Bagagem em voos internacionais: conheça as regras das principais companhias

Bruna Scirea 17 · maio · 2017

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Passageiros que comprarem passagens de voos internacionais a partir de agora devem ficar atentos às mudanças nas políticas de transporte de bagagem. Com a vigência da nova resolução da Anac, as empresas aéreas nacionais e estrangeiras estão livres para aplicar suas próprias regras em relação às bagagens despachadas.

O Melhores Destinos entrou em contato com as principais companhias que operam no Brasil. Veja a seguir o atual posicionamento de cada uma delas em relação às bagagens em voos internacionais – iremos atualizar as informações deste post conforme as normas mudarem.

Aerolíneas Argentinas

A Aerolíneas Argentinas não alterou sua política de transporte de bagagem. De acordo com o site da companhia, estas são as regras vigentes: passageiros que viajam do Brasil para a Espanha, Itália, Estados Unidos, República Dominicana e México podem levar duas peças de até 32 kg cada. Passageiros que viajaram entre Brasil e Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela podem despachar gratuitamente uma de 23 kg na Economy (Turista) ou uma mala de 30 kg na Club Economy/ Club Condor.

Aeromexico

A companhia não irá alterar suas políticas de transporte de bagagem por enquanto. Seguem valendo as seguintes regras: passageiros da classe econômica podem levar duas bagagem de no máximo 32 kg cada uma, e passageiros da classe Premier podem levar três bagagens de no máximo 32 kg cada uma dela. No site da Aeromexico, é possível encontrar as regras válidas para passageiros do Club Premier ou de outros programas parceiros.

Air Canada

A Air Canada segue aceitando duas malas de até 32 kg cada uma e mais uma bagagem de mão de até 10 kg, com a franquia de bagagem inclusa no valor da passagem.

Air Europa

A companhia manteve a mesma franquia de bagagem para voos internacionais. Passageiros podem levar uma mala de mão de até 10 kg e despachar duas malas de até 32 kg cada.

Air France

A Air France ainda não alterou suas políticas de bagagem. Seguem as seguintes regras, de acordo com as classes: Economy – passageiros podem despachar duas malas de até 32 kg cada uma e levar uma bagagem de mão mais um acessório, pesando juntos até 12 kg; Premium Economy e Business Class – passageiros podem despachar duas malas de até 32 kg cada uma e levar duas bagagens de mão mais um acessório, pesando juntos até 18 kg. Passageiros da Primeira Classe podem levar três malas de até 32 kg, além de uma bagagem de mão mais um acessório que pesem juntos no máximo 18 kg.

Alitalia

A Alitalia informou que por enquanto manterá a mesma política para o despacho de bagagem: passageiros podem despachar duas malas de até 32 kg cada uma.

American Airlines

A American Airlines alterou suas regras para bilhetes emitidos depois de fevereiro de 2018, passando a adotar a franquia de duas bagagens despachadas de até 23 kg, além de uma bagagem de mão de até 10 kg. Quem emitiu o bilhete antes desta data continua com a franquia de duas bagagens de até 32 kg. Para mais informações, acesse o site da American Airlines.

Avianca

A franquia de bagagem estabelecida pela companhia em voos saindo do Brasil é a seguinte: em voos para a América Latina, passageiros podem levar 1 peça de até 23 kg na Classe Econômica e 2 peças de até 23 kg na Executiva. Em voos para os Estados Unidos, clientes podem levar 2 peças de até 32 kg na Classe Econômica e 3 peças de até 32 kg na Executiva. A bagagem de mão permitida para passageiros de todas as classes é de um volume de até 10 kg. Veja todas as informações no site da companhia.

De acordo com o presidente da Avianca, as regras podem mudar a partir de agosto, quando a companhia pretende passar a cobrar pelas bagagens despachadas.

Azul

Atualmente, os clientes com voos para Estados Unidos e Europa têm direito a duas malas de 32 kg cada e com voos para a América do Sul tem direito a um volume de 23kg. A partir de 1º de junho, os clientes com voos para Estados Unidos e Europa terão direito a despachar duas malas de até 23 kg cada. Nos trechos para América do Sul, os clientes poderão despachar uma mala de até 23 kg (segue a mesma regra).

Boliviana de Aviación (Boa)

A Boliviana de Aviación manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo uma bagagem de até 30 kg e levar mais uma bagagem de mão de até 7 kg. A política é válida para todas as classes.

British Airways

A British Airways oferece a seguinte franquia para bagagem a ser despachada: duas malas de até 32 kg nas cabines World Traveller (Econômica), World Traveller Plus (Econômica Premium) e Club World (Executiva) e 3 malas de até 32 kg na First (Primeira Classe), tanto na ida quanto na volta de qualquer país.

Condor

A Condor manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. A política é válida para todas as classes.

Copa Airlines

Conforme a assessoria de imprensa da companhia, a Copa Airlines ainda está avaliando se irá alterar a franquia de bagagem. Por enquanto, seguem as mesmas regras:

– Em voos do Brasil para a América do Sul e Caribe, passageiros podem levar dois volumes pesando juntos 32 kg. Na classe Executiva, passageiros podem levar duas malas de até 32 kg cada uma.
– Em voos do Brasil para o México e Nicarágua, passageiros podem levar duas malas de 23 kg cada uma e passageiros da classe Executiva podem despachar duas malas de até 32 kg cada.
– Em voos do Brasil para os Estados Unidos, Canadá e Puerto Rico, passageiros podem levar duas malas de até 32 kg cada na cabine principal e na classe Executiva.
– Em voos do Brasil para a Venezuela, passageiros podem despachar duas malas de até 20 kg cada uma e passageiros da classe Executiva podem despachar duas malas de até 32 kg.

Quando voar pela companhia, acesse o site da Copa e marque o seu local de partida e o destino final para saber as regras válidas para cada caso.

Delta

Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 23 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg.

Emirates

Para passagens emitidas a partir de 1º de agosto de 2017, a regra é a seguinte: passageiros da classe econômica podem levar 2 peças de bagagem com até 23 kg cada uma. Para passageiros da Executiva ou Primeira Classe, a regra não muda: a franquia de bagagem gratuita segue sendo de 2 peças de bagagem com até 32 kg em cada.

Ethiopian

A Ethiopian manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. A política é válida para todas as classes.

GOL

Atualmente, a companhia permite voar do Brasil para a América Latina com uma bagagem de até 23 kg. Para conferir as regras para a classe GOL Premium, clientes Smiles e do cartão de crédito Smiles Platinum, acesse o site da companhia.

A GOL terá a seguinte franquia de bagagem em passagens emitidas a partir de 20 de junho, conforme a tarifa escolhida:

– Light: passageiros terão direito a levar gratuitamente somente uma bagagem de mão de até 10 kg. Para despachar bagagens, serão cobrados 10 dólares no primeiro volume, 30 dólares no segundo e 45 dólares a partir do terceiro;
– Programada: passageiros poderão despachar gratuitamente uma mala de até 23 kg;
– Flexível: clientes poderão despachar gratuitamente uma mala de até 23 kg;
– GOL Premium: poderão despachar duas malas de até 23 kg cada.

Veja todas as regras no site da companhia.

Iberia

A Iberia oferece na cabine Econômica a seguinte franquia para bagagem a ser despachada: duas malas de até 32 kg, que se aplica tanto na ida quanto na volta de qualquer país. Na cabine Business (Executiva), a franquia é de 3 malas de 32 kg.

KLM

A KLM ainda não alterou suas políticas de bagagem. Por enquanto, os passageiros das classes Economy e Economy Comfort seguem podendo levar duas malas de até 32 kg, além de uma bagagem de mão mais um acessório pesando juntos até 12 kg. Passageiros da World Business Class podem despachar duas malas de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão e acessório pesando juntos até 18 kg.

LATAM

A companhia tem as seguintes regras para passagens compradas até 17 de maio de 2017: passageiros que voam para destinos na América Latina e Caribe podem despachar um volume de até 23 kg, e os clientes que voam para as demais rotas internacionais podem despachar duas peças de até 32 kg cada. Para todos os bilhetes comprados a partir de 18 de maio, nos voos internacionais para América do Sul e Caribe, a franquia das tarifas elegíveis passará a ser de um volume de até 23 kg. Nas demais rotas internacionais, até dois volumes de 23 kg cada. Em voos em cabines Premium Business e Premium Economy o cliente Latam poderá levar até três peças de até 23 kg cada. Veja todas as regras aqui.

Lufthansa

De acordo com a assessoria da companhia, por enquanto, as regras seguem as mesmas: passageiros que voam Lufthansa com origem no Brasil podem despachar duas malas de até 32 kg cada uma, além de levar mais uma bagagem de mão de até 10 kg.

Qatar

A Qatar manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg na Classe Econômica e de 15 kg na Classe Executiva e Primeira Classe. Em voos entre Brasil e Argentina, passageiros da Classe Econômica podem levar duas malas de 23 kg.

Royal Air Maroc

A Royan Air Maroc manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. A política é válida para todas as classes, e os bilhetes devem ser vendidos e emitidos no Brasil.

South African

Inicialmente, a South African manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de até 8 kg.

Swiss

De acordo com a assessoria da companhia, por enquanto, as regras seguem as mesmas: passageiros em voos que partem do Brasil podem levar duas malas de até 32 kg no porão do avião, além de uma bagagem de mão.

TAAG

A TAAG ainda não respondeu à solicitação do Melhores Destinos. No site da companhia, no entanto, a informação é de que passageiros podem despachar até duas malas de até 32 kg cada uma e levar mais uma bagagem de mão de até 10 kg.

TAP
De acordo com o site da companhia, passageiros da TAP seguem podendo despachar até duas malas de 32 kg cada uma, além de uma bagagem de mão de até 10 kg.

Turkish

Inicialmente, a Turkish manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 8 kg.

United

A United ainda não respondeu à solicitação do Melhores Destinos. No site da companhia, no entanto, a informação é de que passageiros podem despachar até duas malas de até 23 kg cada uma e levar mais uma bagagem de mão com as medidas máximas 22 cm x 35 cm x 56 cm além de um item pessoal.

* Última atualização em 25 de dezembro de 2017

Autor

Bruna Scirea - Editora