Colunista afirma que presidente da GOL comprou a Passaredo por R$ 20 milhões

Denis Carvalho 6 · fevereiro · 2012

A coluna “Esplanada”, do jornalista Leandro Mazzini, relatou hoje que o presidente da GOL, Constantino Júnior, teria comprado a empresa aérea Passaredo por R$ 20 milhões. De acordo com a coluna, a compra não foi feita pela GOL, e sim pelo próprio Constantino, como pessoa física.

“Ele quer competir esse nicho com a Azul, de David Neelerman, que cresceu meteoricamente nesse mercado. Constantino já faz uma intervenção branca na direção da empresa que adquiriu e dá palpites. A Passaredo vai encomendar os aviões turbohélices franceses ATR, o mesmo modelo comprado pela Azul”.

Se as informações forem confirmadas, poderemos ver grandes mudanças na gestão da Passaredo, que hoje oferece um bom serviço e voa apenas com jatos Embraer. Resta ainda saber os motivos que teriam levado o empresário a adquirir a empresa sozinho, separando-a da GOL e Webjet. Segundo a coluna, os R$ 20 milhões pagos pelo empresário seriam “o sinal para começar a ditar as regras na Passaredo – o  próximo passo é assumir o leasing dos jatos Embraer.”

Boatos sobre a negociação entre a GOL e a Passaredo não são de hoje. Em dezembro, o Melhores Destinos publicou um post sobre o assunto, na época levantado por jornais como O Globo. Vamos aguardar a confirmação ou não do negócio por parte do empresário e da companhia aérea.

Leia aqui a coluna Esplanada

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • ferbrasilia

    Bom, só nos resta torcer para que não haja concentração de mercado, pois dessa forma, nós usuários é quem pagamos a conta.

  • Carmencita

    Neeleman.

  • Julio

    Se for verdade, será mais uma lastima p a aviação comercial brasileira. Cada vez menos concorrência….triste

  • Brum

    Eike Batista 2

  • Ruan

    Não acompanho a GOL há muito tempo, mas posso dizer que atualmente não é das mais baratas e me dizem que o serviço não é tão bom. Espero que não esteja eliminando a concorrência para padronizar isso.

  • Leonardo

    poxa .. Pantanal foi embora, Webjet está indo embora, Trip logo vai embora .. Passaredo, pelo que dizem, deve ir embora … vai sobrar o quê?

    Tam, Gol, Azul e Avianca?

    =( … do tamanho continental que somos, é injusto ter poucas empresas, deveríamos ter incentivos para empresas menores, as grandes só quer escala, não quer atender onde o retorno é pequeno.

  • Igor – Poa

    Agora que a Passaredo está usando os modernos ERJ 145 vai voltar para o lento ATR???

  • Ricardo Daniel

    Eu sabia que tinha uma ligação ai entre a Gol e a Passaredo. Quando pesquiso alguns trechos no site da Gol para saber os preços, aparece a opção também pela Passaredo como parceira da Gol. Sabia disso. Olha o que deu. É isso ai!

    • Anderson Brito

      Isso é voo compartilhado.

  • Cristiano

    Nunca voei Passaredo. Porém preferiria ela fora da garra da GOL, que cada vez mais está dominando as pequenas. A GOL está obcecada e mira a liderança frente à TAM!!

  • FÁBIO J&Uacut

    Se esse assunto tiver realmente fundamento apenas nos mostra a capacidade e o poder financeiro ao entorno da Gol. Se a PASSAREDO foi mesmo vendida ao Constantino como pessoa física a diferença será pouca da mesma forma a administração não será diferente da GOL/VARIG e WEBJET. O que no meu ponto de vista a Gol quer se manter firme e competir lado a lado com a empresa adversária, A TAM unindo-se com a LAN formando o LATAM ficam como a maior das América Central e América do Sul e entre as maiores do mundo. Primeiramente se fortalecer no local e depois se espalhar, ex: São as lojas que abrem uma matiz numa cidade e vai espalhando filiais por outras cidades e estados, com uma base forte aqui no Brasil a Gol pode fazer investimento em outros destinos como Europa e EUA. E isso acredito que não irá demorar muito. Enfim vamos aguardar para saber quais serão as próximas novidades. Assim como a VARIG fez sua marca criar nome e respeito, a Gol está criando seu espaço.

  • UILIAN

    DESSA FORMA A GOL VAI MONOPOLIZAR TUDO. E COM NÃO TEREMOS AS CONCORRENTES E CONSEQÜENTEMENTE ACABA AS PROMOÇÕES

  • Emerson Gomes

    Já voei passaredo várias vezes e realmente não me parece ser uma boa notícia.

    Eles tem uma qualidade ótima de serviço sem falar que é a única operando jatos Embraer em rotas regionais.

    • Lucas

      Única? A Trip e a Azul operam os 190/195.

      • titobosco

        Sera que ele nao quis dizer em regionais tipo "dentro" do proprio estado? Ex: Salvador > Lençois ou Viracopos > Pres. Prudente?

      • Thales

        "em rotas regionais"

      • fernando

        A Trip utiliza o EMB 175

  • titobosco

    Faz jus ele ter comprado para fazer a frente com a Azul e até mesmo com a Trip que conseguiram crescimento em rotas regionais operando com ATR. Os preços da Passaredo sao altissimos acho eu pelo custo operacional de um ERJ nao sei. Pois para o mesmo trecho por exemplo SSA x VDC a trip está mais em conta e com maior oferta de voos, enquanto a passaredo…

    Enfim é um nicho diferente que ela atua, agora quer se popularizar. Vamos ver no que vai dar.

    Agora será que a passaredo vai usar os 737-300 da webjet para rotas "longas" já que estao sendo substituidos por 737-800, tipo uma venda em cascata?

  • Seria interessante. Haveria sim uma redução de opções, mas se fazem isso visando a concorrência, os preços vão dimunuir muito, creio, e quem ganha com isso é o consumidor.

    Ônus e Bônus…

    Em relação à passaredo, adoro a identidade visual da empresa. É moderna e trás um espírito de calma, tranquilidade. Umas das únicas amarelinhas do Brasil, ganhando notoriedade.

    Amarelo combina com Laranja. rs

  • Bruno Willames

    Falando em GOL, ela acabou de mudar o layout da tela de compras do site.. Ficou legal, pena que não voltaram a disponibilizar aquela opção RIO (Todos os Aeroportos) e SAO (Todos os aeroportos). É um saco ficar olhando aeroporto por aeroporto… Fora que ainda tem um negocio lá de toda vida ficar marcando 1 adulto pois o valor padrão é "0".

  • João

    Não tem fundamento. A Passaredo não foi vendida para a GOL. Isso é apenas boato.

  • Guilherme

    Espero que não seja verdade e que se for o CADE barre, já já teremos apenas Gol e Tam denovo somente. Que a Trip não seja comprada pela LATAM e que a Avianca substitua logo seus F100 pois a maioria das pessoas que conheço deixam de voar por ela, mesmo quando mais barato por causa do avião.

    • Igor

      Aquele avião parece movido a lenha, dá medo!

      Quando aciona os trens de pouso parece que vai demontar e se treme todo!

  • Ronaldo

    Porque comprou sozinho? Simples, porque a Gol acabou de comprar a Webjet, o 'Governo' não autorizaria essa nova compra!

  • Ronaldo

    A Passaredo nunca teve valores competitivos! Sempre com passagens em valores até 5x maior do que Gol e Tam.

    Se o Constantino realmente comprou, será uma boa! Novos horários de vôos, novas rotas etc, pelo preço da Gol.

  • Silvia Maia

    E pena que ao refprmular o site, aumentou o valor da tarifa, principalmente a programada. Esse valor triplicou. O trecho bsb x sdu era r$ 79,90 e foi para r$ 238,00.

    • Bruno Willames

      Acho que isso é relativo Silvia. Tem tarifa programada apartir de R$82,90 como é o caso de CGH – JOI…. O que é um bom preço.

  • Silvia Maia

    Não adianta melhorar os aeroportos enão insentivar empresas aereas a voar aqui. Os preços estão bastante altos e com o monopólo a tendência é aumentar

  • Tiago – MG

    uma infinidade de aeroportos de aeroportos no brasil nao suportam o erj mas sim os atr. trip e azul que o digam.

    • Igor – POA

      É uma questão de melhor o aeroporto. E outra suportam o ERJ135.

      • Igor – POA

        melhorar

    • Igor – POA

      O ERJ135 pousa até em Santa Cruz do Sul – RS que tem pista minuscula.E nos EUA ele é bastante usado.Já andei em um, é mais confortável que o ATR menos barulhento e mais rápido.Fui num vôo fretado de POA para Barretos.

  • Motta

    …o ideal seria ter mais concorrencia nos voos internacionais para europa e america do norte saindo do Brasil, mercado que a gol ainda não participa.

  • Thiago Castro

    Esse lance de nao poder olhar todos os aeroportos de RJ e SP eh realmente um saco. As vezes vou olhar la no Decolar so pq tem essa opcao!!!

  • Junior

    Após o incio de operações da Azul e a crescente integração entre Tam e Trip a Gol acordou para a necessidade de alimentação de seus vôos nacionais a partir de vôos regionais e a Passaredo era a única empresa com algum porte e organização disponível para se juntar a Gol, acredito que a Gol vá investir na Passaredo como empresa regional para alimentação de seus vôos e a opção de compra dos modelos ATR é prova disto pois são modelos indicados para rotas curtas e com custo operacional inferior aos ERJ. Certamente em 2012 e nós próximos anos veremos um crescimento bastante grande da aviação regional no Brasil.

  • diego

    sera q vai ter promo ainda para o carnaval?

  • Raul

    Por 20 milhões? Muito estranho… 20 milhões é o preço de 1 jato desse… não tem condição de comprar uma empresa como a Passaredo por esse preço!

  • Daniel Bazetto

    A gol pelo o que ando vendo é a companhia com as passagens mais em conta

  • Ronaldo,

    Em comparação a GOL o trunfo da Passaredo não eram os preços. Mas a qualidade do serviço prestado, as rotas e horários alternativos. Depois que esse Constantino começou a mostrar as garras na Passaredo sob o pretexto de "parceiro" a Passaredo já eliminou boas Rotas saindo daqui de Goiânia onde a gol também tinha rotas diretas ou com somente uma escala. Voos diretos que a Passaredo tinha saindo de Goiânia e que foram eliminados: Porto Alegre, Recife, Salvador, Rio de Janeiro (SDU). Por enquanto ainda manteve outras rotas diretas (não sei até quando) para Araguaína, Palmas, Cuiabá, Ribeirão Preto, Uberlândia, Curitiba, etc. Como se não bastasse algumas cidades atendidas pela Passaredo são menores e não eram interessantes aos grandes jatos de Gol/TAM/WEBJET/AVIANCA. Entendeu o ângulo do impacto que isso pode causar?

  • Tem sim Raul. Provavelmente os jatos são alugados ou arrendados e além desse valor de R$ 20 milhões (foi só um sinal) ele pode pagar mais ainda ou então assumir a responsabilidade sobre o passivo da empresa, que são as dívidas dos contratos de arrendamento das aeronaves.

  • Ricardo

    CODE-SHARE, O NOME DESSE ACORDO, COMO TEM A TAM COM A TRIP, A GOL COM A NHT, E OUTRAS…

  • Ricardo

    Se esse boato for verdade, é uma pena para "Família Passaredo" empresa onde3 eu tenho mutito orgulho de fazer parte… Empresa onde os funcionários e os passageiros, não são números, são ´pessoas, empresa que começou pequena, foi se adaptando ao mercado volátil, foi crescendo, e quando está em seu ano de Glória, será vendida… aff Espero que seja só boatos, não tenho nada contra a G3, por acontrario, adimiro muito o crescimento dela no mercado em tão pouco tempo de vida, comparado com outras cias que tentaram fazer o memso e não conseguiram, mas sinceramente, acho que cada um tem que ficar aonde esta… P3 com regional,e a G3 com o resto do Brasil.

  • Carlos

    Acho q a única maneira de termos uma terceira empresa competindo como igual frente a TAM e a GOL futuramente seria uma possível fusão entre a AZUL e a AVIANCA, já temos a Avianca com Slots em Congonhas e Garulhos e a AZUL com visionarismo. Seria perfeita a combinação EMBRAER-AIRBUS

    • Denis Martins

      Acho mais fácil a Avianca internacional incluir a Avianca Brasil no seu grupo (hoje são do mesmo dono, mas empresas diferentes) e investir pesado nela.

      • Kew

        2

  • Natália

    Concordo plenamente! a web já está com a gol e os preços dela tinuam mais em conta do q todas as outras, em varios trechos… nos voos mais comuns q costumo comprar, a diferença entre web e outras até mesmo compensa os valores altissimos q eles cobram pelo lanche…

  • SERGIO TORRES

    O mercado nao esta encolhendo .. esta cada vez maior … e sim a oferta esta se concentrando … seria o correto dizer.

  • Pingback: Passaredo faz promoção entre Cascavel e Curitiba por R$ 1()