Parceria de milhas entre GOL e American Airlines termina em agosto

Denis Carvalho 30 · maio · 2012

A GOL e a American Airlines encerram no dia 13 de agosto o acordo de compartilhamento de milhas entre os programas Smiles e AAdvantage, que mantinham desde 2009. O fim do convênio se deve à compra de parte da GOL pela Delta Airlines, concorrente da American, que no final de 2011 pagou US$ 100 milhões para se tornar acionista minoritária da companhia brasileira, com quem passou a compartilhar voos e milhas no programa SkyMiles.

Em seu site, a American Airlines já alerta para o fim do acordo, que foi mantido pelas companhias até o término do atual contrato, mas não será renovado. Segundo a empresa, o acúmulo de milhas AAdvantage nos voos da GOL não será possível após o dia 13 de agosto. Além disso, clientes Smiles poderão emitir bilhetes para voar na companhia norte-americana apenas até o dia 12 de agosto de 2012. As viagens, todavia, poderão ser marcadas por até um ano – com decolagem até agosto de 2013.

A GOL, por sua vez, até agora não incluiu nenhuma informação a respeito em seu site, onde a American Airlines figura ao lado da Delta e da KLM e Air France como companhias parceiras do Smiles. A empresa informa apenas as regras para emissão das passagens, portanto é bom o cliente ficar atento para não perder o prazo!

Confira a nota divulgada pela American Airlines:

“O relacionamento do AAdvantage da AA com a GOL será suspenso a partir de 13 de agosto de 2012. O acúmulo de milhas não será mais oferecido nos voos da GOL a partir desta data. Todos os prêmios de viagem da GOL devem ser reservados e emitidos até 12 de agosto de 2012. A viagem é válida por um ano após a data do bilhete, e todos os prêmios de viagem deverão ser concluídos até 12 de agosto de 2013. Não serão permitidas alterações nos trechos durante esse período.

Mais informações nos sites da American Airlines e da GOL

Dica dos leitores Itiel Stauber, João Rodrigues e Jessica Correia

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Bruna

    A Azul está com preços ótimos entre RJ e Navegantes/SC. Encontrei passagens a RS 79 para voar no dia 05/06.

    Vale a pena conferir!

    • Thiago Castro

      Hã? Rs

      Bruna, se tiver dicas, o MD tem um e-mail específico pra recebê-las.

      #ficaadica

  • DanielSR

    Que pena! Ponto negativo pro Smiles.

  • Anderson

    esperamos que essa mudança para Delta seja para melhor.

  • marcio

    Léo, é possível transferir as milhas que tenho na A.A. para o programa Smiles da GOL?

    • Denis Martins

      Marcio, acredito que você pode emitir bilhetes, mas não transferir as milhas

  • Thales Aragão

    Como sempre, a GOL deixando muito a desejar no item "comunicação institucional". Em propaganda eles são bons, mas em comunicação aos clientes são péssimos, vide caso do fim dos lanches a bordo.

    • Denis Martins

      Bem observado!

  • Julio

    Puxa vida…fiquei sabendo disso há 3 dias e fiquei muito triste…. Uma companhia a menos em opções para emitir bilhetes por milhas….snif….

  • Thomas H

    Agora esperamos que a Gol faça parte da Sky Team, a exemplo do que está acontecendo com a Aerolineas Argentinas.

    Teríamos assim opções interessantes para que os usuários do Smiles possam viajar com milhas para o Cone Sul (AR), Europa (AF/KL, AZ) e America do Norte (DL, AM e KE), além de Africa e Asia via Europa/EUA.

    • Thiago Castro

      Tomara Thomas. Minhas milhas ficam concentradas no Smiles, mas realmente há pouquíssimas opções hoje.

      Agora, acho que pra entrar nessas alianças globais, a empresa tem q atender a um monte de coisa (lembro que a TAM levou um tempo até poder entrar na Star Alliance). Será que a Gol tem essa governança toda?? Eu acho que não. Infelizmente.

      Por mim, a Delta podia comprar o percentual permitido em lei e transformar a GOL numa empresa decente. Mas acho que os mafiosos não iriam largar o osso né??

  • Evandro TI

    Nunca consegui emitir bilhete algum para os EUA com Smiles. Eles mais nos dificultam que o contrário. Se eu não fosse tão ingenuo, acharia que é má fé.

    Me pergunto se, ao criarem o nome, eles sabiam o que significa SMILES.

    • Denis Martins

      Evandro, quem criou o nome foi a saudosa Varig. Ela sim, sabia fazer os clientes sorrirem! 🙂

      • Ernane

        Boa!! hehehe

      • Pedro

        Acho engraçado quando as pessoas fazem menção à Varig, só que ela quebrou e deixou muita gente na mão. Melhor uma empresa ruim voando do que uma boa dando o cano.

    • Thiago Castro

      Ano passado eu emiti sem problemas. Ida para o Canadá e volta pelos EUA, de AA.

  • Renata

    Fiz questao de comprar passagens para Vegas pela American para poder acumular milhas no programa Smiles e agora isso.. A Gol e a American deveriam estar com essa notícia em seu site desde a compra de parte da Gol pela Delta.

    Que feio, para as duas empresas.

  • Fernando

    Olá, pra mim é novidade que com Smile poderia voar com outras empresas, fora a GOL, alguém pode me indicar algum tópico no MD que fale sobre isso? Ou, caso não tenha, explicar como funciona.. tenho 40k Smiles.. será que consigo alguma coisa?? Abraços aos amigos do MD…

  • ELISA

    Esta parceria já não funcionava bem na prática, ano passado voei de American de Miami para Cancun e, depois, solicitei os pontos através do site da Gol. Foi então solicitado que eu enviasse os e-tickets. Mesmo depois de ter enviado o documento solicitado nunca creditaram meus pontos, estou esperando até hoje…

  • beto

    saudosa? só pra quem vive de ilusão do passado, tinha bastante grana ou estava no meio daqueles que ganhavam passagens e upgrades de graça o tempo todo (políticos e outros para quem a empresa vivia fazendo favores para manter suas regalias).

    a Varig tinha preços altíssimos; 90% das pessoas que andam de avião hoje em dia não teriam condições de pegar um voo da Varig. O pessoal tinha que andar de ônibus interestadual mesmo. Viajar para o exterior? Só uma minoria muito restrita.

    Não dá para comparar uma companhia de outra era na aviação comercial (que era um produto para poucos) com o mundo atual. Tanto é assim que a Varig quebrou quando começou a ter concorrência de verdade.

    E a Varig no final era patética, com aviões caindo as pedaços e serviço que fazia a Iberia parecer uma empresa de luxo.

    • Denis Martins

      Não disse "perfeita", disse "saudosa". Concordo que não podemos comparar companhas de épocas diferentes, além do mais a popularização do transporte aéreo é um fenômeno mundial e não um mérito das companhias brasileiras atuais. Não é preciso "viver de ilusão do passado" para sentir saudade da Varig, basta fazer um voo pela Webjet! 🙂

  • Nataly

    Como nunca tem passagens para os EUA e nem para a Europa para nenhum mês do ano, não faz a menor diferença. Cheguei a conclusão que este programa Smiles só serve para voar dentro de Brasil e América do Sul (e olhe lá!).

  • Nataly

    Eles dizem que voa…. até hoje nunca consegui trocar minhas milhas para EUA e Europa. É impossível!

    • Nataly

      Esqueci de explicar. Dentro de sua conta no smiles, acesse "emitir bilhete cia áerea parceira". Boa sorte! Vc vai precisar!

      • Rodrigo Marconi

        Nataly,

        Antes já não era difícil emitir passagens para a Europa (difícil era falar com o call center! kkk mesmo sendo cliente ouro), e agora com a pesquisa online no site, ficou BEM mais fácil, não só encontrar, como emitir as passagens.

        Amanhã mesmo estou indo pra Viena de Air France, e volto depois de KLM, ambas emitidas pelo Smiles (o primeiro pela central, o segundo pelo site).

  • Roseli

    Concentrei minhas milhas no smile para viajar para os EUA e a gol e seus parceiros colocam pouquíssimos voos disponíveis. A maioria que encontramos são para voos em primeira classe, com 50.000 ponto só de ida. Brincadeira! Espero que a Delta começe a disponibilizar os trechos com smiles.

  • Sergio

    Apressei e consegui minha passagem pros USA apenas com 25000 milhas cada perna. É uma grande perda, a menos que a Delta oferecer tantos lugares nos voos quanto a AA esta oferecendo. E logo agora que o Smiles está funcionando tão bem, podendo marcar voos online, e o atendimento por telefone me supprendeu,c obrou só 50 reais pra alterar um voo…

  • Marisa

    Denis, é possível pontuar no Smiles voando AA? Conheço uma pessoa que voou AA 2f e vai voltar no final da semana. Como ela deve proceder no voo de ida já realizado e na volta?

    Valeu! Adoro o MD!

    • Denis Martins

      É possível, sim! Esse voo volta ela deve solicitar no check-in, mas não sei te informar com relação à ida. Peça para ela perguntar também na hora do check-in se os dois voos serão computados (round-trip) ou ela terá de entrar em contato com a AA posteriormente e solicitar oc rédito das milhas.

    • Renata

      Tem como fazer a solicitação pelo próprio site do Smiles. Até 6 meses depois da viagem você pode fazer a solicitação.

  • Flávia

    A american airlines fará parceria com outro programa de fidelidade, por exemplo o da TAM?

  • Rodrigo Marconi

    Não consigo entender porque a compra da Gol pela Delta seria algo necessariamente positivo na sua opinião.

    A Delta (e todas as grandes empresas aéreas americanas praticamente) já foi vítima de concordata e os serviços de todas as grandes empresas americanas são reconhecidamente péssimos.

    A Gol, além de quase sempre ter operado com lucro, sempre foi uma empresa que realizou MUITAS promoções (aliás, algo comum no mercado brasileiro). Os vôos nos EUA não são tão baratos quanto a maioria pensa, e as promoções costumam ser menos agressivas do que as nossas (embora algumas pareçam mais, são estratégias diferentes de promoções).

    Além disso, quase todos os vôos domésticos dos EUA usam o serviço de bordo pago (inclusive as grandes empresas), fato que adoram denegrir por aqui.

    Creio que a Gol, TAM e outras têm muito o que melhorar, mas temos que parar com esse complexo de inferioridade. A American Airlines é uma das piores empresas que já viajei (dentre as grandes, com certeza a pior), e a mudança para DELTA não deve mudar muita coisa.

  • Bia

    É vero!!!!!!!

  • Maurício

    Curtidíssimo!!

    • Vanessa

      não gosto nem da Delta e nem da AA. Alias, AA nunca mais!!!!!

  • gevasio

    Não se pode esquecer que a VARIG foi cria do espólio da PANAIR, a qual tinha sido destruida pelo governo militar. Ou seja, A Varig recebeu tudo de graça e conseguiu a proeza de ir a falencia anos depois.

  • Giseli Camargo

    No dia 13 de maio no voo de Sao Paulo para Curitiba, às 12h10m uma única funcionária da Gol fez o check in. Ao entrarmos no avião não havia mais lugar para nossas bagagens de mão. E contrariamente ao que prevêm as normas de segurança nossas bagagens vieram acomodadas em baixo do banco. E ainda faltou lugar para um passageiro….. que mais uma vez contrariando as normas de segurança veio sentado no lugar do comissário de bordo.

    Não temos escolha em termos de companhias aéreas.

    Giseli

  • Márcio

    Todas as companhias aéreas que passaram pelos planos econômicos do Sarney e do Collor quebraram: Varig, Vasp e Transbrasil. A Tam não conta, pois na época ela era uma pequena regional. Elas enfrentaram épocas complicadíssimas até no cenário global. É só ver a quantidade de grandes empresas do período que faliram ou foram adquiridas por outras: JAL, Northwest, TWA, Pan Am, Sabena, Swissair (que não é a atual Swiss), etc.

    É estranho que o Governo devia mais para estas empresas do que elas deviam… A própria Varig ganhou ação contra o Governo no valor de R$ 4 bi, mas a AGU empurrou tanto com a barriga que ela teve falência decretada por causa de uma dívida de… R$ 4 bi!

    A Varig era cara pois era o padrão da época (aliás, a Tam é uma das mais caras nos vôos internacionais), e depois teve dificuldade para competir no mercado interno (pois no exterior ela era absoluta) pois dividir receita entre despesas operacionais e despesas financeiras (dívidas) é complicado em qq área. Mas duvido que alguém aqui no MD, se ela ainda existisse, estivesse reclamando de espaço na econômica ou o que serve ou não a bordo…

  • Kelly

    Já havia comprado uma passagem da AA para o final de ano nos EUA. Será que os meus pontos serão computados no Smiles (mesmo a viagem sendo depois de agosto)? Liguei lá e eles disseram que sim, mas fiquei desconfiada! 😛

  • Karl

    Concordo, Nataly. Mesmo tentando com meses de antecedência, nunca consigo nada, só aqueles absurdos de primeira classe. Tenho muitas milhas acumuladas no Smiles, e só consigo usar na América do Sul, quando tem. No tempo da não tão saudosa Varig, viajei com milhas para EUA e Europa…

  • Carlito

    Sim, bons tempos aqueles em que o povão não podia pagar passagens pela VARIG e todos voavamos em alto estilo, com serviço de bordo decente. Hoje em dia é mais chique andar de onibus que nas asas da GOl, TAm e outrsa porcarias. VIVA A DES-DEMOCRATIZAÇÂO DOS CEUS BRASILEIROS.

  • Joseane

    Olá, eu tenho milhas que vão expirar em abril de 2013 da AA e não viajarei pro exterior tão cedo, não queria perder já que milhas ganhas é raro nessa vida 🙂

    Alguém tem alguma dica pra me ajudar?