GOL deixará de operar voos regulares para Aruba em fevereiro!

Leonardo Cassol 23 · dezembro · 2015

A GOL confirmou que deixará de operar voos regulares para Aruba, no Caribe, a partir do dia 21 de fevereiro de 2016. É mais um recuo importante na malha internacional da empresa, que também deixará de voar para Miami e Orlando no mesmo mês. Segundo a companhia, serão oferecidos apenas voos extras para essas localidades, de forma sazonal.

A companhia afirmou em nota que “o ajuste visa aperfeiçoar a utilização dos recursos da companhia em rotas mais procuradas. A frota padronizada de aeronaves Boeing 737 permite que a GOL trabalhe sua malha de forma flexível e dinâmica, alocando suas aeronaves nos diferentes trechos operados pela empresa, sejam eles de curta ou longa distância e de acordo com a necessidade.”

Considerando apenas a operação regular, vão sobrar apenas Punta Cana e o voo semanal para Barbados / Tobago como rotas de longo curso na malha internacional da GOL. Os demais voos internacionais de curta e média distância para Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Suriname não têm nenhuma alteração prevista.

A opção de utilizar jatos de um corredor – os mesmos modelos Boeing 737-800 operados dentro do Brasil – sem sistema de entretenimento, classe executiva ou alterações de layout  tornou ainda mais difícil o objetivo da companhia de fazer frente à concorrência em voos de longo curso.

Por outro lado, a GOL já divulgou que planeja criar rotas para novos destinos na América Latina, incluindo Lima (Peru) e Havana (Cuba), além de mais voos diretos de capitais da região Nordeste para Buenos Aires. Resta saber se essas planos vão ser mantidos no atual e adverso cenário econômico e de instabilidade cambial.

Além disso, a companhia tem investido em parcerias com grandes grupos globais de aviação, como já ocorre com a Delta e com Air France – KLM, empresas que compraram participação acionária na GOL e com as quais a companhia estabeleceu acordo para compartilhamento de voos e venda de bilhetes para os Estados Unidos e Europa. É estratégia que tem sido seguida pela empresa para ampliar sua inserção internacional sem mudar significativamente seu modelo de negócio.

Agradecemos a contribuição do leitor Frederico Araújo.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Marcio Correa

    No cenário atual e com o prejuizo que estão tendo, aliada a desvalorização recorde na BMF, realmente a Gol tem de rever seus objetivos. Com isso, acho que a Gol Dominicana, que não se comentam mais, deve ser abortada, se ja não foi.

  • Luis

    Eu nunca gosto da GOL,essa cia tem tudo de ruim que você pode imaginar,de atendimento na terra até o serviço de bordo.Sempre penso que como a cia juntar os funcionarios horriveis pra destruir a fama desta cia?GOL,JAMAIS!

  • Eduardo Menezes

    A melhor coisa que a Gol faz é deixar de operar voos longos com essas verdadeiras sucatas. Voltei de Punta Cana semana passada, passando pela Venezuela, e fiquei 9 horas (contando o tempo de parada em Caracas) dentro de uma lata de sardinha apertada, quente e lotada (não tinha uma poltrona vazia). Um passageiro na minha frente começou a ter uma convulsão de tanto desconforto que ele sentiu (juro!). Sinceramente, a Gol deveria se envergonhar de oferecer voos longos com esses aparelhos. “Frota flexível”…. Que conversa fiada é essa? Eles tentaram “flexibilizar” uma aeronave que dá pra ficar no máximo 3 horas, pra voar 10 horas. Que brincadeira é essa, Gol??? Fala sério!

    • Fernando

      Nenhuma poltrona vazia!! Isso explica muita coisa!

      • Luis

        Vc não sabe quantos passageiros que viajaram para Punta Cana ou Aruba da GOL não precisam pagar passagem?Nessa época,muitos funcionários da GOL estão usando beneficios da cia para viajar de graça,imagine com familia inteira.Como assim o voo não vai ser lotado?Fiquei do para quem pagar a passagem inteira,e com esse desconforto e atendimento pessimo,ninguem merece.

    • jorge moraes

      Concordo totalmente com vc.

    • Jonatas Elias

      Não confunda conforto com idade da aeronave. Os aviões da Gol estão longe de serem sucatas.

      • Eduardo Menezes

        Não confunda sucata com idade da aeronave. Não disse que era velha. Pra mim, uma aeronave em que o ar-condicionado não funciona, as poltronas estão velhas, o espaço é ínfimo, o banheiro uma gaiola, é, sim, uma sucata. Pode ir pro lixo.

        • Jorge rafael

          Banheiros espaços sao tdos iguais A320,737,E195 o unico erro da gol foi escolher essa aeronave mas a tam optou e agora esta revendo o custo dos 777 e 767 a começar pela chegada do A 350.

    • Eduardo Medeiros

      Realmente as aeronaves não são condizentes com rotas longas, porém as mesmas são parte de uma das frotas mais modernas existentes, não cabendo então serem chamadas de sucatas.Empresas americanas voam para o Brasil com aeronaves muito mais velhas.
      Já quanto a se envergonhar em oferecer voos nessas aeronaves eu também discordo, eles oferecem no mercado, compra quem quer, informação sobre a descrição e funcionalidades de cada aeronave não faltam e não são omitidas no site da empresa.

  • Rafael Campos

    Eu viajei para Aruba em março desse ano e tinham apenas 6 pessoas a bordo, a mesma coisa na volta, até que durou muito tempo essa rota, com esse dólar alto, as viagens internacionais ficaram caras para os brasileiros.

  • kleber silva

    é a gol tentando permanecer viva em 2016.
    acho que smiles+gol=decadência.

  • Anderson Florenzano

    Aproveitando essa notícia, um amigo meu da TAM disse que a LATAM está no mesmo caminho. Disse que vão reduzir a rota SANTIAGO – GUARULHOS e vice e versa.
    Alguém confirma essa informação?

  • Hens

    A situação tá difícil para todas elas! E pra nós também… 🙁

  • Anna C K

    Pessoal, eu e minha família temos passagens compradas para março de 2016…. Vocês sabem se estes vôos vendidos serão honrados? Obrigada!

    • Thiago Gonzalez

      uma amiga minha recebeu a informação que vai de copa o voo dela era pra maio pra aruba.

      • Anna C K

        Obrigada!

      • Clarissa

        Já a mim disseram que deveria trocar meu vôo para um dos destinos operados pela gol, com exceção de Fernando de Noronha e EUA.

    • Thiago Ramos

      Serão, mas acredito que vc será transferida para os parceiros.

  • Thiago Barcelar

    Nem sabia que esse lixo de compania voa para um lugar tao bom como esse! rs!

    • Fernando

      Concordei!

  • Jonatas Elias

    “Sucata: aquilo que está inutilizado, ou que tem pouco valor.” Michaelis.
    Todos os itens que você enumerou dizem respeito ao conforto. Trata-se apenas de configuração interna, opção de cada empresa.

    • Caco Nogueira

      Excelente respsota Jonatas. A Gol é uma das aéreas brasileras com frota mais jovem! Agora concordo que usar um 737 para voos no Caibe não dá!

      • Jonatas Elias

        Não dá mesmo, muito mais interessante a Gol praticar preços amigáveis através das parceiras (Delta, Copa) do que voar por conta própria.

        • Rubens

          Por isso existem outras cias aéreas como a Azul, Tam e Avianca e suas parcerias. A escolha é particular porém se não escolher bem, o choro é livre! Querem pagar um preço barato por achar justo e depois só reclamam!

      • Thiago Ramos

        Caco, a GOL é a empresa com a frota mais antiga do país. Não é muito mais antiga, mas de acordo com site planespotters.net, a idade média das aeronaves que voam no Brasil são:
        AD – 4 anos
        JJ – 7.6 Anos
        G3 – 7.8 Anos
        O6 – 7,5 Anos

        O bom de ter pesquisado isso é ver que a frota Brasileira é muito nova. O Problema maior da Gol é ter iniciado como “low cost”, não ter se mantido como tal, mas ainda usar configurações de alta densidade, mesmo em voos onde o conforto é pré requisito pra qualquer passageiro.

        Pros acumuladores de milhas, que viajam em classe executiva, a Gol não é escolha de forma alguma, e nos dias de hoje, com todos os bancos oferecendo planos excepcionais de milhagem, a GOL só se “beneficia” oferecendo a troca de milhas com parceiros, como Delta, KLM, Air France, Etihad e Air Canada.

        Eu sou um viajante que troca muito milhas, e nunca viajei de GOL e não tenho pretensão alguma de fazê-lo.

  • Caco Nogueira

    SCL-GRU só pode ser uma mina de ouro pq são tantas frequências diárias entre TAM e LAN, fora que ainda usam o 787 e o 777, que são gigantes. Sem contar na GOL e na SKY, se bem que ela já cancelou a rota.

  • Fred Chagas

    peraí, MAS ENTÃO VOCÊS ACHAM A TAM melhor ?????????? se vocês soubessem como é a MANUTENÇÃO DA TAM, pediriam impeachment do presidente daquela empresa… é tudo no “mais ou menos”… E há provas judiciais. É só procurar… (dica, justiça do trabalho…)

  • Thiago Ramos

    Mal mal voo GOL pra GRU, quanto mais pra PUJ ou MCO. Como dito na reportagem, não oferecem sistema de entretenimento individual, layout diferenciado de assentos, menos ainda classe executiva. Mas os preços? Maiores que das outras empresas que oferecem tudo isso. Sai dai Gol, aí não é seu lugar.

  • Thiago Ramos

    Eles acabaram de aumentar com o LA700/701. Não faz sentido.

  • Eduardo Medeiros

    tenho certeza que na primeira promoção oportuna, não pensa duas vezes.
    infelizmente o Brasil esta cheio de pessoas assim.

  • Eduardo Medeiros

    Pra você ver o quão desinformado você é !!

    • Thiago Barcelar

      Aaaaai amiga informada, vc é a informacao em pessoa! Continue assim brilhando para o mundo sua doida! DANDO informacões relusentes a quem precisa! Kkkkkkk…..

  • Rod

    Sou Black na Tam, nao curto a GOL por varios motivos como atrazo e cancelamento (comigo) mas gostaria de saber se alguem sabe realmente como esta a manutecao dos Avioes da TAM especialmente das aeronaves que voam para America do Norte e Europa pois ja notei varias poltronas quebradas na executiva… agora se executiva ta aos cacos imagina o resto…(sim eu sei q novas aeronaves foram compradasa) mas a qualidade vem caindo muito desde da criacao da LATAM

  • ThiagoR

    O Melhores Destinos quase sempre coloca as manchetes terminadas em exclamação, o que faz muito sentido, visto que são promoções, mas nesta ficou engraçado!

  • Raphael Rocha

    E quem disse que funcionário não paga passagem?

  • Jonatas Elias

    Vai me dizer que a segurança é mais importante que o cafezinho a bordo ou o programa de milhagem??