Conheça os programas de fidelidade das redes de combustíveis

Denis Carvalho 12 · maio · 2011

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Combustíveis caros e a concorrência cada vez mais acirrada com as empresas locais têm levado as grandes redes distribuidoras de combustíveis a adotarem estratégias para atrair e manter mais clientes. Entre estas ações estão os programas de fidelização, que oferecem recompensas aos usuários e na maioria das vezes não cobram nada do cliente pela participação.

Os leitores do Melhores Destinos pediram, ou melhor, mandaram… e nós fizemos um post sobre como “ganhar” passagens aéreas abastecendo o carro 😉

São diversas as modalidades de premiação, mas três programas oferecem aquela que nos interessa: a possibilidade de trocar os pontos obtidos nos programas de fidelidade das companhias aéreas e alcançar mais rapidamente milhagem para a troca de passagens bônus. Conheça a seguir alguns desses programas e seus benefícios.

Ipiranga

A rede de postos Ipiranga mantém o programa Km de Vantagens. A utilização é gratuita e basta preencher um cadastro no site. Cada vez que abastece nos postos da rede em todo o Brasil, o cliente recebe quilômetros de vantagens, que podem ser trocados por prêmios, descontos em produtos, compras coletivas, leilões e… milhas aéreas! Mas tem uma pegadinha: essa transferência dos kms para pontos Multiplus tem um custo. Na prática você está comprando pontos com desconto, o que até pode ser vantajoso em alguns casos mas convém fazer as contas!

VIAGENS: Ao trocar os kms de vantagem por pontos Multiplus o cliente escolhe uma faixa de kms (que vai de 500 a 10.000) e paga uma taxa para transferir para sua conta Multiplus (que vai de R$ 31 a R$ 139). Frequentemente são feitas promoções com outros lotes e valores, mas é bom ver o custo de cada lote de 1.000 pontos para saber se vale a pena.

CARTÃO: Uma forma de acelerar o processo é usando os cartões de crédito Ipiranga, que possibilitam receber até 4 kms por real gasto. Eles oferecem também desconto no preço do combustível e são emitidos pela Itaucard, dando direito aos benefícios da emissora, como meia entrada em shows, parques e partidas de futebol

DESVANTAGENS: Custo da troca para pontos Multiplus não costuma compensar.

Petrobras

O Petrobras Premmia é o programa de fidelidade dos postos Petrobras. Nele você junta pontos ao abastecer nos postos da rede ou comprar nas lojas de conveniência BR Mania.

VIAGENS: No momento o Petrobrás Premmia tem a Azul como parceira aérea, entretanto a grande vantagem é que o programa não cobra nenhuma taxa para transferir os pontos de um programa para o outro.

CARTÃO: O cartão Petrobras é emitido exclusivamente na bandeira Visa e seu diferencial é que não há cobrança de anuidades ou taxas mensais de utilização. Além disso, é possível solicitar até quatro cartões adicionais gratuitos.

DESVANTAGENS: Os pontos do Premmia valem apenas 1/2 ponto no TudoAzul, quando transferidos, ou seja, você perde metade do saldo ao transferir.

Shell

A Shell foi a última das grandes redes à aderir aos programas de fidelidade e o fez de maneira tecnologica: através de um aplicativo para celulares chamado Shell Box. Com ele você realiza os pagamentos nos postos participantes (não são todos da rede) e pode ganhar milhs Smiles com a operação. É preciso ter conta no sistema de pagamentos Paypal para utilizar o aplicativo. Se quiser baixar, há versões para iOS e Android.

 

Vale a pena?

Esta é uma pergunta que varia conforme os hábitos de cada pessoa, incluindo variáveis como o gasto mensal com combustíveis e o preço dos mesmos em cada região. Os programas podem ser usados por qualquer pessoa, já que exigem somente um cadastro e são gratuitos. No entanto é preciso verificar, no caso da Ipiranga, se o custo das transferências para o Multiplus compensa no seu caso específico. Outra questão a considerar é se vale a pena trocar seu posto de confiança pelo de uma dessas redes apenas para participar da promoção. Avalie ainda se há diferença no preço dos combustíveis e quanto isso vai representar na ponta do lápis.

Você alguma dica matadora para conseguir milhas? Deixa aí nos comentários que se for boa mesmo a gente faz um post.

Atualizado em 16/01/2018.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe