Airbus anuncia o fim da produção do A380, o maior avião de passageiros do mundo!

Por Leonardo Cassol

Infelizmente a Airbus confirmou hoje os rumores de que irá encerrar a produção do A380, a maior aeronave de passageiros do mundo. O avião de dois andares, que pode transportar mais de 600 passageiros, foi lançado há 14 anos e deve parar de ser produzido em 2021, quando será entregue o último modelo.

A empresa já entregou 234 aeronaves desse modelo, um número bem inferior ao esperado e ao necessário para a manutenção do projeto. A Emirates é a companhia aérea que possui o maior número de A380, 108 em operação e mais 54 encomendas. Ainda assim, insuficiente para manter o gigante dos ares em produção.

As companhias aéreas estão demandando jatos mais leves e mais econômicos, especialmente com a alta do preço do combustível de aviação nos últimos anos. A British Airways ensaiou uma nova encomenda de A380, mas exigia um preço inferior ao que a Airbus estava disposta a vender.

O anúncio de hoje é doloroso para nós e para as comunidades do A380 em todo o mundo… Mas os A380 ainda voarão por muitos anos e a Airbus continuará apoiando as operadoras do A380”, disse o CEO da fabricante, Tom Enders, de acordo com o Portal G1.

Os passageiros costumam ficar encantados com o Airbus A380. Por dentro e por fora, uma aeronave que chama atenção. Para os amantes da aviação, é sempre triste quando um modelo deixa de ser fabricado prematuramente, como aconteceu agora. Uma pena! Mas, para quem ainda não voou num desses ou pretende voar novamente, ainda restam os que estão em operação e os que serão entregues, garantindo a presença dele por pelo menos mais umas duas décadas nos ares.

Agradecemos a contribuição do nosso leitor Rodrigo Aguiar.