GOL e Alitalia anunciam acordo de compartilhamento de voos

Denis Carvalho 23 · julho · 2013

 A GOL e a Alitalia anunciaram hoje que solicitaram aos governos da Itália e do Brasil autorização para implementar um acordo de code-share (compartilhamento de voos). Se aprovada, a parceria permitirá que os clientes tenham acesso a voos das duas companhias durante suas reservas.

Além disso, o acordo abre caminho para que os clientes Smiles emitam passagens da Alitalia com suas milhas e que os que possuem conta no programa MilleMiglia da companhia italiana possam obter passagens com a companhia brasileira. Da mesma forma, os voos elegíveis da Alitalia poderão render milhas no Smiles e vice-versa.

Inicialmente, o acordo permitirá à Alitalia, companhia italiana com mais de 14 voos semanais que partem de Roma para São Paulo e Rio de Janeiro, incluir os seus códigos nos voos da GOL, possibilitando conexões com diversos outros destinos brasileiros.

“Buscamos acordos de code-share que proporcionem ainda mais benefícios aos nossos clientes e a aliança com a Alitalia representa exatamente isso”, afirma Paulo Kakinoff, presidente da GOL. “Estamos muito satisfeitos em juntar esforços com uma das maiores aéreas da Europa”. Durante a apresentação, ele afirmou que a companhia estuda acordo com mais uma europeia até o fim do ano.

A Alitalia é mais uma companhia da aliança SkyTeam a fazer acordo com a GOL e a notícia reforça os rumores de uma futura filiação da brasileira. Vale lembrar que a Delta, que tem uma participação minoritária na GOL, é uma das líderes do grupo .

Dica do leitor Marcos Reis

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Ótima notícia aos passageiros, melhor ainda, seria brindar com excelentes promoções essa nova parceria !

  • Fábio

    Não acho uma boa notícia… Não quero deixar de ir a Roma com aeronaves da Alitalia para ter de ir de Gol. Se a parçeria for só para vôos domésticos, ok. Mas internacionais…

    • Fábio

      Parceria é com c! Erro do iPad!

      • Code-share não é para vc voar daqui para itália de Gol.
        Se vc compreende inglês, tem uma boa explicação no wikipedia (o em português é só uma frase). https://en.wikipedia.org/wiki/Codeshare_agreement

        Como exemplo, basicamente é vc podendo comprar sua passagem para Itália pela Gol em um vôo, sei lá, Vitória – Roma, como se vc estivesse tratando só com a Gol. O Vôo que teria conexão em Rio ou SP, para vc é como se fosse de uma companhia só, e já fariam a conexão das malas também, despachando direto para vc pegar em Roma. Sem falar que ao comprar todos os trechos pela Gol, ela é a responsável pela sua viagem e vc pode tratar todo e qualquer problema com ela (que muitas vezes pode até te encaminhar para a Alitalia, mas judicialmente vc poderá cobrar qualquer coisa da Gol)

    • Acho q não existe essa possibilidade (Brasil/Roma de 737 da Gol, nem sei se tem autonomia pra isso)!! Continuaremos indo com aviões da Alitália, mas poderemos emitir via Smiles e ganhar milhas.

      • E partir de Vitória… : )

      • Monica

        A questão é conseguir receber as milhas depois. Voei em abril na air france que é parceira da Gol e ainda não consegui que creditassem minhas milhas. No aeroporto eles dizem que estao lançando as milhas no checkin, depois vc vai verificar nao entraram. Ai liga para gol, escaneia cartao de embarque e o comprovante de compra do bilhete e a Gol responde dizendo que ainda falta um documento que nao sei qual é, pois tudo o que precisam saber foi enviado. Portanto, é muito dificl ganhar seus direitos quando se trata da Gol. Nã se animem. Como disse uma pessoa aqui, é cruza de pavao com urubu!.

  • Marcos Sobral

    Isto é uma cruza de urubu com o pavão, como se diz aqui em Recife. A história é a seguinte: o urubu era feio, mas voava bem. O pavão era bonito, mas não saía do chão. Um dia o urubu disse ao pavão: vamos ter um filho que será bonito que nem o pavão e voará bem como o urubu. Depois da gestação algo deu errado e nasceu um bebê feio como o urubu e que não voava, como seu pai, o pavão. Isto é o que dá juntar duas companhias, uma "low cost" barra de cereal como a Gol, mas que cobra caro, e a outra a Alitália que bonita, europeia e famosa, mas possui aviões antigos e um serviço de bordo questionável.
    No fim vão vender passagens caras e com serviço ruim. Ou seja, uma cruza de urubu com pavão. Por isso, não esperem promoção boa. Lembrem-se dos problemas da Gol no seu trecho para Miami.

    • Xavier

      Marcos Sobral, concordo com você número, gênero e grau.
      A GOL se tornou uma low cost jogando notícias falsas na mídia, como pro exemplo que tem prejuízos e que teria que reduzir gastos para permanecer ativa. Tirou os já lanches ‘franquinhos’ que só, reduziu os tripulantes a bordo. Mas nesse meio tempo, comprou e tirou de atividade outra low cost que tava lhe dando dor de cabeça, que era a Webjet(mas que pelo menos tinha preço). Hoje a GOL compete preços com a TAM, mas que não tem nenhum serviço a oferecer e ainda fica manipulando notícias.

      • Hezequiel Lando

        Concordo com ambos. Esses dias fui para São Paulo com um banco solto, pensei que estava em um ônibus de circulação de Porto Alegre. O Bom disso que eu fui dormindo para não ficar louco com aquela cena. Lanche: Amendoim e Água :))
        Tive que ir de Gol pelo preço que estava melhor que o da Tam, assim também vou ter que ir para Brasília. Já aproveito e pontuo no Flying Blue 🙂
        Mas tirando todos os defeitos o melhor é ir de TAM. Se Avianca tive-se horários bons 🙁

    • Gostei do Urubu com Pavao!!!! Kkkk

    • Quando andei de Alitalia achei o serviço bem satisfatório. E o avião tinha 1 ano de usa

  • Mais um passo da Gol rumo à SkyTeam!

    • Sílvio Carneiro

      Tomara. Visto que a nossa "carrier" é bem fraquinha, acho ideal que a concorrente dela se fortaleça para ver se ela para fazer as coisas que vem fazendo no seu infidelidade. Pelo menos nunca tive até hoje problemas para marcar no Smiles, ao contrário da concorrente que não tem transparência em suas regras e está cada vez pior.

      P.S.: O Smiles não é melhor e sim menos pior.

  • lucas_sensato

    GOL?

    Não tem nada menos pior, Alitalia?

    • Silvio Carneiro

      Referi-me ao Smiles, não à empresa GOL que é um lixão, porém o Smiles funcionou bem toda vez que precisei dele. A comparação é com o Fidelidade, que está no texto como "infidelidade", que só pira.
      Alitalia também não tem fama muito boa, haja vista o ranking dela na Skytrax, que é 70 e conhecidos meus que voaram nela e não tiveram boas experiências.

  • Marcos Reis

    Criticas são importantes… Mas olhando pelo lado bom da coisa, a Alitalia vai conseguir chegar a todos os lugares onde a GOL opera… Isso facilita muito principalmente para os passageiros que moram em locais que a Alitalia não opera por exemplo. Parcerias são sempre bem vindas.

  • Pedro Sales

    A GOL já poderia entrar na SkyTeam! Trazendo mais benefícios para nós! =D

  • Bem que aquele voo de fortaleza podia voltar…

  • Eu achei ótimo!! Mais uma opção para emitir no Smiles!!!

  • Daniel Mansur

    Também gostei muito. Já vi várias promoções da Alitalia e sempre pensava que era ruim por não poder colocar milhas. Essa notícia, pra mim, fez a Alitalia se tornar mais uma opção para a Europa.

  • Rodrigo

    Bom mesmo seria que essas companhias internacionais voassem para mais destinos no Brasil, como a TAP. Compartilhamento de vôos só serve pra essas companhias ganharem mais dinheiro e para obrigar mais gente a fazer conexão no aeroporto de Guarulhos. Que saco isso…

    • Hermes

      A melhor aliança é realmente a Star Alliance! Pena que os serviços da TAM que fazem parte dela estão piorando, talvez, já por terem confirmado a ida para One World, de forma que a Avianca Brasil, pelos ótimos serviços acredito que tem um potencial grande para o que já esperamos, a entrada na Star Alliance após a saída da Tam!

      A Gol é ruim em conforto, em pontualidade (relativo, pois a TAM tbm é ruim em pontualidade) e serviço de bordo que não condizem com os preços praticados, que são semelhantes ao da TAM, porém, o atendimento dos comissários, é muito melhor!!!! Os comissários da TAM tem o rei na barriga, são tão metidos que parecem até que são donos da empresa!!!! O atendimento da GOl no serviço de bordo é bem melhor! Embora o serviço com o serviço de terra das duas eu já tenha sido muito mal atendido, prefiro a GOL. Ela somente poderia diminuir o preço e fazer jus ao serviço prestado que tem uma qualidade menor!

  • Kew

    Alitalia, Iberia, Delta… só as piores estão no SkyTeam. E eu cliente Smiles…

    • Apesar de também pontuar no Smiles, a aliança da Iberia é One World, não SkyTeam.

    • Pedro

      Iberia pertence a OneWorld (a mesma que a tam vai ser tranferida ano que vem com sua saida da Star Alliance) Ma SkyTeam temos Air France, KLM, Aeroflot, dentre outras (http://www.skyteam.com/en/About-us/Our-members/)

  • Vanessa

    Alitalia foi uma das piores cias. com a qual já viajei para a Europa. A única vantagem, mas que também é obrigação, é ter sido pontual. Air France pelo menos é uma cia. boa do SkyTeam.

    • Silvio Carneiro

      Da Skyteam, achei fracas a Aeromexico e a Aerlineas Argentinas, onde afanaram meus alfajores. Minha experiência na Vietnam Airlines foi positiva, achei uma boa companhia.

  • Tiago

    Levando em consideração o LIXO que é a gol me espantou a aliança com a Alitalia. Eu tive o prazer de voar com a Alitalia para Grécia e posso falar que esta entre as 3 piores europeias que decolam do Brasil (que eu ja voei), depois da Ibéria e Tap. A Gol não tem capacidade física e nem condições financeiras de fazer um voo para Africa como eles estavam querendo e nem Europa.
    Para tudo isso acontecer a GOL precisa antes de mais nada tomar vergonha na cara e agir da forma correta. Nunca será uma cia aérea respeitada e com conceito, falo isso pois fui comissário da gol por 2 anos e hoje eu voo na Azul então eu sei bem como funciona as coisas.

    Fazer um trecho curto com 737-800 até compreendo ok, sem problemas, mas quando falamos de viagens longas e que não necessariamente precisa ser internacional ( MAO-NAT-REC-BEL-FOR) são destinos que no 737-800 incomodam e muito os pax, imagina fazer um voo então GRU-MIA no 737-800. A frota precisa ser renovada e seguir as leis coisa que a g3 não faz.

    Quem ja trabalhou ou ainda trabalha sabe do que estou falando, a G3 é uma MAFIA.

    • Rafael

      Concordo em numero, gênero e grau.

    • Rodrigo

      Concordo parcialmente.
      A Azul, a exemplo, tem um serviço muito bom, porém há trechos em que o serviço prestado não justifica o preço que se paga pela passagem. Exemplo? Estou há algum tempo cotando o trecho PoA x BH e só a ida não sai por menos de 1000 reais.
      Acho que na realidade, tem muita coisa errada em todas as companhias. Tá faltando uma dose de realidade. Pagar por aquilo que se recebe.

      • Rafael

        Concordo com você Rodrigo, porém eu acho um absurdo maior ainda ver a GOL cobrando R$ 890,00 GRUxVIX. O conforto da aeronave NÃO EXISTE, o serviço de bordo…qual serviço?

  • Pois eu acho essa parceria ridícula. A gol já faz codeshare com a KLM/AIR FRANCE e DELTA. Achar datas para emissão dessas cia. aéreas pelo SMILES é um suplício. A Alitália vai ser apenas mais uma Cia. para procurar …vai ser como agulha no palheiro. Enquanto o SMILES não sofrer uma reformulação, é inútil qualquer associação de novas cias. parceiras.

  • Temos q ver o lado bom!!! Vai ser ótimo para quem mora Brasil afora, que indo para Italia, não vai precisar comprar passagens separados, portanto vai valer bagagem de vôo internacional!!! Fora as milhas acumuldas que poderão ser usados no vôo doméstico.

  • Vitor

    Obviamente que os voos para Roma não seriam de 738, não tem autonomia nem a menor condição…

  • Rodrigo

    Só pra constar, a respeito do comentário sobre a Azul, muitas vezes o custo de um bilhete pela Azul não paga o conforto que eles oferecem. A Azul é uma ótima empresa mas tem praticado preços abusivos nos trechos onde só ela opera. Assim como a GOL pratica preços injustos para o serviço que ela presta.
    Todas as empresas têm seus prós e contra. Nenhuma delas age com total coerência.

  • Pedro

    Que seja aprovado logo! Quero pontuar meus futuros voos Alitalia no Smiles =D Otima maneira de subir de categoria!!!

  • Leonardo Carneiro

    Nunca consigo emitir um voto para Itália através do Smiles. Em Janeiro/2015 não tem nenhum vôo disponível!