GOL passa a cobrar por marcação antecipada de assentos mas promete passagens mais baratas

Wendell Oliveira 22 · fevereiro · 2018

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Clientes GOL que comprarem passagens aéreas a partir de hoje na tarifa Light ou Promo precisarão pagar pelos assentos caso queiram reservá-los antes do check-in. A cobrança será de R$ 20 na tarifa Promo, ou de R$ 10 na Light. A mudança faz parte das novas famílias de tarifas da GOL, que foram lançadas hoje. Outra mudança é a antecipação de voo no mesmo dia da viagem, que passa a custar R$ 50 para quem adquirir a tarifa Light e fica proibida na tarifa Promo. Por outro lado, a companhia afirma que com a tarifa promo pretende oferecer descontos de até 30% em relação aos valores que vinham sendo cobrados.

A GOL também lançou novas tarifas de voos domésticos, a Plus, que permite marcação de assentos e antecipação de voo, mas assegura um reembolso de apenas 40% da tarifa em caso de desistência da viagem. E tem ainda a tarifa Max (que ficou no lugar da antiga tarifa Flexível), com 2 bagagens despachadas na franquia, assento Gol + conforto incluído e remarcação sem custo.

Veja as novas tarifas de voos nacionais da GOL

Vale lembrar que, segundo a companhia, a marcação de assento continuará permitida e gratuita dentro do período de check-in (de 7 dias a 45 minutos antes do voo). Além disso, clientes Smiles Diamante continuam podendo marcar assento ou antecipar voo na mesma data com qualquer tarifa, sem restrição, como acontecia até então. Já clientes Smiles Ouro pagarão 50% do valor da taxa de marcação de assento e continuarão podendo antecipar o voo em até 6 horas, na mesma data, com qualquer tarifa. Clientes Smiles Prata terão que pagar para reservar o assento fora do check-in, mas poderão antecipar o voo em até 6 horas, na mesma data, com qualquer tarifa.

Novas tarifas voos internacionais

Nos voos internacionais, a lógica continua a mesma, com a diferença da tarifa Premium, que oferece o bloqueio do assento do meio, refeição diferenciada com vinho ou cerveja.

Nossa dica para quem quiser economizar é fazer o check-in 7 dias antes do voo, assim que ele abrir. Mas isso, infelizmente, não garante que você encontre os melhores assentos ou poltronas juntas para quem viaja com a família. Outra sugestão é comprar a tarifa Plus, que geralmente custa R$ 40 a mais que a Light, mas oferece o despacho de uma bagagem, a marcação de assentos, a antecipação de voo e mais milhas (3 milhas a cada R$ 1). Para quem vai despachar bagagem é mais vantajoso comprar a Plus (em relação à Light) do que adquirir a Light e comprar a bagagem separadamente, em função dos demais benefícios citados.

Importante: quem comprou passagens da GOL até ontem, permanece com as regras antigas, que podem ser consultadas aqui – ver regras antigas

Mais informações sobre as novas regras de tarifas aqui no site da GOL.

O que diz a GOL

A assessoria da GOL entrou em contato com o Melhores Destinos após a publicação da matéria e informou que o objetivo da companhia com a mudança é oferecer passagens mais baratas. Segundo a empresa, a tarifa Promo vai trazer preços até 30% mais baixos durante promoções, em determinados voos.

Além disso, a GOL informou que passa a oferecer seu novo serviço de bordo em todos os voos, com bebidas não alcoólicas como refrigerante, suco, café e água, sem custo adicional, também a partir de hoje. Isso já existia em parte das rotas operadas pela companhia, mas agora parece que vale para todos os voos.


Será que a “novidade” também será implementada pelas outras cias nacionais? Lembrando que em 2017 a Latam afirmou que iria fazer isso, mas não chegou a implantar a cobrança pela marcação de assentos.

Agradecemos a dica do leitor Leandro Neves

Autor

Wendell Oliveira - Editor
  • Lucas Paz

    E a contrapartida no preço? Vai cair?

    • Jonatas Elias

      Não vai.

    • Em sonho, talvez, mas ultimamente só tenho tidos pesadelos com o Brasil de forma geral.

    • Fernando Castro

      Não espere por isso, cara.

    • marcosvalenca

      Baixa de preços, na Terra do Nunca. O pior que ainda há gente defendendo as aéreas! Não há custo na marcação de lugares. É uma simples informação no sistema. Da mesma forma que ser vegetariano o é. Eles estão inventando um serviço. Eu avisei do oportunismo das aéreas desde da estória da bagagem, mas a fome por viagem e a inocência é tão grande, que houve consumidor que defendeu. Disse que ele estava subsidiando quem voava com 2 malas. Hoje, ele subsidia os bolsos dos acionistas das aéreas e pensa estar economizando.

      • RABUGENTO SFQNS

        Já me chamaram de um monte de coisas por conta disso…
        Será que um dia esse povo iludido vai acordar?

    • Malcomtux

      hahaha

    • Renato Silva

      Não vai cair, recomendo todo mundo a fazer o chekin na hora, já no aeroporto, o transtorno e o custo vai ser tão grande que logo acabam com essa palhaçada.

      • mario silva

        concordo, é semelhante aos transtorno com despachos de malas que está ocorrendo.

    • Renato Silva

      Não vai cair, recomendo todo mundo a fazer o chekin na hora, já no aeroporto, o transtorno e o custo vai ser tão grande que logo acabam com essa palhaçada.

  • Lara Freitas

    Como sempre, mais decisões ridículas!

    • RABUGENTO SFQNS

      Ridículas?
      Ganância das empresas que nem querem mais registrar os funcionários (nunca quiseram) não é uma coisa ridícula para elas.

  • Flaviano

    Se a moda pega…

    • DUVIDO que as outras não vão seguir…

    • Jonatas Elias

      não precisa nem falar três vezes.

    • Raoni Fonseca Duarte

      É uma questão de tempo para que as demais adotem essa política – LATAM parece que já tem previsto para implementar ainda este ano.

    • RABUGENTO SFQNS

      Já pegou!
      Não precisa esperar mais.

  • Jonatas Elias

    Decepcionado, mas não surpreso.

  • Eu prefiro mil vezes uma reformulação nos perfis de tarifa que um aumento unilateral do despacho de bagagem como fez a Azul. Em menos de 1 ano passou de R$30,00 para R$ 40,00 e agora para R$ 50,00.
    A Latam também esta ligada nisso e passou de R$ 30,00 para R$ 40,00.
    Por enquanto, ao que me consta, apenas GOL e Avianca continuam com o valor de R$ 30,00 no despacho de bagagem pelos canais digitais.

    • marcosvalenca

      E o que o faz pensar que a Gol também não aumentará o valor para embarque de bagagem? Ela está se comprometendo a manter os valores atuais? Não.

      • Exatamente, eu apenas disse que ela AINDA não aumentou, enquanto a Azul já fez isso 2 VEZES.

    • Paulo André Metchko

      Alguém está percebendo as passagens aéreas baixando, depois da cobrança de bagagem?

      • RABUGENTO SFQNS

        Hahahahahahaha!!!

      • Kel A.C.

        Não houve redução alguma. Pior, os preços até aumentaram! #triste

    • Camila Santana

      Comprei um voo da Avianca ontem e ja estava 50,00 reais a bagagem também 😏

  • Felipe

    De um ano pra cá a Gol/Smiles vêm descendo a ladeira! São as piores notícias possíveis…
    Não tem como levar uma empresa dessas a sério…

  • Essa tarifa MAX é a GOL dando um nome bonitinho pra Premium Economy, né? Segue o jogo. Inclusive que certamente não vai rolar aquela quedinha de preço nas tarifas mais baixas.

  • Diego Vargas

    E quem viaja com criança pequena, e não consegue fazer check-in antecipado, como fica? Essas Gol é uma piada!

    • Bruno Bastos

      Faz o check in 7 dias antes. Quase ninguém escolhe o assento com essa antecedência toda.

      • JCG

        mas com bebês, só dá pra fazer o check in no aeroporto

        • Bruno Delai da Silva

          O bebê vai no colo!

          • JCG

            sim, bebês vão no colo. mas quando vc compra uma passagem, e na reserva um dos passageiros é um bebê de colo, o check in é bloqueado pela internet, só funciona no aeroporto

          • Bruno Delai da Silva

            não sei pelas demais, mas viajei a noite passada pela AZUL com meu filho de 4 meses, fiz o check in pelo celular e fomos direto pra sala de embarque. =)

          • Diego Vargas

            Então a Azul é diferente da Gol, porque eles não autorizam check-in online quando há crianças de colo na reserva.

        • Joel Pinho Lucas

          na Gol eh um stress para fazer check-in com criança menor de 6 anos.. precisa fazer presencialmente no aeroporto..

    • D’Avila Fernandes Mendes

      Se eu deixar meu filho em outro banco ele vai fazer uma guerra tão grande que rapidinho vão colocar nossa família junta. Simples assim.

      • Francinalva Dionisio

        kkkk também se colocarem meu Miguel longe de mim se arrependeram rapidinho

  • Brunna

    Em low costs como Ryanair ou Spirit da vida, que são armadilhas doloridas, pelo menos você vê que os preços são bem menores que as companhias tradicionais e aí você tem a opção de pagar mais barato, se não se importa em ser tratado e transportado como uma coisa. No Brasil isso não acontece, as cobranças extras foram aparecendo e os preços aumentando normalmente. E, como sempre, os órgãos (in)competentes não fazem nada. Não tem como manter o bom humor. Vão se ferrar! !!!

    • Felipe

      Exatamente… lá é possível achar, na promoção, passagens por 5 EUR.
      Quero ver quando vão aparecer passagens por R$ 30,00 na Gol…

    • Jonatas Elias

      Concordo em tudo que você disse, mas reitero que é possível ser low cost sem ferrar o consumidor. A Southwest tá aí p provar. Melhor que muitas flag carrier.

      • Paulo Oliveira

        A Air Asia também prova isso.

    • Bruno Bastos

      Já voei de Ryanair e Norwegian e não tenho nenhuma reclamação de ser transportado como coisa…

    • RABUGENTO SFQNS

      Ué! Não defendem sempre a liberdade ?
      Não são contra o controle?
      Os incompetentes de que você fala estão deixando tudo para a livre iniciativa conforme a Lei que tanto defenderam…
      Gasolina custava 2,5 e muitos bateram panelas. Hoje custa 4, 5 ou 6 e todos acham maravilhoso. Não? Não ouvi nenhum ruído…

  • Sérgio H Izidio da Silva

    Vai ter muita gente viajando separado!

    • RABUGENTO SFQNS

      A TAP já fez isso há 9 anos, me sacaneando…

  • Renato Prioli T

    nesse momento sinto vontade de passar meus pontos do Smiles para multiplus ou qualquer outra coisa. Eu sempre viajei Gol, mas estao me obrigando a pensar melhor.

    • Don Kalima

      Latam tá pior ainda

      • Renato Prioli T

        entao vou trocar os pontos por uma batedeira de bolo.

        • Don Kalima

          troquei por espremedor de batatas esses dias, sem sacanagem kkkk bom que dá pra usar pra outras coisas

        • Marcos_Brazil

          kkkk o pior que é isso mesmo. Mihas não servem mais para nada.

    • To com pontos no Smiles também… tá mais fácil trocar por algum produto do que por alguma passagem

  • Odair Costa

    proximo passo= cobrar pra usar o banheiro

    • Ricardo

      O dono da RyanAir queria implementar essa medida, mas não deu certo, Assim como viajar em pé. Pagando barato, em vôos curtos, eu viajo em pé e seguro minha vontade de ir ao banheiro sem nenhum problema!

      • Jonatas Elias

        O problema é você ser obrigado a viajar em pé e não pagar barato.

        • Ricardo

          Acredito que ninguém vai colocar uma arma na sua cabeça e obrigar você a viajar de pé.

          • Jonatas Elias

            Assim como ninguém coloca arma na cabeça e obrigam as pessoas a pagar o despacho né, a marcar assento…

          • Ricardo

            Exatamente! Você entende rápido!

          • Jonatas Elias

            Mamãe diz que sou inteligente.

          • Ricardo

            Concordo com ela! Grande abraço.

  • Fábio Prates Rocha

    Como tudo no Brasil, só ferrando o consumidor. Quando levamos vantagem em algum momento nesse país? Quando disseram que a cobrança por bagagem iria reduzir os preços das passagens, o que ocorreu? O contrario claro! E que nos preparemos para um aumento de impostos, pois o vampiro está solto e nervoso. Afinal isso aqui é Brazil, terra das leis, terra de ninguém.

    • Fabrício Roque

      Assim que liberou a cobrança de bagagem, os preços das passagens aumentaram! Com 3 amiguinhos “concorrendo” no mercado, eles simplesmente se acertam e não cobram mais barato. Cadê a abertura de mercado que a tal desregulação ia trazer? Cadê os concorrentes internacionais?

  • F. Junior

    Cobranças de low cost sem de longe ser uma..vamos boicotar essa empresa..temos o poder nas mãos..e os órgãos (in) competentes façam algo que simplesmente roubar nosso dinheiro!! Cada dia mais indignado!!

  • Italo Silveira

    Quando vão começar a cobrar pra respirar? Tô lascado com o tamanho da minha Napa. Esses empresários, cada vez piores, parecidos com o governo, passam o dia pensando em como onerar e dificultar a nossa vida.

  • F. Junior

    Jamais pagarei para marcar um assento..esperarei os 7 dias para check in e marcação sem cobrança..mesmo que com isso, eu fique em um assento considerado ruim..mas meus reais a mais essa empresa nunca terá!

    • Jonatas Elias

      tb nunca paguei, nem espaço + nem emergência nem nada, acho um absurdo, visto que no final todos chegarão ao mesmo destino.

    • Heliton Desmarest

      Vamos fazer chekin no aeroporto e sentar no assento Gol+ conforto grátis. No máximo ficar separados mais ainda compensa kkkk

  • Fábio

    Dizer o que….lamentavel…. queria ouvir aqueles que tanto defendem o “mercado”……ainda estou aguardando a queda de precos prometida na mudança de regras de bagagem. Parece que quando a mentira vem de alguns lugares ela é aceita com naturalidade. E nao adianta boicotar a Gol…pois as outras vão fazer o mesmo em breve. Triste.

  • bernardo rozen

    atitudes de low cost, mas preço de empresa premium hahahaha essa gol é uma piada mesmo

  • Braga Braga

    Aviação comercial no Brasil é uma piada. Preços absurdos e péssima prestação de serviços. Nossa agência reguladora, não regula nada apenas protege os abutres.

  • Andre Cit Lopes

    Não existe uma lei federal que assegura ao passageiro antecipação de voo por até 6h (desde que haja lugar na aeronave), sem cobrança de tarifa???

  • Paulo Oliveira

    Já estão estudando uma fechadura que só abre a porta do banheiro quando passar o cartão de crédito.

    • Like a stone[r]

      Faço questão de viajar e me cagar todo dentro do avião. Vai ser inesquecível.

  • marcosvalenca

    Charles, não há impedimento legal algum para que aéreas de fora trabalhem no Brasil. A Lan comprou a Latam, não? A Azul é de um americano. Não pense que quem vem de fora não pode abraçar os usos locais se estes forem mais lucrativos. O Santander é espanhol e, no Brasil, prática os juros mafiosos dos bancos locais.

    • Ricardo

      Claro que há impedimentos legais, senão a Lan não teria se fusionado com uma empresa ineficiente como a Tam e teria operado no Brasil sozinha, como Lan Brasil. Uma empresa aérea 100% estrangeira não pode operar vôos domésticos no Brasil.

    • Bruno

      Charles, parece que você não vê a burocracia do Brasil, não é tão simples assim abrir uma empresa desse porte aqui, tenho conhecidos que trabalham na LATAM há anos, e eles dizem q a LAN se arrependeu da aquisição, pq a burocracia e a tributação no Brasil é muito alta, quem já tem sua empresa aqui vai mantendo seu monopolio, mas quem pensa em vir pra cá, desiste quando ve toda dificuldade que é abrir e manter uma empresa aqui, a RyanAir foi pra Argentina, mas quiz passar longe daqui.

      • marcosvalenca

        O excesso de burocracia e de impostos é puro verdade. Diminuição dos impostos é dificílimo porque, em geral, os brasileiros acham que o Estado tem de cuidar de tudo e isso custa muito. A burocracia poderia melhorar, mas precisaria de muita disposição política e legislativa. Eles têm medo de mexer na burocracia e perderem impostos. Nossos políticos são alguns dos mais oportunistas e aproveitadores do planeta.

  • Filipe Lázaro

    Cada vez pior, hein?!

  • Matheus

    O assento +Conforto agora vai disparar o preço…

    • marcosvalenca

      Exatamente. Bem lembrado, Matheus.

  • The Stig

    Aqui no país as empresas estão implantando as modalidades das empresas Low Cost, Cobrança de bagagens, cobrança de assentos, logo teremos uma valor diferente para quem chega no balcão sem o check in. Só falta implantar a mais importante das modalidades. A TARIFA LOW COST.

  • Raphael Lacerda

    próximo passo: cobrar pra usar o banheiro

  • Carlos Rino

    Em 30 dias, Azul fará o mesmo. Depois, Latam também copiará

    • Marcelo Farinha

      Já tem data… A Latam ja anunciou começa em maio…

  • marilia gama

    Quem viaja com crianças e não só bebês não pode fazer check in antecipado , só no balcão . Então somos obrigados a pagar pelo assento porque senão o risco da criança viajar separada e chorar o voo inteiro eh grande. Que vergonha dessa cias aéreas!!!

  • Raoni Fonseca Duarte

    Estava demorando para essa “moda” chegar ao Brasil… Essas classes tarifárias da GOL estão bem parecidas com as adotadas atualmente pela TAP e outras cias estrangeiras (principalmente as europeias – e não me refiro aqui apenas a Ryanair, Easyjet e demais “low costs, low fare”). Cobrar pela marcação do assento nas tarifas mais baratas está se tornando a regra (e não a excessão) no mercado internacional da aviação.
    A estratégia da GOL é muito clara: vai priorizar e valorizar quem está disposto a investir mais nas classes tarifárias mais altas (como, por exemplo, passageiros de negócios) e clientes com status elevado no Smiles. Quem não se enquadra nessas categorias, tem o livre arbítrio de escolher outra cia aérea que atenda as suas necessidades. Sad but true…

  • Rodrigo Aguiar

    Nossa!! que vergonha heim GOL!!!!
    Parece ate que o assento da GOL eh algo taaaao confortavel e valioso pra isso..!!!!
    To esperando alguem do MP avaliar se realmente as passagens ficaram mais baratas apos a cobranca de bagagens…
    Vergonha..

  • Hernando Junior

    Pra mim isso é um absurdo, gosto de me programar com antecedência inclusive compro passagens aéreas com bastante antecedência para obter descontos e já deixo marcado inclusive os assentos. Agora ter de pagar para reservar uma poltrona? Isso já é o cumulo do absurdo. A GOL tende a afastar seus clientes dela cada vez mais com essas politicas. Sugiro que eles cobrem das pessoas que atrasam os voos, carregam malas de mão acima das medidas e na quantidade acima exigida. Agora mais essa!
    Simplesmente Adeus GOL não farei questão de voar mais com vocês.

  • Mauricio Laukenickas

    Cassol, vc percebeu que o SMILES Diamante não está mais limitando em 25k para resgate em passagens doméstica com a GOL? Tenho vários casos de resgates de 40k em trechos domésticos em conta diamante. Além disso, está tendo muito voo com disponibilidade pagante, mas sem disponibilidade para Smiles Diamante. Vc consegue verificar com o SMILES?

  • Lorena

    Um pouco Off topic, mas é verdade que na TAP nem na hora do check in eu consigo marcar assento? Se uma família viajar pela TAP, provavelmente ficarão todos separados, exceto se eu pagar para marcar assento no momento do check in?

    • Ricardo

      Não é verdade. Se todos os passageiros estão na mesma reserva, o mais provável é que viajem todos juntos.

    • Ranieri Vieira

      Lorena, a TAP cobra pela marcação de assento nas 2 classes tarifárias mais “baratas” (Discount e Basic). Só não cobra a partir da terceira classe, chamada Classic.

  • Raimundo Gomes Braga

    nunca vai visar melhorar o preço, sempre vai focar em como a cia aérea pode lucrar mais…
    afinal é uma empresa com fins lucrativos e não uma instituição filantrópica

  • Rodrigo Aguiar

    Cancelando CLUBE SMILEs em 5,4,3,2,1…

  • Gustavo Piccinini

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK, parabéns GOL !!!!

  • Jonatas Elias

    você fala em voos de cabotagem então, mas isso é proibido em praticamente todos os países.

  • Ricardo

    Quanta choradeira! Mas é assim no mundo todo. Viajei acompanhado em várias low costs (e high costs) que cobram pela marcação de assento, nunca paguei e mesmo assim sempre viajei sentado ao lado da minha mulher (ou amante, amigos, etc..). Essa ameaça de viajar separados é só pra botar um terror!
    É uma tendência mundial, os brasileiros não são uns coitadinhos que são explorados, que já não podem viajar com 64 kgs de muamba ou pior ainda, que são obrigados a pagar por serviços extras no avião. Mercados tabelados, com muitas regras e limitações nunca dão certo.

    • Victor Martinez

      Até que enfim um comentário válido do meio de tanta besteira, brasileiro não sabe viver em liberdade, quer sempre alguém dizendo como tem que ser as coisas. Essa questão em discussão, é apenas a cia se reinventando, bolando meios de ter preço competitivo e lucratividade ao mesmo tempo, e tem que ser assim, dinâmico, como em qualquer outro país com liberdade de mercado. Se ta caro, temos que brigar é com o governo, esse sim só atrapalha a vida de quem quer produzir, e ainda leva metade em impostos. Eu dou os parabéns para toda empresa que acredita, investe e gera renda e trabalho nesse nosso país.

      • marcosvalenca

        Ricardo, não é porque uma coisa é tendência mundial que ela é boa. É tendência mundial medicina privada. Você vê britânicos e canadenses abrindo mão de seus SUS? Todo mercado precisa de regulação. A regulação financeira em Wall Street não foi suficiente para impedir a crise de 2008 por financiarem casas a quem não podia pagar. Isso é racional? Isso é eficiente? Isso promoveu o aumento da riqueza? NÃO. Nem sempre o capital é racional. Ele apenas quer crescer. E depois, para que tudo não desabasse, quem ajudou depois da quebro de um banco que não previu a crise? O governo americano. Dinheiro público. Eu queria ver você e Victor Martinez conversando com planos de saúde, quando em necessidade, sem a regulamentação, os órgãos de defesa do consumidor e a Justiça. Iria ser hilário.

  • Ricardo

    A Varig era uma empresa totalmente ineficiente que mamava nas tetas do Estado, e de todos os brasileiros. Só cresceu porque a Ditadura brasileira deu de presente o monopólio de vôos internacionais, e fez a Panair falir.
    Pergunte aos aposentados da Varig o que eles acham da empresa.

    • marcosvalenca

      O que você falou é verdade. Principalmente a conspiração contra a Panair. Mas o serviço da Varig era superior ao de todas as aéreas que temos hoje.

      • Don Kalima

        Outros tempos.
        Uma Varig hj seria inconcebível

        • marcosvalenca

          Nem tanto, Don. As empreiteiras brasileiras (Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão etc) são mais inconcebíveis que a Varig. São empresas privadas completamente corruptas, acostumadas a comprar autoridades em geral, superfaturar preços e nos explorar. Tenho certeza que mamam muito mais do governo do que a Varig, em toda a sua história, foi capaz. A Apple, mesmo com o alto preço de seus produtos e a lealdade de seus consumidores, estava fazendo seus aplicativos diminuírem a velocidade de iPhones antigos para forçar a compra dos modelos mais novos. Empresas são feitas de gente, assim como governos. O consumidor, tem de ficar atento e pragmático, livre de ideologias.

  • Marcelo Bom

    Amadinhos do Melhores Destinos❤ como fica a situação os cartões de crédito da Smiles em relação às novas mudanças ?

    • Marcelo, em relação ao assento não muda nada, a não ser que o cartão informe algum novo benefício. Quanto à bagagem, as regras dos cartões já foram atualizadas e continuam valendo.

  • Bruno

    O pior será vc pagar 20 contos para marcar o assento e chegar na hora e eles te trocarem de lugar!

  • Humberto Mamute

    Por essas e outras a gol é a pior das cias e é sempre a minha última opção para voar.
    Péssima das péssimas….

  • Bruno, fizemos a pesquisa de programas de fidelidade na semana retrasada. Das cias aéreas começa na semana que vem. O resultado sai em breve. Além disso, as cias e programas acompanham o site e leem as matérias e comentários.

    • Loh Ga Li

      Aproveitando, quando vocês vao atualizar o link dos melhores cartoes de credito para pontuar? Muita coisa mudou. Valores, beneficio etc. obrigado!

  • Rene

    kkkkk ate para cliente ouro vai ter de pagar……my good

  • Demétrius

    Mais uma cobrança para nós passageiros. Duvido muito que os preços cairão!!! Além disso, será que a GOL não percebe que é muito melhor antecipar todos os passageiros possíveis e abrir essas vagas nos próximos voos? Desta forma, existe a possibilidade dela vender esses assentos para outros passageiros, pois os que estavam antes já voaram.

  • Ricardo

    Oi Diógenes. Falo da minha experiência. Em todas as vezes que viajei acompanhado sem pagar a reserva de assento (mais de dez vezes) eu sentei ao lado dos meus companheiros de viagem.
    Isso de que sem pagar todos vão viajar separados é um terror psicológico, só para assustar. Claro que há a possibilidade de ficar separado (hoje isso acontece mesmo marcando assento), mas esse risco é pequeno.

    • Wagner Araujo

      Caro Ricardo, você tem sorte.
      Nada de terror psicologico, fiz 3 viagens em dezembro de 2017, dois passageiros, mesmo localizador, e ficamos em assentos separados.

      • Ricardo

        Oi Wagner! Caramba, que azar o seu! Tem certeza que sua mulher não pediu discretamente para ficar separada e viajar tranquila?
        Abraço!

        • Wagner Araujo

          Espero que não. rs

  • kleber silva

    oba mais um motivo pra não viajar com a gol.
    e nem aquele clube smolas.

  • Leandro Kallil

    Daqui a pouco vao cobrar pra gente usar o banheiro.

  • Philippe Matheus

    Não foi esta Cia. que foi eleita ´´a melhor´´ em atendimento ao cliente? Vejo a satisfação de todos nos comentários em cada publicação sobre ela. kkk

  • Leandro Kallil

    Outra coisa.

    ME PARECE que o proximo passo é liberar o overbooking

    • A. Santos

      Overbooking já foi liberado junto com o pagamento de bagagens.
      Resolução ANAC 400/2016, arts. 22, 23 e 24.

  • Hermes Hs

    Cobrança para remarcação de lugares é uma prática muito comum na Europa. Concordo que as tarifas não baixaram, mas marcar lugar não é prioridade!!!!!! Basta vocês se colocarem no lugar dos executivos, que tem a exigência do aumento de receita para aumentar o lucro!!!! Portanto, no lugar deles eu faria a mesma coisa. Até pq a GOL vem melhorando muito e agora vai voltar com o serviço de bordo normalmente! ainda permaneceram com benefífio de remarcação de voo para clientes prata e marcação de lugar gratuito para clientes diamante (com desconto para as demais categorias)

    A GoL é uma empresa e não uma instituição de caridade! Quer voar paga, não quer pagar voe com o mínimo de frequência para ter status no mínimo PRATA! Que perto das outras cias 10 trechos para parta, 18 trechos para ouro (não é nada! O importante é que a qualidade do serviço (em geral) e a fidelização aos clientes melhorou surpreendenetemente!

    Ainda assim, com estas mudanças, naminha opinião, está muito longe, de ficar tão ruim quanto a TAM se tornou! Tente acumular pontos na TAM para mudar de categoria!!!!! Vejam quais cias oferecem salas vips domésticas? Avaliem antes de reclamar! Só o preço que eu realmente concordo que não mudou, mas o serviço melhorou muito! Enquanto concorrentes não mudaram nem o preço e pioraram o serviço.

  • Moreira

    Que bola fora velho. Retrocesso.
    É muito decepcionante ver que nossas companhias não tem maturidade suficiente pra ter liberdade em um mercado menos regulado.

    • Victor Martinez

      é justamente o contrário, as pessoas que não tem maturidade pra entender que o livre mercado é assim, não é fácil ter cia aérea no brasil, as empresas tem que se virar pra ter preço agressivo, e ao mesmo tempo lucratividade.

      • Moreira

        Não concordar com uma empresa criar um problema pra vender solução é bem diferente de “não ter maturidade pra entender livre mercado”. Tem mta gente sim q não entende livre mercado mas isso que a Gol fez foi bola fora.
        Pelo jeito vamos sofrer no curto prazo, mas em algum momento vai surgir uma companhia e redefinir os conceitos.

        • Victor Martinez

          Amigo, não to aqui pra dizer se a estratégia da gol com essa atitude é acertada ou não, isso é problema dela e dos marqueteiros…o que defendo é a liberdade dela fazer isso, e cabe a nós o poder de escolha. Mas como já disse, o brasileiro gosta de ser enrolado, em vez da opção de pagar 500 da passagem + 20 assento + 30 da mala, prefere que governo interfira e nao permita cobrança separada, ai a cia vai la e coloca 550 a passagem e ta todo mundo feliz.

  • Paulo André Metchko

    Qualquer hora começam a cobrar pelo acesso aos terminais de autoatendimento (quer agilidade e fugir da fila? Use o terminal por apenas R$ 10,00…), pelo direito de chamar a aeromoça durante o voo (o passageiro poderá solicitar a presença da comissária apenas uma vez. Caso precise de um segundo atendimento, este será cobrado, tal e qual a venda de serviço de bordo) e pelo uso do banheiro (nº 1, R$ 10,00… nº 2 R$ 20,00 – com direito a duas folhas adicionais de toalha de papel – lavar as mãos ou usar o espelho para se maquiar continuam como cortesia).

  • Ozeias Souza

    Comprei hoje no smiles VIX X Santiago, Chile por 37.000 milhas e não cobrou a marcação do assento, mas nem precisaria, só tem fundão mesmo.

  • Ricardo Dos Santos Kopperschmi

    Um tempo atrás li uma matéria que dizia que aéreas que já cobram pela marcação de assentos separavam famílias deliberadamente para que elas pagassem a mais para ficar juntas. Se sem haver a cobrança a Gol já está separando (aconteceu comigo nos meus últimos dois vôos), imagina cobrando. No meu caso minha esposa, minha filha de 2 anos e eu ficamos em fileiras diferentes, cada um em uma. Como pode uma criança de 2 anos viajar sozinha? Tivemos que depender da boa vontade de outros passageiros que toparam mudar de assentos para que pudéssemos viajar juntos.

  • Tito Bosco

    Como sempre a escusa de baixar tarifas. Algo que nao acontece. A quantidade de promoções caíram vertiginosamente, e quando as tem, sao preços que parecem piada.
    Enfim, vamos pagar e nada reclamar. É a sina do brasileiro.

  • Marco Ávila

    Mais barato como prometeram quando passaram a cobrar pela bagagem?

  • Larissa Lima

    Como sempre, inovações que só prejudicam os consumidores.

  • Marcelo Farinha

    Não somente a Gol… A Latam já deixou data marcada para iniciar a cobrança do serviço…kkk
    Começa em maio…

  • Carlos Rino

    Sonho da Gol: cobrar o mesmo que a Ryanair. Próximas etapas: cobrar pelo uso do cartão de crédito e cobrar por prioridade na entrada da aeronave.

    • marcosvalenca

      Cobrar o mesmo, não. Cobrar as mesmas coisas por muito mais dinheiro. Isso é o plano da Gol.

  • Caco Nogueira

    Tá cada dia pior…

  • Thiago Queiroz de Oliveira

    Eu sou Prata e consegui comprar hoje com marcação de assentos grátis. Consta que clientes prata permanecem com o direito de marcação e franquia de bagagens de 23kg…

  • RABUGENTO SFQNS

    Oras! Livre Mercado foi muito exigido até aqui no MD.
    Como esquecem rápido os desejos…

  • Yves Maciel

    Esperem os preços caírem igual foi a cobrança por bagagem. Mais uma ação para “cego” ver.

  • Eduardo

    Fiquem tranquilos, os preços irão abaixar assim como abaixaram após o fim da franquia de bagagem e tanta gente aqui aplaudiu.

  • Rodrigo Miguez

    Em breve vão cobrar pelo uso da máscara de oxigênio, quando usada. Aguardem..

  • Douglas Garcia

    Que saudade de quando tinha regulamentação…

    • Victor Martinez

      Ta sendo ironico né parceiro.

  • Leandro Kallil

    A culpa eh do PT 😂😂😂😂😂

  • wagner

    Elas já são estrangeiras na realidade pois já tem capital de fora nelas e a qualquer hora 100% delas serão estrangeiras.

  • Victor Martinez

    Quanta patifaria essa matéria, esse país é uma piada mesmo pra quem quer investir, a empresa toma uma atitude besta dessa, visando tornar a precificação mais dinâmica como é em outros países, gera uma repercussão, ai começa a aparecer a sopa de letrinhas SENACON, OAB, DPDC etc, querendo aparecer e mostrar serviço…

    • RABUGENTO SFQNS

      Agora é tarde!
      Como diz o ditado: “Inês é morta!”
      Deveriam ter aparecido há muito tempo com suas atitudes.
      Precificação mais dinâmica…..né?

      • Victor Martinez

        Quem apoia esse tipo de intervenção, abre mao da sua capacidade de decisão e deixa nas mãos do governo.

  • Eduardo Riviello

    O fato é que a Gol está cobrando pelos assentos. O papo de que irá diminuir algumas tarifas é hipótese. E, como a promessa é para alguns horários e para alguns vôos, já sabemos o que isso quer dizer…

  • Bruno Machado

    Hoje comprei uma passagem…realmente para marcar é esse valor. O problema é que a GOL não permite avançar se voce simplesmente NÃO QUISER marcar o assento, ou seja, o preço é pago de qualquer jeito. Achei baixo e queria explicações da companhia.