Aeroporto de Campinas terá free shop até maio

Denis Carvalho 20 · março · 2013

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber duas lojas free shop em dois meses. A Receita Federal liberou a abertura das lojas com produtos isentos de impostos no terminal. A falta de um free shop é um dos principais gargalos para ampliação do número de voos internacionais no local, que foi concedido à iniciativa privada em fevereiro de 2012, no primeiro leilão aeroportuário.

A concessionária Aeroportos Brasil começou esta semana a buscar empresas que queiram explorar os serviços no aeroporto, que está em obras de ampliação e modernização para a Copa de 2014. Considerado estratégico para o evento – Campinas hospedará uma das seleções como centro de treinamento -, Viracopos terá sua capacidade aumentada dos atuais 8 milhões de passageiros por ano para 14 milhões de passageiros ao ano.

Serão instaladas duas lojas, uma menor na área de embarque (com 87 metros quadrados) e outra maior na área do desembarque (com 237 metros quadrados). As lojas estão prontas, faltando apenas serem equipadas para serem abertas. A falta do free shop era o maior motivo que afastava passageiros de Campinas. Hoje, a GOL tem voos diários para Buenos Aires, na Argentina, e a TAP tem três voos para Portugal por semana. A companhia portuguesa TAP mais de uma vez avaliou a possibilidade de suspender os voos por Viracopos, por causa da falta de free shop e também por causa da ausência de uma sala VIP – outro problema que vai acabar com a inauguração de um novo terminal em 2014.

Segundo a Aeroportos Brasil, ainda não há definição sobre a empresa que irá operar o serviço e nem a data para a abertura da loja. As lojas francas vendem produtos com isenção de impostos. Inicialmente, a concessionária havia informado que a Dufry iria operar o serviço, contudo, outra empresa pode ser escolhida.

Com informações dos portais G1 e Yahoo!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Henrique Badan

    VCP já merce um Free Shop a anos. As melhorias estão aparecendo de pouco a pouco mas eu que uso muito VCP estou empolgado para essa nova fase do Maior Aeroporto de Cargas do Brasil e que cresce muito na área de passageiros! Claro que tem MUITO o que melhorar!