Franquia de bagagem em voos internacionais: conheça as regras de cada companhia

Bruna Scirea 22 · setembro · 2017

Desde que entraram em vigor as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), muitas empresas aéreas nacionais e internacionais alteraram a franquia de bagagem para passageiros que têm o Brasil como origem da viagem. Muitas companhias acabaram, por exemplo, reduzindo o peso da mala despachada de 32 kg para 23 kg.

Então, se você tem viagem marcada, é bom ficar de olho nas novas regras de bagagem para não ser surpreendido horas antes da viagem. O Melhores Destinos listou abaixo as novas regras de bagagem das principais empresas aéreas que voam desde o Brasil. Confira!

Aerolíneas Argentinas

De acordo com o site da companhia, estas são as regras vigentes: passageiros que viajam para a Espanha e Itália, na Classe Econômica, poderão levar uma bagagem de 23 kg nas tarifas Promo e Econômica e duas bagagens de 23 kg na tarifa Flexible. Passageiros que viajam para os Estados Unidos, República Dominicana e México podem levar duas peças de até 23 kg cada. Passageiros que viajam para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela podem despachar gratuitamente uma bagagem de até 23 kg na Economy (Turista) ou duas bagagens de até 23 kg cada na Club Economy/ Club Cóndor. Confira todas as informações no site das Aerolineas Argentinas.

Aeromexico

As regras da companhias foram alteradas em 11 de setembro de 2017. Conforme a nova política de bagagens, passageiros que tenham como origem e/ou destino o Brasil poderão despachar duas malas de 23 kg na Classe Econômica e 3 malas de 32 kg na Classe Premier. Clientes que adquiriram passagens antes de 11 de setembro de 2017 terão direito à franquia antiga: duas bagagens de até 32 kg na Classe Econômica e três malas de até 32 kg na Premier. Para mais informações, acesse o site da Aeromexico.

Air Canada

Conforme as informações do site da Air Canada, os passageiros podem levar até duas malas de 32 kg cada uma e mais uma bagagem de mão de até 10 kg, com a franquia de bagagem inclusa no valor da passagem.

Air Europa

A companhia manteve a mesma franquia de bagagem para voos internacionais: passageiros podem levar uma mala de mão de até 10 kg e despachar duas malas de até 32 kg cada na Econômica e três bagagens de até 32 kg na Business. Confira todas as informações no site da Air Europa.

Air France

Conforme o site da Air France, passageiros das classes Economy e Premium Economy que tiveram as passagens emitidas até 26 de setembro de 2017 podem despachar gratuitamente duas bagagens de até 32 kg cada. Para bilhetes emitidos a partir de 27 de setembro de 2017 é permitido o transporte gratuito de duas bagagens de porão de até 23 kg cada. Passageiros da Classe Business podem despachar duas bagagens de até 32 kg e passageiros da Classe La Première podem despachar gratuitamente três bagagens de até 32 kg cada.

Alitalia

A Alitalia ainda não alterou a política para o despacho de bagagem: passageiros podem despachar duas malas de até 32 kg cada uma. Para mais informações, acesse o site da Alitalia.

American Airlines

A American Airlines manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. A política é válida para todas as classes. Para mais informações, acesse o site da American Airlines.

Avianca

A franquia de bagagem estabelecida pela companhia em voos saindo do Brasil é a seguinte: em voos para a América Latina, passageiros podem levar 1 peça de até 23 kg na Classe Econômica e 2 peças de até 23 kg na Executiva. Em voos para os Estados Unidos, clientes podem levar 2 peças de até 23 kg na Classe Econômica e 3 peças de até 23 kg na Executiva. A bagagem de mão permitida para passageiros de todas as classes é de um volume de até 10 kg. As exceções são as seguintes:

– Para compras efetuadas até 30/06, o peso é de 32kg por peça. As compras efetuadas a partir de 01/07 a franquia de bagagem é de 23kg por peça. As regras mencionadas são para voos internacionais de/para os Estados Unidos;
– Passagens compradas até 31/07/2017 no trecho Fortaleza para Bogota e Bogotá para Fortaleza terão franquia de 23kg.

Veja todas as informações no site da companhia.

Azul

Nacional:

As passagens da Azul estão classificadas em duas categorias: a “MaisAzul” e a “Azul”. A categoria MaisAzul mantém a prática tarifária atual, incluindo franquia de 23 kg de bagagem e sempre estará disponível para compra, além dos 10 quilos na bagagem de mão. Ao optar pela categoria Azul, o cliente pagará mais barato pela passagem na comparação com a tarifa MaisAzul e poderá escolher pela compra ou não do serviço de bagagem despachada. Nessa modalidade, se o Cliente mudar de ideia, poderá incluir os 23 kg de bagagem, a qualquer momento, por apenas R$ 40,00 pelo site, call center e aplicativo; e R$ 60,00 no aeroporto. Caso o Cliente ultrapasse essa cota de 23 kg, será mantida a atual cobrança por quilo excedente.

Internacional (Estados Unidos e Europa): os passageiros da Classe econômica têm direito a despachar duas malas de até 23 kg cada, enquanto os da Casse Executiva podem despachar até três volumes de até 23 kg cada. Nos trechos para América do Sul, os clientes poderão despachar uma mala de até 23 kg.

Boliviana de Aviación (Boa)

A Boliviana de Aviación manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo uma bagagem de até 30 kg e levar mais uma bagagem de mão de até 7 kg. A política é válida para todas as classes.

British Airways

A British Airways oferece a seguinte franquia para bagagem a ser despachada: duas malas de até 32 kg nas cabines World Traveller (Econômica), World Traveller Plus (Econômica Premium) e Club World (Executiva) e 3 malas de até 32 kg na First (Primeira Classe), tanto na ida quanto na volta de qualquer país.

Condor

A Condor manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. A política é válida para todas as classes.

Copa Airlines

Conforme a assessoria de imprensa da companhia, a Copa Airlines ainda está avaliando se irá alterar a franquia de bagagem. Por enquanto, seguem as mesmas regras:

– Em voos do Brasil para a América do Sul e Caribe, passageiros podem levar dois volumes pesando juntos 32 kg. Na classe Executiva, passageiros podem levar duas malas de até 32 kg cada uma.
– Em voos do Brasil para o México e Nicarágua, passageiros podem levar duas malas de 23 kg cada uma e passageiros da classe Executiva podem despachar duas malas de até 32 kg cada.
– Em voos do Brasil para os Estados Unidos, Canadá e Puerto Rico, passageiros podem levar duas malas de até 32 kg cada na cabine principal e na classe Executiva.
– Em voos do Brasil para a Venezuela, passageiros podem despachar duas malas de até 20 kg cada uma e passageiros da classe Executiva podem despachar duas malas de até 32 kg.

Quando voar pela companhia, acesse o site da Copa e marque o seu local de partida e o destino final para saber as regras válidas para cada caso.

Delta

A Delta manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 23 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. Passageiros da Primeira Classe podem despachar até duas malas de até 32 kg cada. Leia todas as informações no site da Delta.

Emirates

Passageiros que partem do Brasil podem despachar dois itens de bagagem de até 23 kg cada um na Classe Econômica, e dois itens de até 32 kg cada na Primeira Classe ou na Classe Executiva. Bilhetes emitidos antes de 1º de agosto de 2017, em um voo de ou para o Brasil, dão direito a duas bagagens de até 32kg cada um na Classe Econômica.

Ethiopian

De acordo com o site da Ethiopian, passageiros seguem podendo despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. A política é válida para todas as classes.

GOL

Desde 20 de junho de 2017, a GOL tem a seguinte franquia de bagagem:

– Light: passageiros terão direito a levar gratuitamente somente uma bagagem de mão de até 10 kg. Para despachar bagagens, serão cobrados 10 dólares no primeiro volume, 30 dólares no segundo e 45 dólares a partir do terceiro;
– Programada: passageiros poderão despachar sem custo uma mala de até 23 kg;
– Flexível: clientes poderão despachar gratuitamente uma mala de até 23 kg;
– GOL Premium: poderão despachar duas malas de até 23 kg cada.

Para conferir as regras para a classe GOL Premium, clientes Smiles e do cartão de crédito Smiles Platinum, acesse o site da companhia. Caso você tenha emitido a passagem antes de 20 de junho deste ano, confira neste site a franquia de bagagem permitida.

Iberia

Conforme o site da Iberia, passageiros que partem do Brasil podem despachar duas malas, em todas as classes turísticas. O peso autorizado por mala será de 32 kg, aplicando-se este benefício tanto na viagem de ida como de volta. Bagagem para/de Brasil com parada em Madri por um dia ou mais, o limite passa a ser uma bagagem de 23 kg. Confira todas as regras da Iberia.

KLM

Passageiros que emitiram seus bilhetes a partir de 27 de setembro de 2017 terão direito à seguinte franquia de bagagem: na classe Economy são permitidas duas malas de 23 kg cada, que poderão ser transportadas gratuitamente, para viagens de ida e volta cujo primeiro voo parte do Brasil. No caso de bilhetes emitidos emitidas até 26 de setembro, os clientes poderão transportar 2 malas de 32 kg cada. Passageiros que viajam na Classe Executiva podem despachar gratuitamente duas malas de 32 kg. Os associados Flying Blue Silver, Gold e Platinum, bem como os associados Elite e Elite Plus, terão direito a uma mala extra de 32 kg nas classes La Première e Business, e 23 kg nas classes Premium Economy e Economy.

LATAM

A companhia tem as seguintes regras para passagens compradas até 17 de maio de 2017: passageiros que voam para destinos na América Latina e Caribe podem despachar um volume de até 23 kg, e os clientes que voam para as demais rotas internacionais podem despachar duas peças de até 32 kg cada. Para todos os bilhetes comprados a partir de 18 de maio, nos voos internacionais para América do Sul e Caribe, a franquia das tarifas elegíveis passará a ser de um volume de até 23 kg. Nas demais rotas internacionais, até dois volumes de 23 kg cada. Em voos em cabines Premium Business e Premium Economy o cliente Latam poderá levar até três peças de até 23 kg cada. Veja todas as regras aqui. Para informações sobre a franquia de bagagem em voos nacionais, acesse este link.

Lufthansa

De acordo com o site da companhia, por enquanto, as regras seguem as mesmas: passageiros que voam Lufthansa com origem no Brasil podem despachar duas malas de até 32 kg cada uma, além de levar mais uma bagagem de mão de até 10 kg.

Qatar

Passageiros podem despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg na Classe Econômica e de 15 kg na Classe Executiva e Primeira Classe. Em voos entre Brasil e Argentina, passageiros da Classe Econômica podem levar duas malas de 23 kg.

Royal Air Maroc

A Royan Air Maroc manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. A política é válida para todas as classes, e os bilhetes devem ser vendidos e emitidos no Brasil.

South African

De acordo com o site da South African, passageiros seguem podendo despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de até 8 kg.

Swiss

De acordo com o site da companhia, as regras seguem sào as seguintes: passageiros em voos que partem do Brasil podem levar duas malas de até 32 kg no porão do avião, além de uma bagagem de mão.

TAAG

Conforme o site da companhia, os passageiros podem despachar até duas malas de até 32 kg cada uma e levar mais uma bagagem de mão de até 10 kg.

TAP

Passageiros que compraram passagens de qualquer tipo de tarifa até 31 de julho, para viajar em qualquer data, continuam com o direito de transportar gratuitamente até duas malas de 32 kg cada. Para os que compraram passagens a partir de 1º de agosto as novas regras já estão valendo.

Passageiros da Tarifa Discount terão de pagar uma uma taxa de 45 euros (cerca de R$ 170) para o transporte de uma mala de até 23 kg – isso se a franquia de bagagem for adquirida antecipadamente. Quem deixar para adquirir o serviço no balcão de check-in terá de pagar 80 euros (cerca de R$ 299).  Nas demais tarifas, o passageiro terá direito a despachar bagagem, conforme as seguintes regras:

Tarifa Basic: uma mala de até 23 kg.
Tarifa Classic: duas malas de até 23 kg.
Tarifa Plus: três malas de até 23 kg.

Turkish

Passageiros podem despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 8 kg. Mais informações estão no site da Turkish.


Quer saber o que pode ou não ser levado na bagagem de mão e na bagagem despachada? Assista ao nosso vídeo exclusivo:

Autor

Bruna Scirea - Editora
  • Raphael Marinho

    Como fica isso quando emitimos com Milhas? Por exemplo usando Smiles para emitir bilhete da TAP. Há alguma forma de saber isso antes de se realizar a compra?

    • João

      Oi Raphael, o mais seguro é entrar em contato com a cia que se vai voar, mas no caso da TAP emiti com o Smiles uma passagem dentro da Europa e incluía bagagem despachada.

      • Bruno Morgado

        As emissões da smiles são da tarifa BASIC, ou seja, direito a uma mala com 23kg

    • Rogério Cardoso

      No site do Smiles, quando você escolhe o voo, desça a página até “Regras Tarifárias”. Nesta parte, consta todos os detalhes como taxas e quantidade de bagagens para serem despachadas gratuitamente. Todavia, para informações de franquias e afins antes de finalizar a compra, até onde eu sei, só vendo diretamente com a empresa que opera o trecho.

    • Bruno Bastos

      Raphael, emiti em agosto um trecho LIS-MAD pela TAP e durante o processo falei ao telefone com uma atendente da TAP. ela assegurou que a tarifa via Smiles inclui uma mala de 23kg.

  • LuRodamilans

    vá pelo site

  • Bruno Bastos

    Ainda to esperando a mão invisível do mercado nos trazer preços menores. Ela é lenta assim mesmo?

    • RABUGENTO SFQNS

      Hahahahaha!!!

    • Romero Alencar

      Lenta e MUITO invisível.

  • Eduardo Silva

    Fui comprar passagem pros EUA e optei pela companhia aérea que não aderiu a essa palhaçada da anac. Enquanto tiver companhia que não diminuiu a franquia vou boicotar as outras que aderiram a isso e não reduziram preço nenhum.

    • Antonio Cardoso

      Parabéns! Excelente idéia. Vou fazer o mesmo.

    • Fernando miranda

      Se 10% dos brasileiros fossem como você este país eea outro. Também faço isso. Principalmente quando compro carro. Empresas que tem habito de depenar carros que são vendidos aqui eu ignoro.

  • Daniel Galiano Pimentel

    E a United?

    • Fabiane Cardoso

      Eu também queria saber da United…

      • Karin Clemente Árcega

        Comprei passagem pela United em setembro e já consta nova regra: duas malas de 23kg. Antes de julho eram duas de 32kg.

        • Fabiane Cardoso

          Obrigada Karin!!

        • Dani Iti

          Karin, se ultrapassar os 23 kg, como eh calculado o valor do excesso?

          • Karin Clemente Árcega

            Overweight Bags
            from 51.0 to 70.0 lbs (24 to 32 kg)
            $100 USD extra per bag

  • Luiz

    Passagens compradas antes de sair a nova lei da anac, podem ser alteradas as franquias de bagagem?

  • Fábio

    As estrangeiras, pra variar, dando show nas brasileiras.

  • Marco Alexander Henning

    Eu acabei de fazer uma viagem com a Delta e me certifiquei do assunto. Emissões da Delta anteriores a 27 de julho estão com franquia de 32kg. Os 23kg são válidos pra quem emitir a partir dessa data. Liguei lá na Delta pra confirmar que a minha franquia era de 32kg e viajei sem problemas…

    • Edson Netto

      Pow, agradeco. Realmente e uma duvida do cao esse tipo de regra.
      Espero q a GOL q opera o primeiro trecho n empaque minha vida.

      • Marco Henning

        Fiz trecho com a Gol também nesse itinerário e não teve problema nenhum. Boa viagem!

        • Edson Netto

          Winnipeg? poww Show de bola Marco.

  • RABUGENTO SFQNS

    A TAP é uma maravilha.
    Assim acreditam os portugueses.

  • Romero Alencar

    Vocês sabem qual a política adotada pela TACV se Cabo Verde? Pergunto porque as tarifas da TAP (que já estavam salgadas) ficaram ainda piores com os preços contados pelas malas. A opção da TACV para ir para Lisboa passando pela ilha de Cabo Verde parece ser uma opção economicamente atrativa…

  • joao

    Queria saber quem ainda voa com a TAP… Aviões ruins, entretenimento ruim, comida ruim, comissários mal humorados, preços nas alturas, aeroporto LIS um caos (filas intermináveis na imigração, check-in, tax free) e agora ainda têm a pachorra de cobrar bagagem numa viagem intercontinental (!)

  • Rafael Chagas

    Prezados,

    Alguém sabe como ficou a regra de bagagem de mão, nos vôos da TAP, com passagem comprada a partir de agosto? Me parece que a regra da Anac impõe 10KG, mas lí em algum lugar (acho que aqui, nos comentários de outro post) que a TAP estava liberando somente 8KG, e complicando a vida de quem tentava embarcar com mais que isso. Obrigado!

  • Fernando miranda

    Mais uma vez pagamos o pato. As cias garantiram que os preços das passagens iam baixar…kkkkkk…e teve gente que acreditou. Kkkkkk

  • Raquel Pricilla

    Alguém pode.me.ajudar… Na Gol usando milhas para Goiânia/Atlanta aparece ida e nunca disponivel a volta.