Primeiro ATR da Azul já está pronto

Leonardo Marques 22 · novembro · 2010

Em julho desse ano, a Azul anunciou a compra de 20 aviões ATR 72-600. Porém, esse modelo de ATR só começará ser entregue no final de 2011. Como a Azul não quer ficar apenas assistindo a Trip dominar sozinha as cidades menores, ela vai começar operar com ATR 72-200 mesmo.

Nesse final de semana, conseguiram fazer uma foto do primeiro ATR já pintado nas cores da Azul na sede da ATR na França. o Avião é o PR-AZR.

Clicando na foto, você pode vê-la maior e ver os créditos da foto.
Foto atr azul

Esse avião tem capacidade para 66/68 passageiros e já deve iniciar seus voos na Azul em janeiro. Os ATRs serão utilizados apenas para ligar cidades menores aos HUBs da Azul. Você não fará voos entre grandes cidades nesses aviões. A Azul optou por utilizar esses aviões em cidades onde os jatos são inviáveis.

Nós ainda não sabemos em que trecho será utilizado esse avião. Mas começo de dezembro já devemos ter essa informação.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • RENATA FERNANDES

    Tomara que eles venham pra Ribeirão Preto-SP.

  • Pergunta: se estes aviões sao fabricados na franca, como eles vem até aqui? ele teria autonomia para atravessar o atlantico?

    • Alex Nascimento

      Embora sejam franceses, isso não significa que eles possam vir diretamente de lá. Acontece que ás vezes são comprados de outras Cias. ou como leasing, enfim, podem vir de algum lugar mais perto. Mas caso venham da França, direto da fábrica, eles vêem em um vôo chamado de translado e faz escalas técnicas com reabastecimento e outras necessidades para seguir viagem até a origem. Abçs. Alex

    • Edton

      Se você procurar no youtube, existem vários vídeos de Airbus, boeings e outros aviões que vêm para TAM e GOL, sem pintura e etc. Como esse já veio pintado, pode ser que ele venha da França, e vá pro Rio de Janeiro e iniciando operação no destino "Rio de Janeiro – Presidente Prudente". Por que ele já está preparado pra voar.

  • Ferbrasilia

    Embora eu quisesse que esse avião fosse pro interior de SP, eu tenho um palpite que ele fica ou em Minas Gerais ou na região sul do país. Nessas duas regiões acho que tem espaço pro ATR.

    • Eduardo

      Tomara que venha para Cascavel-PR. Aqui a coisa tá feia em termos de opções… eheheh. Só Trip e a local Sol (que só faz Cvel-CTBA a um preço exorbitante). Se a Azul fizer Cvel-CTBA a um preço justo, vai conseguir todo o mercado e ainda forçará a queda dos preços pela Trip. Se bem que o grande problema mesmo aqui é o "aeroporto". Mas acho que tem grandes chances deste avião começar a operar Foz do Iguaçu-CTBA, já que já está previsto a implantação da Azul naquela cidade até o Carnaval (Webjet começa agora em dezembro), mesmo sendo o aeroporto de porte mais do que suficiente para os Embraer 190/5.

  • Geralmente fazem o voo até a Africa, DAkar, depois Cabo Verde, depois Noronha e Brasil.

    A Embraer faz esta rota para sua entregas também, no sentido inverso.

    Abraço.

    já voei nestes ATR da America Eagle é um avião de voo tranquilo.

  • Luis Carlos

    Achei feio!

    PRONTO, FALEI

  • Estamos esperando pelo menos 2 aviões destes com voos regulares descendo em Caldas Novas/GO. A demanda é grande e falta apenas esse detalhe (voo regular) para o turismo crescer ainda mais. Estamos no aguardo AZUL!.

  • Davi

    Esses ATR são um perigo… Ultimamente vi várias notícias de incidentes e acidentes onde eles estavam envolvidos.

    • Luis Carlos

      Não..não são um perigo não. E se eu te disser que prefiro pilotar um desses do que um Airbus, você acredita?

      • Edwagner

        Serio? Mas e a tecnologia e equipamentos de um Airbus não contam?

  • Evandro Gomes

    como diria minha irmã "e a coragem" pra viajar num desses… vi aqui em cgr eles abastecendo… literalmente amarram a helice com uma borracha, será que é de pneu de bicicleta? kkkk deu medo só de pensar pq fazem isso ou o que pode ter ocorrido ja! hauahauaha

  • Pingback: Tweets that mention Primeiro ATR da Azul já está pronto -- Topsy.com()

  • RABUGENTO

    Será que a AZUL consegue desbancar a TEAM de Macaé e fazer voos decentes entre Macaé e Campinas?

    Já passou da hora…

  • Alexandre

    A BQB Lineas Aereas está operando POA – MVD e FNS -MVD com esses ATR-500:

    http://www.flybqb.com/BQBWeb/Home

    http://www.aerovirtual.org/forum/index.php?showto

    Já voei duas vezes com eles e foi tranquilo.

  • Juliana Neiva

    Li algo sobre problemas elétricos nos Airbus A319 e A320… Vc sabe algo sobre isso?

    • Luis Carlos

      Pensem: no voo de estréia do Airbus A320 a aeronave caí por defeitos no computador de bordo…

      O problema é que a aeronave ''pensa sozinha''

  • J Esdras

    Àqueles que ainda não voaram com o ATR, fiz um voo de ida Araçatuba- Sampa e volta açatuba, na ida um ATR já em uso ha bastanbte e na volta um ZERO ora de voo, e me senti bem parecia os 190 da Azul, vale pena, o que manda é termos uma manutenção primorosa e altamente qualificada, assim qualquer avião chegará a seu destino.

  • Paulo

    Boa TARDE!1

    TOMARA QUE TENHA NA ROTA DELES A CIDADE DE CAXIAS DO SUL-RS

    • Edton

      Pra mim as possíveis rotas são:

      Vitória da Conquista – Salvador

      Ilhéus – Brasília

      Navegantes – Foz do Iguaçu

      Santarém – Manaus

      Montes Claros – Belo Horizonte

      Caxias – Floripa

      Acho que serão vôos regionais por essa aeronave.

      • Leonardo (Melhores D

        Tirando Ilhéus – Brasília, acho que todas as outras fazem sentido.

        • Edton

          Pra mim, eles irão usar esse trecho direto, pois sempre tem uma parada em Belo Horizonte…

        • Edton

          Além disso, a TRIP, não faz vôo pra lá. Isso pode ajudar no quísito concorrência, pois ela irá disputar diretamente com TAG e GOL

        • Leonardo

          Essa foto aí parce montagem a cauda ta muito esquisita,parece que foi colada em cima da paisagem de outra foto.

          eU APOSTO EM pORTO vELHO mANAUS

          • Edton

            Não é montagem.

        • Cristiano

          Já pensou de começassem a Operar em SP no Campo de Marte?!!?

          Mas as possíveis Rotas eu acho:

          Campinas – Uberaba

          Campinas – Uberlândia

          Campinas – São José do Rio Preto

          Belo Horizonte – Vitória da Conquista – Salvador

          Campinas – Ribeirão Preto

          Curitiba – Foz do Iguaçu

          Recife – Petrolina

          Salvador – Porto Seguro

          Belém – Santarém

          Belém – Marabá

          Santarém – Manaus

          Chapecó – Florianópolis

          Campinas – Juiz de Fora

          Belo Horizonte – Uberaba

          Belo Horizonte – Uberlândia

          Uberlândia – Brasília

          Rio de Janeiro – Campos de Goytacazes

          • Edton

            Sim! Pra mim haverão muitos vôos regionais, para depois um longo percuso. Pra mim os trechos serão esses:

            Ilhéus – Salvador

            Petrolina – Recife

            Brasília – Cuiabá

            Vôos com escala:

            Manaus – Belém – Natal

            Presidente Prudente – Campinas – Ribeirão Preto

            Guarulhos – Campinas – Confins(BH)

            Salvador – Brasília – Campinas – Floripa

            Caxias do Sul – Porto Alegre – Florianopólis

      • Ainda apostaria em Uruguaiana – Porto Alegre. A NHT quase assalta a pessoa com aquelas tarifas.

        • Edton

          Pior que lugares sem concorrência sempre acontece isso, uma dica. Você vai de ônibus até uma cidade onde tem mais de 2 linhas aéreas, aí pega o vôo, sai mais barato que pagar esses preços absurdos.

  • saferskies

    Apenas para informação, a foto é de um ATR da série 300 e não da série 500.

  • Edton

    Claro que amarram hélices em borracha, para amenizar o peso sobre as mesmas. Elas são leves, porém é bem tranquila de viajar.

  • Thales

    Gostei do nome da aeronave. Criativos como sempre…

  • Sérgio Soares

    Tomra que faça a rota Goiania -vitoria da conquista bahia. Ja fiz essa conex de ATR pela TRIP. o problema é que a trip não tem voo de volta pela mesma rota. So de porto seguro a gyn. e é jato nao mais ATR. fica longe para mim.

    • Edton

      Provavelmtente terá. Eu acho que será Goiânia – Brasília – Vitória da Conquista

  • Igor

    Geralmente fazem a rota Toulouse (TLS) Lanzarote (ACE) Praia (RAI) Recife (REC) Confins (CNF) e finalmente Campinas(VCP)!

  • Cláudio Soare

    Divinópolis e o centro-oeste mineiro aguarda ansiosamente um voo para a capital paulista. Quem sabe agora, com esta política de preços da Azul o possível voo teria continuidade, ao contrário da Airminas e da extinta RioSul com seus preços proibitivos…

    Outra idéia boa também para os ATR seria a rota BHZ / Caldas Novas, nós mineiros vamos em peso àquela estância hidrotermal. Com um voo desse poderíamos ir mais ainda!

  • Elizangela

    Estamos prewcisando de uma rota que sai de dourados MS a Navegantes, ai sim uma maravilha.

  • Luiz

    Que pena que aqui na região da Baixada Santista não temos aeroportos, somente porto. Pois caso tivesse a zul poderia colocar o ATR aqui.

    Abraços!!!

  • Samuel

    Feio!!!!!!!!! ele e horrivel!!!!!!!!!!!

  • Beto

    Colegas,

    Fiz a rota Porto Alegre/Rivera/Porto Alegre, pela BQB e o avião é excelente, novíssimo; enfim, é tudo de bom! A estabilidade do avião ATR 72-500 durante a viagem, que por sinal estava muito carregada de nuvens, é firme e o avião age de forma desbravador e firme pelas nuvens, o que naquela oportunidade outros aviões a jato teria balançado com toda a certeza.

    Fiquem tranquilos!

    Abraços.

    Beto.

  • Cláudio Soare

    Sinceramente não entendi o porquê do meu post ser deletado.

    Falar que desejaria que esse avião pousasse em Divinópolis e que também faça a rota BHZ / Caldas Novas está fora do contexto?

    Frustração.

  • Em questão de beleza, os Embraer's dão de 10×0 nos ATR's.
    A Embraer devia começar a pensar em avião no estilo do E-Jet's mesmo, porém menor, para levar menos pessoas.
    Assim,os aviões de companhias de pintura tão colorida (como a Azul), ficariam mais bonitos.

  • Luís Guilherm

    É uma pena que é o PR-AZR, quebra o padrão da Azul (Os AZ eram os E190, e os AY os E195, poderia ser AX para os ATR).

    Talvez eles tentem operar na Pampulha com esse avião, já que é proibido jatos no aeroporto.

  • Janes Teixeira de So

    Jamais a Azul começaria uma rota de ponta, como Manaus x Porto Velho ou de meia como Salvador x Conquista x Goiania pois são rotas de menos densidade e não alimentariam as rotas tronco como as de campinas ou confins q são hubs com diversas conecções, então é mais lucrativa uma rota moc x conf por ex q já tem uns 5 vôos diários da concorrente trip, q não estica para tantos destinos como a Azul, e é esta a concorrente a ser desbancada e a unica forma de crescer e quebrar o duopolio gol-tam.

  • Janes Teixeira de So

    Dependendo do capital aplicado; se for grande a tendencia será a trip sofrer, e até parar de crescer, já quem ainda não sera ameaçada sera a passaredo, pelo menos nos proximos 4 anos, pois faz rotas de meia densidade.

  • julio

    Tomara q comece a voar p Rio branco(ACRE) e CZS pois os voos de la so vivem lotados!!!! Nao consigo entrar nos voos da GOL como stand by pois so andam em lotacao quase maxima!!!

  • lucas

    tomara q venha para Barretos-sp o aeroporto é ótimo tem pista de sobra pra um ATR e imagina o lucro q ia dar nos dias da festa do peao.

  • Pois bem a azul tem a itenção de ligar as pequenas cidades para as metropolis,

    sendo assim um conforto a mais para os moradores de regioes como araraquara,sao bernado,e etc.

    Assim o passageiro que fara uma viagem ao exterior nao precisara pagar taxi ou correr risco de deixar seu carro na rua do aeroporto

  • Fillipe

    IPATINGA JÁ ESTÁ CONFIRMADO,UHUUUU!!!!!!!!!!!

    VALEU AZUL,A TRIP TEM A PASSAGEM MAIS CARA DO MUNDO….

  • Vagner Santos

    Eles ja teem amigo, são os que a passaredo usa para 50 lugares.

  • Thiago

    Rio de Janeiro – PResidente Prudente seria ótimo!! na verdade é meu sonho de consumo!!!

  • Xandão

    Tem que começar um na rota Ribeirão Preto/Campinas, URGENTE, OK.

  • marcos

    ABERTURA IMEDIATA DE PAMPULHA JÁ..

    E COM ESSES NOVISSIMOS AVIOES DA AZUL VOANDO PRO RJ, SP, BSB, VITORIA, BRASILIA…. ANAC.. TOMEM PROVIDENCIA MAIS RAPIDO POSSIVEL. SAO VOCES QUEM MANDAM NO PAIS…

  • cristian

    A Azul adquiriuão são os aviões e sim os onibus que fazem os traslados gratuitamente ateh os aeroportos. Pircicba – campina- rio preto 20 aeronaves atr 72 600 mas até a chegada dele ela arrendou pelo menos duas atr 72 200 para fazer a linha viracopos (campinas) – rio preto e viracopos ribeirao preto e vice versa…interessante da azul n

  • Stephan

    Espero que a AZUL crie as rotas Juiz de Fora-Campinas (JDF-VCP) e Juiz de Fora-Confins (JDF-CNF). O gargalo do aeroporto de Juiz de Fora deve-se ao fato da pista curta, tornando a operação de Airbus ou Boeing inviáveis. Já com ATR o pouso é possível. A demanda aqui está aumentando ano após ano.

  • NELSON-SAO BERNARDO

    voei ontem de sao jose do rio preto para campinas no ATR..foi a 1a. vez num turbo helice e a experiencia foi muito boa, num vou

    super tranquilo…porem o aeroporto de viracopos ontem as 23:00 nao tinha nenhum policial para multar os carros parados nas vagas dos onibus da azul…lamentavel..tiveram de comunicar os infelizes pelo sistema de som., mesmo assim foi dificil localizados, porem foram contemplados com enorme vaia dos usuarios…..POLICIA NO TRANSITO DE VIRACOPOS..

  • Gisele

    Gente, vcs que ja voaram com a azul podem me dizer se os modelos ATR's balançam muito? eu morro de medo de avião, e qdo preciso, procuro voar com aeronaves maiores. Alguém pode me dar mais detalhes? obrigada

  • Claudio

    Eu já voei Gisele de Belo Horizonte a Vioria da Conquista, bom somente a decolagem e aterrissagem ele teve ums balancos brusco mas acho que é normal turbulencia quando faz estes procedimentos.

  • Bruno Dias

    Cláudio, sou Comissário da Gol. Nasci em Divinópolis, sei muito bem a falta de um aeroporto e TPS que necessitamos (vocês) rsrs