GOL assina acordo com a Aeroméxico para compartilhar voos e milhas

Denis Carvalho 12 · agosto · 2014

A GOL assinou o acordo de compartilhamento de voos (codeshare) e milhas com a Aeroméxico, a maior companhia aérea mexicana. O acordo ainda depende da aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Inicialmente, a parceria permitirá que a Aeroméxico inclua o seu código nos voos operados pela GOL, possibilitando aos seus clientes um maior número de conexões com destinos no Brasil e na América do Sul. 

As empresas também celebraram um acordo de Frequent Flyer Program (“FFP”) que proporcionará aos membros dos seus programas de relacionamento – o Smiles, da GOL, e o Club Premier, da Aeroméxico – a possibilidade de acumular e resgatar milhas em todos os voos elegíveis operados pelas duas empresas.

A partir do México, a Aeroméxico opera voos para Estados Unidos, Canadá, Caribe, América do Sul, América Central, Ásia e Europa. A companhia é uma das fundadoras da aliança global SkyTeam, ao lado da Delta e da Air France/KLM, companhias que possuem participação minoritária na GOL. Isso reforça os rumores que a companhia brasileira deve ingressar futuramente na aliança.

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Yoichi

    Se voar integralmente pela Aeromexico (GIG-MIA-GIG) poderei acumular smiles? E para resgatar, posso usar smiles e resgatar Aeromexico?

    • Cara… como diz no começo da materia, "A GOL assinou o acordo de compartilhamento de voos (codeshare) e milhas com a Aeroméxico"

      • Ainda não está nada ativo e nem tem prazo para ativar. Igual o lance da Etihad. Por enquanto, não é possivel resgatar Aeromexico via Smiles.

        • Léo Rocha

          Pelo visto o acordo não teve aprovação pois Aeromexico não aperece como empresa aérea parceira para acúmulo de milhas Smiles.

  • Yoichi

    A AF/KLM tb tem participação na Gol?

    • Caio

      Tem sim. Participação de 1,5% se não me engano!!

  • Oque está faltando pra gol entrar para o Skyteam??? ela já tem codeshare com as maiores companhias que fazem parte desta aliança. Aviso a GOL (Sai logo da moita e vai pra Skyteam!!!)

    • Simples. A gol faz codesharing e parcerias com cias de todas as alianças, exemplo: tap (star alliance), iberia (oneworld), qatar…

      Se a gol se prender a uma aliança perderá receitas enormes provindas de codeshare.

      Não é questão de gostar ou não, ficar em cima do muro… é estratégia. A gol globalmente falando é pequena, sabendo do seu tamanho ela se adequa e comporta como tal. A gol não pode se dar ao luxo de perder todas essas receitas

      Pra gente não faz muita diferença… A gol ja faz codesharing e milhas com as cias do skyteam mais relevante mesmo.

      Antes uma empresa que saiba o seu tamanho e a melhor estratégia para sua condição que uma nova Varig, uma nanica que se achava grande… E deu no que deu.

      • Márcio

        Concordei com tudo até vc dizer que a Varig era uma nanica que se achava grande… acho que só conheceu a empresa nos últimos anos, competindo com Tam e Gol! Até metade dos anos 90, era disparada a maior da América Latina, com mais voos internacionais do que a Tam atualmente. Durante muito tempo, foi a única da região a fazer parte de uma aliança global.

        Então a Varig era, sim, grande (ironicamente acabou sendo um dos fatores de sua quebra, os altos custos operacionais). E antes dela, a Panair do Brasil também foi grande. Precisa considerar a realidade de cada época, nem sempre eram exigidos voos ponto a ponto e o número de pessoas transportadas (tanto Brasil como mundo) aumentou muito no século XXI.

        • Marcio

          Pois é meu "xará" Márcio, quem viveu os anos da Varig sabe bem o que ela representava. Hoje, muitos de nós somos "viúvos ou órfãos" dela. Tudo bem, era outra época e a aviação também era outra. Dentre vários feitos da Varig, ela chegou a operar a maior frota de MD 11 do mundo. Em muitos países, seus escritórios de venda eram mais conhecidos pelos brasileiros que o próprio consulado ou embaixada. Em Lisboa, as pessoas iam na parte da tarde para ler os jornais brasileiros do dia anterior. Saudades da Varig, Varig, Varig e muita pena com o que aconteceu com ela, e com a Panair e Real também.

          • Eliézer

            Não sou dessa época, mas em 2003 cheguei a voar num MD11 em trecho interno mesmo (GRU-FOR). E num tour na Ásia vi uma agência em Kuala Lampur decorada com o emblema da Varig junto de outros emblemas tais como Cathay, Singapore, British, Air France, etc… De fato ela era uma das grandes do mundo !

        • Olá Marcio,

          Realmente não entendia muito bem das coisas nos tempos áureos da Varig. E realmente acredito que ela foi grande… mas o mercado mudou e a Varig não. Como você mesmo disse, nos últimos anos (a fase que eu conheci, quando concorria com TAM e GOL) ela não era mais relevante mundialmente, mas com custos e encargos de empresa grande – o que a inviabilizou.

          Acordos de alianças custeiam lounges, benefícios expandem o mercado em um sentido (novos parceiros, mas no caso atual da GOL ela já tem codeshare com a maior parte do skyteam) e restringe em outro – empresas fora da aliança (as quais a gol tem vários acordos).

          No final das contas a gol teria que restringir seu mercado e aumentar seus custos simplesmente para escrever "skyteam" na aeronave. Um luxo que a gol não pode se dar, pelo menos no momento.

          Alias… Denis, você sabe porque a gol espalhou adesivos da Delta por todos os lados do avião ? nunca vi isso nem quando outras cias tinham participação maior do que o caso Delta/Gol…

          • Vai saber… Mas como brasileiro adora coisa americana deve ter sido positivo pro marketing dela! rsrs

      • Rubens Lima

        É CODESHARE NÃO CODESHARING !!

        • ivan

          Errado.

          "Codeshare" define o tipo de voo, como "o voo XXX é codeshare da GOL com a Iberia".

          Já "codesharing" é o nome da prática comercial, como "há anos a GOL vem praticando codesharing nestas rotas".

          Ou seja, ambas expressões são corretas, mas cada qual tem seu uso.

    • Da última vez que perguntei isso ao presidente da GOL, em uma entrevista para o MD, ele disse que fazer parte de uma aliança custa mais caro do que ter apenas parcerias, por isso eles não queriam se associar

  • fabio

    Voei semana passada pela aeromexico de SP para Miami e nao acumulei minha em programa algum. Posso esperar e acumular essas milhas no Smiles ou isso só valerá após a assinatura no acordo?

    • Fábio, seu voo fez conexão na Cidade do México? Como foi a experiência viajar de Aeroméxico? E quanto as aeronaves são novas?

      • Tambem gostaria dessa resposta. Tou bastante propenso a comprar GIG-MCO pela aeromexico, mais tou em duvida por causa da Cia. obg

        • Haniel, tem uma otima promoçao de Aeroméxico saindo do GIG para MIA por 599, dólares. Pechincha! Saindo em março/14
          Eu já comprei!

        • fabio

          Haniel, respondi logo acima

      • fabio

        Sim. Na ida o fiz uma conexão na Cidade do Mexico, e mesmo já conhecendo saí do aeroporto pra dar um rolé. Aviao bom, tripulação educada e prestativa. Já no trecho entre Cidade do Mexico e Miami, nunca tinha voado num avião tão velho!
        Na volta os aviões foram novos (sendo que no trecho entre Cidade do México e São Paulo foi super vazio e vim deitado lá atrás, depois de uma conexão de 14h).

  • Clauber

    Por acaso posso resgatar pontos de um voo que fiz semana passada pela Aeromexico?

    • Acredito que não

      • Clauber

        Independente da resposta, eu vou tentar… vai que cola né? 😛

  • Tenho milhas tanto na Aromexico,como tenho no Smiles..posso juntar ??

  • Alguem consegue emitir voos de parceiras aéreas com os smiles?
    eu não consigo!

  • Florismar Gasparotto

    Sim. já comprei passagens da Delta com milhas do Smiles

  • Oliver

    pra quando é esse compartilhamento?

    • Depende do CADE e da ANAC liberar, sem data ainda e pode nem ocorrer

  • Flavors

    Acho que eles deveriam melhorar as informações ao usuário! Fiz um vôo pela Lufthansa, que é StarAliance, achando que poderia creditar no Smiles. Só que não! Inclusive no balcão disseram que o convênio deles era com a TAM (que é Oneworld), pode isso, pessoal?

  • Helder

    Galera MD, a pergunta não faz parte do tópico, mas será que consigo a garantia de bagagem de 02 malas de 32kg nos voos nacionais da GOL chegando dos EUA voando Aeroméxico? Comprei as passagens separadas. Como faço para acumular no Smiles voando Aeromexico? É possível? Obrigado;

  • Ricardo Rodrigues

    Pessoal, já está funcionando a transferencia de milhas da Aeromexico para Smiles? Procurei para caramba e nao encontrei nada. Eu voo muito pela Aeromexico e queria aproveitar as milhas aqui no Brasil.

  • Mauro Luna

    Aproveitando a ressurreição do tópico pelo Ricardo Rodrigues, pergunto se essa parceria foi rejeitada pela ANAC, pois depois de seu anúncio não se soube mais dela…Denis, alguma notícia?

  • Juarez

    Alguém sabe se já está valendo, tenho uma viagem pela aeromexico em junho e não encontro informação.

    obrigado