Giro TAM: um leitor testou e aprovou

Leonardo Marques 19 · novembro · 2010

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

No mês passado, a TAM iniciou as vendas do Giro TAM, com ele você poderá comprar uma passagem e que dará direito a conhecer até 3 cidades antes de chegar ao seu destino final.

Inicialmente só é possível utilizar Giro TAM em voos partindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, mas depois será extendido para outras cidades.

O nosso leitor Sidnei Paixão testou o Giro TAM e nos enviou um relato muito bem detalhado da sua experiência. Confira a seguir:

– COMPRA DE PASSAGEM PELO TELEFONE, LOJAS TAM e LOJAS TAM VIAGENS.

A compra não pode ser feita pelo site por uma questão óbvia – que só percebi depois de emitir a passagem: é uma passagem “comum”, no meu caso São Paulo – Fortaleza – São Paulo, que permite STOP OVER – e aí está a grande diferença: para que não tenham problema de super lotação nos vôos, você define suas paradas no momento de compra, o que te “reserva” um assento no vôo escolhido, mas não existe uma “passagem” comprada (é meio confuso, mas funciona).

– ALTERAÇÕES APENAS EM LOJAS TAM

Não adianta telefonar, ou ir em uma loja TAM Viagens – aquelas de shopping. Alterações em viagens GIRO TAM somente podem ser feitas na loja da Augusta ou nas lojas dos aeroportos. Somente. Não há exceção.

Infelizmente, no atendimento telefônico eles dizem que pode ser feito “em qualquer loja TAM”, o que me induziu ao erro, e perdi horas me deslocando de um lugar para outro para alterar o meu bilhete.
Também ressalto que há taxa para alteração / remarcação: R$ 80 para alterações efetuadas ANTES do primeiro vôo, R$ 130 para alterações realizadas APÓS o primeiro vôo.

– LIMITAÇÕES DE SERVIÇOS

Check in pela internet? Reserva de assentos? Esqueça. Como o localizador é “virtual”, nenhum destes serviços está disponível. Não é possível fazer check in pela internet, nem naqueles tótens de auto atendimento, e o assento você reserva na hora, no balcão. Ruim pra mim, que gosto de escolher o lugar (últimas fileiras, na janela), mas nada que tire o mérito do serviço em si.

– SEM “VALORES PROMOCIONAIS”

Valores “super promocionais” não são válidos para adquirir pacotes Giro. Você paga o valor normal de um trecho, ida e volta, e a base tarifária utilizada permite STOP OVER. É importante frisar que nenhuma passagem promocional (daquelas de feirão e coisas assim) permitem paradas intermediárias, ou seja, não são válidas para o Giro.

– PONTUAÇÃO NO PROGRAMA FIDELIDADE

Cada trecho pontua individualmente no Fidelidade, e equivale a 90% da pontuação “normal”. Eu nunca entendi muito bem esse lance de percentual da pontuação, mas tá valendo…

Estes pontos são em relação a compra e alteração do bilhete.
Considerando a viagem em si, posso dizer o seguinte: vale a pena.

O trecho cobrado foi São Paulo – Fortaleza, R$ 256 cada trecho. Sei que existem valores promocionais em outras companhias, mas fazendo uma “conta rápida”, imagine que eu fosse fazer cada trecho separadamente (e imaginando também um valor promocional em cada trecho):

SÃO PAULO – SALVADOR: R$ 64
SALVADOR – RECIFE: R$ 64
RECIFE – NATAL: R$ 64
NATAL – FORTALEZA: R$ 64

Considerando estes valores, e sabendo que a cada um deles eu também tenho de acrescentar a taxa de embarque (variável dependendo do aeroporto de embarque), eu dificilmente conseguiria viajar pelo preço sugerido no Giro TAM (principalmente considerando que parte da viagem foi realizada durante o feriado de finados, em novembro); somente a ida já estaria mais cara que o valor que eu paguei. Ainda devo lembrar que a maior parte das passagens promocionais te obrigam a fazer ida e volta, o que inviabilizaria um “tour” pelo Nordeste. Ponto pra TAM.

É um pouco ruim você ter de definir até mesmo o horário das viagens já no momento da compra, mas você acaba se acostumando. Afinal, em viagens normais você também acaba definindo seus horários na compra, não é mesmo? Seria ótimo poder entrar “em qualquer vôo” do trecho com destino à cidade escolhida, mas, no último trecho que fiz, percebi por que isso não é possível: o vôo estava lotado, e os dois próximos horários também estariam cheios (eu poderia, neste caso, ter ficado sem viajar na data desejada, ou ser obrigado a esperar um horário menos movimentado – imagine só, 4 – 5 horas esperando dentro do aeroporto, com aquele sol maravilhoso brilhando do lado de fora!).

No mais, não tenho do que reclamar.
Meu roteiro foi o seguinte (mochileiro total, ficando em albergue ou pousada a menos de R$ 50):

23 / OUT – SÃO PAULO / SALVADOR (Salvador, Praia do Forte)
26 / OUT – SALVADOR / RECIFE (Maracaípe, Porto de Galinhas, Olinda)
30 / OUT – RECIFE / NATAL (Tibau do Sul [Pipa], Ponta Negra)
03 / NOV – NATAL / FORTALEZA (Morro Branco, Praia das Fontes, Canoa Quebrada, Cumbuco)
05 / NOV – FORTALEZA / SÃO PAULO (que pena… de volta…)

Fui obrigado a voltar na sexta, pois sábado teria um casamento de um amigo. Já o xinguei bastante, pois voltaria hoje (dia 08 / NOV) de minha viagem…
Exceto o primeiro vôo, do dia 23, que realizei a noite, todos os outros foram em horários muito decentes – próximo do horário de almoço -, inclusive sendo o trecho Recife / Natal completamente lotado.

Enfim, fiquei com uma ótima impressão do serviço, e pretendo utilizá-lo mais vezes (visto que pretendem expandir para outras cidades já no próximo ano).

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos