Finja surpresa: amanhã não terá greve dos aeronautas

Leonardo Marques 19 · dezembro · 2013

Pode ficar tranquilo, amanhã não terá greve  dos aeronautas. Funcionários e empresas entraram em acordo e sua tão esperada viagem de final de ano terá apenas os problemas de sempre da aviação brasileira. Aliás, a aviação brasileira baterá amanhã o recorde de passageiros transportados em um único dia, aproximadamente 400 mil passageiros. Portanto, tente chegar um pouquinho mais cedo no aeroporto, especialmente se você for embarcar no aeroporto de Brasília, ele passa por uma profunda reforma e você pode se enrolar lá. 

Sobre a greve, todo ano é a mesma coisa:

–  aeronautas e aeroviários ameaçam greve como forma de obter êxito nas suas reivindicações.

– a impressa corre para assustar os passageiros falando que a greve está confirmada.

– os passageiros se descabelam pensando como farão a sua tão esperada viagem de fim de ano.

– empresas e funcionários chegam a um acordo e não tem greve.

Agora você já sabe o motivo de o Melhores Destinos não fazer posts com essas ameaças de greve. Elas fazem parte do jogo dessas negociações e quando acontecem causam um transtorno imenso e prejuízos enormes. Por isso, quase sempre fecham um acordo e evitam.

Veja aqui o que pleiteiam os aeronautas.

Veja o comunicado do Sindicato Nacional dos Aeronautas

Os aeronautas, categoria composta por pilotos, copilotos e comissários de voo, decidiram aceitar as propostas das companhias aéreas, encerraram o estado de greve e cancelaram a paralisação do setor, que estava prevista para iniciar nesta sexta-feira (20/12). A decisão foi tomada em Assembleia realizada hoje, 19, em cinco bases do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.

Depois de várias negociações entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), os tripulantes aceitaram reajuste salarial de 5,6% e diversos itens sociais para melhores condições de trabalho, como estabelecimento de piso salarial para copiloto e comandante; previsão de vale alimentação para quem recebe salário líquido até R$ 3.248,01; melhores condições de escala para as tripulantes num prazo de seis meses após o retorno da Licença Maternidade; passe livre (permite que os aeronautas da aviação regular utilizem voos domésticos das empresas congêneres).

Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Marcelo Ceriotti, “em respeito aos usuários do transporte aéreo e pela fragilidade do sistema da aviação brasileira, decidimos cancelar a paralisação, mas vamos continuar nossa busca por melhores condições de trabalho e para o setor. Buscaremos junto ao governo um trabalho conjunto para implementação de melhorias sustentáveis para o sistema de aviação nacional”.

Publicado por

Leonardo Marques

Diretor do Melhores Destinos

  • O "Melhores Destinos" é exemplo de experiência no segmento de notícias do mundo de viagens e turismo, por isso só veicula notícias confiáveis e viáveis. Venho aqui e nunca perco tempo. Parabéns.
    Que 2014 venha com muitas legítimas surpresas.

  • Parabéns a toda equipe dos Melhores Destinos pelo trabalho visivelmente ético e com seriedade e bom senso.

  • Dênis Colli

    O aeroporto de VIX também está um caos!

    • Alexandre

      Cara, tô muito preocupado com isso, saindo da Bahia hoje a noite para pegar um voo para GRU de VIX
      amanhã 14:40 e de GRU para Toronto.. Um medo danado de não pegar ou ser cancelado esse voo para GRU porque não comprei conjugado a parte internacional. Pelo que ouvi, Vitória está debaixo d´água e alguns voos estão sendo cancelado.. Torcendo para que consiga chegar lá pela manhã e tentar desenrolar um plano B para o caso de atraso e/ou cancelamento..:(

      • Dênis Colli

        Cara hj estava um terror, meu voo atrasou 1:30. Estava rezando para não cancelarem tbm.
        Chegue com antecedencia para check-in.
        Vc tem um trecho internacional separado, espero que tenha pelo menos 3horas de conexao ate o voo, porque em atrasos superiores a 60minutos a cia é responsavel por gastos que vc tenha, exceto por fenômenos naturais.
        Eu recomendaria vc checar a taxa de ocupacao do voo, simulando uma compra, indo ate a parte de marcar o assento, no seu voo e em um voo anterior. Se conseguir antecipar o voo melhor ainda.
        Abs

        • Pô cara obrigado aí pelas dicas… Na verdade vou chegar bem cedo em Vitória, pelo menos é o que espero, por volta das 9:00 – pelo horário da gol chego em GRU por volta de 17:00 e meu voo para Toronto é 22:30… Vou fazer isso que vc disse agora… Valeu aí..

  • Comissário de bordo

    Não reduzam a luta dos aeronautas a "algum aumento no salário" e com esse deboche, meus caros. Nós estamos lutando por uma causa nossa que também é a de vocês. Não se esqueçam: quando confiam suas vidas a uma tripulação, a preocupação dos passageiros precisa ir além do serviço de bordo. Seus pilotos e comissários estão descansados e preparados para lidar com uma situação de emergência? Ou será que estão sendo tão explorados e pisoteados pelas cias. aéreas que não vão ser capazes de responder como esperado a uma situação que exige resposta rápida e correta? Pensem fora da caixinha, além do plano das promoções mirabolantes e das barras de cereais, por favor.

    • Apesar de você não ter coragem de assinar, eu vou te responder. Não houve deboche algum, acho justíssimo o pleito de vocês, aliás, acho que o aumento foi muito menor do que deveria ser. Jamais houve quase intenção de desmerecer o trabalho ou a demanda.
      Nossa crítica é exclusivamente em relação a forma como imprensa trata o tema. Exclusivamente!

      • Comissário de bordo

        Nós não assinamos pelo simples fato de as empresas perseguirem os aeronautas que expõem opiniões como a minha nas redes.

    • Editei a parte onde falava do aumento de salário para deixar mais claro.

  • Rosana

    Quem sabe Papai Noel existe e vai trazer para os brasileiros: aeroportos decentes, companhias aéreas sérias e confiáveis, aviões confortáveis…Quem sabe!!!

    • Papai noel usa treno e desceem qualquer telhado ta pouco se fuden….. para aeroporto.

  • Aeroviário

    eço (lembrando que o índice da
    BOA NOITE. Sobre a (ameaça de) Greve "natalina", gostaria de esclarecer um ponto: NÃO FORAM os Aeroviários/Aeronautas que escolheram essa época "apenas para lhes prejudicar" (como alguns pregam e outros acreditam)… Dezembro é a Data-Base da categoria, época da última reunião do dissídio coletivo (como a dos Bancários é em Setembro, e a dos Metalúrgicos em Junho, por exemplo). Por LEI, não pode haver greve ANTES de esgotadas as negociações (que encerrariam oficiamente agora em fins de Dezembro, devido à Data-Base), e NÃO PODE ser depois, porque o "Acordo Coletivo" deve(ria) ser assinado antes do fim do ano. Lembrando que as negociações começam três meses antes, em Setembro, e desde o início as empresas estavam irredutíveis quanto ao aumento, apesar dos lucros do setor em 2013 e a previsão de quase duplicá-los em 2014.

  • Fabrício Barboza

    Pessoal, já aconteceu o acordo:
    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-1

  • Daniela

    Bando de coxinhas.
    Pensar no que esse bando de coitado passa, ninguém quer.
    Dar chilique e se vangloriar que isso não é uma notícia é tiro certo.
    Seria muito mais importante e empoderador fazer um post explicando o motivo da greve e indo a fundo nas questões de exploração, mas não, vamos diminuir mais ainda a categoria.

  • Alisson

    Por isso que ainda visito o MD diariamente: responsabilidade e transparência. Obrigado pelos posts, são todos excepcionais.

  • Guilherme

    Não gosto desse lado "complexo de vira-latas" do MD. No mais, excelente site.

    • Fiquei curioso e resolvi descobrir o que seria o tal "complexo de vira-latas".
      Depois fiquei irritantemente de boca aberta ao observar que você teve a petulância de dizer que o MD teria uma espécie de complexo de inferioridade.
      Ora, no mínimo você não acompanha o site ou, se acompanha, tem sérios problemas de interpretação de texto.
      É notório no MD a imparcialidade com que relata as coisas não tendendo para empresas ou, no máximo e, se necessário, tendendo para nós usuários. Seus artigos fazem frente a empresas e governos, indistintamente, seja para criticar, elogiar ou propor.
      Logo, como você mesmo disse, é um excelente site e, de forma alguma enxergo nele qualquer tipo de problemas com inferioridade.
      E que fique claro, não tenho a mínima pretensão de defender o MD, até porque ele não precisa.
      Resolvi escrever por simples indignação de tamanho despropósito.