logo Melhores Destinos

Furtos e golpes em Buenos Aires: saiba como não ser a próxima vítima!

Denis Carvalho
11/08/2011 às 12:24

Furtos e golpes em Buenos Aires: saiba como não ser a próxima vítima!

Uma cidade encantadora, com muitos atrativos culturais, turísticos e culinários. Tantos motivos têm transformado Buenos Aires no principal destino turístico para brasileiros no exterior.

Realmente, visitar a capital argentina vale muito a pena. O problema é que diante de tantos atrativos da metrópole de ar europeu muitos brasileiros baixam a guarda e facilitam a vida de marginais como batedores de carteiras e taxistas desonestos, que são comuns tanto lá quanto aqui.

golpes e furtos em Buenos Aires

O Caminito em Buenos Aires: atenção a golpes e furtos

Apesar de não ser uma cidade violenta, Buenos Aires é uma grande capital e exige os mesmos cuidados com seus pertences que você teria em qualquer metrópole brasileira, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador. Isso se aplica especialmente em áreas de grande fluxo turístico, como La Boca e Microcentro – sobretudo na famosa Calle Florida e no Subte, o metrô.

Golpes e furtos em Buenos Aires

O principal problema enfrentado pelos turistas nas terras argentinas são os furtos, especialmente de carteiras, bolsas, máquinas fotográficas e demais itens de valor. Apesar de serem atos não-violentos – sem abordagem nem agressão – os crimes trazem transtornos enormes para as vítimas, especialmente quando além do dinheiro são levados documentos e cartões de crédito.

O aumento do número de casos levou o Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires a divulgar uma série de recomendações essenciais para se ter uma viagem tranquila e evitar ser mais uma vítima dos ladrões. Os alertas valem ainda para evitar outros golpes comuns em viagens, como cobrança indevida por taxistas e o recebimento de notas falsas.

Confira as principais recomendações:

1. Tenha toda atenção ao transitar nas áreas onde ocorrem este tipo de crime, especialmente no Centro, sobretudo em caso de abordagem por estranhos;

2. Deixe cópia do passaporte ou carteira de identidade no hotel ou em lugar seguro. Essa cópia poderá ser útil em caso de necessidade de emissão de Autorização de Retorno ao Brasil (ARB). Tenha também cópia de cartões de créditos e telefones úteis em local seguro;

3- Antes de viajar, identifique corretamente sua bagagem, etiquetando ou numerando. Nos aeroportos e em locais de muita circulação, inclusive nos hotéis, não descuide da bagagem.

4- Nunca deixe bolsas abandonadas, penduradas em cadeiras ou poltronas: mantenha-as sempre à vista. Em restaurantes, não pendurar casacos e bolsas na cadeira nem deixar a bolsa sobre a mesa;

5- No hotel, solicite sempre um cofre para depositar joias, dinheiro, documentos ou objetos de valor. Feche a porta do quarto com chave sempre que sair;

6- Ao tomar um táxi, observe o cartão de identificação do motorista na parte traseira do assento. Dentro do táxi, não conte dinheiro nem exiba objetos de valor. Pague o táxi preferencialmente com notas de pequeno valor. Evite tomar táxis na rua, preferindo radio táxis ou chamar por aplicativo.

7- Não carregue grandes somas de dinheiro nem guarde todo o dinheiro em um só lugar.

8- Evite transitar em ruas ou praças desertas após as 22h. Desconfie de quem, na rua, adverti-lo sobre manchas na roupa ou se ofereça para ajudá-lo a tirá-las, pois geralmente trabalham em grupos de duas ou três pessoas.

9 – Contrate excursões apenas com companhias conhecidas, sem aceitar promoções oferecidas na rua.

10- Nunca troque moeda na rua, mas apenas em bancos ou casas de câmbio.

Ainda de acordo com o Consulado, em caso de furto ou roubo, você deve comparecer à delegacia (“Comisaría”) com jurisdição sobre o local do fato para registrar o crime. A lista de “comisarías” da Cidade de Buenos Aires pode ser consulta na página eletrônica da “Policia de la Ciudad”.

Vale destacar que não é possível viajar de volta ao Brasil apresentando apenas o registro policial de extravio ou furto de documento de viagem. O brasileiro que tiver seu documento extraviado ou furtado deve emitir uma Autorização de Retorno ao Brasil.

O turista que se sentir lesado ou discriminado ou quiser orientar-se sobre seus direitos e garantias deve procurar a assessoria da “Defensoría del Turista” de Buenos Aires.

Emergências

Polícia (nacional): 911

Emergência Geral (cidade de Buenos Aires): 103

Para mais informações acesse a página do Consulado-geral do Brasil.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção