GOL e Iberia encerrarão parceria em novembro, mas oferecem passagens para Madri por 30 mil milhas

Denis Carvalho 30 · outubro · 2014

A Iberia e a GOL encerrarão a parceria de milhas entre os programas Smiles e Iberia Plus em novembro. Em comunicado aos seus clientes, a companhia espanhola informa que a parceria será encerrada em um mês, no dia 30 de novembro de 2014. Curiosamente, o Smiles está anunciando uma promoção de passagens da companhia espanhola, com trechos para Madri por apenas 30 mil milhas Smiles – talvez para encerrar a parceria em grande estilo!

Até o fim de novembro, quem voar com a GOL poderá enviar suas milhas para o Iberia Plus. Já quem tem avios e quiser usálos para emitir passagens da brasileira poderá fazê-lo até o dia 31 de dezembro deste ano.

O fim da parceria era previsível desde que uma pequena parte da companhia brasileira foi comprada pelo grupo Air France KLM, concorrente direto do grupo IAG da Iberia e British Airways. O movimento reforça ainda o alinhamento da GOL com a aliança Skyteam, a mesma da Air France e KLM e da Delta, sua principal parceira internacional.

Promoção

Esta semana a GOL está anunciando uma promoção de passagens da Iberia para a Europa por 30 mil milhas na econômica e 65 mil milhas na executiva. A disponibilidade não é das melhores e você precisa encarar o site do Smiles para fazer a pesquisa, mas para quem tiver paciência para pesquisar pode ser um bom negócio!

promocao-smiles-iberia

Confira o anúncio no site da Iberia.

Dica dos leitores Leonardo Cassol, Augusto César Pires, Marcelo Sanches Nishimura, Danilo Fernando, Ricardo Sergio Schmitz, Cassiano Mussato Amorim, Mara e Claudia Pereira.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Clarissa França

    Eu consegui vários trechos a 30 mil para 2015. Mas confesso que estou com receio depois de ler todos os relatos sobre a Iberia!

    • Henrique

      Clarissa, eu viajei pela Iberia numa promocao que achei muito boa GRU-Madri e fui bastante receoso. Sinceramente achei muito bom o voo. Aviao novo e padrao normal, similar as demais companhias que voei. Nada a mais tambem, mas acho comparavel aos voos que fiz pra Europa/Africa pela Lufthansa, Tam e Etiopian

    • Danilo

      Pode voar tranquila! Não sei se você leu os relatos ‘recentes’ da Iberia. Os aviões estão reformados, com entretenimento individual, atendimento mais rápido e cortês, alimentação melhorou. Voei com eles em março/2014 e não temos o que reclamar. Está no mesmo padrão (ou até melhor) que algumas americanas e outras européias.

      • Clarissa França

        Obrigada, pessoal! Vou reconsiderar!

        • Hermes Hs

          e sem entretenimento, o que contava muito como ponto negativo. Fui o ano passado para Londres e me surpreendi quando entrei na aeronave e tudo renovado, com entretenimento individual etc. Tive até um contratempo, pois, cheguei ao meu assento e estava meio molhado, rapidamente e gentilmente o comissário trocou a almofada do assento. O entretenimento na época, como estava sendo inserido não tinha nada em português, não sei agora, porém, o interior da aeronave renovado e o atendimento muito cortês. Tem empresas melhores, mas a melhora da Ibéria foi bem significativa, deixando para trás a imagem antiga, onde era realmente inferior as demais cias. No mais, os mesmos problemas de todas as empresas como atrasos, atendimento ruim em alguns casos, mas na minha opnião no geral está bom, e muito melhor que a “antiga Ibéria”.

          • Everton Basilio

            Voei em agosto e continua sem opções em português.

        • Jean

          Fique tranquila.
          Se você já fez internacional pela TAM, o padrão da Iberia é igual ou pouca coisa superior…

      • Bruna

        Acabei de voar Ibéria e o aviao era ótimo, bem novo. Atendimento e comida bem gostosos

      • Bruna

        Acabei de voar Ibéria e o aviao era ótimo, bem novo. Atendimento e comida bem gostosos. Entretenimento individual e cheio de bons filmes

      • Juliana

        Quero comprar passagem RJ Barcelona (ou Paris) a que sair mais em conta. Como faço?

        • Danilo Fernando

          É só simular as datas no submarinoviagens.com.br ou algum site de busca de passagens similar (decolar, expedia, viajanet, etc)

    • Bruno

      Voei com a Ibéria no mês passado e posso dizer que é apenas RAZOÁVEL.
      Claro, não é uma Air France/KLM, uma TAP ou uma British, muito menos uma Lufthansa.
      Os pontos dos quais mais gostei foram a comida – que foi muito boa em ambos os trechos – e a pontualidade. Fora isso, achei os comissários muito mal humorados e pouco prestativos, os bancos muito desconfortáveis e o sistema de entretenimento muito lento e travando a toda hora.
      Iberia, só se for em último caso.
      Minha opinião, claro.

      • Marcus

        voei mes passado de Iberia (GRU/MAD, MAD/DME, DME/MAD, MAD/GRU) e não posso reclamar nem dos aviões nem do tratamento e cordialidade dos comissarios. foi tudo tranquilo.

      • herminia

        viajei no fim do ano passado pela Iberia, e que suplício!.

        avioes com aquela tv tubona no meio pra todos… se nao fosse meu iphone estaria perdida :/

        iberia é a ultima das ultimas opcoes pra viagens à Europa

        • Danilo

          Os aviões ‘novos’ não estão atendendo todas as cidades brasileiras. De onde você saiu e qual data?

          • herminia

            sao paulo capital, viajei em novembro do ano passado. Eu acho dificil tem alguma grande alteracao na qualidade destes avioes de menos de um ano para cá.. talvez um ou outro seja mais moderno, mas no geral sao latas-velhas

          • Bruna

            Sai de gru para Madrid e foi avião antigo. Mas na volta Madrid gru foi novo

      • Darlen

        Tbm não aconselho Ibéria . Ao voar pela Ibéria vc tem a certeza dos relatos de que espanhões tem preconceito com brasileiro. Basta vc comparar o tratamento de um voo de são Paulo para madrid e de madrid para algum outro país. Eu testei de madrid a Düsseldorf. Sem falar que as passagens são muito cara e conforto zero.

    • Marcelo

      Boa tarde Clarissa! Também voei Iberia em Agosto deste ano e não tive do que reclamar. Os aviões estão mesmo reformados e há entretenimento individual. Sempre ouvi inúmeras reclamações referente aos comissários de bordo e a comida servida, particularmente nao vi nada disso, pelo contrário, achei a comida boa e as comissárias simpáticas e atenciosas. E o vôo saiu pontualmente no horário.

      • Clarissa França

        Obrigada, Marcelo!

    • Edgard Gondim

      Clarissa quais as datas você achou em 2015?

    • Kailash Silva

      Voei com a Iberia em novembro de 2012 e realmente estava bem atrasada no tempo em relação as outras cias. europeias. Porém ao voar em março de ano me surpreendi com a nova Iberia, tanto na ida quanto na volta. Se comparado ao serviço que eles prestavam antes, agora está bem melhor. Até fiz um relato da viagem, a quem interessar ;). http://www.mochileiros.com/madri-dubai-e-abu-dhabi-t94997.html

    • Alan Marra

      Vai na fé… Não é lá essas coisas, mas também não é ruim. Padrão Gol/Tam.

    • Ricardo Batista

      Clarissa, entre no site http://www.seatguru.com, com a Companhia aérea, o número do vôo e data, você poderá ter várias informações do seu vôo, inclusive fotos internas da aeronave. Ajuda muito quando usado antes da compra, para saber se a aeronave é nova ou velha.

    • Danielle

      Esse ano fui para Espanha de Iberia e iria novamente apenas pelo preço que paguei, R$1.500,00 com taxas. O voo saiu do GIG e não tinha entretenimento individual. A aeronave era antiga. O pior mesmo é o atendimento dos comissários. Pra conseguir uma segunda garrafa de vinho o passageiro do meu lado teve que implorar. Na volta, fiquei revoltada. Me deram uma refeição vegetaria. Abri e vi que não era a massa que a maioria comia e chamei o comissário, que retrucou e disse que aceitei a comida e abri que teria que ficar com aquela refeição. Chamei novamente, após alguns minutos, com a voz já alterada e finalmente me deram a massa, como se fosse um favor. Atendimento muito aquém da KLM e Air France.

  • Leandro Botter

    E quem voar Iberia até esta data pontua no Smiles?

  • Rodrigo

    Tenho uns 6000 avios, sabem me dizer se consigo transferir para minha conta smiles? ou somente posso usar comprando passagens? obrigado!

    • Ronie

      Olá Rodrigo, se vc for a Espanha, pode voar trechos domésticos pela Ibéria lá, tem trechos por 4500 avios. Ou se eu fosse vc transferiria para a British no site ou por telefone e usaria esses avios para um trecho curto dentro da Europa ou vc também pode usar para fazer trechos curtos dentro do Brasil (4500 avios para até 650 milhas ou 1046 Km) ou para Argentina por exemplo, voos pela Tam marcando pelo site da British. Se passar dos 1046Km ai fica 7500 avios (até 1850Km), mais existe a opção de avios + $$. Espero ter ajudado.

  • William Masuda

    Acabei de liga na Iberia sobre emissao de passagens pela TAM ou Gol utilizando meus Avios, a operadora me informou que para emitir estes bilhetes devemos ligar para Iberia em Madrid…super fácil né pessoal?! rs…rir para não chorar ….kkkk

  • Yuri

    Poooxa, entrei para o Smiles só por causa da Iberia.

    • Thiago Castro

      Sério? Sabe de nada, inocente!!!! kkkkkk

  • Augusto César Pires

    Encaminhei para vocês esse comunicado assim que o recebi, Denis. Não sei se receberam.

      • herminia

        ola Denis, boa tarde.

        Tenho 50 mil pontos no pronto pra voce do Banco do Brasil. Acha que vale mais a pena transferir para o Smiles ou para o Multiplus?

        obrigada

      • Augusto César Pires

        Denis, aproveitando: não sei se você viu, mas a Iberia Plus está mandando e-mail oferecendo um desconto na compra de passagens para a Europa no valor de R$ 350,00.

        • atagui

          Boa tarde augusto, fiz cadastro na Iberia Plus , mas não disponibilizam masi esse email.
          Teria como me repassar o código de desconto ou link ?
          Desde já agradeço.
          Abçs

  • Sergio K. Augusto

    eu tenho avios e milhas da gol que juntas dão mais de 30 mil milhas ..é possivel somar as duas pra resgatar um trecho ? alguém sabe ?

    • Danilo

      Não, não é possível. Os programas não conversam entre si. Acredito que em nenhuma cia é possível somar pontos.

      • Sergio K. Augusto

        Eu já imaginava …obrigado Danilo

  • Sidinei Simões

    Como trocar Avios para voar gol?
    Como proceder,aceito ajuda para isto?

    • Danilo

      Dentro do Iberia Plus > Utilizar os meus Avios > Reservar com Avios > Voar com One World.
      Lá é possível simular vôos nacionais, nesse caso com a parceira TAM. (somente i/v)

      • Sidinei Simões

        Obrigado,

    • Ronie

      Só complementando o que o Danilo falou, se os seus avios estiverem na Ibéria, vc pode transferí-los para a British e usar em trechos dentro do Brasil pela Tam, marcando no site da British, e pode ser só ida tbm, na ibéria só ida e volta. Se não tiver conta na British, só poderá tranferir depois de 3 meses da abertura dela.

      • Sidinei Simões

        Grato!

  • Danilo

    Somente para emissão dentro do Iberia Plus.

  • Rogerio

    Alguem sabe me dizer se a TAP pontua no smiles ou no multiplus?

  • Euler

    Qual a companhia Europeia entrara no lugar? Sera que ficara apenas KLM e Air France no smiles?

    • Muito provável que sim

    • Rumores ainda não confirmados que Alitalia e Air Europa vem por aí como novas parcerias, consolidando a proximidade da Gol com a Sky Team.

      • Leo, Alitalia já é parceira da Gol em code-share desde o ano passado, será que finalmente teremos emissão de passagens? Air Europa pra mim é novidade!

        • Segundo informações internas da GOL seria acordo completo para acúmulo e emissão de pontos. Ainda falta assinar o acordo e aprovação das autoridades. Mas deve vir no início de 2015, segundo esse informante.

  • Werlesson

    Engraçado, sou cliente Smile e recebi um email hoje pela manhã falando sobre essa promoção, no rodapé da promoção esta escrito que é pra qualquer data, fui pesquisar pra JANEIRO e sempre retorna com essa mensagem CHATA da busca do SMILE informando que não a Voo Disponíveis nesta data.

    • Smiles tem que “garimpar” mesmo. É sofrido!

      • Clarissa França

        Leonardo, li, reli e estudei por meses seu post sobre como emitir bilhetes open jaw e acabei emitido ida e volta saindo de Bruxelas mesmo. Estava simplesmente impossível achar vôos com as mesmas cias, mesmo desmembrando os trechos… Uma pergunta: Como emiti junto, pelo site, minha franquia de bagagem são 2 de 32 kg, correto? Obrigada!

        • Elioenai Costa Moreira

          Clarissa,

          Também emiti ida e volta, justamente para preservar a franquia extendida. Caso você tivesse localizado voos para voltar a partir de outra cidade você perderia a franquia de 2 x 32, pois seriam dois localizadores diferentes.

          O open jaw (o “verdadeiro”, com localizador único) pelo Smiles só é possível no call center, mas essa promoção de 30k só era pelo site.

          Abraço,
          E.

    • fabio

      mas janeiro é alta temporada…. não vai achar mesmo assentos com milhas.

  • Nenhum dos dois. Parceiros TAP no link abaixo:

    http://www.tapvictoria.com/br/AcumularMilhas/Viagens/CompanhiasAereas/

  • Ivan Carlo Zanella

    Abra uma conta no programa da British e transfira seus pontos pra lá. É claro que não tem acordo com a Gol e a disponibilidade que a TAM coloca na econômica é minima. Mas pelo menos vc poderá usar em cias da One World, on line.

  • Danilo Fernando

    Voei em março desse ano e foi totalmente diferente do vosso relato, pena que você não pegou os novos aviões.

  • Clarissa França

    Emiti ida e volta GRU-Bruxelas, ida em 18 de agosto, volta 6 de setembro. Achei várias datas em julho e agosto, que também é alta temporada. Se procurar mais pra frente, acha.

    • Elioenai Costa Moreira

      Emiti REC / MXP com ida no final de agosto e volta em meados de setembro. Existia muita disponibilidade de datas da metade de agosto em diante, pelo menos para as principais cidades italianas, que foram o objeto da minha pesquisa. Só não emiti entrando por VCE e saindo por MXP, que era meu verdadeiro objetivo, porque a promoção não contempla open jaw.

      Logo depois que emiti soube do encerramento da parceria. Resta saber como tudo isso vai se desenrolar. Em tese, os bilhetes já emitidos não devem sofrer alteração. Aguardemos.

      • Ana

        Boa noite,
        E as minhas milhagens a que tenho direito por ter viajado para a Europa em julho/agosto de 2014, voando Ibéria, como é que ficam, fiz várias cobranças tanto na Ibéria como no Smiles, enviei todos os comprovantes que me solicitaram, e até hoje não recebi resposta alguma. Ficarei muito aborrecida se vier a perder as milhagens (e são muitas). É lastimável essa atitude da Ibéria e do Smiles, ignorando totalmente o cliente. Não sei mais a quem recorrer, talvez estejam esperando completar 6 meses para me comunicar que perdi o direito à reivindicação. Realmente a falta de acolhimento e interesse aos clientes portadores de milhagens é péssimo e ridículo. Obrigada!

        • Fabio

          Olá Ana, sugiro que abra uma reclamação no site Reclamequi… tive duas demandas que não estavam sendo resolvidas pelo Smiles atendidas prontamente após a reclamação nesse site. Boa sorte!!

          • Ana

            Olá Fábio,
            Obrigada pela dica, seguirei sua sugestão como última alternativa.
            Tenha um bom dia!

      • Christiano

        Tentou comprar os trechos de forma separada: somente ida e depois somente volta?

        • Ana

          Olá Christiano
          Não, comprei um pacote através da Clickon. Bom dia pra vc.

        • Elioenai Costa Moreira

          Christiano,

          Era possível a compra em “pernas” separadas sim, mas aí descaracterizaria o open jaw e a franquia de bagagem da volta seria a praticada pela Iberia normalmente e não a extendida de 2 x 32, por isso optei pelo ticket ida e volta.

          Como a promoção de 30k era somente para emissão no site, não dava para ligar para o call center e fazer o open jaw por lá, como normalmente é possível.

          Abraço,
          E.

  • Clarissa França

    Eu vou me arriscar também, afinal, vou pagar 270 reais. Na pior das hipóteses, tomo um dramin e acordo só na Espanha!

    • Vinicios

      A única coisa ruim da Iberia pra mim (fiz a GRU x Roma por 600 R$ e maio), foi o avião da volta, mas os comissários e funcionários dos aeroportos, foram muito bons. O voo de ida foi no avião novo, com o entretenimento individual, o da volta foi num modelo antigo, aí só o dramin pra dormir mesmo. Mas em geral, eu voaria de boa com eles denovo.. Eles são pra mim uma Gol de longa distancia. Tem seus problemas, mas no Custo x Beneficio eles ganham pontos xD

    • Juliana

      Para quando vc esta comprando? Ainda tenho muita dificuldade em usar os pontos =/

      • Clarissa França

        Juliana, vi muitas datas em julho e agosto. Mas você acha com mais facilidade se procurar trechos com no máximo 1 conexão. Por exemplo: GIG-BRU ou GRU-CDG. Eu sou de Bh e quase não achei trechos saindo daqui. Comprei uma saída de SP e depois me viro para chegar lá. Tenha paciência que você encontra.

  • Paulo

    Afeee em dezembro vou a Paris de Iberia, e de GOL de Bauru a SP, com a parceria eu nao pago excedente de bagagem.. E agora? :/

    • newton

      na verdade essa questão da gol honrar a bagagem das parceiras já acabou desde abril. Você pagará excesso de todo jeito.

  • Artur Aranha

    Eu também recebi o email da iberia com desconto de 350 reais para comprar passagem, mas vi que é para voar até dezembro e os preços estão salgados, vi que o dólar começou a baixar depois da eleição, espero que voltem as promoções, kkk

  • Ricardo

    Gente, vocês ficam querendo saber se o avião é novo ou velho, se tem entretenimento à bordo, não sei se vocês conhecem, mas existe um site chamado Seat Guru (www.seatguru.com), lá vocês colocam os dados do vôo e aparece a configuração de cadeiras do avião, fotos internas e várias outras coisas, vale a pena conhecer, seria uma boa para todos se o MD fizesse uma matéria sobre esse site.

  • Werlesson

    Negativo amigo, em Janeiro é INVERNO

    Baixa temporada na Europa

    A baixa temporada vai de Novembro a 14 de Dezembro e de 25 de Dezembro até Março,

    Alta temporada na Europa:

    A alta temporada vai de Junho até o final de Setembro,

  • Marcos Reis

    Inclusive na revista de bordo da TAM do mês de outubro/2014 já cita a Ibéria como empresa parceira e falam sobre os programas de milhas, não me recordo ao certo do texto, mais estranhei pois a cia espanhola era parceira da GOL… Vamos ver o que dá, acho que fica ruim pro Smiles afinal perde uma opção (não tão boa) porém grandiosa, já que a Ibéria voa pros quatro cantos do mundo independente da qualidade do serviço. Outra coisa, vcs viram que a GOL inovou na sala vip de Guarulhos?

  • Patricia

    Olá Dênis, Li o post sobre o final da parceria GOL-Ibéria hoje e a oferta de vôo para Europa por 30k o trecho. Tenho uma amiga em Lisboa e pensei em visitá-la. Fiz a pesquisa no site hoje pela manhã e havia disponibilidade por 30k nas datas que eu queria (set/15) . Como meu saldo não era o suficiente, comprei 26k com um código promocional de 50% desconto para completar meu saldo. Logo caiu na conta e fui emitir os bilhetes. Escolhi as datas, selecionei os vôos, preenchi meus dados e preenchi os dados do cartão para pagamento da taxa de embarque. Eis que então apareceu uma famigerada mensagem de erro. Abri meu email e tinha um localizador do vôo e a mensagem de resgate das milhas. Porém , meu saldo continuava inalterado. Entrei em contato com a Central e me disseram que o cartão havia sido recusado. Entrei em contato com o banco e não confirmaram essa informação. Tentei fazer a emissão mais umas 15 vezes ao longo do dia sem sucesso. Agora a noite, liguei para a Central para explicar a situação e me disseram que no SABRE os vôos estavam por 35k e mesmo assim não conseguiam emitir pois dava erro pra eles também. Depois de quase 2h, 4 atendentes diferentes e muito stress, solicitei a devolução das milhas e o reembolso do valor. Depois de diversos minutos e transferências, a atendente me disse que irão analisar todos os dados enviados (enviei Print de todas as informações possíveis!!) em DEZZZZZ dias, tentarão emitir pelo valor ofertado caso se comprove o erro no site e, somente em caso negativo, irão me estornar o valor pago pelas milhas. Resumo: 2 ou 3h no telefone, uns R$70 de despesa em telefone, stress absurdo e 10 dias para ter um retorno. Li no post que algumas pessoas conseguiram emitir por 30k o trecho, mas acho interessante vocês confirmarem no atendimento se procede essa informação, pois estou passando por um calvário absurdo e desnecessário! De qualquer forma, o MD já me deu muitas alegrias, então o saldo é positivo a despeito da confusão do Smiles!! Grande abraço

  • Maicon Moreira

    Obrigado MD. Conseguimos Ida CNF-LON em 19/Ago. Volta MAD/CNF em 19/Set.

  • Luiz

    Fui para Madrid pela Iberia em Agosto. Emissão de milhas na classe executiva… Avião novo e muito conforto…. aconselho

  • Luciana Heringer

    Eu fiz uma viagem pela Ibéria em outubro de 2013 e até hoje não vi sinal das minhas milhas! Solicitei a inclusão das milhas pelo site do Smiles após a viagem, enviei os cartões de embarque escaneados, já liguei várias vezes para o atendimento Smiles, que sempre diz que o processo está em andamento, e até hoje nada. Pelo visto vou mesmo ficar a ver navios! Pela minha experiência, esta parceria na verdade nunca existiu!

  • atagui

    Simulei várias datas GRU-MAD até setembro e não achei mais por 30 mil pontos.
    Se alguém conseguir para fevereiro, disponibilize o link para nos ajudar.
    Grato

  • Augusto César Pires

    Atagui, no e-mail eles não passaram um código, só orientaram a fazer o seguinte: logar no Iberia plus com seu número e senha, ir no campo minhas promoções e lá verificar esse desconto de R$ 350,00. Aproveito para alertar que eles também divulgaram a possibilidade de se cadastrar e, emitindo passagens, ganhar 1.500 avios.