Furto de milhas: saiba como não ser a próxima vítima

Denis Carvalho 11 · janeiro · 2012

Com a facilidade oferecida pela Internet, as movimentações das contas dos programas de milhagem passaram a ser feitas quase exclusivamente online. Consultas, emissões e compras podem ser feitas com poucos cliques sem que o cliente tenha de se deslocar a alguma loja ou perca tempo no telefone. Essa facilidade, contudo, trouxe consigo um perigo cada vez mais constante: os golpes e armadilhas para furtar as milhas dos clientes.

Muitos leitores têm nos informado sobre estes crimes e alguns chegam a relatar que foram vítimas e viram milhares de seus pontos desaparecerem de uma hora para a outra de sua conta no programa de fidelização. Para orientar e alertar nossos leitores, preparamos este post com dicas simples e básicas, que certamente tornarão mais difícil que suas preciosas milhas caiam nas garras dessas quadrilhas.

Os cuidados que você precisa ter são basicamente os mesmos que têm com a sua conta bancária. O funcionamento dos sites dos programa de fidelidade é bem parecido com o dos bancos via internet e as técnicas utilizadas para roubar milhas são basicamente as mesmas que usam para roubar as senhas bancárias.

1. Cheque sempre o seu saldo: TAM e GOL enviam a seus clientes um resumo mensal por e-mail de suas contas nos programas Fidelidade/Multiplus e Smiles, respectivamente. Confira com atenção seu saldo e não deixe de entrar na página de seu programa periodicamente para acompanhar a movimentação com mais detalhes, avisando imediatamente a empresa caso haja alguma divergência.

2. Não abra e-mails suspeitos: Promoções tentadoras de milhas reduzidas, prêmios, bônus e outras promessas levam milhares de pessoas a clicar em mensagens falsas, chamadas de phishing. Esses e-mails levam a páginas das quadrilhas onde o usuário desavisado insere os dados de sua conta, fornecendo os mesmos aos criminosos. Outras vezes estes sites instalam programas maliciosos (malwares) capazes de furtar dados do computador da vítima. Para evitar esses golpes, jamais clique em e-mails de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, com ofertas de prêmios em milhas e principalmente solicitando dados cadastrais. Achou a promoção boa demais? Acesse o Melhores Destinos e veja se postamos algo sobre ela ou ligue na companhia aérea.

Veja abaixo dois exemplos de falsos e-mails do TAM Fidelidade.

3. Observe os alertas das empresas aéreas: As empresas estão sempre alertando seus clientes sobre esses problemas, mas muitas vezes as pessoas ignoram esses avisos. Veja o texto divulgado pela TAM em seu site e também o texto divulgado pela GOL.

Outros cuidados que valem tanto para os programas de fidelidade como para bancos e outros serviços.

4. Jamais exponha seus dados: Tenha muito cuidado com o que revela em redes sociais, salas de bate-papo ou mesmo por e-mail – há arquivos maliciosos que podem fazer a leitura de suas mensagens e extrair de lá informações e senhas. Além disso desconfie de pessoas que se oferecem para “ajudá-lo” a obter mais milhas. Os criminosos também podem tentar tirar proveito de usuários se passando por compradores ou vendedores de pontos: esteja sempre atento!

5. Instale um bom antivírus: Se você usa Windows já deve estar cansado e ler isso. Um antivírus sempre atualizado em seu computador é vital para sua segurança. Mas ele não é garantia de que você não terá sua senha roubada. Dê preferência a modelos que contem com rastreamento de vírus e arquivos maliciosos em sua máquina, e-mails e navegação, alertando para páginas falsas ou mal intencionadas. Muitos antivírus gratuitos já englobam essas funções.

6. Utilize versões atuais de navegadores modernos:  as versões mais recentes de navegadores como  Google Chrome ou o Mozilla Firefox, já trazem recursos para bloquear sites maliciosos. Mas assim como os antívirus, isso não é garantia de segurança, apesar de ajudar a dificultar o trabalho dos golpistas.

7. Cuidado com computadores públicos: Acessar seu programa de fidelidade, e-mail ou site bancário em computadores públicos nunca é recomendável, mas por vezes você precisa fazer isso durante uma viagem se valendo de equipamentos de lan houses, hotéis e aeroportos. Se isso ocorrer, lembre-se de fazer o logout (sair da página) antes de deixar o computador e se possível exclua os dados de navegação, como histórico e opções de auto preenchimento. Assim que tiver acesso a uma máquina segura é recomendável a troca das senhas utilizadas.

8. Denuncie erros e fraudes: Ainda que você siga todas as recomendações de segurança há sempre o risco de ser uma vítima de golpistas na Internet e outros criminosos que podem obter seus dados invadindo a página das companhias ou por outros caminhos ilegais. Neste caso, assim que perceber a alteração no valor das milhas questione a companhia aérea e peça medidas de ressarcimento. Você também pode buscar auxílio junto ao Procon de sua cidade. Para isso fala uma carta relatando com detalhes todo o ocorrido e a leve consigo ao posto de atendimento mais próximo.

Seguir essas dicas básicas, como dissemos, não são garantia de que você nunca terá problemas, mas certamente reduzirá muito o risco de ver suas milhas ou pontos usadas de maneira indevida por alguma quadrilha!

Tem mais alguma dica bacana? Já teve algum problema nesse sentido? Compartilhe nos comentários abaixo e ajude os demais leitores!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • marcela

    Gostaria de informações depois que o furto já foi realizado. Como proceder?

    • Denis Martins

      Marcela, você pode procurar o Procon. Eles vão tentar uma conciliação com a empresa e se não der resultado te encaminharão ao juizado de pequenas causas onde, se quiser, poderá ingressar com uma ação contra a empresa. O problema é que ainda não está muito claro se a companhia é obrigada ou não a ressarcir o cliente, mas sempre vale brigar pelos seus direitos!

      • Thiago Castro

        No caso dos Bancos, o ônus da prova é da empresa. Se ficar claro que não houve má-fé ou fraude do cliente, o Banco devolve o valor tranquilo. Poderia ser da mesma forma aqui.

    • Karina

      Marcela, no último mês de dezembro passei por esse problema tanto com a Gol quanto com a TAM. No primeiro caso, foi a própria empresa que entrou em contato comigo ao suspeitar de um resgate de um bilhete aéreo em nome de um terceiro e me devolveu as milhas usadas. No caso da TAM, entrei em contato com a cia que abriu um protocolo para analisar o caso. Ainda não tive resposta. Devido à frequência desse tipo de situação, sugiro que, primeiro, você tente resolver tudo diretamente com a cia. Um abraço.

  • Rafael

    Uma dúvida, tenho milhagens na minha conta do banco, e minha mãe também tem na dela, há jeito de juntar esses pontos na empresa aérea? pq no banco acho q não dá.. ou dá tb?

    • Leonardo Marques

      Não dá.

      • Rafael

        perguntei pq já ouvi casos de pessoas que conseguiram essa façanha no banco. Mas obrigado pela resposta.

      • Natalia

        No Banco do Brasil eu já vi a opção "transferir pontos para outra pessoa", mas nunca fiz. Deve ter tarifa envolvida. Aí uma vez que os pontos todos estejam com uma pessoa só, ela coloca na empresa aérea.

    • Thiago Castro

      No BB é possível passar pontos de um cartão para outro, dependendo do vínculos de parentesto. Mas tem várias condições. Tem q se informar, mas no internet banking tem essa opção sim.

      Em outros bancos não sei.

    • Marcio

      Se for bb, da pra transferir entre parentes. Precisa antes registrar o parentesco na agência.

    • Stan

      No Banco do Brasil dá para transferir para um parente próximo. Mas enquanto os pontos ainda estão no programa do banco. Uma vez transferido para a cia aérea, não dá.

    • Augusto

      No Banco do Brasil, até onde eu sei, se for comprovado parentesco mulher/marido/filho (não tenho certeza de pai e mãe), você pode transferir os pontos do cartão para o cartão da mulher/marido/filho, e depois transferir para um único número Smiles ou TAM Fidelidade.

    • Dony

      Não dá, programa de pontos do cartão de crédito e do programa de milhas devem estar cadastrado com o mesmo CPF.

    • Thiago Castro

      Para transferência de pontos para outro cliente devem ser observadas as seguintes condições:

      As transferências devem ser realizadas em múltiplos de 1.000 pontos (1.000, 2.000, 3.000, etc.);

      Somente são permitidas as transferências de pontos entre clientes com vínculo de parentesco (pai, mãe, filho, irmão(ã), conjuge, companheiro(a), padastro ou madrasta) cadastrado nos sistemas do Banco do Brasil. Para fazer o cadastramento, basta o cliente procurar sua agência de relacionamento.

    • Dá sim. Verifique a parceria do seu banco com companhias aéreas. Normalmente, pedem um número de pontos alto na primeira transferência.

    • Felipe

      Acho que dá sim. Quando você for transferir a sua milhagem, você tem que indicar o número do programa participante. Acho que basta você fazer isso quando transferir o seu e sua mãe colocar o mesmo número quando transferir o dela. Já fiz isso pelo BB e Itaú.

  • Mislaine

    Olá, sou uma seguidora assíduo do MD, apesar de não muito participante. Trabalho com viagens em uma empresa de grande porte e estou sempre antenada para saber de novidades aqui no site!

    Infelizmente histórias de golpes não são muito raras no meio, as dicas são valiosas, apesar de já bem conhecidas… Atenção nunca é demais!

  • Daniel

    E esses sites (mesmo os mais famosos) de compra e venda de milhas? Eles pedem simplesmente todos os seus dados para fazer as transações, inclusive as senhas de troca. Muito arriscado.

    • Leonardo Marques

      Eu tô fora, mas há que goste da idéia.

    • Thiago Castro

      FURADA!!!

  • Thiago Castro

    Boas dicas. Vamos prestar atenção.

  • Augusto

    No ITEM 7, se você for acessar de uma Lan House, rede do Hotel, etc… utilize o próprio teclado virtual do Windows para digitar suas senhas, no caso de existirem "keyloggers" no computador, não conseguirão capturar o que foi digitado.

    Abs[]

  • André

    Gente, me corrijam se eu estiver errado… Mas se alguém roubar sua senha pra emitir uma passagem, essa passagem será emitida em nome de uma pessoa de verdade.

    A partir daí não é fácil ir atrás do golpista?!

    Pra mim isso era caso pra ir atrás da polícia, e não do Procon!

  • Luciana Cerqueira

    Suas dicas são ótimas, mas esbarram em um entrave: as pessoas caem nessas esparrelas porque são gananciosas, assim, enquanto houver gente gananciosa, esse tipo de coisa existirá.

  • Vera Lima

    Boas dicas, Leonardo. Nesta semana já recebi três e-mails falsos da TAM, com oferta de sorteio de milhas. Não caio nessa.

  • Silvia Maia

    Alguem pode me informar se o site da Gol, SMILES, para emissão de passagem aérea está com problemas. Há dias tento aproveitar a promoçao milhas reduzidas e nÃo consigo.

  • Bibiana

    Se for no banco do Brasil dá, eu faço isso sempre.

    As milhas podem ser transferidas de pai/mãe para filho. Meus pais sempre mandam para a minha conta do BB e de lá eu mando todas (minhas+pai+mãe) para a TAM.

  • Emerson Malungo

    Na verdade, salve engano, no Banco do Brasil tem como transferir pontos para outro cliente. Mas deve ter uma taxa… 🙂

    • Vitor J. Nunes

      Positivo, também faço isso entre mim e minha mãe através do BB.

      • Mica

        Como gente , pq sou banco do brasil, já fez e não deu certo, 'so se isso é novo !

      • Thiago Castro

        Mica, isso não é novo não. Dá uma olhada no internet banking que tem essa opção sim!

      • Roberto

        BB entre parentes da pra fazer sem nenhuma taxa. Digo isso com a mais absoluta certeza. Faço isso constantemente entre eu e meu irmão. Inclusive na primeira vez q tentei fazer não estavamos cadastrados no banco como "irmãos" e o sistema não deixou. Liguei pra minha gerente e na mesma hora ela mudou pra mim e segundos depois consegui fazer a operação. Lembrando sempre q a taxa é "zero". O unico porém é q qdo se transfere essas milhas elas se tornam "intransferiveis. Exemplo: Transfiro atravez do BB 50k para meu irmão. Quando ele abrir o saldo dele de milhas la na conta dele no BB esses 50k vão aparecer pra ele como pontos intransferiveis, ou seja, esses 50k ele não vai poder transferir pra mais nenhuma pessoa, somente para a companhia aerea. Não sei se consegui ser claro. Qualquer duvida é só perguntar.

      • Emanuella

        Vá em uma agência.

        Para transferir para meu esposo pediram a certidão de casamento que via banco fazem sim. Tbm somos BB

  • Denis Martins

    Boa dica!

  • Erica

    Coincidência esse post! Hoje mesmo acordei com um email desses na minha caixa postal, supostamente enviado pela tam.ferias@tamviagens.com.br, informando que eu haveria ganho 10.000 pontos. Daí, quando se clica no link para direcionamento, eles simplesmente pedem seu número do programa fidelidade, a senha e a senha de resgate. Claro que percebi que era golpe e não informei nada, mas que dá uma raiva, dá!

    Gente, cuidado, vamos ficar ligados!

    • Pra mim chegou e-mail oferecendo 1 MILHÃO de pontos.

      • Thiago Castro

        hahahaha…

    • luiza

      Eu recebo estes e-mails todo dia! nao aguento mais!

      Eu marco como lixo/tentativa de pishing, mas sempre aparece um novo.

      Muitas vezes eu quase caiu.

      Quem nunca recebeu estes e-mails acha que a gente tem de ser muito otário pra cair, mas nao. Eles usam o mesmo layout dos e-mails da TAM, é tudo igualzinho, e ainda o mesmo @tamfidelidade, ou @tam e afins, e o próprio hotmails, googlemail nao veem como ameaca.

      Mas eu descobri o truque: o nome! se tiver CLARO CLIENTE é falso! pq se nao for por isso voce nem nota. Alguns sao informativos de promocoes inexistentes com links para acessá-las, ou codigos promocionais a serem pegos na pagina da tam, com o link pra mesma (p/ pagina falsa) no e-mail.

  • Thiago

    Essa dica não é tão válida assim: Existem keyloggers que capturam as imagens ao redor de onde se clica. O ideal é não usar serviços assim em tais lugares.

  • Teoricamente é muito fácil saber para onde foram as milhas, já que não se pode transferi-las, apenas emitir uma passagem no nome de alguém e dentro da sua conta. Se você acessar o site da cia aérea vai dar para ver as transações.

    Ia ser bom se descobrisse antes da viagem, porque dava para avisar a cia aérea e conseguir prender alguém. Se bem que essa pessoa que comprou as milhas vai ser tão vítima como quem perdeu as milhas… Mas já dava pra se chegar em algum suspeito…

    Mas como eu conheço bem esse Brasil varonil, é mais fácil a cia. aérea mandar todo mundo se virar e que a culpa não foi dela e lavar as mãos… :/

  • Reginaldo Medeiros

    Creio que não seja problema Sílvia; Ocorre que por conta das promoções de milhas reduzidas muita gente está entrando ao mesmo tempo sobrecarregando o sistema e por isso fica difícil. O jeito é ficar tentando entrar insistentemente até conseguir. Depois que se conectar ele funciona normalmente. Boa sorte.

  • William

    Rafael,

    se sua conta for no Banco do Brasil há uma maneira. Há pouco tempo conversei com meu gerente e ele me informou que se for entre pais, irmãos ou cônjuges é possível juntar esses pontos em uma conta só e depois transferir para a empresa aérea. É preciso que cada gerente inclua essa informação no sistema da respectiva agência. Há uma quantidade mínima que se deve transferir, salvo engano, 5.000 pontos. Se for este o seu caso converse com o seu gerente e confirme esta informação.

    • Thiago Castro

      Para transferência de pontos para outro cliente devem ser observadas as seguintes condições:

      As transferências devem ser realizadas em múltiplos de 1.000 pontos (1.000, 2.000, 3.000, etc.);

      Somente são permitidas as transferências de pontos entre clientes com vínculo de parentesco (pai, mãe, filho, irmão(ã), conjuge, companheiro(a), padastro ou madrasta) cadastrado nos sistemas do Banco do Brasil. Para fazer o cadastramento, basta o cliente procurar sua agência de relacionamento.

  • CARLOS MORAI

    Bom dia .O sumiço de milhas no fidelidade TAM de pessoas que conheço ,foram na transferência (por parte do Fidelidade Tam ) das milhas para o programa Multiplus .Eu controlo ,além das minhas milhas ,as do meu sogro que teve aproximadamente 50000 pontos desaparecidos . Tentamos de todas as maneiras possíveis averiguar e não conseguimos .E olha que até tentamos com um amigo que conhece uma diretora do fidelidade Tam e nada obtivemos de resposta . Se não foi culpa do Tam fidelidade ,eles ao menos deveriam responder .Mas como não houve interesse da parte deles em responder ,entendo isso como má fé .

  • Reginaldo Medeiros

    É possível transferir os pontos de uma pessoa para outra no Banco do Brasil desde que atendida algumas condições.

    1-Ambos tem que ser clientes do BB;

    2- O beneficiário deve ser antes cadastrado na agência do transferidor dos pontos;e

    3- Ter o grau de parentesco conforme descrito nas orientações do BB, abaixo transcritas:

    Para transferência de pontos para outro cliente devem ser observadas as seguintes condições:

    As transferências devem ser realizadas em múltiplos de 1.000 pontos (1.000, 2.000, 3.000, etc.);

    Somente são permitidas as transferências de pontos entre clientes com vínculo de parentesco (pai, mãe, filho, irmão(ã), conjuge, companheiro(a), padastro ou madrasta) cadastrado nos sistemas do Banco do Brasil. Para fazer o cadastramento, basta o cliente procurar sua agência de relacionamento.

    Boa sorte a todos.

  • Incrível! Parece que esta reportagem foi feita para mim! Isto ocorreu comigo há pouco tempo e hoje mesmo me ligaram do SMILES para me informar que eles não podem fazer nada a respeito. Fui roubado!

    Eu vou ao Procon, porém, acredito que isto seja caso de polícia e não de Procon. É claro que o SMILES poderia dar um suporte maior para nós, mas me deixou a ver navios.

    Vou na delegacia após o procon para verificar o que pode ser feito.

    Mais tarde eu comunico o que foi feito.

    até

    • Denis Martins

      Ok, Angelo por favor nos informe o que te responderam na delegacia e no Procon. Certamente será útil para muitas pessoas!

    • MARCUS

      Ola Angelo, temos problema identico e preciso de ajuda se puder compartilhar, soube agora que a SMILES disse que NADA pode fazer sobre o furto que fui vitima, e gostaria de saber se voce obteve algum sucesso, processou foi a policia ou algo assim, Obrigado. Marcus.

  • Nem sempre quem adquiriu a passagem é o golpista. A grande maioria vende as milhas para pessoas que nem têm ideia que estão comprando algo roubado…

    • Rodrigoclt

      É, mas semana passada prenderam uma pessoa assim, o dono das milhas roubadas notificou a Tam e acionou a policia que esperou a pessoa na hora do embarque do voo e deu voz de prisão. Procurem no jornal que vcs acham a mátéria, não tem nem uma semana que lí isso.

      • luiza

        quero ver! coloca ai que eu nao achei! ahahha adorei o q ele fez!

        Até pq ele deve ter comprado milhas online naqueles sites né, entao isto tb é crime, nao é permitido.

    • André

      Concordo Tiago, acredito que 99% dos casos o passageiro em si não é o próprio golpista.

      Mas pegando o passageiro, dá pra ir atrás do golpista, certo?

      Além disso, se você entrar na sua conta, dá pra ver ali todos os bilhetes emitidos. Ou seja, vc mesmo consegue descobrir se emitiram um bilhete na sua conta…

      Aí entra em contato com a cia aérea, entra em contato com a polícia e faz igual um cara falou aí embaixo: pegaram o viajante em flagrante. É claro que o viajante que comprou a milha de um golpista não é o maior culpado da história, mas até aí você (que perdeu a milha) é muito menos culpado que ele.

      Minha opinião nesse caso: o fulano que perca sua viagem no momento do embarque e trate de colaborar com a polícia pra ir atrás do golpista. E eu que ganhe minhas milhas de volta!

  • Reginaldo Medeiros

    Daniel também além de achar muito arriscado, não faço e não apoio quem faça além de ser contra as regras do programa de milhagem inclusive com a possibilidade de cancelamento de sua conta no programa. Apesar disto, quem vier a fazer deve deixar na conta do programa exatamente a quantidade de milhas a vender e acompanhar a utilização até zerar o saldo. Imediatamente após troque sua senha. Boa sorte.

  • Patricia

    Boas dicas! Fiquemos atentos…

  • Guido

    Tem casos que não existe necessariamente ganancia envolvida. Existem certos códigos maliciosos que infectam o computador e alteram o redirecionamento de sites, daí voce pode até mesmo digitar o endereço correto no navegador como "www.tam.com.br" mas mesmo assim o programa te envia para um site falso que é clones do original, com todos os campos de preenchimento de login e senha iguais para te enganar e roubar seu cadastro. Ano passado quase fui vítima de um desses, ao acessar o internet banking. Só desconfiei por causa do pequeno cadeado que estava faltando ao lado da barra de endereço. Vale prestar atenção nisso também.

  • JP

    A pessoa tem que ser no mínimo muito inocente para acreditar nesses emails.

    Acho que as empresas nao devem ressarcir nesse caso. É como se vc entregasse sua carteira para alguem na rua e ela sumisse..

    • Rodrigoclt

      JP não é bem assim, ano passado estive na casa de um parente por uma semana e de lá utilizei seu computador para fazer uma compra com meu cartão de crédito, no mês seguinte compraram 2 passagens aéreas no meu cartão indevidamente, percebi então que havia virus no computador dele e tinham pego os dados do meu cartão, na mesma hora liguei para o cartão de crédito e eles estornaram todo o valor, vale ressaltar que ja tinham se passado quase 40 dias, da compra pois eles compraram no melhor dia da fatura, isso quer dizer que o cartão já havia pago a webjet e tudo.

      Com as milhas funciona da mesma maneira, se eles disponibilizam uma forma de usar as milhas através da internet, eles tem que garantir a segurança deste uso, caso contrário eles tem que arcar com a responsabilidade. É só entrar no Juízado que isso é causa ganha.

      • JP

        Mas em 99% dos casos, eles não capturam os seus dados dessa forma. Você é que digita na página deles.

        É um golpe tão manjado quanto o do falso sequestro pelo celular..

  • Daniel Bazetto

    Eu recebo sempre emails do Tam Fidelidade dizendo que ganhei 10.000 milhas, já cheguei a abrir. Mas nunca coloquei meus dados como eles pedem lá.

  • Marcos

    No Banco do Brasil é possível é não é coisa nova. Sempre transfiro pontos do meu cartão para minha esposa, já que centralizamos as compras no meu cartão – que ela possui um adicional. Mas vez ou outra ela faz compras no cartão vinculado à c/c dela, aí o jeito é fazer a transferência. Houve um tempo que o BB cobrava R$ 50,00 pela transação.

    Outra coisa. Sempre consigo fazer, facilmente, a transferência esposa-marido, mas marido-esposa raramente consigo. Nem mesmo o gerente tem conseguido.

    Para fazer a transferência é necessário haver um vínculo familiar entre os participantes.

  • Kelly

    Nunca recebo emails nem da TAM, nem da GOL, com resumo mensal da minha conta. Nunca recebi na vida. Sei dos meus saldos porque consulto nos sites. Como faço para receber os emails?

  • Cilnei Alfredo

    Comigo aconteceu o mesmo em Outubro, limparam meus pontos no Multiplus e bem na época em que eu planejava usar estes pontos. Percebi o sumiço rapidamente e liguei à Tam que me repassou ao Multiplus, lá eles abriram um protocolo e depois de uns 20 dias os pontos voltaram…

  • Bruno

    Rafael,

    Uma vez passei pela mesma situação. O que fiz foi ligar no programa de milhagem do cartão do meu banco e pedir para transferir para meu cartão Smiles. Depois pedi para minha mulher ligar no programa de milhagem do cartão do banco dela e informar o mesmo numero de Smiles para transferencia. Funcionou tranquilamente.

    Espero ter ajudado.

    Abs.

  • Daniela

    Bo atrde! Uma amiga teve as milhas furtadas através do e-mail. O golpista invadiu o e-mail dela e pegou a senha da TAM. Mas ele foi meio sonso, ao deixar na caixa de entrada um e-mail "obrigada por escolher a Tam" com os dados da passagem que foi emitida (pra miami, inclusive). Sorte que ela checa tds os dias o e-mail, conseguiu recuperar a senha do gmail e quando entrou, viu que tinham emitido passagem pela tam com a milhagem dela. O voo era no dia seguinte, a passagem foi cancelada mas a devolução das milhas estava em análise (e ainda não sei qual foi o resultado).

    Então uma dica mais importante ainda, é: nunca armazenem as senhas dos fidelidades no e-mail.

    • Thiago Castro

      Eu guardo no e-mail. É o jeito mais prático! Assim como alguém pode invadir seu e-mail, pode tb invadir seu computador. Não dá pra ficar de neurose. Tem é que ser cuidadoso.

    • Paulo

      O que eu costumo fazer é: assim que recebo uma senha de qualquer coisa (bancos,lojas,etc), via email , entro no site correspondente e troco a senha.

  • Luiz Gonzaga

    Boa tarde! Tive 20.000 pontos resgastados e emitira duas passagens de SP para Santarem. Liguei na TAM e ainda esses falsários não haviam voados. Fiz o comunicado na TAM e MULTIPLOS. Agora o procedimento é aguardar para que os pontos sejam creditados novamente. Nunca abri e-mail duvidosos ou promocionais nesses sentidou, tão pouco forneci meus dados a qualquer pessoa. A que ponto chegamos.

  • Felipe

    Uma dica boa também seria acessar suas contas no Linux. Basta se certificar que o site é verdadeiro (sempre digite o nome do site na barra do navegador) que tá tudo certo. Sem chances de ter programa espião no seu computador!

    E pra quem acha linux muito difícil pode usá-lo só pra acessar banco e afins e o windows fica pro uso do dia-a-dia, dá pra usar os dois sistemas no mesmo computador.

  • Edson

    Como muitos apontaram, no Banco do Brasil isso é possível, mas, agora, de forma muito reduzida.

    Antes, era necessário que:

    1 — ambos sejam correntistas do Banco do Brasil e titulares de cartão de crédito;

    2 — ambos sejam familiares;

    3 — que tal parentesco seja, antes da transferência, registrado em uma das agências do banco.

    Sucede que, desde 05.12.2011, além das restrições anteriores, as transferências são limitadas a 15.000 pontos anuais.

    Descobri batendo cabeça, pois a tela de erro do auto-atendimento não explica tal limitação e o funcionário na agência só descobriu ligando duas vezes para a central.

    Ou seja, não apenas querem evitar a comercialização de pontos, mas, também, o próprio uso dos pontos…

    • Edson

      Ah, quando a transferência é direta para o programa de milhagem (ao invés de outro cartão de crédito do Banco do Brasil), é preciso que o CPF tanto do (i) titular dos pontos quanto o do (ii) inscrito no programa de milhagem sejam o mesmo.

  • André

    Cara, não complica a vida. No geral, pessoas que caem nesse tipo de e-mail, são justamente aquelas que nunca nem ouviram falar no nome Linux…

  • Adriano

    Voo com milhas da TAM é roubada total. Fiquei quase um ano solicitando liberação da minhas milhas enviei diversos emails, mas só obtive resposta devido uma reportagem da MD informando a dificuldade. E não mesmo comprovando que tinha solicitado quase um ano antes ele não liberam. Hoje evito a TAM.

    • Adriano

      […] e mesmo comprovando que tinha solicitado quase um ano antes eles não liberam. Hoje evito a TAM.

  • Thyago Portela

    Luiz…

    Tbm aconteceu comigo. Recebi um email informando uma nova assinatura eletrônica que eu jamais havia solicitado. Ignorei-o na mesma hora. 5 dias depois fui consultar meu saldo p/ emissão de um bilhete e vi que 60mil tinham sumido. Liguei p/ Tam e Multiplus e deu tempo de cancelar os bilhetes um dia antes da partida.

    Dpois disso, entrei no site da Tam e solicitei uma nova assinatura eletrônica, só que ele não chegava no meu email. Daí, liguei mais uma vez pra Tam e fui informado que até meu email os golpistas tinham alterado, por isso não recebi a ass. elet.

    Foi um vai e vem danado, mas, uma semana depois, minha milhas foram creditadas

  • Angelo Augusto Borge

    Pessoas, amanha terei respostas mais definitivas! Hj foi mais uma conversa! A minha intenção eh de ir na delegacia contra crimes virtuais, mas provavelmente, eu entrarei tb no procon pelo seguinte fato: a companhia aérea libera a viagem do passageiro e não informa o registro completo do cliente como o rg para facilitar nas investigações. DENIS, espero poder passar informações melhores para ti amanha!

    • Denis Martins

      Ok, obrigado!

  • Feliciano

    Eu quase fiz isso uns dias atrás, mas desisti depois de ler uma matéria aqui no MD. Melhor prevenir que remediar!!

  • Leonardo

    Para o caso do Banco do Brasil As últimas respostas estão corretas. É possivel transferir para pais, filhos, irmãos, filhos e pais adotivos.

    A vinculação de parentesco precisa estar cadastrada no banco e pode ser feita na agência de relacionento de um dos dois. Podem ser transferidos múltiplos de mil pontos.

    Existe ainda outra possibilidade que é pouco conhecida: a antecipação de pontos;

    Na semana passada eu estava com 17800 pontos multiplus e 800 no banco. Fui na opção antecipação de pontos (para quem não achar clique no "ache fácil" e digite antecipação) e pude antecipar 2 mil pontos que serão descontados nos meus próximos acúmulos de pontos. O sistema do banco faz um cálculo baseado na média dos seis últimos meses e libera uma quantidade de pontos para ser antecipada. Essa operação era tarifada em R$ 40,00. Hoje não há mais a cobrança da tarifa.

    Para maiores esclarecimentos podem entrar em contato com a Central de Atendimento Banco do Brasil, ligando para os telefones 4004-0001 (capitais e maiores cidades) ou 0800-729-0001 (demais cidades). Durante a gravação NÃO digitem agência e conta, continuem ouvindo as opções, digitem a opção 6 para cartões, será solicitado o número do cartão e a senha da conta, em seguida a opção 9 para falar com um atendente.

  • Daniela

    Há duas semanas invadiram meu e-mail… aparentemente, não fizeram nada. Eu estava indo pra Bs As, e como eu tbm guardava senhas no e-mail liguei na gol para confirmar se nada foi cancelado. A partir daí percebi que não poderia acontecer só com os outros, mas comigo também! Não é neurose mesmo, mas sim ser cauteloso. Não dá pra armazenar senhas no e-mail… Tem que fazer como o Paulo disse: ir lá e trocar… trocar por uma que conhecemos e não precisamos armazenar em lugar nenhum 😉

    • mth

      Use uma caderninho ou agenda para anotar todas as senhas, e tente definir uma quantidade de senhas que possa usar, irá acabar guardando na memoria (as senhas principais de acesso)

    • Thiago Castro

      Se fosse possível colocar a senha que vc quisesse seria ótima. Realmente não iria precisar guardar no e-mail. Mas aquela senha do Tam Fidelidade é o "Ó"!!

      E tem outras que vc é obrigado a colocar uma formatação específica. Daí fica difícil. Mas entendi oq vc quis dizer.

  • Charles

    No BB é possível a transferência entre parentes até o segundo grau (pai-filho, imrmão-imrmão etc). Anteriormente essa transferência era tarifada, assim como a transferência de pontos para a cia. aérea. No entanto, de uns meses para cá, passou a ser gratuita. Acho que por uma imposição do BACEN.

  • Thiago

    O que mais tem é keylogger pra Linux…

  • Thiago

    Eu sinceramente iria direto no Juizado Especial Cível, em vez de ir no Procon.

  • Mallynowscky

    Pergunta!!!

    Se compramos passagens aereas via cartao de creditos sendo ele de qualquer prestador de servico, ganhamos algum tipo de bonus ou ponto, caso nao seja do programa fidelidade ou somente cadastrado nele?

    • mth

      Tem que cadastrar seus cartões de Credito p/ pontos de milhagens , veja se ao cadastrar não tem bonus (pontos extras que o bco do c/c pode dar de ""brinde"" para apos tranfirir p/ o milhagem). Abrir uma conta nos programas de milhagens. E monitorar sempre seus ponto. Mas preste muito atenção quando comprar passagens aereas c/ o sem promoção elas podem computar ou não milhagens, veja sempre o codigo das passagens x preço do bilhete, e avalie.

  • Rogerio

    Luiza, não se baseie por esse truque do "Caro Cliente". Eu já recebi vários emails de phishing com meu nome completo, "Caro Sr. Fulano de Tal". Hoje mesmo recebi um se passando pela Newsletter da TAM/Multiplus, muito bem feito por sinal.

    Há vários outros sinais que precisa prestar atenção:
    1. Erros de português. No email que recebi hoje estava escrito "você acumula pontos que lhe dará direito" (concordância), várias palavras sem acento (ate, numero), e faltava pontuação (vírgulas).
    2. Uso de linguagem ou expressões coloquiais, não profissionais.
    3. Promoções "boas demais pra ser verdade" (viagem a Disney com dez acompanhantes? Quem faz isso?)
    4. Necessidade de "confirmar cadastro"
    5. Antes de clicar em qualquer link, verifique o endereço para onde você será direcionado por esse link (na maioria dos navegadores aparece a URL dos links no rodapé, ao passar o mouse por cima deles). No email de hoje, eu seria redirecionado para um tal de www. youseemore. com/Cadastro/fidelidade. html

  • Orley

    Acho um absurdo a fragilidade, em relação à segurança, do sites tanto MULTIPLUS da TAM. Em novembro me tiraram 148 mil milhas em 3 dias, uma movimentação completamente diferente do que eu faço normalmente e o site não observou isso e caiu nessa armadilha. O pior é que detectei a fraude, liguei para o programa e eles disseram que eu não me preocupasse que seria analisado e me devolvido. passei quase 40 dias esperando que minhas milhas retornessem à minha conta e perdi uma viagem para os estados unidos que estava com milhjas reduzidas. Tomem cuidado e verifiquem toda semana se suas suadas milhas estão lá. É um perigo guardar milhas no MULTIPLUS, é melhor deixar no banco e tranferí-las quando precise.

  • ulysses

    Recebi um email da hoje "TAM" que manda para o seguinte site da "tam" que é bem semelhante.

    — removemos o link para evitar que alguém informasse seus dados —

    todo cuidado é pouco!

    • Thiago Castro

      Favor não clicarem no link informado!!!

  • Augusto

    Thiago,

    A idéia é utilizar o máximo de recursos possíveis para evitar o roubo de senhas. Obviamente tem malware de todo tipo.

    Mas para o tópico, tem outras dicas como:

    – Usar o http://portableapps.com/ num pendrive e passar o AV na máquina que pretende usar.

    Pois com o Portable Apps no pendrive, você tem o SpyBot Destroy, Clamav, Eraser, entre outras ferramentas para evitar o roubo de suas senhas.

    outra coisa que se pode fazer, é abrir o gerenciador de tarefas do Windows e verificar se existe algum processo que você não sabe bem o que é, e se possível finalizar o processo.

    Mas o melhor mesmo é evitar utilizar máquinas públicas para acessar conteúdos privados.

    Abs[]

  • ana paula

    Fui roubada em 54.000 pontos na emissão de 4 passagens agora no começo do ano. 03 trechos já foram usados e um trecho foi cancelado. Estou desolada, pois fiz tanto esforço para acumular estes pontos e vê-los desaparecer é muito triste. A compainha deveria ter uma maneira de confirmar a intenção dete resgate quando as passagens não fossem emitidas no nome do titular. Quando eles querem, eles sabem entrar em contato com a gente.

    Agora é esperar os vinte dias para ver o que vai da. De qualquer maneira, peguei os nomes dos viajantes tratantes e vou na delegacia fazer um boletim de ocorrencia

  • Renata

    Eu fui furtada em outubro. Procurei a TAM, que abriu um processo atraves do Fale com o presidente e os pontos foram ressarcidos mais ou menos um mes depois. O importante é ficar atento e reclamar o quanto antes.

  • mth

    Voce teve sorte, pois nunca consegui pois os nomes da conta milhagem são diferentes.

  • mth

    E nada adianta colocar com spam, toda semana tem um novo, meu email ja esta no sistema deles

  • antonio

    Tive 70.000 milhas furtadas. No dia que descobri , estavam emitindo 4 bilhetes.

    Liguei imediatamente para Tam. Direcionaram-me, fiz minha queixa, e depois de uns dias, tive minhas milhas de volta.Troquei todas as senhas.A Tam está de parabéns. Não foi preciso recorrer ao Procon, nem nada.

  • souza

    se for na tam ligue para o fale com presidente.resolve

  • souza

    verifica se pagando um pequena taxa……..mas vc pode tranferi p conta smiles ou tam e depois emite a passagem no nome de quem vc quiser

  • Eduardo Franceschi

    Para verificar o dono do domínio: https://registro.br/cgi-bin/whois/?qr=avisomultip

    Só não sei como denunciar isso

  • Ronald Gusmão

    9.Pontos expiráveis no periodo. Esta modalidade tb é um roubo, o Diners estimula o acumulo de pontos e passados 2 anos ele vai debitando silenciosamente a titulo de ajuste os pontos que vencem. Olhem suas faturas logo abaixo do nome/endereço Diners Club Rewards e aençao nào tem choro eles debitam mesmo.Tentei acionar a ouvidoria pelo 0800 8702484 que tive que implorar par obter o número, mesmo assim nào funcionou. O 0800 só atende após ter passado pelo SAC e se este nào comunicar te devolvem para fazer uma ocorrencia. Melhor depois de registrado (que pasmem nào tem protocolo)vc digita o CPF e o sistema te manda para o SAC novamente. Só que a ligação cai. Fora o blablabla que fazem a gente gastar com informaçeos inuteis e pesquisas de opiniàão.

  • KÁTIA

    Outra situação que vivi: o site comprafacil.com declara que tem parceria com o smiles e que dará 3 milhas por real gasto. Fiz várias compras e até agora nada. fiz vários contatos, registrei no reclameaqui.com e eles não tomaram nenhuma providência.

  • Elaine Sá San

    Acabei de ser roubada em 45.000 pontos no Fidelidade TAM, entrei em contato e estão avaliando, me pediram os 20 dias também .

    Quero saber como foi que você descobriu em nome de quem foram emitidas as passagens. Também quero entrar na justiça contra esses malandros.

  • Rodrigoclt

    Mas não basta vc simplesmente comprar no comprafacil, vc tem que entrar em uma área específica do site do comprafacil para aí sim valer essa promoção.

    É assim tbm com o Ponto frio e outros sites conveniados.

    • Denis Martins

      Para quem usa o TAM Fidelidade, além do Ponto Frio tem o Walmart. Já comprei e creditam os pontos rápido!

  • Ernesto

    Pessoal, me furtaram 20.000 milhas smiles da GOL no dia 19 de novembro de 2011. Abri 2 solicitações na GOL para que analisassem o furto, mas todas as duas foram negadas alegando que eu sou responsável pelo guarda do cartao e senha. Já procurei um advogado e fui instruído a procurar a delegacia do consumidor como tambem abrir uma ocorrencia na ANAC. Depois irei ao PROCON, pequenas causas e que for necessario para que me devolvam as minhas milhas acumuladas durante anos.

    • Thiago Castro

      Que dureza!!! Estou ralando para juntar 140 mil! Imagina perder 200k de uma hora pra outra?!!?!

  • Rose Mary

    Cheque sempre o seu saldo: TAM e GOL enviam a seus clientes um resumo mensal por e-mail de suas contas nos programas Fidelidade/Multiplus e Smiles, respectivamente. Confira com atenção seu saldo e não deixe de entrar na página de seu programa periodicamente para acompanhar a movimentação com mais detalhes, avisando imediatamente a empresa caso haja alguma divergência.

    Gostaria de receber meu resumo mensal de minha conta no Programa Fidelidade / Multiplus, assim como resgatar minha assinatura eletronica.

  • serjane

    Recebi o email "Fraude",cheguei preencher as informações,mas no último item pedia nr. do resgate, achei estranho e cancelei. Ainda bem, consultei os pontos estão lá. Agora aprendi…

  • Denis Rocha

    Ô Xará, só tenho conta Smiles, sou muito cuidadoso e nunca tive problemas. Mas temos que admitir que a senha do Smiles com apenas 4 numeros (nao aceita letras) é muito frágil. Penso que poderiam usar senha de 8 dígitos mesclando letras e numeros para dificultar um pouco. Mas, por outro lado, sei que nao há nada que resolva o problema se o usuário nao colaborar.

  • Ana

    No meu caso reclamei com fale com o presidente e tive minhas devolvidas dps do cancelamento das passagens emitidas através de fraude.Como as milhas eram minhas, eu tive acesso aos dados dos paxs. Acho q elas devem ser vendidas p ino centes que devem informar os dados verdadeiros. Talvez através deles a polícia consiga chegar ao emissor, o verdadeiro bandido e não a segunda vítima, pq a primeira somos nós, o donos das milhas.

  • MARO DE LUCA

    Outra prática parta dificultar o roubo de pontos pode ser a troca periódica da senha de acesso ao extrato dos pontos acumulados.

  • Fui roubado em 60.000 pontos do TAM FIDELIDADE, os caras viajaram de SP para Foz do Iguaçú, tambem de SP para Belo Horizonte. Nunca fiz cadastro e respondi email ou entrei em sites dessa espécie. Já falei com o programa e até o momento nada.Eu acho isso uma vergonha nacional.

  • Arthur

    Tive minhas milhas furtadas na GOL, reclamei e não tive ressarcimento.Qual orientação vocês me dão?

  • Daniela

    Booa!

  • Daniela

    Eu tbm thiago… o juizado é eficiente… o procon, muitas vezes nao resolve seu caso e o máx que ele irão fazer é aplicar multa para a empresa… fraude é juizado (desde que nao necessite de perícia). O Procon não consegue fazer muita coisa…

  • Daniela

    verdade o da Tam eu anotei… mas até um dia desses tava no e-mail tbm =P

  • luiza

    bom mesmo foi o meu cLaro cliente… ahahaha cliente da claro!

    vlw pelas dicas!

  • Fausto

    Aconteceu comigo em Dezembro. Limparam minhas milhas emitindo bilhetes em nome de terceiros.(Multiplus)

    Como foi possivel se a emissao só pode para a mesma pessoa ou parente

  • luiza

    tem de processá-los pelo furto das milhas, pelo furto dos seus dados! pq a GOL os deixou ter acesso, e pela indiferenca da empresa.

  • Bia

    não é tão simples assim não. eu jamais digitei minha senha da tam em um site que não fosse o próprio, e mesmo assim fui furtada. a tam jamais me mandou a confirmação da emissão dos bilhetes fraudulentos. no mínimo estranho, já que nas transações normais sempre recebo o e-mail com o itinerário. se o sistema deles permite esse tipo de fraude, é responsabilidade deles. eles têm os dados de quem viajou; pois que denunciem essa pessoa à polícia. quem compra milhas nesses sites escusos é conivente com o crime. isso é formação de quadrilha.

  • Prymo

    Hoje 19/01/2012 recebi dois emails da "TAM" dizendo que fui sorteado com 1.000 milhas, a página dos caras é muito bem feita, com links que arremetem para a página oficial da TAM. Olhando atentamente, o link está hospedado em "assas-tam02.medianewsonline.com" que não tem nada a ver com a TAM.

  • ana maria montiel

    Fui roubada na GOL,em 20 000,sendo que no extrato consta o nome da pessoa e o código localizador.A GOL afirma que a passagem foi comprada nos limites de segurança!!!!Eu não comprei e a pessoa que usou deve ter pago as taxas com o catão dela ou de outra pessoa,mas a GOL diz que não tem o que fazer.FUI ROUBADA TENDO O NOME DA PESSOA E A GOL SE 'GARANTE' COM informações falsas!!!!! gol nunca mais!!!!

    • cleusa

      Cara Ana. Estou na mesma situação. roubaram 12000 e a empresa diz que nao pode fazer nada. Como confiar no site para transferir mais milhas?

  • An

    Olha, nenhuma opção dessas resolve! só o juizado especial… e foi o que eu fiz!

  • Ana

    Olá viajantes,

    Já recebi 3 e-mails da TAM, falando para atualizar o cadastro para evitar perda de milhas, ja viram isso? eu nao cliquei em nenhum link, apenas fechei o e-mail e digitei no navegador o link do site da tam, e não tinha nenhuma milha para vencer, isso era golpe né??

    Outra coisa achei estranho, teve uma vez que liguei para tam e pediram a senha de resgate e nas outras vezes o numero fidelidade, mas não digitei nenhum dos dois, porque queria apenas informação. Ja viram isso na TAM??

    Li aqui que vcs falam para entrar no sistema diariamente para conferir a milha, mas se tiver intrusos, corre o risco de perda só com a assinatura eletronica ou só com a senha de resgate?

  • Olá!

    Você anotou os nomes e dados pessoais dos passageiros? Tente pedi-los novamente caso não os tenha pego! Acho que devemos anotar sim, para tentar denunciar. Alguma relação daqueles que roubam com os passageiros existe. Mande todas as informações para estes canais! E mande para tudo quanto é canal! http://www.crimespelainternet.com.br Acho que é preciso ir até o fim, não basta tentarmos reaver nossos pontos de volta e reclamarmos com a tam, multiplus etc!

  • Mande e-mail para: mail-abuse@cert.br – Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT) – Para encaminhamento de denúncias de mensagens fraudulentas (deve ser enviada uma cópia do e-mail original e também comunicar a instituição que está sendo utilizada no golpe). O site AntiSpam ensina como proceder uma denúncia.

    phishing@cais.rnp.br – Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – Para encaminhamento de denúncias mensagens fraudulentas (deve ser enviada uma cópia do e-mail original e também comunicar a instituição que está sendo utilizada no golpe).

  • Dilson

    Olá a todos!

    Infelizmente eu também caí nesse golpe do e-mail fraudulento. Era muito parecido com os e-mails que o Multiplus envia com frequência! Perdi 30.000 pontos com a emissão de dois bilhetes nos trechos SJP CGH BSB e SSA, sendo 15.000 cada um deles. Após várias ligações telefônicas e e-mails enviados recebi a seguinte resposta:

    “Prezado (a) Sr (a),

    Agradecemos o seu contato.

    Informamos que, conforme a análise não foi constatada nenhuma falha sistêmica nas transações questionadas. Sendo assim, não será possível o ressarcimento dos pontos.

    Lamentamos sinceramente qualquer constrangimento ou transtorno pelos quais possa ter passado em virtude do fato relatado.

    Cordialmente.

    Hermione Silva

    Equipe Multiplus

    Multiplus S/A
    http://www.multiplusfidelidade.com.br
    RMF01”

    Solicitei as segundas vias dos bilhetes das passagens, de modo a comprovar a emissão por minha pessoa das mesmas, mas nem obtive resposta quanto a isso.

    Será que posso ingressar direto no Juizado Especial? O problema é que o site hospedeiro das atividades criminosas saiu do ar e não tenho mais o endereço http. Tentei fazer a ocorrência na delegacia de repressão a crimes de informática, aqui na 6ª DP, no Rio de Janeiro, mas eles não fizeram por falta desse endereço. Será que tenho chance de reaver meus pontos?

    Ah, vale ressaltar que, com relação aos bancos, estes não costumam enviar e-mail de espécie nenhuma aos clientes, sendo, portanto, mais fácil de não cair em fraudes. No caso da TAM, eles frequentemente mandam e-mail com diversas promoções. Fica difícil para nós, consumidores, fiscalizar o que é verdadeiro e o que não é. Até porque o falsificado, e foi esse o meu caso, está cada vez mais parecido com o original. Inclusive sem os já manjados erros de português.

  • o que e vid? eu fui me escrever na tam virtual e nao sei oque e vid

  • Roberto

    senhores , boa noite. tenho uma agencia de turismo e para minha infelicidade tive a senha de alguma forma raqueada e formam feitas diversas emissões de bilhetes saindo de lugares que nunca ouvi falr do brasil. O que devo fazer ?

  • Patricia Corrêa

    Pessoal um hacker utilizou minhas milhas no Smiles para comprar um celular, quando recebi a notificação da compra no meu email entrei em contato com o Smiles, depois de esperar mais de 2 meses pela devolução das milhas recebi um comunicado que para utilizar minhas milhas precisa do número smiles e senha, portanto a empresa não se responsabiliza pelo furto. O que devo fazer? Entrar com um processo pela defensoria? O que devo levar de documentos para apresentar lá? Me ajudem iria usar essas milhas para minhas férias.