Avianca dará fim à marca Taca e estuda compra da TAP e da Pluna

Denis Carvalho 4 · julho · 2012

A companhia aérea Taca deve deixar de existir em breve. A informação foi confirmada pela direção do grupo Avianca-Taca que pretende unificar suas operações com o nome Avianca em todos os seus aviões.  A decisão seria uma forma de evitar a confusão por parte dos passageiros na hora de escolher a companhia e também afetará a equatoriana Aerogal.

De acordo com o presidente do grupo, Fabio Villegas, a unificação dos nomes é questão apenas de adaptar todos os serviços das três companhias para que ofereçam o mesmo padrão aos passageiros. Já o dono da companhia, Germán Efromovich, destacou que a mudança se deve ainda à entrada do grupo na Star Alliance. Segundo fontes, o assunto é tratado como “urgente” pela direção da companhia.

Efromovich confirmou ainda que a Avianca está de olho na privatização da TAP e estuda ainda a compra de parte da uruguaia Pluna  – certamente tendo em vista fazer frente à gigante Latam. “Estamos pendentes das condições que serão postas pelo governo português para a venda da TAP. Este é um mundo de negócios e se há uma oportunidade que possamos aproveitar ali estaremos”.

Ainda sobre o fim da marca Taca, o vice-presidente Estuardo Ortiz estimou que a integração possa ter início no próximo ano, sendo totalmente concluída até 2015. Avianca e Taca anunciaram sua fusão em outubro de 2009, sendo que a primeira mantém a compra de 67% das ações do conglomerado e a segunda os restantes 34%. Em fevereiro de 2010 o grupo anunciou a compra da Aerogal.

Com informações dos jornais El Espectador, Travel Update e La Prensa Grafica

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Leonardo franklin

    Denis,

    Em relação à Aires, meio dificil a Avianca comprar alguma coisa, até pq a mesma acabou de ser oficializada LAN Colombia!Tem até um banner no site da LAN: "Os céus da Colombia têm nova estrela"…confere lá!

    • Verdade, Leonardo, eles estavam de olho, mas desistiram – escorreguei no espanhol! Obrigado

  • Adorei voar pela Taca, e já não gostei da Avianca. Espero que os serviços da 1ª sejam absorvidos pela 2ª.

  • Thiago Castro

    Acho que seria um ótimo negócio para todos (principalmente a compra da TAP). Agora só falta integrar a Avianca Brasil com a Avianca Internacional e seus respectivos planos de milhagem!!!

  • Brum

    Que integrem logo a Avianca Brasil! o/

  • Vinicius

    Parece que a briga LATAM x AVIANCA vai ser boa

    Espero que assim aconteçam mais promoçōes xD

  • André Kraemer

    Alguma novidade sobre a integração das operações da Avianca Brasil ao resto da Avianca?

  • Lucas

    Por que não pensam em comprar a Avianca brasileira também?

    • Hehe, o brasileiro (naturalizado) dono da Avianca Brasileira é o dono da Aviancona/Taca 🙂

  • Nada por enquanto

  • Raimundo

    Que está acontecendo que as cias aereas sul americanas estão cada vez mais poderosas, comprando outras aereas, inclusive nossas??? Lan, Avianca…

    E nós, que segundo consta, somos a 5a.economia mundial mas continuamos pobres de maré-de-si!!! É uma vergonha.

    • Leonardo

      Sabe o engraçado .. a TAM é BEM maior que a LAN, possui mais aviões, mais rotas, mais passageiros, vendas maiores… mas ela vale bem menos que a LAN, sabe o por quê? Simples, lá no Chile, a LAN tem mais de 70% do mercado, e por ser um país estratégico, o valor de mercado da LAN é maior por sua capacidade de retorno.

      E a gente aqui reclamando que temos um duopólio e algumas regionais crescendo, enqaunto a grande maioria dos países têm um monopólio com uma pequena regional.

  • Renato Rosario

    Pessoal, eu viajo pela Taca em novembro. Essa mudança não devera interferir na minha viagem ne?

  • Carlos Augusto a de

    Só espero que ao comprarem a TAP Portugal, não deixem cair a qualidade. Voei nela ano passado e achei td muito perfeito, td mesmo sem excessoes

  • Raphael Rosa

    Mais uma péssima noticia. Assim continuam a diminuir o numero de empresas e consequentemente diminui a concorrencia e as promoções. E quem ira pagar por todas essas transações? NÓS, que iremos pagar cada dia mais cara as passagens. Umas das mudanças que deveria ser feita pelo governo brasileiro é liberar o aumento da participação de capital estrangeiro nas empresas brasileiras. Assim surgiriam novas empresas no Brasil.

    • Sonia Colombiana

      e isso mesmo!

    • Marcos

      Raphael, não surgiriam novas empresas não, o que aconteceria é que as empresas nacionais seriam compradas pelas internacionais, criando ainda mais concentração do mercado. Sem contar que as empresas internacionais de aviação tão num perrengue danado.

      • Monica

        Tecnicamente nao está diminuindo o número de empresas.. a Taca e a Avianca são como a Tam e a Lam agora.. é uma coisa só mas mantiveram os 2 nomes..

        a decisão é de acabar com o nome TACA no mercado e substituir td pelo nome Avianca

    • alex

      Raphael, liberar o aumento de participação de estrangeiros em empresas brasileiras vai muito mais além do que concorrência. Há toda uma estratégia fora disso. Até mesmo por segurança. Imagine uma empresa aérea totalmente na mão de estrangeiros em algum conflito com o país sede desta empresa. Assim como ocorre na telefonia e outras empresas não podemos dar soberania nelas. Pois se tais empresas dententoras de tecnologia e conhecimento da mesma em uma eventual gerra contra esses países simplesmente podem nos deixar na mão.

      Se novas empresas quiserem se instalar aqui novamente as mesmas tem muitas opções de empresários loucos para ganhar uma participação neste mercado. E só procurá-los e assim entrar no nosso mercado.

      Olha o exemplo da China, lá não há empresa com capital totalmente estrangeio. Eles formam Joint venture entre uma empresa estrangeira e uma empresa local. Qual a finalidade, não deixar todo mercado na mão de estrangeiros e o mais importante: absorver toda tecnologia e depois produzirem sozinhos.

      abçs

  • Sonia Colombiana

    Eu achou que a Avianca esta se achando muito, gosto mais do trato do pessoal da Taca e uma pena!

  • WalberFor

    Se montarem o centro de conexão com destino a Europa em Fortaleza ficara muito bom!

  • Vitor J. Nunes

    E pensar que a Gol já cogitou comprar a TAP…

  • Junior

    Se a Avianca comprar a TAP e a Pluna que também está a venda, ela se tornará a empresa área mais forte em rotas internacionais no Brasil. Se aliado a isto fizer uma boa integração entre sua malha doméstica e internacional (o que ainda não fez não se sabe o porque), mantendo seu padrão de serviço e um programa de milhagens único certamente irá causar muita dor de cabeça para a gigante LaTam

  • Viajei de Taca em Abril e foi ótimo! Deveria ter ido de Avianca mas o call center brasileiro fez uma burrada com a minha reserva. Resultado: Terei que viajar novamente para os EUA em março para não perder as milhas Lifemiles. Mas o presidente aí tá poderoso, complicado será negociar com os sindicatos portugueses.

  • Felipe

    Há rumores ainda que o Sr David Nellman está interessado na TAP também.

    E se depender da penca de investidores que ele tem, vai ser fácil Azular os portuga.

    Ora pois, assim o Manoel vai adorar!!!!

  • Andei pensando numa coisa semana passada, quando esperava uma pessoa chegar de MVD para cá, CNF.

    Tinha visto uma notícia de que a Azul começaria a voar para Punta del Este; e, como a Azul tem uma relativa capilaridade em aeroportos de médio porte (CNF, CPQ, UDI MOC…), eu acharia interessantíssimo se a Azul adquirisse a Pluna. Pelo menos aqui em CNF se manteria o voo CNF-MVD direto… hehehe

    Aí, em vez de uma gigante Avianca-Pluna contra a Latam, teremos a gigante Latam contra duas médias (Avianca e Azul-Pluna), que poderão responder à gigante com essa capilaridade que falei aí.

    Sei lá, tô pensando alto.

  • Kaline

    Pessoal, viajo pela Pluna no início de agosto. Foi um a compra Tam/Pluna, será que terei rpoblemas?

  • Diego Nascimento

    Escreveu não leu, o pau comeu!

    Avianca pegando geral… Pluna, Taca, TAP

    HAHAHAH