Leitores questionam fim dos lanches gratuitos na GOL. Empresa nega

Denis Carvalho 03/04/2012 às 12:12h 872

A GOL sempre foi conhecida por seu serviço de bordo simples, com bebidas, amendoins e snacks e as famosas barrinhas de cereal. Há algum tempo, contudo, temos recebido vários relatos de leitores que voaram com a companhia dizendo que os alimentos não foram oferecidos – apenas o serviço de bordo pago.

“Nesta sexta voltei de Montevidéu pela GOL e fui surpreendido no trecho doméstico de Porto Alegre a Belo Horizonte onde nos deram cardápios e só serviram lanche para quem comprou. Acabou o serviço de bordo da Gol? Agora ela está como a WebJet?”, questiona o leitor Fábio Vilela.

Além dos diversos casos de leitores, dois integrantes da equipe do Melhores Destinos observaram a ausência do serviço de bordo gratuito nas rotas de São Paulo (Congonhas) a Florianópolis e a Brasília. Os funcionários passaram apenas vendendo os lanches e disseram que o serviço gratuito seria trazido em seguida, o que acabou não ocorrendo. Nem água foi servido aos passageiros em um voo tranquilo e sem turbulências.

Segundo os relatos, o problema estaria ocorrendo apenas em voos onde há o serviço de bordo pago, já que nos demais o serviço gratuito continuaria sendo servido sem interrupção.

Questionada pelo Melhores Destinos, a GOL negou o fim dos lanches gratuitos em seus voos com lanches pagos. Segundo ela, o serviço de bordo é baseado em produtos “pre-packed” (snaks salgados e doces, amendoins, pão de mel, refrigerantes, sucos e água). Os produtos são escolhidos de acordo com o horário e o tempo de voo.

A empresa informou ainda que atualmente disponibiliza serviço de venda a bordo em cerca de 84 voos domésticos. “Ele permite ao cliente adquirir a bordo produtos variados e de qualidade, com marcas reconhecidas no mercado brasileiro. Nesses voos, o serviço de bordo padrão continua sendo oferecido gratuitamente e mesmo os passageiros que optam por comprar lanches têm direito ao serviço de bordo gratuito oferecido a todos”, garantiu a companhia. O cardápio completo do “buy on board” está disponível no site http://www.voegol.com.br na página “informações úteis / Serviço de venda a bordo”.

A GOL, no entanto, não ofereceu nenhuma explicação com relação aos casos relatados pelos leitores e colaboradores do Melhores Destinos. Será que a tendência da empresa é mesmo adotar o padrão da Webjet e oferecer apenas serviços pagos em seus voos?

E você? Já teve problemas semelhantes com o serviço de bordo da GOL? Deixe seu relato nos comentários abaixo!

 

  • Irina Yamashita

    Acabei de passar o fim de semana em Salvador e tanto no vôo Galeão – SSA como SSA – Galeão só existiu o serviço pago!

    Não sou contra esse tipo de serviço, se no final isso for traduzido em preços mais baratos. O que é estranho é a negativa da empresa!

  • Vicente M. Neto

    É verdade sim, os últimos dois vôos que eu fiz de Gol não serviram NADA, nem água se quer. Serviram apenas para quem comprou o lanche!

    O que já era ruim ficou péssimo agora! Gol agora só em último caso mesmo.

  • Karine

    Vou voar pela Gol no sábado, espero que essa escassez de lanche seja erro operacional.

  • 007

    POA-GALEÃO e GALEÃO-POA também

  • Luana Mendonç

    Será que os comissários não recebem comissão e deixaram de servir o serviço gratuito por esse motivo, sem o conhecimento da companhia? Não duvido!

  • http://@instagrame Elrimar Saraiva

    No meu voo de Porto Alegre até Brasília só disponibilizaram os lanches PAGOS! De Brasília até Boa Vista eles deram os lanches gratuitos. Creio que com o tempo em todos os voos serão somente pagos!

  • http://about.me/thiagovnc Thiago Leite

    Aconteceu comigo também! Voltando de Porto Alegre para Recife fiz uma conexão no RJ e durante esse trecho só tinha acesso a lanche através do cardápio pago. Pior, só aceita pagamento em dinheiro, coisa que nunca levo no bolso quando vou viajar, sacando apenas quando desço do avião no destino.

    Foi triste!

  • Juliano

    O que justificaram, em um voo que fiz de CGH a BSB, é que "não deu tempo" de servir o lanche habitual, pois os pedidos e a entrega dos lanches pagos tomou todo o tempo disponível para o serviço de bordo. Creio que a empresa, se queria expandir o serviço com os lanches pagos à parte, deveria estar preparada para poder oferecer os dois tipos de lanche ou ser honesta e divulgar no site da empresa quais os trechos em que não haverá mais o lanche "gratuito" (aspas, pois o valor desse lanche está embutido no preço das passagens, de gratuito não tem nada).

    • Guilherme Ortale

      Fica tranquilo, ela está se preparando para melhorar o serviço, vai diminuir de 4 para 3 atendentes nos 737-700 !!!

  • Cassiano Leal

    Voei neste fim-de-semana POA-CGO e CGO-POA pela Gol.

    Em ambos os voos, o serviço pago foi o único oferecido. Não houve sequer menção ao lanche gratuito.

    Quanto à água, esta foi oferecida sem custo quando solicitada.

    No voo CGO-POA, o aeroporto de POA estava fechado. Por este motivo, voltamos a Campinas para reabastecimento e depois novamente a POA. Nestes dois trechos não-programados, foi oferecido lanche gratuito: sucos e refrigerantes, e um saquinho de biscoitos salgados.

    Acho interessante a companhia negar o fato, quando vários clientes podem testemunhar contra.

  • Camil

    Viajei de Gol no início do ano, horário de almoço, e se quiséssemos comer, tínhamos que comprar. Quem não comprasse que ficasse com fome. O consumidor já paga caro pra viajar, o lanche já não era lá essas coisas. Agora, piorou de vez.

  • José Maria Ne

    Sexta Feira fiz o trecho Recife Fortaleza pela Gol e o serviço de bordo foi o gratuito e não a opção do Buy on Board, já no trecho de volta Fortaleza Recifd ontem a noite só foi oferecido o serviço Buy on Board. Antes de saber que só teria o serviço pago eu pedi um copo d'água e fui infornado pela comissária só teria o serviço Buy on Board.

    • Guilherme Ortale

      É o fim da picada agora as pessoas passarem até sede nos vôos, que isso. E não dá pra levar também consigo por causa dos terrorista. Danou-se !

  • André

    Eu já tive! fui de São Luís até São Paulo, com uma conexão em Brasília. Minha surpresa foi exatamente essa… serviram um micro lanche no primeiro trecho. ao trocar de avião, recebi o cardápio do lanche pago, e não teve nenhum serviço gratuito no vôo BSB – GRU.

    eles negam um fato??

    • Marcos Loureiro

      Nem água nos ofereceram!!

  • Eduardo Bruno

    Passei pela mesma situação em um vôo Manaus – São Paulo, depois da conexão em Brasília só o serviço pago foi oferecido. Apenas água foi distribuída de graça.

  • Fer

    No voo do Rio para Goiânia e Goiânia Rio também nao estAo servindo mais nada. Nem água

  • Fábio

    Não vejo mal nenhum nas empresas não oferecer serviço de bordo gratuito. Isso é comum nas empresas low-cost. Maaaaaas, quando se compra um ticket de uma empresa low-cost, você paga mais barato justamente sabendo disso. Agora, pagar preço normal de passagem (ainda mais no Brasil, que é tudo caro) e ainda ter de comprar serviço?

  • Rodrigo

    É mentira!!

    Voltei de SSA sábado (31/03) com destino a SP e somente tinha o serviço de bordo pago para a minha supresa.

    E como não estava acostumado com esse tipo de servico, não estava com dinheiro em especie tambiém.

    Resumindo, fiz uma viagem de praticamente 3 horas sem tomar uma água ou comer algo, por que só tinha cartão de debito!!

  • http://porquenaodizem.blogspot.com/ Demerval Jr

    É mentira da Gol, ao menos no meu último vôo com ela, em outubro do ano passado (Guarulhos/Goiânia). Forçaram a barra para vender o lanche, manipulavam alimentos e dinheiro ao mesmo tempo, demoraram o dobro do tempo habitual serindo aquelas baboseiras caríssimas para poucas pessoas que se dispuseram a pagar. E… nada de lanche "grátis" (na verdade, o preço da passagem mais que paga isso). A partir desse episódio, não quis mais brincar de voar com ela. Enfim, do meu ponto de vista, a empresa marcou gol contra.

  • SANDRA

    A queda na qualidade dos lanches é notória, até mesmo a TAM que possui as tarifas mais caras está com lanches semelhantes ao da GOL e se o voo forem para trechos "nao nobres" como determinadas cidades do nordeste em que nao temos opções, nem concorrência é que a coisa esta feia…

  • Bruno

    Vou voar RIO-JOÃO PESSOA quinta-feira e vou prestar atenção nisso, daí volto e conto aqui!

  • Lais

    No meu vôo de SSA-GIG e GIG-SSA.

    Só teve serviço de bordo pago.

    A única coisa que foi servida gratuitamente foi ÁGUA!

    Na volta uma Senhora, que foi pega de surpresa,

    e manifestou sua insatisfação, foi orientada pela comissária de bordo a reclamar no site.

  • André

    Estranhei tal atitude também! Voei Belém – São Paulo pela GOL, vôo de 3:30h, não ofereceram nada somente cardápio para venda de alimentos bebidas.

  • Kassiane

    Viajei ontem de manhã CWB-POA e teve lanche gratuito (torradinha com polenguinho e bebida).

    Meu namorado é de Curitiba (viajamos uma vez por mês pelo menos) e até hoje apenas uma vez (pela Webjet qdo era da CVC) não recebi lanche gratuito, mas teve bebida.

  • Wanessa

    Viajo todos os fnais de semana pela Gol de Porto Alegre para Rio de Janeiro e vice-versa. O que vem acontecendo é que em um trecho eles cobram pelos lanches e em outros não. Acho um absurdo cobrarem na medida em que as tarifas continuam as mesmas.

  • Marcelo Neves

    É verdade. Sexta-feira retrasada voei pela Gol Linha Aéreas "Inteligentes" (até demais) para a Bahia e não foi servido nada, nem sequer água (que dizem que não se deve negar para ninguém). Mas o serviço de vendas não deixou de acontecer. As crianças, principalmente, ficam constrangidas quanto a este fato, pois elas sempre esperam pelo lanchinho. Caos da Gol mesmo. Agora, viajar por esta companhia, só em último caso. E viva a economia!!!

  • Marcos Loureiro

    Passei pela mesma situação vindo de GRU para Brasília a cerca de 10 dias. Somente o serviço de bordo pago foi oferecido. O "BOB" acaba fazendo os passageiros de Bobo! Pagamos uma tarifa cara, para um péssimo serviço e tendo que aguentar funcionários mal humorados e apressados para acabar o serviço. Enfim, o que podemos esperar de uma empresa como a GOL? Absolutamente, nada!

    • Guilherme Ortale

      Pois é, interessante é que aparentemente todos os comissários ficam sem graça ao oferecer o serviço pago. Até eles acham isso esquisito.

  • http://www.claudius.com.br Claudio Miranda

    Viajei de Brasilia – Cuiaba – Brasila em 30/03 e 02/04, apenas alimento pago. Gratuito só a água do banheiro.

  • Guilherme Ortale

    Em fevereiro viajei pela "Varig" e tinha o serviço pago, que aliás, devia incentivar o passageiro a comprar, mas ao invés disso, custa cerca de R$ 25,00 uma lata de coca e um misto quente, caro até para os padrões das lanchonetes de guarulhos.

    Nesse vôo foi servido água e suco de manga grátis e só.

    Pelo jeito nem a água e o suco insosso tá vindo mais. Ryan Air brasileira.

  • Igor – Poa

    Em janeiro nos trechos CWB-GIG e GIG-POA já serviram apenas suco de laranja e muito ruim por sinal.Sanduíches e refrigerante só para compra.Não é de hoje que isso acontece, faz tempo, em alguns vôos que nem imagino como eles escolhem para não ter serviço de bordo.

  • Roberson

    Fiz um bate-volta no trecho CNF-BSB-CNF neste fim de semana. Tanto no sábado quanto no domingo o lanche foi servido. Apenas observei nos bolsões a presença do cardádio.

    Neste fim de semana vou a Manaus, com conexão em GRU. Espero que o lanche não seja pago, afinal, a segunda etapa do voo é de 3h.

  • CESAR CORREA

    FIZ POA-RIO NO DOMINGO E SO´OFERECERAM O PAGO,CAFE´ZINHO A r$3,00.

  • Eduardo Favila

    Vocês realmente ligam para esse lanche?

    Eu nunca como. Guardo na mochila e dou para alguém.

    Eu pago pelo serviço de transporte, não pela comida.

    Só acho essencial água.

    Sábado fiz Belém-Marabá-Brasília-Belo Horizonte e ganhei os snacks em todos os trechos. Domingo fiz BH Guarulhos e ganhei também.

    Parece que a Gol está mal das pernas e isso pode ser uma forma de conter custos. Algo, a meu ver, normal e aceitável.

  • Eduardo Ricardo

    Peguei o voo Rj para Maceió e só foi oferecido o lanche pago, nada a mais.

    Não seria melhor a empresa cobrar R$ 15 a mais por trecho e oferecer lanche o todos?!

  • Rosemari

    Estou com passagem comprada e paga prá viajar pela Gol, espero receber pelo menos um suco prá não chegar morrendo de sede no destino!!!

  • http://www.viniciuswebdesigner.com.br Vinicius – POA

    Fui de Porto Alegre para o Rio de Janeiro e na ida só teve o pago, mas eu e minha esposa pedimos água duas vezes e eles trouxeram sem cobrar.

    Mas na volta, o voo era internacional, ia para Rosário na Argentina, quando entramos no avião no Rio, uma mulher reclamou muito com os comissários dizendo que quando ela tinha ido para o Rio nem água deram, e ela reclamou muito. Ela pediu suco para as crianças dela, e os comissãrios serviram para ela, mas ai eu fiquei observando e os comissários ficaram falando mal dela (eu estava na poltrona 3, bem próximo da cabine), falta de profissionalismo, pois devemos tratar bem nossos clientes. Uma pena ;(

  • Ricardo

    Viajei RJ-DF nesse final de semana pela GOL e aconteceua mesma coisa . Perguntei a comissária o porque de não servirem mias os amendoins?

    A repsosta foi a seguinte. Nos voos com menos de 1 hora (Ex: RJ-SP) eles servem os amendoins, pois não tem tempo suficiente de passar o cardápio e depois fazer os sanduiches. Sendo assim, quem voar para DF (1:30) que foi o meu caso, não recebe nada. E a água tem que pedir pois eles também não oferecem.

    Creio que nos voos domestivos mais longos eles devam servir alguma coisa não paga.

    • Rodrigo

      Fiz GIG-Natal neste fim de semana e na ida tbm só serviram lanches pagos, nem as bebidas eram de graça. Na volta, já teve novamente os snacks e bebidas sem cobrança.

  • Celso

    Voo 1875 – BSB-REC – 02/04/12

    Apenas a agua era servida gratuitamente.

    Refri em lata ou suco: R$5,00

    Qualquer sanduiche: R$12,00

    Mentiras da Gol: não tem preço

    • Barbara Fidelis

      Concordo plenamente, mentiras da gol não tem preço.

  • Renato

    Viajei com a Gol há 02 semanas de Brasília para o Rio de Janeiro e em nenhum dos dois voos foram servidos o serviço de bordo gratuito. Apenas o pago. Triste é uma empresa grande como essa ficar desmentindo o acontecido e vivido por muitos passageiros e atribuindo aos mesmos o padrão de mentirosos

  • Benicio

    Fiz um vôo brasilia salvador mes passado e só teve o serviço pago. Gratis apenas agua. A empresa negar é um absurdo !

  • Vanessa Lippelt

    Recentemente, voei de GOL o trecho CGH/BSB/CGH. Apenas foi servido o lanche pago, nos dois trechos!

    Cobram pelo lanche mas o preço da passagem só continua aumentando???

  • Eduardo Favila

    Embora se critique a Gol, as promoções dela andam insuperáveis.

    A TAM caiu muito nesse quesito, ademais nos outros ela não é muito superior à Gol, ainda que seja mais cara.

    Se a Gol quebrar, não será bom para ninguém uma vez que a TAM vai monopolizar o mercado.

  • Caroline Thomazi

    Não vejo problemas em não servir nada de graça, afinal pagamos na maioria das vezes um preço que justificaria essa ausência. Mas não servir nem água, seria no mínimo desumano, pra não dizer, completamente abusivo se a questão é relacionar o benefício ao preço baixo que pagamos. Mas de qualquer forma, pior é a Gol ter a cara de pau de afimar que nada disso está acontecendo ao invés de falar de uma vez que está cortando esses serviços. Fale a verdade pro consumidor e não fique dando desculpas esfarrapadas e praticamente chamando os passageiros de "loucos".

  • Décio Tkacz

    Quem vai voar Gol para Miami? Refeições com preço em dolar! Brinaceira, eu sei que vão oferecer refeições, mas tendo em vista o histórico…

  • Rodrigo

    Viajei de São Paulo x Foz do Iguaçu e na outra semana São Paulo x Natal, infelizmente ocorreu comigo no primeiro trecho de cada viagem.

  • Igor – Poa

    Acredito que a GOL está mal sim das pernas, adquiriu a Webjet cheia de dívidas e ontem demitiu quase 200 funcionários.Espero que tenham demitido os mais incompetentes.Que tratam a gente feito cachorro pelo telefone e no aeroporto.

    Mas pelo vi foram apenas comissários.

  • Luciana Souza Reino

    É verdade. Isso aconteceu comigo em 24/03 no trecho Brasília/CampoGrande. Nem água, nem nada gratuito. Nem mta educação dos comissários tbm.

  • Sergio

    No voo da GOL de Recife para Guarulhos, no último domingo também não houve serviço de bordo gratuito.

  • Igor – Poa

    Sim, tem muita gente anti-profissional na GOL, já tive experiências péssimas com eles.

  • RICLE OLIVEIRA

    Imaginem fazer um voo entre GRU e FOR e nao ter servico de bordo…foi assim na ultima semana de Marco, quando retornei para casa. Realmente somente serviram o que o cardapio oferecia de forma paga. Horrivel. Detalhe, a ida tambem foi assim. Gastem suas milhas smiles, a GOL vai quebrar.

  • http://twitter.com/instagrame Elrimar Saraiva

    Esse serviço pago deve ser em apenas em trechos mais utilizados. Tenho quase certeza que os comissários ganham comissão, pois eles tem metas de vendas em cada voo.

  • Rodrigo

    Por enquanto, kkkk, daqui a pouco vão querer colocar sistema de moeda na torneira do banheiro, vc coloca 1 real para 30 seg. de água, rs!

    • Rodrigo

      Droga, dei a idéia!!!!

  • http://ruancarlos.com.br Ruan Carlos

    2 então, pego um voo na quinta (12).

  • Barbara Fidelis

    Eu também voei do Rio pra Salvador e não foi oferecido nenhum serviço de bordo a não ser o pago. Muito estranho a empresa negar, já que não são fatos isolados, são vários relatos.

  • Rodrigo

    Daqui a pouco vão estar vendendo bilhete de loteria e cigarros, como a Ryanair, rs.

  • Eduardo

    CGO é Zhengzhou (China) :D

  • João

    Entre Campo Grande e Congonhas e Campo Grande e Guarulhos foi oferecido somente o serviço pago, em nenhum instante foi dito que haveria o serviço gratuito.

    Já na nos vôos de Navegantes e Congonhas e Navegantes e Guarulhos o serviço gratuito foi servido normalmente, acredito que pelo fato do vôo ter apenas quarenta minutos.

  • Rodrigo

    Que isso, aquele "lanche" e bebida que dão custa a Gol no máximo 3,00 reais por passageiro.

  • Caio

    Viajei para Foz no começo de fevereiro e só foi oferecido os lanches pagos.

  • Jonas

    o povo reclamão!

    A água é dada como cortesia!

    Só pedir pra um comissário quando o trolley de vendas é passado, eles dão DE GRAÇA E DE BOA.

    Ao viajar de buzão vocês não levam lanchinho?? Se acostume, é a tendencia no Brasil, já é assim na Europa. A Tam nem repasse mais faz em voos acima de 1:30hr, a Gol, quando há standart ela faz o repasse.

  • Fernando Dauwe

    Fiz o trecho GRU – Recife semana passada, e só houve o serviço pago. Questionei à chefe de cabine se não haveria nada gratuito, e ela foi categórica: "Não senhor, apenas o serviço pago." Resultado: tive que comprar uma água. Ah, e não foi por falta de tempo, pois foi um vôo de 3 horas de duração, não lotado, e poucos passageiros pediram o serviço pago, de forma que a tripulação ficou ociosa na maior parte do vôo. Mentira da Gol, portanto.

  • Ashabty

    Vou fazer RIO X CWG quinta feira agora e comento com vocês os lanches.

    Mas eu tenho quase certeza que a GOL quebra em 2 anos no máximo, vai tomar o mesmo destino da Varig, ja tão mandando tripulante embora, escondendo lanche dos passageiros… daqui a poco fecha as portas do nada sem pagar ninguem.

    Olho neles, do jeito que tá a Azul jaja toma o lugar deles se baixarem os preços é óbvio e tem a avianca subindo ae também.

    Acho que a gol vai dar calote e vai quebrar geral em breve.

  • Marcos

    Em fevereiro fui à Buenos Aires e em março à Curitiba. Em ambos vôos (já que apenas minha ida à Curitiba foi sem escala) experimentei as várias situações, trechos apenas com serviço pago, apenas com gratuito e com ambas opções, mas graças a falta de habilidade das comissárias, o gratuito foi servido umas duas horas depois da decolagem.

    Fora que não dispõem das opções do cardápio, nunca teve suco e não havia todos os sanduíches (que nem em sonho pareciam com as fotos apresentadas).

  • http://www.sepluganomundo.com.br Cidilan (@Sepluganom

    Olá,

    Tudo bem?

    Viajei recentemente com a Gol, e vi apenas serviço de bordo pago. A tedência é essa a venda de alimentos, e a exclusão do serviço de bordo gratis. Fiz os trechos SSA-GRU-FOZ / FOZ-GIG-SSA e em momento algum serviram algo. Salvo o momento, em que fui no fundo do avião e pedi água. Precinto que, se continuar assim, os passageiros vão começar a levar os seus próprios snacks de casa.

  • Thomas H

    Nossa, vou morrer se ficar sem comer amendoim e bolacha no voo…

  • Renato Fraga

    Na última semana, fiz três trechos pela Gol. No voo RJ-Goiânia, foram servidos snacks salgados e doces, além das bebidas. Já entre Goiânia e Brasília, nada foi servido ( e nem era preciso, em razão do curto tempo no ar). Por fim, entre Brasília e RJ novamente foram servidos snacks salgados e doces e as bebidas. Tudo gratuito. Em nenhum destes trechos foi oferecido lanche pago.

  • Gabriel Brigante

    Também voei recentemente com a GOL fazendo GRU-FOR /FOR-GRU e só serviram o lanche pago e a preços exorbitantes. Além de ser o cúmulo deixar os passageiros durantes 3 horas de voo sem sequer uma água ou amendoim, a GOL podia pelo menos ser mais honesta nos valores, pois cobrar R$5 reais por um suco ou refrigerante e R$20 reais num combo de misto-frio meia boca é sacanagem com os passageiros.

  • http://www.viagenseandancas.com.br Camila Guerra

    É impressionante como esse tipo de coisa acontece e ninguém faz nada.

    Se o lanche é ruim ou não, não importa. O que é ridículo é a postura da Gol. Parece que quer fazer todos de bobo se fingindo de desentendida.

    S diz que oferece lanche, tem que dar e pronto. Se resolver não oferecer mais, precisa oficializar isso e dar desconto na passagem. Mesmo que o desconto seja pequeno, demonstraria pelo menos um pouco de respeito pelo consumidor.

    Ponto perdido!

  • Heron

    Cobraram da minha filha de 11 anos que viajava sozinha de POA – Fpolis.

    Pagou refrigerante

  • Priscila

    Fiz o trecho Fortaleza-Galeão no sábado 31/3 e também só houve o lanche pago, ofereceram apenas a água gratuitamente. Uma semana antes no trecho Galeão-São Luís-Fortaleza o lanche foi serviço gratuitamente.

  • Vanessa

    Esse fim de semana voei SSA-GRU e aconteceu exatamente isso, ofereceram apenas o serviço pago. Quando perguntei sobre o outro serviço uma comissária me informou que não seria mais oferecido o lanche gratuito nos voos em que houvesse o serviço pago. Seria oferecido apenas água a quem pedisse. Nos voos curtos o lanchinho seria mantido.

  • Jorge Farias

    Também passei por isso no vô do dia 02 de fevereiro de Salvador X Guarulhos-SP e na volta 10 de fevereiro de Guarulho-SP x Salvador.

    Só serviços pagos…. comparando o preço da passagem + a taxa de embarque, Não custa nada servir algo agradavel para o passageiro… voei pela Qatar Airways e o serviço nem se compara… oferecer amendoim e água para o passageeiro chega a ser uma piada! Toma vergonha GOL.

  • Natalia

    Viajei de Brasília ao Rio de Janeiro esse fim de semana, ida em 29/03 e volta em 02/04, e fui surpreendida com o anúncio de que haveria o serviço do Buy on Board. Ninguém mencionou a opção de lanche gratuito, sequer foi oferecido água aos passageiros. Na ida, havia apenas um carrinho para atender todos, e a opção de pagamento com cartão. Eu estava na poltrona número 23 e, antes mesmo do carrinho chegar à metade da aeronave, o comandante anunciou que seria iniciado o procedimento de pouso. Ou seja, os passageiros no fim da aeronave não tiveram opção alguma, nem de pedir água. Já no vôo de volta, usaram dois carrinhos e só foi permitido o pagamento em moeda. Contudo, todos os itens do cardápio são de valor superior a 5 reais, inclusive o capuccino que pedi, com menos de 100 ML do produto. O problema que vejo nessa nova política da Gol não é o anseio por diminuir os custos, mas sim por lucrar abusivamente, já que não há nenhuma opção de lanches/bebidas gratuitas (em relação à água, em nenhum momento esta foi oferecida), estando o passageiro obrigado, caso não queira sentir fome ou sede, a adquirir os produtos ofertados.

  • Wilson Júnior

    Voei no dia 31/03 pela Gol no trecho Brasília – São Paulo(Congonhas) e apenas o serviço pago foi oferecido aos passageiros, até estranhei na hora pois não sabia que a Gol também tinha herdado a idéia da Webjet.

  • Marcos Reis

    Pura verdade! Voei de Guarulhos/Recife e a GOL não serviu nada de forma GRATUÍTA, apenas vendeu seu serviço de bordo, inclusive com algumas limitações, de que muitos dos produtos oferecidos no cardápio não estavam disponiveis. Na volta de Natal para o Galeão a mesma coisa, nada de forma gratuita foi servido, apenas o serviço pago estava disponivel.

  • http://www.josecastelo.com José Castelo

    Eu estou indo para São Luis-Fernando de Noronha. Assim: São Luis-Fortaleza depois Fortaleza-Recife e Recife-Noronha. São todos voo de 1h. Pelo que to vendo na maioria estes voos as pessoas estão passando fome e sede.

    Vou levar meu lanchinho. Banana, biscoito, água mineral e outras coisas mais.

    É o jeito.

  • Renata

    Voei dia 22/03 de Porto Alegre para o RJ e foi oferecido o serviço de venda de lanches a bordo. No mesmo dia, meu namorado voou de Manaus para Brasília e foi servido lanche normalmente e de Brasília para RJ foi oferecido o serviço de compra de lanches.

    Voamos dia 25/03 do RJ para Manaus e foi oferecido amendoim e rosquinha normalmente.

    Acredito que a tendência seja a de venda de lanches (caros) nos voos da GOL

  • Angélica

    Viajei a POA no último dia 23. Os dois trechos (BSB-POA e POA-BSB) foram com o lanchinho gratuito. E na ida teve escala em Curitiba – recebi o lanche no trecho até Curitiba e no de Curitiba-POA.

    Não dá pra entender…

  • Diogo Rocha

    Viajei pela última vez em março e tudo foi servido corretamente, porém já ouvi casos que não serviram absolutamente nada e passaram esse cardápio. Pois bem, mais um motivo pra eu largar mão de vez da gol, só compro dessa empresinha patética quando fazem promoção (nisso, ainda, tenho que dar o braço a torcer, são imbatíveis nas promoções) ou pra torrar o restante de milhas mesmo…

  • Marcos Reis

    Sinceramente, não vejo o serviço de bordo como um item de grande ou pequena economia para uma cia aérea… Se a gente analisar o lanche que a GOL até então vinha servindo de forma gratuíta (um biscotinho de 2 bolachas e um copo de bebida, ambos de sub-marcas) não custma nem R$ 2,00 isso dá pra tirar facilmente na passagem. Ou até mesmo um lanche decente (sanduíche por exemplo) no máximo custará R$ 5 para a empresa aérea… Sinceramente não dá pra entender! Se quer cortar gastos, mude a forma de fazer a coisa, e não de tirar o fornecimento de um copo de água por exemplo… Absurdo!

  • Jonathan

    Também concordo. Vamos levar lanche de casa, Frango com farofa, Ki-Suco, aquele Cheetos queijo e outras iguarias perfumadas dentro do avião. Brincadeiras a parte, isso deve ser mesmo para baixar custos. O ideal é deixar água disponível se as pessoas quiserem e os cardápios com lanches pagos. Isso é tão normal na Europa. Pessoal vão voar de RyanAir, aí vocês vão ver que a GOL é uma companhia de Luxo, hehehe.

  • Carlos

    Tomara que seja encerrado esse serviço mesmo. É inútil. E quem reclama é quem vive numa época que já acabou.

    Viajar de avião não tem mais glamour. É coisa simples, do dia-a-dia e para qualquer um.

    Garanto que tem gente que reclama que comia barrinha de cereal na ponte aérea RJ-SP, que dura menos de 1 hora, e levava mais tempo todo dia para chegar ao trabalho, andando de ônibus ou metrô, sem comer absolutamente nada no trajeto. E pior, agora reclama que acabou o serviço dessas barrinhas…

    Agora, esse mesmo cara vai para a Europa, voa numa Ryanair da vida, onde até o ar que você respira é cobrado, e acha maravilhoso poder pagar apenas alguns euros em diversos trechos pelo continente.

    Ora, é hora de acabar com isso. Quer voar barato? Come antes de entrar no avião. Aquilo lá não é restaurante.

    Espero que num futuro próximo eles cobrem por bagagem despachada também. Tudo que for necessário para diminuir o preço e manter a companhia funcionando. Não está satisfeito? Viaja de ônibus, carro, ou sei lá o que.

  • marcos magalhaes

    Grande mentira! Fiz um voo Brasília Galeão no dia 15/03/2012, voo 1969. Minha namorada conseguiu água, mas para uma coca-cola tive que desembolsar 5 reais!!! Recebi até cupom fiscal da compra! Até parece que eu pagaria por refrigerante se fosse de graça. Alias, só paguei porque tava precisando de uma glicose. Os sanduiches eram 12 reais. Tinha uma super promocao, na compra do combo sanduiche + refrigerante apenas 15 reais! Pedi amendoim e falaram que nao tinha.

  • Vladimir

    Viajei do Recife para SP (GRU) na sexta (30/03 – G3-1977), e voltei ontem (02/04 – G3-1976). O serviço "gratuito" não foi oferecido nos voos.

  • Helena

    Eu viajo quase toda a semana, Porto Alegre – SP (Congonhas) e não existe padrão. Alguns voos, eles nem oferecem o serviço pago, alguns nem oferecem o lanche gratuito e em apenas 1, ofereceram os dois… não entendo.

  • Katiane

    Fiz o trecho GIG-GYN (1h40 de vôo) esse fim de semana e só ofereceram as bebidas e biscoitos no trecho da volta. Lembro que ofereceram o serviço pago na ida, mas fui dormindo e achei que tinha perdido o carrinho com bebidas gratuitas. Agora que li o post do MD vi que não foi bem isso, não deve ter sido oferecido mesmo!

  • Nilson

    Pode levar água sim – sempre levo uma garrafa d'água comigo (que costumo encher nos bebedouros do aeroporto).

    Então, mesmo se for vôo com código internacional, você pode passar com a garrafa vazia e encher na sala de embarque.

  • Hugo

    Fiz uma viagem pela Tam esse mês, de salvador para aracajú, tudo bem que é um vôo rápido de 35 minutos, mas sabe o que deram pra gente lanchar ? um balinha de café, daquelas que compramos de 20 centavos!

    isso é um absurdo.

    Quando viajei pela gol, ha uns meses atrás ofereceram aquela barrinha de cereal com suco, melhor do que uma bala de café!

  • Mauricio

    Querem pagar barato e comer ainda. Quer comer pague, como o ryanair. Acho justo pois senão as empresas nao poderiam ter preços competitivos.

    Certa vez vi uma historia de uma empresa aerea britanica que tirou apenas 1 azeitona das refeiçoes e a economia foi 1 milhao de dolares no ano, que assim foi repassado ao clientes.

  • Mauro

    Se a Gol tivesse os preços da Ryanair, eu não faria questão alguma de serviço de bordo!

  • Thiago Castro

    Lamentável. O mínimo era baixar o preço da passagem, mas acho difícil de acontecer. Ainda mais com esse prejuízo todo em 2011.

  • Bibiana

    A TAM tb está adotando uma nova política para o serviço de bordo, no ano passado, fiz várias vaiagens de BSB – RJ e só era serviço uma bolacha (serviço de bordo parecido com o da GOL), em um vôo que fiz pra Maceió, que levava mais de 2 horas foi servido um sanduiche. Questionei a TAM no twitter e eles falaram que está tudo normal, mas não está! Está bem claro que o serviço de bordo está acabando e eles estão escondendo isso para que os passageiros não reclamem das passagens absurdas que as empresas andam oferecendo!

  • Fabio Leandro

    No trecho Rio de Janeiro (Galeão) – Salvador, em março/2012, houve apenas o serviço de bordo pago.

  • Giovanni

    BSB > CGH somente com serviço pago. Nem água ofereceram. Nos últimos 2 anos só tenho voado pela GOL e sou um assíduo usuário do Smiles, mas estou fortemente propenso a abandonar esta fidelidade à empresa e optar pela TAM. Querer repassar à experiência de atendimento e qualidade em voo os erros da péssima administração não dá. Daria um dedo para que uma empresa eficiente tirasse a companhia da família Constantino.

  • Sergio

    Se for pra me acordar pra servir uma barrinha de cereal ou amendoim, melhor que não sirva.

  • Rogerio

    Meu ponto de vista é o seguinte:

    Pagar mais caro 20, 30, 40, 50% em outra empresa somente por causa do lanchinho mais ou menos? Acho q nao vale a pena viu.

    A gol tem oferecido ótimas promoções, das últimas 10 viagens que eu fiz, apenas 1 não foi pela GOL, justamente por não achar preços muito bons nas outras companhias.

    O grande vilão nessa história toda é o preço dos combustíveis e as altas taxas cobradas pelo governo. Tudo isso gera uma reação em cadeia sobre as empresas que tentam cobrar menos por seu serviços.

  • Nathalya Bitencourt

    Fiz Goiânia-Buenos Aires mês passado… de Goiânia a Guarulhos ofereceram serviço pago.. R$12,00 um sanduíche. Apenas suco de laranja, água e amendoim gratuitos. Guarulhos-Buenos Aires o serviço de bordo foi como o de antigamente.. gratuito. Na volta, a mesma coisa da ida.. apenas no trecho internacional o serviço foi todo gratuito..

  • Livia

    Fiz gig-bsb e volta em janeiro. Na ida, suco e água, na volta, só água. Nada de amendoins, barrinhas… Acabou sim.

  • Luiz

    Voei pela Gol em 26/03 Entre BSB e Natal no dia 31/03 Entre Natal e BHZ (Confins), também somente tivemos a opção de lanche pago. Não ofereceram nem agua gratuita para os passageiros. Estranhei muito esse procedimento da Gol.

  • Eduardo Matos

    Olha, domingo agora voltei de Recife para Fortaleza e aconteceu exatamente isso: não serviram os lanches grátis, apenas passaram com o cardápio. Só não foi pior porque esse trecho é bem rápido de se viajar.

  • Leonardo

    Fui de Brasília a São Paulo dia 31/03 (Sábado) em um voo às 11:44h. O serviço de bordo ofereceu apenas o lanche pago (caro, por sinal). De forma gratuita havia apenas água para quem pediu. Acabei lanchando, comprei um trio (sanduiche + refri + snack) por R$ 20,00.

  • Luciano

    No mês de março fiz 2 voos com a GOL (BSB-CGH) e em nenhum de ambos me foi oferecido serviço gratuido. Só pago. Como já disseram aí, tudo bem se isso levar a preços mais baratos. Outra coisa importante é esclarecer que esta será a postura durante o vôo, para que se possa optar por deixar a carteira a mão, ou levar seu próprio lanche/hidratação.

  • Bruno

    Já passei por isso duas vezes com GIG-SSA e SSA-GIG.

    Numa das vezes, consegui que me trouxessem água.

    Uma pena eu ter 5 passagens da Gol comprada… se soubesse que o esquema era teria comprado em outra companhia.

  • mauricio

    Fui para Maceió em janeiro por R$65,00 o trecho, nem liguei que cobraram R$5,00 no refrigerante e no lanche. Com passagem barata nem ligo se tem lanche, levo o meu. Agora quem pagou caro deve ter ficado chateado.

  • EDSON

    Esse não é o foco dos comissários,até mesmo por questões trabalhistas e sindicais; além disso o salário de um comssário é composto por salário base + hora voada, não recebemos mais ou menos por servir lanche não.O comissário cuida da seguarança do voo juntamente com os demais tripulantes, já q o piloto e o co-piloto evidemente não sabem oq se passa dentro da aeronave na cabine de passageiros. Esse é o papel do comissário, às vezes precisamos ajudar pessoas idosas, crianças e no caso de uma emergência tentar ajudar os pax a sair da aeronave utilizando as medidas de segurança adequadas e utilizadas no treiandmento. Ah, e às vezes, temos q ouvir piadinhas sem graça e de mal gosto, ouvir grito de pirua gritando conosco, patricinha q se acha, e mariuricinhos e seus pais q acham q são donos da verdade, só pq são ricos, e ainda fazer de conta q não ouviu nada. É p isso TUDO q serve o comissário.

  • Lucas de Souza

    verdade! de PNZ a BSB não rolou nada, a Cia. ta caindo de rendimento.

  • Karla

    Com certeza Irina

    O problema não é esse, mas não dá para entender a negativa. Que absurdo.

    Mas enfim, independente da negativa, acho um descaso total que num voo de mais de 3 horas, não seja oferecido um amendoim sequer.. ridículo, deprimente.

    • Karla

      complementando, voei de Natal-SP, e nada foi oferecido, além dos lanches pagos, que nem quero imaginar que gosto tem.

  • wellington

    Ontem fiz um voo BH – Aracaju, com conexão em Salvador, e no trecho entre as cidades mineira e baiana não foi servido nenhum tipo de lanche, sequer água. No entanto, os comissários de bordo pasavam a todo o momento vendendo os tais lanches.

    No voo SSA – AJU foram servidos apenas água e suco.

  • Gilberto P Filho

    Acho que a informação da GOL é uma mera desculpa. Pouco mais de uma semana atrás fiz um voo REC/FOR/REC onde o trecho é de apenas 1h e na ida dia 23/4 eles serviram salgadinho (prepack) e refrigerante e na volta dia 25/4 eles passaram o cardápio e nada mais. Assim, noto uma total inconsistência naquilo que a GOL comunicou ao MD e também a alguns passageiros que aqui relataram suas experiências. Acho que a Gol está tentando principalmente em voos curtos acabar com os lanches e empurrar o serviço pago para cortar custos. Ela talvez queira introduzir a política da Webjet e mantenha os preços das passagens altos porque afinal ainda é a segundo lugar em voos domésticos! Creio que está novamente indo na contramão porque poderia até acabar com oferecimento de qq tipo de lanche "gratuito", porém esse cancelamento devesse ser repassado para diminuir os valores dos bilhetes e não para outros fins…

  • Igor

    Há 3 semanas fiz um vôo de São Paulo (Congonhas) à Teresina, com escala em Brasília. No trecho de CGH – BSB, o serviço de bordo gratuito não foi servido, apenas o serviço pago, ja no trecho BSB – THE, o serviço foi servido normalmente.

  • Thiago Godoy

    Nem sabia desse lanche pago. Acabei de fazer CWB-GIG e GIG-JPA ontem e serviram os amendoins normalmente….

  • Cristiano

    Final de JAN fiz o trecho CGH-BSB e não ofereceram NADA à bordo!!!!

  • Joyce

    Mês passado tb voei RIO -NATAL, e não teve lanche! São 03 horas de viagem, fiquei morrendo de fome!!

  • Gilberto P Filho

    Concordo em parte com o que vc disse. O que estamos falando aqui é que eles estão cortando tudo e não comunicam nem dão uma explicação honesta. Por exemplo, viajei Londres/Milão/Londres e na minha pesquisa de preço tinha a Ryanair que cobrava 52 euros ida e volta, sem comida e com 8kg de mala de mão, e a British Airways que cobrava uns 160 euros pelo mesmo trajeto, o que para mim não são apenas alguns euros mas na verdade centenas… advinha qual escolhi, claro que foi a Ryanair e como vc disse comi antes de viajar. O que estamos insatisfeitos é que a Gol esta cortando tudo isso que não é gratuito (porque está incluso no preço da tarifa) e não está diminuindo em nada os valores cobrados, nem que seja alguns reais.

    • Alexandre

      Eu prefiro mil vezes a TAM. Viajei de Gol apenas uma vez. O serviço de bordo é péssimo (se é que existe serviço de bordo na Gol). Mas nada se compara com as antigas companhias aéreas (VARIG, VASP, Transbrasil). Das empredas atuais, a TAM é a que tem o melhor serviço de bordo. Não troco a TAM por outra. Nem pela Gol e nem pela Azul.

  • Mauricio

    Por isso que eu só viajo de TAM. risossss

  • Rafaella

    É verdade sim! Eu viajei nesse final de semana (01/04/2012) Brasilia-Sao Paulo, e eles não ofereceram nada, nem água, quem queria tinha que pedir! isso é um absurdo ainda mais pelo preço das passagens, que dá para pagar um banquete!!!

  • http://alvespassos.com Esdras

    Quer comida e coisa a mais, voo com cia mais cara e pronto. EU sempre escolho viajar com a cia mais barata, mesmo sem poder levar malas e ter que imprimir meu proprio cartao de embarque (RyanAir). As empresas no Brasil estao se adaptando ao padrao Low cost que existe na Europa ja faz tempo, eh bom poder comprar trechos no brasil por menos de 50 reais, coisa que nao acontecia antigamente.

  • Elisabeth Nunes

    Fuz um voo de ida de POA-Guarulhos- Recife (com conexão) pela Gol há duas semanas. Nada serviram nos DOIS TRECHOS. Perguntei e a aerompça disse que a Gol estava acabando com o lanchinho gratuito. No voo de volta, Recife-RJ-SP-POA (só escalas) serviram em todos os trechos suco ou refrig e as eternas GOIABINHAS… Não dá para entender…

  • Gilberto P Filho

    Esse é o problema que percebo, os preços que já incluiam esse alimento, na economia que a Gol esta fazendo não está repassando em nada aos clientes.

  • Ricky

    Passei pelo mesmo susto…trecho Sao Paulo pra Brasilia e volta o mesmo ocorreu nem um copo de agua foi oferecido. somente o servico pago. Muito insatisfeito.

  • andrea

    A verdade é que a Gol deixa muito a desejar em comparação à Tam. Qdo vão servir o "lanche", que não passa de um mini pacote de biscoitos, não avisam. Se vc tiver dormindo com um sono pesado por ex., passa batido. Na Tam eles avisam absolutamente tudo, até o que será servido, o comandante se apresenta. Eu acho que não é pq a Gol tem promoções(a tam tbém tem), que a qualidade deve cair tanto. Pode ter ctz, tendo promoção da Gol e tam, eu prefiro mil vezes a Tam. Fora que pra despachar mala mesmo fazendo check in, sempre sempre e sempre a Gol atrasa, o mesmo ocorre na hora de embarcar. Acho desorganização, não tem outro nome.

  • Larissa Nogueira

    Absurda a resposta da Gol! Passei o carnaval no Uruguai e afirmo também que não houve serviço de bordo gratuito no trecho Rio (GIG)- POA!!! Nem na ida e nem na volta!

  • Angélica Rodr

    O estranho é que a GOL não assumiu um único serviço. Ou eles oferecem o serviço de bordo gratuito, ou não. Pois como aconteceu cmg, no trecho de POA-GAG foi servido normalmente o serviço de bordo. Mas no trecho GAG-POA, um vôo tranquilo, não teve este mesmo serviço. As funcionárias passaram oferecendo os cardápios, e em seguida passaram com o carrinho. Mas não passaram como de costume oferecendo bebidas e os salgadinhos.

  • Felipe

    Sim, também passei por isso. Fui de Fortaleza a Recife na quinta-feira(29/03/2012) e apenas foi servido o lanche pago.

  • Fernanda Rabelo

    Voei pela Gol hoje Belém-Marabá-Brasília-Belo Horizonte-Uberlândia (ufa).

    Em todos os trechos serviram lanches e bebidas gratuitos. Foram bolachinhas de chocolate, de sal, de coco, batata frita, o de sempre, mas teve tudo normal. Nunca presenciei a falta de lanches na Gol.

  • Fabio Pacheco

    Concordo. Prefiro que as passagens sejam mais baratas e deixem o lanche pra quem quiser comprar, afinal de contas, na maioria das vezes, comida boa só se come em terra, seja pagando a mais ou não.

  • Marcos

    Beleza, então vamos pedir passagem de 1 real!!

    Tava demorando para isso acontecer, com os preços baixo das passagens é claro que a cia aérea vai ter que ter lucro em alguma coisa!

  • Luciano Bortoluzzi

    FIZ CPQ – BSB e serviram, já na segunda etapa (mais longa) BSB – FOR nada nada….

  • Igor – Poa

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • claudia

    fui no carnaval pra salvador, na ida serviram o amendoim e bebida; na volta, so os lanches pagos. agora dia 04/03 fui pra foz e so serviram o lanche pago; na volta, dia 08/03, a mesma coisa. Pagou levou..

  • elisangela

    kkkkkkkk é isso ai no Brasil é uma vergonha até os aeroportos q dirá serviços de bordo….

  • Mariana

    Meu marido viajou o trecho de Aracaju – RJ, mais de 2h de viagem e só ofereceram o serviço pago, tanto ida como volta!! Ele questionou com a comissária e ela disse que só haveria o serviço pago, até para ÁGUA!!

  • André Bas&iac

    Eu fiz algumas viagens pela Gol nos trechos BH/Porto Seguro e BH/Curitiba em fevereiro e março; e os lanches foram bem servidos como sempre. A companhia que só me serviu com cardápio pago foi a Pluna, no mês passado, numa viagem pelo trecho BH/Montevidéu. Sinceramente, eu não sabia que a Gol estava indo pra esse caminho, que considero péssimo tanto para os passageiros como para a companhia, pois gasta-se muito tempo para cada pessoa escolher algo diferente no cardápio e ser atendido. No meu modo de pensar, ou a empresa fornece de graça ou não fornece nada, tendo apenas água e biscoitos à disposição dos passageiros como em alguns ônibus de turismo. Afinal, como minha mãe sempre me ensinou, se for para não fazer direito, não faça! Deixe que faça quem faz direito.

  • Ra

    No meu último voo BH-SP pela Gol nada foi servido, sequer uma água ou suco. Esse fim de semana irei fazer o mesmo trecho e pelos relatos imagino que será a mesma coisa novamente.

  • Igor – Poa

    A questão não é essa.A questão é admitir que não tem serviço de bordo.

  • http://pulsoepenso.blogspot.com Laura Freire

    Aconteceu comigo, no voo São Paulo(Guarulhos)/Recife, no final de março. O lanche gratuito (no caso dos voos que sempre fiz pela Gol, foram um saquinho de snacks salgados, duas rosquinhas doces e um copo de refrigerante – o que já é terrível). Só serviram os lanches pagos (uma mulher, atrás de nós, pagou DOZE REAIS por um sanduíche e um copo de água!). Nem água serviram, em um voo tranquilo de três horas!!! Para piorar, todas as aeronaves que pegamos nessa viagem, na ida e na volta, em todas as conexões, estavam quentes, o ar-condicionado era o mesmo que nada – o que aumentava a sede.

    Um verdadeiro absurdo!!! Não estamos voando de graça – mesmo as passagens ditas "gratuitas" são compensadas naquelas que temos que pagar. Deveriam ter mais consideração conosco.

  • Jéssica

    Eu acabei de voltar de Fortaleza e a mesma situação ocorreu.

    A única coisa que era servida gratuitamente era água.

    E quando questionado sobre a comercialização dos "lanches", a resposta foi para o barateamento das passagens.

    Porém ainda não consegui enxergar nenhuma redução nas tarifas da Gol.

    Fiquei bem surpresa com esse fato desagradável!

  • Lisiane

    Aconteceu ontem num voo GRU-NAT. 3h30 de voo e nem uma aguinha :

  • http://coexistenciaessencial.blogspot.com AMYNTOR GB

    Viajei de GOL há pouco tempo, de Belém a Congonhas com escala/conexão em Brasília – ida e volta. Não ofereceram o serviço gratuito apenas o pago e ouvi a atendente de voo dizer para um passageiro que o serviço gratuito só é oferecido em determinados trechos, e completou: "a GOL agora vende os lanches porque teve uma excelente aceitação dos passageiros".

    Como é??? Excelente aceitação por R$5 um refrigerante? R$12 um sanduíche?

    E sequer aceita cartão de crédito.

    Convenhamos, a GOL já nem é tão mais barata que a TAM, como ocorria há 10 anos (o que justificava a barrinha de cereal).

    Definitivamente, voar de GOL só se for passagem comprada em promoção! Ou dada, claro!

  • PEDRÃO

    A Gol já fechou o ano com milhões de prejuizo, tava na cara que iria cortar! Demitiram 131 tripulantes ontem, inclusive mts deles estavam trabalhando e foram surpreendidos, tendo voos cancelados e passageiros prejudicados!

    Esse lanche não faz falta, era de passar raiva receber um pacote com duas bolachas de coco e quando muito uma barra de cereal ou amendoins. Pior que esmola!!!

    Já vou precavido e levo meu lanche, assim como muitos outros já fazem. Já vi gente levando fast food e até marmita de almoço.

    • Arthur Carrao

      Ja sabem como vai ser as proximas ferias, ne?

      Atrasos e cancelamentos, caos aereo… pq demitiram o Crew…e nao tem tripulantes pra voar..

      Ja vi esse filme antes…agora entao!!

  • Carla

    O meu voo foi Fortaleza/ Belém e realmente a companhia não serviu lanche, apenas o serviço de bordo pago.

  • Rossana

    Voei Gol Cuiabá- Brasília e também nao ofereceram nada, apenas lanche pago. 12,00 Misto quente e 5,00 o refri! Credo!

  • Debora Pio

    voo G3-1648 (16/03/12) – Ilhéus-Salvador

    só água e suco de laranja

    voo G3-1399 (16/03/12) – Salvador-Congonhas (SP)

    só água (vendiam os lanches)

    ainda bem q tinha batata frita e chocolate na minha bolsa….rs

    voo G3-1328 (20/03/12) – Congonhas (SP)-Salvador

    nem água ofereceram. Só o serviço pago.

    Já esperta, levei sanduíche e suco de casa….hehehe

    voo G3-1649 (20/03/12) – Salvador-Ilhéus

    suco e água.

    Interessante é ver que nos trechos menores (IOS-SSA) tinha um suquinho mas nos maiores (SSA-SP) só água.

    Se os preços abaixarem, nem faço questão do lanche, mas se continuarem altos, quero meus biscoitinhos…rs

  • Caroline

    No carnaval voei de Garulhos – Goiânia pela GOL e eles so serviram os lanches pagos… e não foi por falta de tempo nao, foi pura falta de vergonha!

  • Valda Andrade

    Viajei de São Paulo (Congonhas) a Recife no dia 20/02/2012 e só disponibilizaram o serviço de bordo pago. Sem falar que os preços são exorbitantes. Como são 3 horas de voo, pedi um saunduiche e uma latinha de refrigerante e paguei R$ 17,00 (R$ 12,00 do sanduiche + R$ 5 do refrigerante). Ao questionar os funcionários da Gol, responderam que a venda dos lanches é uma tendência e a Gol passou a adotá-la. Os valores cobrados pela companhia são extorsivos.

  • Julianne

    É isso aí! Semana passada fiz GRU-REC e só teve serviço de bordo pago!

  • Daniel Belini

    Acho que ele quis dizer Congonhas, hehehe.

  • Felipe

    Voei de Fortaleza ao Galeão dia 28/03 e retornei 01/04, e realmente só houve o serviço pago.

    No voo de ida, um cliente questionou se haveria o serviço gratuito, e a aeromoça respondeu que "apenas água e café". Entendo que se um funcionário da companhia confirma a informação, é mentira da empresa dizer o contrário.

  • Marina

    Viajei esse final de semana de Uberlândia – BH RJ e serviram lanche gratuito em todos os trechos, aquela vergonha de amendoin e bolachinha na ida e na volta até me surpreendi com batata tipo rufles no serviço gratuito!

  • Jamile

    A Gol não tem preços de lowcost, mas trata seus passageiros como se fosse. Viajei por cias low no México e no Chile e ambas ser iram lanche e bebidas. No caso da Volaris(ME) até tequila havia. Há muito tenho evitado a Gol, pelo mau tratamento e constantes atrasos.

  • Rodrigo

    Fiz o mesmo trecho quinta passada e nao teve lanche gratis tb. Mas o trecho vix-gig teve.

  • Carla

    Viajei REC-GRU-REC no último final de semana e só existiu o serviço pago. Em momento nenhum foi oferecido nenhum tipo de lanche ou bebida grátis.

    Na minha opinião, já pagamos caro demais por uma passagem para ainda ter que pagar mais R$ 15,00 em um lanchinho meia boca dentro do avião. Sou totalmente contra essa cobrança!! Nem água eles ofereceram! Só fiquei sabendo que a água era de graça porque uma passageira que estava sentada na poltrona da frente perguntou se tinha que pagar por ela.

  • henrique

    Viajei de Recife para o Galeao, apenas lanche pago na gol, e no horario do almoço!

  • Pricila

    Ai, vou fazer esse voo hoje mais tarde.

    Enfim…

    O que é ruim, na verdade, é o fato do preço do mísero lanchinho já estar embutido no valos das passagens. E promoção da GOL nem sempre se compara a de outras CIAs. As melhores promoções são raríssimas e possuem muitas limitações.

    Então, desculpa de preço baixo é pouco.

  • erika

    Minha sogra veio de Recife ate Sao Paulo (Congonhas) e pagou 15,00 pelo lanche! um pao frances com recheio! nao ofereceram servico de bordo. Ela ate que perguntou mas a aeromoca respondeu: _ So se for agua senhora! nao estamos mas servindo os lanches! E a

    GOl ainda vem negar?

    FACA_ME O FAVOR NE? vai nos chamar de mentirosos agora?

  • Mariana Dias

    Eu concordo. Sinceramente, em voo com 1h, 1:30h, eu não acho necessário servir lanche. E não acho que vá baixar o preço das passagens por isso, afinal, qt eles gastavam com aquele amendoim ou barrinha de cereal por pessoa? O negócio é que pra eles vai dar uma economia grande ao juntar o de td mundo. Se eles simplesmente não subirem os preços como td no Brasil, e continuar vazendo excelentes promoções, pra mim já está de bom tamanho! O que acho sacanagem é fzr isso num voo de 3h ou mais, e ainda negar que isto está ocorrendo!

  • Eduardo Emerick

    É uma grande mentira esse comentário "oficial" da GOl que o serviço gratuito continua mesmo com o serviço pago ocorrendo nos voos. Voo frequentemente de Brasília a SP e o serviço gratuito não é mais ofertado. Somente quem deseja pagar pelo lanche tem direito a algo. Todos os voos que fiz foram tranquilos, sem turbulências e, ao questionar a comissária sobre os lanches a mesma informou que a "tendência" da GOL é acompanhar as companhias aéreas de todo o mundo….só come e bebe quem quiser e puder pagar. Nem água é oferecida aos passageiros. Péssima conduta da GOL…além de passagens cada vez mais caras, atrasos cada mais frequentes, ainda retiram o direito de uma simples bebida gratuita pra matar a sede dos passageiros e um lanchezinho pilantra que não deve custar mais que R$ 10 por pessoa…é por isso que só voo Gol SE não houver uma opção melhor naquele dia…nunca mais voar pela Gol foi minha primeira ideia…e sim a última.

  • Henrique

    A gol não serve mais lanche rápido nos voos Congonhas – Brasília. Somente pago = CARO.

    Estou preferindo viajar de TAM que serve um lanche até razoável em alguns voos.

  • Eduardo

    Ryanair detected. haha

    • Gilberto P Filho

      Não tem muito que comparar com a ryanair porque os preços da Gol continuam os mesmos… afinal vc paga pela comida, bagagem e como disseram pelo ar que respira na Ryanair em compensação os preços são bem pequenininhos!!

  • Elvis

    Viajei no domingo Congonhas-Brasília e tb não teve o serviço de bordo grátis.

  • http://www.twitter.com/amandita_silva Amanda

    Voei de Porto Alegre para Brasília no último dia 28/03 e houve o mesmo acontecido. Só serviram lanches pagos e não deram a mínima explicação ou informação sobre os lanches convencionais. Me recusei a pagar R$ 12 num misto, um absurdo. Numa próxima ocasião, levo meu próprio lanche.

  • Nena

    Eu (ainda) não tive esse problema com a GOL, mas… Então já podemos levar o lanche (ou marmita) de casa?! Porque pelo visto vai ser a melhor solução, ou somos obrigados a comprar no avião?! É melhor previnir do que ficar com fome! =)

  • Ricardo Rocha

    acho que o serviço está em caráter experimental, pela aparente falta de critério na oferta de lanches pagos.

    este fim de semana fiz o trecho

    Goiania-Guarulhos – manha (7:30) – duração 1:30 – lanche pago

    Guarulhos-Vitória – manha (10:50) – duração 1:10 – lanche gratuito

    Vitória-Brasília – manha (6:40) – duração 1:30 – lanche gratuito

    e sempre há agua disponível, mas devo dizer que tive que tomar iniciativa.

  • LUÃ RIBEIRO

    viajei com a gol para salvador nesse final de semana de poa-ssa com parada em congonhas, nenhum teve serviço gratuito, somente o serviço pago, entao podemos tirar a conclusão de que depois de saberem do tamanho prejuizo que tiveram em 2011 agora estão tentando arrumar uma solução, mas essa não é uma.

  • tatiana

    Meu último vôo foi em Março Rio-Natal, na hora do almoço e nada foi servido, apenas vendido… Um absurdo, pq a passagem não é barata e não justifica não ter serviço de bordo…

  • Milene

    Olá!! Viajei de Congonhas sao Paulo para Porto alegre no final de semana passado e não houve lanche gratuito NOS TRECHOS DE IDA E VOLTA!! Apenas foi oferecido o lanche pago!! Não sou contra esse tipo de serviço, mas acho um absurdo a empresa negar o que REALMENTE está ocorrendo!!

  • Vanessa

    Aconteceu comigo também, em dois vôos.

    Em janeiro de, Congonhas-Brasília, e o último agora em março no mesmo trecho Congonhas-Brasilia. Só teve opção de lanche pago.

  • Arthur Carrao

    A cobrança pelos lanches de bordo, é uma tendencia mundial.

    O que acho errado é a GOL ficar "testando" a reação do mercado!

    Ou continua servindo os snacks gratuitos + bebidas, ou toma uma postura de empresa decente e anuncia oficialmente que vao cobrar…

    E negar o que varias pessoas estao presenciando…é muito triste!

    Eu preferia a Gol ate um mes atras… mas agora estou revendo meus conceitos

  • Marcus Moura

    Viajei dia 28/03 pela GOL e no trecho MCP-BEL (aprox. 30 min) houve o serviço de bordo gratuito, já nos trechos BEL-BSB e BSB-GIG foi disponibilizado apenas o serviços pago a única opção gratuita era água. Fiquei surpreso, pois o site dá a entender que o serviço pago é apenas uma opção complementar ao serviço gratuito. Além de tudo, acontece muitos problemas com o troco, onde alguns passageiros se vêem obrigados a gastar um valor maior.

  • Juliano

    O mesmo aconteceu comigo em vôos da Gol CGH-BSB-CGH na semana passada. Não há anúncio de que o serviço gratuito será oferecido, mas os comissários serviram água a quem solicitou…

  • Lara

    Rio de Janeiro Vitória – dia 26/03/2012, serviço normal….

  • Adriano

    Semana passada fui para foz do Iguaçu, voo direto, gig/foz e só serviram o serviço de bordo pago, que por sinal meio caro ne, 5 reais a agua ?!

    Nada gratuito foi oferecido, nem um copinho de agua se quer, nao acho errado ter que pagar para comer algo melhor mas no minimo agua tem que servir …

    A volta foi no sistema antigo, bebidas e sucos e um pacotinho de rosquinha e amendoi gratuitos.

  • Tiago

    Olá,

    Viajei de Porto Alegre a São Paulo no carnaval e tanto a ida como a volta só teve serviço de bordo pago.

    Eu ainda tentei comprar um combo como eles oferecem e por não ter troco não consegui comprar.

    Achei que fosse só a webjet com esse tal de serviço de bordo.

  • Pedro

    Em voo realizado domingo 01/04/12, de Recife para Brasilia ocorreu o mesmo. Só foi servido quem comprou algo do cardápio. O Voo durou 2:20 horas e nem água foi servida.

  • Adriana

    Fiz o trecho CGH – BSB – CGH e sá havia lanches pagos e em dinheiro. Estranho a companhia aérea não admitir o fato. Não há problema optar por cortar o serviço aos passageiros, desde que eles sejam informados (no momento da compra, do check in, do embarque). O cliente/consumidor/passageiro só não deve ser surpreendido com a novidade. É lamentável a postura da empresa.

  • Paulo

    Após o carnaval retornando de Natal para Salvador também foi oferecido apenas lanches pagos, num voo às 05h40 onde nem água foi oferecida.

  • jussara

    Não faço questão de lanche e sim de transporte de qualidade e preço de passagem. Se o valor da passagem estiver reduzido, e for em voo curto ou doméstico, compensa. A concorrente tem lanches que não são muito bom. As lanchonetes dos aeroportos tb tem preço muito salgado, as vezes mais caro que o cardápio da Gol

    Qd viajo com as crianças, levo os lanches nas lancheiras escolar.

    Ressalva: que continuem a servir pelo menos a agua sem cobrança.

    Se o valor da passagens estiver bom, vou pela Gol sem problema.

  • Sérgio

    Trecho Congonhas/Brasília só com lanche pago. Por favor facilitem o troco.

    Mas soube de um caso pior: São Paulo/Belém, ou vice-versa sem NENHUM serviço de bordo. Nem pago e muito menos gratuito.

  • Marcela Machado

    Aconteceu isso comigo nesse final de semana no trecho Brasília-Cuiabá, na ida e na volta.

    Nem chegaram a dizer que tinha o lanche gratuito, só que agora todo o serviço de bordo era pago.

    Um cara do meu lado pediu um copo de água e eles cobraram.

  • Eric Lins

    Tive o mesmo problema no trecho Porto Alegre São Paulo e São Paulo – Salvador.

    É muito ruim a falta de coragem da empresa de assumir suas escolhas. A Gol está escolhendo o serviço da WEBJET para as suas aeronaves.

  • indaia

    bom f,sem nenhuma intercorrençia cheguei do mesmo jeito q fuiui para o rj na minha viagem de ida foi oferecido lanche,mas na viagem de volta que vim do rj para ssa ñ foi oferecido só serviço pago,pra meu azar nesse dia tava travada de fome,cheguei atrasada no aeroporto e ñ deu tempo compra um lanche mas o q importa q viagei tranquila

  • Bruna

    Viajei na semana passada de GRU pra FOR e realmente a única coisa que ofereceram gratuitamente foi água… Achei um absurdo o preço cobrado um lanche simples por R$12, um simples café com leite por R$5!!!

  • Diego Branco

    Desde que seja avisado com antecedência esta nova política, não vejo como problema retirarem o lanche gratuito. Afinal, todos tem visto que os custos aumentaram, e a empresa não repassou todo esse valor (%) diretamente nas passagens.

    Da minha parte, o único interesse é o "transporte rápido", o serviço principal.

    Quer lanchar? Vá a uma lancheria antes ou depois, oras!

    Sentirá fome? Compre a bordo ou carregue uma lancheira. Simples assim.

    • Ana Cristina Jacques

      Concordo plenamente. Se achar o lanche muito cara, come antes de embarcar. Se for ficar com fome, compra algo antes para comer no avião. Forofada? Talvez! Paciência! Hoje as Cias aéreas se popularizaram, exatamente como ocorre há nos na Europa e EUA, as passagens se tornaram acessíveis a todos e o glamour (ai que saudades da Varig) se perdeu, mas em compensação NUNCA se viajou tanto no Brasil a preços excelentes. Tudo na vida tem ônus e bônus. Eu prefiro fazer uma lanche antes a pagar os valores que eram praticados há 01 década atrás.

  • http://contandoashoras.com Bruna

    Ja li sobre o fato da gol cobrar pelo lanche, inclusive foi na mesma epoca q meu pai viajou e perguntei pra ele se ofereceram cardapio e tal e ele disse q nao. Acredito q seja uma fase de teste em algumas rotas, sei la

    • Leonardo Marques

      Sim, a GOL vende lanches já tem quase 2 anos a novidade é não ter a opção "gratuita".

      • Alexandre

        Os comissários me informaram hoje que estão servindo gratuitamente agua e barra serial após o lanche pago.Acho legal informar as pessoas ao comprar suas passagens.

  • Alê

    Tirou as palavras da minha boca. Espero sinceramente que acabem mesmo com esse hábito de servir lanches em troca de uma real dimunuição nas passagens (que por sinal, aumentaram mais de 50% segundo IBGE). Tudo bem que algumas companhias lá fora ainda servem lanches, mas a tendência é mesmo comprá-los. Por favor, não há motivo para sermos tão apegados aos lanchinhos que são ruins e agregam muito valor ao preço das passagens.

  • Paulo Vargas

    Sinceramente, fico com muita vergonha por ver esse tipo de comércio em um veículo tão lindo, como o avião. Me sinto em um ônibus do subúrbio ro Rio, onde vendedores o fazem. Acho que não combina com a pompa que esse segmento sustenta. Viajei ida e volta p/ EUA e quando a "aerovelha" passou vendendo fones e bebidas, fiquei com vergonha e acho que a própria também. É um cata-níquel ridículo. Gostaria que não acontecesse. Não combina, é impróprio e fútil, mostrando a pequenêz de quem o pratica (digo as empresas que obrigam a tripulação a passar por esse vexame)

    • Fábio – DF

      Concordo plenamente. Pode até ser legal, mas é imoral, mesmo que a comunicação desse tipo de "serviço" seja feito na compra do bilhete. Por mais que a população tenha tido acesso ao transporte aéreo nos últimos anos, com preços mais acessíveis, penso ser desnecessário e desproporcional a atitude da GOL. Enfim, é bem típico da política do Sr. Constantino. Para quem mora em Brasília, sabe do que estou falando…

    • Leonardo

      Você não viajou pela Ryanair hahahahaha

      Lá eles vendem raspadinha, ticket de metrô, produtos de catálogo, lanches, perfumes, etc

      E o pior.. tocam uma musiquinha ridícula quando o avião aterrisa sem atrasos, e as pessoas ainda batem palmas. Hahaha

  • Igor – Poa

    Detalhe bem lembrando, o fato do troco a bordo.Já que não usam máquinas de cartões (acredito que tenha como usar).

  • Ernesto Gasparotto

    Quero meu pão com ovo

  • http://chadecerebro.com.br Alan Lupatini

    Mentira deslavada da Gol. Peguei voos com essa empresa medíocre e nem um copo d'água ganhei no voo. Lamentável. =(

  • Ethiene

    Acho q a Gol devia ler está página p depois responder sobre os lanches gratuitos e pagos… será q mesmo assim ela teria coragem de negar?
    Se não vai ter o lanchinho gratuito, q pelo menos avisem,para q o passageiro possa se previnir e levar água, suco e um salgadinho pelo menos… principalmente quem viaja com criança… como eu… além do q, criança adora esses lanchinhos… imagino a decepção da minha filha em saber só na hora q não teria…
    daqui a pouco vão retirar os assento e nós vamos viajar em pé… lamentável…

  • Tarcísio Mede

    Semana passada eu fiz REC – VCP com conexão no Rio, e a volta com escala em BH e conexão em SSA.

    No trecho REC – Galeão somente foi servido lanche pago, num vôo com mais de 2h de duração. Como foi a primeira viagem, fiquei com receio e acabei comprando um lanchinho pros vôos de volta. Mas tanto no trecho Galeão – VCP e em toda a viagem de volta, somente lanche grátis foi servido.

  • Ethiene

    Cobraram pela água? Caso de Procon isso… ou vc compra ou morre de sede… sinceramente, pensando bem… acho realmente q é caso de denúncia no Procon…

  • Leonardo

    Uma coisa BEM comum nos EUA é encontrar em lanchonetes dentro do aeroporto "kit lanche" a preços bem legais.

    Uma pena que os aeroportos aqui possuem essa mania LOUCA de permitir que empresas de comida cobrem absurdos por produtos de qualidade igual ao encontro no centro das cidades por preços 5x cobrados lá.

    Aprendi a levar coisa de casa, e na hora que servem, pego apenas a bebida, assim, gasto bem menos com algo que eu gosto e atende a minha fome.

    Bem, agora vou começar a levar um suco em caixinha também hahaha .. viajo amanhã para Brasilia, e daqui 2 semanas para Ilhéus, veremos…

  • Ethiene

    P q comissários de bordo então? Acabem logo com eles e já diminuem ainda mais os custos… simplesmente indignada…

  • DIEGO VERAS

    Também fiz um voo BSB X POA, POA X BSB, onde só foi disponibilizado o sistema de vendas a bordo, sem nenhum tipo de lanchinho grátis, mas serviam água, heheheehe. Bom, considerando o preço da tarifa que paguei eu não me importo em não ter lanchinho. Acabei de chegar da Europa, onde cruzei o continente por companhias low cost, easyjet e pegasus, onde até a agua é cobrada, mas levando em consideração os preços que praticam, quem vai pensar em biscoito, amendoim e seja la o que for?

    O importante é baratear os preços das passagens aéreas neste país, levando em consideração o custo brasil em sua composição. Inadmissível é pagar as fortunas que as companhias cobram e servirem snacks sem graça!

  • Laura

    Esse final de semana fiz o trecho IGU/POA/IGU pela trip e também me surpreendi quando, ao invés dos lanches tipo sanduiches que eram servidos, estes foram substituidos por amendoins e biscoitos doce. Não lembro de ter lido em nenhum lugar que eles não teriam mais esse tipo de serviço e que não ofereceriam a opção de compra. Tudo bem que era um voo de apenas 1 hora, mas eu estava crente que teria um pequeno almoço, já que devido a uma enorme confusão que acontecia no "Maravilhoso aeroporto das Cataratas", atrasou o check in e o acesso a sala de embarque e me impediu de almoçar antes de embarcar.

    Aliás Leo, seria muito interessante fazer uma matéria dessas zonas generalizadas que tomaram conta dos aeroportos menores, sem estrutura nenhuma para a capacidade de voos oferecidos!

  • Romero Alencar

    Será que a Gol está querendo economizar nos lanches para reverter o péssimo desempenho financeiro obtido em 2011?

  • Ethiene

    Boicote contra o lanche pago… se ninguem pedir lanche, não vão ter a desculpa de não ter tempo p o gratuito…

  • Gustavo

    Isso foi uma mentira deslavada da Gol… Faço os trecho SSA-GIG, GIG-SSA toda semana e desde o início de março eles só oferecem o cardápio com preços absurdos (R$5 por um refri, R$12 por um sanduiche).

    A Gol está prestando serviço de empresas Low-Cost, só falta o preço também ser low-cost!

  • Moacir

    Fiz um trecho GRU-BSB, depois BSB-CGR e CGR-BSB e a prática foi essa mesmo…

  • Aline

    Voei nesse fim de semmana entre São Paulo congonhas e Salvador, tanto na ida que foi na sexta feira dia 30, quanto na volta do dia 1, só teve lanche pago, nada de serviço de bordo gratuito. Inclusive a agua era vendida…. em um voo de 3 hroas as pessoas acabam comprando nem que seja agua já que é um tempo razoavel.

  • Leonardo

    Leo, sugira uma campanha para as pessoas começarem a levar algo de casa, um biscoito, um sanduíche natural, um suco em caixinha.

    Assim não seremos coniventes com o absurdo cobrado em terra pelas lanchoentes dos aeroportos, e, agora, os preços caros no ar.

    É uma boa ideia !!

  • Rodrigo

    Concordo com vc, a Ryanair vende de tudo mas já voei com eles em trechos internos na Europa por 2,00 Euros.

  • Cascudo

    Não quero nem saber, quando eu for de GOL vou preparar meu pão com mortadela e deixar o voo mais cheiroso!

  • hornan

    minha sogra veio de SP, dia 23/03 (GUA-IGU) e me disse que não serviram lanche gratuito…NADA…só ofereceram o pago…

    o que é estranho é que a Gol não avisou a ninguém sobre essa mudança.

    quando voltei do Rio em fev(GIG-IGU)eles ofereceram os dois: primeiro o gratuito e depois o pago…porém era um vôo com muitos turistas a bordo….

  • alex

    No momento do check in deviam pelo menos informar qual tipo de serviço teria a bordo. O problema nao é ter lanche FREE ou pago, mas sim a surpresa de se esperar uma coisa e ter outra.

    Triste!!

  • Fabiano

    Sim é verdade, no final de março voei Recife/ São Paulo, em voo de 3 hrs e só passou o serviço de borodo vendido. Nem água serviram…

  • JOAO GUILHERME

    Perfeito. Serviço de bordo via de regra é sempre ruim.

    Que acabe logo. Os preços cobrados na minha opinião são na mesma faixa de preço do que você paga no aeroporto.

  • JOAO GUILHERME

    Pensamento de pobre, me desculpe.

  • hagnat

    viajando SP-POA no inicio do mês, na ida não foi servido lanche, mas na volta foi servido somente após o lanche pago… oq causou a impressão que somente seriamos servidos se pagassemos por isso

  • Tatiana Winter

    Fiz GIG REC na madrugada do dia 14/03 e teve serviço de bordo grátis. Já a volta, no dia 22/03, foi serviços pago. Pedi somente uma água, mas a cara da aeromoça não foi muito agradável.

  • Bia

    Concordo com Rogerio!! Quem tiver problemas com lanches, passem num supermercado e cvomprem snacks ou amendoins…4 reais resolve esta parte. Agora tendo em vista que não se pode levar liquidos, acho que ao menos ÁGUA eles devem oferecer gratuitamente pois é o mínimo e sede é algo que incomoda demais e não há paliativos e caso da viagem ser longa.

  • Emanuella

    Brasília – São Paulo(congonhas)

    e São Paulo(congonhas) – Brasília – não teve nada.

    Inclusive eu costumava pegar o suco grátis para acompanhar o sanduba pago, mas nem isso tinha…

  • Elane

    Hoje mesmo cheguei fiz o trecho Rio-Salvador, no qual a Gol não ofereceu NADA gratuitamente. Apenas o serviço de bordo pago foi oferecido. Para se igualar a WebJet não falta mais nada.

  • Segundo Torres

    Voei de gol quinta,(jpa-gig), e ontem(gig-jpa), teve um biscoito, e um pacote de snacks+bebidas.

  • Michelle Costa

    Semana passada fui pela GOL do Rio para Salvador, eles passaram apenas os cardápios para quem quisesse comprar. Não serviram nem água. Na volta resolvi levar minha própria garrafa d'água.

  • Diego

    também viajei porto alegre – congonhas e vice versa, no final de semana, ida 29/03 e retorno 31/03, e somente ofereceram o serviço pago.

    abs.

  • Andre

    Idem, mas poa-rio e rio-poa. Só serviram no de ida.

  • Débora

    Já voei duas vezes distintas no trecho João Pessoa- Rio e não foi oferecido nem água, só o serviço pago.

  • Leonardo

    No último dia 25 em voo GRU – BSB foi a mesma coisa. Nem água. Sério mesmo, água não se nega nem a um cachorro.

    Já me decidi, para passagens com diferença de até 15% eu vou de TAM.

  • Fábio Vilela

    É Leo, como vc pode ver, é com todo mundo, e a Gol ainda manda uma dessa!

  • Raquel

    VAMOS COMEÇAR A LEVAR MARMITA PRO VÔO QUE EU QUERO VER SE ELES NÃO VOLTAM COM O RANGO!!!

    HUHULLL OVINHO FRITO COM BIFE , SUCO DE CAJU , BOLO DE CENORA!!! BOM DEMAIS!!!

    • Raquel

      Tem que pedir pra GOL disponibilizar umas misteiras pra gente fazer um X EGG BACON no capricho.

  • Bia

    Li hoje que a GOL demitiu vários funcionários e irá diminuir a frota de aviões para reestrutar suas atividades!

  • Gabriela Anschau

    Boa tarde! Voei pela gol em 23/03 nos trechos POA – RIO e RIO – VIX (Vitória) e foi oferecido o serviço de bordo gratuito em ambos os trechos. Entretanto, na volta, em 26/03 somente foi oferecido o serviço de bordo gratuito no trecho VIX – BH e no trecho BH – POA que teve o vôo com duração aproximada de duas horas, foi oferecido somente o serviço de bordo pago. Achei um absurdo, uma vez que a GOL deveria ter o bom senso de oferecer o serviço de bordo gratuito nos vôos com maior duração, uma vez que dessa forma obriga o cliente a adquirir algo do cardápio, tendo em vista o longo tempo no avião. Att., Gabriela.

  • Bruno

    E depois de 200 comentários aqui confirmando, a GOL ainda continua negando??

  • http://www.cinzel.net Oliver Drummond

    Voei semana passada do Rio de Janeiro para Porto Alegre e nada foi servido aos passageiros.

    No inicio do vôo os cardápios foram distribuidos e só foram atendidos os passageiros que optaram por comprar seu próprio lanche.

  • Grazielle

    Simples, a empresa está falindo. Hoje demitiram mais de 100 comissários e co-pilotos.

  • Andre

    rio = GIG

  • http://www.aeacursos.com.br Leda M. Bastos

    Voei 2 vezes pela GOL no mês de março (4 trechos) e em nenhum deles foi servido nada, a não ser o "serviço pago". No último trecho Porto Alegre/São Paulo voei ao lado de uma pessoa da tripulação da empresa que estava pegando uma "carona" para iniciar seu trabalho no vôo seguinte, que me confirmou que a GOL está excluindo os serviços de bordo "sem pagamento". Segundo ela, se você solicitar eles podem servir água apenas, caso contrário você terá que pagar pelos serviços. Ela revelou que esta é uma tendência de todas as companhias, em vários países do mundo. Na verdade o serviço de bordo já está incluído e bem pago no valor da passagem.

  • Flávio CPV

    Eu fiz mês passado dia 04/03 GIG-SSA-CPV foi servido serviço gratuito em todos eles. E dia 20/03 CPV-SSA-GIG também houve serviço grátis.

  • fo

    Pior que não há muitas opções. TAM?

  • Gabriel Bortolini

    Voei agora de RIO-BSB-RIO e não teve lanche, só o pago. Um absurdo, o vôo de ida saiu com atraso de 1h30, na qual ficamos presos dentro do avião esperando pista para decolar, e depois nada de lanche, só o pago. Melhor cia para viajar em vôos domésticos agora é a AVIANCA com certeza!!!!!!!

  • Fabio Veloso

    Nem vem pagar de santinho aqui, querido amigo comissario sentido. Quantas e quantas vezes somos forçados a passar pela incapacidade de comissarios não resolverem simples problemas, suas ignorancias, falta de atitude e mais, oportunismo, esse sem duvida pra mim, é a maior falta de carater que "vcs" podem tem, pois agentes como você diz que servem principalmente para assegurar a segurança dos passageiros, pensar em greves, tumultos e outros em epocas de grande movimento dos aeroportos, não podem querer ser santos.

  • http://guilherme-oblog.blogspot.com Guilherme Stiebler

    Contato que o tipo de serviço e o custo sejam avisados antecipadamente, acho que vale mais a pena esse tipo de cobrança. Diminui os preços das passagens, e permite um melhor serviço para quem quer pagar mais.

  • http://sjales.yolasite.com Suzane

    Um amigo acaba de fazer um vôo Curitiba-Brasília e Brasília-Teresina. São mais de 2 horas de vôo cada trecho e não foi servido nem água.

  • Alba

    Na verdade eu acho que essa história de "grátis" também é meio complicada, porque ninguém faz nada de graça pra ninguém, quanto mais uma empresa privada. O dinheiro que a gente já paga no valor das passagens e taxas diversas, dá um alto lucro pras empresas e ainda seria suficiente sim pra oferecer um lanche básico para os passageiros. O que eles estão fazendo é cortar tudo o que podem pra aumentar ainda mais o lucro.

  • Evandro kolososki

    viajei de bsb pra guarulhos e so teve o serviço de bordo pago,,a gol esta pegando o padrao webjet

  • Juan Silva

    Volé en el trecho de GRU-FOR y sirvieron batata frita + bebidas. Despúes de una hora aproximadamente volvieron a pasar nuevamente bebidas! Increible !

  • Carlos

    Não gostei da GOL agora.As passagens não foram barato,mais sem lanche e bebidas?Mentira!Prefiro de TRIP ou TAM,nem GOL.E se GOL quer participar no grupo de SKYTEAM,por favor,não ser muito barato e unha de fome.

  • Marcelo

    Em um vôo de Congonhas pra Goiânia, em que eram oferecidos os lanches pagos, pedi um simples copo de água que só me foi servido depois de finalizada a venda. Achei de uma indelicadeza sem igual. Pensarei nisso ao escolher voar pela Gol.

  • Ana Cristina Jacques

    Voei de GIG para POA na semana passada e não serviram nada, somente passaram o cardápio para lanches pagos.

  • GRAZIELLE

    Viajei de Natal-RN para Goiânia(GO) com escala em Guarulhos e só foi oferecido lanches pagos. A comissária ainda disse: Água é cortesia kkkk. Se pelo menos os lanches pagos tivessem um preço mais acessível tudo bem mas R$ 12,00 em um sanduíche de pão, presunto e mussarela é de mais né. Com certeza pensarei melhor quando for comprar passagens da Gol pois hoje, devido a concorrência, é muito bom para nós clientes podermos escolher a empresa que nos oferece melhor preço/qualidade.

  • Tiago – MG

    ai o constantino que ta mais pra "constantine" (do filme) pq não mora nessa realidade, vem ao MD e observa que, NÃO ADIANTA ESCONDER MAIS NADA NOS TEMPOS VIRTUAIS DE HOJE. pra cvada comentário de gente desmentindo a GOL aqui no MD devem ter mais algumas centenas de passageiros que assinariam embaixo no que diz respeito ao tema do post. ACORDA GOL.

    • Tiago – MG

      e quem sabe com essa propaganda negativa, eles façam como a TAM. avião caiu? chek in deu tilte pela 1000ª vez na semana?, PROMOÇÃO NELES pra esquecerem de tudo.

  • Fatima

    O mesmo aconteceu comigo numa viagem de Campo Grande – MS a Guarulhos – SP, somente o serviço pago… estranhei pq não sabia da novidade, deviam avisar na hora da compra da passagem.

  • Renato

    Voei GRU – CNF dia 21/03 e teve amendoim e bebidas 4free, mas o voo era de 45 minutos, ou seja, curtissima duracao.

    Nem sabia desse cardapio.

  • Lorenna

    Realmente é muito estranho a negativa da GOL, sendo isso uma realidade. Concordo com a cobrança do lanche, desde que realmente impactem em valores mais baixos nas passagens. Porém, com todas essas promoções, eu me questiono até que ponto esses lanches são o que elevam o custo. Eu viagei agora no mês de março para Fortaleza, fiz uso do serviço de bordo pago, porém, quando solicitei a Nota Fiscal para apresentar a minha empresa, para ser ressarcida, eles me informaram que não havia sido embarcado o bloco de Notas fescais e que teria apenas um recibo de venda. Ora minha gente, negar a emissão da Nota Fiscal é SONEGAÇÃO DE IMPOSTO. O que a GOL tem a dizer sobre isso???????

  • GRAZIELLE

    Gente… vamos levar farofa na marmita a próxima vez que viajarmos de Gol rs…

  • Marcio

    O problema não é cobrar pelo serviço e sim não informar os passageiros na hora da compra. Parece que a GOL quer usar o fator surpresa para aumentar as vendas a bordo….

  • Edgard Kaschel

    Voei CNG-POA há 3 semanas, e apenas o serviço pago foi oferecido. Nem água foi oferecida aos passageiros.

    Não sou contra os serviços pagos, desde que sejam um "plus", pois são absurdamente fora da realidade os preços ptraticados, então acho que se deva ter a escolha.

    Agora, ÁGUA, ao menos, deveria ser obrigatório. Até em Ônibus intermunicipal tem lei para servir água !

  • https://www.facebook.com/fadolinda Fátima

    No mes de março fui a Salvador com meu marido pela Gol… Na ida tivemos o serviço gratuito da Gol… Ja na volta ja estava tudo pago e o serviço gratuito não nos foi oferecido… Deixei de viajar pela Webjet exatamente por achar isso um absurdo. Agora estou optando pela Azul que ainda tem esse serviço.

  • http://porestaseoutras.com Deby Teixiera

    Eu também observei a mesma falta de compromisso com os poassageiros no dia 19/03 quando voltava de SP para Fortaleza. As comissários (vulgo garçonetes aéreas) não ofereciam nada que não fosse o cardápio. Quando questionadas, elas diziam que apenas a água estava no cardápio gratuito.

    Triste. Já que todos que estavam ali, somente para embarcar, já haviam pago a taxa que não é nada gratuita, no valor de R$20,66.

  • Rafaela de Melo

    Viajo sempre no trecho Brasília – São Paulo e vice-versa e a mais de 1 mês passo pela quesito comprar lanche dentro dos aviões, o que é um péssimo serviço, por sinal. Nunca tem o lanche escolhido, demoram muito pra servir todos do avião e acabam não servindo o lanche grátis – talvez ppor falta de tempo. Ponto a menos para a Gol. Tendo oportunidade, escolho outra empresa. Todos deveriam fazer o mesmo!

  • Mara

    Fiz o trajeto São Paulo a Porto Alegre há duas semanas e não houve serviço de bordo gratuito, nem na ida nem na volta. Questionada, a atendente disse que "free" apenas a água.

  • sonia

    viajei semana passada do Rio – Recife, também foi oferecido serviço pago, questionei com a comissária sobre não haver mais serviço gratuito, fui informada que só trechos curtos que ainda não será cobrado,somente àgua vai ser disponibilizado para os passageiros

  • aninha

    que nada geralmente vc nao paga barato por uma passagem e no final ainda se ferra pq precisa pagar lanche egoista quem pensa qe é normal ainda mais qem viaja com crianças a bordo ninguem sabe a condiçao de ninguem entao pra que cobrar um lanche tao pequeno invista do valor da passagem afinal pior seria vc viajar e nao poder pagar um lanche no aviao pra teu filho temos que olhar por todos os lados e vender lanche no aviao nada a ver sem logica nenhuma …E se liga promoçao nao cai do ceu todo dia nao e mesmo se tive se ja paguei caro por uma passagem que se nao servir uma agua é o cumulo do absurdo

  • Juliana

    Eu fiz o trajeto Guarulhos – Maceió, que são quase 3h de vôo e só serviram o cardápio pago, eu tive que pedir água porque nem serviram. O pior de tudo é que até os lanches pagos são pequenos e caríssimos,quem puder é melhor fazer um anche antes de embarcar.

  • Fabrício Reis

    Só viajo de Gol nas promoções. Caso contrário, Avianca, com certeza.

  • Vívian

    Eu moro em Porto Alegre e freqüentemente faço a rota POA-JOA (João pessoa) e tenho que parar em São Paulo, e, em uma dessas vezes só ofereceram o cardápio e nada de lanche gratuito! Acho que pagamos muito caro pela passagem da Gol para não ter direito a receber nem um lanche decente… Além disso, as passagens da Gol estão tão caras quanto as da TAM, que oferece sempre um lanche decente em qualquer trecho… Por isso prefiro sempre viajar pela TAM, principalmente em vôos longos como os que faço.

    Boa tarde a todos!

  • Marcelo

    Eu acabei de chegar de Sao Paulo no final de semana passado em sentido a Maceio e o mesmo aconteceu, foi oferecido o cardapio no entrar no aviao e apenas passaram os lanches pagos, nao sendo oferecidos nem agua para os passageiros que optaram em nao comprar nada.

  • Julio

    A Gol está mentindo, pois dia 02.04.12 fiz o trecho brasília – Salvador e näo foi servido nenhum serviço de bordo gratuito aos passageiros. Continuem apurando, rs…

  • Igor

    No dia 26 de março peguei o trecho GIG-FOR, com mais de 3 horas de duração. Foi oferecido somente o lanche pago, nada de lanche gratuito.

  • Jorge

    Aconteceu o mesmo comigo em um voo do Rio de Janeiro (GIG) para Salvador, durante o carnaval de 2012. Mesmo com a passagem absurdamente mais cara, o serviço de bordo gratuito não foi oferecido na ida, apenas na volta. Os próprios comissários de bordo afirmaram não ter ciência de quando a Gol oferece o serviço gratuito e quando não oferece. Ele disse que são avisados somente durante os voos. Todos nós achamos um absurdo aquilo e nos recusamos a pagar pelo serviço!

  • http://google/msn Edinaldo Fernando de

    A Gol está falida, o anúncio de sua falência, é só uma questão de tempo. Já começou a demitir pessoal, economisa no lanche, só falta mesmo economizar no gás combustível da aeronave. os aviões estão uma verdadeira sucata, falta parafusos nas poltronas, é remendo na fuzelagem, arames prendendo peças das asas, em fim está sendo uma anentura voar pela gol.

  • Guilherme Machado

    viajei de Porto Alegre a Brasilia (Mais de 2h de voo) no dia 29/3 pela GOL e eis que após 40 min de voo os comissarios apareceram oferecendo cardapios para se escolher o lanche a ser comprado. Havia preços que variavam de 7 a 15 reais o "combo". Um absurdo e caro. Seria melhor que por esse preço oferecessem ofertas Mc Donalds requentadas.

    A empresa negar o fato é tambem um absurdo. Prometo que na próxima viagem em que isso ocorrer vou tirar foto do cardapio e dos comissarios.

  • Paulo Roberto

    Fiz o trecho Brasília-Fortaleza-Brasília e só foi oferecido o lanche pago. Não vejo problema em não oferecer lanche gratuíto, apenas não concordo em a empresa não adimitir os fatos.

  • RABUGENTO

    A empresa está demitindo muita gente. Diz que está no prejuízo. Onde será que foi parar o dinheiro? A ocupação em seus voos é bem grande… Estão desviando alguma coisa? Estão pagando os advogados dos processos que seus donos estão sofrendo?

    Resta saber o que oferecerão nos novos voos internacionais prometidos para breve.

    Saudade da Varig…

  • Zena

    Já tive a experiência mas foi quando iniciaram as vendas a bordo e foi só uma vez. As demais sempre ofereceram. Só não entendo os preços das passagens da GOL… Não me importo por pagar pela água ou pelo lanche, contanto que sejam de qualidade. O preço da água ou sanduíche é o mesmo preço pago no aeroporto. E mais, vejo tantos comentários menosprezando a GOL, sem querer defender nada aqui mas na TAM, muitos voos curtos só tem amendoim para o passageiro, o MESMO que a GOL propõe. Se a questão é lanche que faz uma empresa melhor que a outra, não sei se dá para comparar muito não…

  • Edimara

    Minha mãe viajou esses dias, 22/03, de Porto Alegre para Campinas com conexão no Rio de Janeiro e ela reclamou que de Porto Alegre para o Rio só ofereceram o lanche pago, não foi distribuído o outro lanche. Apenas no vôo do Rio para Campinas deram o lanchinho grátis.

  • Edmara

    Fiz um vôo de São Paulo a Porto Alegre no último dia 23,e só foi oferecido serviço de bordo pago, o mesmo ocorreu no vôo de retorno no dia 26.

  • Alexandre

    Eu fiz recentemente um voo Rio-Porto Alegre e o lanche foi vendido. Não havia lanche grátis.

  • CASSIO

    Estas notícias mostram que a Gol tende a se tornar semelhante a lgumas empresas low-cost, com preços menores e serviços de baixa qualidade. Até a estratégia de venda de lanches é ruim, pois poucos adquirem os produtos devido aos altos custos.

  • Cristine de Macedo A

    FIZ , UM DOS PRIMEIROS VÔOS , SAINDO DE POA COM DESTINO AO RIO, ONDE ESTAVA SENDO TESTADO ESTA ESTRATÉGIA. NÃO ACHO QUE SEJA RUIM EM TRECHOS CURTOS E SE FOR REVERTIDO EM PASSAGENS MAIS EM CONTA, DESDE QUE NOS AEROPORTOS AS LANCHERIAS NÃO ABUSEM DOS PREÇOS DOS LANCHES. NO RIO UM SANDUICHE SIMPLES CUSTA R$15,00 ,SE NÃO IGUAL MAIS CARO DO QUE NO AVIÃO.UM ROUBO!!!AS EMPRESAS E OS AEROPORTOS TÊM QUE ENTRAR NUM ACORDO SENÃO NO PRÓXIMO VÔO VOU LEVAR UMA QUENTINHA!!!!RZRZRZ

  • Joali

    Bem, eu viajei pela gol para o Rio de Janeiro (galeão) de Recife no dia 23 de março, às 12h45, só houve o serviço de bordo pago, embora, acredito que quem pedisse água teria gratuitamente, o que não ocorre na gol. Mas nesse dia até o saquinho de castanha era pago. Na volta, o meu voo foi as 2h45 do dia 02 de abril, neste voo foi oferecido o serviço de bordo gratuito e não se citou o serviço de bordo pago. Não sei qual é o critério utilizado, mas o que eu observo é a mudança das regras sem a devida comunicação, o que deixa o passageiro despreparado para ter dinheiro para adquirir os alimentos, ou passar fome se só tiver o cartão de crédito ou notas altas. Inclusive o comissário não tinha troco, e solicitou que o passageiro aguardasse. Um absurdo.

    • Joali

      Corrigindo: A água não e gratuita na webjet

  • Michelle

    "Os funcionários passaram apenas vendendo os lanches e disseram que o serviço gratuito seria trazido em seguida, o que acabou não ocorrendo. Nem água foi servido aos passageiros em um voo tranquilo e sem turbulências."

    Foi EXATAMENTE o que aconteceu comigo num vôo SDU-BSB em fevereiro deste ano… #fail

  • Hiro

    Não deveria de ser o contrário? A Gol melhorar o atendimento da WEBJET?

  • Jessé

    Pois agora eu vou fazer uma matula pra viajar. Frango com farofa.

  • Paulo Henrique

    Prezados, isso tem um nome é CRISE! financeira. Ontem a Gol anunciou demissões…Espero que não tenha efeito cascata. A AZUL é a melhor cia aérea nacional atualmente, na minha opinião.

  • Ricardo

    Não há muito o que se esperar de uma empresa como a Gol. É sempre bom lembrar que ela foi a responsável, em seu início, pelo fim da qualidade no serviço de bordo justificando isto como sendo uma das formas de baratear o custo das passagens. Com o passar do tempo, voltou a praticar os preços das outras e não retornou o serviço de boa qualidade. As outras empresas acabaram por fazer o mesmo. Resumo: é ela a responsável pela queda dos serviços das empresas aéreas. Só viajo por ela se não tiver nenhuma outra opção.

  • http://www.dancacatarina.com Clarisse Nunes

    Vim de SP(Guarulhos) para BSB no último dia 26/4 num voo das 18:30h e tb só foi servido o tal lanche pago. Como eu estava azul de fome, pois estava vindo de Floripa, resolvi comprar, só que na hora que chegou na minha vez o único lanche que tinha era o misto-quente ridículo a R$12,00, a atendente disse que os outros já tinham acabado. Detalhe, minha poltrona era a 10A e eles começam a vender da frente pro fundo, de certo ao chegar lá na 20 nem isso ia ter mais. Fiquei tão indignada que não comi!! Da próxima vou levar a marmita de casa, hahahaha

  • Guilherme Gouy

    Fala sério!

    Estive no Rio de Janeiro (ida e volta pela Gol) e apenas a parte paga do cardápio foi oferecida. Mais de 2h de viagem em ambos os trechos e nada além dos ítens pagos foi oferecido aos clientes, nem água.

    Não esperamos ter serviço de 1ª classe nos voos domésticos e de curta duração, mas, cá entre nós, num país onde as passagens aéreas estão entre as mais caras do mundo, não oferecer o mínimo aos seus clientes é piada. Além disso, qualquer coisa no cardápio custa (pasmem) R$5,00. Até fiquei com medo de apertar o botão de solicitação de serviço de bordo e escutar algo como: "boa tarde, senhor, para falar comigo é preciso pagar, no mínimo, 5 reais".

    Vou continuar adotando o quesito preço para a maioria das minhas viagens, mas seria interessante a Gol dar uma explicação melhor do que a relatada acima – sem cobrar, no mínimo, 5 reais por isso.

  • Alessandro Araujo

    Sou a favor é de pagar barato! Quando a Webjet acabou com serviço de bordo, muitos também reclamaram. Eu não deixei de viajar com ela por falta de lanche. Deixo de viajar se estiver mais cara. Esta semana farei CWB-GIG. Paguei R$ 85,00 com taxas! De ônibus, Curitiba – Rio custa 131,00 (e sem lanche)!

  • Fernando

    Voei hoje de BSB a SP. Não houve serviço gratuito, apenas pago. Nem água foi servido.

  • Marcelo

    Caramba 12 pilas um sanduiche na gol e 5 pilas uma lata de refri vou levar de casa kkkkkkkkkk assim vai matar papaiiiii.kkkkkkk

  • Célio C&aacut

    minha mulher acabou de retornar de Brasília, com mimnha filha de ano e nem mesmo água foi servida gratuitamente. O mais absurdo é a resposta da Gol transcrita na reportagem. No mínimo propaganda enganosa, já que sabem que não estão oferecendo o serviço e mesmo assim faltam com a verdade a nós consumidores. Absurdo.

  • Elisabeth

    Concordo sobre mau atendimento dos funcionários da Gol. Outra vez, reclamei da demora do atendimento para a funcionária Mariana, no guichê 11 do check-in no aeroporto de Porto Alegre e ela sugeriu: "Vai de ônibus"…

  • Marcia Oshiro

    Os trechos BSB/CGH/BSB que realizei dia 24/03 também não foi oferecido nada.Vi um passageiro pedindo 01 sanduiche + 01 pepsi por R$17,00.O passageiro pagou com R$20,porém o comissário alegou não ter troco e ofereceu 01 salgadinho de troco.

  • http://melhoresdestinos Vanessa

    O mesmo aconteceu no vôo da Gol vindo de Porto Alegre para Brasilia, só ofereceram os lanches pagos e o serviço de bordo gratuito nada..

  • sandra

    Em 26/03, viajamos (eu, meu marido e minha filha) de fortaleza/recife (ida e volta) e o referido lanche foi suspenso no trecho de volta. Sendo apresentada apenas a opção de lanche pago. A questão não é só a negativa do lanche e do fato pela GOL; o cliente não deve ser surpreendido com a mudança de regras da empresa durante vôo. A transparência nas relações de consumo é fundamental para a satisfação do cliente

  • Sérgio

    Infelizmente esse é um problema cada vez maior. Aquele que paga, acha que no valor pago, está incluso poder humilhar aquele que presta o serviço.

    Quando o serviço não é adequado, se reclama com educação, caso não seja atendido, se reclama com educação para alguém de maior hierarquia, e se mesmo assim não houver solução e você estiver no seu direito, procure a justiça.

    Nenhuma pessoa é melhor do que a outra.

  • rodrigo orestes

    Por isso que sempre lego o meu frango assado e a minha farofinha !!!

    tudo certo :D

  • Mabel

    No mês de março voei de Fortaleza a Guarulhos e depois a Porto Alegre, nos dois voos foi oferecido apenas o serviço pago. Não sendo oferecido nada além disso.

  • SILVANA JOLY

    No dia 25.03 voei GRU-POA e só foi oferecido o cardápio com comida/bebida paga. Questionado por 1 passageiro, o comissário disse que a água era cortesia.

    Aproveito para comentar que uma amiga voou pela Webjet, pediu água para tomar seu remédio e teve que pagar. Achei um absurdo.

  • Igor melo franco

    Recentemente fiz uma viagem brasilia – guarulhos e pude obserar que na ida o serviço foi servido normalmente porém na volta eles passaram somente os cardápios de lanches pagos. Pedi uma água e a comissária informou que só tinha água paga. Acho que irão perder muito com isso. Em setembro iremos fazer uma viagem com a família com 15 pessoas para fortaleza. Mesmo a Tam estando mais caro optamos por viajar com ela poiso trecho é longo para não servirem nada.

  • Flavio Azevedo

    EU QUERO É PASSAGEM BARATA E CHEGAR AO DESTINO…. O NEGÓCIO É PASSAR A LEVAR LANCHE E… VOU PASSEAR PELO CORREDOR DA AERONAVE VENDENDO UNS AMENDOINS, PINGO DE LEITE, DISKETI,AGUA, COCA E PICOLÉ.

  • patricia

    Não só vem acontecendo isso de só lanches pagos, como o atendimento da Gol anda péssimoooo,em todos os âmbitos e olha que só voo gol há anos!!!! Mais vou mudar!

    Até discussão entre as comissárias presenciei num voo em Março 12 entre Fortaleza – RJ aff!!

    Gol comprou webjet, varig (acho) e pirou horrores!!!!

  • Aline

    Meu marido viaja frequentemente a trabalho e também notou a ausência dos lanches gratuitos na GOL. Segundo o que ouviu no avião, deram a entender que acabaria mesmo. Como muitas pessoas já disseram, o importante não é ter lanche ou não. O importante é que o consumidor tenha a informação correta, para saber o que esperar e como se prevenir. Nesse sentido, acho estranha a reação da Gol…

    Não acho mesmo que deva ser implícito o lanche no preço da passagem, e também não há desvantagem nenhuma na venda de produtos a bordo… Isso tudo é detalhe. Qualquer coisa no mercado funciona assim mesmo, as empresas criam meios de se tornarem mais competitivas e a escolha final é do consumidor. E graças a essas inovações o transporte aéreo tornou-se mais popular, e isso é ótimo.

    Agora, servir uma aguinha não ia mal.

  • Nazareth Campos

    Eu viajei dia 21/03 e pelo que me informaram não seria mais servido o " lanchinho " habitual e sim o cardápio com lanches PAGOS.

    Até questionei que havia voado a tres dias atrás e haviam servido os dois biscoitinhos e suco num vôo bem rápido. Infelizmente mais uma que teremos que engolir dos empresários, ou melhor: Não engolir…

  • Pedro Garcia

    Realmente! No meu voo GRU-GYN 23/03/2012 nao teve nenhum lanche….

  • Neilson

    Concordo Igor. O lanche não me faz falta, desde que eu saiba antes pra me programar, bem como a água, que de tidos no avião que tomei sábado, só foi dada a mim, que fui pegar com os comissários, no fundo do avião, quando perguntei se nem água iam dar… O problema é a gol tentar ocultar os fatos.

    Nesse mesmo vôo ela cobrou as taxas de embarque de alguns passageiros, alegando que não tínhamos pago. Paguei ou perdia minha viagem, mas reclamei tanto com a agencia de viagens que tinha me vendido a passagem, que mandaram um funcionário da gol dentro do avião me pedir desculpas e pegar minha conta pra ressarcir o valor pago… Ou a gol começa a ser mais transparente e melhorar seu atendimento, ou vai ter muita gente migrando pra outras companhias, que estão ficando com preços competitivos.

  • Alexandra

    Dia 16/03 voei de CGH – POA e dia 18/03 voltei, e em nenhum dos voos teve serviço gratuito, apenas o pago. O pior é não ter comunicado algum!

  • Alexandre Viana

    Segundo fontes esse será o procedimento entre as capitais. Preparem as marmitas.

  • vina

    Fiz o trecho Brasilia – Guarulhos (28/3) e tbem só serviram o cardapio para escolha do lanche pago! A única opção gratuita foi água.

  • jonas

    a Azul e a Tam agradecem. Pois nos passageiros (pelo menos eu vou levar muito em conta este fato nas compras de minhas passagens que sao todo mes de For/Flo)espero que todos façam o memso, pois so assim as coisas mudam no Brasil.(ou eles achgam que vao pagar a compra da web so com o valor dos lanches que eles nao estam distribuindo) Diga nao a Gol

  • aninha

    essa ideia da webjet nao tem nada haver um lanche 0800 nao mata ninguem pelas tarifas altas e nao justifica falar de promoçao nao afinal qem nao pega promoçao toma ferro se vc vai direto no guiche comprar uma passagem aerea nem promoçao vc pega e quem nao tem internet se ferra com o valor dos preços sem contar que criança paga e nem um lanche pra criança pode servir ora ..Afinal criança quer lanche nao importa deveria pensar mais porque ninguem tem a mesma condiçao dos outros nao e tem pessoas qe pode viajar de emergencia e nao ter dinheiro p paga o lanche do filho tamaha vergoha isto cobrar lanche nada haver viu …entao qe avise antes A gol nao deve seguir esse segmento da webjet nao eu deixei de viajar de gol por conta disto ..Eu vou de Azul e pago mto menos e promoçoes e minha filha recebe lanche muito bom e se ela quiser pedir mais abordo eles dao ..isto faz diferença sim se pra alguns nao faz pra mi e meus amigos faz afinal ninguem tem dim dim toda viagem pra pagar lanche nao….ainda mais quando se viaja com criança …0800 deve continuar sim em todas companias aereas qe isto é um referencial sim caso contratrio vai chegar uma hora qe se fica cobrando lanche o povo vai preferir ir de outra compania ..pq ate os comissarios ficam sem graça em vender lanche no aviao ….e estamos no brasil e nao na europa nao entao pra quer cobrar algo que ja é um absurdo o preço das passagens hein

  • Cezar

    Viajo a trabalho por todo o brasil e em alguns trechos tenho verificado que só servem o cardápio pago, em contrapartida os preços estão praticamente igual aos da TAM ou até mais caros. Estou seriamente pensando em priorizar os voos por outra companhia, apesar de ser cliente Diamante.

  • Fernanda

    O negócio é levar lanche p/ as crianças! Ninguém está nem aí. Um saquinho de amendoim p/ um filho meu que estiver com fome, p/ mim, já vai ser insulto! Infelizmente, essa é a verdade.

  • Cristine de Macedo A

    CONCORDO COM VC DEBORA, TAMBÉM JÁ TO LEVANDO UMA BOLSINHA TÉRMICA COM MEUS LANCHINHOS…PENSEI ATÉ EM FAZER UNS SALGADOS BEM GOSTOSOS E VENDER NOS VÔOS, OLHA QUE EU IRIA COBRAR BARATINHO E GANHAR UMA GRANINHA, RZRZRZ

  • Giovana

    Minha mãe viajou há 4 dias de Caxias do Sul a São Paulo (Congonhas), com volta ontem, 03/04/12. Os lanches disponibilizados foram apenas os PAGOS. Por sorte, a viagem é curta e o vôo era direto.

  • Renata Barreto

    A GOL só pode achar que somos loucos, então, pois desde o ano passado, em todos os voos que fiz pela GOL só foram oferecidos os lanches pagos. Nem um copo de água ofereceram, apenas passaram distribuindo os cardápios, com lanches pagos.

  • Gio

    Viajei neste fim de semana BSB/GIG às 7h15 e GIG/BSB às 18h e NÃO TEVE serviço de bordo. E o serviço pago foi péssimo! Eles não têm troco e te "obrigram" uma venda casada. Segue meu relato:

    Solicitei ao comissário um sanduíche, que custava R$12,00. Ele perguntou se eu tinha troco e eu disse que não (eu tinha R$20,00). Então ele "sugeriu" que eu escolhesse um combo. Eu não aceitei, então ele disse que passaria no final, pois deveria ter o troco. Acabou o serviço pago, nada do serviço gratuito, e o comissário esqueceu de mim! Tive que chamá-lo e perguntar. Ele informou que não tinha mesmo o troco, e eu, vendo que não seria servido nem mesmo uma aguinha, aceitei o combo…

    Fiquei super chateada!

    Na volta, lanchei antes e não passei raiva. Pois mais uma vez, nada de serviço gratuito. Nem água.

    Se continuar assim, vai ficar igual a ônibus interestadual… cada um levando sua merenda… rsrsrs…

  • Débora

    Fui pra Salvador 'no domingo dia dia 25 de março e voltei dia 28, e não serviram nem água, apenas o cardápio para comprarmos, achei estranho pq foi a primeira vez que aconteceu isso…também achei estranho. pq será que nao estão servindo mais????

    Débora- Paraná

  • Abisai

    Acho melhor não servirem nada, mesmo, pois esperar alguma coisa e depois aparecerem com aquele lanchinho de terceira categoria fico mais com raiva do que tenho minha fome saciada.

    Prefiro mesmo é voar com outras empresas. Gol somente quando não há outra possibilidade…

  • Maysa

    Como a Gol nega o fim dos lanches gratuitos? Viajei de Recife p o Galeão no dia 24/03, e do Galeão p Recife no dia 26/03. Nos 2 trechos só havia o serviço pago, e c o inconveniente adicional de n terem troco! Na volta, pedi água e me serviram.

  • valdelito

    Boa noite

    desta forma está se abrindo um prescedente para que possamos levar lanches à bordo. Posso levar qualquer tipo de lanche e bebida que eu achar conveniente para mim.

    E ai entao cade a segurança que vamos ter? pois sabemos que se pode levar garrafas a bordo.

  • Elizabeth

    Boa Tarde,fui surpreendida com esse fato de não ter lanche gratuito nos voos da Gol, somente os pagos. Ah um mes atras viajei de POA p/SP e no voo, ouvi das aeromoças: …facilite o troco…como assim????Ja fazia alguns meses q não viajava de avião pela GOl. Ao passar a aeromoço perguntei,se teria q pagar um lanche, e ela disse q sim. Então disse: Desde qdo isso??? Ela mais rapida do q nunca e com um ar de deboche falou: Faz bastante tempo. Como dissesse p/mim: "Poxa vc faz tempo q não viaja heim???!!!" Achei um absurdo e ainda não ofereceram NADA, nem agua.

  • Zeh_Brasilia

    Pessoal, é a lógica financeira da empresa. De acordo com o balanço de 2011, ela teve prejuízo de R$ 710 milhões, e vai ter que cortar custos pra reverter o quadro (ou seja, piorar a qualidade do atendimento). Em 2011 foram transportados mais de 34 milhões de passageiros. Digamos que um lanche "grátis" em média custe R$5, este corte representa uma reduçao de R$ 175 milhões nas suas despesas. Digamos que com a cobrança, o gasto médio também seja de R$ 5 por passageiro, gerando R$ 175 milhões de receitas adicionais. Assim, o resultado da estratégia chega a R$ 350 milhões!!!!!

  • Rafael

    Na minha viagem GYN-BH também não foi oferecido servido de bordo gratuito.

  • http://meadiciona.com.br/irisleaveeyes Iris Sunshine

    No meu voo REC>Poa e POA>REC serviram gratuitamente.

  • Jéssica

    Viajei pela Gol do Rio de Janeiro para POA e de POA para o Rio e em ambos os trechos foi oferecido apenas o serviço pago. Não ofereceram nem água para os passageiros.

  • Colombo

    Os gestores da Gol não estarem alinhados aos fatos me preocupa… Soa como não sei se o boeing xxx teve seu plano de manutenção feito… Piada da Gol e péssima postura. Os voos estão caríssimos já.

  • Bruno

    é verdade sim, voei de Londrina/Curitiba e ofereceram somente suco,agua e refrigerante nada de snaks.

  • heloisa aguiar

    se é pra aumentar o rosário, entao vamos lá. Comprei uma passagem natal, belém, com escala, em brasilia. A Gol enviou e mail alterando para o Rio. No aeroporto, o voo ia pra Salvador, e quando chegou no Rio, onde haveria uma conexão, ainda foi pra Sp. Resultado: acordei as 2 da manhã, passei o dia voando, e com fome, mas pra piorar, no trecho Sp/blm, foi oferecido esse "LANCHE DE QUALIDADE" a um preço de 12 reais um sanduiche de "QUALIDADE", GELADO com meio copo e café,por 5 reais, e eu azeda de fome e se eu fosse diabetica ou hipertensa que não poderia comer NADA do que eles disponibilizam, teria morrido. Ah, e esse mesmo copo, mas cheio, a Tam me deu dois, de chocolate de Sp pra Recife. Nesse passeio de aeronave, sem querer, até a tripulação foi embora e eu fiquei tomando conta do avião.Queria muito que voces encontrassem também, uma resposta pra uma questão simples, PQ pra ir do Norte pro Nordeste e v/v, é preciso ir a Brasilia ou ao sudeste. Não sai mais caro pra cia ficar com esse passageiro dentro do avião. No meu caso, sozinha, se ao inves disso eu tivesse indo pra fortaleza e depois blm, certamente eu teria pelo menos companhia e a gol dinheiro.

  • Ferbrasilia

    Aconteceu comigo também. Cancelaram um trecho que eu faria BSB/SDU e me colocaram noutro BSB/GIG. Além de não terem avisado no serviço de som sobre o cancelamento, que descobri pelo painel, não serviram qualquer lanche, a não ser o cardápio pago. Eu abri reclamação e a Gol se limitou a dizer que sentia muito por não ter atendido as minhas expectativas. Decepção!

  • Ruth

    Gente isso está acontecendo até nos horários das refeições?

    Pergunto isso pq irei viajar agora dia 06/04 e levo duas crianças. Meu voo sai de Brasília as 11h45 e faz escala em Salvador e depois voa pra Maceió. Eles servem refeição nesse horário? preciso me precaver com relação ás minhas filhas.

    • Ruth

      Corrigindo o voo sai as 11h20ne chega a Maceió as 14h50

  • Mara

    A informação fornecida pela gol não procede. Eles estão oferecendo SOMENTE o serviço pago!

  • Cristiane

    Fui de Brasília a São Paulo no dia 30/3 e só foi dada a opção de lanche pago. Realmente, o lanche que sempre foi servido-barrinhas, amendoim ou sanduíche frio- não faz falta nenhuma. No entanto, o que deve ser verificado é se o lanche está incluído ou não no preço final da passagem. Penso também que a venda de lanches pelos comissários atrapalha sua atenção com os demais passageiros, além do incoveniente do manuseio de dinheiro e comida…

  • http://lanches mari selson

    de ves em cuando viajoa muito que ate a agua tem que ser paga

  • Denise

    Eu fui de GRU á Fortaleza em outubro/2011 na ida foi servido o gratuito e o pago não foi oferecido ( eu nem tava sabendo), na volta só vieram com o cardapio dos lanches pagos, o lamentavel é que eles informam um coisa e fazem outra.

  • Thiago

    A Gol não ta querendo economizar no mísero valor do lanchinho.

    Eles vão parar de dar o lanche pra todo mundo porque querem diminuir de 4 pra 3 comissários por voo, e a distribuição do lanche é o momento que mais se precisa de comissários num voo, então servir lanche pra todo mundo só com 3 comissários vai ficar mais difícil.

    Dessa forma eles economizam com 1 funcionário e ocm o lanchinho.

  • Rogério

    Paulo Vargas, a verdade é que "viajar de avião" não é mais nobre, esse segmento já não é "cheio de pompa" a um bom tempo.. Pago em média R$ 130,00 BH-BSA. O preço da passagem de ônibus são R$100,00. Com esses preços equiparados é natural a popularização. Eles tem que cortar é no lanche mesmo.. imagina quando começar a desligar umas das turbinas para economizar o combustível!

  • Messias Bicca

    Ja foram comissarios e agora estão indo os supérfluos lanches. Se a Gol quebrar, estaremos, todos nós, inclusive os que acham absurdo ficar uma hora e meia sem comer (mas ficam o mesmo tempo no aeroporto na boa), perdidos. Uma cia aerea com o tamanho da Gol deixará um enorme vacuo no mercado domestico que a demais cias aereas brasileiras não poderão suprir. O resultado será uma alta consideravel nos preços das passagens para reprimir a demanda e conseguir atender, muito precariamente, o espaço deixado pela GOL. Levará anos para voltar a temos o que ja conquistamos hoje em termos de oferta de voos, com ou sem lanchinho. Rezo para que tirem toda essa parafernalia de bordo e fiquem voando.

  • http://Www.twitter.com/faelblue Rafael Oliveira

    Ah, gente, mesmo que seja um amendoim e umas bebidas não alcoólicas, é um agrado gostoso para o cliente, que pode fazer com que ele volte a voar pela cia.

    E outra: faz aío cálculo: um pacote de amendoim + uma coca em lata + um copo de água mineral… Não dá nem 6 reais a mais. Baratear uma passagem? Seis reais a menos? Conversa fiada!

  • Bárbara Morae

    viajei para florianópolis em 17/03 e tanto na dia como na volta houve o serviço de bordo sem cobrança

  • heloisa aguiar

    Caro Rogério, não compro passagem pra comer em avião, o problema é o tempo. Tempo de acordar, se deslocar ao aeroporto, despachar, esperar, voar. Tudo isso, não se faz em menos de tres horas. E nesse tempo, pelo menos agua o ser humano precisa. Ou por outro lado, no momento em que compramos a passagem, a empresa avise "Leve seu lanche de casa, ou se alimente antes de viajar, vc vai demorar chegar ao seu destino". E mais, passagem barata? desculpa, mas nós todos pagamos por isso, seja no cartão, na milhagem, enfim, alguem paga mais.

  • MAB

    Bom, sou viajante frequente e vejo com pesar que a cia que comprou a então grandiosa VARIG esteja enveredando por este caminho.

    Se isto se traduzir em preços melhores, DESDE QUE NO ATO DA COMPRA DA PASSAGEM ESTEJA CLARO QUE NÂO SERÁ OFERECIDO SERVIÇO GRATUITO , até é justificável.

    Mas , observando os preços e o modo como é feito nada disto vem ocorrendo. Preços nas alturas e você se depara que não haverá o serviço de pelo menos oferecer AGUA quando o avião começa o processo de descenso.

    Lamentável.

  • Roberta

    Viajei do Rio para SSA e também não serviram nada. Já tinha ouvido outros relatos.

  • valdelito

    Posso levar qualquer tipo de lanche e bebida que eu achar conveniente para mim.

    E ai entao cade a segurança que vamos ter? pois sabemos que nao se pode levar garrafas a bordo.

  • Cleilce

    Fiz Guarulhos-Fortaleza ontem, a passagem comprada foi por tarifa promocional, o lanche foi pago e só deram água de graça porque pedimos, mas também só água. Ridículo.

  • Alder ferreira

    muita mentira relataram isso pra tentar amenizar mas e tudo mentira,a gol esta cobrando sim e n tem nada de graça,eles dão amendoin apenas e 1 copo de refrigerante e olhe lá,fiz uma viajem pra natal agora em dezembro e fortaleza em julho de 2011 e cobraram pelos serviços de bordo,tornei a viajar agora em 2012 pra ssa a 1 mes atras e tornaram a fazer o mesmo,amigos meus foram a recife e comento o mesmo fato acho lamental e a web jet esta no mesmo caminho absurdo.

  • José Augusto

    Fiz o percurso BSB a Fortaleza, no último dia 25/03, e a verdade é exatamente esta. Lanchinho por R$12,00?, Refri por R$ 5,00? Me sentí ROUBADO, o pior é que não tive escolha, pois o horário de partida foi de 13:15hs e, com fome, tive que me deixar ser engolido pela voracidade da GOOOOOLLLLL.

  • Luciano Sousa

    Fiz ida e volta para Curitiba esse final de semana saindo do Rio e tive esse serviço normalmente…

  • Luciana

    Já aconteceu comigo também! Fiz uma viagem entre POA e REC, em um dos vôos só foi oferecido o serviço pago, em outro o lanche gratuito, e no outro vôo, nada!

  • Cassiano Leal

    Sim… Era CGH, não CGO! :)

  • Lívia Amoras

    Viajei GYN-RIO dia 29/03/12 e voltei dia 01/04/12. O lanche foi grátis na ida, mas na volta somente o pago.

  • Luciano Sousa

    Adendo, viajei de Pluna ano passado e tive que pagar para comer, e não foi barato… As pessoas tem uma mania muito grande de criticar as coisas… é muito natural eles cortarem isso, com o preço da passagem tão baixo chega ser hipocrisia pedir um lanche de qualidade, para começo de conversa…

    A Tam está aí oferecendo um monte de vantagens, só pagar o dobro na passagem.

    abs

  • Lara

    Só para registrar: no fim-de-semana do dia 23 de março eu viajei de Brasília para Teresina e, tanto na ida como na volta, só foi oferecido o serviço pago, nada de lanches gratuitos. Como é uma viagem relativamente curta, não me importei, mas tampouco pagaria os preços absurdos que eles cobram no cardápio.

  • Claudia

    Tudo bem que a Gol cobre pelos seus lanches, mas cobrar R$ 5,00 por um refrigerante 350ml é um assalto!

  • Carine Freire

    Quando se trata de mudanças sempre ocorrem discursões,acho que a gol deveria continuar oferecendo lanches gratuitos,ou se querem não mais oferecer esses lanches,os pagos deveriam ser mais baratos e o mais importante as passagens com preços melhores.Vou viajar Nat-SP,vou ver o que vai acontecer.

  • Solange

    É verdade. Viajei de Guarulhos a Brasília (Voo G3-1846), conexão de um Voo da American Airlines (NYC), com duração quase 2 horas e só ofereceram lanches pagos. Nem água foi servida. Quando pedi um copo d'água a comissária de bordo pediu que eu esperasse o fim do serviço (pago). Sei que a proposta inicial da GOL era oferecer passagens mais baratas, com serviço de bordo reduzido e sem a emissão de bilhetes… Isso deixou de acontecer há muito tempo… os preços das passagens estão bem altos e o serviço cada vez mais fraco. Por isso, se o trecho não estiver em promoção, prefiro voar de TAM ou de AZUL, pois os serviços são muuuuuito melhores.

  • Luis

    Viajei esse fim de semana de Fortaleza para São Paulo (GRU) e não teve o serviço de lanche gratuito nem na ida e nem na volta. Nem mesmo água foi servido.

  • Delleon

    Voei neste último fim de semana pela Gol, no voo 1810, de Brasília a Recife. Nesse voo, assim como já foi mencionado, nada foi servido, houve somente serviço pago. Nem sequer água foi oferecido, porém, quando solicitado, a água era servida gratuitamente. O que me deixa chateado é a negação que a Cia faz referente ao fato constatado por milhares de passageiros. A Gol continua insistindo em dizer que nos voos onde tem o serviço pago ela continua oferecendo o gratuito.

  • Felipe

    Mas rapaz, esse tópico bombou! Rendeu mesmo!

    Sobre o lanche da GOL nem me importo muito com isso. Eu quero mesmo é chegar no meu destino pagando barato!

    Se me oferecerem Recife -> Londres por 300 dólares Ida e Volta pra ir em pé, sem lanche, eu vou com certeza!

  • heloisa aguiar

    To contigo Igor, não custa nada avisar o que vai ou não ter no avião, até pra vc se prevenir, inclusive com água. Eu sou hipertensa e não como nada no avião, mas vejo crianças chorando com fome, por que as maes não tiveram informação antecipada e nao se preveniram, isso acontece muito em voos longos

    Cá pra nos na cabeça de quem cabe que vc paga no minimo 600 reais numa passagem só por causa de lanche, me poupe.

  • Pablo

    Só nos resta boicotar….amanhã farei o trecho for-ssa, estarei aqui para postar a realidade.

  • Carla Zanetti

    MENTIRA DA GOL!!!

    Eu já fiz 5 viagens à Salvador(SP _ SSA) com meu filho DE # ANINHOS, e só havia serviço VENDIDO. Eu inclusive perguntei à aeromoça sobre o serviço de bordo gratuito, e a mesma disse q havia sido suspenso, q a partir de agora só os vendidos. O maior absurdo é não avisar ao cliente/passageiro dessa mudança repentina antes do embarque, impossibilitando que o mesmo no minimo saque algum dinheiro(hj em dia muitas pessoas andam apenas com cartões de débito – MEU CASO), para poder comprar coisinhas ABSURDAMENTE CARAS, pela qualidade e tipo vendidos nos voos.MEu filho de 3 anos, queria um biscoitinho, e eu simplesmente não tinha trocado. Tinha cheque, tinha cartão de débito….mas não pude comprar!ABSURDO!Tá virando ônibus essa GOL

  • Jacqueline

    Tb voei pela Gol há umas duas semanas e no trajeto SSA – Congonhas, tive que pagar pelo meu lanche (R$ 15 por um mini sanduíche quase gelado e um copinho de chocolate quente. Para receer acompanhamento, tipo chocolate, R$ 5 a mais), além de só ter direito a receber um copo d'água aqueles passageiros que tivessem comprado algo do menu. O mesmo ocorreu no vôo de volta Congonhas-BSB. Absurdo!

  • lucia

    Domingo fiz o trecho GIG/GRU e me ofereceram suco,refrigerante e agua.Depois trecho GRU/FLN

    com suco ,agua,refrigerante e batatas fritas,tudo de GRACA

  • Aline R.

    Imaginem só todos os passageiros levando seus lanches…a sujeira e o cheiro que iria ficar no avião. Além do mais os preços dos lanches servidos são absurdamente caros.Eu que não dou R$12,00 em um sanduíche sem graça. Se pelo menos o preço fosse justo…

  • Carlos Eduardo

    No único voo com BOB que fiz até hoje, o único serviço oferecido foi o de vendas.

  • Luiz Felipe

    Dia 13/02/2012, no vôo G3-1335, de Brasília para Congonhas, só serviram os lanches pagos! Não entendi a lógica, já que no trecho seguinte da minha conexão, bem menor, de São Paulo para Curitiba, houve o lanche gratuito.

  • Marco Aurelio Padova

    Muito pertinente o artigo de Melhores Destinos.

    De fato, há 2 semanas viajei de Goiânia/GO para Caxias do Sul/RS. No primeiro trecho até Congonhas, o serviço de bordo funcionou como o habitual. Porém, de Congonhas pra Caxias NEM ÁGUA FOI SERVIDO!!!!!

    O mesmo se deu quando eu retornei. Só efereceram o menu pago!

    Deve ser a dívida… Acho que a GOL está quebrando… :)

  • Babi

    Mentira da gol!! Voltei de buenos Aires e qndo fui fazer o domestico de Guarulhos-Brasília só rolou lanche pago e o pior, eu tava morrendo de fome, quis comer e apesar de estar escrito no cardápio q aceitava cartão, eles tavam sem a máquina… Um inferno.. Parei com a gol.. Vai ficar horrível igual a webjet.. Negocio eh esperar promoção e viajar de tam…

  • SUYANE

    Viajei dia 28/03/2012 de São Paulo para Fortaleza no vôo 1610, no horário de 11:05h às 14:17h, ou seja, em plena hora do almoço, e só foi oferecido lanche pago. Ao ser questionada por um casal idoso ao meu lado, a aeromoça explicou que o serviço da Gol agora era assim, que somente a água era gratuita e que só havia o serviço gratuito como antes em alguns trechos. Mesmo assim, nem a água foi oferecida, acho que você teria que pedir, se necessário. A Gol negar este fato é mais que desrespeito, é desonestidade. Em plena hora do almoço, quem quisesse comer algo teria que pagar por fora e somente em dinheiro, como eu tive que fazer ao pagar R$20,00 por um sanduíche, uma batatinha ruffles e uma lata de guaraná, já que eles estavam sem suco.

  • heloisa aguiar

    prepare-se… e peça um sac o de lixo pra deixar as cascas de laranja e tangerina, kkkk brincadeira querida, mas se vc levar criança, previna-se qe a coisa ta feia, mas se ao menos o vendido tivesse alguma qualidade, não me importaria de pagar, mas 12 reais por um pão gelado e com uma fatia de queijo, ninguem merece. Queria estar na Gol, para acompanhar esses comentários, imagino que tem funcionário lá só pra postar defesa da Cia kkkkkk

  • Margarida Melo

    Agora quem quiser um lanchinho a bordo, tem que levar?

    Porque além da tarifa que não é barata, comprar o lanche!!!!!!!

  • Pedro

    Se eu viajasse pra comer até que levaria em conta. Nesse caso, se o serviço for pontual e seguro e barato, abro mão de um copo d'água.

    • Gabi

      Concordo, Pedro.Tb abro mão da água e do amendoim por um serviço pontual, suguro e barato!

  • Babi

    E diminuir os preços se realmente va praticar a cobrança de lanche!! A webjet era barata pelo menos…

  • Carol

    Não há muita lógica da GOL, pois dia 15/03/12 (18h) viajei BSB-CGH e não recebi o lanchinho, apenas serviram o "pago"… já no retorno, dia 16/03/12 (16h), CGH-BSB, deram o lanche, Turbulência durante o voo apenas no dia 16/03… E aí, GOL!?!?

  • alex

    Quem em crise compra DUAS empresas aereas…??

  • Rafael Melo

    MENTIRA! MENTIRA! MENTIRA!

    Vim no fim de semana de Aracaju-SE a São Paulo-GRU e nada além de água quente foi servido gratuitamente. A gol fez a compra da webjet comprou uma dívida gigantesca, armaga um prejuízo de 720 milhões e repassa isso ao consumidor final. Até aí tudo bem, lei do mercado. Agora agir de má fé e negar isso dizendo que apesar de vender ainda oferece o serviço é MENTIRAAAAA DESCARADA…

    Odeio a GOL!

  • Beniceia

    Sempre levo uma castanha ou uma batata rufles,sabia que não e proibido,ótimas promoções de passagens e um lanche tão sem graça.Em dezembro graças ao MD COMPREI P/ maceió A R§: 179 não é ótimo!

  • Amanda

    É isso aí, diga não a GOL! Eu ia viajar por ela em Julho, mas pelo que tô vendo vou é pela tam ou azul mesmo porque nas duas eu sempre fui atendida com um excelente serviço de bordo.

  • Graziela

    Voei pela Gol agora em março, na ida somente o serviço pago foi oferecido, no retorno o gratuito foi servido normalmente, ate estranhamos…

  • Kariny Moreira

    No voo Brasilia – Recife, dia 24/03/2012. Duas horas de duração e apenas ofereceram o serviço pago. Nem água foi servido. A Gol está mentindo!!!!

  • Rafael Melo

    MENTIRA!

  • Raniery

    Fiz o trecho Foz – Curitiba em meados de março e nada de serviço de bordo a não ser o pago! Ridículo!

  • Glenda

    Ontem mesmo fiz uma voo São Paulo (Guarulhos – Fortaleza)e só ofereceram os serviços pagos. Questionei a aeromoça se teria o serviço gratuito e ela afirmou que não e que a GOL logo logo só vai ter serviços pagos!! Isso é um absurdo!

  • Eimar

    Bom saber… Comprei vários trechos com A GOL até o final do ano (alguns longos). Como sou hipoglicêmica e não posso passar muito tempo sem comer, vou comprar uma lancheira e 1 garrafa térmica. Assim, não terei que me submeter a comprar lanches caros e poderei optar por alimentos mais saudáveis.

  • alais

    voei bsb-sp, sp-bsb e bsb-bh,bh-bsb esses dias e nem água serviram. eu não sinto falta,até pq a qualidade do lanche não era das melhores. mas uma água, um café não custa nada.

  • Ricardo

    Ha 13 dia fiz os trechos Brasilia-Congonhas (saida 18:02) e Congonhas-Brasilia (saida 21:22) e não foi servido nada, nem agua. Somente o cardápio pago foi oferecido. Levaram a seria o slogan low cost, low fare.

  • Ricardo

    Ha quase 2 semans fiz os trechos Brasilia-Congonhas (saida 18:02) e Congonhas-Brasilia (saida 21:22) e não foi servido nada, nem agua. Somente o cardápio pago foi oferecido. Levaram a seria o slogan low cost, low fare.

  • Manoel

    Voei de Brasilia à Cuiabá, e de Cuiabá para Brasilia, nos dias 27 e 30 de março.

    Lanche e refrigerante, só pagando.

    De graça, só agua…

    Será que o Presidente da Gol, quando viaja de avião, paga o sanduiche que come ?

    Quem sabe…

  • Rosi

    Passei pela mesma situação no vôo Foz do Iguaçu/Guarulhos no dia 15/mar. Foi servido somente o serviço pago.

  • Pedro

    Voo bsb-rec dia 30/03 e rec-bsb dia 01/04, todos só com comida paga.

    Perguntei a uma aeromoça, e ela informou que a partir de abril serão mais de 300 voos da gol operados na base do lanchinho pago (e caro!).

    De graça, só água.

  • Celia Cordeiro

    Eu fiz ontem um trecho de Natal ao Rio ,e realmente a Gol só serviu lanche a quem comprasse.

  • Cardoso

    Viajei no final de Fevereiro e retornei no início de março trecho AJU/EZE/AJU com conexão em GRU.Em todos os trechos comi biscoito de coco, salgadinho e refrigerante. Nos trechos entre Curitiba/ASSUNÇÃO foi servido sanduíche gelado e no trecho Assunção/Ezeiza também sanduíche gelado.Então esse lanche está normal inclusive em nenhum trecho venderam absolutamente nada.

  • Alan Silva

    Fiz no ultimo fim de semana o trecho REC-NAT e NAT-REC e não foi oferecido o serviço gratuito só o pago,e voo atrasou tres horas, quase o tempo de Recife a Natal de carro, e não nos foi servido nada, se ela quer cobrar pelo serviço que cobre, mas não nos engane dizendo que ainda oferece o servigo gratuito!!!!

  • http://www.amcprojetos.com.br flavio meneses

    Dar ou não dar, não é a questão. O ponto é que a gol não pode querer transparecer o que não é. Viajamos duas vezes este mes e em ambas viagens, não serviram nem água. Se esta é a postura da empresa, que seja explicita para seus passageiros.

  • André

    pois é. e pior, não bate com essa história de "serviço pago nos voos acima de 1 hora" pq o de SLZ – BSB tem quase duas horas e serviram lá o amendoim muquirana com água…

  • Rodrigo

    Verdade, viajei para Recife em um voo de 3 horas quase, no final de março/2012 e só serviram lanches pagos, me deram uma agua porque eu pedi, fora isso, nada mais embutido na voo, somente pago… infelizmente…

  • Maykol

    Viajei na quarta passada de guarulhos p belem e igualmente nao foi servido serviço gratuito..

    Somente pago!

  • Adriano

    Na realidade eu vejo da seguinte forma. Se a passagem fosse em valores justos, valeria a pena abrir mão da refeição, ou incluir um cardápio de alimentação no ato da compra da passagem. Agora, ter um serviço aquém, valores altos e não se dar ao menos ao trabalho de responder aos questionamentos se torna lamentável. Esse tipo de coisa só acontece no nosso país. Estive nos EUA em Janeiro e lá tudo e diferente. Não há como achar bom isso.

  • Nádia

    É Gol… Vcs negam, mas a verdade está aí escancarada!

    No trecho GIG – NAT, quase 3h de voo, só ofereceram lanche pago. E pior, era voo noturno e deixaram a luz acesa por MUITO tempo (isso me incomoda muito… )

    Na volta, eu acho que teve lanche grátis, mas eu estava dormindo e não lembro de ter visto… Rs.

    Mas é absurdo, pelo preço que se paga na passagem, não receber nem um lanchinho. Além de que os lanches pagos são caríssimos…

  • Luciano Rosa

    Eu viajo praticamente toda a semana e seguidamente esta acontecendo isso, que eu acho um absurdo!!! Nem água querem servir, e outra coisa você deve ter dinheiro trocado porque senão eles nao vendem, eu comprei uma sanduíche horrível pelo que paguei 15,00 isso é realmente um absurdo!!! Eu ouvi uma aeromoça respondendo para uma adolecente que questionou o serviço "VOCÊ COMPROU UMA PASSAGEM AÉREA OU UMA ENTRADA NUM RESTAURANTE? " Achei isso um absurdo!!!

  • Jecely Teixeira

    Acabei de voltar de Aracaju para BSB e na ida peguei conexão de BSB para Rio e teve lanche, mas do Rio pra Aju n teve , só pago. E a volta todas as conexões q fiz,nenhuma deu lanche.de Aju para SSA ofereceram só sucos ou água e no de SSA p BSB nada…só pagando.

  • Diego

    Acredito que o serviço de bordo esteja apenas nos voos internacionais e em ponte aerea. Voltei de Montevideo com destino ao RJ, e o serviço de bordo foi gratuito no trecho Montevideo x Porto Alegre, de Porto Alegre x RJ o serviço foi cobrado. A cobrança tb aconteceu no voo RJ x Belem. RJ x SP nao vi cobranca.

  • Cristina

    Mentira, fui de Gol e voltei de SP a RJ semana retrasada e não serviram nada.

    Fui pra Recife também de GOL que é longe e só tinha o serviço pago.

    Fui de TAM pra Porto Alegre e tinha um lanche quentinho e cheiroso… mas a passagem foi o dobro do preço…rs…

  • Alexandre

    O negócio é comprar seu lanche no aeroporto ou num mercado antes, pagando mais em conta e levar agua do sala de embarque. A Gol está pisando na bola, marcando gols contra seus passageiros. A concorrência agradece( leia-se Trip, Tam, Azul e etc.) O problema é se a Gol começar a economizar na manutenção das aeronaves, aí estaremos correndo perigo, hehe.

  • CARLOS

    Realmente, viajei na segunda-feira (26/03/12) Guarulhos/Brasilia e nao foi servido nem agua, apenas passou as comissarias vendendo lanche.

    E a nova empresa webgol com tarifas mais altos e perdendo qualidade nos serviços prestados

  • Robson

    Fiz Porto Alegre / São Paulo (ida e volta) há 15 dias e ofereceram somente o serviço de bordo pago. Pagamos uma passagem cara, taxas e algumas empresas aereas nem levam em consideração. Lamentável!

  • Tati

    Concordo com vc. Voei pela USA air em um voo de 5 horas, sem escala, de philladelphia pra las Vegas e pela primeiro vez vi os launches pagos. Eles ofereceram agua, cafe e cream, suco e alguns refrigerantes tudo gratuito. Depois eles avisam que ira passar o carrinho com os lanches pagos. Mas vi no website que os lanches seriam pagos entao lanchei antes de entrar no voo. No voo de volta que saiu pelas 7 da manha tambem comi antes, mas como voce falou, Lembrei que vi um casal com bastante comida. Eles compraram depois de passar na seguranca em Las Vegas e estavam tomando um cafe da manha no voo. Vi outras pessoas fazendo isso tambem. Algumas compraram o cardapio mais no meu voo de ida que o hora rio era proximo da hr do almoco. Detalhe, o aviao da Ida era um A320 Jah bem Velho. E o da Volta era tambem o A320 ja bem usado, e os piloto e co-piloto estavam lendo o manual na Volta. Pensei ou estao com duvida ou este aviao esta com problema. Dito e feito, estava com problema na parte hidraulica. Depois do engenheiro vir a aeronave foi liberada e voltamos pra philadelphia sem problemas. Mas pelo que estou vendo esta sera a tendencia dos voos tanto aqui o quanto no Brasil. Teremos que pagar 8, 10 dolares por um lanche pequeno ou comprar um lanche depois que passar pela seguranca e antes de embarcar.

  • marcel

    Considerando 180 passageiros e um copo de 200ml de refri cada. A empresa gastaria 36 litros de refri num voo. Se ela pagar R$ 2,5 por cada garrafa de dois litros, o que acho que é um médio, visto que ela pode comprar em grande quantidade e obter desconto por estar expondo a marca do produto, ela gastaria R$ 90. Mais uns 30 centavos por cada amendoim ou snack, daria R$ 144 no total por voo. Acho que é uma despesa irrisória para o custo total do voo. Além de agradar o cliente e fidelizá-lo.

  • Myla

    Viajei BSB-RJ esse fds pela Gol, e foi servido aquele lanchinho normalmente.

  • Malkene

    Na data de 2 de abril deste ano, fiz um vôo de SP – Recife – Natal e só foi oferecido serviço (pago) de SP a Recife num vôo com saída às 21:05 com duração de quase 3 horas depois de uma conexão de 7 horas vindo de Santiago. Não entendo pq os vôos com trecho de Natal -Sp com quase 3h e 30 min de duração quando oferecem, é suco, refrigerantes e amostras grátis de biscoitos de tão pequenas as embalagens e em vôos entre cidades do sudeste com menos de 1 hora são oferecidos sanduíches.

  • Emanuella

    O Pior de tudo… quando paguei não fui informada da retirada do serviço, ou seja fui lesada financeiramente!!!

    Suponho que neste caso, poderia até existir uma multa da agência reguladora.

    Afinal, quando reduzem o conteúdo de uma embalagem, isso deve estar claro para o cliente.

  • Marco

    Fiz o trecho SP – Salvador na semana passada e só serviram lanche pago, nem agua. Cheguei verde de fome, se soubesse teria levado algo na mochila.

  • Francisco

    Voei quatro vezes no mês passado e foi servido biscoitos e sucos/refrigerantes.

  • Adriana

    Também aconteceu comigo. Foi agora em março dia 21 num voo de Natal-Guarulhos, cerca de 3 horas e somente sendo oferecido o lanche pago. Outro voo anterior a este no dia 14/03 de Recife á Natal foi menos de 1 hora e só serviram água.

  • Mário

    Viajei Bsb Guarulhos e retornei e só havia lanche pago. Não existe oferecimento de nada.

  • CARLOS ANTONIO SOUSA

    Eu fui de Brasília, no sábado, dia 31/03, para Congonhas, com conexão em Goiânia e serviram, no trecho Goiânia/São Paulo, o lanche "gratuito". Na volta, ontem, 02/04, em voo direto de Congonhas/Brasília, só o pago. Estranhei. Mas se for, para baraterar custos e transferir aos usuários, nada contra.

  • Tiago Barbosa Souza

    Há mais de um ano voei no Trecho Galeão-SSA e também só foi oferecido o serviço pago! Solicitei então informação no próprio voo e negaram o serviço gratuito! Uma vergonha!

  • Lauro

    Gol pra mim já deu. Só passo raiva. Estou viajando só de Tam ultimamente.

    Nem me animei a compras nessas ultimas promoçoes da Gol, decepção mesmo.

  • Tiago Barbosa Souza

    Há mais de um ano isso ocorre no Trecho Galeão-SSA!

  • claudio

    Na Webjet o procedimento é o mesmo, no vôo entre Confins (BH) a Fortaleza.

  • Dudu NAT

    Ja tava achando estranho o fato de demorarem a reclamar aqui, isso está acontecendo sim, é fato.

  • christopher

    Sinceramente, eu acho um absurdo uma empresa aérea cobrar pelo serviço de bordo.

    deveria ser proibido.

  • Joelia

    Comigo aconteceu ao contrário, viajei de Fortaleza – São Paulo – Fortaleza no período de 02/02 a 25/02/12 na ida só ofereceram um lanche ja na volta estranhei pois eles ofereceram duas vezes e tudo gratuito, acho q é pq tinham poucos passageiros, apesar de tudo isto nao gostei do lanche da GOl só mais o da TAM, sem falar tb q a TAM lhe informa aonde ja estamos chegando, eu adorei o trabalho de borda deles, q viajar novamente irei na TAM pois acho a melhor, apesar do preço mais pra q pagar menos e nao ter nada de bom. abraços a todos e vamos sim botar a boca no mundo, até mudar alguma coisa.

  • santiago

    no trecho Rio-foz,no dia 12 de março também só tinha lanche pago.Então é estranho essa negativa da GOL….

  • Cicero

    Mentira da empresa aerea, Estive neste final de semana em um voô, Brasília-Recife e só houve o serviço pago, tanto na Ida como na Volta. Seria interessante o MD cobrar da empresas maiores explicações e a verdade sobre os fatos.

  • Igor – Poa

    Sim, já ouvi algo parecido.Reclamei do cancelamento de vôo em Porto Seguro, a funcionária me disse "Devolvo o seu dinheiro agora e o senhor vê se acha passagem mais barata em outra cia" Respondi: Se quiser eu compro em outra cia e não preciso de esmola da GOL.

  • renata

    Sim, em janeiro voei POA-RIO-POA e o serviço gratuito só foi oferecido na volta.

    O problema também é que ninguém avisa nada.

    É melhor garantir e levar o seu lanche.

  • Francisco

    Pessoal, isso de agora em diante vai ser a rotina da gol. Ela enterrou em dividas, comprou empresa errada e agora esta cortando na própria carne. 3 Comissarios por vôo. E o negocio não vai parar por ai não . Devem tirar ate a água dos vôos menores. É a aviação brasileira indo de vento em bun-da.

  • Daniel Paiva

    Mesmo problema: Sem lanche gratis. Voo Fortaleza Brasilia (2h e 30m duracao) somente com opcoes pagas!!

  • Erik

    Eu voltei do Rio semana retrasada e só teve serviço pago, nem água nos ofereceram.

  • Rogério

    Fiz GRU-BEL dia 27/03, onde existiram os dois serviços de bordo, primeiro o gratuito, e depois o pago.. Porem como estou viajando a trabalho preciso comprovar meus gastos com NFs, a qual fora negado pelo comissário, somente oferecendo recibo.. coisa que a empresa onde trabalho nao aceita. Caso de PROCON.

  • Catiuscia Pinheiro

    Dia 21 de março viajei pela Gol no trecho Recife-Rio de Janeiro com uma escala em Salvador. No trecho Recife-Salvador (1h20min de vôo) só ofereceram os lanches pagos. No trajeto Salvador-Rio de Janeiro (2h de voo) serviram amendoins. Independente se são pagos ou gratuitos acho de bom tom a Gol apenas responder pela decisão e garantir que seus funcionários "muito educadamente" repassem a informação correta ao passageiro, sem ironias.

    Ano passado, quando a webjet começou com os lanches pagos fiz o trecho Garulhos-POA sabendo disso. Embarquei com muita ressaca e fui pedir à comissária que me vendesse uma coca-cola antes da decolagem pois estava me sentindo mal com isso. Ela muito educadamente informou que não podiam efetuar vendas em solo e me ofereceu um copo de refrigerante com muuuito gelo da tripulaçao. Ou seja…..o que importa mesmo é a forma como é apresentado ao cliente. Lanche de avião sempre foi uma porcaria mesmo, melhor levar algo gostoso e fazer uma "farofa" no avião.

  • Marly

    Sim, e verdade, vim de Porto Alegre para o Rio de Janeiro agora dia 31 de marco e nao ofereceram nem água, e eu fiquei com vergonha de pedir.

  • Lindolfo

    Viajei na semana passada e não foi servido nem na ída nem na volta.

  • Maria Jose Monteiro

    Dia 17/03 voei de SP Guarulhos para Belém e aconteceu a mesma cois. Apenas cardápio com lanches pagos, um refrigerante é R$5,00 e um sanduiche, acredito ser um mixto frio R$12,00, eles geralmente nunca tem troco para R$20,00, oferecem uma batata ou amendoim como troco e o lanchinho acaba saindo por 20,00. A única coisa gratuita (cortesia) é água e se vc pedir, não oferecem ou perguntam se alguem quer, muita gente deixa de pedir pois pensam que vão ter que pagar. É um absurdo, além do espaço apertado entre as cadeiras, os ônibus inter municipais apresentam mais conforto.

  • Raíssa

    Meus pais fizeram REC – GRU (3h de duração) há uns 10 dias e também "passaram sede e fome" rs! No entanto, no trecho de volta, o lanche foi servido normalmente..

  • Alessandra

    Fiz o trecho BSB-GIG semana retrasada e passada e tb não teve lanche gratuito.

    Como pode a Gol dizer q não acabou o serviço gratuito de lanche!!! Lamentável!!

  • Colombo

    Se sentir sede vá até a cozinha e solicite… Quando haver filas farão alguma coisa…

  • Ana

    Viajei semana passada com meu marido, e o trecho São Paulo-Maceió e Recife-São Paulo só lanche pago. Na ida, Porto Alegre-Florianópolis e Florianópolis-São Paulo teve mini goiabinha Parati. Na volta, só lanche pago.

  • Alessandra Paula

    Boa noite! Comigo aconteceu que viajei para Maceio com duas crianças e o serviços de bordo não chegava,como haveria uma conexão imaginei fariamos um lanche no aeroporto e os lanches nao eram servidos por ser um voo rapido, tem que a companhia da Gol resolveu que não haveria uma conexão e teriamos que continuar no mesmo voo e nada de lanche depois de varias reclamações a comissaria de bordo veio com um carpapio com serviços pagos, se os serviços sao pagos teria no minimo de ser oferecido qdo o cliente solicitar e nao o horario de eles estabelecem , enfim achei os serviços pessimo e acredito que nao resolve deixar as passagens mais em conta e descer a qualidade dos serviços ate pq estamos no ar sem condiçoes de procurar outros serviços como restaurantes eh….desculpem o desabafo

  • Luís Paulo

    Vamos ter que perder o pudor e levar o lanche de casa, como fazem os cidadãos do mundo civilizado. E olha que no meu tempo de moleque se colocava a melhor roupa para viajar de avião; uisque e cerveja eram servidos à vontada. Muita gente "enchia a cara" nos DC3, Avros, Samurais e Electras. O mundo mudou! Mas a Gol devia deixar clara a nova postura, pois tem gente que ainda conta com as 30g de amendoim para não morrer de inanição. Mas faço NVT-CGH-NVT semanalmente e ainda não fiquei sem o meu.

  • Fabiano Serra

    No trecho campo grande-Guarulhos foi serviço pago também! Não ofereceram o gratuito de nenhuma maneira.. Ridículo a negativa da empresa….

  • Ivo

    Viajei no dia 25/03 de Porto Alegre a São Paulo (Congonhas) e só foi oferecido o serviço PAGO. Em nenhum momento ofereceram qualquer coisa "de graça". Nem água… E nem pedi água também, pois acho que custaria uns 5 reais o copo!!! Já na TAM, lanche excelente na volta de São Paulo.

  • Denilce Albarado

    meu Deus a gol ta tão mão de vaca assim??

    vou viajar dia 05 de Santarém p/ Sp, será que vou passar fome??porque pelo que vi os preços dos lanches são um absurdo!!

  • Bruno Costa

    Minha mãe e minha tia voltaram de Porto Alegre no fim de semana e me contaram que a Gol não estava servindo nem ao menos a bebida.

    Um absurdo.

    Já peguei a ponte aérea em horário de almoço e tive praticamente uma refeição completa(pela Tam mas mesmo assim). Sempre nos deram ao menos amendoim seguido de uma bebida. Fiquei bem perplexo e estou com certa preocupação sobre o futuro da Gol.

    Nem ao menos uma bala de doce de leite?!?!?

  • Tiago Leal

    Viajei Congonhas-Belém dia 15/03 e tb só foi oferecido o serviço pago que por sinal deixou a desejar. Um sanduíche caro com preço inversamente proporcional à qualidade. Não tinha suco e as opções de bebida estavam restritas. Achei o serviço fraquíssimo, as comissarias muito desatentas e nada cordiais.

    Sugiro que o MD enviasse esse post para Gol avaliar se pretende continuar com esse serviço de bordo meia boca.

  • Vanessa

    Parece que a TAM já descobriu que a GOL não anda oferecendo nem água… Voei TAM dia 29/03 GIG X SSA e me assustei qdo serviram AMENDOIM, apenas um saquinho de amendoim!!!! Até pensei que tinha embarcado em outra companhia! Na volta, domingo dia 01/04, rolou o sanduíche quente tradicional. A coisa tá ficando feia pq essa economia não está refletindo em preços melhores.

  • Eduardo Favila

    Creio que é uma forma sim.

  • Flauber Roniely

    É PESSOAL, A GOL ESTAR CHEIA DE DIVIDAS E QUEREM REDUZIR OS GASTOS ATE NO COPO DE AGUA, AMENDOIN OU SEI LA O QUE FOR.KKK… JA VIAJEI COM A GOL 2 VEZES E QUANDO VIAJEI COM A AZUL ME SENTIR UM PASSAGEIRO SUPER IMPORTANTE HEHE, ME DERAM DE TUDO, BATATA FRITA, AMENDOIN, BISCOITO, SUCO, REFRIGERANTE , ENFIM NOTA 1000 PARA AZUL.

  • http://www.webgama.com Bruno Caporalini

    Ainda bem que a notícia chegou a tempo! Estava na dúvida sobre pra qual empresa transferir meus pontos… Sim, o serviço da TAM sempre foi melhor, mas ainda viajava de Gol em alguns casos, principalmente quando o horário com pontos era melhor do que o da concorrente.. Mas se o número de milhas vai permanecer o mesmo (ou até mais, em alguns trechos que colocam a 20 mil agora) é claro que vou de TAM..

    Aproveito pra fazer um apelo aqui! AVIANCA, acorde para o mercado em potencial q vcs ganhariam emitindo passagens com milhas de cartão de crédito!!!!

  • Flauber Roniely

    É PESSOAL, A GOL ESTAR CHEIA DE DIVIDAS E QUEREM REDUZIR OS GASTOS ATE NO COPO DE AGUA, sera isso mesmo? kkk

  • Eduardo Favila

    Bem, em casas de strip e motéis, as bebidas, água e tudo o mais (excetuando-se a atividade-fim) custam os olhos da cara justamente porque as pessoas não vão lá consumir isso mas fazer outra coisa.

    Como avião é para voar, creio se aplicar o mesmo princípio.

  • Sandra

    Fui de Recife para Salvador dia 29/03 e na ida só serviço pago, voltei dia 31/03 de Salvador para Recife novamente e foi servido biscoito salgado e água, suco ou refrigerante. Não entendi!!! kkk

  • Katia Moura

    Viajei final de semana passado de Florianopolis para São Paulo Congonhas e recebi sim o lache da Gol..Pra mim nada mudou continua tudo igual…

  • Fabio netto

    Hahahahaha,

    Fuide azul ontem e tinham 4 opcoes de snack……Azul agradece……

  • Gomes

    Viajei Guarulhos – Recife – Guarulhos em 16 e 23 de março e se eu não pedisse a agua, que demorou mais de dez minutos (pois elas tavam atendendo as vendas) eu teria passado sede…

  • Márcia

    Fui com minhas filhas e minhas passar as férias em Fortaleza, ou seja, um vôo de 2 horas e meia; Brasília-Fortaleza; na ida nos serviram amendoins e sucos gratuitamente, e o comissários, ao nos servir, nos ofereceu o cardápio, como eu já voei pela Webjet, sabia que seria lanche pago. Já na volta recebemos o cardápio ao entrar no avião, da mãos da comissária que nos recepcionava, e não nos serviram nada gratuitamente, ou seja, fui obrigada a comprar lanche, afinal viajar com criança e não ter sequer um suco ou água pra beber, não é fácil! Ah, detalhe, um preço absurdo! Da próxima vez, quem sabe farei como o pessoal do piscinão de Ramos e levarei farofa pronta de casa!!kkkkk

    Concordo em oferecerem lanches pagos, mas deixar de servir um suco, um refri ou uma água…já é demais né?

    • Elton

      Os donos da GOL vem de empresas de ônibus que prestam serviços sem a menor qualidade. Agora é que os adeptos da GOL estão entendendo a real missão da empresa que apenas LOW COST.

      • Igor – Poa

        O atendimento do SAC seja ele por telefone, e-mail, chat (menos ainda) já sem a menor qualidade.Alguns casos resolvidos pelos sites de reclamações, mas fora isso…

  • Thiago

    Na última sexta feira fiz o trecho SDU x CGB com conexão em BSB e só foi servido lanche na primeira parte. No trecho BSB x CGB só tinha lanche vendido.

    Na volta (02/04/2012) foi a mesma coisa: CGB x BSB sem lanche e BSB x SDU com.

  • Heislene

    Viajei Brasília – Belém dia 26/03 num vôo da GOL que durou 2h05mim e fui surpreendida pela venda de lanches s/ oferecimento de lanche gratuito!

  • Aede Carvalho

    Não deveria de ser o contrário? A Gol melhorar o atendimento da WEBJET? [02]

    Sei não, mas acho que a GOL vai afundar…começou com os lanches,depois as demissões e reduções de horarios de vôos… meeeeeeedo

  • http://www.palcomp3.com.br/naldokleber Naldo Kleber

    Viajei no dia 23/03, do RJ para Nanal e retornei dia 24/03, também não foi servido nada, somente o serviço pago.

  • Marcio

    Também não ligo muito pra essa coisa de ter de comer e beber a bordo. Mas para acompanhar os comentários, fiz rota ImpXCwb via brasília somente lanches e bebidas pagas.

  • Rogério BH

    Mas e isso que eu disse um pouco antes…

    acabou o "glamour"

    Nesse tempo de moleque enquanto a passagem de avião era 100, a de ônibus era 30…(exemplo)

  • Caio

    Poxa! Em duas semanas farei o trajeto MAO-BSB-CNF-BPS ida e volta na gol. Vou me preparar e levar alguns biscoitos de casa para não ser surpreendido!

  • Leonardo

    Semana passada fiz o trecho Caxias do Sul a Congonhas, tanto na ida como na volta só disponibilizaram os lanches pagos, nem água ofereceram!

  • Rogério BH

    Rafael

    Veja essa parte do texto

    . "A presença das empresas low cost está forçando as grandes a levar a ideia do corte de gastos às últimas consequências", avalia o especialista Michelle Perroni. A American Airlines, por exemplo, suprimiu a única azeitona que enfeitava uma de suas saladas. Significou uma economia de 40.000 dólares por ano. No Brasil, há cinco meses a Gol passou a cobrar pelos lanches servidos em quarenta voos nacionais, o que trouxe uma redução de gastos da ordem de um milhão de reais mensais. "Além da economia, a medida representa para nós uma nova fonte de renda", diz Ubiratan da Motta, diretor de novos negócios da Gol.

    Extraído de:
    http://veja.abril.com.br/021209/ainda-chamam-evol

    Resumindo, faz muito diferença sim…

  • Rogério BH

    Rafael

    Veja essa parte do texto

    . "A presença das empresas low cost está forçando as grandes a levar a ideia do corte de gastos às últimas consequências", avalia o especialista Michelle Perroni. A American Airlines, por exemplo, suprimiu a única azeitona que enfeitava uma de suas saladas. Significou uma economia de 40.000 dólares por ano. No Brasil, há cinco meses a Gol passou a cobrar pelos lanches servidos em quarenta voos nacionais, o que trouxe uma redução de gastos da ordem de um milhão de reais mensais. "Além da economia, a medida representa para nós uma nova fonte de renda", diz Ubiratan da Motta, diretor de novos negócios da Gol.

    Extraído de:
    http://veja.abril.com.br/021209/ainda-chamam-evol

    Resumindo, faz muito diferença sim

    • Igor – Poa

      Diferença faz sim, mas pode ter reflexo na passagem pelo menos.

      Li uma reportagem na qual a American Airlines economizou milhões retirando algumas azeitonas da classe executiva.

    • Marcus P

      já tem 3 vôos seguidos que peguei da GOL, BSB-SDU, GIG-BSB e BSB-GIG, e nenhum deles serviu lanche gratuito.

      Em todos eles, o serviço pago foi realizado. Pelo que percebi, é praticamente inviável eles servirem o lanche gratuito e o pago no mesmo vôo.

      Isso porque, eles priorizam o serviço pago, sendo que este demora, pois tem a escolha do passageiro, o pagamento, o troco, etc. Assim, nunca mais vai ter serviço gratuito.

      É questão de tempo.

  • andre

    Viajo 2 vezes por semana no trecho São Paulo x Brasília (sempre de Gol), e desde janeiro, quando começou o serviço de bordo pago, parei de receber o pacotinhos de amendoim. Algumas vezes até ofereceram agua, mas como regra eles tem passado apenas a opção paga.

  • Renê

    Eu e minha namorada viajamos nos trechos ida e volta FortalezaxSão Paulo dias 26 e 29/03 à noite e só teve serviço pago. Até água tive que pedir se não teríamos ido e voltado sem nem isso.

    Um absurdo!!!

  • Bárbara

    Viajei no dia 13 de março de Santiago do Chile para Recife. Fiz escalas em Buenos Aires e em Guarulhos. No voo de Santiago para BsAs nos serviram sanduíche. No voo de BsAs para Guarulhos também. Mas no voo de Guarulhos para Recife nos serviram um minúsculo saquinho de amendoim, sem direito sequer a uma bebida. Estava morrendo de fome. Os preços cobrados pelos produto eram um absurdo (o mesmo sanduíche servido nos trechos internacionais era agora vendido por 12 reais). E o pior, não tinham troco e nem aceitavam cartões de crédito.

  • Bruno Amaro

    Comigo aconteceu no trajeto Florianópolis Rio de Janeiro. O serviço foi apenas o pago e não foi oferecido nada além disso, nem mesmo um copo d'água na qual eu tive que pedir

  • Celso

    Fiz o trecho REC-GYN na semana passada e nos dois voos de ida e volta só tivemos lanches pagos. É um absurdo pagar R$ 5,00 numa lata de refrigerante.. sem contar um pão com queijo e presunto por R$ 12,00.

    Na parada em Brasilia uma senhora de idade passou mal e sua pressão caiu, o comissario correu e foi buscar alguma coisa. Trouxe uma maçã e um bolinho.. O chefe de cabine disse que tinha q ser alguma coisa salgada, mas não tinha nada no avião.

    A sorte da passageira era que eu tinha dois Club Social na mochila e dei pra ela, em instantes a pressão voltou ao normal.

  • Andre Marcelo

    Corroboro o que a companheira afirmou, pois fiz o mesmo trecho (GIG X SSA X GIG)de 29/03/2012 a 02/04/2012 e não serviram nenhum tipo de lanche gratuito. Estranho eles negarem!

  • Angelina

    Voei há 1 semana pela GOl e só serviram os lanches pagos. Não ofereceram nem água de graça!!!!! Não gostei, apesar de não gostar dos lanches da Gol. A TAM dá de 10 na GOL.

  • Lissandro

    Realmente uma vergonha geral. Tenho voado algumas vezes pela GOL, em voos com lanches pago e outros não.

    Mas a GOL, faz até seus tripulantes passarem constrangimento. Ao meu lado uma vez tinha uma senhora bem humilde, a qual até conversou comigo, a mesma estava com o $$$ só para um sanduiche e não tinha nada para beber. Ela bem baixo perguntou ao tripulante se tinha um café, porque a mesma vinha do interior e não tinha comido nada. O tripulante comovido, falou: NAO SE PREOCUPE..EU PREPARO DO MEU CAFÉ PARA A SENHORA.

    ACOOOOOOOOOOOOOORDA GOL! pare de palhaçada!

  • Igor – Poa

    Nenhuma posição da GOL?

    • Denis Martins

      Só a que já postamos.

  • Paulo Cezar Virgens

    Viajei no dia 28.03.12 de Salvador para São Paulo e o que foi oferecido foi exatamente snacks e barrinha de cereal além de um copo de suco. No retorno dia 29.03.12 de São Paulo para Salvador, apenas o cardápio pago, um simples cafezinho estava sendo cobrado R$ 3,00 ( três reais ) e com um atendimento péssimo.

  • Marlos

    Voei de Gyn-Rec, ida e volta, somente servido lache gratuito, nada de pago, amanha viajo de gyn-igu, volto a relatar o que será servido. mas esta uma confusao isso danada

  • Scheila

    Comigo aconteceu a mesma coisa em um voo Vix a POA. o servico de bordo foi somente o pago. Pedi a comissionaria somente agua e ela me informou que por enquanto a agua nao seria cobrada.

  • Thalita

    Viajei de São Paulo (congonhas) para Cuiabá ida e volta e só disponibilizaram os lanches pagos, ao serem questionados a comissária falou que todos os voôs até 1 hora e 20mim seria pago e os com mais de 1hr e 20min seria os famosos amendoins. Não deveria ser o contrário? Eles podiam pelo menos assumir e anunciar isso aos clientes, pois temos o direito de escolher.

  • http://biscoitagem.blogspot.com Minea Nunes

    Pelo menos a água deveria ser obrigatória.

  • Guilherme

    é fogo discutir por um copo de suco e 9 amendoins…

    ninguem vai morrer de fome por isso…se vc tem condições de pagar 21 reais de taxa de embarque, o que é 12 num sanduiche???

    • Cid

      R$ 12 no sanduiche deles é simplesmente um absurdo! Eu ja comprei e é uma porcaria. Nao vale nem R$ 5. Esse é o problema, vc se sente extorquido! Se fosse R$ 12 mas algo decente até que nao acharia ruim.

  • Amanda

    Gostaria de pedir ao Melhores Destinos um post compilado explicando sobre o serviço de bordo (principalmente o gratuito) em cada companhia brasileira. Farei minha primeira viagem de avião agora em Abril pela TAM (1 vôo de 2h e outro vôo de 8h na escala) e não achei nenhuma postagem, nem na internet falando como são esses serviços. Sabe como é, primeira viagem e gostaria de saber como é para não passar vergonha.

  • http://www.servidos.com.br Rafael

    O negócio agora é levar o saco de fandangos com coca cola de 600ml pq se for depender da Gol e da Webjet, vai ficar com fome…

  • Elaine

    Viajei de São Paulo para Recife (GRU-REC) e só teve o lanche pago. Não serviram nada gratuito! Achei isso um absurdo!!!

  • Daphne

    Isso aconteceu comigo também.

    Viajei Porto Alegre – Rio (Galeão). Na ida e na Volta venderam snacks e quando perguntei se eles não tinham nenhum snack gratuítos disseram que não, que agora estavam vendedno e somente o que era gratuíto era a água sem gás.

    Muito chato isso, não gostei mesmo, pois o preço da passagem nem é tão baixo assim.

  • Leticia

    Boa Pedro! kkkkk Do que adianta um copo d'agua, um biscoitinho minimo se o preço da passagem não é bom? Abro mão disso por uma boa promoção e pontualidade. A Webjet e a Gol continuam sendo as mais baratas e que mais oferecem promoções.

  • Ana Cristina

    É a Gol tá perdendo seu prestigio,a maioria dos vôos que fiz varias cadeiras vieram vazias,talves seja pelo péssimo atendimento a bordo,quebrou sua perna(asas)demitiu + de 130 funcionários, uma pena.

  • suane

    Eu viajo todo ano pra Salvador..já viajei pela azul,Gol e Tam.

    mas em relação ao lanche o da Azul e da Tam são melhores..meu a Gol esta uma verdadeira vergonha da ultima vez mesmo só tinha lanches Pago..

    hoje eu penso muito em se viajo pela Gol..afinal levo criançae com esses lanches Caro Q a Gol Vende aii Ñ dáh..

  • romulo

    mentirosos a GOL não forneceu lanches gratuitos para os passageiros no voo que fiz rj/poa

  • Maria Aparecida

    Realmente, a Gol está cobrando pelos serviços de bordo. Apresentaram um cardápio onde um refrigerante R$ 5,00, a castanha de caju (aquela embalagem semelhante ao do amendoim q antes era gratuito)também R$ 5,00. Viajei Cuiabá/Brasília/SPaulo dia 29/3. No segundo trecho uma sra do meu lado queria lanchar, porém, a Gol não tinha troco, não aceitava cartão de crédito. Naquele impasse a sra insistia no lanche. Ofereci para trocar o dinheiro da sra. A Gol só tinha a máquina para emitir cupom fiscal. Então o serviço de bordo da Gol está sendo cobrado, sim.

    Maria Aparecida

  • Rebeca

    GOL= Grande Ônibus Lotado! Hahaha

    Que absurdo, cobrar pelo "lanche", que já nem enche a barriga, credo!!!!!

  • Felipe

    desde que começou o serviço pago voei duas vezes entre Congonhas-Porto Alegre-Congonhas e nos quatro voos só foi oferecido o cardápio pago. nem água foi oferecida, tive que pedir. o serviço de bordo da GOL continua ruim e agora você deve pagar por ele. e a passagem continua cara

  • Rita Freitas

    Realmente a Gol virou Webjet…na mesma proporção que a Gol é a única Empresa de fato que faz promoções de verdade..enfraqueceu vendendo lanche a bordo.Era tão bom aqueles lanche simples,mas,infelizmente igualou ao serviço da Webjet.

  • Ana

    Uma moça no voo Fortaleza-Recife-Fortaleza hoje pediu água para tomar um remédio e a aeromoça negou. Disse que só estavam oferecendo o serviço pago.

  • Jose

    Em março fiz um voo Campo Grande – Rio (Galeāo) e fui surpreendido com o lanche pago. Perguntei a aeromoça e ela me disse que por enquanto esse novo procedimento estava ocorrendo em poucos voos mas que até o fim do ano TODOS os voos estarāo com lanche pago!

  • Renlav

    RESUMO: Que não "cortem" os gastos em manutenção e segurança, tudo bem; mas viajar na GOL de Brasília a Manaus (quase 3h de voo)fora o tempo da conexão e só oferecerem um saquinho pequeno de "chips" é uma falta de respeito com o ser humano e não só com o consumidor. Além de servirem mal, "arrebentar e sujar" nossas bagagens, querem mais o quê? E a TAM também não fica atrás (sou viajante constante). A "melhor" ,ainda, em serviços no Brasil é a AVIANCA, quem em um voo de SSA_AJU_SSA servem sanduiche quente com queijo gorgonzola, bebidas diversas e café quentinho. Isso tudo em só 30 minutos de voo! Então sem desculpas GOL, sem desculpas TAM e etc. Parabéns AVIANCA!

  • Hellen

    Estou no aeroporto de POA aguardando conexão para Montevideu. Vim de BH para POA e no meu vôo somente o lanche pago. Gol, porque não assume o que está fazendo com seus clientes?

  • http://twitter.com/pedrovisky Pedrovisky

    Neste último fim de semana fiz o trecho CGH-BSB-GRU pela Gol.

    No primeiro, só o serviço pago e não ofereceram nada. Não tinha nem uma garrafa de água em cima do carrinho.

    No segundo, novamente de comida, só o serviço pago. Dessa vez, ofereciam água somente para quem comprava sanduíche. Quem quisesse, deveria pedir, mas muitos se mostravam confusos em saber se pelo menos a água era gratuita ou não.

  • Ricardo Sartorelli

    Galera, a Gol está a beira de quebrar. Apresentou péssimo resultado no ano 2011 e quase não terá dinheiro para pagar os impostos ao governo. Ontem demitiram 131 funcionários entre pilotos e comissários. Ninguém demite o pessoal da atividade fim da empresa assim, por uma reestruturação. Reestrutura as áreas administrativas mas não o operacional desse jeito.

    Façam suas pesquisas para comprar as passagens e vejam que a Gol está com os piores preços entres as grandes.

    Fiquem espertos, podemos ter grandes novidades por aí

  • Fabio – DF

    Seria trágico, se nãofosse engraçado, Leonardo, hehehehe. Do jeito que as coisas vão na aviação brasileira, em pouco tempo a GOL sera a nossa Ryanair :)

    Abraço

  • R.M. Bandeira

    Brasilia > Sáo Paulo somente com água grátis…

  • Gustavo

    Tb já viajei nesse voo e realmente não teve nada…

  • Carolina Caiado

    Peguei no dia 25/02 o vôo da Gol número 1210 de São Paulo a Brasília que durou cerca de duas horas. Nos ofereceram somente água, para comer apenas os lanches pagos. Sinceramente, pelo preço não acho fundamental que ofereçam o lanche, pois imagino que graças a cortes como esses é que viagens por via aérea se tornaram mais acessíveis pra população (posso estar errada!). Já o fato de não oferecerem água, como relatado por várias pessoas, considero uma tremenda falta de respeito e consideração com os clientes. É o mínimo…

  • Hedy

    Ontem voei de REC/GRU e não teve lanche grátis…só pago.

  • elisabete

    eu viajei na webjet tive um mal estar prescisei tomar uma agua sabe quanto um copo de agua? 3 reias como só tinha cartao de credito nao consegui comprar nem ganhei um copo dagua.um absurdo o mesmo copo no super custa 0.35 centavos.

  • Fernando Zanella

    SDU-POA – Apenas pago.

  • G. Cordeiro

    Dia 15/03 viajei Fortaleza-Rio (sem escalas) e só teve água e lanche pago. E ainda querem que a gente dê o dinheiro trocado, desaforo, né!

  • elisabete

    uma basurdo os preços cobrados nos voos onde esta o procon ?sera que ninguem fiscaliza? um copo de agua na webjet custa 3 reais. vc pode morrer que ninguem te oferece um copo d agua.

  • Flávia Rossi

    Voei ontem 02/04 no trecho SSA-CGH e só havia disponível o serviço pago. Imagina 2h30 em um avião sem nem poder tomar um copo d'água. Quem queria comprar e pagar com o cartão recebia um aviso da comissária "só aceitamos pagamento em dinheiro". Contei minhas moedinhas mas infelizmente não tinha 5,00 para um café…

  • Odacir

    Viajei de Fortaleza para Guarulhos no dia 23/03 de madrugada e retornei no dia 25/03 partindo de Guarulhos as 11:00h e em ambos os vôos só foi oferecido o serviço pago. Nem água ofereceram. Os horários dos vôos foram bem distintos então o argumento da empresa de que depende do horário não é verdadeiro.

  • Renato Barreto

    Ninguém morre com 1 h 30 min de voo da so agua mesmo ta bom quero é passagem barata fui

  • Erika

    Voei SSA-CGH(31/03) e CGH-SSA(02/04) e só teve lanche pago. Alguém questionou o comissário e ele confirmou que sem pagar apenas água! Até brincou que água era "refil"! Mas nem ofereceram!

  • Suzana Rodrigues

    Também viajei esse final de semana (01/04) de Guarulhos para Fortaleza e só foi oferecido o lanche vendido, até água estava sendo cobrada.

  • karla santana

    É a mais pura verdade! Voei em 17/03 de Fortaleza para Guarulhos e nem água serviram. No seco msm. Na volta, como cheguei atrasada no check-in e não deu tempo comer no aeroporto, tive que me submeter ao roubo em pleno voo: paguei R$ 12 por um sanduíche baguete de peito de peru. O serviço, além de caro, é péssimo: as aeromoças são totalmente despreparadas, lentas e não sabem nem fazer as contas direito. E mesmo vc tendo o dinheiro pra pagar, eles não tem troco. Decidi agora voar sempre q possível pela TAM, que ainda oferece um lanchinho. Mesmo diante das promoções GOL, não vale a pena pagar.

  • Juliana

    Pior do que não ter o serviço é ver que a empresa mente, afirmando que o mesmo continua sendo oferecido.

    Voei recentemente no trecho SP/Maceió. Tanto na ida quanto na volta não houve qualquer tipo de serviço gratuito. Sem pagar, serviram somente água.

    Abraços,

    Juliana

  • karla santana

    ah, e ainda esqueci de dizer que minha mala chegou com o detalhe da frente quebrado. Mas o tipo de coisa que nem adianta reclamar, pq vc só vai ter mais dor de cabeça…

  • Fernando Barbosa de

    Nao acredito que a gol tenha informado que continua a oferecer o serviço de bordo gratuito! Vôo toda segunda e sexta de sao Paulo a brasilia e em todos os vôos dos ultimos meses só tem serviço de venda a bordo. Ném ÁGUA esta cia oferece aos seus passageiros! Devagar a gente vai mudando de cia, enquanto tivermos uma outra que ainda se lembra que o passageiro e um cliente.

  • Brum

    Voei GRU-GIG sexta-feira passada e a única coisa q a GOL ofereceu no voo foi água ou suco e um pacote de 40g de amendoim.

    Nada mais.

  • max

    parabéns pelo comentário

  • Marcos Mucillo Padil

    Se a diferença de passagem por trecho ficar em torno de R$ 10 reais compensa ir por outra companhia, pois o custo de um copinho de refrigerante e um pacotinho de balachinha ou salgadinho não custa mais que isso. Mas a diferença da Gol para a Tam é no mínimo R$ 50,00 em vários trechos. Não vou pagar R$ 50,00 ou mais por causa desse mísero lanche.

  • Ivan Marcelo

    Viajei POA GIG 16MAR2012 VÔO 7645, quando foi servido o tradicional lanchinho, já na volta 19MAR2012 VÔO 1954 só serviram o lanche PAGO. Viajo novamente em 20/23ABR POA/FOR/POA VÕOS 7467/1898 e 1791/7488. Estou curioso para ver como será. Embora nunca fosse apaixonado pelo serviço de bordo, mesmo no tempo da "velha" VARIG,sempre achei um CHARME.

  • Luiza

    Em um voo POA-CGH questionei a aeromoça sobre o fim dos lanches gratuitos e ela respondeu que a Gol passou a oferecer lanche somente nos voos até 50 minutos. Acima de 50 minutos seria apenas o serviço de bordo pago.

  • FRANCISCO NERES

    DE FATO NÃO EXISTE LANCHES GRATUITO NA GOL.

    POIS FIZ BSB A FORTALEZA E FORTALEZA A BSB.

    NAS DUAS VIAGENS FORAM COBRADO OS LANCHES.

    OS PREÇOS DEIXAM A DESEJAR,POR EXEMPLO:ELES COBRAM R$-7,00 REAIS NUMA LATINHA DE CERVEJA.

    CADÊ O PROCON???????

  • Luana Bento

    eu voo 1 vez por mes UDI-CGH ida e volta e é assim tbem!

  • Livio

    Minha mãe acabou de viajar de BSB a THE, tbm não serviram nada. Passaram o cardápio pra comprar.

  • Cid

    Isso reflete bem o caráter dos que comandam a empresa. Dizem uma coisa mas fazem outra.

  • Nathalia

    É verdade sim! A GOL tem cobrado tarifas comparadas as da TAM, com serviço da Webjet. Sai de Guarulhos, na última semana, om destino a Belém. Quase 4Hr de voo!!! E nada, além de água, foi servido com gratuidade. Os comissários ainda reclamavam quando o dinheiro para pagamento nao vinha trocado. Foi decepcionante.

  • Karol

    Parece que, pelo menos em alguns trechos, não está mais tendo lanche. Minha mãe voou Teresina-Belém-Teresina. Na ida teve lanche. Na volta, mal um copo de água, depois de solicitado…

  • Mauro

    Cristine, se nós estivéssemos no mesmo voo, eu certamente compraria os seus salgados sem nenhuma pudor. Aposto que são mais saborosos do que aquela vergonha que eles servem a bordo!

  • Igor – Poa

    Bom conhecendo bem a GOL, vão deixar por isso.

  • Bianca

    Olá,

    Voei há duas semanas num voo Fortaleza-Rio com conexão em Guarulhos e só foi fornecido o serviço pago, apenas água e refrigerantes eram distribuídos gratuitamente.

    • Felipe Rossi

      Voei de Brasília para Porto Alegre no voo 1959 dia 23/03 e retorno dia 26/03 voo 7467. Tanto na ida ou na volta em nenhum momento, desde a compra do bilhete, ao check in. Do despachar de malas até o momento do serviço de bordo, não foi avisado em lugar nenhum, que o serviço seria apenas de venda. Aos que nao compraram nada, nem um copo de agua foi oferecido.

      Sou cliente diamante do programa Smiles e quero deixar aqui, minha repulsa e minha indignação sobre o atendimento da empresa. Desde o fechamento das salas VIP de POA e CWB no momento que eles anunciam a venda de acesso para a sala em outros aeroportos. Os aviões sujos, sucateados; cheguei ao pondo de voar em 737-700 com almofadas dos assentos de avioes GOL e outros VARIG, demonstrando o canibalismo de aeronaves. Vários aviões 737-700 com peças de plastico no interior da cabine estão quebrados e barulhentos. As condiçoes de higiene também são pobres. Mesas com escorridos de suco, refrigerante e outras sujeiras. Janelas com marcas de gordura, típicas de rostos colados. Outro fator que foi constante motivo de reclamação junto à GOL, e que, claro, foi respondido com uma justificativa burocrática, de alguem que fica atras de uma mesa e que não conhece a realidade da empresa, foi o eterno calor dentro dos aviões. Aeronaves estacionadas no pátio, com ar condicionado desligado, sem uso da APU ou qualquer outra forma de fornecimento de energia. AO adentrar a aeronave, em uma cidade com temperaturas de 32 graus, a aeronave esta um forno. Ao chamar os comissários, a desculpa é a mesma: "quando decolar melhora". Inúmeras vezes, com o avião em altitude de cruzeiro, o calor constante. Segundo o burocrata, eu estava enganado e que os comandantes são instruidos à deixarem a temperatura entre 21 e 23 ºC (só se fosse dentro do cockpit…). Talvez, se a gol escutasse seus clientes, principalmente os que voam mais vezes, ela não estaria com o rombo atual em suas contas.

      Ah!!! Esqueci de relatar, no minimo, uma vez por mes, tenho q reparar ou trocar alguma mala danificada pela empresa.

  • Fátima Ferrei

    Viajo normalmente tres vezes ao mes com destinos Guarulhos/Galeão e Guarulhos/Foz do Iguaçu,Guarulhos/Brasília e deixo aqui minhas observações: Há muito tempo a Gol não oferece os snacks , água e refrigerante cortesia somente os lanches e refrigerantes pagos.

  • Hildo

    Sei que o meu comentário vai se perder dentre estes todos. Mas fica positivo os turistas brasileiros exporem suas inconformidades com a Gol.Seria uma medida antipatica tirarem dos voos os lanches (mesmo que repetitivos) e passarem a cobrarem os preços absurdos por um refrigerante (leia-se Web Jet))só porque querem agora lucrar com sanduiches a preços tambem altos. Saudades da Varig que era um exemplo de oferta a bordo de suas aeronaves, que hoje, infelizmente, não é lembrada na parceria com a Gol. Se assim for seguido, tomara que ninguem venha a comprar qualquer produto oferecido nas viagens, primeiro por ser abusivo o preço e em segundo lugar, como sinonimo de uma rebelião velada quanto a uma mudança tão antipatica.

  • Galvaodf

    Dia 15/3 BSB/GIG soh cardapio pago. Nem agua ofereceram.

  • Alissonrizzi

    Acabei de voar gol bsb-gig é só serviram pago.perguntei pra aeromoça o qu tinha de graça ela falou q cortesia só água.

  • Marco

    Verdade pura! Tudo bem que o lanche antes não era nada demais! Mas passar a viagem morrendo de cedo é complicado! Não foi oferecido nada, além do cardápio. Como precisava beber algo, fiz o pedido, que so foi chegar quando eu estava quase chegando em SP.

  • Getúlio

    Fiz há duas semanas uma viagem a São Paulo pela Gol. Na ida, peguei dois trechos e nos dois houve o serviço "padrão Gol de qualidade" (amendoins e etc.). Já na volta, peguei dois trechos: um de São Paulo pra Recife e o outro de Recife até Natal. No primeiro, somente bebi água porque me ofereceram (o horário de embarque foi às 21hs e o pouso em Recife foi às 00hs). Circulou, sim, o cardápio e o alimento pago. No segundo trecho, ofereceram apenas a bebida.

  • Thiago

    Fiz trajeto CGR/CGH, CGR/CNF e CNF/VIX semana retrasada e somente teve o serviço pago.

  • Bruno

    Viajei de Belém para Brasília 02:20 de voo e só lanches pagos, deixei de comprar a passagem pela TAM por uma diferença de horário por sair 20 min. antes do da TAM, e me arrependi.. a GOL pratica preços equivalentes ou mais caros que as demais empresas aéreas, o que não justifica cobrar por um refrigerante e um amendoim! UMA VERGONHA ISSO GOL !!! GOL NUNCA MAIS!

    • andressa

      isto é um absurdo, procurem seus direitos, pois uma vez que nose cobrado uma taxa pelo serviço de bordo e nao o temos , isso e uma lesao ao consumidor, que precisa comprar lanche .. e como se pagasse duas vezes pelo mesmo serviço, entao ou eles cancelam a cobrança da taxa de 20 reais que pagamos, ou contuam oferecendo aqueles amedoim e etc de sempre

  • Vilma coruja

    Acho que matei a charada da GOL em vender lanches! Ja pensaram na COPA?É isso mesmo.Como vão receber grande numero de passageiros,lanche gratuito,será prejuizo.!!!

  • Vilma coruja

    Matei a charada da GOL em cobrar lanches!!É a COPA,Eles irão receber grande numero de passageiros,então ja estão se antecipando com a venda do tais lanches.Que absurdo!Valeu GOL!!!!

  • martim

    Daqui a pouco vai ter passageiro aproveitando a oportunidade e embarcando com lanches para vender dentro dos aviões da Gol…

    • William Boscardini

      ÓTIMA IDEIA!!

      Hahaha!

      Já pensou? Vendendo biscoito globo então!! Hahaha!

  • Sandra Rosa

    Eu tenho viajado sempre pela gol devido as promoções e já estive em 2 vôos que só serviram o lanche pago, portanto isto está acontecendo sim, o que é um absurdo. Daqui a pouco, teremos que viajar em pé, nem cadeira terá mais. E o preço do lanche que é servido é absurdamente caro, poderiam cobrar um preço justo.

  • leo

    Realmente para a Gol se igualar a Web Jet só está falando soltar os Parafusos da Asa no ar. P q de resto está uma porcaria. Atrasos,serviço pessimo entre outras coisa, Fui de CGN PARA sALVADOR E Só serviço pago,nem uma agua a comissaria ofereceu.

  • Leandro

    Eu não sei porque as pessoas fazem tanta questão de um amendoim ou de um sanduiche. Quando estão em casa ou no trabalho, comem a cada 2 horas? Os voos não são tão longos e mesmo nos mais longos, as pessoas podem muito bem comer antes, ou levar um lanche na bolsa ou mochila. Ano passado fiz mais de 10 viagens a lazer pela Gol, pois foi quem ofereceu promoções de verdade!! Sinceramente é melhor pagar barato e comprar um lanche, nem que seja dentro do próprio avião, do que pagar o dobro para ter um amendoim.. Já fizeram viagens em alguma low cost fora do Brasil? É dessa forma mesmo, cobram lanche e inclusive taxa para despachar mala.

    Nós queremos viajar barato ou ter um banquete no avião? Eu prefiro viajar BEEEM barato, mesmo que isso justifique a falta do serviço de bordo!!!

    • Elton

      A questão não é ter lanche ou não, mas que as regras sejam claras para as pessoas não serem pegas desprevenidas como foi relatado várias vezes acima. Se as tarifas fossem realmente baratas com na europa onde um trecho Milao-Orly custa 20euros(R$60, aproximado) não teria problema.Agora dizer que é LOW FARE, é enganação para brasileiro. Acorda Brasil.

  • Sara Caroline

    Viajei no último dia 29/03 de Goiânia para São Paulo e nenhum lanche foi servido, sequer água! A volta realizada ontem, dia 02/04, Sp/Gyn também foi da mesma forma, foi oferecido somente o cardápio pago. Putz! Nem água serviram! Fiquei indignada.

  • Guilherme

    Acompanho o Melhores Destinos ha algum tempo e fazia tempo que nao via tanto comentario sobre um post…

    Se o lanche ja nao era essas coisas, e o povo ja reclamava das famosas barras de cereal e amendoim, imagina agora que nem agua ta sendo oferecida!

  • André CL

    Caraca bixo! Já virou o campeão de comentários ou teve outro post que foi mais longe?

  • Guilherme Mesquita

    Acredito que estamos muito mal acostumados com os voos domesticos. Voei já em outros países e posso assegurar: essa mordomia de ficar servindo lanchinho é coisa da época da Pan Am.

    Na Delta Airlines, o avião é minúsculo e tem apenas UMA atendente de bordo. Chega a ser cômico pois ela senta na frente da porta do comandante.

    Além disso, os lanches nos aeroportos dos EUA são MAIS CAROS que os lanches aqui, embora de melhor qualidade sim.

    Não vou morrer por não comer um pacote de amendoim e tomar uma lata de refrigerante. Mas não dá para começarem a exigir que vc fique sem beber agua desde o momento que vc vai para area de embarque até quando desce do avião, sendo assim obrigado a comprar pelos valores exorbitantes do aeroporto ou da companhia aerea.

    Agua ao menos tem que ser fornecido.

    O resto para mim é por conta de cada um.

    Vôos longos como até Manaus por exemplo, deveriam se enquadrar numa situação especial pois acima de 3h de vôo é inevitável que sintamos fome. Aí deveria haver ao menos um sanduichinho.

    • Guilherme Mesquita

      Ah, comi uma frase: na Delta, não servem NEM AGUA no avião. NEM AGUA!

    • William Boscardini

      Concordo plenamente. Algumas vezes até prefiro não ter serviço de bordo porque posso dormir em paz! Sempre que pego no sono começam o serviço de bordo e acabo acordando…

  • Igor – Poa

    O que tem de bom (ainda) na GOL? Smiles e alguns preços bem baixos.Se o preço fosse outro não valeria a pena.

  • Dayvison Gomes

    Meus pais vieram hoje de Cuiabá para o Rio de Janeiro (SDU), com conexão em Brasília. No trecho Cuiabá-Brasília (vôo 1765) passaram o cardápio e também não serviram nenhum lanche gratuito, apenas água. Já no trecho Brasília-Rio, o serviço gratuito foi oferecido normalmente.

  • Elton

    Éssa história de servir lanche gratuito após o serviço pago é pura enrolação. A GOL não fala a verdade com mêdo de perder passageiros para as concorrentes que não querem economizar a qualquer custo. Não são melhores mas são honestas. Não gostaram? Deixem de viajar de GOL.

  • Elton

    A GOL não passa de um ônibus voador da gananciosa familia Constantino. Voem nos ônibus da GOL, paguem caro e fiquem por isso mesmo.

  • Neli

    Pedro, Gabi e Leticia: moro em Pirassununga/SP e viajo para POA há 9 anos. Comecei com a Gol (SP-POA), raríssimas vezes a Tam (sempre mais cara), depois só Azul (Campinas-POA). De 2010 a 2011, viajei 1 ano, mensalmente, Rib. Preto-POA, pela Webjet "antes de ser comprada pela Gol", pagando entre 60,00-100,00 por 1h20 de vôo (das 22h às 23h20 e volta 6h-7h20). Serviço pontual, seguro e barato!!! Depois da Gol comprá-la… o preço subiu para 275,00, depois para 350,00 (!!) (vários meses) e agora está em 305,00 (olhei até agosto). O vôo tb. "subiu"… agora é das 19h-23h20 (4h20!!). Mas, teve uma coisa que "diminuiu"… cortaram a volta! POA-Rib., só aparece como "nenhum vôo encontrado".

    Tb. abro mão de lanche e de água (levo uma garrafinha e 1 chocolate na bolsa), mesmo num vôo de 4h20, mas… onde foi parar o "barato"?!?

    Voltei para a Azul, saindo de Campinas. Neste mês estou indo por 145,00, passagens compradas em fev. Na época, as da Gol estavam por uns 160,00. A diferença não era mto, mas, os vôos dela duram de 4h à 6h!!

    9 anos fazendo o mesmo trecho, é uma boa experiência. Podem acreditar, não é só uma questão de lanches ou água. É uma questão da empresa honrar aquilo a que ela se propõem.

  • Francisco Guimaraes

    Fiz um voo dia 31 de Marco, de Belem para GRU e so foi oferecido servico psgo. A aeromoca deixou bem claro que o gratis seria apneas agua. FICA muito estranho a GOL nao assumir isto, inclusive fiz outro trecho com a empresa neste dia ( GRU – SCL) e tal quanto o primeiro trecho mencionado, nao havia tambem o servico Gol no Ar, dizendo, em ambos os voos, a aeromoca, que o servico estava inoperante. Sera isto indicio de falencia da empress?

  • mariaceciliasoaresar

    entao alem da gol ter feito toda caca com as mudanças da viagem Natal terezina eu tendo que ir parar em Brasilia,ainda por cima ate quando eu pedi agua pra tomar remedio nao me troxeram,tempos depois pedi novamente e o moço nem se lembrava que eu ja tinha pedido,pois se tivesse lembrado creio eu que teria pedido desculpas pelo esquecimento,nao sei onde a gol vai parar com tantos tropeços que anda cometendo,vai chorar o leite derramado jaja.

  • EDU

    Primeiro que o serviço não é gratuito. Pagamos, e pagamos caro pelas passagens.

    Segundo, por que a TAM consegue vender as passagens pelo mesmo preço da GOL e o serviço deles é infinitamente melhor?

  • Vladimir

    E desde quando a Gol tem preços competitivos? Ou passou a ter porque deixou de oferecer amendoim/barra de cereais e água? De low-fare a Gol não tem nada, o que é muito diferente da Ryanair, que cobra por tudo, mas tem tarifas realmente mais baixas.

  • Leandro

    Também confirmo este episódio, viajei de POA a CGH, dia 28 de abril, e só passaram o cardápio de lanches a venda, não mencionaram nada em lanche gratuito e poucas pessoas pediram o pago. Acredito que se alguém, mencionar ou pedir o lanche pode acabar ganhando.

    Mas também achei muito estranho.

    Leandro Cavalheiro

  • Karla

    Por isso só viajo de TAM..lanches maravilhosos a Gol está horrivel, o que adianta preço baixo…

    • Leonardo Marques

      Lanches maravilhosos? :) acho tá looooooge diso, mas é verdade que tem. Eu sinceramente não faço questão nenhuma de lanche. Desde que deixem bem claro antes.

  • Patricia

    Minha sogra viajou do Rio a Fortaleza dia 29 de março a noite e não houve serviço gratuito. Só serviram poucos lanches pagos pois tudo que se pedia já havia acabado. A desculpa era a mesma;" vendi o último no voo anterior". Sinal que nem reposição houve! Um absurdo! A TAM e a AZUL agradecem!

  • Daniela

    Eu fiz o voo Rio Janeiro x Salvador e eles serviram snacks e bebidas gratuitamente, além do serviço de compra a bordo com preços caros por sinal. Eu sinto que eles estão incorporando a mesma prática da webjet e aos poucos irão excluir o serviço gratuito.

  • Lucio Brigido Jr

    Eles estão mentindo. Viajei BSB-THE, sexta-feira passada (2h de voo), às 13.20h-15.30h e eles NÃO FALARAM NADA E SÓ SERVIRAM O CARDÁPIO. NEM ÁGUA OFERECERAM PROS PASSAGEIROS.

  • maria clara

    Minha mãe viajou de Recife a Brasília pela GOL, o voo dura 2h30min. Não houve serviço de bordo dentro da tarifa do voo ( pois não é grátis, está embutido na passagem, não houve redução da tarifa),então ela comprou um sanduíche de peito de peru, que estava frio e velho.

  • Raquel Milani

    No voo da GOL de Congonhas a Caxias do Sul me serviram água apenas porque eu solicitei. O comissário disse que não havia os aperitivos gratuitos.

  • Shirley

    Realmente a Gol não está servindo lanches gratuítos, de Gyn a BSB serviram uma agua, de BSB a SSA serviram o cardápio rs

  • Vandré Amilca

    Cristina, acho que o lanche da GOL é mais barato!! aheaheh

  • João Carlos H

    Viajei do Rio de Janeiro a Recife, um vôo de quase 3 horas de duração e , também, só foi disponibilizado a refeição paga. Já meu segundo trecho, de Recife a Petrolina, o lanche "gratuito" foi oferecido normalmente.

  • Diogo Rocha

    GOL = Webjet a preço de TAM. A única empresa realmente boa de se voar no país é a AZUL. Pago cada centavo a mais para não ser tratado igual a lixo

  • Clarice

    Passei por isso no dia 29/03, no vôo Salvador/Brasília. Só foi servido lanche pago, nem água foi ofertada. Até ônibus servem água. A questão é que deveria divulgado para os passageiros a nova regra da empresa. Não paguei barato por essa passagem.

  • Renata

    Vou imprimir essa notícia e apresentar a eles da próxima vez que viajar e não oferecerem o serviço de bordo.

    São uns cara-de-pau, isso sim!

  • Letícia

    O que já acontecia nos ônibus intermunicipais, agora também acontecerá nos vôos… Você entra no transporte e sente que alguém, em algum momento, esteve lá dentro com uma caixa de esfirra do habibs…

    Se não vai oferecer mais comida, pare de negar! Avise! Assim podemos forrar nossos estomagos apropriadamente, de acordo com as horas de vôo.

  • Luciete

    Sempre viajei de POA,BSB a SLZ ida volta pela Gol, sempre gostei do atendimento apesar de ñ concorda com o "lanchinho" que davam, afinal quem gosta de balas e cereais e criança, outra coisa as vezes qria beber algo quente como um café, nunca tinha, agora quanto as passagens eram "baratas" agora o problema e qdo vc precisa transferir eles cobram um absurdo. Tb ja viajei pela pela Azul e Tam essa ñ gostei eles acabaram c/ minha mala, chegou no destino td rasgada e so foi arrumada depois q cheguei em POA e p/ recebe-la de volta levou cerca de qse 4 meses.

  • monica

    Deviam proibir esses lanches pagos, assim as empresas não ficariam com essa sem vergonhice. Só no Brasil as coisas são assim, sem fiscalização e os empresários fazem e cobram o que querem.

  • Lucas Grifa

    Depende… Tem trecho que pela TAM chega a ser R$ 400 reais mais barato. Como SSA x RAO por exemplo e o serviço de bordo entre as duas é incomparável.

  • William Boscardini

    Fiz em março FOZ-RIO e realmente só serviram água gratuitamente além do serviço pago, e também fiz RIO-SP-FLORIPA ida e volta onde serviram amendoim, rosquinhas (2) e bebidas.

    Sinceramente não me importo com a ausência do serviço de bordo…

  • guilherme vargas

    Aliás… a GOl me parece em muito começar a copiar o estilo de ser da Webjet… infelizmente, diga-se de passagem. Lamentável.

  • GILMAR

    É verdade, voei, CGH/GIG e não foi oferecido nem água para os passageiros,os comissários passaram distribuindo o cardápio de lanche pago, mas como não sou desavisado, passei antes de ir para o CGH em uma famosa rede de lanchonete e adquiri esfirras a R$ 0,95 e refrigerante a R$ 2,00, sugiro que façam o mesmo e não espere que a GOL vá servi-lo, que saudade que tenho da Varig.

  • Felipe G Machado

    Fui de Recife a Belém no dia 24 de março de 2012, vôo da Gol e só serviram água e eu perguntei se não seria disponibilizado o lanche grátis e os comissários de bordos falaram que só seria disponibilizado água, qualquer outro ítem seria pago, então a informação da Gol que depois seria servido algo grátis ou é falsa ou os tripulantes não estão seguindos as normas da empresa. E para minha insatisfação quando eu pedia água me olhavam atravessado. Esse fato não ocorreu só comigo, tenho colega de trabalho que viajou agora no mês de março e relataram o mesmo acontecimento.

  • Valeria

    Fiz o vôo BSB-GRU em 19/03/2012 e não teve lanche gratuito não, só pago!! Se quer ofereceram água aos passageiros, um absurdo. Com os preços competitivos entre Gol e TAM é só optarmos pela companhia com melhor custo-benefício, não acham?!!!

  • Hedder Gomes

    Viajei de Fortaleza para Recife e constatei que na ida que qualquer serviço de bordo era pago, incluindo água. No entanto, ao retornar o serviço de bordo era gratuito, com as opções de água, refrigerante, suco e batata chips.

    • Mayara Amorim

      Nossa, que absurdo! Em março, fui daqui de SLZ pra FOR e foi servido lanches tanto na ida qt na volta. A menos que isso esteja acontecendo depois do dia 12/03/2012.

  • Thiago

    Pessoal, temos que pressionar a empresa! Todos conhecer o RECLAME AQUI? Vamos abrir 1000xxx reclamações contra a empresa e ver como ela irá responder. Se não é para dar lanche, OK! Mas ela deve assumir esta postura e não enrolar o cliente.

  • Eduardo

    O número de comissários não tem nada haver com o serviço de bordo. Os comissários estão lá para auxiliar em uma emergência. Queira Deus que vc nunca precise da ajuda deles. Mas a homologação de uma aeronave depende do número de comissáriso que auxiliam o passageiro. A questão é a seguinte, imagine um 737-700 lotado. 3 comissários. São 4 portas principais, quem abre a 4a porta? Lembre-se que em um incidente aéreo ou acidente segundos podem custar vidas… Enfim fica a dica, comissário não serve apenas lanche, se fosse assim não teriam cursos de sobrevivência em selva e etc…

  • Adelaide

    Amigos não sei se fui sortuda, mas no dia 12/04 fui do Rio para Joinville pela gol,teve escala em Congonhas e tanto Rio/Congonhas como Congonhas/Joinville teve lanche na ida e na volta no dia 19/03.

  • Mestre Yoda

    Pessoal, nao é tão simples assim. o Voo dura 1, 2h, mas tem o tempo de se chegar ao aeroporto, de espera no mesmo, e também o tempo que vc gasta do aeroporto ao destino. É louvável dar o lanchinho sim.

    Se forem cortar, que seja anunciado oras pois!!! Já dizia minha mãe: o combinado nao sai caro. Se eles se manifestassem, dizendo que vao cortar, para manter o preco da passagem, todo mundo ia fazer a simples conta: se pela gol a passagem sair no mínimo R$ 10,00 mais barato que as outras, já compensa, pois com isso da pra comprar o lanchinho em algum lugar e levar na mala (pq comprar no aeroporto é caro pra dana).

    Faltou ai profissionalismo da parte da gol em comunicar seus clientes sobre esta alteração em voos.

    creio que 50% dos novos clientes só voam devido aos preços baixos e nao por lanchinhos.

    Abracos

  • Carolina Biazutti

    Olha, se eu tiver que comprar tudo no avião, inclusive alugar um travesseiro ou comprar algo mais gostoso pra comer, que seja, contanto que as passagens despenquem de preço também, pra mim tá valendo! A Pluna, por exemplo, seus aviões são apertados, serviço de bordo é pago (e caro), mas tem preços maravilhosos!

  • Leda Oliveira

    Viajei 1 vez com a GOL e pra nunca mais, a não ser por uma extrema emergencia.

  • Lucas

    É o jeito Webjet de ser

  • Juliana

    Já andei em pelo menos três voos da Gol que tiveram serviço de bordo pago e depois não passaram com o serviço gratuito.

    Em apenas um voo que fiz (POA – SP) foram oferecidas as duas opções.

  • Renato

    Fora do pais, as que eu ja voei sao AA e Southwest, que oferecem de graca, somente Bebidas, e existe a opcao de comprar comida separada, seja num voo de 30 minutos ou de 5 horas, o que muda e somente a frequencia com que as bebidas sao oferecidas, pra mim, excelente, amendoim/barra de cereal/rosquinha nunca me fizeram mudar em relacao a uma companhia aerea, mas a GOL anda pecando em varios pontos alem desse, e o que deveria ser pouco, acaba virando motivo pra trocar por outra companhia, mesmo pagando pouco mais caro.

  • RICARDO FERREIRA

    no voo BSB – POA e o mesmo voo retornando o serviço de bordo foi pago. não serviram nada gratuitamente, mas eu pedi água e a aeromoça me trouxe sem cobrar. apesar de achar um absurdo ainda preferi pagar e comer no avião do que comer no aeroporto que é ainda mais abusivamente caro.

    no dia seguinte voei de BSB – CONFINS – IOS e nos 2 voos o serviço de bordo foi gratuito, como de costume.

  • Flávio

    Concordo contigo!!!!!

  • Robert Alves

    Vou fazer um voo agora dia 06/04 de GRU para VIX e dia 08/04 de VIX para CGH. Vou observar se é pago ou gratuito. Só espero que não incluam o preços desses "lanchinhos" na tarifa aérea, pois eu mesmo não faço nenhuma questão.

  • Carolina Biazutti

    Ah, também viajei MAO-POA-MAO nos entre os dias 08 e 14/03, e fizeram serviço de bordo nos 5 voos (teve conexão SP e Floripa na ida e em Brasília na volta).. Isso aí tá rolando desde quando?

  • Emerson

    No trecho, Montes Claros – Confins, a Gol somente oferece bebidas (nada para comer), isso desde quando começou a operar em Montes Claros.

  • Fred

    Voo GRU-GYN 1946 no dia 01/04: serviço de bordo PAGO. Até achei que era pegadinha do malandro do dia 01 de Abril, até passarem com a maquininha do meu lado…..

  • WILLIAM

    Bom, eu fiz esse fds os trechos Viracopos/Galeao, Galeao/Navegantes E ambos teve servico gratuito. No retorno fiz os trechos Navegantes/Guarulhos, Guarulhos/Galeao e Galeao/Viracopos, todos tambem tiveram servico gratuito inclusive no trecho Guarulhos/Galeao que o voo foi de somente 40 minutos.

  • Athaliba

    Fiz Brasília – Congonhas e só tinham lanches pagos, e o pior a passagem foi 350 reais, voltei de AVIANCA e além de ser muito bem atendido com um café da manhã muito bom o preço da volta foi 195 reais… NÃO VIAJO MAIS DE GOL, a não ser que seja estritamente necessário…

  • Larissa

    Isso de só servir lanches pagos já acontece há muito tempo na Europa e eu fiquei até surpresa do tanto que demorou para a "moda" chegar aqui. Realmente, o lanche não é relevante, mas a empresa erra em não informar os seus passageiros desta mudança, com letras garrafais no seu site, e apesar de cobrar a parte pelo serviço de bordo, não ter baixado nenhum centavo da tarifa.

  • Lourdes

    Um absurdo negarem um copo de água para alguém que necessita tomar um medicamento. Será que a empresa ficará mais pobre cedendo este copo de água?

  • Alê

    Só no Brasil tem lanche pago??? Desde quando?? Isso é prática mundial!

  • Fernanda Cibele de O

    Tudo mentira da GOL…viajei de Buenos Aires para Fortaleza, com conexão em São Paulo e Brasília. De Buenos Aires para São Paulo teve lanche gratuito, mas de SP para BSB só pago e o mesmo aconteceu com BSB para Fortaleza. Perguntamos à comissária pelo lanche gratuito nas duas ocasiões e ela disse que havia uma nova política da companhia e que em alguns vôos domésticos não haveria mais o lanche gratuito. Alguns nada, né, pelos comentários acima são a maioria. Ah, e água mineral de graça tem, ms vc tem que pedir. Acho um absurdo é a companhia negar…Como ela pode ser capaz de negar uma coisa dessas?!

    • Mariana

      Concordo! aconteceu o mesmo comigo.

  • Marleide

    Também fiquei surpresa quando ia em um voo de Guarulhos a Brasilia, me entregaram o cardápio e eu pedi um Capuccino fiquei surpresa com o preço R$ 5,00, mas o mais absurdo mesmo foi a péssima qualidade do produto reclamei que parecia mais café ralo com leite, reclamei na mesma hora e pedi pra ver de qual marca que era, quando eu fui pesquisar no supermercado da região onde eu moro que é o Norte de Mato Grosso, e mesmo com o custo de produtos mais altos aqui o tal sachê que me foi apresentado não saia por menos de R$ 0,80 cada, foi o Capuccino mais ruim e caro que já bebi!

  • DANIELE

    Isso é uma grande MENTIRA!

    Fui pra Foz do Iguaçu em OUTUBRO/2011 pela Gol. Na ida, foi servido com muita má vontade um saquinho de amendoim, suco e agua (a comissária falou que não seria mais servido refrigerante). Na volta, comemos antes de vir, imaginando o mesmo tratamento, mas foi pior: Não serviram nada!!! O comissário entregou o cardápio do lanche pago, e disse que se sobrasse tempo, entregariam um lanche gratuito, o que obviamente não aconteçeu. Água, somente pra quem implorasse, era dado um copinho muito a contragosto.

    Não sou contra o pagamento dos lanches, mas que isso no mínimo seja indicado na compra da passagem!!!

  • Luiz

    Pois é gente!!!

    Acabei de passar o final de semana em Fos do Iguaçu (Guarulhos/SP – Foz do Iguaçu/PR – Guarulhos/SP) e em nenhum dos trechos o serviço de bordo gratuito foi fornecido, apenas o serviço pago e só.

    Claro, a Gol vai negar tudo! entao fica a dica, procurem cia. aeras alternativas como forma de boicote a política da Gol em nem ao menos responder aos consumidores.

  • Fernanda Cibele de O

    Ah, complementando…Acho que a Gol teria a obrigação de avisar…Eu, por exemplo, viajei de madrugada, as lanchonetes das salas de embarque estavam fechadas e pensei que poderia enganar a fome no avião…mas fui pega de surpresa e fiquei com fome.

  • Jackieline Veras

    Isso aí é verdade Guilherme. Não viajo pensando no serviço de bordo. Algumas vezes já recusei o mesmo por ter me alimentado antes ou por sempre trazer algo na bagagem de mão. Agora ficar sem água é um problema sério mesmo. Acho que as pessoas estão mal acostumadas ou esperando o serviço de bordo para matar a fome o que é errado. Quando estou prestes a fazer uma viagem, saio de casa levando algumas coisas na mochila ou me alimento bem em casa. Acredito que as pessoas estão mal acostumadas com os sanduíches da TAM. Eu acho ótimo o serviço de bordo da TAM mas viveria tranquilamente sem isso pois sou precavida a ponto de me preparar bem antes para a viagem. Moro em Manaus e os vôos são longo mesmo, aí sim, é uma situação especial. Mas prefiro que o serviço de bordo seja cortado e as passagens barateadas ou vôos sem maiores problemas.

  • Lucas

    Nossa, que caos! Falências, prejuízos, olha, "ajudar" esse povo a voar é um problema… Imgane como estão as companhias gringas. As últimas três notícias tratam basicamente da incompetência na administração, é isso? Que nada. A culpa é de vcs, demanda! aha. Fogo de Palha. Quem mandou enganar os empresários e seus descontos bondosos. Agora, pão e água só em viagens acima de 1 hora. Rolezinho ali pro Rio é no seco. Contudo, fora a brincadeira, os preços mais baixos, com a massa voando, é uma realidade ou voltaremos aos tempos dos talheres de metal e frutas da época em voos caríssimos?

  • André Minatow

    Cada um tem sua opinião, eu só acho exagero ficar discutindo tanto por um assunto que não vai mudar a vida de quem viaja. Domingo fiz IGU-CWB e tinha uma bolacha e refri, sai do aeroporto e compra um lanche, não acho vergonha tirar a "marmita" do sacola e comer. O tal papo, avião é para voar e não fazer refeições.

    • Mariana

      Avião é para voar, claro. Mas a empresa deveria então começar a divulgar que em determinados trechos não é fornecido lanche, para que vc possa, se for o caso, levar sua "marmita"…

  • Regis

    Nas últimas semanas tenho feito viagens a trabalho por diversos destinos no Brasil e em todos foram oferecidos SOMENTE serviço de bordo pago.

    Questionei se havia algum produto gratuito e a comissária me disse que a única coisa seria água. Fiz um vôo SP – Belém e em nenhum momento passaram entregando lanches ou biscoitos, visto que é um vôo de mais de 3 horas de duração.

    Esta semana estou no RJ e um vôo de 45 minutos eles distribuíram o amendoim e bolachinha.

    Acho importante a Gol avisar aos seus clientes quais vôos tem serviço de bordo, respeitando a escolha de seus passageiros.

    Se continuar desse jeito, acho que haverá muito mais demissões voluntárias, conforme ocorreu nesta semana.

    Será que está para ser a próxima Varig/Transbrasil??

  • Diego Branco

    Olá, Aline R.

    Eu fui irônico, mas não duvido que algumas pessoas seriam capazes de levar "uma boia" mesmo. Mas, desde de que seja um produto coerente a ser consumido em uma cabine pressurizada (e o sistema de ventilação que isso implica), até seria admissível levar ALGUNS tipos de alimentos (barra de cereal, chocolate, bolachas, latas de refrigerante, etc.). Levar, mas sejamos razoáveis.

    Eu, desde que deixei de ser criança pequena, consigo esperar tranquilamente um intervalo de 3 horas.

  • Karla Brasil

    Sou contra! É igual as sacolinhas de supermercado! Acabaram, temos que pagar e o preço continua o mesmo dos produtos! teria que ter dois preços os de lanche e os sem lanche, nós vamos continuar pagando o mesmo valor de passagem!

  • Felipe

    Fiz os trechos SDU – CWB – SDU nos dias 24 e 26 de abril, foram oferecidos os lanches grátis e nem sequer citaram a oferta dos lanches pagos, nem chegaram a mencionar eles. O lanche do trecho SDU-CWB inclusive foi um pacote de mini waffers que vinha bastante biscoito, fiquei até cheio. Nos vôos repeti inclusive os sucos, meus amigos também, e nada foi impedido. As comissárias foram muito solícitas.

  • Morgana

    Acho que vou levar uma marmita… alias, 2 marmitas… uma será pra revender… na minha mão é mais barato hein!!

  • André

    Fui recentimente para a Argentina com GOL, os lanches foram gratis na ida, mais quando peguei o voou domestico de são paulo para Recife foram servidos lanches do cardapio e não ofereceram nem água…

  • Daniela

    Toda sexta-feira viajo do Rio (SDU) para Brasília (BSB) pela Gol e nunca tive nenhum problema de lanches não servidos até hoje. O mesmo ocorre com minhas viagens de domingo/segunda de BSB para SDU. Não tive nenhum sequer problema com o serviço de bordo, inclusive, nenhum serviço pago me foi oferecido até hoje.

  • Tatiane

    Viajei de Sp/Bh, na hora do almoço, e eles serviram 1 saquinho de amendoim e só! Fora que não passava cartão e as aeromoças manuseavam o dinheiro junto com o lanche.

    Sem contar o atendimento, pessoas despreparadas e mal educadas.

  • Cezar

    Então tive sorte..fiz o voo GRU – MVD e no trecho domestico até POA foi oferecido amendoim, bolachinha e refrigerante. No trecho POA – MVD um sanduiche de presunto,queijo e tomate, além de refrigerante. O "engraçado" que fizemos amizade com a comissaria e acabei comendo 3 sanduiches, já que quando pisassemos no Uruguai seriam jogados fora, por questão de segurança alimentar..

  • Marcos Rabello

    Passei pela mesma situação descrita na reportagem durante o vôo GIG – REC no dia 24/3. Somente foi oferecido o serviço de bordo pago.

  • Karina

    Viajei Natal-GRU-POA sem um copo de água servido, isso que o voo sampa -natal é de 3 horas e meia. tentei comprar o lanche mas embora o cardapio dizia aceitamos cartoes, só aceitava dinheiro.

  • Camila Cirera

    Eu tb passei por esse problema e fui surpreendida pelo GOL. Viajei de Brasilia para Salvador e tanto na ida quanto na volta só existia o serviço pago. A agua tive que pedir, porque eles realmente não ofereceram.

  • http://WWW.LEFISC.COM.BR OTAVIO ROBERTI

    VIAJEI NOS DIAS 16/03 TRECHO DE POA A GUARULHOS E GUARULHOS A FORTALEZA E SÓ HAVIA LANCHES PAGOS, E A VOLTA NO DIA 25/03 FORTALEZA A GUARULHOS SÓ PAGO TAMBEM O ÚNICO TRECHO QUE SERVIRAM REFRIGERANTE E O AMENDOIM FOI NO TERCHO GUARULHOS -POA POR SE TRATAR DE VÔO INTERNACIONAL MONTIVEDÉO.AS PRÓPRIOS FUNCIONARIOS ESTÃO RECLAMANDO DA EMPRESA EM VARIOS QUESITOS.NOTA 5 PARA A GOL.

  • Karina

    A única diferença é que na Europa as passagens são realmente baratas. Aqui não.Se não comprar em promoção pagasse caro.

  • FERNANDO CRUZ

    Sou da opinião que não existe a necessidade de se comer em vôo, uma aguinha só está bom, mas isto tem que ser compensado no preço da passagem, coisa que não acontece. Além do Programa SMILES que está uma verdadeira palhaçada. A GOL está pisando muito na bola. Ë uma pena pois a proposta inicial era muito boa.

  • Alison Ximenes

    Fiz o trecho BSB-CGN em Março ida e volta e em ambos só lanches pago e nada do gratuito e os comissários só avisaram que seria o lanche pago e pronto.

  • marcos lou

    …. eu ja to pensando em levar um frango assado inteiro e dividir com quem queira , vai ser aquela festa , e tambem vai contribuir com o cheiro dentro do aviao………..kkk

  • maria elizabeth

    é verdade viagei agora dia 20/03 destino São Paulo Recife são 3hrsnão é um curto trajeto voltei 30/03 de viagem e não serviram nem agua,e nem um cafezinho quem queria comer tinha que comprar! atè a agua!!!!!!!!!!

  • Cristiano

    645 Comentários! De FATO, a GOL é a empresa que causa mais burburinhos aqui no BLOG. Ela arrasa!

  • Eduardo

    Absurdo é o preço das refeições nos aeroportos. Café 5, 7 reais. Sanduíches, 15, 17 reais.

    Hoje farei GRU-CWB (uma hora de voo). Comerei bem em casa e não sentirei falta do lanche.

    Paguei 1000 pontos mais 60 reais na passagem.

  • Ary

    A grande maioria dos comentários são pertinentes. Uma solução, simples, seria aumentar em torno de R$20,00 no preço da passagem, que creio que isso na faria diferença na escolha para quem voa por quilometros de distância. Assim ficaria a critério do passageiro comer ou não comer, beber ou não beber… Agora é ridículo um cia aérea que quer ser líder ficar com essa mesquinharia. É a mesma coisa que um restaurante cobrar por utilizar o azeite… Fala sério!!!

  • maria elizabeth

    É verdade! viagei dia 20/03 volta 30/03

    São Paulo Recife são 3hrs de viagem, nos dois tragetos não ofereceram nem agua, nem um cafezinho so comprado pelo cardápio oferecido.

  • Miriam

    Leo desde 2010 a gol já não vem servindo os lanches free, acho que começaram aos poucos até tirarem geral, lembro que foi um voo curto RIO- POA, acho que foi dia 30 ou 31 de outubro, era dia de eleição, e não serviram nada, pior que era cedo da manhã nem deu tempo de tomar o desjejum, dali em diante não viajei mais com a gol….

    • Leonardo Marques

      Miriam esse caso de 2010 certamente foi um problema. Até o final de 2011 era servido aquele lanche em todos os voos.

  • Adriano Magalh&atild

    Viajei SSA/GRU dia 26.03 de madrugada, não foi servido nada, nem pago nem free….volta DIA 28.03 voo das 17:00 serviço pago e caro, vc pagar uma batata ruffles de 30g R$5,00 é um absurdo e o refri R$ 5,00 nem se fala tb.

  • joao

    O que adianta nao servirem nada e ter as passagens mais cara pra voar? Eles tiraram o serviço gratuito e colocaram o pago e ainda mais com passagem cara! Eu nao voo de gol, pra min a melhor companhia se chama Avianca, depois azul, e por ultimo TAM. Diga não a GOL.

  • Manuela Rocha

    Eu fui REC-BHZ esse fim de semana e na ida teve o lanche grátis normal. Na volta, teve lanche grátis e cardápio no primeiro trecho (BHZ-SSA) e lanche grátis normal de Salvador a Recife. Nunca precisei comprar não..

  • maria elizabeth

    É verdade!viagei 20/03 volta/30/03 SÃO Paulo Recife3hrs de viagem ,e não serviram nem àgua,nem um cafézinho quem queria comer tinha que comprar pelo cardapio

  • http://anapaulapalu.com Ana Paula

    Voei pra SP esse sábado e estava tudo normal! Lanche simples mas para todos

  • Eleide Pithon

    Olá! A TAM ainda não está vendendo, mas de SSA à IOS no dia 25/3/12, não serviram nem água, só quando pediam… Um horror! Isso porque estamos viajando com a família e uma criança de 3 anos! Hoje estamos pegando o vôo TAM IOS para Congonhas e de lá para Brasília… Depois posto como foi!!!

  • Maria

    Desculpe a brincadeira, mas como dizem os humoristas cearenses, acho que o dono da Gol tem uma plantação de amendoim na casa dele, pois só servem amendoim!!kkkkkk…desculpe-me!! Alguém pode me dizer para onde vai o valor da taxa de embarque? obrigada!

    • Leonardo Marques

      Hoje vai pra Dilma.

  • Charles

    Não me incomodo com a ausência do lanche gratuito nos voos. Desde que seja avisado com antecedência e, principalmente, ocorra uma redução nos preços das passagens. Como se sabe, há muito tempo a Gol vende passagens na mesma faixa de preços da TAM. O que torna mais vantajosa a compra em uma ou em outra companhia são as promoções, que no caso da Gol, costumam ser melhores que as da TAM.

    Portanto, se é para retirar os lanches gratuitos de seus voos, como fazem a maioria das companhias americanas e europeias, que reduzam os preços das passagens, como fizeram as companhias estrangeiras ao adotar tal política.

  • Mariana

    Viajei no dia 26/03/12 de SP a Brasília e não foi oferecido nenhuma alimentação, nem mesmo água. Somente o cardápio para compra de lanches. Viajei outras vezes este ano e ano passado no trecho Bsb/Rio e em alguns vôos tb não oferecido lanche, somente o cardápio para compras. Esta é a realidade.

  • Diogo

    Eu voo pela Gol por causa das tarifas mais baratas e não pra comer! Afinal o concorrente da Gol é a TAM e não o Big X-Picanha!

  • Nati

    Amigos, por que não protestam contra a falta de investimento nas escolas públicas. Se alguém lembra há doze anos era impossível viajar de avião sem pagar uma fortuna. Não que o preço seja baixo hoje, mas promoção não estava no vocabulário da aviação. Quem deu o pontapé para abrir a concorrência foi a empresa da barra de cereal. Ou seja, se compararmos estamos no lucro. E digo mais, para desapontamento de todos, o serviço pago será uma realidade para todas as grandes empresas. Esperem para ver. Quanto a má atendimento citado por alguns, respeito com a classe, uma vez que diante de um profissional ruim e despreparado conforme citado em um dos comentários, não deve ser pensado com toda a classe. Lembrem-se que todos tem uma profissão, espera-se que respeitem a ética e sejam profissionais e no dia em que um cidadão qualquer julgue UM da classe de vocês incompetente, a má opinião não caia sobre vocês.

  • Mônica Machado

    OI,

    Viajei com a Gol, e no mesmo 26/03/2012 dia fiz 3 trechos diferentes e o serviço de bordo foi simplesmente péssimo. No horário de meio dia, então, sem comentários além de ser vendido é caro e ruim, desculpem mais ruim seria elogio…é HORRÍVEL. Eu paguei R$ 5,00 por uma castanha que de crocante só tinha a embalagem….pasmem! Estava velha, mole…E um capuccino R$ 5,00 que de chamar de capuccino é uma ofensa ao café italiano mais famoso do Brasil…ele estava ralo e quanto ao gosto…não tenho palavras para descrever.

    Como diria o Boris Casoy:

    ISSO É UMA VERGONHA!!!

    Se querem baratear os valores de passagens e torna-las acessiveis ao maior número de pessoas possível vendendo o lanche de bordo, TENHAM PELO MENOS A DECÊNCIA DE CAPACITAR A EQUIPE DE BORDO PARA SERVIR BEM E DISPONIBILIZAR PRODUTOS DE QUALIDADE COM VALORES DE MERCADO. AFINAL NÃO EXISTE NENHUMA JUSTIFICATIVA, LEVANDO EM CONTA QUE A CAMPANHIA NÃO TEM NENHUM CUSTO ADICIONAL COM FUNCIONÁRIOS EXTRAS OU SERVIÇO DIFERENCIADO, PARA QUE OS PASSAGEIROS SEJAM EXPLORADOS, ASSALTADOS PELA COMPANHIA AÉREA QUE DEVERIA PROPORCIONAR UMA VIAGEM TRÂNQUILA E SEGURA. SIM PODEMOS DIZER QUE DESCARADAMENTE A COMPANHIA ESTÁ ASSALTANDO SEUS PASSAGEIROS DE SALTO ALTO E BEM MAQUIADA.

    ISSO É UMA VERGONHA!!!!!!

  • Santos

    Alguém lembra como era a aviação antes da entrada da empresa conhecida como a cia da barrinha de cereal? Acho que não! Brasileiro esquece fácil. bem, para quem gosta de pesquisa é um bom tema de artigo.

  • Flávio

    Bom, já tem uns dias que leio a respeito disso por aqui.Viajei na gol no dia 24/03/2012 e 25/03/2012 e foi servido o lanche normalmente.

  • Nilton

    Fui de SP. pro Recife semana retrasada e tanto na ida quanto na volta, tinha q comprar, nada era gratuito, um absurdo, nem água nos foi oferecido, ou compra ou fica com fome e cede!!!

  • Glaucio Lira

    Que resposta furada é essa da GOL? Servem lanches gratuitos mesmo em voos com serviço de bordo pago?! Que cobrem, mas ludibriar o consumidor é de lascar. Já estive em uns 6 voos da Gol onde foi oferecido serviço pago, e NUNCA serviram nem água. Revoltante essa resposta.

  • Leandro

    Elton, a Gol pode não ser low fare como as empresas europeias, porém ano passado fiz por diversas vezes SSA-GRU-SSA, SSA-CGH-SSA, SSA-FOR-SSA, SSA-NAT-SSA, SSA-GIG-SSA e o trecho mais caro foi R$ 79,00 naquelas super promoções. Eu considero isso sim um valor baixo, porém para quem quer comprar sem antecedência o preço é mais alto mesmo, assim como nas europeias. Que tipo de regras precisam estar claras? Que não vão servir lanches?? Não vejo necessidade, pois estamos usando um serviço de transporte e não indo a um restaurante, me desculpem!

  • Igor

    Viajei de Belém até Recife, e retornei a minha cidade no periodo de 23/03 a 26/03 pela Gol o serviço de bordo foi todo pago, nem agua serviram, o que fiquei mais chateado foi que em momento algum antes de embarcar é avisado que no voo o serviço será somente o pago, pois como vi o caso de um srº ele não portava dinheiro apenas tinha cartão para pagamento então não pode nem tomar uma agua o coitado.

  • Ana Schäffer

    Comprei passagem para minha irmã, dia 20/03 – trecho POA/Campinas. Além de não a terem ajudado no Galeão, pois vinha com criança de colo, pediu ajuda, mas teve que andar um trecho enorme com bebê e sacola, nem água para a criança deram de graça. Ela confirma, de fato, que, de acordo com a comissária a quem ela questionou, não há mais nada de graça, inclusive os costumeiros snacks. Sem contar os preços exorbitantes de um copinho d'água.

    Estou desapontada com a Gol. Viva a Azul, por enquanto!

  • Eduardo Mugayar

    No voo 1877, Recife-Rio,segunda-feira(02/04/2012 às 12:40), foi servido apenas o lanche PAGO. Não é permtido levar lanche a bordo, então que façam lanches de qualidade mesmo que pagos.

  • André Willian

    Olá!

    Aconteceu comigo também.

    Há 3 semanas fui para Fortaleza partindo de Brasília.

    Na ida ofereceram o serviço de bordo como de costume. E depois passaram o cardápio especial.

    Na volta, porém, só passaram o cardápio especial.

    Isso porque foi um voo de 2h30. Um absurdo!

    Nem água ofereceram.

  • Ricardo Santos

    É a Gol quebrou.

    Minhas Milhas expirou.

    De Gol não mais vou.

    Da Azul agora eu sou..

    kkk

    Não do 2 anos pra gol falir de vez..

    Vou Gastar minhas milhas ainda enquanto a tempo.

  • Renato

    Aconteceu isso comigo em um voo recente de GRU para CGR. Somente a água era "cortesia", até os sucos eram cobrados.

    Mas o que realmente preocupa são os procedimentos durante o vôo. Em um pouso em LDB, vindo de CWB, o piloto se aproximava pela pista 31 e, de repente, resolveu que ia pousar na pista 13. Manteve uma altitude baixa (provavelmente abaixo de 4mil pés) e seguiu em direção aproximadamente 330. Começou a fazer a curva para alinhar com a 13 e terminou-a à aproximadamente 3 milhas da cabeceira. Eu não sou piloto, mas pelo pouco que conheço de aviação, achei essa manobra extremamente ousada para um 737-800 lotado de passageiros. Tanto que o pouso não foi tranquilo (pela biruta o vento parecia estar calmo).

    Enquanto discute-se o conforto do lanchinho, acredito que nossa segurança esteja ameaçada por procedimentos como esse.

  • Rafaela Meirelles

    Já aconteceu isso comigo em um voo da webjet, eles n serviram nada, apenas o lanche pago, mas o que achei relamente inaceitável, foi quando o senhor sentado ao meu lado, acordou meio que passando mal, tossindo, e pediu "àgua" a aeromoça, prontamente respondeu custa R$ 3,00 e o senhor pelo jeito n tinha o dinheiro, ficou engasgado, e a mulher se NEGOU a dar uma simples copo de Àgua, isso é desumano!!! Absurdo!

  • Charles Morais

    No mês de março, voei de Brasília para São Paulo, e serviram o lanche gratuito, depois da opção paga.

    Na volta só deram a opção de lanche pago e quando chegou na minha vez, tinha acabado os sanduíches.

  • SERGIO

    Eu sou a favor de preços baratos nos voos, nao custa nada comprar uma quentinha e levar … quando der fome a gente manda ver … Não vai ser legal …. kkkk

  • Jorg Bliesener

    Sexta-feira, 30/03/2012, voo G3 1205 BSB-CGH. "Neste voo, oferecemos serviço pago de refeições". O carrinho passou uma única vez, apenas oferecendo serviço pago. Pagamento apenas em dinheiro e a tripulação não estava preparado para dar o troco de R$ 32 para R$ 50.

    Sábado, 31/03/2012, voo G3 1336 CGH-BSB. "Neste voo, oferecemos serviço pago de refeições". O carrinho passou uma única vez, apenas oferecendo serviço pago. Pareceu que nem houve bebidas suficientes para atender todo mundo.

    Fiz este trecho centenas de vezes antes e sempre o carrinho passou DUAS VEZES, oferecendo DUAS BEBIDAS sem pagar. Agora, UMA VEZ SÓ, e apenas pelo serviço pago.

  • Igor

    Realmente fiz o trajeto Porto Alegre-Rio no último sábado dia 31 e só passou o lanche vendido. A única coisa q eles ofereceram de graça foi água para quem se arriscava em pedir. Me senti na Ryanair, a única diferença foi o preço da passagem hahahaha.

  • Daniel

    Voos POA-CGH e CGH-POA sem serviço de bordo gratuito! Já tiraram as minhas salas Vip e agora tiraram até a minha água…e os preço não poderiam estar mais altos! Toma vergonha na cara, GOL!

  • http://Gol Cida

    Oi! Viajei de Salvador a Fortaleza e Fortaleza a Salvador agora em Março de 2012 e tanto na ida como na volta a Gol servio o laches Como de costume sem cobrar dos clientes.

    Obrigado Gol por seu Perfeito atendimento.

  • Alice

    Viajei de Fortaleza-Brasília na sexta-feira, dia 30 de março, e achei uma PALHAÇADA.

    Não foi oferecido serviço gratuito.

    O serviço pago ainda era insuficiente.

    Caso vc estivesse no meio do avião tinha que torcer para ainda ter sanduíche ou snack. Eu estava na fileira 5 e já tinha acabado o chocolate quente.

    O comissário que servia no fim do avião ficava indo e vindo até a comissária do início perguntando se ainda tinha sanduíche tal ou tal. RÍDICULO!!!!!!!!!!!

    Ainda ouvi um comissário reclamar de um passageiro que não tinha dinheiro trocado.

    A Gol não tem mantido um padrão. Pois o voo BSB-FOR teve serviço gratuito.

    Muita "cara de pau" da Gol negar que não esteja agindo dessa forma!!!!!!

    Melhor a Gol se organizar!

  • Alice

    Viajei de Fortaleza-Brasília na sexta-feira, dia 30 de março, e achei uma PALHAÇADA.

    Não foi oferecido serviço gratuito.

    O serviço pago ainda era insuficiente.

    Caso vc estivesse no meio do avião tinha que torcer para ainda ter sanduíche ou snack. Eu estava na fileira 5 e já tinha acabado o chocolate quente.

    O comissário que servia no fim do avião ficava indo e vindo até a comissária do início perguntando se ainda tinha sanduíche tal ou tal. RiDíCULO!!!!!!!!!!!

    Ainda ouvi um comissário reclamar de um passageiro que não tinha dinheiro trocado.

    A Gol não tem mantido um padrão. Pois o voo BSB-FOR teve serviço gratuito.

    Muita “cara de pau” da Gol negar que não esteja agindo dessa forma!!!!!!

    Melhor a Gol se organizar!

  • Tf.moura@hotmail.com

    O Comandante não escolhe que pista vai pousar assim de último momento. Isso é em relação ao vento e ordens da torre de comando. O Comandante não faria uma manobra acima das especificações projetadas da aeronave. Não tem nada de anormal ai, vide pousos no santos dumont que são praticamente dessa forma qd se aproxima pela pista 20 e mais acentuada ainda pela 02. Relaxa e curte o voo.

    • Tf.moura@hotmail.com

      *torre de controle

  • Alice

    Corrigindo: "RiDÍCULO"!!!!!!!!!!

  • Thiago SSA

    WebJegue sempre foi assim. Se a asa não soltar no ar, morre engasgado.

  • Fabio

    Viajei BSB-GRU, uma senhora do meu lado pagou R$5,00 no amendoin ( sim amiguinhos aquele que antes era grátis), fico imaginando quem pagou caro nas passagens e sequer recebeu aguá, realmente vou começar a rever meus conceitos…

  • Thiago SSA

    Eu lembro muito bem, e a maior lembrança eram os salgados preços cobrados para comer um prato de arroz com bife. Ô tempo ruim aquele, passar o ano inteiro para fazer uma viajem, hoje passo o final de semana em Buenos Aires e o maior custo são os caros restaurantes que frequento por lá.

  • debora

    Viajei ontem Fortaleza-Salvador com conexão em Recife. O serviço de bordo no primeiro trecho foi somente pago e que deixou muito a desejar uma senhora pediu agua e os comissarios fingiram que não tinham escutado, no segundo foi servido gratuitamente. Depois de uma demora de 20 minutos do pouso feito consegui pegar minha bagagem, quando cheguei no hotel uma surpresa, o perfume que usei ainda em fortaleza no banheiro do aeroporto, simplesmente SUMIU.

  • Raoni Sortica

    Fiz ontem vôo Gol G3 1240 saindo de CGH para POA e não teve serviço de bordo.

    Já peguei vôo que a primeira perna não teve serviço de bordo e a segunda teve acho que faz uns 30 dias.

  • Flávia

    Pois é.

    No último sábado viajei de São Paulo para Natal, num voo direto de aproximadamente 3h, e apenas os lanches pagos foram servidos.

    De resto, nem água.

  • Alice

    Fiz o trecho Belo Horizonte – Ilhéus (CNF-IOS)em 30/03 a ida e em 3/04 a volta e ofereceram somente o serviço de bordo pago.

  • http://lifehousebrasil.net Isis

    Tive que rir com essa

  • Renato

    tbm fui a aracaju duas vezes no ano passado e só serviram o lanche pago.

  • Felipe

    Ta explicado como a GOL irá sair do buraco: cobrando a passagem normalmente cara diferente da webjet e cobrando R$ 16,00 por um pedaço de pão.

  • Amaury Junior

    Amanhã faço Salvador – Fortaleza e segunda faço Fortaleza – Recife – Salvador…

    Voltarei aqui para contar se houve serviço grátis e em quais trechos.

  • Lycurgo Tostes

    Panair, Transbrasil, VASP, VARIG, BRA, Fly, Nordeste, Rio Sul, Trasbrasil, Interbrasil, Ocean Air…… será este também o destino da GOL ???

  • http://@carlinhosjs Carlos Santos

    viajei de GUARULHOS – NATAL no sábado agora… percurso de 3 horas, e todos os passageiros receberam cardápio com preços(na sua maioria em $5 por causa do troco) e ao questionar qual dos itens não é cobrado, os comissários só me deram ÁGUA em copo aberto!

    insatisfeito!

  • Rafael

    Neste mês de março viajamos de BsB para Fortaleza e para São Paulo. Nos quatro trechos só uma vez, na volta de Fortaleza, ofereceram serviço de bordo e cardápio. Nos outros água, e só a pedido. Na volta de São Paulo vimos uma senhora pedir água para tomar um medicamento e esperar mais de meia hora para ser atendida. Os comissários entregaram os cardápios, atenderam aos pedidos e só depois, com má vontade não disfarçada, "ofereceram" a água pedida a tempos.

  • Lucia

    É verdade tudo que estão relatando sobre os serviços de lanches na Gol. é o cumulo pagar taxas tão caras passagem é muito difícil encontrar uma promoção eu paguei 639 reais cheguei no Aeroporto as 3 horas e quando embarquei as as 17:25 já estava com fome ai veio um cadarpio dos preços de lanches ai eu perguntei tem que pagar ? disseram que sim o passageiro tinha direito só um copo de agua gratís como se pagamos uma taxa em normes as taxa mata estou descepicionada uma viagem de mais de 3 horas e ter que pagar laches se já está pago nas taxas, na minha compra na internet estava para 17:25 meu vôo quando estou no aeroporto ai a Moça Do Balcão disse que o embarque era as 16: 15 isso é um erro na verdade o embarque é as 16:30 até o vôo sai é as 17:25 isso já perdir 2 horas tem que chegar antes chegando em são paulo tem a Espera das malas até chegar em casa está tonta de fome é humilhante pagar tão caro passagens e taxa e ter que pagar lanches olha gente ñ lanches tem que pagar o carrinho vai embora elas anusia terminamos nossos serviços voltamos em outro vôo . agora eu pergunto o que vai virar esses vôo? todos vão embarcar com comida lanches, salgados, farofa, em fim espera pra ver o que vai virar esses vôo !! ñ vai dizer que pobre está viajando de avião por isso baixou a qualidade o dinheiro é igual passagem barato eu peguei uma promoção.

  • Thiago Henrique

    É bom ressaltar que a TAM, que tinha bons lanches, até com refeições, começou a distribuir os snacks com habitualidade. Contudo, não é cobrado e ainda disponibiliza água, refrigerante e heineken. Mas, até quando?

  • Ana Carolina

    Viajei para São Paulo no fim de semana de 17 a 19/03.

    Na ida Salvador-Congonhas a GOL serviu agua, refrigerante e um biscoito. Mas na volta COngonhas-Salvador, dia 19/03, no voo de 18hrs nada foi oferecido, nem água!! Só tinha os lanches pagos, que também foi um problema, pois eles não tinham troco, e acabei não comprando!

  • Izabela

    Diga não A gol, onde já se viu fazer uma viagem e ñ ter lanches já pensou criança chorando por comida

    cada um levar sua Marmita que feio.

  • Renan

    E rpz, a gol ta economizando nos miseros amendoins de 0,40 centavos é? Que lamentável!

  • Kátia

    Isso realmente tem acontecido há muito tempo.

    Em janeiro quando eu voei BSB-GRU foi assim.

    Ontem minha prima e uma amiga chegaram da Bahia e também reclamaram disso, pois não havia o lanche gratuito. E o pago foi caro e não estava bom.

    Detalhe: elas saíram de Petrolina por volta de 12h, fizeram uma escala considerável em Recife e só chegaram em Brasília às 22h.

    Imaginem o desconforto.

  • Raquel Paulsen

    Viajei em fevereiro de São Paulo (GRU) para Porto Alegre, pela GOL e foram apenas oferecidos lanches pagos.

    Baita desfeita!

  • Andrea

    Dia 31/03 fiz o trecho bsb-ssa e eles nao deram nem água para quem nao adquiriu o lanche. Já no segundo trecho, ssa-for, eles deram os lanches gratuitos normalmente…

  • CÉLIO CRUZ

    Voltava de Montevidéo, pela GOL, com escala em Porto Alegre, conexão em Guarulhos, com destino a Recife. Só tinha alguns dólares no bolso, além dos cartões de crédito. Ao decolar de São Paulo pra Recife, tive a notícia de que lanche, só se pagasse. E eles só aceitavam Reais ! Moral da história, viajei a base de água. Agora eu sei o que é passar fome … Deveriam manter o lanche básico, e vender algo mais sofisticado.

  • joão carlos g

    adorei esse comentario,pena que os avioes da tripi sao pequenos e balançam muito porque o serviço de bordo deles e otimo.

  • João Paulo

    É acho que isso é consequencia do prejuizo que a gol levou de ano passado pra cá, se nao me engano, bilhoes em prejuizo, acho que estao retirando o serviço de bordo gratuito principalmente nos voos com serviço pago justamente para se recuperar um pouco, porém, é obrigação da GOL de informar a todos que não terá o serviço de bordo, e no máximo deveriam dar agua, já que agua é gratis para todos. Ultima vez que voei, foi em maio de 2011 e ainda tinham o serviço de bordo gratis. Percebe-se porque os problemas com serviço de bordo começaram a partir do dia em que a gol disse em uma emtrevista que precisaria de voluntarios para sair da empresa, e caso nao chegue em sua meta, a gol diria despedir vários funcioarios por conta própria. É prevejo alguns anos a GOL em falencia se isso continuar. Acho que seria justo tmb, se ela abaixase os preços das vendas de lenches em voos mais de 1:30 pois mesmo sendo MUITO CARO, muitos reclamam do lanche.

  • Lucia

    Perdão gente eu paguei minha passagem muito cara nada de promoção, minha passagem foi 639 reais muito cara Maceió são paulo até atrasei minha volta esperando uma promoção. pasei fome por que eu ñ sou doida de comprar lanche se de direito da companhia servir por conta das taxas, o que todo mundo deve fazer ñ viajar mais pela Gol a espera no Aeroporto o tempo da viagem já imaginou, todo mundo levando comida o que não é legal também ñ pode ficar com fome

  • Ismailon

    Viajei dia 27 de março PVH/MAO/STM/BEL/SLZ e em todos serviram ou salgadinho da Parati ou mini-goiabinha da Mabel, não aguentava mais kkkkk mas pelo menos nestes voos serviram algo e não teve cardápio para lanches pagos.

  • Gustavo

    Acabei de fazer o trecho São Paulo- GRU/ FOZ DO IGUAÇU, e de fato, só ofereceram o serviço de bordo pago e só aceitava dinheiro. Um absurdo!! E a Gol ainda nega esse tratamento com os passageiros? No mínimo deveriam servir bebidas gratuitamente.

  • Julio Herzév

    GOL mentirosa!!! Fiz semana passada Natal – GIG – POA e não serviram NADA, em nenhum dos trechos! Até a água tinha que pedir, e mesmo assim as comissárias davam como se fosse favor. Os lanches pagos são ridículos, caríssimos e ainda assim sem qualidade. Na volta, POA – GIG – NAT, foi do mesmo jeito. É como se a Gol achasse pouco os problemas que tem, como voos atrasados, malas rasgadas e danificadas, desorganização absoluta, entre outras porqueiras.

  • Marcelo

    GOL: Voei em DEZ/11 e teve um lanche simples (suco e um biscoitinho)

    WEBJET: Voei no carnaval e não serviram nada.

    PASSAREDO: Voei no carnaval e serviram balas Toffel, suco (ou refri/água/etc), um biscoito salgado estilo "club social recheado" e um biscoito doce muito gostoso.

    TAM: Voei semana passada: serviram balas Toffel, suco ou refri ou heineken, sanduiche(servido apenas em um vôo) em outros vôos serviram um "kit" com polenguinho, biscoitos salgados e doces.

    Estas são as únicas que já voei. Melhor serviço de bordo até agora: TAM. Maior conforto até agora: PASSAREDO.

    • titobosco

      os da Azul sao industrializados, mas sao ooooooootimos!

  • Paula

    Fiz um voo POA-Guarulhos (lanche pago) Guarulhos – Recife (lanche pago), Recife – RJ ( lanches cortesia como antigamente), RJ-POA (lanche pago) sinceramente não sei qual o critério adotado, um comissário me informou que de cortesia só água e que nem todos os voos os lanches são pagos, mas que futuramente serão em todos. Mas pra ser bem sincera, os comissários estão bem atrapalhados com esse serviço de bordo pago, de Guarulhos-Recife são 3 horas de voo e quase que não terminaram esse serviço pago a tempo.

    Os sanduíches são uma delícia, mas achei beeeem caro (R$ 12,00).

    Outro problema é que é tão demorado o serviço de bordo pago que quem quer utilizar o banheiro fica preso em seus assentos a espera do carrinho passar, sorte de quem sentar-se nas primeiras fileiras.

  • Lidia

    Oi! Voltei de São Paulo(congonhas) dia 18/03/2012 para Brasilia e nada foi oferecido, apenas os lanches pagos. Nem água!! Achei muito estranho e chato também.

  • Nanda

    Viajei de Recife para Guarulhos dia 28/03 com retorno em 01/04. Em nenhum dos dois voos me foi oferecido algo além do que consta no cardápio de opções pagas.

  • Jacqueline

    Por escolha, não voltarei a voar pela Gol. Por problemas de conexão, perdi o voo direto Lisboa-Porto Alegre e a TAP me mandou no pingadinho Lisboa-Natal, Natal-São Paulo,São Paulo-Porto Alegre.Os dois últimos voos pela Gol. Acordada de madrugada para um lanche horroroso:suco de laranja artificial ruim e um minúsculo pacote de bolacha que grudava no dente. Seria melhor pagar por um café àquela hora e algo decente para mastigar. Bom mesmo que não tenha mais aquilo que chamavam de lanche.

  • fernanda

    fiz fortaleza-confins no dia 21 de março e nem sequer mostraram cardápio pros passageiros. eu tive que ir até o comissário de bordo pedir uma água.

  • Bruno

    Em certas ocasiões não há tempo de passar em um café no aeroporto e comprar um lanche, ai tem que se submeter a esse tipo de situação dentro do voo da GOL. Fiz um voo de Brasília a Belém 02h20 de voo e só uma água estava sem dinheiro trocado na hora e fiquei com fome… achei um absurdo, sempre que puder vou optar por outra empresa agora!

  • Mirelly

    Há 2 semanas atrás, minha mãe viajou de Gyn à Belém, fazendo conexão em Cumbica. Tanto de Gyn a Cumbica e depois até Belém, ida e volta,foram servidos lanches pagos. Achamos um absurdo isso! Fica aí minha indignação com relação a esse tipo de serviço!

  • Alvaro

    GIG-RECIFE ontem as 16:12h(com meia hora de atraso) só atendimento pago, ainda bem q levei a minha agua gelada.

  • Josemeire

    Há quase 3 semanas viajei para Buenos Aires. Na ida de Brasilia pelo Rio não serviram nem água e já chegaram com os cardápios. Na volta, por Guarulhos, já serviram. Não entendi!

  • Victória

    É tudo bem verdade…

    EU paguei um absurdo de passagem, do Rj x BEL, 3h40min de voo e não serviram NADA além de água de cortesia…

    Na volta BEL x RJ, a aeromoça explicou para um passageiro que estava ao meu lado, "só temos cortesia quando não tem produtos a venda… Temos AGUA de cortesia, o senhor deseja?"

    Se a GOL quer fazer isso, que baixe os preços das passagens…

    ACHO ISSO M ABSURDO!!!

  • Fernando

    Fiz o trecho Campinas-Brasília, onde serviram lanche gratuito, e depois Brasília-Belém, onde apenas ofereceram o lanche pago.

    Na viagem de volta, vou filmar a desculpa que os comissários vão dar.

  • http://www.miamimports.com.br Luciano

    Fiz o trecho Recife-Guarulhos no dia 19 de março e Guarulhos-Recife no dia 03 de abril, são vôos com 3 horas de duração e em nenhum dos trechos foi oferecido o serviço do bordo gratuito, apenas o serviço pago foi oferecido!!!!

  • Alexandre

    Gente, ouvi dizer que logo logo eles vão passar a cobrar pra ir no toalete. Se der um dor de barriga em vc e não tiver dinheiro pra pagar, vai ter que fazer nas calças, kkkkkkkk. è gol, vc deu um tiro no pé mesmo.

    • Marcos Reis

      A cobrança do banheiro é algo que já vem se comentando desde de tempos a trás… No entanto ainda não acharam o jeitinho para tornar tal façanha em realidade. Pensam em colocar portas tipo máquinas de refrigerante por exemplo, cujo vc insere o dinheiro e escolhe o que quer… Digamos que se você for fazer o número 1… aperte o botão vermelho, se for fazer o número 2 aperte o botão verde… Ou então vender fichinhas tipo daquelas maquininhas de bolinhas ou de chocolates… que vc coloca a moeda e gira a manivela… Mas não duvidem, logo, logo teremos novidades sobre isso!!! Agora quem for fazer o número 3 por exemplo…. Vai ter que apertar qual botão???!!!!!! kkkkkk

  • Cristiane

    CGH/CXJ ontem vôo saiu mais de uma hora atrasado e só serviram os lancinhos pagos… só a água era grátis

  • Eduardo Nunes

    Se ao menos fossem reduzidas das tarifas os valores dos lanches, tudo bem! Mas realmente é um absurdo! Em aeroportos dos EUA que é comum lanches somente pagos, há MINIMERCADOS para os passageiros se abastecerem pelo menos, no Brasil, no dia que tiver, vai ser os olhos da cara até pelo aluguel que a Infraero cobra das lojas dos aeroportos! ABSURDO! INDIGNADO!

  • titobosco

    Negocio agora eh levar lanches prontos e vender na minha fileira. rsrsrsrs.

  • Ricardo

    No vôo 1208 de São Paulo para Brasília ontem dia 04.04.2012 nada foi servido, serviram apenas quem tinha comprando.

  • Cezar

    Sobre seu comentário e a pura verdade. Nos EUA, a grande maioria da companhias não tem serviço de bordo, no máximo uma água ou uma coca-cola lata. Voei de Delta de New York para Montreal e serviram somente uma coca-cola lata. Nos voos internos nem isso servem.

  • Vanessa

    Olá!

    Realmente confirmo a posição sobre alguns trechos não estar ocorrendo os "lanches". Sou de Floripa e alguns dias atrás fiz conexão em um aeroporto de SP e não recebemos nenum lanhce, nem mesmo foi ofertado água. Foi passado apenas um "cardápio" com preços bem salagados.

  • Leandro

    Eu presenciei a mesma situação em um voo ontem do Rio para Porto Alegre, eles não estão mais servindo lanches gratuitos, somente pagos. Ao menos água era possível conseguir sem custo.

  • Rafael

    Sinceramente… Fico espantado com a cultura do passageiro brasileiro !

    Ao comprar sua passagem, você está fechando um contrato para sair de A e ir para B com segurança e pontualidade. EM NENHUM LOCAL DO CONTRATO DE VIAGEM ESTÁ ESCRITO QUE A EMPRESA TEM O DEVER DE SERVIR LANCHES AOS SEUS PASSAGEIROS. Todo e qualquer serviço gratuito deve ser encarado como MIMO, tão e somente. O mundo mudou, a economia mundial está em crise, e todas as empresas com serviço premium no Brasil foram para a VALA ! Varig, TBA, Vasp… Para se ter idéia, a dívida da TAM hoje é muito maior que a dívida da VARIG quando de sua falência. Lembro, ainda, que empresa tem uma receita em REAIS e todos os seus custos são baseados no DOLLAR (combustível, manutenção etc etc) ! Mesmo assim o pessoal fica discutindo que o combo de R$ 15,00 é caro (Sanduíche + bebida + chocolate) ! Sugiro comprar o mesmo produto na loja de conveniência do aeroporto e comparar os preços. Os colegas estão voando a 10 mil metros e querem comprar lanche com preço de padoca ? A passagem no Brasil é cara ? SIM ! Mas a culpa não é da empresa, mas dos nossos abusivos impostos, taxas aeroportuarias e do cenário externo. Muitas vezes o passageiro olha o lanche e esquece que mais importante do que sair do avião de barriga cheia, é chegar com segurança, e isso eu garanto que a GOL faz. Como sei disso ? Basta olhar o histórico da empresa.

  • Claudivania

    Viajei Aju/RJ dia 30/03, e só foi ofertado o lanche em serviço de vendas. Produtos caros e sem qualidade ,como exemplo o sanduíche misto( tradicional), com o pão de forma cortado ao meio por R12,00, cafezinho por R$5,00 e refrigerante lata por R$5,00 . Preços altos , produtos reduzidos e sem qualidade.

  • Leonardo Miranda

    Viajei de Brasília para o Rio e ofereceram o serviço de cardápio e me deram apenas água como serviço gratuito.

  • leo braga

    é verdade, viajo sempre com a gol porem sou mais tam, todavia, não tive esse´problema pois quando viaji com a gol tinha p serviço de bordo e razoável digamos nota 7, agora estou surpreso, do que estou lendo e vendo pela melhores viajens, bem sobre os lanches pagos ou não pagos eu não entro e questão, mas não servir água a bordo? que é is^so? ou a golestá na miséria? ou é iserabilidade da gol! bem mas tudo bem, se quer dar ou não dá pra dar, ok? mais que de uma olhadinha pelo menos nos valores das passagens e as taxas e respeitem os horários, pois se o passageiro chegar fora do horário perde o võo e tem q ficar calado, pois não tem direito nem um de reclamar se reclmara está sujeito a ser humilhado e ainda por cima perder a causa e se ganhar ,olha o tempo que leva, na verdade pagamos pra ser humilhado pela gol. e oh, fiquemos alado,calado, ei socorro,socorro,

  • Igor – Poa

    Galinha farofada e salgadinho fedorento!

  • Igor – Poa

    Também odeio a GOL e acho lamentável!Porém adoro o Smiles rsrsrsrs

  • Igor – Poa

    Salgadinho fedorento de 50 centavos!!!!

  • Maurício

    Mentira da GOL. Viagei dia 03/04 de GRU para POA e só foi oferecido lanche pago. Vou deixar de viajar por esta empresa.

  • tf.moura@hotmail.com

    É, tive que constatar que a gol realmente tirou os lanches gratuitos. Fiz hoje o trecho GIG x Poa.Pelo menos a água é de graca e eles dao na boa. Eu conversei com o comissario e ele disse que por enquanto a agua ainda é de graca mas que daqui a um tempo talvez nao mais. E ele disse que irao aceiar eventulmente cartoes de credito/debito daqui a um tempo.

  • tf.moura@hotmail.com

    Exatamete. Tenho que concordar com voce. As pessoas esquecem que a Gol em 11 anos de existencia nunca teve um acidente aereo. Podemos excluir o do legacy pq nao foi culpa da propria. Engracado que ficam duas horas no engarrafamento entre outras coisas e nao bebem uma agua sequer, mas entram no aviao com ar condicionado e mal ou bem num lugar com espaco adequado(nao venham reclama que garanto que o seu carrinho nao eh tao espacoso e confortavel assim)e inda reclamam que nao servem nada..o brasileiro tem uma cultura incrivel…

    • jose

      É triste. Avião de nada difere para mim de uma bicicleta. Apenas um objeto que serve para me transportar de a até b. Enfim, agora com a quebra da visão de Brasil como 3º mundo, é comum este fluxo de preocupação com o STATUS, vide Russia.

      Qualquer pessoa racional e que tenha uma pequena bagagem Humanista não iria ficar reclamando de coisas tão pequenas.

      O sistema de transporte férreo e rodoviário tem como padrão servir lanches? Claro que não. Matematicamente falando é um desperdício de energia. Várias pessoas que estão satisfeitas/ não precisam comer comem apenas porque é servido gratuitamente. É a mesma lógica do SUPER SIZE ME nos E.U.A, que hoje, tem níveis de obesidade extremamente altos.

      Enfim, é duplamente positivo não servir lanches. Economiza combustível e ainda não incentiva as pessoas a comerem apenas por comer.

      • Eduardo

        Assino embaixo. A GOL anda melhor que a TAM e se estressar por causa de uma batata frita, um saquinho de amendoim, etc é pensar pequeno demais.

        Quanto à água, eu sempre levo uma garrafa comigo.

        Algo que acho um desperdício é aquela revista de bordo, seja na TAM, seja na GOL.

  • Isabela

    Isso aconteceu cmg em 2 voos de Floripa para Campo Grande. Só não entendo o porquê de negar.=P

  • Viajante

    A obrigação da empresa é tratar bem seus clientes e se uma compania aerea se nega a me dar um copo de agua de graça, então ela não tem presta pra mim. O atendimento da TAM é muito superior a GOL.

    • Eduardo

      Para mim a obrigação da empresa é prestar o serviço contratado.

      Se ninguém der sorrisinho para mim, mas eu chegar no destino no horário, a empresa fez o que deveria fazer.

      Se não gosta da empresa, é só ir para a TAM, Trip, Azul…

  • Thales

    Voei ontem de Congonhas para Caxias do Sul e so' teve servico pago.

  • Daniel Ronconi

    Caros, ontem viajei de BH para João Pessoa, com escala em Salvdor. No trecho BH – Salvador, só foi oferecido o serviço pago, com apenas água como cortesia. Ja no trecho Salvador – João Pessoa foi servido o lanche tradicional. Vale salientar que no serviço pago, achei os funcionários extremamente mal preparados e confusos. Abraço

  • MARCELO

    ISSO É VERDADE FUI NO DIA 26 PARA FLORIPA TIVEMOS LANCHE SIMPLES COMO SEMPRE REFRIGERANTE OU SUCO OU ÁGUA, AMENDOIN E SÓ NA VOLTA DE FLORIPA O MESMO JEITO FICAMOS EM SÃO PAULO 3 HORAS ESPERANDO NA CONEXÃO NO AEROPORTO E DE SÃO PAULO PARA NATAL DEPOIS DE 3 HORAS ESPERANDO FORAM MAIS 3 HORAS SEM COMEWR NADA POIS OS LANCHES QUE NOS OFERECERAM ERAM PAGOS E NEM ÁGUA SAIA DE GRAÇA, ISTO É 6 HORAS SEM COMER E SEM BEBER 3 H ESPERANDO E 3 HORAS NO VOO SE A LANCHE DE GRAÇA ELES NÃO FALAM NADA.

  • MARCELO

    se ela diz que não é verdade está chamando todos os passageiros de mentirosos. ISSO É VERDADE FUI NO DIA 26 PARA FLORIPA TIVEMOS LANCHE SIMPLES COMO SEMPRE REFRIGERANTE OU SUCO OU ÁGUA, AMENDOIN E SÓ NA VOLTA DE FLORIPA O MESMO JEITO FICAMOS EM SÃO PAULO 3 HORAS ESPERANDO NA CONEXÃO NO AEROPORTO E DE SÃO PAULO PARA NATAL DEPOIS DE 3 HORAS ESPERANDO FORAM MAIS 3 HORAS SEM COMEWR NADA POIS OS LANCHES QUE NOS OFERECERAM ERAM PAGOS E NEM ÁGUA SAIA DE GRAÇA, ISTO É 6 HORAS SEM COMER E SEM BEBER 3 H ESPERANDO E 3 HORAS NO VOO SE A LANCHE DE GRAÇA ELES NÃO FALAM NADA.

  • Eduardo

    Estou em um universo paralelo.Fiz seis ou sete trechos de sábado para cá e em todos foi oferecido lanche gratuito.

  • Rafaello Fontana

    Acabeu de pousar em BH vindo de Ilheus. Os caras passaram com o carrinho ao meu lado e, como eu nao tinha apnahado o cardapio, estavam passando direto, tipo fugindo. Puxei a aeromoca pela saia e falei: opa, quero uma agua, se faz favor. Me deu meio a contragosto e se pirulitou antes que eu pudessepedir mais alguma coisa. 10 min depois fiz questao de chamar um atendente e falei: FORA as opções do menu, o que vc tem pra comer? O aeromoço disse: NADA. perguntei se eramova politica de empres e ele afirmou, antre pedidos de desculpas, que sim, que onde havia a venda, nao havia Os suntuosos lanchinhos ja inclUidos no preço da passagem. Vixemaria, onde vamos acabar? Nos voos em pé da Ryan Air?

  • felipe

    GRU-GYN com serviços simples mas Ok.

    GYN-GRU somente serviço pago, apenas agua era servida gratuitamente.

  • Gabriela

    Fiz ontem uma viagem longa com 2 escalas:

    - Trecho 1: CGH – BSB (sem lanche nem bebida, somente opcao paga)

    - Trecho 2: BSB – Belém (sem lanche nem bebida, somente opcao paga)

    - Trecho 3: Belém – Macapá, para minha surpresa os passageiros receberam água e suco para este voo bem curtinho.

    Embarquei preparada para nao receber refeicao no voo, levei frutas e bolachas. Em Congonhas comprei água para a viagem.

    Nao posso reclamar porque paguei muito pouco na passagem de SP a Macapá através de uma promocao anunciada no MD :)

  • solange

    esmpre viajo pela tam , mes de março estava de feiras fui de pra natal e maceio pela gol quanto vi os lanches falei para meu esposo o lanche da gol não e tão rui assim mas só despois que vir que era pago e bem pago um sadunhiche de r$ 12,00 isso de mas …..

  • Cleber Alves Teixeir

    A verdade é que a cada dia a GOL aumenta a quantidade de vôos com venda de lanches. Nada contra, mas não servir NEM UM COPO D'AGUA, que é de fato o que vem ocorrendo, É UMA VERGONHA, nem ônibus… Recentemente vim de Recife para Brasilia e foi exatamente isso que aconteceu. Estou evitando viajar de GOL..

  • http://bordopago madson

    vim de salvador dia 4 e paguei pelo lanche oferecido a gol esta virando web jet q alem de cobrar ainda tem um pessimo serviço de voo

  • Mar

    Que absurdo!!! A Gol vai sentir diferença diferença nas vendas se continuar nessa política.Já voei muito na Gol,mas isso é inaceitável!

  • Fellipe

    Viajei nesta quarta de BH para Macapá. No trecho de BH a DF teve o serviço gratuito, porem entre DF e Belém, trecho de mais de 2 horas e no horario do almoço só teve serviço pago. Para piorar, vários passageiros que quiseram comprar mas ficaram com FOME, pois tinha acabado o Sanduiche, refrigerantes e batatas fritas. Um descaso total.

    Agora absurdo é ter que pagar R$12,00 em um pão com presunto e queijo e r$ 5,00 em uma lata de Pepsi. Aí sim é nos fazer de [ otário ]

    A ANAC deveria regular este novo comercio alimentício…

  • Pablo

    Estou sempre em deslocamento a trabalho e findo voando em todas as companhias que operam no país e, de fato, em meus 3 últimos vôos pela Gol não foi oferecido sequer água aos passageiros que não optaram pela aquisição dos produtos pagos. Não sou contra a medida desde que fique claro para o comprador/usuário que essa é a política da empresa. Nesse sentido é muito mais honesta a postura da Webjet que deixa claro aos seus clientes não oferecer serviço de bordo, na Gol isso não existe, e a assessoria de imprensa da empresa negar o fato só corrobora com a sua postura de charlatã.

  • Elza Araújo

    Essa história também aconteceu com minha mãe no voo FOR-BEL dia 06/04.Ela me disse que só servirão refeições para os passageiros que solicitaram pelo cardápio disponibilizado durante o voo.Nem sequer água serviram!!E concordo com Vicente M.Neto,o que já era ruim,agora ficou péssimo.

  • Cristhine

    06/04 Fiz Porto Alegre – Brasilia, nem água a Gol deu.

  • Wagner Belo

    Viajei para Brasília, desde o Galeão, e não serviram nada. E se estão pensando que a passagem num preço que justificava a atitude, estão enganados. Um trecho rio-bsb-rio me custou mais de 800 reais. Justifica este tratamento pobre da GOL?

  • Maurício

    Não se esqueça que o serviço de bordo faz parte do que você paga(caro)na passagem. Se não é feito adequadamente o serviço não é satisfatório.

  • Erik

    Viajei essa semana NAT-SSA e SSA-GRU.

    Só lanches pagos, mas se isso implicar em passagens mais baratos, levo meu lanchinho na bolsa tranquilo!!!!!!

  • Paulo Pedro

    Viajei no dia 31/01 pela GOL de São Paulo à Fortaleza e fiquei totalmente surpreso e completamente decepcionado com a empresa GOL ao ver que estavam servindo APENAS lanches, refrigerantes e sucos PAGOS. Nem água ofereceram gratuitamente. FIquei pasmo, onde a GOL deveria estar tentando melhorar serviço de bordo para manter clientes, uma atitude dessas pra mim só faz afastar passageiros. No sentido inverso e ao contrário da GOL, a empresa AZUL oferece um excelente serviço de bordo, com muitas opções gratuitas e bem servidos. Na hora de comprar a próxima passagem, com toda certeza a GOL, assim como a Webjet, estarão como minhas últimas opções. GIovanni.

  • Diego Ernan

    Voei NAT-GRU em 28/03, eles começaram a vender o "lanche pago" e no meio do caminho, eles pararam, voltaram e começaram novamente, MAS, servindo o lanche gratuito, não sei se foi porque no decorrer da venda, mudaram a ordem ou se foi porque ninguém tinha comprado até a metado do avião. Hoje fiz GRU-NAT e NÃO SERVIRAM NEM ÁGUA, fiquei morrendo de sede, mas não dei esse gostinho pra GOL, só passavam dizendo "Alguma coisa do cardápio?". Achei muito deselegante e mesquinha essa atitude da GOL, acho que mesmo vendendo passagens baratas, não poderiam tomar tal atitude. Nos últimos 10 dias, voei de GOL, TAM, AEROMÉXICO, LAN e VOLARIS (México), esse último da GOL foi o pior!!! A LAN está bem na frente de algumas aqui do Brasil…

  • Carlos

    Estou nesse momento em Recife, vindo de Fortaleza, e a caminho de Salvador. No voo só foi oferecido serviço pago. A questão não é somente o lanche, mas o somatório de notícias de prejuízos e demissões que são anunciados pela imprensa. Na próxima viagem pensarei várias vezes antes de comprar pela Gol, porque poderemos ficar com um mico na mão, visto Varig, Transbrasil e muitas outras pelo mundo.

  • DanielSR

    Brasília – SP – Brasília só lanche pago. GRU – Cuiabá só lanche pago. Cuiabá – Brasília só lanche pago. Exceto uma única vez q passaram depois oferecendo amendoim, a GOL nunca ofereceu o lanche grátis… Mas a água eles sempre dão… É só pedir…

  • Beatriz Evaristo

    Fiz o trecho FOR-BSB no dia 31/março. Só teve lanche pago. Paguei R$30 em dois lanches ruins. Perguntei se a água era grátis e a aeromoça disse que "por enquanto ainda é grátis, mas vão cobrar." Perguntei porque não avisaram e fui informada que estava "escrito nas letras pequenas que ninguém lê."

  • Luiz André

    Pessoal, acabei de aproveitar o feriado da Páscoa para viajar para Foz do Iguaçu com a família. Na ida por problemas no sistema foram servidos os snacks de sempre com refrigerante e suco. Na volta só serviço pago. Ainda há despreparo dos comissários e uma série de produtos estavam em falta. Pude conversar com a comissária na ida e ela foi bem clara: em vôos com mais de 1:20h só serviço pago. Nos vôos mais curtos por enquanto tudo continua igual, até eles adaptarem o cardápio. Não terão nem bebidas e nem sanduíches quentes pois tomam muito tempo para o preparo. Tudo isso parece um caminho sem volta, mas que seja colocado de forma clara pela companhia e que resulte efetivamente em preços mais baixos.

  • Simone

    Voltei de Brasília na semana passada, e de maceio há 15 dias, e não serviram lanches em nenhum dos trechos… No segundo, perguntamos sobre os lanches, e os comissários nos disseram q em vôos onde a gol oferecera serviço pago não existira mais os lanches gratuitos, e que só água continuara a ser oferecida, mas mesmo assim tivemos que pedir! Só me pergunto se isso não deveria ser comunicado com antecedência aos passageiros quando compramos as passagens, e se a empresa não deveria fornecer nota fiscal dos produtos, já que esta comercializando produtos, agora! Absurdo…

  • Carlos

    Update: no trecho Recife/Salvador o serviço de bordo foi o tradicional sem opção de compra, mas na hora que entrei na aeronave havia um lugar sem o assento, muito estranho aquela situação. Outro detalhe que me chamou atenção foi o tratamento dado pelos funcionários do check-in tanto em Salvador quanto em Fortaleza, fizeram os procedimentos de forma rispida, sem vontade nenhuma, com a cara fechada, me pareciam bem descontentes. Em tempo, achei estranho, pois sempre fui tratado com simpatia e disposição pelos funcionários da Gol.

  • Perua

    Quando vi notícias do lanche a bordo da Gol, fiquei torcendo para chegar logo nos meus voos habituais, porque aquelas batatas fritas e salgadinhos de pior qualidade que serviam, sempre recusava. Pois bem, peguei o voo Guarulhos-Belém e me arrependi. O pão é frio, nenhuma opção integral, só pode pagar em dinheiro e os comissários nunca têm troco, além disso pegam na comida e no $$$ com as mesmas mãos. O serviço é lento e ineficiente. Que saudade das batatinhas lucky…

  • Juliana

    Ah Ricardo, não foi pelo tempo de voo… Viajei São Paulo/Recife e não nos foi servido nem um copo com água! Um absurdo! Não me refiro nem ao lanchinho, que já era de péssima qualidade, mas um copo com água é demais!

  • Rafael

    No ultimo voo que fiz, de Salvador para Brasília, até água foi negada para quem não comprou o lanche.

  • Luciana

    Viajei pela Gol essa semana de Brasília para Ilhéus com conexão em Salvador ida e volta. Na ida, no trecho BSB/SSA, só foi servido lanche pago. A única coisa gratuita era água. O serviço foi lento e as poltronas ao final da aeronave ficaram sem atendimento. Estava com minha mãe na fileira 19 e ela teve que comer correndo um lanche caro (R$12,00 o sanduíche) porque a aeronave já ia pousar. No trecho SSA/IOS, de 30 minutos de duração (e duas horas de atraso), nada foi servido. Na volta, no trecho IOS/SSA serviram suco e água gratuitamente e no trecho SSA/BSB serviram apenas o lanche pago.

  • Luciana

    Observe, Diego, que as passagens da Gol nem são assim mais tão baratas…

  • Antonio Conti

    Fiz vôo SDU/CGH/SDU pela gol ontem e foi oferecido lanche tanto na ida quanto na volta.

    Na ida deram torradas, polenguinho e um bolinho da bauducco. Na volta, uns biscotinhos salgados e rosquinhas de coco da bauducco também.

    Ambos com bebidas (suco, refri, agua).

  • Leonardo Nascimento

    Galera, estive pegando um vôo do Rio de janeiro para Curitiba na sexta-feira, e, não tive problema algum com o serviço de bordo gratuito, inclusive no vôo em questão, nem disponibilizaram serviço pago. Hoje retorno ao RJ e vamos ver como será…

  • reinaldo

    Nesta Páscoa fiz SP-Curitiba e o serviço de bordo foi – digamos assim – normal. Tivemos amendoim na ida e batata frita na volta.

  • Rafael

    Pois isso é tudo verdade. Eu voei ontem, 08 de abril de 2012 no vôo 1212 de Congonhas-SP para Brasília e passaram oferecendo os cardápios com opções pagas de alimentação. Depois vieram com o carrinho apenas atendendo quem solicitou o serviço pago e depois disso nada mais foi servido. Na verdade isso é um absurdo e conseguiu transformar o ruim em péssimo pois paguei 727,00 por um trecho em que nem água me foi oferecido. Se é pra economizarem que repassem a tal economia diminuindo a tarifa para os clientes.

  • Vivianne Marcondes

    Fiz esse fds o Rec / Rio / Rec pela Gol e só tem lanche pago, nem água oferecem, mas se vc pedir eles te dão. O feio não é isso, é eles negarem q essa situação existe afe…

  • Débora Andrad

    FIz GIG-POA e POA-GIG semana retrasada. Nem amendoim, nem agua nem nada grátis. "Sorte" a minha que na ida já havia me planejado para comprar o lanche (não tive tempo de tomar café da manha em terra) e na volta estava dormindo. Btw, não tinha café expresso tb, e não foi porque esgotou, simplesmente não reabasteceram com ele.

  • Gabriel

    Nesse final de semana fui e voltei POA-CGH e só ofereceram água sem custo para os passageiros. Nos deram cardápios para escolha de lanches pagos.

  • Jaime

    rsrs… levar marmita. Boa!!!!

    imagina a cena.

    absurdo!!

  • franco

    "EM NENHUM LOCAL DO CONTRATO DE VIAGEM ESTÁ ESCRITO QUE A EMPRESA TEM O DEVER DE SERVIR LANCHES AOS SEUS PASSAGEIROS"

    Que comentário idiota. Todos querem conforto e o lanche era um item que acrescentava.

    Em nenhum lugar do contrato diz que as cadeiras serão acolchoadas, mas tenho certeza que você iria reclamar se encontrasse cadeiras de madeira no próximo voo.

    No mais, a reclamação do pessoal é da falta de aviso e principalmente de transparência. A empresa nega ao blog o fim dos lanches.

  • Everton Mendes

    Fiz os trechos CGH – POA – CGH e somente serviço de bordo PAGO foi oferecido. Num dos trechos, após insistência, consegui querosene servido um copo d'água sem pagar. A Gol reduz ainda mais o nível do serviço e sequer reduz o preço das passagens, que continuam elevadíssimas, mesmo com todos os vôos lotados. Alias, a tempo que não pego um vôo com ocupação inferior a 80%. Isso somado a falta de espaço das poltronas e agora aos preços absurdos do cardápio… Como sempre pagamos a conta…

  • Voador

    Com certeza é uma das aeromoças demissionárias da GOL.

  • Fabio Caracho

    A Gol ja não serve lanche há muito tempo, porque um saquinho com meia dúzia de amendoinzinhos não é lanche. A TAM ainda serve algo um pouco melhor. Vergonhoso. Paguei perto de mil reais ida e volta SP-Salvador e so serviram amendoim. Sempre q posso vou de Tam. Odeio a Gol.

  • Vagnercst

    Nesse fim de semana, ao voar pela primeira vez pela GOL, fiquei surpreso ao perceber que no trecho BH/Salvador não foi oferecido nada além de um catalogo e que ainda pediram para facilitar o troco! No trecho Salvador/Aracaju foi oferecido apenas suco ou água. E eu que achava o lanche da TAM simples. Se eu tiver escolha não vôo mais pela GOL.

  • Jayran

    Este mês de quatro voos Gol, três não tiveram serviço gratuito. Todos Brasilia / Congonhas. O único com serviço gratís não houve venda a bordo. E realmente nem água foi servida, nem para crianças a bordo.

  • Igor

    Viajei esse fds de(CGR) a (CGH) e só teve serviço de bordo pago, ainda farei a volta, mas com certeza não terá lanches gratuitos. Outra coisa a Azul, em serviço de bordo é a melhor, os lanchess são fartos e gostosos. Esse negócio de vender à bordo, é estranho, parece que a gol não tem dinheiro..

  • http://www.twitter.com/edcarmo Eduardo Carmo

    Lembro que quando começaram as conversas de lanche pago, a idéia era de manter o simples (que já era motivo de reclamação de muitos) – amendoim, biscoito, refri, suco e água – como gratuito e, para aqueles que quisessem um lanche melhor, mais elaborado, haveria um cardápio a parte e opcional com lanches que poderiam ser comprados. Agora, tirar TUDO, deixar só água e cobrar por todas as outras opções é ABSURDO! Atenção ZERO com o cliente. Deixando cada vez mais claro que querem apenas negócios, que clientes são números e que o "relacionamento" é que se exploda…

  • Vania

    Gente vamos fazer uma manifestação contra isso! Isso é ridoículo! As passagens da Gol são as mais caras, o serviço não é tão bom e agora tenho q pagar a mais? Fala sério!

  • Karine

    voei no dia 7 de abril do Rio (Santos dumont) para Congonhas e eu tive lanche gratuito!

    Ofereceram um bolinho de chocolate, torradas e um polenguinho. Achei bom já que é um voo curto. E tinha opções de bebida, como suco, refrigerante, café e água.

    Não entendo esse critério da companhia, uns tem, outros nao.. só acho que a companhia tem a perder com isso.

    • Denis Martins

      Karine, pelo que conseguimos verificar onde tem os lanches pagos não tem os gratuitos. Até o fim do ano, deve ser tudo pago.

  • Chris Kremer

    Na quarta-feira dia 04/04 fui de São Paulo Congonhas ao Rio de Janeiro Santos Dumont e teve o lanche normal.

    Serviram duas torradas + polenguinho + bolo pullman + bebidas.

    Na volta teve batata tipo rufles + bebidas

  • Adrian Homrich

    Semanas atrás, o serviço básico foi servido sim no trecho POA-CGH, tanto na ida quanto na volta. Passavam o cardápio com o pago antes e em seguida o amendoim e o suco.

    Neste feriadão, mesmo trecho na ida não foi oferecido o básico. Se fosse solicitado água eles serviam. No retorno a POA (dom, 08/04) foi oferecido somente o pago. Quem pediu água ficou a ver navios. Imagino que eles não deram atenção ao gratuito até porque o vôo foi turbulento. Logo, imagino que a politica da empresa mudou a prioridade para o serviço pago.

    Não sou contra o lanche pago, só acho que pelo valor cobrado a qualidade deveria de ser melhor: o sanduíche é seco e sem sabor e o tamanho não mata a fome de ninguém. Afinal, se tu vai comprar o serviço teoricamente é pra matar a fome, certo? Ainda mais o valor minimo de R$ 10,00 do dito cujo mais um refrigerante no valor de R$ 5,00. Ou tu vai voar pra comer?

    Alias, se tu for a POA, guarda a fome e come no McDonalds. Não tem erro! HEHE

  • http://facebook.com/klebereduardo Kleber Cioccari

    Serviço gratuito normal.

    Viajei nesta Páscoa de Curitiba para Maringá e na ida, houve serviço normalmente.(amendoim e bolachinha de coco; água, suco ou refrigerante)

    Na volta, estavam iniciando os serviços porém pegamos uma turbulência monstro que jogava as coisas longe e o serviço foi cancelado logo nas primeiras fileiras de assentos.

    Mas como tem muita gente reclamando, alguma coisa está errada com a Gol.

  • Rafael

    Fiz BHZ-SSA ontem e foi oferecido serviço pago. Já SSA-REC, foi gratuiro.

  • Michael

    Ha mais de um ano peguei meu primeiro voo sem serviço de bordo gratuito na gol. Foi de RCE para SDU. Acho que foi alguma experiência.

    Serviram apenas bebidas de graça (um copo, anunciaram que quem quisesse outro copo poderia comprar) e uns sanduiches cobrados por fora. Começaram as reclamações dentro do avião.

    As reclamações se transformaram em revolta quando anunciaram que os lanches pagos tinham acabado. Mais da metade do avião não conseguiu comprar. Era um voo que saiu por volta de meio dia, com previsão de 3 horas. Foi ridiculo..

    Depois disso, ja voei de gol algumas vezes e não peguei outro voo sem serviço de bordo. Parece que agora voltaram a tentar colocar isso na pratica.

  • Andre Berzins

    Mesma coisa. GIG – SSA 05/04 e SSA – GIG 08/04/2012 SEM nada para comer, de graça só água.

    Com esse monopólio da GOL e a ANAC inoperante, não temos o que fazer, pelo visto.

  • http://www.twitter.com/Yarllen Yarllen

    DECADÊNCIA!!!!

  • Lidiane

    Fui para o Lolapalooza nesta feriadão, ida e volta com a Gol, a ida de POA para Congonhas, com escala em Curitiba, serviço de bordo gratuito em ambos os trechos, na volta Congonhas/Poa, somente serviço de Bordo pago. Acredito que só estejam oferendo o serviço gratuito em voos curtos.

  • Eduardo Favila

    Aquele sanduíche é maravilhoso?

  • Eduardo Favila

    A tarifa de embarque vai para a INFRAERO.

    Não tem nada a ver com as companhia aéreas.

    Estas também pagam à INFRAERO, à ANAC, combustível, fornecedores, etc.

  • Eduardo Favila

    Como falaram acima, em nenhum lugar está dito que eles tem que fornece lanche.

    Brasileiro tem pensamento pequeno mesmo.

  • Eduardo Favila

    Na última semana, voei Belém-Marabá, Marabá-Brasília, Brasília-Belo Horizonte, Belo Horizonte-Guarulhos, Guarulhos-Curitiba (duas vezes e só pousou na segunda) e Curitiba-Rio. Em todos esses trechos foi servido o "lanche".

    Só no trecho Rio de Janeiro-Belém é que cobraram.

    Eu levo a minha água e não morro se ficar 3 horas sem comer (mas claro que lanchei no Galeão).

    O serviço pago demora muito e eu não pago, mas não há qualquer problema em cobrar, a meu ver.

    Quando o serviço de bordo era top, tipo na VARIG, só as classe A e B viajavam de avião no Brasil.

    • Eduardo Favila

      Ah. gastei 13mil pontos Smiles para voar isso tudo. Não tenho do que reclamar.

  • Volnandes

    Voei RJ/POA em 30/3 e tb não teve nada além do cardápio.

    Voltei no dia seguinte e teve amendoim. Vai entender.

  • Daphne

    A minha dúvida é porque se realmente a empresa está fazendo isso, como todos aqui presenciamos, ela continua negando?

    Se vai vender isso deve ser anunciado para o cliente, como qualquer outro produto.

  • Thiago Jordão

    Viajei no trecho REC-GRU no último dia 05/04/2012 e foi oferecido APENAS o serviço pago, nem água mineral passaram…uma pena. Pena maior é a negativa da empresa

  • Patricia Reis

    Na Europa é comum o ¨by on board¨, especialmente em empresas areas ¨low cost¨ que devido aos precos super em conta acabam compensando com a venda de produtos variados no voo.

    Enquanto lá você nao tem direito ao ¨lanche gratuito¨ voce paga EU 25.00 ida/volta da Alemanha para Suécia ou EU 10.00 ida/volta Londres a Paris. Agora aqui no Brasil você paga R$ 500 a R$1000 em trechos domesticos e nao te servem nem uma agua?

  • Evandro

    Também atesto que nos voos CNG-POA na última 5a-feira, e hoje POA-CNG o lanchinho gratuito da Gol não foi oferecido. De graça, apenas água (para quem pedisse). Abraços.

    • Evandro

      Apenas para corrigir: os trechos voados foram CGH-POA e POA-CGH.

  • Ricardo

    Ontem dia 08-04 fiz o trecho Cuiabá-SP(Guarulhos), foram 2h e 10 min de vôo e só foram servidas comidas e bebidas pagas.

  • Denise

    Viagei hoje e no trecho Campinas-BH só serviram bebidas. No trecho BH-Salvador foi serviço pago. Muito caro os preços, por sinal. E não foram servidos os lanches "Gratuitos" negando a afirmação da empresa. Só um trecho que foi normal Salvador-Campina Grande . Me decepcionei.

  • carlos

    vocês querem chegar ao destino ou comer merenda?

  • Alcyr Manoel

    Viajo pela gol no final do mês para Salvador pela gol só me resta levar um dinheiro a mais!

  • Marcus

    Hoje, retornei de GIG para SSA e teve apenas serviço de bordo pago. Também, prefiro a TAM!!

  • Thales

    Só para engrossar o coro, voltei ontem POA-CGH e nada de lanche gratuito.

  • Pedro

    Pessoal, é sério! Não ADIANTA vocês entrarem aqui e RECLAMAREM. Entrem no canal certo que é o SAC que consta no site da GOL. Há a rede social no Twitter (@VoeGolAtende). Reclamem, coloquem suas idéias mas FOQUEM para onde vocês estão mandando. Reclamar aqui não vai ADIANTAR N-A-D-A, muito menos para a tripulação. Eles são pagos para fazer isso.

    Reclamem no SAC (www.voegol.com.br – é rápido e fácil), Deixe recado no Twitter, mas FOQUEM aonde vocês estão reivindicando.

    Twitter: @VoeGolAtende (questionem o porquê dos lanches serem cortados definitivamente.)

    Olhem quantos comentários há aqui, mais de 900.

    Quantos mais pessoas reclamarem, eles SERÃO OBRIGADOS a se adaptarem. Afinal de contas, eles DEPENDEM da gente e NÃO nós.

  • Vanderlei Ludwig

    No trecho Fortaleza-Brasília, dia 08/04/12, também foi oferecido somente o lanche pago.

  • Jardel Capim

    Nesse fim-de-semana feriado de Páscoa fui a Natal. No voo SDU- Brasília teve lanche, fiz conexão e no voo Brasília – Recife também teve lanche, este depois da escala ainda fez Recife- Natal (26 minutos) com lanche…

    Curiosamente no voo de volta que era direto Natal – GIG, que atrasou e demorou 3 horas e 15 minutos no ar, so havia a opção paga.

    São muitas contradições.

    Você faz um voo de 26 minutos e recebe uma batatinha de 30 gramas com suco de graça. Daí durante um voo caro de 3 horas você precisa pagar 10 reais pela batatinha com suco.

    Realmente não gosto de contradições, só escolho a Gol daqui para frente se me fizer um preço realmente low cost.

  • Lilian

    Meu marido passou por essa experiência no voo entre GIG x POA no último dia 06/04! Ou você compra ou não bebe e come nada! Ah, ainda por cima a quantidade de itens a venda é inferior a quantidade de passageiros! Ou seja, aqueles que estão na parte dianteira serão beneficiados e aqueles que estão na metade do avião ficarão com fome/sede ou terão que comprar o que sobrar!

    Vejam a matéria de hoje na IG:

    http://economia.ig.com.br/empresas/gol-acaba-com-

  • Rafael Pinheiro

    Apesar da GOL negar, essa prática realmente vem acontecendo. No dia 07 de Abril fiz dois vôos pela GOL (IGU – GIG e GIG – FOR) e em ambos não foi oferecido lanche "gratuito", mas tão somente o pago. Não acho errado a compania aérea adotar a prática, mas não ser clara quanto a adoção da mesma, aí sim acho um desrespeito ao cliente. Na minha visão, isso pode até ser enquadrado como prática abusiva contra o consumidor.

  • JARBAS

    Fato!! o povo paga pra viajar e não pra comer!!

  • Selia Cunha

    O lanche que a Gol serve faz vergonha, duas rosquinhas furada e um suco de caixa. O pior lanche é o da Gol, deveria mesmo era acabar.

  • Luciana

    E uma vergonha isso da gol de não da lanche,meus pais vieram de fortaleza a rio de janeiro e nao ofereceram nem agua isso e um absurdo. ainda bem q comprei a volta pela a tam.

  • Fernanda

    Também não ofereceram o lanche gratuito, somente o serviço de venda a bordo, no voo do Galeão para Curitiba as 21:30 e de Curitiba para o Galeão às 09:50.

  • Andrea

    Eu concordo!! Pagamos pela passagem, avião não é restaurante!!

  • Débora

    Viajei de Recife à Belém e só havia serviço de bordo pago, a única coisa disponibilizada gratuitamente foi a água e quando solicitada pelo passageiro.

  • Eziquiel

    AFINAL, É UMA AERONAVE OU UM BALCÃO DE PADARIA???????

  • Graziela

    Como vc explica para os eu filho que está no mesmo avião, que uns comem e outros não? Que falta de sensibilidade, não compro mesmo lanche da Gol e se puder nem viajo mais nessa companhia.

  • Ives Freitas

    Fiz o trecho porto alegre x rio de janeiro e tbm não deram nada. Que pouca vergonha.

  • Valéria

    Como só viajo a turismo e minha ultima viagem foi ha 4 meses e não foi pela gol não estava sabendo da cobrança dos lanches, fui de São Paulo a Salvador, saí do serviço fui direto para o aeroporto nem deu tempo de comer, vender o lanche ja é um absurdo, mas como estava com fome resolvi comprar, quando chegou na minha vez o lanche tinha acabado, então nem pra vender eles servem pq quando era gratis tinha mas para vender não tem o suficiente, fora que exigem dinheiro trocado pois eles não tem troco, o rapaz do meu lado que pegou o ultimo lanche teve que se virar para achar o dinheiro trocado pois eles não tinham ou então a opção é pagar no cartão de crédito, nem débito estão aceitando, absurdo!!!! na volta levei um lanche!!!

  • Rose

    Ola, viajei pela gol , em julho, sair de POA para Fortaleza,sao quase 6 horas de viagem, sem falar nas escalas, e nada foi me oferecido somente um cardapio com preços muito altos,nem agua eles oferecem.Quando retornei em agosto pela mesma companhia ,foi do mesmo jeito nem agua tinha …. nada.

  • Reinaldo Brito

    Fui pela GOL,de Natal para Belém, com conexão em Fortaleza. Foi servido lanche grátis até o destino. Na volta Belém Natal, até Fortaleza o lanche foi pago, de Fortaleza à Natal foi grátis. Qual o critério que eles usam para cobrar e não cobrar?

  • Carolina Araujo

    Minha viagem foi no feriado do dia 12/10/12 de SP para Aracaju. Nenhum produto gratuíto foi oferecido, nem ao menos aguá. Fui pega de surpresa,já que não tinha nenhum dinheiro no momento e estavámos (meu namorado e eu) voando em hora de almoço e sem almoçar.

    Ao menos podia nos avisar com antecedência desta nova forma…. Pois assim não passaria fome em hora de almoço a bordo já que estava desprovida de $$… DECEPCIONADA !!! :(

  • Paola

    Trecho GRU/REC (hora do almoço) – REC/GRU (hora do jantar) somente com serviço pago, conforme os demais relatos nem água serviram de graça. Muitas pessoas com crianças a bordo estavam reclamando, nenhum comentário foi feito pelos comissários.

  • Kamilo Guimar&atilde

    Eu fiz um voo de AJU-REC mas tive uma conexão em SSA mas serviram-me um serviço de bordo indo para SSA " um copo de suco" se é que pode chamar de serviço de bordo! Mas depois que entrei na aeronave que foi de SSA-REC quando decolou poucos minutos os comissários (a) cheguem te entregando o cardápio.

    Por isso que certas vezes é melhor pagar um pouco mais caro e ir pela AVIANCA, TAM, AZUL e TRIP que em algumas dessas tem o conforto que a GOL não tem!

    A AVIANCA tem um serviço de entretenimento na poltrona a sua frente, uma tela TOUCH SCREEN para acompanhar o seu voo e dentre outras tarefas. Isso sim é companhia aérea.

    Parabéns AVIANCA, espero que continue assim. E minha próxima viagem que farei vou de AVIANCA, TAM, AZUL, TRIP agora de GOL só em últimos casos!

  • Kamilo Guimar&atilde

    A AVIANCA é tudo de bom!

  • Sandra Vascaí

    Concordo Pedro! A TAM serve lanches, mas em compensação, a sua manutenção deve ser muito precária, pois ela tem acidentes toda hora! Já a GOL, possui apenas um acidente na sua história. E ela não teve culpa, foi atingida por um jatinho americano, que causou aquele acidente aéreoem Manaus. Tô fora da TA, TAM, TAM, TAM… rs…

  • Arthur Byrro

    Fui de vitória a Belo Horizonte e só foi serviço de bordo pago, passaram com o carinho que tinha água e os lanches pagos (o voo tem 45 minutos)

  • Alessandra Sarag&oac

    MENTIRA!!! Além de retirar o serviço eles não assumem? Voei dia 5/7 no voo 1822 das 9:40 rumo a fortaleza chegada prevista as 13:15 ou seja mais de três horas de voo e voltei também pela gol no vôo 1829 das 13:45 rumo a SP com chegada as 17 horas, no vôo de ida eles informaram claramente que seria servido o serviço gratuito de bordo (um mini saquinho de amendoin e uma bebida) somente porque houveram problemas nas maquinas de cartão e não poderia ser servido o serviço pago. No retorno, dia 12/07 foi servido apenas o "pago" e o carrinho só parava e perguntava se desejava algo para os passageiros que tinha feito o "pedido", ou seja nem agua foi oferecida, tive que pedir um copo de água ao comissário, e isso só foi possível porque ele parou ao meu lado para atender um senhor que tinha feito a compra, R$5 por um café!!! Um destrato!! E atentem os vôos tinham mais de três horas!!!! Na companhia de viagens não foi informado sobre a ausência do serviço, não que mate a fome de ninguém, mas dá uma ajudinha né até que você chegue ao destino. O pior é não informarem!!! Tratam os passageiros como idiotas! Fora que aqueles comissários educados, sorridentes e solícitos já não são mais os mesmos!!

  • Bruno

    Um pacote de ""GOIABINHA" e um "SUCO DE LARANJA OU PÊSSEGO" Que é oferecido na GOL, acho que não vai "DIMINUIR OS GASTOS DA EMPRESA".

  • Pingback: Como é voar com a GOL para Punta Cana e Santo Domingo()

  • Nayara

    A GOL NEGOU!? Então a GOL é MENTIROSA. Paguei 300 reais na passagem e, se eu quisesse comer, teria que pagar mais 20 ! Isso é roubo.

  • Enilda

    Em um voo Rio-cuiabá com conexão em Brasília, só foi oferecido a opção paga nos dois trechos. Bem como na volta em voo direto. Já na Tam, no trecho Rio- Pernambuco foi oferecido lanche gratuíto na ida e na volta.

  • Luiz felipe

    A gol é mentirosa em TODAS as propagandas, os lanches além de serem PAGOS, são péssimos e CARISSIMOS, um achocolatado pronto de 200 ml 5 reais um combo que vem o todynho, mas um mini sanduíche e um super mini bolinho péssimo sai por 20 reais!!! e ainda diz que é com desconto!!!!
    Com 20 reais vc compra vários pacotes em supermercados.
    ABSURDO essa GOL , eu faço um clamor a todos os passageiros que quando forem viajar tentem evitar a GOL, vamos começar um protesto e mesmo aqueles, que não são poucos, ficam sem opção e tem que voar pela GOL, que NAO COMPREM NADA!!!!! o pior é que ainda tem TROUXA que compra…se ela ainda cobra é pq tem quem compre…. se NINGUEM comprar mais NADA… DUVIDO que ela continue assim!!!!!

  • Nonato

    Fui de Gyn/Mcz e Mcz/Gyn e nao teve lanche. Falaram apenas que a agua era uma cortesia da empresa. Nao comprei lanche em protesto contra a atitude da empresa Gol.