Franquia de bagagem em voos internacionais: conheça as regras de cada companhia

Bruna Scirea 22 · setembro · 2017

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Última atualização: 19/02/2018

Desde que entraram em vigor as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2017, muitas empresas aéreas nacionais e internacionais alteraram a franquia de bagagem para passageiros que têm o Brasil como origem da viagem. Muitas companhias acabaram, por exemplo, reduzindo o peso da mala despachada de 32 kg para 23 kg.

Então, se você tem viagem marcada, é bom ficar de olho nas novas regras de bagagem para não ser surpreendido horas antes da viagem. O Melhores Destinos listou abaixo as novas regras de bagagem das principais empresas aéreas que voam desde o Brasil. Confira!

Aerolíneas Argentinas

De acordo com o site da companhia, estas são as regras vigentes: passageiros que viajam para a Espanha e Itália, na Classe Econômica, poderão levar uma bagagem de 23 kg nas tarifas Promo e Econômica e duas bagagens de 23 kg na tarifa Flexible. Passageiros que viajam para os Estados Unidos, República Dominicana e México podem levar duas peças de até 23 kg cada. Passageiros que viajam para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela podem despachar gratuitamente uma bagagem de até 23 kg na Economy (Turista) ou duas bagagens de até 23 kg cada na Club Economy/ Club Cóndor. Confira todas as informações no site das Aerolineas Argentinas.

Aeroméxico

As regras da companhias foram alteradas em 11 de setembro de 2017. Conforme a nova política de bagagens, passageiros que tenham como origem e/ou destino o Brasil poderão despachar duas malas de 23 kg na Classe Econômica e 3 malas de 32 kg na Classe Premier. Clientes que adquiriram passagens antes de 11 de setembro de 2017 terão direito à franquia antiga: duas bagagens de até 32 kg na Classe Econômica e três malas de até 32 kg na Premier. Para mais informações, acesse o site da Aeroméxico.

Air Canada

Conforme as informações do site da Air Canada, os passageiros podem levar até duas malas de 32 kg cada uma e mais uma bagagem de mão de até 10 kg, com a franquia de bagagem inclusa no valor da passagem.

Air Europa

A companhia manteve a mesma franquia de bagagem para voos internacionais: passageiros podem levar uma mala de mão de até 10 kg e despachar duas malas de até 23 kg cada na Econômica e três bagagens de até 23 kg na Business. Confira todas as informações no site da Air Europa.

Air France

Conforme o site da Air France, passageiros das classes Economy e Premium Economy que tiveram as passagens emitidas até 26 de setembro de 2017 podem despachar gratuitamente duas bagagens de até 32 kg cada. Para bilhetes emitidos a partir de 27 de setembro de 2017 é permitido o transporte gratuito de duas bagagens de porão de até 23 kg cada. Passageiros da Classe Business podem despachar duas bagagens de até 32 kg e passageiros da Classe La Première podem despachar gratuitamente três bagagens de até 32 kg cada.

Alitalia

A Alitalia ainda não alterou a política para o despacho de bagagem: passageiros podem despachar duas malas de até 32 kg cada uma. Para mais informações, acesse o site da Alitalia.

American Airlines

A American Airlines alterou suas regras para bilhetes emitidos depois de fevereiro de 2018, passando a adotar a franquia de duas bagagens despachadas de até 23 kg, além de uma bagagem de mão de até 10 kg. Quem emitiu o bilhete antes desta data continua com a franquia de duas bagagens de até 32 kg. Para mais informações, acesse o site da American Airlines.

Avianca

A franquia de bagagem estabelecida pela companhia em voos saindo do Brasil é a seguinte: em voos para a América Latina, passageiros podem levar 1 peça de até 23 kg na Classe Econômica e 2 peças de até 23 kg na Executiva. Em voos para os Estados Unidos, clientes podem levar 2 peças de até 23 kg na Classe Econômica e 3 peças de até 23 kg na Executiva. A bagagem de mão permitida para passageiros de todas as classes é de um volume de até 10 kg. As exceções são as seguintes:

– Para compras efetuadas até 30/06/17, o peso é de 32 kg por peça. As compras efetuadas a partir de 01/07/2017 a franquia de bagagem é de 23 kg por peça. As regras mencionadas são para voos internacionais de/para os Estados Unidos;
– Passagens compradas até 31/07/2017 no trecho Fortaleza para Bogota e Bogotá para Fortaleza terão franquia de 23kg.

Veja todas as informações no site da companhia.

Azul

Nacional:

As passagens da Azul estão classificadas em duas categorias: a “MaisAzul” e a “Azul”. A categoria MaisAzul mantém a prática tarifária atual, incluindo franquia de 23 kg de bagagem e sempre estará disponível para compra, além dos 10 quilos na bagagem de mão. Ao optar pela categoria Azul, o cliente pagará mais barato pela passagem na comparação com a tarifa MaisAzul e poderá escolher pela compra ou não do serviço de bagagem despachada. Nessa modalidade, se o Cliente mudar de ideia, poderá incluir os 23 kg de bagagem, a qualquer momento, por R$ 60,00 pelo site, call center e aplicativo; e R$ 80,00 no aeroporto. Caso o Cliente ultrapasse essa cota de 23 kg, será mantida a atual cobrança por quilo excedente.

Internacional (Estados Unidos e Europa): os passageiros da Classe econômica têm direito a despachar duas malas de até 23 kg cada, enquanto os da Casse Executiva podem despachar até três volumes de até 23 kg cada. Nos trechos para América do Sul, os clientes poderão despachar uma mala de até 23 kg.

Boliviana de Aviación (Boa)

A Boliviana de Aviación manterá as mesmas franquias. Passageiros que viajam para a Argentina e a Bolívia poderão despachar sem custo uma bagagem de até 30 kg e levar mais uma bagagem de mão de até 7 kg. Passageiros que se deslocam com a companhia para os Estados Unidos podem levar até duas bagagens de 23 kg cada. A política é válida para todas as classes.

British Airways

Desde 22 de janeiro de 2017, a British Airways oferece a seguinte franquia para bagagem a ser despachada: duas malas de até 23 kg nas cabines World Traveller (Econômica) e World Traveller Plus (Econômica Premium); 2 malas de até 32 kg nas cabines Club World (Executiva) e 3 malas de até 32 kg na First (Primeira Classe), tanto na ida quanto na volta de qualquer país.

Condor

A Condor manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. A política é válida para todas as classes.

Copa Airlines

A companhia panamenha Copa Airlines anunciou a redução da franquia de bagagem das passagens emitidas a partir de 20 de fevereiro de 2018, para viagens a serem realizadas a partir de 15 de abril deste ano.

Para voos a partir ou desde a América do Sul, a nova franquia de bagagem despachada é de dois volumes de até 23 kg cada por passageiro da classe econômica. Para bilhetes emitidos até hoje, 19 de fevereiro, segue valendo a franquia de dois volumes de até 32 kg cada na classe econômica.

Quem for viajar de classe executiva, a franquia permitida é de dois volumes de até 32 kg cada. Quando voar pela companhia, acesse o site da Copa e marque o seu local de partida e o destino final para saber as regras válidas para cada caso.

Delta

Passageiros podem despachar sem custo duas bagagens de até 23 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. Passageiros da Primeira Classe podem despachar até duas malas de até 32 kg cada. Leia todas as informações no site da Delta.

Emirates

Passageiros que partem do Brasil podem despachar dois itens de bagagem de até 23 kg cada um na Classe Econômica, e dois itens de até 32 kg cada na Primeira Classe ou na Classe Executiva. Bilhetes emitidos antes de 1º de agosto de 2017, em um voo de ou para o Brasil, dão direito a duas bagagens de até 32kg cada um na Classe Econômica.

Ethiopian

De acordo com o site da Ethiopian, passageiros seguem podendo despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. A política é válida para todas as classes.

Etihad

A partir de 31 de janeiro de 2018, a Etihad alterou sua política de bagagem, que agora está baseada no peso total despachado, e não mais o número de bagagens despachadas. Conforme as novas regras, o peso total varia conforme a tarifa, indo de 23 kg até 35 kg (na mais cara). Para passageiros da Business, o peso total é de 40 kg, e para clientes da Primeira Classe, o somatório deve ser de no máximo 50 kg.

Mas atenção!!! A nova regra vale para voos para todos os destinos, exceto o trecho entre Abu Dhabi e os Estados Unidos/Canadá, que ainda tem como regra válida a quantidade de volumes despachados e o peso deles. Para mais informações, consulte o site da Etihad.

GOL

Desde 20 de junho de 2017, a GOL tem a seguinte franquia de bagagem:

– Light: passageiros terão direito a levar gratuitamente somente uma bagagem de mão de até 10 kg. Para despachar bagagens, serão cobrados 10 dólares no primeiro volume, 30 dólares no segundo e 45 dólares a partir do terceiro;
– Programada: passageiros poderão despachar sem custo uma mala de até 23 kg;
– Flexível: clientes poderão despachar gratuitamente uma mala de até 23 kg;
– GOL Premium: poderão despachar duas malas de até 23 kg cada.

Para conferir as regras para a classe GOL Premium, clientes Smiles e do cartão de crédito Smiles Platinum, acesse o site da companhia. Caso você tenha emitido a passagem antes de 20 de junho deste ano, confira neste site a franquia de bagagem permitida.

Iberia

As tarifas mais baratas da Ibéria não incluem mais franquia de bagagem despachada, desde junho de 2018. Confira todas as regras da Iberia.

KLM

Passageiros que emitiram seus bilhetes a partir de 27 de setembro de 2017 terão direito à seguinte franquia de bagagem: na classe Economy são permitidas duas malas de 23 kg cada, que poderão ser transportadas gratuitamente, para viagens de ida e volta cujo primeiro voo parte do Brasil. No caso de bilhetes emitidos emitidas até 26 de setembro, os clientes poderão transportar 2 malas de 32 kg cada. Passageiros que viajam na Classe Executiva podem despachar gratuitamente duas malas de 32 kg. Os associados Flying Blue Silver, Gold e Platinum, bem como os associados Elite e Elite Plus, terão direito a uma mala extra de 32 kg nas classes La Première e Business, e 23 kg nas classes Premium Economy e Economy.

LATAM

A companhia tem as seguintes regras para passagens compradas até 17 de maio de 2017: passageiros que voam para destinos na América Latina e Caribe podem despachar um volume de até 23 kg, e os clientes que voam para as demais rotas internacionais podem despachar duas peças de até 32 kg cada. Para todos os bilhetes comprados a partir de 18 de maio de 2017, nos voos internacionais para América do Sul e Caribe, a franquia das tarifas elegíveis passará a ser de um volume de até 23 kg. Nas demais rotas internacionais, até dois volumes de 23 kg cada. Em voos em cabines Premium Business e Premium Economy o cliente Latam poderá levar até três peças de até 23 kg cada. Veja todas as regras aqui. Para informações sobre a franquia de bagagem em voos nacionais, acesse este link.

Lufthansa

De acordo com o site da companhia, por enquanto, as regras seguem as mesmas: passageiros que voam Lufthansa com origem no Brasil podem despachar duas malas de até 32 kg cada uma, além de levar mais uma bagagem de mão de até 10 kg.

Qatar

Passageiros podem despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg na Classe Econômica e de 15 kg na Classe Executiva e Primeira Classe. Em voos entre Brasil e Argentina, passageiros da Classe Econômica podem levar duas malas de 23 kg.

Royal Air Maroc

A Royan Air Maroc manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. A política é válida para todas as classes, e os bilhetes devem ser vendidos e emitidos no Brasil.

South African

De acordo com o site da South African, passageiros seguem podendo despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de até 8 kg.

Swiss

De acordo com o site da companhia, as regras seguem são as seguintes: passageiros em voos que partem do Brasil podem levar duas malas de até 32 kg no porão do avião, além de uma bagagem de mão.

TAAG

Conforme o site da companhia, os passageiros da classe econômica podem despachar até duas malas de até 23 kg cada uma e levar mais uma bagagem de mão de até 10 kg. Passageiros da classe executiva e da primeira classe podem despachar até duas malas de 32 kg cada uma.

TAP

Passageiros que compraram passagens de qualquer tipo de tarifa até 31 de julho, para viajar em qualquer data, continuam com o direito de transportar gratuitamente até duas malas de 32 kg cada. Para os que compraram passagens a partir de 1º de agosto as novas regras já estão valendo.

Passageiros da Tarifa Discount terão de pagar uma uma taxa de 45 euros (cerca de R$ 170) para o transporte de uma mala de até 23 kg – isso se a franquia de bagagem for adquirida antecipadamente. Quem deixar para adquirir o serviço no balcão de check-in terá de pagar 80 euros (cerca de R$ 299).  Nas demais tarifas, o passageiro terá direito a despachar bagagem, conforme as seguintes regras:

Tarifa Basic: uma mala de até 23 kg.
Tarifa Classic: duas malas de até 23 kg.
Tarifa Plus: três malas de até 23 kg.

Turkish

Passageiros podem despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 8 kg. Mais informações estão no site da Turkish.

United

Desde 13 de julho de 2017, passageiros da classe econômica podem despachar até duas malas de 23 kg cada uma. Para as demais tarifas, a franquia de bagagem é de duas malas de até 32 kg cada.


Quer saber o que pode ou não ser levado na bagagem de mão e na bagagem despachada? Assista ao nosso vídeo exclusivo:

Autor

Bruna Scirea - Editora