publicou promoções e já compramos muitas passagens promocionais esse ano com a GOL. Eu comprei umas 8 viagens a 99,00 o trecho, ida e volta, incluindo mês de julho, feriado de 7 de setembro… É só acompanhar…

  • Zena

    Comparar com Delta? Fala sério. Estamos falando de voos domésticos. Tem gosto para tudo, prefiro comer gourmet na companhia de alguém que eu escolhi, com uma vista que eu preferi do que ficar comendo dentro de avião. Não tem nem como por pra fora estando a vontade… rs

  • Zena

    Low cost é Low Cost. Sugiro ao MD que busque uma resposta da GOL aos preços elevados considerando que quanto mais gente nos aviões, mais lucro..

  • julia

    Gol, please melhore o lanche pago. eu sempre voo em horários de muita fome e adoraria pagar por um lanche. Chorei o dia que contava com isso e só tinha pao, queijo e presunto. Voto em sanduba com beringela, humus, tofu, … mas se tiver um tomatinho e um queijo separável estou feliz. Please melhore o lanche pago e coloque em todos os voos. Apesar de o voo ser 1 só hora (e ninguem morre de fome) saímos de casa 1h antes e depois, se for confins, tem mais uma hora até chegar em casa. Temos fome e precisamos de comidinhas saudáveis!

  • Patricia Melo

    Vou gastar minhas humildes milhas..

    Antes que baixem as portas sem dar satisfação nenhuma…

    kkkk

  • Glaucio

    Se for fazer um voo internacional pela Gol vao tirar a garrafinha de água da sua mochila.

    A infraero nao deixa embarcar com água.

  • Glaucio

    No aeroporto de Curitiba o bebedouro da sala de embarque internacional está logo antes do raio X da infraero. Nao pode passar com água.

    Por uma incrível coincidência, logo depois do raio X tem somente um quiosque para vender bebidas, nenhum bebedouro.

    Normalmente até o acesso ao banheiro está fechado.

  • Guilherme

    Isso já era esperado dessa empresa GOL. A desconsideração com o cliente e com o consumidor é algo que não encontra limites na GOL. Realmente é lamentável.

  • Glaucio

    É verdade, mas lembra dos preços das passagens?

    Só rico andava de aviao.

  • mariana

    ADOREI! Prefiro MIL VEZES uma passagem barata do que ganhar lanchinho gratuito durante um voo. As melhores cias aéreas do mundo cobram lanche em seus voos, está mais do que certo. GOL sempre inovando e priorizando o "low cost".

    • Vanessa

      A questão é se refletirá algo no valor das passagens, o que eu nao acredito…

  • Glaucio

    A grande maioria dos alimentos comprados em supermercados, restaurantes ou lanchonetes passam por raios X durante o transporte desde a fábrica até o consumidor.

    Muita gente também usa microondas, tacando radiaçao na comida.

  • Glaucio

    Vai dando idéia pra eles, vai…

  • Diogo

    A GOL para reduzir o prejuízo, está reduzindo a qualidade do serviço. Interessante teoria a deles.

  • Viviane

    No começo de março peguei um voo POA-GIG em que não foi fornecido o lanche que de nada era gratuito, apenas o cardápio com preços salgados como todos já comentaram. Nunca gostei dos salgadinhos distribuídos a bordo, mas considerava que eles estavam inclusos no preço.

    O que mais me surpreende na Gol nos últimos tempos é um declínio impressionante do atendimento ao cliente, tanto a bordo como fora. Os comissários e atendentes do aeroporto tratam os passageiros como se estivesse voando de favor. A desorganização no aeroporto de Porto Alegre na Pascoa foi gritante. Não havia lógica na distribuição dos totens de auto-atendimento, em que pessoas com várias malas estavam na mesma fila com aquelas que tinham apenas bagagem de mão. E os poucos funcionário da Gol não auxiliavam em nada.

    A empresa era a minha preferida anos atrás, principalmente pelo atendimento ao cliente. Hoje, me sinto enganada pela Gol.

    Se tiver opção, voo de Azul ou de Tam.

  • Miriam, o valor do lanche já está embutido na passagem. Só que se você quiser lanchar, paga de novo. É simples assim, eles estão nos fazendo de otários.

  • Rita Borges

    Pelo menos eles deveriem oferecer gratuito o suco, a agua e o café. Liquido é dificil de levar na bolsa. Agora pagos e muito caros,deveriam ferecer sim lanches nutritivos e não biscoitinhos , batinhas e porcarias .

  • Alexandre

    Faz sentido manter o lanche em voos internacionais, pois não podemos embarcar com líquidos!! Mas se alguem tiver uma experiencia rescente, posta aqui…

  • Jocélio Brito

    Concordo com você solange. Os preçoas das passagens da TAM são equivalentes aos da GOL e tem uma enorme diferença de variedade e sabor e são distribuídos gratuitamente. Parabéns a TAM e meus pêsames a GOL.

  • Rodrigo

    A tarifa da GOL não me parece tão baixa para eles deixarem de servir o lanche gratuitamente.

  • José Carlos L

    O problema não é cobrar os lanches, mas sim o valor deles. Um hamburguer na Gol querem cobrar 7 reais. Um absurdo!!

    • Marlon

      Espera aí: Tu compra a passagem visando o lanche. É isso? Coma no Aeroporto, em casa… A passagem ficando mais em conta, todos abrem mão da MERENDA.

      Pelo amor de Deus, né gente? Alguém vai morrer em função de comida????

  • Valdir

    Acho que a única das "grandes" companhias áereas do Brasil que ainda não trata o passageiro como gado é a Avianca (apesar de que ela é colombiana)

  • Denis Martins

    Vixe, eles estão cansados dos nossos questionamentos, mas tudo o que nos informam é o que postamos aqui!

  • Marlon

    O Brasileiro é complicado. Deixa de voar em função de MERENDINHA.

    O povo parece que vai MORRER por não comer. Eita povo FAMINTO esse. Hahahahahahahaha

    E outra, não dou 2 anos para a Delta comprar totalmente a GOL. O Jr. j[a tem a "Passamedo", a "Wébijégui"… vendendo a GOL acaba tirando uma baita nota.

    Eu, particularmente, não sou fã de Airbus. Mas esse lance de voar TAM é até dar o próximo acidente que deu em CGH que o povo para de falar besteira.

    Ou alguém já esqueceu aí o acidente? Memória fraca, hein?

  • Marlon

    E a TAM vai matar todo mundo com a manutenção zero deles! :D:D:D:D o/

  • Adriana Lins

    Gostaria de informar que o lanche da gol além de ser caro é horrível. O sanduiche ainda dá para comer, porém as bebidas são de péssima qualidade, tem gosto de remédio. Tomei o café e o chocolate. Penso que se for para vender porcarias é melhor não vender.

  • Marlon

    Zena, o povo quer voar de "grátis". Hahaha

    Só assim ele vai ter "noção" de que está barato. Hahahaha

  • Fábio Guimar&

    Só falta agora cobrarem pelos lanches e refeições feitas em vôos internacionais. Deixa que eu só vou comendo pelas beiradas.

  • Priscilla

    Tive a ingrata experiencia de somente receber amendoins e bebida no trajeto GRU-FOR e somente ter a opcao de lanche pago no voo FOR-GRU, o que ja demonstrava a nova politica da GOL num voo de 3 horas e meia (Isso mesmo que voce leu: 3 horas e meia!!!).

    Como estava usando as minhas milhas no trajeto nem me importei tanto mas se eu tivesse comprado a passagem ficaria muito irritada.

    Daqui para frente , GOL so usando as milhas e ja vou comecar a mandar os pontos do cartao de credito para o TAM Fidelidade.

  • Priscilla

    Sera que a GOL vai permitir o embarque (em todos os trechos) com os lanches que o proprio passageiro comprou ??

    E sobre a comparacao entre os 2 maiores programas de fidelidade, concordo que eh muito mais facil trocar as milhas smiles por passagens mas cada vez que sento numa poltrona dos avioes da GOL, minha coluna grita !!! Vale a pena passar por essa situacao ???

  • Priscilla

    O incrivel e que no voo FOR-GRU que fiz em marco so tinhamos 2 opcoes de lanche pois a outra estava em falta…:(((

    E fora que o tamanho que eh pequeno demais para cobrarem 15 reais e a sensacao de sempre pegar um lanche "amanhecido".

  • Priscilla

    Mas onibus OBRIGATORIAMENTE tem parada apos 4 horas de viagem e voce tem a opcao de comprar algo.

    E concordo com todos que postaram que os $$$ da GOL decididamente NAO SAO DE LOW COST!!!

  • Lara

    minha bisavó foi dona de uma comissaria, já faleceu, mas era cada coisa maravilhosa que serviam no avião. Realmente os preços das passagens eram exorbitantes, mas por causa da economia que era péssima, hj em dia o Brasil está muito melhor e fica com esses miserês!

  • Denis Martins

    Hehehe Era uma pergunta, mas decidi checar com Anac e Infraero mas acabei não mudando a frase. Vamos lá: esta restrição se aplica apenas a voos internacionais ou nacionais que utilizem terminais internacionais. Obrigado, Rabugento!

  • Marlon

    Eu acho uma boa esse lance de passagem bem barata. Quem ganha é o povo.

    Falir? Vocês estão loucos? Se a GOL falir, a TAM não dá conta de tantos passageiros! A Azul dá conta? Com meia dúzia de aeronaves? A Webjet? A Avianca? NÃO!

    Dívida por dívida a TAM tem uma dívida 3 vezes maior que a da VARIG e a mídia "esquece" de publicar isso.

    Povo tem mania de falar as coisas só pelo o que a mídia diz. Procurem, se informem antes de falar.

    A TAM só não quebra porque o governo NÃO deixa.

    Dúvidas sobre isso? Joguem no Google. Se informem!

  • Jéferson

    Me parece que as empresas aéreas ainda não se deram conta de que mudou o perfil do público consumidor de passagens aéreas, hoje a classe C (média) está voando com muito mais frequencia, mas não tem um poder aquisitivo deste porte que eles estão querendo, e impingir com lanches a R$ 5,00 por um refri. A mesma coisa os cafés e restaurantes dos aeroportos ainda pensam no público elite dos anos 60 até 90 que consumiam sem se preocupar com $$ hoje nós temos nosso poder aquisitivo mas não é para esbanjar em lanches e refeições de aeroporto que as vezes saem mais caros que a própria passagem aérea. Tá na hora de se adequarem ao público consumidor evitando assim esta quebradeira das empresasa aéreas, nem tanto pelo preço da passagem mas o alto custo das demais atividades do entorno de um voo.

  • Luis Paulo, que mundo você vive? Estamos falando de uma companhia aérea que não assume as decisões tomadas, chegam com um cardápio surpresa, modo de pagamento surpresa, sanduíche miniatura surpresa e você está supreso por não concordamos com a picaretagem? A Gol é caríssima quando comparada às companhias de baixo custo fora do Brasil, então um reles amendoim c/ bebida talibã só pode mesmo causar essa revolta toda!

  • Narcelio

    Gosto muito de ler os MD, porém não tenho costume de postar comentários. Mas depois deste seu Mauro, não me contive.

    É de visões e comentários como esse seu que o Brasil menos precisa. Pois somos tão acostumados a pagar altíssimos impostos sem ter nenhum retorno ou péssimos retornos que não ligamos ao ver esse tipo de desrespeito com o consumidor, o responsável pelos altos ganhos.

    Não devemos aceitar esse tipo de coisa calados e de braços cruzados. Nós que temos o dever de reclamar e reivindicar nosso direito.

    Como bem falou um leitor comparando a serviços europeus. Que possuem valores de passagens muito inferiores. Por conta dos baixos impostos? Não somente, já todos são sabedores do lucro Brasil que nos faz pagar tão caro.

    Acorda Brasil!!!

  • Alexandre

    Só há uma forma de lidar com essas companhias, é não voar por elas; o lanche comprado pelas cias aereas as empresas de catering saem a um custo insignificante, coisa de centavos por unidade; todos nós ainda vamos chorar lagrimas de sangue por termos permitido a venda da Varig para esse grupo; na Varig tinha almoço até na ponte aerea, mas é desse povo que o governo gosta.

    Se tivessemos lei e ordem nessa pais os governantes acabavam com esse absurdo.

  • Carla

    De todos os comentários, eu morri de rir desse! Huahuahuahuaahuah! Famoso jeitinho brasileiro! =D

  • Margareth

    O ridículo é a Gol falar que a mudança trará benefícios aos clientes. A Gol finge que é uma companhia Low Cost. Só é Low Cost nos serviços. Hoje sai mais barato ir para Paris pela Air France, que para São Luiz com a Gol. E a Gol aproveita a desculpa de baixar os custos e explora o passageiro, pois cobrar R$ 5,00 pela latinha ou suco é exploração!!!

  • Igor – Poa

    Sim tinha que fazer isso mesmo!!!

  • Igor – Poa

    Confira o preço de alguns itens oferecidos:

    – Sanduíches – R$ 12

    – Batata Chips (30g) – R$ 5

    – Sopa instantânea (200ml) – R$ 5

    – Cookies (50g) – R$ 5

    – Castanha de Caju (30g) – R$ 5

    – Chocolate (30g ou 35g) – R$ 5

    – Achocolatado (200ml) – R$ 5

    – Água de Côco (330 ml) – R$ 5

    – Suco de frutas (330ml) – R$ 5

    – Café solúvel (50ml) – R$ 3

    – Chocolate quente (100ml) – R$ 5

    – Energético (250ml) – R$ 15

    – Uísque (50ml) – R$ 20

    – Cerveja (355ml) – R$ 5

    – Vinho tinto (187ml) – R$ 15

    Dúvido que todos vôos tenha isso Vinho Tinto, Uísque, Chocolate quente…

  • Igor – Poa

    Porque você não viu em Porto Seguro.Houve brigas, escândalos, cancelamentos etc e tudo nos guichês da GOL.

  • Igor – Poa

    Beneficiados em que?

  • Igor – Poa

    Levar uma comida bem fedorenta!

  • Krystoffer

    1º- voce só acha passagens a 15 euros com no minimo 5 meses de antecedendia. (experiencia propria) ao contrario de agora, que com uma semana voce encontra passagem para curitiba, sao paulo, por aproximadamente R$ 54,00 por trecho.

    As cias aéreas americanas e europeias cobram: Para fazer checkin no balcão, despachar bagagem, marcar assento, pagar por cartão de credito, isso mesmo, pagar por cartão de credito…ou seja, sai quase ELAS por ELAS. e a Gol não quer se comparar a essas companhias, disse que ESSAS cias cobram por tudo, mas nós brasileiros estamos acostumados com o querer tudo de graça, a Gol deixou sim de ser a cia low cost low fair, mas tirar o serviço de bordo é uma maneira de cortar os gastos, e eu tbm nao me importo com isso. E quebrar..vixx ta longe disso em.

  • Krystoffer

    Incrível…ninguem reclama de pagar R$ 4,50 em uma cerveja ou refrigerante num show da Ivete Sangalo, Claudia Leite… ¬¬

  • Krystoffer

    É…incrivel…parece que as pessoas comprarm passagens aéreas para jantar…que isso gente. Se estão tão insatisfeitos assim com a GOL, compra na TAM, ou come em casa…por favor.

  • Krystoffer

    Calcule esse valor em uma lotação da aeronave 737-800 em quase 800 voos diários… 😉 vamos jogar ai…numa aeronave com 150 passageiros. da +- 18mil reais POR DIA…entendeu…falando 1,50parece pouco..mas não é.

  • CS

    Alguem aqui sabe se ela não planejou antes de fazer o que fez?

  • Arthur

    Boa noite.

    Eu viajei com a Gol nessa última semana e já esperava pelo menu pago. Eu fui do RJ a Montevideo com conexão em POA. E na volta, foi MVD-POA, depois POA-RJ, com escala em SP. No entanto, somente no vôo POA-SP teve a opção de compra do lanche, fora isso foi tudo normal. Como devido a um problema técnico, teve troca de aeronave em SP, mudei de avião e nesse, também havia lanche gratuito. Eu perguntei ao chefe da cabine a respeito do critério utilizado para que alguns tenham e outros não,. ele disse que está sendo retirado gradativamente e que a previsão é de que até o fim do ano só tenha os lanches pagos. Fazer o que né…

  • Igor – Poa

    Verdade, é mais barato ir de Porto Alegre para Europa, do que de Porto Alegre para Manaus, São Luiz, Maceió, João Pessoa e qualquer outra cidade próxima!

  • Marcelo

    Esta é uma realidade. Vao cortar tudo que puderem.

    abs

  • Ingrid

    Concordo em gênero, número e grau!!! Essa é a questão. O povo brasileiro não consegue usar de inteligência o suficiente para sacar isto. Uma pena, pois nós somos os maiores prejudicados (não exatamente com a falta de lanches, mas como você citou, com a medida, e com a desculpa), e há quem ache isso bom. Aff…

  • Ingrid

    Essa é a questão!!!! Mais uma vez, concordo completamente.

  • Matheus

    Deculpe, mas procure que você encontra passagens muito baratas e não como promoção. Voo Italia, Nice, Havai tudo por preços ridiculos comprando com 3 semanas de antecedência e posso te citar outras. Como você disse as cias de Europa e EUa cobram por tudo e eu concordo, pois você paga o justo, porque me cobrar check-in se eu faço pela internet? e assim não loto os balcões da cia e ainda ajudo no embarque.. não tem lógica. No Brasil para você comprar uma passagem a 54,00 só com promoção. Falo por conhecimento próprio.

    Pergunte aos seus amigos do exterior que já vieram ao Brasil e pergunte se as passagens aereas internas aqui são baratas…

    OBS quanto ao aumento de preços não criei o número, são dados do IBGE.

    Abraços a todos

  • JOAO GUILHERME

    Só pra constar, via de regra os assentos da TAM são mais apertados que os da Gol. Da onde vem o Conforto, que você fala?

  • JOAO GUILHERME

    Sobre a Azul crescer com preços competitivos. No relatório da ANAC de 2009 e 2010 ela teve Margem de Lucro negativa, ou seja……

  • Igor – Poa

    Sim compram empresa endividada e diminuem qualidade do serviço para arcar com a consequência!

  • Ederson

    é, o negocio é se preparar pro voo como adolescente se prepara pro cinema, encher a mochila de salgadinhos e refris…

  • Lázaro

    Viajei com a GOL no dia 13/04/12 de São Paulo a POA, vôo de 1h15min e só teve água e os lanches vendidos separadamente. Se fizerem bastante promoções, realmente não faz falta.

  • Marcus

    Bom, mesmo a Gol confirmando oficialmente não foi o que observei. Na ultima sexta e domingo fui a Londrina com escala em Curitiba, e para alegria dos esfomeados a Gol serviu suco e bolachinhas.

  • Bruno Bocci

    Pelo menos no Giraffas o valor é maior em qualquer aeroporto.

  • Igor – Poa

    KKKKKKKKKKKKK eu ri

  • Igor – Poa

    No fim acho que Webjet vai sumir, e ficar apenas GOL com serviço de Webjet!

  • Cínthia

    Fico indignada com o preço dos produtos. Pagar CINCO REAIS num refrigerante é de mais!

  • Igor – Poa

    No aeroporto do Galeão a lata era R$ 6,00.E em Congonhas um misto custou R$ 10,00.

  • franco

    Semana passada fiz 3 trechos e 2 tiveram lanche grátis:

    SSA – CGH

    CGH – BSB

    BSB – SSA

    O único trecho que NÃO teve lanche foi o segundo. Um pacote de biscoitinhos salgados no primeiro e rosquinha e "rufles" (genérico) no terceiro.

  • Paula Patricia Stopa

    Olá, concordo plenamente, fiz uma viagem a Brasilia dia 1/06/12 com a GOL e me arrependo muito, de Floripa a guarulhos nao paguei nada no lanche, mas de guarulhos a Brasilia o lanche era pago, nao comprei!!! achei um abuso, acho errado, porque nao e barato a passagem, e estou vendo a galera dizer que as passagens estao baratas, so eh barata quando tem promoçao, o que eh de vez em quando, eh um absurdo, pelo q me lembro a GOL qd entrou no mercado, o lema deles era que o passageiro iria pagar barato mas com tratamento vip… cade??? demorou um pokinho e a GOL virou que nem as outras companhias aereas… Axo que a GOL soh tem a perder, pq hj as pessoas nao veem soh o preço e sim conforto, tratamento, eu viajo sempre ( pois minha irma mora em brasilia) e vou sempre de TAM, dessa vez me aventurei pra ver se a GOL prestava, e vi q vou continuar com a TAM, que supre minhas necessidades, e me trata super bem… de GOL??? Nunca mais… falta de respeito total, ah antes q me esqueça, 2 semanas antes de eu viajar a GOL trocou o horario do meu VOO e nem me avisou e nem me perguntou se eu queria akele horario, soh trocarao e deu… a sorte eh q do nada liguei pra agencia, e me disseram… se nao fosse isso perderia o voo, pela irresponsabilidade da GOL… entao galera fica ai minha revolta… abrasos…

  • alex

    e no minimo constrangetor se vc nao tiver dinheiro na hora,a gol poderia pelo menos informar que o lanche sera cobrado,eu viajo td mes porque ehh por empresa enfim.to ferrado moro em belem viajo pro rio

  • Paulo

    O mais impressionante é ver gente que defende tal atitude!!

    Eu não vou nem comentar, mas pessoas inteligentes sabem quando são roubados, e isso, para mim, é um roubo. Já que querem vender os lanches, que vendam com preços justos, preços que valham a mercadoria.

    ISSO É um ABSURDO.

    Relaxem gente, essa é a tendência, pessoas cada vez mais abandonando a GOL, Eu mesmo n viajarei mais pela gol!

    Ahhhhhhhhh, tenho uma leve impressão que tem gente que trabalha na gol que tá nos comentários, mas normal né? Defender onde trabalhamos, mais cuidado, isso significa corte de custos e levantamento de dinheiro…cuidado, daqui a pouco serão os comissários em menor número!

  • Melissa

    Concordo, achei um absurdo além de nao servirem o lanche gratuito ainda deixei de beber um suco porque nao tinham trocó;É um absurdo!!!

  • Melissa

    Seu comentário Danilo voce disse tudo; O ruim de alguns Brasileiros sao aceitar tudo de boquinha calada!

  • Erick

    e a trip?? continua com o lanche gratuito??

  • Continua sim: Trip, Avianca, Azul e a TAM, apesar de ter reduzido muito

  • gleyson

    eu fui de joão pessoa para o rio de janeiro pela tam,eles me tratarão super bem o lanche era muito bom e a passagem foi r$ 570,00 ida e vouta , agora vou novamente mais dessa vez comprei a passagem pela gol será que vou me arrepender??

  • Thelma

    Quer dizer que o lucro obtido com essas passagens não custeiam R$ 1,50 de lanche????

    pobre……

  • Thelma

    Não entenderam ainda que não é pela comida e sim pelo abuso?

    É tão difícil assim fornecer um lanche "reba" como cortesia para o cliente?

  • isso é um absurdo uma empresa tao rica fazer um absurdo desse!!!

  • Rebeca

    Viajei recentemente pela GOL de Salvador a Fortaleza ida e volta e os lanches foram pagos e caríssimos, acabei não comprando nada.

  • Ribamar Lima

    Torço pela Gol e sua reabilitação, já que, conforme vem sendo divulgado ela acumula prejuízos. Ao menos nas épocas em que viajo é ela quem oferece as menores tarifas e pontualidade deles é rigorosa, chegando ás vezes antes do previsto nos locais de destino. Em se falando de manutenção o que escuto é que eles são rigorosos e o único acidente registrado pela companhia ocorreu por problemas alheios à companhia.

  • Celso Moessa

    Para mim essa tal Gol, nunca provou aqui veio… Chegou com uma proposta de passagens a preços a menores que Terrestre, mas isso nunca de fato aconteceu… Dizem que o serviço de bordo sempre chinfrim, e hoje inexistente, é para se refletir diretamente nso valores a menor das passagens, mas é pura cascata, já muitas das vezes ela é mais carreira do que a TAM. E tem mais, eu nem tento comprar passagens pela internet na Gol, pois em mais de 50 tentativas jamais logrei êxito. Eles sempre diz que errei meu nome, que errei meu CPF e assim por diante… A firminha que jamais gostei… aff

  • tamires pessoa

    eu acho isso um absurdo,eu ja deixei de ser cliente gol,por mim ela ja pode colocar a passagem por 1 real,pq aqueles lanches dela e um absurdo,quando viajei de gol eu tive a surpreza de ter q comprar lanche apartir dai ja era a gol pra mim.

  • Fábio Cortes

    Viajei nos dias 28 e 29 de julho e a Gol continua a cobrar.
    qualquer dia vão cobrar até a água.