Cresce o número de furtos e extravio de bagagens em aeroportos: veja como se prevenir

Denis Carvalho 12/04/2011 às 11:42h 220

Na última semana, a polícia prendeu Anderson dos Santos Oliveira em flagrante no Aeroporto Santos Dumont. Funcionário de uma empresa que presta serviços para a Infraero, ele furtou um notebook da bagagem de um turista, mas o crime foi identificado pelas câmeras de segurança. Infelizmente, este caso é apenas mais um entre centenas que ocorrem diariamente, não apenas no Brasil, mas em aeroportos de todo o mundo. Furtos, danos e extravios cada vez mais frequentes fazem do check-in um momento de angústia: sua bagagem é pesada e segue pela esteira, mas você nunca sabe se a verá novamente.

No ano passado abordamos este problema aqui no Melhores Destinos, mas desde então o quadro apenas se agravou. Todas as notícias que postamos com relação a aeroportos e companhias aéreas são seguidas de dezenas de comentários de leitores frustrados e revoltados, que foram vítimas de crimes ou atrasos e jamais foram ressarcidos.

Problema mundial

O crescimento no número de reclamações nos aeroportos brasileiros é assustador. De acordo com a Anac, em 2010 foram registradas 7.170 queixas envolvendo problemas com bagagens: um aumento de 74% em relação ao ano anterior.

Mas o problema não se restringe ao Brasil. De acordo com o 7º Relatório Anual de Bagagem da SITA, empresa líder mundial em soluções de comunicação e TI para a indústria aérea, em 2010 foram notificados 29,4 milhões de bagagens atrasadas, número que representa um aumento de 4,4% em relação a 2009.

Ao que parece, existem quadrilhas criminosas que agem impunemente nos terminais, que têm preferência clara pelos passageiros de voos internacionais, com seus cobiçados artigos de luxo, como roupas e perfumes, além de eletrônicos, dinheiro e cartões, que alguns deixam de levar na bagagem de mão com medo de assaltos. Quem escapa da ação dos criminosos corre o risco de cair na falta de estrutura das empresas e aeroportos e ter a mala extraviada por semanas ou meses, ou até perdida definitivamente.

Como se proteger?

A resposta para esta pergunta é difícil, já que não existe uma forma totalmente segura de evitar os furtos e extravios. Algumas dicas, contudo, pelo menos dificultam a ação de criminosos e funcionários mal preparados:

Identificação – Identifique bem sua mala, com etiquetas ou até adesivos, inclusive no interior da mesma. Isso ajuda bastante caso ela seja extraviada. Além disso, caso a segurança decida abri-la para vistoria, em alguns países eles chamam o proprietário pelo sistema de som do aeroporto, evitando danos;

Proteção – Já são famosos os vídeos na internet mostrando como é fácil abrir uma mala trancada com cadeado. O ideal é que sejam fixados em algum ponto da mala ou que se opte por malas rígidas sem zíper. Os plásticos do tipo “protect bag” também são uma opção interessante, mas são destruídos em caso de vistorias;

Objetos de valor – A regra é repetida por todas as companhias mundo a fora: dinheiro, cartões, cheques de viagem e documentos devem ser transportados nas malas de mão, nunca despachados. O mesmo vale para celulares, máquinas fotográficas e outros eletrônicos, que são alvos primários dos ladrões de bagagem;

Cuidados essenciais – A Anac recomenda que se faça a declaração dos bens de valor despachados junto à companhia aérea, medida que facilita indenizações em casos de furto ou extravio. Além disso, é essencial manter consigo o comprovante de despacho das bagagens e fazer uma verificação ao retirá-las no desembarque, checando danos e objetos.

Recomendação – Nos voos de ida, mantenha sempre pelo menos uma muda de roupa em sua bagagem de mão. Isso será muito útil caso sua bagagem seja extraviada. Remédios, vouchers, agendas e contatos também devem ir sempre com você – a regra é imaginar o que pode acontecer e se preparar para isso.

O que fazer em caso de problemas?

Os problemas com as bagagens devem ser notificados imediatamente à companhia aérea, por escrito, no próprio aeroporto. Ao contrário do que muitos pensam, porém, o passageiro não perde o direito de reivindicar danos e objetos furtados ao deixar o saguão. De acordo com a Anac, o viajante tem um prazo de 15 dias para reclamar de bagagens extraviadas e 7 dias para malas danificadas ou com artigos furtados – a regra, porém, varia conforme o país de desembarque.

Caso a bagagem seja extraviada, a empresa tem prazo de 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (internacionais) para entregá-la no endereço indicado pelo proprietário. Após este prazo, a companhia aérea deve indenizá-lo.

No caso de furtos, além de comunicar a empresa, o passageiro deve fazer um registro de ocorrência junto à polícia, autoridade competente para averiguar o fato.

Vale lembrar que nenhuma reclamação deve ser feita apenas verbalmente. Se for imprescindível fazer por telefone, anote data, horário, nome do funcionário e protocolo da reclamação.

Além disso, no Brasil a Justiça determina que o passageiro seja indenizado conforme seu prejuízo, respeitando o Código de Defesa do Consumidor. Portanto não aceite o valor limite que a companhia queira impor, com base em acordos internacionais como o Código de Varsóvia.

Mais informações no site da Anac

 

Foi vítima de problemas com a bagagem? Tem alguma dica importante? Relate nos comentários abaixo. Sua experiência pode ajudar muitos outros passageiros!

 

Com informações da Anac,  jornais Folha de S. Paulo e O Globo e Revista Fator, além de sugestões de leitores.

  • Abner Albino

    Ano passado, voltando de SP para Recife pela Azul, tive minha mala rasgada e muuuito suja por uma fuligem preta. Sem falar que na esteira eles colocam as malas viradas pra baixo. Parece que fazem de propósito!

    • Paulo Victor Sousa

      Infelizmente ja fui vitima desse tipo de transtorno. Saindo de Israel uma vez para minha triste surpresa, depois de passar por uma das insp… mais pesadas que ja vi em aeroportos, quando desembarco em Guarulhos e procuro minhas malas kd ? lugar mais limpo ! Como passei 2 meses com a possibilidade de passar mais 2, levei quase todas as minhas roupas … Fiquei quase 2 meses sem nada praticamente. A Cia a Alitalia basicamente me disse que no max me indenizaria em 1000 dolares (americanos) salvo engano, de acordo com a Conv. de Varsovia, um absurdo, pela quantidade de roupas, objetos e afins … Para minha sorte, um dia encontraram minha mala … sabe onde estava ? Nunca tinha saido do Aeroporto Ben Gurion/ Tel Aviv. Malas avariadas ? Perdi a conta ja de quantas malas a TAM destruiu !!!

    • http://www.arthurrosa.com Arthur Rosa

      Mas a culpa nem é tas companhias áreas. Eu fico prestando atenção nos peões que ficam colocando as malas na esteira e eles é que não tem cuidado algum. A culpa é das empresas terceirizadas pelas aéreas que não fiscalizam o trabalho sujo dos seus empregados.

  • Alison Soares

    Graças a Deus ainda não fui vítima porém tenho muito medo e sempre levo todas as coisas de valores na bagagem de mão. Devido as minhas viagem constantes pra SP o medo aumenta cada vez mais.

    Ótima postagem. Bastante esclarecedora!

  • Ethiene

    Não existem cameras no percurso q as malas fazema até o avião e vice-versa???? Isso é falta de interesse em resolverem esse tipo de problema… e o pior… na maioria das vezes vc não vê sua mala novamente e não é ressarcido num valor equivalente aos seus pertences…

  • Rafa

    Se a InfraZero quisesse de fato enfrentar o problema, uma opção interessante seria a instalação de câmeras no depósito de bagagens dos terminais.

  • Renata

    Super desagradavel quando algo assim acontece. Mas deixo aqui um elogio: minha mala foi quebrada em uma viagem de São Paulo a Buenos Aires, pela cia Gol. Fiz a reclamação lá na Argentina, assim que cheguei, e fui orientada a quando voltar a São Paulo procurar a cia no aeroporto para detalhes de como iriam resolver o problema. O serviço foi eficiente, foram retirar e entregar a mala restaurada (em perfeitas condições)na minha casa, dentro do prazo acordado. Fica o parabéns para a cia Gol pela agilidade no processo de resolução desse problema.

  • José

    Tive minha bagagem extraviada no retorno da Suiça , no trecho nacional.

    O voo era da TAM e o descaso e desatenção da companhia aérea foi absolutamente inadmissível.

    A mala não retornou e tive que ir à justiça para receber o que de direito me cabia.

    Tambem há um descaso muito grande da ANAC e Infraero.

    Reclamei nas duas agencias e nenhum retorno foi dado por elas.

    Acho que se todos exigirem seus direitos este absurdo começara a mudar.

    • Luiz Eduardo

      Como foi a parte do processo? Causa ganha? demorou muito tempo? Essas informações são importantes.

    • http://simsouneurotica.blogspot.com Lorena Borges

      José, aconteceu o mesmo comigo, só que na ida (NY). Ficamos (éramos quatro pessoas viajando) sem as malas e sem notícias das mesmas durante 4 dias inteiros. No final das contas, as malas foram encontradas e devolvidas sem nenhum dano. Entretanto, passamos 4 dias comprando roupas e outros artigos desnecessários, caso não houvessem perdido nossas malas e perdendo um tempo que deveríamos estar gastando em outras coisas como passeios! Enfim! Tbm estou interessada em saber mais detalhes sobre o processo, porque tbm entramos com um, pedindo ressarcimento dos valores gastados durante o período sem as malas e tbm indenização por danos morais, uma vez que grande parte da viagem foi pro brejo!

      • Roberto

        Viajei para europa ano passado. Na ida para barcelona minha bagagem se perdeu na conexão em Lisboa…Era um mochilão, ficava 3 dias em cada país ( 10 países)…

        Foram me devolver depois de 10 dias no ultimo dia em Berlin…

        Entrei com processo aqui em brasilia contra a tap no juizado especial, em 2 meses teve audiência infrutifera ( ofereceram 2k…), a decisão sai acredito que mês que vem, acho que ganho uns 4k…ou seja… o mínimo pelo dano causado pela companhia…

    • Dinho

      Pessoal, fiquei 28 dias pela Europa, no inverno, sem minha mala.

      Cheguei com a roupa do corpo somente … e a companhia (Ibéria) nem sequer me adiantou nada pra comprar ao menos casacos de frio.

      Estou entrando com um processo e exigindo ressarcimento de danos materiais e morais …

      E não estou pedindo pouco.

      Arruinaram minhas férias … fui a 6 países diferentes preocupado com minha mala, com poucas roupas, tendo que repetir muitas delas por várias vezes (Menos cuecas e meias né galera .. hehe)

      Isso não pode ficar impune.

  • symara

    Já tive a mala extraviada duas vezes, mas entretanto me entregaram inteira. Não pode levar nada de valor na mala. Por isso as malas que deveriam ser portateis no avião estão cada vez maiores… um problema.

    • Luiz Eduardo

      Tenho um caso de a mala ter sido extraviada e 2 dias depois a companhia (TAP) me mandou de volta a mala. Mesmo assim entrei na justiça por danos morais, devido ao fato de ter ficado 2 dias viajando sem mala. Recebi uma bela quantia 1 ano e 8 meses depois.

      • Babi

        ENtao, era isso que eu queria saber! QUando fui pra roma a Tap extraviou minha mala. Tive sorte de estar com uma amiga e vestir o msm tamanho que ela. Se não ficaria sem roupas por 4 dias, que foi o tempo que demoraram para devolver a mala. Eles não tem obrigação de, sei la, dar uma grana, ou fornecer algum meio da pessoa nao ficar sem nada durante o tempo que espera pela mala? Tem alguma lei ou algo do tipo pra isso?

        • Paula

          Tem obrigação de ofereer um valor para que a pessoa possa comprar itens de primeira necessidade, algo como uma muda de roupas… casos de extravio de bagagem tem ao monte nos juizados, e os valores de indenização costuma ser alto. Nada que pague o aborrecimento, mas que ameniza, ameniza…

    • Dinho

      Oi Symara .. td bem?

      Se puder me informar o número do seu processo ganho na justiça, agradeceria mto.

      Isso me permite incluir como jurisdição no meu processo, para que o juíz tenha base de outros casos ocorridos.

      Como os processos ja justiça são públicos, só o número já é suficuiente.

      Se não se importar, quanto ganhou?

      Minha mala ficou extraviada por 28 dias.

      Tbm estou exigindo uma quantia generosa pra esses pilantras.

      Obrigado.

  • Marcele

    Dica: verifique se no papel colado na sua bagagem pelo operador de check in está escrito corretamente o destino para onde você vai. Tenho um casal de amigos que teve suas bagagens mandadas para Florianópolis (e não Navegantes) porque o atendente imprimiu errado o papel!

  • Sândalo Jhony

    Vc escreveu: "que ocorrem diariamente todos os dias" :-)

    • Leonardo Marques

      Ok, já fizemos a correção. Obrigado.

  • Ana

    Infelizmente isso se tornou corriqueiro em várias partes do mundo, em dezembro do ano passado, num vôo de Orlando para New York tive as minhas 4 malas extraviadas e após 24 horas, passando um frio horroroso me devolveram as malas, mas uma estva completamente vazia, resultado mais de $2.000,00 de prejuízo que até agora a American Airlines não me ressarciu, estou esperando o prazo que me deram de 90 dias, para entrar na justiça e além dos danos materiais, pedirei danos morais, afinal foi na noite do dia 24 perdi a minha reserva da ceia de natal e no outro dia ao invés de fazer turismo nos pontos turistico, passei a manhã em uma delegacia registrando o boletim de ocorrência.

  • http://www.recifecityblock.com Angélica Masc

    Eu acabei de chegar de viagem e sempre peço pra colocarem um lacre no momento do checkin. Dessa vez a mala chegou sem lacre mas a mala nao foi mexida.

    O que me ensinaram eh colocar o cadeado (e lacre) prendendo os pingente dos zipers a outro ponto fixo da mala: a alça ou um outro pingente que muitas malas costumas ter na parte frontal.

    Isso faz com que o ziper fique fixo e dificulta a acao de pessoas que abrem o ziper sem violar o cadeado. Se a mala for violada, vc vera imediatamente.

  • Marcelo Barros

    Sempre compro mala nova, quando retorno dos EUA (excesso de compras rsrsrs), mas quando chego a mala parece q tem 5 anos de uso, toda arrebentada, lascada, mas felizmente nunca abriram. Uma vez tentaram, mas como além do cadeado, eu coloco de duas a três fitinhas de santo e dou vários nós, se elas não estivessem lá, logo perceberia q havia algo errado. Fica a dica.

    • https://www.facebook.com/erlon.pinheiro Erlon Pinheiro

      Fitinhas de santo???? Excelente idéia… dupla proteção… dificulta a abertura e ainda tem a proteção divina… he he he he

  • Lucas

    Ja tive a mala extraviada quando voltava de miami, porem foi no trecho são paulo – fortaleza que ela desapareceu.. nao so ela como uns itens que tinha na mala. Encontraram minha mala no mesmo dia, cerca de 3hs depois que cheguei em ksa! Minha irmã tbm ja passou por algo parecido, so que no caso dela levou 1 semana pra deixarem a mala em casa, dessa vez sem faltar nada!

  • Carol Gabbi

    Extraviaram minha mala na volta de uma viagem para Manaus, na época da "loucura da varig".

    Levaram 2 dias pra me entregar a mala, chegou bastante quebrada.

    Depois disso tentei viajar mais uma vez com a mesma mala, pela gol, e quebraram o que faltava das rodas, puxadores, fecho… depois disso tenho procurado levar o minimo de bagagem, e sempre na mão.

  • maressa

    Isso tudo acontece no Brasil, em grande parte, pela terceirização de serviços. Se a Infraero tivesse seu próprio pessoal, as coisas seriam diferentes.

  • Vivianne

    Nunca tive problemas com furto na bagagem. Nesse ano, fiz 3 viagens, sendo 1 para o Uruguai e outra para São Paulo, e nada aconteceu. Nunca coloquei cadeado na mala, pq acho q isso chama a atenção. Meu cunhado fez isso e arrebentaram a mala dele. Outra coisa q eu faço é embrulhar tudo que eu compro com várias roupas para dificultar a visualização caso a mala seja aberta. Não acho que sejam boas dicas, mas é o q faço. Na próxima semana, vou para Buenos Aires e acho que vou colocar aquele plástico em volta da mala na volta.

  • Leandro Messore

    Em 2007 tive minha bagagem extraviada por 3 dias ao chegar em Barcelona, voando pela TAP. Entrei com um processo e ganhei danos morais.

    • Dinho

      Quanto ganhou amigo? Estou entrando com um processo contra a Ibéria por ter extraviado minha mala por 28 dias em viagem à Europa.

      Se puder informar o número do seu processo para anexar ao meu, agradeceria mto.

      Abraços.

  • Erna

    Obrigada pelas dicas que voce passou. Serão muito importantes para minha ida a EUA, minha próxima viagem.

  • Francisco Pereira

    Muito legal a iniciativa de tratar de assuntos como esse, em Junho/2011 eu e minha familia faremos a nossa 1ª viagem de avião, será pela Azul, de VCP para JDO, torço para que nossa primeira experiência voando seja a melhor possível, sem contratempos e sumiços de bagagem. Mas agora também poderei me preparar melhor para a viagem, com os comentários de nossos colegas de site. Muito obrigado!

  • Alexandre

    A ANAC é piada. Não funciona. Assim como a ANATEL e as outras agência DESreguladoras.

    A Infraero, da mesma forma, é ineficiente.

    A solução, apesar da demora, é processar, imediatamente, no Brasil, as empresas aéreas. Sugiro, inclusive, que não espere mais que 30 dias pela resposta. O que ocorre é que com o processo "nas costas" elas se mexem. É ruim, mas é assim que funciona. Aliás, isso vale para todo o tipo de fornecedor, porque, de regra, desrespeitam o consumidor.

  • Nara

    Já tive minha mala furtada em uma viagem feita pela Aerolíneas Argentinas, no trecho POA-BsAs-Madri-Londres, em 2007. Cheguei em Londres e nunca, depois de fazer o registro de perda da mala, mais vi minha mala, com todos os pertences. A CIA aérea não deu assistência nenhuma, nem sequer mostrou preocupação em procurar pela bagagem, apesar das inúmeras ligações, mails e etc… Recorri então ao meu seguro viagem feito na época pela empresa World Plus, sobre o direito de recebimento de uma quantia em dinheiro pela mala extraviada (esse direito estava descrito no voucher). Bem a seguradora me pedia um documento que devia ser fornecida pela Aerolíneas dizendo que haviam de fato perdido minha mala. De volta ao Brasil, procurei a CIA aerolíneas para o fornecimento do tal papel que a seguradora exigia. E nada, ninguém, nem a CIA nem a seguradora resolviam nada!! Um jogava para outro o meu problema e nada de indenizações…. Me dei conta que 45 dias após já estar de volta ao Brasil e apesar da minha insistencia nada havia se resolvido. Foi ai que decidi recorrer a justiça… para resumir o caso, demorou 1 ano e meio para que eu fosse ressarcida por sentença judidicial da aerolíneas(danos morais e materiais). Mas valeu muito a pena gente, porque apesar de todo o transtorno que eu tive quando tudo aconteceu, eu senti que eles de fato pagaram caro por tudo o que aconteceu…e aconselho a todo mundo que sofrer danos ou se sentir lesado a não deixar de reclamar por seus direitos, pois só assim podemos diminuir a probabilidade de ocorrencia desse tipo de problema… Ainda estou na justiça contra a seguradora, pois eles nunca me pagaram o que era de direito e estava no voucher!!!

    • http://simsouneurotica.blogspot.com Lorena Borges

      Muito bem Nara. Concordo com vc. Algo semelhante aconteceu recentemente comigo e também entrei na justiça contra a companhia que perdeu minhas malas. Ainda não tive qualquer posicionamento, mas tem "só" seis meses que entramos com o processo. Ainda tenho fé que vamos conseguir o ressarcimento dos prejuízos causados e uma quantia que dê para amenizar os danos morais.

  • http://www.diariodeconsumo.com.br Fernanda

    Olá! No Diário de Consumo, já fizemos 3 posts sobre o assunto, até com modelo de registro de ocorrência e para onde ligar (já que os telefones dos tais setores de bagagem nunca atendem:

    http://diariodeconsumoporfernanda.blogspot.com/20

    http://diariodeconsumoporfernanda.blogspot.com/20

    http://diariodeconsumoporfernanda.blogspot.com/20

    E temos inúmeros processos judiciais cobrando indenização, tamanho o descaso de algumas companhias.

    Abraço!

    • Leonardo Marques

      Ótima contribuição Fernanda!

  • Alexandre

    Em dezembro, viajei pela Turkish de SP a ISTAMBUL e, depois, de Istambul a Kayseri e vice-versa. TODAS as vezes, os cadeados que coloquei e lacres foram violados. Não notei nada faltando, mas todas as vezes a mala foi mexida. Na volta a SP, resolvi colocar aqueles plastic bag e daí não mexeram. Nunca tinha usado porque acho caro, mas funcionou….

    • Marcos

      Paga para usar o Plastic Bag?

      • Maria Inez

        Paga sim para colocar o plastic bag, porem é um preço muiiito inferior ao que vc pagaria pelo furto de algum objeto, ou ainda pela inconveniencia de ter uma mala extraviada!

        • Braulio

          essa galera dos plastic só devem ter esquema com o pessoal do aeroporto, nunca vi uma mala com plastic dá rolo…

          • carolnl

            Provavelmente têm. Sempre que eu viajo internacionalmente, coloco aquilo. É mais ou menos como pagar flanelinha de carro: você paga para evitar que eles mesmos façam estrago.

            É um absurdo? Completo. Mas desde que passei a usar o plástico nunca mais tive mala extraviada/roubada.

  • Angelo

    Também já tive problemas com bagagem. Outra vez estava viajando de BSB para Floripa na TAM e abriram minha bolsa e retiraram o meu Óculos de Sol.Reclamei na TAM, ANAC, Infraero e nada foi solucionado.

    • Michelle

      No meu caso a viagem foi de SP para Natal-RN, levaram óculos de sol com grau e também um perfume já em uso. Eles não aceitaram minha queixa,pois só registrariam caso tivesse alteração no PESO da mala (olha o critério!). O duro é começar férias já estressando….

  • http://www.diariodeconsumo.com.br Fernanda

    Luiz Eduardo,

    Um processo de indenização por danos materiais e morais por extravio de bagagem (ou furto de bens de dentro dela) leva em média 2 anos até o efetivo recebimento do valor.

    O consumidor só precisa aguardar os 30 dias previstos no CDC e não 90 como algumas empresas insistem. Além disso, qualquer coisa serve como prova e indício do que tinha de bens dentro da mala (fatura do cartão, recibos, o peso ao despachar e até os ganhos mensais do passageiro). Na verdade, quem tem que provar que tal objeto não estava na bagagem, é a companhia aérea (inversão do ônus da prova), o que é sempre muito difícil.

    Felizmente, nossos tribunais têm dado ganho a este tipo de ação e mandado resarcir o consumidor do prejuízo. O valor do dano moral é pode variar entre R$ 1.500,00 a R$ 50.000,00, depende de cada caso.

    Abraço!

    Fernanda Guimaraes

    • Luiz Eduardo

      Perfeito Fernanda!

      Como eu disse aconteceu comigo, demorou quase 2 anos, minha quantia foi um pouco maior que 2 mil reais.

      Belo complemento!

  • http://- Ricardo

    Sempre que levo objetos frágeis ou de valor nas malas despachadas eu peço para colarem um adesivo de frágil na mala e ao declarar o que tem dentro (como recomendado em caso de extravio para facilitar o ressarcimento) as atendendentes da TAM e da Gol me recomendaram a não declarar o que tinha dentro da mala porque poderia facilitar o roubo! É mole?

    • Hit.M

      O adesivo de frágil só serve para a companhgia aérea não ter que pagar se algo quebrar. Você está basicamente assumindo o risco. Se algo é realmente frágil, deve ser levado na mala de mão.

  • Carla

    É lamentável, mas quando viajo procuro levar tudo o que é de mais valor na mão pra frustração não ser tão grande, mas já vou preparada pra perder, apesar de só ter ocorrido uma vez comigo.

    Viajei de TAM, saindo do RJ para Buenos Aires com conexão em SP…em SP tive que pegar às malas para despachar novamente. Estava viajando em lua de mel e em meio à confusão dos preparativos do casamento, mudança, só pude me certificar depois que havia sido roubada e acredito que tenha sido em Guarulhos, pois tive minha mala extraviada na ida…

    Acreditem, me roubaram todas as lingeries! E um perfume.Ficou por isso mesmo, porque não pude conferir logo…

    Em outra situação, meu pai com minha madrasta, na volta de NY, tiveram suas malas violadas e ainda tiveram audácia de jogar o cadeado entortado dentro da mala. Fora roubados os 10 jogos de nintendo wii e outras coisas menos significativas. Foram fazer queixa junto à TAM e disseram à eles que não poderiam fazer nada pois a diferença de peso era inferior à 1,200kg (acho que deu 800g). Ora essa, jogo não pesa, mas ali tem um prejuízo financeiro alto!

    No mesmo dia foram à delegacia e o processo está rolando…sei que até o momento a TAM fez a proposta indecente de R$1000,00 que, claro, foi recusada…vamos ver no que vai dar…

  • Vanessa

    Comentei no outro post e volto a falar. Tomem cuidado inclusive com os plásticos protect bag. Uma amiga pegou sua mala despreocupada porque tinha o plástico e só descobriu o furto em casa… E aí vai dar bem mais dor de cabeça! O ideal, viajando com coisas de valor, é tentar deixar o que é de mais valor na mala de mão, e ficar atento quando pegar a mala. Peso, condição…

    • carolnl

      Além do protect bag, eu sempre levo uma caneta dessas de cd. Daí, escrevo meu nome e o destino da mala em vários lugares do plástico, em letras grandes.

      Quando eles fazem isso de furtar a mala e colocar o protect bag de novo, não conseguem utilizar o mesmo plástico. Assim, fica muito claro se a mala foi ou não mexida. Recomendo que façam o mesmo.

  • http://www.pelomundoafora.com.br Luciana Couto

    Sempre tomo muito cuidado com a mala, pois conheço muitas histórias de furto. Eu nunca deixo nada de valor nas malas que despacho.

    Porém, na última viagem, eles foram além do que eu podia imaginar: abriram minha mala e roubaram meu aparelho dentário!!! Isso mesmo, aquela coisa nojenta que colocamos na boca para alinhar os dentes. Acho que detectaram algo de metal numa caixinha pelo raio x e pensaram que fosse joias, sei lá. Na certa, pegaram a caixa sem abri-la e só perceberam muito depois.

  • cristiana

    Farei minha 1º viagem de avião em agosto, pra ser sincera, estou com medo..rs

    mas gostei muito do post e das dicas, vou procurar seguir o maximo possivel… cadeado, lacre e todo resto…

  • Dinho

    Galera do Melhores Destinos,

    Tive minha bagagem extraviada por 28 dias, durante minhas férias à Europa, em janeiro deste ano.

    Saí de Vitória, depois Rio, Madrid e por fim, Portugal.

    Passei os 30 dias de minhas férias sem nada do que levei … sabem quanto queriam me dar? 50 euros por dia, num máximo de 350 euros.

    Dá pra acreditar nisso?

    A companhia foi a Ibéria, a qual me tratou com total desrrespeito, não me dando nenhum suporte e assistência durante o problema.

    Estou entrando com um processo contra a companhia e gostarioa de pedir se alguém que já tenha passado por isso e sido indenizado, gentileza me passe o número do seu processo na justiça … isso serve de jurisdição para anexar ao processo que estou abrindo.

    Assim o juíz já se integra a outros casos iguais que já ocorreram.

    Essas empresas tem que sentir no bolso pra começarem a criar um sistema mais seguro pra cuidar das nossas malas.

    Abraços …

  • http://www.inglesonline.com.br Ana

    Dia 4 de abril cheguei em Guarulhos, voltando do JFK em Nova York. Milnha mala foi aberta nos EUA – até ai, sei que fazem vistoria mesmo. Só que uma blusa da GAP, que estava ainda dentro da sacola da loja, que comprei no dia de voltar mesmo, desapareceu. A blusa estava por cima de tudo na mala. Não sei se foi roubada lá ou aqui. Minha dica é a mesma do artigo – coisa de mais valor vai na bagagem de mão, ou se não der, pelo menos coloque lá no fundo da mala.

  • NECY

    Depois daquele episódio relatado pelo programa Pânico onde a GOL perdeu um cachorinho, um ser vivo, embarcado pela módica quantia de R$ 900,00, não espero muita coisa boa.

    Lembrando que a solução veio através de militares que não tinham vínculo com a empresa aérea.

  • Amanda F.

    viajei para berlim com a lufthansa com um grupo de 6 pessoas. Só a minha mala chegou!

    Fizemos a reclamação lá no aeroporto e a companhia ofereceu um mini kit para cada um q ficou sem mala contendo itens de higiene como escova e pasta de dente, sabonete, desodorante, etc.

    felizmente, no dia seguinte, quando retornamos ao hotel as malas estavam lá nos aguardando!

  • Vitor

    Em fevereiro levei um monitor LED de 21Pol de GRU-JDO com escala em FOR, e como vi que não tinha como levar na bagagem de mão, deixei na caixa dele e na maior cara-de-pau despachei assim mesmo, pedi os adesivos de frágil e declarei do que se tratava (apesar de estar na cara), chegou lá bonitinho da silva, nem um amassado na caixa sequer. Acho que se eu tivesse levado dentro de uma mala grande e tentado esconder, teria sido furtado…

  • Vanessa Quinsani

    Na verdade não é sobre extravios com bagagens, mas falando em bagagens, uma dica. Evite voar pela Pluna, as passagens são baratas, mas porque na verdade você paga um valor absurdo para trazer suas bagagens de volta. E não é excesso de peso, se paga pra trazer a mala, seja qual for o tamanho e o peso. E não barato não. Sem contar qos cuidado que eles tem com ela. Fui pro Chile com uma mala, tive que comprar outra nova lá, na volta, a mala nova estava com o ziper arrebentado. Não vale a incomodação. O barato sai caro.

  • Robson

    Sempre tive medo desses extravio de bagagens e furtos…. bom aconteceu algo comigo ano passado quando fui de SSA a NYC, nao sei em q ponto da viagem eles fizeram, mas arrombaram meu cadeado e mexeram em minha mala, só dei conta quando cheguei no hotel pois nao vi o cadeado e estava tudo revirado… eu já sabia o motivo da curiosidade deles.. havia algo de difícil identificação na minha bagagem, era um artigo religioso e entao eu já esperava até alguem me parar e abrir a mala junto comigo, cobrando explicações… etc. nada foi roubado, porém após o episódio eu vivo tentando inventar um método seguro para proteger meus pertences…

    Acho q vou mandar fabricar uma bolsa de pano reforçado sem zíper (já que nao adianta de nada quando temos uma caneta por perto..) com um fecho à cadeado na ponta… virada para baixo com uma mala normal com cadeado e plastic bag… sendo que ao colocar o plastic bag e fazer o despacho da mala eu estaria filmando tudo e ao abrir continuaria a filmagem,(assim teria provas concretas),.. e caso houvesse algum dano eu iria rodar o baiano.. até ser ressarcido !! deve funcionar assim…

  • Maria Maria

    Minha mala sumiu no trecho Lisboa-Roma, só apareceu no dia da volta em Lisboa após 19 dias vestindo duas blusas altenadamente,claro. Até uma calça jeans masculina, vesti.
    Estou aguardando ainda decisão por danos morais, pois a raiva é grande. Vc faz toda uma preparação de uma viagem e a TAP estraga a sua viagem.

  • Lucas Garcia

    Voltando de Dallas para Miami no dia 22/03 deste ano pela American, tivemos uma bolsa e uma carteira da Guess furtada, engraçado que tinhamos duas bolsas uma em cada sacola da loja e estava por cima da mala, eles só pegaram uma sacola… chegamos em Miami e fomos para Orlando e somente la no dia seguinte que fomos dar falta da bolsa, na volta a Miami entramos em contato com a Cia a mesma nos passou um telefone para reclamação e nos disseram que não seria possivel fazer nada pois ja se passava mais de uma semana do ocorrido. Depois dizem que nos EUA todo mundo é educadinho, ninguem te rouba nada, as safadezada não acontece naquele país… tudo lorotaa!!!

  • mary coelho

    É galera não tive bagagem extraviada, mas ja perdi voltando de fortaleza para Manaus despachei uma caixa com 2 jogos de louça no valor de R$ 1.000 e simplesmente quando a entregaram estavam quebradas.

    As companhias não tem cuidado ou respeito com que é alheio.

  • Leonardo Marques
  • Vanessa

    Minha família e eu fomos vítimas de furto em bagagem despachada em voo da LAN de Miami para Brasília (via Lima) no último dia 9 de março.No exato momento do embarque, bem na porta do avião, fomos surpreendidos com a informação de que não poderíamos levar bagagens de mão ao argumento de que a aeronave estava lotada. Fomos obrigados a despachar 2 bagagens (de mão), não nos sendo permitido declarar o valor dos bens contidos nas bagagens, já que estavam sem proteção de cadeados. Colocaram lacres de plástico. Resultado: no desembarque, logo que pegamos as malas na esteira, uma delas estava com o zíper aberto (uma daquelas etiquetadas de emergência em Miami) e sem vários objetos. Fizemos todas as reclamações na mesma hora: LAN, ANAC, Polícia. Faz mais de 30 dias e NUNCA HOUVE CONTATO DA LAN AIRLINES. Desrespeito total com o passageiro! Ainda esta semana ajuizaremos ação judicial. A petição já está pronta.

  • Jordana

    obrigada pela ótima dica!

  • http://picasaweb.google.com/ranerio/peru ranerio

    Isso é realmente uma aventura. Em início de 2009 fiz vôo via Aerolineas Argentinas (famosa pelos extravios e furtos) de Sydney para o Brasil, e como estava com excesso de bagagem, despachei uma mochila (dessas próprias para notebook) com o notebook nela, já bem ciente de que as chances de desaparecimento ou dano eram altíssimas. Cheguei em GRU e para minha surpresa chegou a mochila inteirinha, com o notebook e tudo… E o notebook ainda me serviu por um bom tempo de uso :)

  • Nara

    Lorena, acho que tu tens que ficar tranquila.Nesses casos tem que ter paciencia. Quando entra no juizado de pequenas causas, normalmente é um pouco mais "rápido".Acredito que logo será marcado a audiência. Mas mesmo assim, depois de marcada a audiencia para conciliação, ainda demora mais tempo, pois o que te oferecem é muito menos do que é merecido, então normalmente não há acordo. Mas não desista, tenho certeza que tu ganharás a causa e ela será bem justa…

  • Marcio

    Em uma viagem de SP para Nova Iorque pela Air Canada, tivemos 1 mala extraviada. Conseguimos reave-la em 4 dias, mas ela estava violada, sendo retirados os objetos de maior valor, como cosméticos e perfumes.

    Na volta, também de Air Canada, tivemos todas as nossas 4 malas extraviadas. Absurdo! Conseguimos as malas de volta em 3 dias, desta vez somente com pequenos danos na mala, mas com o interior intacto.

    Não sei se o problema é a Air Canada ou o confuso aeroporto de Newark… de qualquer forma nunca mais vamos frequentar nenhum deles!

    • Jossara

      Eu graças à Deus, nunca tive bagagem extraviada. Porém quero registrar aqui a falta de cuidado para com as nossas bagagens, por parte das pessoas que as transportam.

      Pasmem! Até animais vem na esteira junto com as bagagens. Eu acho isso um absurdo.

      Jossara.

  • Jose

    Meu advogado entrou com a ação nas pequenas causas e em menos de 60 dias houve uma audiência de conciliação e nesta audiência eu preferi aceitar a proposta da TAM que satisfazia aos meus anseios.

    O valor acordado foi 5 vezes superior à primeira proposta.

    Poderia receber uma indenização maior mas pelo tempo que levaria na justiça ,achei que não valeria a pena.

  • Jose

    A minha mala não voltou mais.O fato ocorreu em abril de 2011.

  • Fabiano

    eu sempre verifico a etiqueta, acho super importante ! Bem lembrado.

  • Jose

    Desculpe .

    O inicio do processo se dá somente após 30 dias , que é o prazo que a companhia aérea pede para tentar localizar a mala.

    Minha mala sumiu no trecho São Paulo-Curitiba.

  • Milton

    Já tive a bagagem extraviada quando fui p/Belem-PA pela GOL e eles localizaram a mala

    em Natal-RN e devolveram depois de 4 dias, intacta. Verifiquei na etiqueta da empresa que

    por erro do check in o destino estava errado.

    É importante acompanhar e verificar se a etiqueta está com destino correto.

    • João Rodolfo

      Milton, você está certo. Raramente vejo as pessoas conferirem seus recibos de bagagem logo após o check in pra ver se o destino está certo.

      Meu irmão ia pra Fernando de Noronha e a bagagem dele foi parar em Petrolina. nada disso teria acontecido se ele tivesse dado uma conferida no recibo.

      Outra coisa que aconselho a todos é somente deixar a sala de desembarque após constatar que a bagagem está intacta.

  • Fabiano

    Oi pessoal ! Quero também compartilhar com vcs minha experiência… Duas ocasiões: a primeira de CGB/BSB/LIS/LHR ida e volta com a TAP no trecho inter e TAM no doméstico. Vôo inter atrasou de sair em BSB na ida, chegando tarde em LIS e tendo que pegar outro vôo para ir até LHR. Portanto mala extraviada chegando em LHR, fui no balcão e reclamei, era um balcão 'unificado' dentro mesmo da sala de desembarque, aonde diversas cia aéreas fazem plantões, eu por exemplo estava viajando com a TAP mas fui atendido pela crew da Alitalia. Depois fui para a casa de amigos no interior do país, acionei meu seguro GTA e 3 dias depois, a bagagem foi entregue no endereço que pedi. A mala estava toda lacrada com fita PVC da polícia federal brasileira, achei ótimo, cadeado normal, nada sumiu, nada foi roubado. Não tive que comprar nada pq de roupa durante os 3 dias pq levei várias trocas na mochila que levei na mão. A segunda situação foi um vôo doméstico TAM de REC/FOR/BEL/MAO ida e volta, quando cheguei em MAO percebi que a minha mala estava quebrada, antes mesmo de sair da sala de desembarque eu solicitei que a responsável pela TAM naquele aeroporto viesse ver a minha mala, que eu queria outra, sentei em uma cadeira na sala de desembarque e comecei a tirar fotos da minha mala, aonde a responsável pela empresa chegou e me viu tirando as fotos, resumindo…2 dias depois uma mala nova me foi entregue no meu hotel em MAO pela empresa TAM.

    Dica: quem tem cartão tam itaucard platinum em alguns aeroportos(CGH/BSB/GRU e GYN) consegue 1 mala com a TrueStar de graça + seguro adicional de bagagem de até US$ 3.000,00

    • Fabiano

      Última frase(correção): consegue colocar aquele filme plástico em 1 mala.

      CGH= congonhas

      LHR= londres(heathrow)

      GYN= goiânia

      CGB= cuiabá

      BEL= belem

      FOR= fortaleza

      REC= recife

      BSB= brasília

      LIS= lisboa

      desculpem

  • Cibele

    Vou dar uma dica que já me livrou de muitos aborrecimentos.

    A primeira é, escrever o número do lacre que vc está colocando, (mesmo que tenha cadeado) na etiqueta de identificação, isso afasta um pouco a vontade de quererm violar sua mala;

    Segunda, se desconfiar na chagada, que mexeram nmas suas malas, PESE antes da saída na cia aérea, e na frente de um funcionário, que ele mesmo vai ajudar a registrar o ocorrido;

    Terceira, em conexões que vc fica muito tempo no aeroporto (sei que é um saco!) é legal ficar o máximo de tempo com sua mala antes de despachar, pois é neste momento que eles tem mais tempo de violar sua bagaem, pois verificam seu local de partida e também passam pelo raio X interno.

    E SEMPRE que alguma mala estiver quebrada, rasgada, etc, alí mesmo, antes de sair do terminal das esteiras, vá fazer uma reclamação, pois as Cias pegam suas malas em casa e devolvem em questão de 15 a 20 dias arrumadas.

    O trecho campeão é Guarulhos, pela TAM, nunca consegui sair direto do aeroporto sem fazer reclamação de mala destruída…

  • Thales Osterne

    Fui vitima de furto ao retornar de Miami agora em Fevereiro de 2011.

    Primeiro a American Airlines causou um enorme transtorno ao deixar os passageiros esperando por três horas e trinta minutos na fila de embarque. Resultado: perdi o voo Orlando-Miami, mas ainda assim fui obrigado a despachar minhas malas. Ao me colocar numa lista de "stand-by" para o proximo voo tambem não consegui embarcar pois a AA fez overbooking no voo. Resultado:Perdi o voo internacional e fiquei sem minhas malas, mas me garantiram que as malas iriam ficar no aeroporto de Miami e iriam voar junto comigo.

    Sai de Miami, cheguei em SP e não encontro minhas malas na esteira. Abro uma reclamação e a AA informa que as malas estão no deposito. Pego minhas malas no deposito, aparentemente integras e com cadeados no lugar, e despacho pela TAM para Fortaleza. Ao chegar em casa em Fortaleza noto que VARIOS itens foram furtados da mala e só depois de pesquisar na internet descubro quão fácil é arrombar mala com cadeado. Ligo na AA que joga a responsabilidade para a TAM. Ligo na TAM que diz que nada poderá fazer já que eu não abri uma reclamação na hora. Resultado: Ação judicial marcada para Agosto. Vamos ver o que a AMERICAN AIRLINES irá fazer. Retorno aqui com o resultado do processo ou caso receba um contato da empresa.

  • WILLIAM

    Meu irmão viajou pela IBERIA para madri a duas semanas e ROUBARAM da mala dele um perfume que era o único objeto de valor. Bando de pilantras, NÃO viagem de IBERIA.

    • Vitor

      Então não vai viajar mais por nenhuma empresa, pois isso acontece com TODAS.

  • Camila

    Eu e meu marido tivemos duas bagens roubadas na volta da nossa viagem de lua de mel.

    Chegamos no dia 17 de março de 2011 no voo 3335 da TAM, trecho Guarulhos-Curitiba.

    No aeroporto de Curitiba, constatamos que duas das três malas despachadas não chegaram. Fomos até o balcão da cia aérea no mesmo momento e ao preencher o formulário de praxe juntamente com outras 5 pessoas, um funcionário da TAM comentou que provavelmente um carrinho de malas não tinha sido carregado no avião. Nós viemos de um vôo internacional e pegamos as malas em Guarulhos para passar pela alfândega, redespachando-as em seguida no balcão da TAM.

    Entrei muitas vezes em contato por telefone com TAM do aeroporto de Curitiba, fui pessoalmente lá diversas vezes, mandei emails, inclusive um com a foto da mala; e NADA!!

    Até hoje, dia 11 de abril (24 dias depois) não há simplesmente NENHUMA NOTÍCIA das nossas malas. Eles não sabem o que aconteceu, AS MALAS SIMPLESMENTE DESAPARECERAM!!!

    Inclusive acionamos o seguro de viagem (Travel Ace), o qual também não consegue nenhuma informação da TAM sobre as malas.

    Na última vez que estive pessoalmente no aeroporto (dia 28/03) conversei com o supervisor da TAM, do setor de bagagens extraviadas. E depois de muita conversa, ele me fez concluir que as minhas malas foram ROUBADAS em Guarulhos.

    Comentou que do nosso voo sumiram 12 malas no total, e que no dia 22 de março outras 09 malas da TAM sumiram do aeroporto de Guarulhos também. Disse ainda que isso já vem acontecendo há bastante tempo e que inclusive os grandes da TAM já estão sabendo dos roubos, mas não conseguem fazer nada. Segundo ele esses tempos atrás um supervisor da TAM em Guarulhos chegou a levar um tiro por ter pego dois funcionários mexendo em bagagem. Contou também que outro dia teve uma mala extraviada de um passageiro que foi encontrada numa BR em São Paulo perto do aeroporto.

    CONCLUSÃO: Há provavelmente uma quadrilha roubando malas dentro do aeroporto de Guarulhos (faz tempo pelo jeito!).

    PERGUNTA: Cadê as autoridades nessa hora? Cadê o diretores e gerentes da TAM para despedir ou prender esses funcionários ladrões?? (os funcionários da bagagem já não são mais terceirizados como antigamente).

    Enfim, vamos receber indenização pelas malas, mas o que acontece é que não receberemos de volta nossas coisas da viagem de lua de mel, o que para nós não tem preço.

    Fica aqui um alerta para quem for viajar de TAM fazendo conexão em Guarulhos.

    Tomem muito cuidado com o que vocês colocam dentro de suas malas, especialmente em voos que vem de Miami ou de Buenos Aires, pois são os mais "visados".

    Sempre coloque teus dados numa etiqueta DENTRO da mala e SEMPRE façam seguro de viagem.

    E nós, é claro, vamos abrir um processo contra a TAM, pois isso que aconteceu é INACEITÁVEL!!!!

  • http://www.twitter.com/cairogontijo Cairo Roberto Gontij

    O que seria "k" Roberto? 2k, 4k? Ou foi só p/ exemplificar sem expressar valores?

    • Leonardo Marques

      k = 1000

  • http://www.twitter.com/cairogontijo Cairo Roberto Gontij

    Amigo Dinho, jurisdição é outra coisa. Isso que vc disse é jurisprudência.

    • Dinho

      Isso aí amigo. Metade da palavra eu acertei. Obrigado.

    • Mychelle

      Sendo uma cia aérea de fora do Brasil, qual é o foro competente???? Sou brasileira e moro no Brasil. Comprei uma passagem por uma cia aérea da Europa(EASY JET) e minha mala foi extraviada em Veneza.

  • Ana Maria

    Vim de Sao Paulo-Congonhas para Salvador no dia 27/03/2011, no vôo 1330, da GOL.

    Minha bagagem, com 20 Kg, não chegou e mais outras, de outros passageiros deste mesmo vôo.

    Abri o Relatorio de Irregularidades com Bagagem – RIB.

    A principio achei que a minha mala apareceria no dia seguinte. Como não chegou e eu tinha a arrumado poucas horas antes de embarcar, preparei logo a relação de todos os itens, ou praticamente todos, que coloquei dentro dela, se estiver faltando algo é muito pouco.

    Aos atendentes em Salvador foram informados apenas alguns itens que pediram que pudessem facilitar na identificação.

    RESSALTE-SE QUE MINHA MALA ESTAVA COM NO MÍNIMO 3 ETIQUETAS DE IDENTIFICAÇÃO.

    Hoje, já dia 13/04/2011, e não tenho qualquer informação.

    Tenho telefonado diariamente para a base Salvador da GOL, tel: 3204-1283, que até o momento não tem posição. Telefono, também, muitas vezes para o 08007040465. Tenho as informações das datas, horários e com quem falei da companhia ao longo deste período.

    O fato é que desde o dia seguinte ao desaparecimento da minha mala ligo para a GOL, no mínimo duas vezes ao dia, para obter noticias e nada até agora.

    Verifiquei os vôos da GOL que saíram, no dia do meu embarque, após o momento que despachei minha bagagem, às 21:40h, até as 23:00h, horário que fecha o aeroporto de Congonhas. Constatei que desta companhia saíram vôos, para Campo Grande, Vitória, e Florianópolis (este em seguida para Chapecó). Consegui contactar o setor de bagagem da GOL de 2 dessas localidades, Campo Grande e Vitória, as quais me informaram não ter nenhuma mala com as características da minha.

    Esta demora está me preocupando bastante, pois, tenho muitos pertences de boas marcas.

    Nos meus pertencentes tem itens de uso diário, que por conta da demora já tive de comprar vários para repor as minhas necessidades.

    NÃO ENTENDO PORQUE NÃO VERIFICAR AS IMAGENS DAS CÂMARAS DOS AEROPORTOS DE CONGONHAS E DE SALVADOR. PERCORRENDO O CAMINHO DA MINHA BAGAGEM A PARTIR DO MOMENTO QUE A DESPACHEI COM CERTEZA A LOCALIZAM.

    Ja obtive a informação que o valor do ressarcimento é pouquíssimo, chega a ser ridículo, dependendo da mala não cobre nem seu custo. Isto obriga a todos nesta situação ingressar na justiça. PORQUE NÃO ATRIBUIR UM VALOR DE INDENIZAÇÃO ALTÍSSIMA A CASOS DE EXTRAVIO DE BAGAGEM. COM CERTEZA SE ESTAS INDENIZAÇÕES FOSSEM BASTANTE ELEVADAS AS COMPANHIAS AÉREAS TERIAM TODOS OS CUIDADOS E PRECAUÇÕES NECESSÁRIOS PARA EVITAR ROUBOS/SUMIÇO DE MALAS DOS SEUS PASSAGEIROS. SOLUÇÃO EXISTE É QUERER FAZER E RESOLVER.

  • Letícia

    Perdi minha bagagem voltando ao Brasil pela TAP, no trecho Londres/Lisboa/Salvador.

    Ao chegar em Salvador, a mala não apareceu.

    Sempre verifiquem a mala antes de sair da área de Baggage Claim e caso falte algo, peça para falar com um representante da Companhia aérea responsável e solicite o preenchimento do documento de Irregularidade de Bagagem, sem sair da área da esteira!

    Pronto, é disso que você precisa para acionar seu seguro e abrir um processo contra a companhia aérea.

    No Brasil, a convenção de varsóvia não se aplica, pois o código de defesa do consumidor é o que prevalece.

    Eu fui ao Juizado Especial Civel (juizado de pequenas causas) e em 2 meses consegui o valor em dinheiro.

    A companhia aérea que tem que provar que você não tinha os itens na mala, então não se preocupe se não tem os comprovantes.

    Eu preferiria ter minha bagagem, mas pelo menos não deixei de lado meus direitos.

    O brasileiro precisa criar o hábito de abrir processos contra estas irregularidades.

    OBS: os telefones de reclamação das Cias aéreas nunca te atendem. Uma falta de respeito, acho que a isso caberia mais um agravante no processo.

  • Juliana

    Olá!É importante também, sempre pedir para o atendente do check-in escrever o peso de cada bagagem no recibo. E nós devemos checar se ele realmente está escrevendo o mesmo número que está aparecendo na balança. Já percebi divesas vezes que eles diminuem um pouco.

    Ao reclamar que alguma bagagem foi extraviada, a primeira coisa que eles fazem é checar o peso. O que não ajuda muita, já que no caso de pequenos furtos, eles não serão identificados… Mas de qualquer forma, é mais um dado que devemos estar atentos.

  • CARLOS

    Estive em Dezembro na Europa e sei o que é chegar sem as malas no inverno, tudo por que um funcionário da Tam resolveu trocar o meu voo dizendo que eu não conseguiria uma conexão a Paris, eu falei do fuso horário que daria mas sabe como é quando o cara é teimoso, resultado 2 dias sem as malas, mas os func. do aeroporto em Paris foram atenciosos, e recebi as malas no hotel, havia ido em outro voo. mas gastei uns Pillas em roupas.

  • Juliana dos Reis Dem

    Eu e meu esposo chegamos de Buenos Aires e vimos que nossa mala estava rasgada na parte de baixo. Fizemos a reclamação e eles nos instruíram da mesma forma que vc, Renata. Até aí tudo bem.. Fomos para casa e, no outro dia meu esposo foi procurar na mala a sua camisa do Boca Juniors e não encontrou. Entramos em contato com a Gol, mas nos informaram que deveríamos ter verificado a mala no aeroporto e que, de qualquer forma, eles só ressarciriam um valor limite por peso do que foi furtado. Depois disso, enviamos um e-mail para a empresa e até hoje não recebemos o retorno (fazem 4 meses). Até pensamos em procurar um advogado, mas optamos em não fazê-lo. Cá entre nós, que preço tem uma camisa oficial adquirida no estádio do time em nossa lua-de-mel e 1ª viagem internacional? Se não tivéssemos tão poucas opções, jamais voaria com a Gol novamente…

  • Fernando Pinheiro

    Alexandre.. pode falar da ANAC, ANEEL… Anatel, particularmente sempre resolveu todos os meus problemas em relação a telefonia…

    Venho aqui alertar o descaso com a saída dos passageiros da área do desembarque sem conferência de suas bagagens… Esse problema é tão grande que circulando por vários aeroportos do Brasil e percebo que raríssimas são as vezes que o funcionário da infraero, checou se a bagagem que o passageiro carrega era a sua realmente… A citar principalmente, o descaso em BSB e SP(GRU)!! Em uma viagem recente no trecho Maranhão-Recife, percebi que uma caixa de isopor que eu havia despachado trazendo lagosta, não estava na esteira. Logo após algum tempo vi uma caixa de isopor parecida com a minha, porém bem mais leve e com nome de outro passageiro. De imediato reclamei com a funcionária da TAM e prontamente ficou evidente que houve um erro na checagem das bagagens, e o outro passageiro pegou "enganado" minha caixa.. a minha tinha 5kg e a dele 2kg… Algum tempo depois volta a funcionária da TAM, avisando que havia conseguido contactar o passageiro que deixará o desembarque com minha caixa e assim era só aguardar para poder ser feita a troca…

    No resultado fiquei mais de 2h aguardando o passageiro voltar ao aeroporto, para que assim resolvêssemos o 'engano'…

    Fica aí o relato de um descaso da infraero com os nossos aeroportos..

    Copa vem aí.. Quero mesmo ver no que vai dá!

  • Andreia

    Boa Madrugada, Meu nome é Andreia Basílio da Silva Bastos e estou aqui como cidadã e consumidora da Gol. Esta empresa hoje me fez sentir um lixo, nunca fui tão desrespeitada desta forma.Vou relatar o que me aconteceu: Bom hoje embarquei em Guarulhos SP e quando embarquei a bagagem havia junto uma caixa com bebidas que estavam cu…ida…dosamente embaladas

    e ainda estava escrito na caixa que era produto frágil. Embarquei no vôo 1852 para Brasília. Chegando ao aeroporto internacional De Brasília mais ou menos as 11:20, descemos e fomos pegar nossa bagagem. De repente as pessoas começaram a sumir, chegaram nossas malas e nada da caixa. Perguntamos pra uma funcionária da Gol porque estava demorando e ela ficou repetindo várias vezes que estava chegando. Estranhei porque a esteira continuava a rodar e só minha caixa não vinha. Comecei a ficar impaciente, sentei no chão, passei mal. Ressalto que me trato de pânico, depressão e ansiedade, viajo com atestado médico e sempre o apresento, pois estou em fase de resocialização. Quando tiver acesso as filmagens, todos verão o que relato. Eu no chão esperando a caixa junto com meu marido. De repente chega um saco de lixo aparentemente com todas as garrafas quebradas e ela nos entregou como se fossemos lixo e realmente me senti um dejeto. Quando fomos questionar ela se fez de desentendida e praticamente saiu correndo.Nisso já passava da meia noite. Procuramos a Anac que nada podia fazer, procuramos o supervisor a Gol que também nada fez.Não podemos deixar mais que empresas como esta substimem nossa inteligência.Cidadãos de bem raramente viajo de Gol, mas desta vez ficamos eu e meu marido sem opção. Fomos mal atendidos, não tivemos assistência e o supervisor se negou a nos dar um documento relatando como recebemos a "caixa". Custo benefício NÃO VIAGEM PELA GOL. O supervisor disse que alguns passageiros tinham reclamado pois tinham sujado a bagagem deles. MENTIRA o voô estava vazio e não vimos nunhuma bagagem molhada ou alguém reclamando. Para nossa surpresa quando chegamos em casa e abrimos o lixo, lá estavam:4 garrafas de Amarula, 2 garrafas de vinho do Porto intactas,detalhe e só um pequeno pedaço de caco de vidro. Onde foram parar as outras garrafas? E os cacos? Porque a caixa estava toda molhada? É amigos a que conclusão devemos chegar? Repassem para todos os seus amigos, para que ninguém mais passe por isso. Teve o prejuízo financeiro é claro, pois se tratava de bebidas que para mim são caras, mas lidar com a falta de respeito e o despreparo dos profissionais foi pior ainda, o financeiro eu e meu marido nos matamos de trabalhar e recuperamos, e a nossa dignidade? Respeito? Estava em trânsito desde as 13h, cheguei em casa passando muito mal pouco mais de 1 da manhã.VIAJAR DE GOL NÃO!!! Meu e-mail é andreiasilvabastos@hotmail.com NÃO VAMOS SER ENGANADOS, como podemos confiar nossos pertences há uma empresa dessas? Vamos nos ajudar divulguem. ObrigadaVer mais

  • Andreia

    GOL LINHAS AÉREAS CUIDADO!!!

    Queridos amigos devido ao meu desgaste físico e emocional somente ontem comecei a desfazer as malas e tive mais uma surpresa não agradável, quando meu marido foi arrumar a caixa com as bebidas que foi violada ele colocou uma pequena sacola com produtos Mac no canto para aproveitar os espaços da caixa, já …que, estávamos com muitas bagagens de mão. Enfim os produtos também desapareceram com os cacos e as bebidas, só com os produtos da MAC tivemos um prejuízo estimado em mais ou menos 300 dólares.

    Tivemos uma conciliação com a empresa Gol, onde pedimos apenas pedidos de desculpas por parte da atendente do desembarque (que saiu correndo) e do supervisor que nos atendeu, além é claro do prejuízo financeiro comprovado por fotos, filmagem e notas fiscais.Teoricamente a empresa também deveria ter pesado o "lixo" que nos entregou, são as regras, e isso também não foi feito. Eles não aceitaram, agora vamos ao Juíz. Estou realmente pasma. O voô doméstico da TAM é bem melhor do que o internacional da GOL. Sei que acidentes acontecem, podia ter quebrado garrafa por qualquer empresa, mas o diferencial realmente é o atendimento. A GOl é a empresa que possui os profissionais mais despreparados que já me deparei em uma empresa aérea. Mais uma vez lamento a postura desta "empresa" e peço que me ajudem a compartilhar esta também. Obrigada. Andreia Basílio da Silva Bastos.

  • Rafa

    Em fevereiro, em viagem à Europa pela TAP, fiz uma conexão de quase 12h em Lisboa e minha mala ficou esse tempo todo lá no depósito do aeroporto. E não foi violada! Aqui no Brasil, quando preciso fazer conexão em GRU ou GIG, sempre deixo pra despachar a mala no último mínuto, pra evitar que ela fique lá dentro dando sopa

  • luana

    Como vcs fazem com medicamentos, já que não pode entrar com liquidos na bagagem de mão?

  • José Pires

    Maressa, discordo! Isso acontece no mundo inteiro e não apenas no Brasil e se a Infraero tivesse pessoal próprio não iria mudar em absolutamente em nada.

  • José Pires

    Não resolve muito Alexandre, pois de acordo com a legislação vigente a empresa aérea tem até 30 dias para encontrar a bagagem extraviada e só a partir daí efetuar a indenização pelo extravio.

  • Pereira

    Olá Ana Maria.

    A questão das cameras parece simples e óbvio, como realmente deveria ser, pois basta visualizar as imagens para saber o que houve. Porém, as imagens só são liberadas em casos muito específicos a pedido da Justiça ou da polícia, pois são administradas pela Infraero. infelizmente não será possível dessa vez.

    Boa sorte neste caso.

  • José Pires

    Cristiana, não tenha medo. Apesar dos inúmeros posts sobre o assunto, a quantidade de passageiros transportados é infinitamente maior do que as ocorrências com bagagens. Eu já viajei muito mundo afora e dentro do Brasil, mas muito mesmo. Só tive problemas em 3 ocasiões: Minhas 2 bagagens foram extraviadas pela Air France em um trecho entre Lyon e Paris, mas foram entregues no dia seguinte e em outras 2 ocasiões tive pequenos danos em minha bagagem, uma delas com a Iberia entre Madrid e Guarulhos e outra com a Gol entre Guarulhos e Santiago. Já devo ter feito mais de 1.000 viagens aéreas.

  • RAQUEL DOS SANTOS CA

    Dia 13 de Abril,viagei do Rio DE jANEIRO,para Fortaleza e quando fui desfazer as malas,tinham furtado minhas sandalias,espero que a Gol,observe melhor quem sao esses ladroes

  • João

    as autoridades estao levianas no assunto.

    porque não tratar as malas como dinheiro? os funcionarios só poderiam entrar nas alas mediante a vestimenta de um macacão sem bolso e um lacre, que só poderia ser retirado por um fiscal. E um monitoramento completo das malas.

    É um descaso ou desvio de contuta das autoridades?

    Soluções existem e são baratas!

  • Pingback: Tive câmera digital furtada da bagagem em voo da Webjet | Blog Passo Firme

  • Patricia

    Gente, comigo graças a Deus nunca aconteceu.Também vejo muita gente fazer check in de vôos internacionais em cima da hora, ai não tem como mesmo…o melhor é se programar pra evitar esse tipo de aborrecimento.

  • cris0225

    dia 18 de abril fiz uma viagem para salvador e chegando-la eu e meu marido passamos muito sufoco ja que empresa aerea(TAM) perdeu nossa bagagem ficamos 12dias tendo que comprar roupas para mim,minha filha ,meu filho e meu marido,ate hoje não encontraram e pior nos ofereceram um valor de R$ 522,00 isso e um absurdo sem tamanho não paga nem as roupas do meu filho de 2anos.

  • Patricia

    É um absurdo esses roubos de bagagem, meu primo foi roubado entre o depósito da TAM e a casa da tia dele. A mala dele foi extraviada e após encontrá-la a TAM o comunicou dizendo que quase que a receita federal taxava o videogame que ele trazia para os sobrinhos, mas quando entregaram a mala ao abri-la ele percebeu o roubo, ou seja, durante o trajeto alguém fez o serviço. É um abuso.

  • Rosano Costa

    No dia 08/06/11 aproximadamente às 7h40min o Sr. Rosano Alesandro da Costa, embarcou sua mala no aeroporto de confins com destino a Carajás, no vôo 5312 da companhia aérea "Trip Linhas Aéreas" (controle de bagagem sob a etiqueta 765073); ao desembarcar no aeroporto de Carajás no horário de aproximadamente as 12hs30min pegou seus pertences (sem ser questionado em momento nenhum) e saiu do aeroporto em um taxi, conforme nota anexa, com destino a cidade Paraubebas-PA.
    Durante o desembarque em Carajas-PA, foi sugerido que o mesmo visitasse o Zoológico da Cidade de Carajás, que fica no meio do caminho entre o seu destino, por decisão própria decidiu parar no Zoológico e ao abrir sua mala (que se encontrava no porta mala do veículo)para pegar a maquina fotografica percebeu que alguns de seus pertences não se encontravam em sua mala (01 HD externo da marca Samsung no valor de R$ 190,00 com a nota fiscal nº 924952-serie 43 e 01 câmara digital da marca Sony DSC-H55 14,1MP com zoom óptico LCD 3" sob a nota nº 168655 serie 42 no valor de R$ 699,00).
    Imediatamente o mesmo entrou em contato com um empregado da empresa Trip Linhas Aéreas (do aeroporto de Carajás-PA) que se identificou pelo nome de Raimundo e que solicitou que aguardasse o retorno da companhia (por meio de seu gerente que se encontrava em reunião) antes de registrar o boletim de ocorrência. Após varias tentativas , sem sucesso, a vitima decidiu procurar a delegacia de Paraopebas-PA, aproximadamente às 18hs, para registra o BO. Chegando ao local, foi recebido por um agente que solicitou que o mesmo voltasse às 20hs, pois era troca de turno. Às 20hs a vitima retornou à delegacia de Paraobebas-PA; chegando lá foi recebido por um agente que se encontrava com os pés sobre a mesa assistindo novela que o questionou sobre o motivo de querer registrar um BO; como o mesmo argumentou que se tratava de um furto; o agente "policial" solicitou que o mesmo procurasse a delegacia no dia 09/06/11 no horário de 09 às 17hs, pois apos às 19hs só atendia ocorrências graves e fragrantes. Detalhe: no dia a vitima compareceu a delegacia de short, bermuda e tênis.
    No dia 09/06/11, a serviço da empresa, a vitima foi para o seu trabalho, onde foi orientada a comparecer na delegacia de uniforme e que procurasse um agente da delegacia. Ao sair do serviço, o mesmo tentou entrar em contato com o agente, porem o mesmo já havia largado serviço (aproximadamente às 18hs).
    No dia 10/06/11 a vitima não foi trabalhar e voltou à delegacia para registrar o boletim de ocorrência (nesta ocasião de uniforme), sendo o mesmo recebido e registrado BO sob o nº 002777/2011085751-8.
    No mesmo dia, com a passagem agendada para as 18hs, a vitima compareceu antecipadamente no aeroporto de Carajás-PA e conversou com o gerente da empresa Trip Linhas Aéreas, o Sr. Adriano, que o orientou a registrar um RIB (relatório de irregularidade de bagagem) no tel. 0800-7228747. Imediatamente a vitima entrou em contato com o SAC da companhia, sendo atendido por uma funcionária identificada como Laura, que abriu o chamado sob o nº 554701 e informou a vitima que este chamado foi aberto simplesmente porque é direito do consumidor, mas que a empresa só tem responsabilidade na área de desembarque de bagagem.
    Em conversar com o gerente da Trip, o Sr. Adriano, o mesmo afirmou que a vitima não foi e nem será a única vitima deste tipo de ocorrência, e que na verdade a empresa não pode se responsabilizar por um serviço realizado por terceiros, além disso, mostrou no balcão de embarque o folheto com aproximadamente vinte instruções, e que dentre elas uma continha a informação de não deixar pertences de valor na mala ao embarca-las. Ao questionar o gerente sobre o que seria de valor para empresa, o mesmo não soube responder. Verdade é que, na volta um companheiro de trabalho teve sua mala arrombada conforme constado em laudo.
    Será que só tem direito a segurança pessoas que possuem bons empregos?
    A viagem que seria a serviço, tornou-se um fracasso, pois todas as informações do projeto que iria ser discutido foram roubadas no HD, alem do projeto de TCC que iria ser apresentado ao curso de pós-graduação de engenharia de Segurança do trabalho.
    Foram perdidas todas as fotos do batizado do filho casula que foi realizada no dia 05/06/11.
    Será que durante a copa todos nos brasileiros seremos considerados "LADRÕES" por incompetência de algumas agencias?
    O que é valor? Para mim valor é poder ser tratado com dignidade e respeito.
    O que é Normal? Para mim normal é nascer, casar, constituir uma família, etc. Não podemos aceitar que o COMUM se torne NORMAL. Como poderei educar meus filhos sabendo que no Brasil um furto é NORMAL e que a vitima se torna réu?

  • Sheila Menezes

    Ao contrário da imagem "vendida", a TAM deve ser a empresa campeã em descaso e desrespeito junto à sua clientela. Numa infeliz viagem de férias pela empresa em abril último (Rio x NY x Rio), tive minhas 3 malas completamente reviradas, uma peça íntima DOLOSAMENTE PICOTADA, itens diversos furtados e aborrecimentos sem fim, sem que a empresa sequer admitisse o problema acontecido – a despeito de contatos por e-mail, cartas para jornal, entre outros, e da peça de roupa enviada como "prova" para seu ineficaz serviço de atendimento. NUNCA recebi um telefonema sequer da companhia!!!

  • Fabio Santana Carval

    Minha bagagem com compras do Duty free foi roubada ( este é o termo correto ) no trajeto de Guarulhos para Confins. Gastei exatos 498,00 US. A empresa TAM pouco tem se empenhado . É uma pessima empresa aerea.Funcionarios mal preparados Vou processa-la.

  • Patricia moreno

    Teve alguma novidade no processo?

  • Michelle

    Voltando de Buenos Aires para o Rio, fiz conexão em Guarulhos, e redespachei minhas malas porque passei pela alfândega. As malas estavam intactas! Aí no trajeto mais comum de SP-RIO, minha mala menor havia sido rasgada, e estava embalada dentro de um saco da Gol, com algumas coisas que estavam dentro da mala, jogadaas dentro do saco.

    A mala era novinha, tinha comprado uma semana antes de viajar. Em vez de brigar com a Gol, fui na loja que a comprei trocá-la, porque vamos combinar?! Muito vagabunda a mala para arrebentar assim!

    Mala trocada, tudo ok! Nenhum dos meus pertences foi furtado.

    O desleixo das cia aeras com nossas bagagem, infelizmente, é uma realidade! Temos que ter cuidado com a bagagem que utilizamos também!

    Será que vale a pena colocar aquele protect bag?

  • Sandra Nunes de Olib

    Embarquei dia 02/10/2011 as 8:15hs No aeroporto de Navegantes (SC) com destino à Salvador e conexão em Congonhas.

    Voos JJ 3118 e JJ 4710 – Minha bagagem foi devidamente etiquetada com destino a Salvador (SSA)

    Etiqueta de nr. – JJ691226

    Ao chegar em Salvador por volta das 15:30hs e depois de aguardar por um longo tempo, minha mala não apareceu na esteira (mala verde escura – tamanho médio – com dois bolsos por fora na parte da frente e devia estar pesando aproximadamente 17kgs.)

    Fui direcionada para o balcão onde formalizei o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB)

    Minha estadia foi no Resort do Iberostar Bahia, de 02 a 07/10/2011, onde estava acontecendo um Simposio de Aposentados com mais de 1200 pessoas.

    Leveu uma mala organizada com roupas e calçados,além de artigos de higiene pessoal, adequados aos diversos eventos que lá aconteceram. Inclusive uma jantar de boas vindas no mesmo dia à noite onde fui obrigada a me apresentar com a mesma calça jeans e tenis com os quais viajei.

    Para esclarecimento este hotel fica distante do centrinho da Praia do Forte onde se localiza o comério e o deslocamento de táxi do Hotel até lá fica em torno de R$80,00.

    Só consegui comprar alguma roupa e calçado na quarta-feira quando me desloquei até Salvador.

    Passei por um constragimento muito grande em virtude da apresentação inadequada nos diversos eventos.

    Resumindo mantive contato com o setor de bagagens da TAM do aeroporto de Salvador todos os dias e ATRAVÉS DE MEU CELULAR sempre fui informada que nada havia sido localizado e que o prazo é de 20 dias.

    Pois bem voltei para casa (dia 07/10) com uma sacola qualquer debaixo do braço onde acomodei meus poucos pertences e até o momento não recebi nenhum comunicado da TAM.

    Também já mantive contato com o aeroporto de Joinville (cidade onde moro ) e ficaram de pedir a transferencia do processo para cá. Continuo no aguardo de boas noticias…

    Sandra N O Geronazzo

  • luciano wisniewski

    Ola José, estou passando pelo mesmo problema.Por favor se tiver algum conselho agradeço.Minhas 2 malas desapareceram no trecho Guarulhos/Curitiba e a TAM já assumiu o roubo e ofereceu uma merreca pagando por peso.Já neguei a proposta e vou entrar nesta Sexta na pequenas causas com Advogado.A bagagem era de 3 pessoas com um valor de +- US$ 8.000,00.

    Qualquer conselho agradeço.Não quero extorquir a TAM,quero apenas o valor da nossa bagagem que continha alem das compras,3 câmeras com as fotos de toda a viagem e pelo menos 1 passagem.

    Agradeço. Luciano.

  • Magali Dias

    Boa tarde,

    Estou passando por um problema que afeta muitos brasileiros, então não seria nenhuma novidade, se não fosse um assunto polêmico na hora que o consumidor se encontra na situação. Perde a mala numa viagem, pense numa coisa que deixa qualquer pessoa sem rumo, perdida, sem saída! Não posso afirmar com certeza, mas me parece, pelas pesquisas que fiz, que a TAM é a pioneira no Brasil no assunto. Agora o que me espanta é que a mídia não faça muita coisa quando o assunto é esse. Soube, não tenho certeza, que a indenização é de R$ 20.00 (vinte reais) por quilo de bagagem. Fiquei apavorada! Estava voltando de uma viagem maravilhosa do Rio de Janeiro, com direito a Rock in Rio, eu, minha filha e o meu netinho de oito meses, pegando aquele vôo da madruga, aproveitando o preço, pois está impraticável viajar neste país, quando, depois de um embarque tranqüilo, fila preferencial e tudo mais, não encontro minha mala na esteira. Chegou bebê conforto, malinha do meu netinho e nada da mala onde tinha as bagagens minha e da minha filha, bem como algumas coisinhas do meu netinho que não coube na malinha dele. Que sensação horrível, na hora a pessoa fica sem chão, nem tem forças para reclamar, brigar, só mesmo o estado de choque e a esperança que a mala aparece com pelo menos 24 horas. Infelizmente, não foi o caso, cheguei dia 13 de outubro, e estou até agora esperando a mala "extraviada". Extraviada é uma palavra que eu não aceito, pois não existe uma mala "extraviada", quando ela desaparece para sempre. Isso para mim tem mais cara de futuro ou evaporação de um objeto concreto, o que não é possível. O Brasil não tem ainda um povo, na sua grande maioria, com consciência para sair do desembarque sem conferência dos tickets de bagagem, eu rezo para que não tenha acontecido de um esperto pegar a mala e se mandar de boa, sem nenhuma atenção ou controle por parte da companhia aérea. Até mesmo as filmagens do aeroporto não são acessíveis nesses momentos. Qualquer que seja a situação de um "crime" ou mesmo "ameaça" que aconteça nas ruas, num prédio, etc., as câmeras de segurança são consultadas para que alguma pista se tenha do que aconteceu, no aeroporto não é assim que acontece, então eu vejo que a situação é altamente propícia ao malandro, a falta de compromisso da companhia aérea com o passageiro, do que com a pessoa que paga uma passagem para um lazer, e volta com o desprazer de ter sua mala "evaporada/extraviada". Eu estou tão desesperada que não sei mais nem que caminho tomar. Já mandei um email para o programa da Ana Maria Braga, quem sabe um movimento com esse assunto não mude algumas práticas dentro dos aeroportos; estou enviando este email para vocês, mandei fazer panfletos com a foto da minha mala para distribuir no ponto de taxi do aeroporto de Natal e do Rio de Janeiro, com planos de estender até os aeroportos de todos os lugares dentro do Brasil que opere; já mandei email para várias companhias aéreas com a foto da minha mala, solicitando que eles procurem nos remanescentes de malas, se não tem igual a minha; mandei email para a Infraero; mandei email para a ANAC; ligou várias vezes por dia para o aeroporto de Natal; fiz uma reclamação para o "Fale com o presidente da TAM"; fiz um apelo via Facebook, colocando uma foto da minha mala e com um apelo desesperado para que se alguém vi, me avise. São atitudes desesperadas, mas cada vez que vejo o inventário da mala, fico ainda mais triste com a falta de cuidado da TAM, são resultados de viagens ao exterior, de pesquisas, de oportunidades, são presentes do meu netinho do dia das crianças, são um pouco das melhores coisas que eu tenho, da minha filha, chega a ser triste, apesar de ter consciência da coisa material, mas é muito mais que isso pra mim, material seria o carro que capotei na sexta-feira de carnaval, esse sim, eu simplesmente computei como uma perda e não fiquei lastimando, mas eu vou ser muito sincera, estou muito desolada com o sumiço da minha mala, chego a dizer que estou muito triste. Queria saber se posso contar com vocês para começar uma campanha por um melhor cuidado por parte das companhias aéreas sobre o extravio/sumiço de bagagem, quiçá até melhorar o valor da indenização, que não cobre nada do que sentimos, nem mesmo o material; e quem sabe conseguir a estipulação de uma multa num valor que faça a companhia aérea sentir e ter uma punição educativa. Outra coisa importante que quero salientar é a culpa que a empresa aérea joga para a Infraero e Anac, dizendo que ficou estabelecido que não tem mais uma pessoa para conferir o ticket das bagagens, soube através de pessoas que trabalham dentro da Infraero, que não existe essa regra, a desculpa é omissão, não querem contratar gente para trabalhar, fazendo algo que eu vejo que tem muita importância. Não pagamos barato para voar no Brasil e perder a bagagem, não tem preço. Vou aguardar ansiosa que alguém abrace a minha situação e me ajude a fazer a diferença com relação a este assunto. Agradeço de coração a atenção, Magali Dias Scherer.

  • Magali Dias

    O arquivo acima foi enviado para vários locais, ANAC, INFRAERO, TAM, GLOBO (Jornal Nacional, Jornal Hoje, Ana Maria Braga, Fantástico, etc…). A viagem foi no dia 12 de outubro de 2011, no trecho Rio de Janeiro para Natal, voo direto, um embarque tranquilo, com três volumes despachados: um bebê conforto, uma mala de criança e a mala que evaporou, que era de fundo preto com várias borboletas e flores coloridas, uma mala impossível de não ser vista, ou mesmo, de ter sido levada por engano! Pense numa pessoa desesperada, triste e arrasada, sou eu e a minha filha. Gente, a Anac tem uma sanção administrativa para a companhia que procede assim, o valor da indenização, mesmo que fosse milhões, não pagaria o que a pessoa sente ou perde, imagina que fui informada de R$ 20,00 reais por quilo, minha mala tem 28 quilos, imagina o valor da indenização. Imoral o que esse país oferece, e ainda se fala em olímpiada, copa, aqui não tem condição de se fazer nem campeonato de jogo de botão! Outra grande imoralidade, é o fato de não ter conferência de tickt na saída do aeroporto, vejam que absurdo, isso aqui não é USA, onde as pessoas, pelo menos natural do país, vão pegar malas alheias, estamos falando do Brasil, a cultura, infelizmente, não é essa, oportunista tem em grande quantidade. Eu estou fazendo tudo que posso para reaver ou saber o que aconteceu com minha mala, não vou sossegar enquanto não descobrir. Sorte a todos que ainda não tiveram seus problemas resolvidos, inclusive a mim.

  • Magali Dias

    Leia o comentário que fiz abaixo, ele pode te orientar sobre tomar mais medidas para aliviar o que você está sentindo. Só sabe o que é perder uma mala, quem passa pela situação. Saber que os órgãos responsáveis não toma nenhuma providência efetiva, é desesperador. Agora é melhor levar tudo dentro do avião, e tentar passar de qualquer jeito, pois logo, a Tam, a causadora da minha situação, irá pesar as malas de mão, evitando assim que os passageiros levem em segurança o que lhe é importante numa viagem, não correndo o risco de terem extraviados/furtados suas melhores coisas, pois é o que acontece. Numa viagem, colocamos n as malas o que temos de melhor para usurfruir e não para que evaporem. Sorte pra você! Se precisar de alguma informação, me aciona. Abraço!

  • Magali Dias

    E o que você fez? Quais as providências que tomou com relação ao fato?

  • Magali Dias

    Gostaria muito de saber qual foi o resultado dessa situação terrível que você passou?

    Abraço

  • Magali Dias

    Sinto muito pelo ocorrido contigo, mas quero dizer que a Tam não fica atrás no quesito bagagem! Se as regras dentro do Brasil não mudarem, as companhias aéreas continuarão desrespeitando os passageiros. Precisamos de uma ANAC, Infraero e Judiciário totalmente efetivo! Não se iluda, a TAM, também não cuida como deveria das bagagens deixadas sob sua responsabilidade. Abraço!

  • Magali Dias

    Patrícia, eu também era uma viajante feliz igual a você! Até o dia 12 de outubro, quando esperei minha mala na esteira e não apareceu, e até agora está "extraviada/evaporada"! Não se iluda, chegar cedo, tarde, cuidados, etc., são situações que já passei por todas, e confesso, esse foi o voo que peguei mais tranquila, fila preferencial, zero tumulto, horário antecipado, tudo certinho, e minha mala, onde está? Não sei, a Tam não sabe, conto agora com Deus, pois quero muito receber minha mala de volta. Não tem dinheiro que pague o que estou sentindo, nem o que está dentro da mala. Abraço!

  • Magali Dias

    Ana, estou passando por uma situação idêntica com relação a TAM. Estou entrando com uma ação na Justiça para obter a filmagem do aeroporto de Natal e do Rio de Janeiro, espero que eu consiga uma liminar, pois as filmagens permanecem apenas por trinta dias. Quem sabe assim, conseguindo as filmagens, as empresas aéres comecem a ficar preocupada com o desenrolar de uma situação desse tipo. A falta de fiscalização, de responsabilidade e de uma sanção mais eficaz, faz com que a companhia não tenha nem mesmo uma assessoria jurídica, que ela própria entrasse com um pedido judicial para comprovar se houve ou não problemas do tipo furto com as bagagens chamadas de extraviadas. Te desejo boa sorte! Sei exatamente o que você está passando! Abraço!

    • Magali Dias

      Ana, esqueci de uma outra postura adotada por mim, estou fazendo um BO na polícia de desaparecimento da bagagem, para reforçar meu pedido das filmagens. Abraço!

  • Magali Dias

    Michele, sua situação é terrível, mas é ainda pior não receber a mala! Esse cuidado com as malas será muito difícil de ser conseguido, então eu aconselho a compra de um rolo daqueles filmes de cozinha, dos grandes, e passe várias camadas, fica parecido com o que é oferecido no aeroporto e por um preço bem melhor. Sorte na próxima viagem e reze para não ter sua mala extraviada/furtada! Abraço!

  • Magali Dias

    Que sorte hein! Eu também já fiz inúmeras viagens, mas desta vez, fui sorteada pela Tam. Viajo sem muita confiança, e cada vez que chego perto da esteira é uma felicidade quando enxergo minha mala. Uma coisa eu aconselho, todo cuidado com o que lhe é mais caro, não coloque dentro da mala que você embarca, isso é garantia de uma viagem um pouco tranquila! Abraço!

  • Magali Dias

    Como é que vamos resolver a situação né?

  • Fabiana

    Tive minha mala extraviada no trecho Navegantes-Guarulhos pela Gol. Fiz o registro no aeroporto e o telefone que me passaram não atendia , enfim…depois de tanta angustia 32 horas depois recebi notícias da minha mala que havia ido parar no Rio e foi encontrada pela Tam…….Um absurdo. Como eles conseguem perder uma mala em um aeroporto com poucos vôos . Recebi minha mala de volta intacta…mas a angustia que passei e impagável .

  • Leonardo

    tive problema na Copa, volta do Panamá. Alem do atraso de 4 dias da bagagem, tive um produto furtado (da Loreal). Entrei nas Pequenas Causas na primeira audiencia não fizeram acordo, dia 23/11 tem a segunda. Tenho fotos do antes e depois da mala aberta, nota fiscal e fatura do cartão. Veremos…

  • neusa

    a respeito do furto em minhas bagagens no voo JJ8083 da TAM em 15.10.2011 ,prejuizo aproximado de$1600,00,a Cia m ofereceu 234,00 reais e nada mais.Encerrou as negociaçoes e sugeriu que eu entre na justiça.aos passageiros lesados tem reportagem da Epoca desta semana, nao resolve nada, mas da algumas dicas.

  • rubia nobrega

    Ola, amiga. Passo por um problema igualzinho. Minha mala "evaporou dia 09 outubro pela TAM. Esta se esgotango amanha o prazo , e até agora nadinha de mala. Não ha indenização que pague o que estou passando, sentindo e o que havia no interior da bagagem. Meu email é soldameianoite95@hotmail.com. Gostaria de entrar em contato com vc.

    Quando isso tudo vai acabar? quando as comanhias aereas passarem a tratar a bagagem como algo mais importante que mros 23 quilos. Alí dentro vão sonhos, alegrias, esperanças, histórias, planos, lembranças. Havia perdido meu esposo há cerca de 30 dias. Dentro da mala haviam provas de um acidente criminal, documentos, 3 albuns de fotos unicas. Tudo se foi. A perda é inestimável. Nao ha nada que possa ser feito para que se repare o que a TAM me causou. Não podemos NUNCA, nos calar. Não podemos simplesmente dizer…"isso tá acontecendo todo dia, é natural…" que nada. prcisamos sim, de uma atitude simples, que seria identificar a bagagem e seu dono. As empresas aereas simplesmente colocam nossa bagagem a propria sorte, não ha fiscalização, não há vigilância, não ha filmagens, nada. Eles confiam em quem? ou em que ? trabalham ja na margem de algo que vai acontecer. Somos jogados a sorte, assim como se nao significasse nada o que vai alí, pra eles, nada passa de uma bolsa, uma muda de roupa e um chinelo la dentro. Mais precisamos descruzar os braços, não podemos achar natural. Fatalidade? Claro que não !!! fatalidade é cair sem querer do 10º andar. Mais vc entregar a sua mala a uma empresa que a deixa sob a vigilância de seu ninguém, e não coloca a tecnologia a seu serviço, simplesmente facilita as coisas pra que sua mala viage pra um lado e c pra outro e que vcs nunca mais se encontrem. Inadimissivel, ali esta uma parte de vc, a roupa que vc mais gosta, o sapato presente de alguém especial, fotos, objetos pessoais lingerie…fotos, filmagens, documentos. Sua vida !! Estou aguardando o posicionamento da empresa, que esta ja trabalhando para um processo indenizatório, pois ja reconheceu que minha mala "evaporou". Sei que oferem um valor insignificante. Mais vou em buscas de meu direito, calada nao fico. Nem posso. !!! Abraços consistentes. Entre em contato.

  • rubia nobrega

    Oi Magali. Passo por um tormento parecido. Entre em contato.

    soldameianoite95@hotmail.com

    Estou tomando remedios para conter o desespero, em vão.

  • Iericê Filho

    Compatilho com vocês o mesmo problema de extravio de bagagem que, no meu caso, ainda não foi localizada pela TAM. Viajei à trabalho de Natal/RN para SP no dia 17/10/2011 e percebi somente no momento do embarque, que a etiqueta de bagagem estava com o nome de outra pessoa (DANIELL CAVALCANTE). Informei ao funcionário da TAM que estava no portão de embarque e o mesmo retirou o recibo colado no cartão de embarque e entrou em contato para que trocassem a etiqueta. Aguardei uns 20 minutos para receber a nova etiqueta e nada. O funcionário pediu para que eu embarcasse e não se preocupasse que a bagagem iria no vôo. Resultado: nada de bagagem em SP. A mala foi localizada no dia 18/10 no RJ e me informaram que iriam enviá-la para SP no mesmo dia, só que conseguiram perdê-la novamente. Até hoje (10/11) ainda não localizaram a mala. Passei 05 dias em SP e tive que comprar algumas roupas, não muitas, mas passei a semana praticamente com a roupa do corpo.

  • Roberto

    Não Não Juliana esse pensamento esta errado, isso é coisa de Brasileiro.

    Temos que cobrar nossos direitos.

    É exatamente por isso que ninguem faz nada para coibir.

    É como droga você só vai se sentir incomodado se for dentro da sua casa ai

    vai querer que o s politicos de um jeito.

    temos é que meter processo neles.

  • Roberto

    Parabéns Ana, pela iniciativa e postura temos que dar retorno aos bandidos.

    Tenho a certeza que fara novamente uma viaje com o dinheiro que vai receber, aguarde firme.

  • Roberto

    é isso temos que nos preoculpar com tudo.

    Fico pensando que tira pode também por algo como uma bonba.

    Cade a segurança toda.

  • Roberto

    Fernando e as lagosta era as mesma que você tinha comprado certeza……….

    conheci um caso igual ao seu só que era cinco kilo de bagre cego.

  • Roberto

    Temos que nos unir aos demais e enviar estas informações para o exterior tem que fazer repercutir pois a copa do mundo vai ser a desgraça para todos.

  • Mauricio

    Pode até acontecer lá fora, veja os comentários em outros países a coisa lá é diferente.

    Os Brasileiros perderam a dignidade a muito tempo, agora é efeito cascata.

    Na verdade estamos precisando de homens ou mulheres no poder mas que faça.

  • Luiza

    http://noticias.r7.com/economia/noticias/indeniza

    Esta é a lei divulgue este endereço, aqui a coisa muda de figura.

  • Luciene Nogueira

    Cuidado com sua bagagem despachada ao viajar pela Azul, você pode encontrá-la sem lacre, revirada e danificada ao desembarcar. Aconteceu comigo no trecho CNF/VCP no dia 11/11/11 e no trecho VCP/CNF no dia 14/11/11. A empresa sequer respondeu minha reclamação tampouco apresentou pedido de desculpas. Lamentável!

  • Fatima

    Hoje quando regressava de uma viagem ao Mexico feita pela COPA AIRLINES,que por sinal é péssima em tudo ( só fiquei sabendo depois da compra da passagem e nao tinha como mudar :( ) tive o desprazer de ver que minha bagagem nao aparecia na esteira.Para minha surpresa várias pessoas se encontravam na mesma situaçao.

    Depois de vários minutos apareceu uma criatura da COPA falando que as malas nao vieram no voo por causa da capacidade do aviao ser pequena e estavam no Panamá.Perto…por sinal.

    Eu estremeci.Só penso nas histórias que ouvi sobre a DESorganizaçao e roubalheira da COPA AIRLINES.

    A criatura falou para preencher um papel que com certeza a mala seria entreguena minha casa amanha.

    Eu estou simplesmente apavorada com a cara de pau dessa empresa que atende pelo nome de COPA AIRLINES.

    Agora só resta rezar para aparecer a mala e todos os sonhos que estao dentro dela.

  • Roberto Perez

    No aeroporto Santos Dumont as bagagens de mão são furtadas logo na saída da esteira, sem que a segurança faça algo. Vc viaja com os bens mais valiosos numa valise de mão e facilita tudo para o ladrão. Dia 21/11, às 20h48m dois jornalistas de Recife perderam tudo no corredor do portão 2 e chamado, o supervisor de segurança, indiferente, disse que não poderia fazer nada e a queixa deveria ser na 5 DP, onde nem mesmo os policiais se arriscam a andar a noite. Pra piorar disse que as imagens do sistema de vídeo não podem ser fornecidas e ali não existe sala de segurança (apenas gravam). Vamos bem para a tal Copa. Vá ao Rio e seja roubado! Roberto Perez – Federação Nacional de Imprensa/ASI-RJ

  • Tuany

    Vou fazer minha primeira viagem internacional. E aqui vai a minha pergunta: eu mesma posso enrolar o papel filme na minha mala? nao ha necessidade de ter algum rótulo de alguma cia?

    E se eu costurar com fio de nylon ou algo mais forte no fim do zíper, nao dificultaria a abertura com a caneta? Att, Tuany

  • Nathalia

    WEBJET TAMBEM ROUBA!

  • sergio

    minha bagagem foi estravida dia 15/12/2011 pois mim fustaro varios objestos de valor mais para minha suspressa quando fui fazer a reclamação a moça falou que ja tinha terminhado o prazor pois o funcionario que mim atendeu no aeroporto foi mue arrogante e falou que não podia fazer nanda só lanmetava ai vou fica no prezuiso de 600,00 raias alguem sabe si ainda posso fazer algo para não ficar no prejuizo aguado (linhas aerias Gol)

  • Joice

    Voltando de Cancun dia 04-12 em conexao com o Panama, ao desembarcar no aeroporto de Guarulhos, ja comecam os problemas quando dentro do aviao anunciam a esteira para desembarque das malas e quando chegamos nao era mais e ai trocaram mais duas vezes ate comecarem a despachar as malas, mas infelizmente uma delas nao apareceu, estou entrando em contato diariamente para saber noticias….por enquanto nada.

    Outro caso foi eu ter chegado em casa e ao abrir uma das malas no ziper de fora, tinha caixas de perfumes vazias, nao eram meus, mas provavelmente foram adulterados de outras malas e esconderam as embalagens na minha mala…um absurdo….

    Engracado tanta política e cuidado para nossa entrada nos aeroportos mas por tras de tudo isso estao varios bandidos furtando a todo tempo nossas mercadorias….

  • Sysya

    Tambem, ja tive minha bagagem furtada. Esclareço que cabe unicamente a ANAC fiscalizar as companhias aereas e nao a INFRAERO.

  • Sysya

    A empresa que o Sr. Anderson trabalha ou trabalhava nao presta serviço para a INFRAERO, mas, sim, é tercerizada da empresa aérea. A atividade da INFRAERO é infraestrutura aeroportuaria, portanto, nao transporta bagagens.

    Deveriam se informar melhor quanto as atribuições da INFRAERO.

  • Sysya

    Sr. RafaZERO, se a ANAC, que é orgão fiscalizador das empresas aéreas fosse energica isso nao aconteceria. Leia o link; http://www2.anac.gov.br/dicasanac/pdf/novo/anac_p

  • Sysya

    Sr.Fernando, os empregados da INFRAERO nao fazem a vistoria nas bagagem, tendo vista que essa é atividade das empresas aéreas.

    Trabalho na GOL e a titulo de contribuição segue o link, guia do passageiro, elaborado pela ANAC http://www2.anac.gov.br/arquivos/guia/novoGuiaPas

  • Sysya

    A INFRERO nao transporta bagagem, assim sendo, leia a orientação da ANAC, orgão fiscalizador as empresas aéreas. "A ANAC não é parte na relação de consumo firmada entre o passageiro e a empresa aérea e, por isso, não é possível buscar na Agência indenização. Para reivindicar indenizações por danos morais e/ou materiais, consulte os órgãos de defesa do consumidor ou dirija-se ao Poder Judiciário" – http://www.anac.gov.br/Area.aspx?ttCD_CHAVE=11

  • Vanessa

    No dia 22/01/2011 eu peguei um voo de São Paulo Congonhas para Londrina pela companhia aérea da Gol. Minha mala chegou com o cadeado arrombado e minha necessaire havia sumido de dentro da mala!

    Ao contrário do que diz nessa matéria, a gente PERDE SIM o direito de reivindicar sobre os danos e objetos roubados de dentro da bagagem ao sair do aeroporto!!! Eu entrei em contato com a Gol e eles me disseram que eu deveria ter reclamado ainda dentro do aeroporto. Liguei para o PROCON e me disseram a mesma coisa! Porque a partir do momento que eu sai com mala do aeroporto, eu não tenho como provar que foi lá que meu cadeado foi arrombado!

    Claro que isso é um absurdo! Já que eu não arrombaria meu cadeado de propósito e faria minha necessaire sumir por querer!

    ENTÃO, TOMEM CUIDADO E PRESTEM ATENÇÃO NAS SUAS BAGAGENS ASSIM QUE A PEGAREM DA ESTEIRA! PRINCIPALMENTE SE VIAJAREM DE GOL, TEM LADRÕES TRABALHANDO LÁ E ELES NÃO TOMAM NENHUMA PROVIDENCIA PARA DESCOBRIR QUEM SÃO ESSES FUNCIONÁRIOS BANDIDOS!

  • SÍLIVA

    DIA 06/01/2012 PEQUEI O VOO EM PRESIDENTE PRUDENTE PARA GOIANIA PELA COMPANIA "VOE AZUL"

    QUANDO, CHEQUEI NO AEROPORTO DE GOIANIA FUI

    PEGAR MINHA MALA,Ñ Á RECONHECI MINHA MALA NOVINHA ESTAVA SEM ALÇA E O CADEADO ESTAVA

    ARREBENTADO..ABSURDOO

  • Mauricio

    Em 29/1/2012, voltando de cancun observei que duas malas estavam com o cadeado aberto. Haviam furtado maquina de retrato e colares e brincos da minha esposa, a exemplo da Joyce também havia embalagem de perfume vazias que estavam escondidas nas malas. Parece que há uma mafiavem Cancun.

  • Ana

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agenc
    Tomara que com a privatização dos aeroportos isso melhore…

  • Ana

    Procure um advogado Vanessa, se temos até 7 dias para reclamar então podemos sim sair com a mala do aeroporto! Imagine se todos fossem sair de seus vôos abrir a mala para conferir seus pertences, totalmente sem cabimento…

    Procure seus direitos, todo mundo que entra na justiça ganha, mas são poucos aqueles que entram..

  • Fladja

    Cheguei em Londres dia 21 de janeiro deste ano, estou aqui ha mais de 15 dias, minha mala nao chegou, A TAP nao liga pra dar uma satisfacao..nada, sem roupas, sem minha medicacao, tive que comprar tudo outra vez, ja que irei embora proxima semana. Desgostosa com o servico oferecido pela empresa, ninguem sabe nem se minha mala saiu da minha cidade. Horror…

  • http://eueatoumuitodecepisionadacomtamegol fernanda da silva

    fui passear no rio sumiu meu secador minha bolça com muitas coizas e niguem resolve nada estou assustada com tanta incompetecia

  • Fabiano Souza

    Também tive o prazer de ter minha mala extraviada no último dia 27 de Janeiro pela empresa Trip Linhas Aereas, hoje já fazem 15 dias e até agora nenhuma notícia sobre a mala de 14 kg. Ainda bem que o valor que pagaria a minha faculdade, cerca de mil reais, resolvi de ultima hora tirar de dentro de um livro que foi embarcado dentro da mala. Acredito fielmente que a bagagem não será mais encontrada… Aproximadamente o valor é cerca de 5 mil reais, só a mala custa cerca de 600 reais. O destino era Porto Alegre – Manaus. Após o término de 30 dias que as empresas possuem para localizarem as bagagens entrarei com representação na justiça afim de ser indenizado material e moralmente. Como lido em relatos anteriores, o tempo médio será de 02 anos, mais vale a pena esperar porque acredito que numa futura negociação será ofertada um valor ilusório por isso vou aguardar o transitado em jugado. Vou brigar pelos meus direitos e acredito que todos que tiveram o prejuízo constatado deveriam correr em busca porque se fosse o contrário a empresa aerea viria com "mão de ferro".

  • Marcelo

    Estou passando por esse problema com a famijerada empresa TAM! Cheguei de férias de Recife, dia 19/01, desembarquei em BSb e, pra minha surpresa, uma de minhas bagagens não veio junto. E o pior não foi isso, mas sim constatar que a "suposta" atendente (pra mim faz parte dessa gangue de ladrões) não havia etiquetado minha bagagem e o curioso é que, justamente a bagagem que continha diversos itens comprados em Recife, inclusive itens caros de artesanato, foi a que sumiu!

  • Marcelo

    Magali, moro em Brasília e estou passando pelo mesmo processo! Assim, como você, também tenho notado o grande indice de reclamação em relação a essa tal de TAM!!! Se quiser, inclusive o convite vai para a coleta Rubia Nobrega, meu e-mail pra podermos fazer algo e, quem sabe, ao menos, divulgar essa irresponsabilidade e, quem sabe, atrair olhares negativos pra essa EMPRESA MAL CARÁTER! marcelocarvalho.silva@hotmail.com

  • Akihito

    eu também estou passando pela mesma situação, voltando de bogota no dia 25/01/12, apos ter pago para embalarem a minha mala com o plastico, na hora de retirar minha bagagem verifiquei que o plastico estava rasgado e minha mala com o ziper completamente aberto, estando a mala fechada apenas por tres voltas de durex da TAM, de imediato fui procurar um funcionário para registro da reclamação, abri amala na frente dele, e logo de cara verifiquei que objetos tinham sido furtados, o funcionário da TAM disse que não poderia registrar a reclamação pois o furto dos objetos eram inferiores a 1kg, me orientando a procurar outra funcionária, esta nada fez e me encaminhou para o setor de solução….rs.. esperei 20 minutos para o atendente me informar que o sistema estava fora do ar e me deu um protocolo off line para que eu fizesse a reclamação de casa. A TAM se negou a qualquer tipo de indenização, não assumindo sua responsabilidade pela bagagem que foi furtada nem pela mala que foi danificada. Descaso, desrespeito, parece mesmo que a empresa é conivente com os furtos desde que não ultrapassem 1kg. Entrei comprocesso por danos materiais e moral, espero que os juizes sejam energicos com as empresas para que esses lamentáveis episódios não aconteçam mais, para que os passageiros possam viajar sossegados e aproveitarem seus passeios sem transtornos e aborrecimentos. Meu voo jj8081 25/01/12,

  • VANDO

    CHEGAMOS HJ DE PARIS (PELA TAM) EU E MINHA ESPOSA E CONSTATAMOS QUE A NOSSA BAGAGEM HAVIA SIDO VIOLADA E ROUBARAM QUATROS ÓCULOS DE MARCAS FAMOSAS E PROCURAMOS AS ATENDENDENTES DA EMPRESA E COMO O PESO DA BAGAGEM PRATICAMENTE NÃO ALTERADO DISSERAM QUE NÃO HAVERIA O QUE FAZER FOMOS ROUBADOS E EMPRESA NÃO NOS DEU NENHUMA ATEÑÇÃO, PRESTAMOS QUEIXA NA POLICIA E VAMOS PROCURAR NOSSOS DIREITOS NA JUSTIÇA.

  • http://svicente99.wordpress.com SVicente

    Meus amigos viajantes, a gente fica estupefato com tantos relatos e denúncias de furtos, roubos, extravios de bagagens nestes nossos aeroportos e NINGUÉM toma uma providência séria de fato.

    Comigo foi ontem, num vôo da Ponte Aérea Rio-SP (SDU-GRU), Webjet 5770. Não pegaram uma quantidade grande, é verdade, mas lá se foram 100 reais que eu tinha numa carteira dentro da mochila despachada (por estar acima do peso permitido) e eu acabei esquecendo na hora de retirar, até mesmo porque é uma grana que fica "escondida" para emergências. Mas não é que esses ladrões conseguem achar. São cirurgiões profissionais do furto. E olha: foram só no $$$ pq aí é bem mais fácil de não deixar vestígios. Claro, que eu tinha um dinheiro maior comigo nos bolsos e os objetos de maior valor. Mas que é duro vc ver que alguém se aproveita de uma situação para apanhar aquilo que é seu de direito como cidadão, que paga essa tarifa (alta, pelo que oferece), não tem dúvida: dureza!!!

    Quando vão prender de fato esses larápios dos nossos depauperados aeroportos nacionais???

  • Carla

    Olá! Se puder me informar tbm… Minha mala foi extraviada em julho de 2011. Nunca mais a encontraram. ainda tive uns agravantes com a companhia aérea. O acordo não foi possível pq me ofereceram beeem abaixo do que foi perdido e pedido na ação… Preciso de ajuda!

  • Marcelo Cardoso

    Vim para o Brasil de AEROLINEAS ARGENTINAS visitar depois de seis anos morando na Australia, e como tinha vontade de conhecer a Argentina, e seria obrigatorio fazer uma escala por em Buenos Aires, decidi ficar o final de semana na argentina, chegando no sabado 10/03/2012. Quando cheguei de de Sydney em Buenos Aires, minha mala nao chegou na esteira. Fiz uma reclamacao no aeroporto Ezeiza, e disseram que assim que tivessem algo me ligariam e me entregariam a mala ou no hotel em B.as ou em Porto Alegre. Nao me ligaram ai eu resolvi ligar. Disseram que a mala foi parar no Chile, com a LAN CHILE. Passei o final de semana em B.as soh com a roupa do corpo, obviamente tive que comprar umas coisas pra poder sobreviver por la. Na segunda, dia 12/03/2012 quando cheguei a Porto Alegre entrei em contato com a Aerolineas Argentinas aqui, e disseram que nao sabiam de nada. E que eu teria que escrever uma CARTINHA relatando o que aconteceu. Eu disse que nao escrevia "cartinhas" desde meu primeiro grau, e que ela entrasse em contato com Argentina e resolvesse e me dissesse o que estava acontecendo. Obviamente nao fez nada, so me enrolava dizendo que o pessoal de B.as nao davam retorno. Depois de 5 dias resolvi eu ligar pra B.as, assim que expliquei o caso, de cara o atendente de la me disse que sim, a mala estava la e que seria entregue no outro dia em Porto Alegre.

    No Brasil sao tudo um bando de frouxos e vagabundos que nao se importam a minima.

    Bem, recebi a mala hj sim. Mas foi furtado tudo o que nao era roupa, ou seja: 1PSP ( $300), 18 jogos de PSP ($800), 3 perfumes Guess ($180), 1 perfume Vichengy ( $150), 1 maquina fotografica Sony ($450), 6 pacotes de bolachas Tim Tam ($24), 1 jogo de cordas de violao ($30)….somando um total de $1934 dolares australianos.

    Liguei imediatamente para a base da Aerolineas em Porto Alegre e me disseram para fazer uma lista com as coisas que faltam. Amanha irei la e vamos ver no que da.

  • keitelane de souza t

    Tinha itens de valor futados de minha bagagem no dia 17 de janeiro de 2012, e a informação que obtive da empresa aérea foi que nada poderia ser feito, pois não reclamei no momento do desembarque, acontece que as autoridades policiais devem começar a investigar mais profundamente o ocorrido, inclusive, em sendo necessário que o Judiciário comece a atuar aplicando multas altas para empresas como estas não mais continuar se omitindo quanto aos danos causados

  • Sheyla Andrade

    Olá, Leonardo, tb tive problema semelhante, recentemente, com a Copa, num voô vindo de Nova Iorque -Panamá -Manaus, no qual abriram a minha mala pela lateral do feixe do zíper sem romper o lacre. Já houve a sua audiência e que resultou? Boa sorte!

  • http://comunicacriativa.blogspot.com Jéssica

    Meu marido e eu viajamos pela Pluna seguindo o roteiro Campinas/Buenos Aires/Santiago/Campinas. De Campinas a Buenos Aires o voo foi excelente, partiu no horário previsto, fomos bem atendidos, a conexão em montevideo chegou no horario e não tivemos problemas no Aeroparque. Já, no voo Buenos Aires/Santiago, no último dia 25/03, tivemos nossas 3 malas extraviadas e o furto de uma caixa de chocolates que havia comprado em Buenos Aires. Como os bombons foram comprados no caminho do aeroparque, acabei colocando na parte frontal da mala, sem cadeado, com a idéia de passar para a bagagem de mão após chegar no aeroporto, mas devido a correria, acabei esquecendo. Além do descaso no check in pela atendente da Pluna, percebi e questionei que o marcador de conexão anexado às bagagens constava com as siglas MVD e GIG. Questionei a atendente, pois sempre soube que GIG é a sigla para o Galeão, mas ela conferiu com os bilhetes e disse que estava correto e que as bagagens seriam entregues em Santiago. Confiei na palavra dela, porém com receio, mas como leiga no assunto, achei que de fato ela sabia o que fazia. Enfim, chegando em santiago, o temido extravio aconteceu e de fato as bagagens foram direcionadas para o Rio de Janeiro. Abrimos uma reclamação no aeroporto e vi que o nome que contava no registro da bagagem não era o meu, nem de meu marido, mas sim de outro passageiro, que possivelmente também teve sua bagagem extraviada. No dia seguinte, pela manhã, entrei em contato com a Pluna e fui informada de maneira muito rude de que eles não tinham conhecimento de onde estavam minhas bagagens e caso já estivessem em montevideo, chegaria no chile no próximo voo e seriam levadas para o hotel. Naquela mesma tarde as bagagens chegaram (sem os bombons, como comentado), mas no demais intactas. Estou entrando com o processo de indenização diretamente no pequenas causas, pois além do transtorno e o furto, ainda tive os custos com a compra de troca de roupa e itens de higiene pessoal. No Brasil, uma amiga minha que também foi a Buenos Aires teve sua mala extraviada. Além disso, quando cheguei no Brasil, dois senhores estavam reclamando no guichê de Viracopos, o extravio de suas bagagens. Não viajo e não indico a Pluna para mais ninguém! Acho que se não for para a companhia trabalhar com seriedade, melhor parar de oferecer os serviços.

  • Paulo Takenaka

    Sai de Buenos Aires com destino São Paulo e retirei minha mala da esteira sem notar nada diferente.

    Após chegar em casa notei que a mala estava sem o lacre verde da Tam, ao verificar o dias depois notei que estava faltando pequenos objetos e algumas blusas.

    E fui dar falta de mais objetos bem depois.

    Fiquei triste por ter furtado meus pertences da minha mala.

    Fato maior é que acabou o prazo para reclamar.

    E a máfia continua atuando nos Aeroportos.

  • Luzia

    Cheguei em Roma e minha bagaem foi para Milano pq era Roma /Milano hj faz 6dias e nada da minha bagagem fiz um documento no proprio aeropoto de Roma atèe agora nada!!!!!

  • Akihito

    Pessoal, registrei aqui minha reclamação contra a Tam dia 15/02, entrei no Juizado Especial e ganhei uma indenização de R$ 2.000,00 por danos morais. Apesar de ser um valor simbolico, estou satisfeito e espero que a empresa atenda melhor seus consumidores. Não deixem de procurar seus direitos, anotem protocolo, dia, hora da reclamação, nome do atendente, enviem e- mails e guardem copias de tudo , inclusive de outras reclamações no site e sentenças sobre os mesmos fatos. Vamos fazer valer nossos direitos de consumidores. CDC nas empresas que não prestam os serviços de forma correta!!!

  • Marcos

    Pessoal e o que fazer quando a bagagem de mão, no meu caso uma mochila é furtada? Cheguei de viagem de San Francisco, fazendo uma conexão em Lima, no Peru para Guarulhos. Trouxe comigo uma mochila com maquina fotográfica, lentes, flash. Ao chegar na minha residencia, constatei que a camera havia sido furtada, no lugar dela, colocaram 2 garrafinhas de agua. Os únicos momentos em que a mochila não estava comigo foram durante o voo e quando cheguei no free shop, onde eles guardam naqueles carrinhos enquanto fazemos a compras. Imediatamente acionei o free shop, para verificar as câmeras de segurança, certo de que o furto teria sido ali. Hoje recebi a resposta que não houve nada por lá. Sendo assim, o furto só pode ter ocorrido durante o voo, feito pela LAN. Estou pensando em acionar judicialmente a LAN. Alem do stress, perdi quase U$2000. Alguem poderia dar alguma sugestão de como proceder??

  • Renata

    Pessoal

    tb estou entrando com uma acao no tribunal de pequenas causas devido a extravio de bagagem e pessimo atendimento (nunca ouvi um pedido de desculpas da cia aerea). Dos colegas acima que conseguiram ganhar, alguem pode de ajudar?

    1. Como foi estipulada a quantia?

    2. Foi necessario comprovar atraves de faturas de cartão de credito e NF? Pq uma parte eu tenho, porem os meus bens que sairam do BR não…

    3. Todos pediram danos morais?

    Se algum puder me ajudar, por favor me escreva:

    renata_t_br@hotmail.com.br

  • Renata

    Olá. Alem dos danos morais, vc consegui algum valor de indenização da mala?

  • Thiago Andrade

    Viagem a São Paulo em abril/2012 e ao chegar em casa percebi que duas câmeras que lá comprei haviam sido furtadas. Reclamei à empresa, solicitei a conversa, registrei o B.O., abri um processo no Juizado Especial. Em junho houve uma audiência de conciliação quando não houve acordo. Na ocasião propus uma redução do valor da indenização por danos morais para R$ 1.000,00 e mesmo assim a empresa GOL não me procurou. No dia 3 de julho houve o julgamento e ganhei (R$ 1.580,00). Esses dias recebo a indenização. Segui as recomendações dos sites e deu certo.

  • Thiago Andrade

    Para extravio de bagagem há um fator de conversão em relação ao peso da bagagem quando não se pode comprovar o valor da bagagem embarcada. Você apresenta o valor que puder comprovar e faz uma estimativa do restante. A empresa vai contestar o valor e pode ser que você receba somente o equivalente ao peso mais os valores comprovados. Eu pedi danos morais (inicialmente R$ 1.500,00, mas na conciliação reduzi, ingenuamente, para R$ 1.000,00. Danos morais é você quem define.

  • Juliano

    Minhas malas também foram extraviadas. Ja fazem 21 dias, e era um voo internacional.

    Não tenho notas nem comprovantes dos bens que eu tinha nas malas, pois não costumava guardar. Porém fiquei 6 meses fora estudando, e tenho muito material de valor acadêmico, alem de roupas, e vinhos.

    Gostaria de saber se mesmo assim, não tendo como comprovar todo bem material, porém com forte prejuízo moral devido ao valor dos demais pertences, há um teto para pedido de danos morais?

  • Juliano

    e ai? o que aconteceu? o que a empresa fez?

    Estou esperando até hoje minhas malas extraviadas pela ibéria, num boo internacional.. amanhã vou procurar o fórum de justiça.

  • Juliano

    Olá Fabiano, gostaria de saber como esta andando o processo com o extravio. MInhas duas malas foram extraviadas, pela IBÈRIA, MADRI GUARULHOS.

    Gostaria de trocar informações, se puder deixar seu e-mail.

    julianoltr@gmail.com

    Boa sorte

  • Juliano

    O que houve depois? devolveram?

    Tu entrou com ação na Justiça?

  • Juliano

    Dinho como anda o processo? Também fiquei 6 meses fora, e até hoje nada das minhas malas… Amanha quero dar entrada na justiça..

    Tu negociou em juizado de pequenas causas? como tu fez? onde devo ir primeiro?

    Gostaria de saber como devo proceder e que valores devo pedir inicialmente..

  • Juliano

    No dia 18 de agosto de 2012 voltei de um intercâmbio, morei 5 meses em Portugal, e passei cerca de 40 dias viajando pela europa. Nesse período adquiri alguns bens, principalmente roupas, perfumes, vinhos, além de presentes nas cidades que visitei nos 9 países.

    Ao retornar, não recebi minhas duas malas até hoje, já fazem 21 dias.

    Nas malas ficaram praticamente tudo desses ultimos 6 meses, vários documentos pessoais como: bilhetes de museus, trem, shows…cadernos e textos com anotações em sala de aula… (Curso de Ciências da Educação e Psicologia), fotografias das viagens com amigos, e todas as recordações materiais que adquiri nas viagens…

    Liguei todos os dias na Ibéria, e só confirmam o atraso. Agora vou entrar na justiça para pedir indenização.

    Me senti muito prejudicado pelos danos causados pelo extravio, pois as recordações de minhas grandes realizações não possuo mais.

    Alguém já teve problema assim com a ibéria?

  • iara loureiro

    O meu problema tbm foi com o aeroporto de Recife!!

  • Renata

    Sou mais uma das pessoas que tiveram bagagem extraviada!!!

    Em novembro de 2012, estava depois de duas semanas em NY estava voltando para Brasília via São Paulo pela TAM. Despachei minha mala normalmente, mas ela nunca chegou. Foi a única do vôo!! O pior de tudo é que, como estava em conexão para Brasília, por causa da mala acabei perdendo o vôo para casa. Tive que dormir em SP e pegar um outro vôo no dia seguinte.

    Fiz a reclamação à TAM como deveria e sempre ligava para obter informações, mas ainda assim nada aconteceu. Ao final de 30 dias me ofereceram uma indenização de R$1700,00, que não pagava nem 1/5 do que tinha na mala (havia comprado muitas roupas, sapatos e perfumes em NY). Depois de eu me negar a receber esse valor me ofereceram R$2200, o que também não aceitei! Agora estou reunindo a documentação para pleitear uma indenização adequada na justiça. Também vou pedir danos morais por todos os transtornos que me fizeram passar. :(

  • Roger Stein

    A informação é do O Globo. Sugiro que acesse o link acessível na primeira frase do texto e faça sua recomendação a eles.

  • Maicon Falavigna

    Bem, não tive muito azar agora, de ruim, um chiclete grudado na mala já apareceu pra mim…

    Extravio de bagagem, apenas uma vez, voando de AA; entregaram em casa a bagagem depois de 12 horas da chegada. O problema foi encarar -5 graus de Toronto até chegar em casa vestindo uma camiseta… fica a sugestão é manter na bagagem de mão coisas essenciais: um casaco quente dependendo do destino, escova de dente, etc…

    Bem, pelo jeito, extravios de bagagem geralmente ocorrem em conexões, em especial quando há troca de companhia e o tempo de conexão for curto. Uma coisa que parece ajudar é quando for necessário redespachar bagagem (por exemplo, conexões nos EUA), é se direcionar ao balcão de check-in da companhia em vez do de conexão (em especial quando temos que trocar de terminal); se tiver tempo para tal, lógico, melhor atrasar a bagagem do que perder o vôo.

    Um detalhe interessante, não sei se no Brasil tem algo semelhante, na América do Norte eles há indenização pelo atraso de bagagem pois consideram que tu terás gastos nesse período relativo ao atraso (uma cueca nova, aparelho de barbear…); aqui os valores são de 50 dólares para o primeiro dia, e 25 dólares para cada dia adicional.

    Outra coisa que pouca gente sabe é que muitos cartões de crédito (basicamente todos os da categoria gold e acima) oferecem seguro bagagem gratuito quando a passagem foi comprada com o cartão de crédito. Vale a pena conferir se teu cartão oferece isso ou não.

  • Alexandra Alves

    Vendo todos esses relatos, fico profundamente entristecida com o tratamento dado aos clientes. Tudo bem que isso ocorre no mundo inteiro, como bem demonstrou a matéria, mas é fato que consumidor no Brasil é tratado como lixo. Essas mixarias que eles dão em troca da perda da bagagem é de fazer rir. Talvez até compense, se sua mala for desgastada ou bem barata ou se seu conteúdo for irrisório, mas não é o que acontece geralmente. Pagamos caro por uma mala boa e resistente e levamos tudo aquilo que mais gostamos pra nossas viagens, não? Resultado: tudo isso pode se perder e vc ser tratado como nada pelas cias aéreas. Eu nunca tive mala extraviada (depois de 3h de espera no aeroporto de Milão, achei que ela tinha sumido, mas é que o aeroporto é desorganizado mesmo e achei ela super longe da esteira), mas meus pais e outros familiares sim. Dessa forma, tento me prevenir como posso: muitas etiquetas, cadeado (entre uma mala com e uma mala sem, o ladrão vai preferir a mais fácil de abrir) nada de objetos de muito valor (uma vez até coloquei um notebook, mas com muito medo) e até prévias fotos do conteúdo da mala podem ajudar na busca dos seus direitos. E eu não pensaria duas vezes: se isso acontecesse comigo, entraria na justiça. Somente nela o consumidor é bem tratado (tirando o tempo "injusto" dos processos) e bem recompensando ao fim.

    No Aeroporto Pinto Martins, em FOR, colocaram câmera para filmar o procedimento de descarga na esteira para que todos os desembarcados pudessem acompanhar. Até apoiei a iniciatia mas, obviamente, não impede que a mala seja extraviada, furtada ou danificada quando não estiver aos nossos olhos. E como disseram aqui, a dificuldade imposta para ver as outras imagens quando o consumidor sofre um dano é inexplicável e inadmissível. Anac e Infraero fingem que estão do nosso lado, mas com essas atitudes, é difícil acreditar.

  • Lu Partichelli

    Já tive minha bagagem extraviada no aeroporto de Recife, a qual foi localizada no início da tarde do dia seguinte quando entraram em contato comigo via telefone para que fosse até o aeroporto busca-la. Chegando lá, fui convidada pela funcionária da TAM para entrar nas dependências desta empresa e para minha surpresa, era uma sala de uns 10m2(fica atrás do guichês de check-in)com bagagens do chão ao teto, todas haviam sido extraviadas…A minha bagagem estava lá e intacta para minha sorte!

  • Matheus Régis

    Eita..a INFRAERO contratou advogado pra ficar defendendo-a aqui nos comments do Melhores Destinos? ¬¬'

  • ricardo maltz

    Nossa muito bonito isso, imagina todo mundo reclamando de casa que sua mala foi furtada, as empresas iriam a falencia.

    Detectou que sua mala foi violada, deve reclamar com a empresa no momento de seu desembarque, sua mala deverá ser checada e pesada, isso sim é justo.

    So no Brasil mesmo para termos uma lei tao abusiva.

    Deus salve as empresas aereas, depois querem reclamar do caos.

    Hoje em dia não é mais assim, tem juízes que sacam quando o passageiro é trambiqueiro.

    Para ser justo, só falta inverter, quando detectar fraude, fazer com que o passageiro indenize as cias aereas por calunia e difamação.

  • ricardo maltz

    Grande Juliano, quer tirar um dinheiro da Ibéria né rs

    Cara você dirige?

    Pois é, pode ser que um dia você atropele alguem acidentalmente, e nem por isso você será um marginal.

    Quando uma mala extravia, é o risco, uma vez que várias são manipuladas ao mesmo tempo.

    Eu não acredito nos comentários que leio aqui, são nítidos que as pessoas querem tirar proveito da situação, e não simplesmente reaver seus objetos.

    Bicho quer dinheiro?

    Trabalhe duro cara, vamos ralar a camisa.

    Brasil, mude essas leis que beneficiam cabeças do mal, pois extravios existem, furtos existem, danos em malas tambem….. mas existem picaretas tambem.

  • ricardo maltz

    Simples Keitelane, quer uma dica?

    Leia seu contrato de transporte sempre que comprar uma passagem aérea.

    Você com certeza lerá:

    Items que devem ser levados em malas de mão: relógios, jóias, dinheiro, ouro, prata, I-phone, I-pad, Notebook etc etc etc…

    Mas sabe o que acontece?

    Muitos passageiros que compram passagem em 20X sem juros no crediario tentaçao, querem adquirir um item de valor as custas das empresas aéreas.

    Graças a deus isso esta mudando !!!

  • Neuma Dantas

    O meu caso foi pior ainda. Embarquei em Curitiba com conexão no Galeão, minha mala não foi encontrada nem nos aeroportos por onde passou nem em outro qualquer. Daí concluo que deve ter sido roubada no destino – o aeroporto de Salvador.

    Não pouparam, a quadrilha roubou a mala inteira graças à facilidade, à impunidade, à falta de respeito ao cidadão consumidor, à ausência de comprometimento e fiscalização da empresa.

  • Andre Ribeiro

    O seguro dos cartões só serve caso sua mala não apareça.

    Suponhamos que sua mala suma, e depois de 14 dias apareça VAZIA…. Babau, seu seguro não servirá. E isso vale pra maioria dos seguros contratados separadamente.

  • Rossano Rossi

    Fiz uma viagem de negócios para Buenos Aires e no dia 12/10 , no vôo de volta pela cia Gol Linhas Aéreas tive minha mala aberta e o celular fornecido pela empresa,roubado. No momento do desembarque tivemos que esperar mais de 30 minutos pelas malas na esteira e quando peguei a minha mala percebi que o cadeado estava aberto. Logo que pude abri a mala e numa rápida averiguação aparentemente não dei falta de nada.Como já era de madrugada e já cansado não me lembrei deste celular , que havia me esquecido de tirar de dentro da mesma no embarque, porém ele estava num bolso dentro da mala de difícil acesso. No caminho de volta pra casa lembrei do celular e quando abri novamente a mala e fui procurá-lo , só encontrei a capinha. Então cheguei a seguinte conclusão ; tiraram somente o celular e deixaram o resto ,pois assim não teria feito a reclamação no balcão da cia assim que eu abrisse a mala.Logo pela manhã fiz uma ligação pro Sac da Gol e o que recebi de resposta foi que eu teria que ter visto e reclamado na hora e que por já ter saído do aeroporto não teria mais direito a qualquer ressarcimento. Como sempre nós cidadãos de um país tão impune temos de nos submeter as situações de desgastes e injustiça tão grande como este. Sou obrigado a correr atrás do prejuízo e me calar por ser desconsiderado pelas empresas que prestam serviço neste Brasil. Elas não se importam de cometer falhas e desrespeito com seus clientes , pois junto ao órgãos públicos elas não são punidas.

  • Ana Paula

    Já tive minha mala extraviada pela TAM, num voo de Buenos Aires para Lima(Peru). Um absurdo, demorou 21 dias para me devolverem. Na ocasião me deram 50 míseros dólares para "cuidados emergenciais" e mais nada. Fui muito, muito mal tratada no Peru, tentando registrar ocorrências e obter meus direitos. Enfim, juntei todos os documentos (todos, todos), anotei os nomes de todas as pessoas que me trataram mal, juntei os emails que eu troquei com meus familiares relatando o caso, fazia questao de me comunicar com a TAM por email também (para registrar tudo), reclamei em sites da internet como a página da tam no facebook, no twiter, no reclame aqui… enfim, quando voltei, recebi uma indenização de 4.000,00 reais no juízo especiais pelos meus danos morais e materiais. A mala voltou com tudo, mas eu comprovei que fiquei sem nada lá e tive que desembolsar um dinheiro que eu não queria pra comprar coisas novas.
    Entrem na justiça! Ainda que 4.000,00 seja um valor irrisório pra uma empresa do porte da TAM, ao menos esse absurdo fica registrado.

  • Fernando

    Fizemos uma viagem pra China a 10 dias pela Ethiopian arilines e todas as nossas 5 malas foram extraviadas! Depois de 3 dias elas chegaram e todas elas tinham sido abertas, rasgadas, ou até com o ziper quebrado! Foram roubadas varias coisas, todas as roupas de marcas, amostras que foram trazidas de uma feira na China, tenis, até cueca de marca! É revoltante, absurdo e totalmente desanimador viajar de avião. A partir de agora vo fazer diferente, vo levas sempre 2 bolsas de mão comigo e tudo que for de valor vai na mão, vo despachar somente coisas de pequeno valor e oque não puder ir na mão comigo.

  • Liliana

    Tive malas avariadas em 2 viagens pela American Airlines, o pessoal da companhia me forneceu o documento comprovando os danos, consertei minhas malas em minha cidade e fui prontamente ressarcida após fornecer os dados e comprovantes via e-mail.

  • Mari

    Para mim o principal é não colocar coisas de valor na mala! Máquina fotográfica, laptop, etc, desculpa, é dar sorte para o azar. Remédio tbm, levem na bagagem de mão para não correr o risco….

  • Daniel

    Semana passada eu vim de Nova York para São Paulo e minha mala veio aberta…. Sorte que era a mala de roupa sujas e alguns produtos.. mas levaram um molho Tabasco no qual eu paguei US 4,69… Acho que foi em Guarulhos!!! Contudo como o valor foi pequeno eu nem reclamei .. mas acho que deveria

    • https://www.facebook.com/aline.borges.14019 Aline Borges

      Bom dia Daniel. Ja aconteceu isso comigo e muitas outras coisas, o pior é roubar por roubar. Veja, não é um valor desses que vai fazer diferença na vida dessas pessoas, mas assim como foi só isso, podia ter sido como foi comigo, apenas fotos reveladas em um album…e deletadas da maquina!! Valor financeiro nem se conta, mas e o resto? Criei um produto para me proteger e hoje comercializo pela loja http://www.starbagsdobrasil.com. Estamos abrindo nossa primeira loja física em POA em dezembro.

  • https://www.facebook.com/rosane.dasilva.5 Rosane Da Silva

    Fico pensando por que as comapanias aereas preferem pagar milhoes na Justica do que colocar cameras para vijiar este Ladroes de malas:::Eu cansei de ter as malas roubadas e estraviadas! Agora tdo e na Justica…e sempre que compro coisas no exterior ou no Brasil mesmo, pego nota de tdo!!

  • Carol

    Em outubro desse ano, num vôo à trabalho de Curitiba a Porto Alegre, minha bagagem não chegou ao destino. Em contato com a GOL no aeroporto, me fizeram preencher um formulário de extravio e só. Sequer me deram auxílio, financeiro ou não. A bagagem não chegou na tarde daquele dia como disseram e tive que sair à noite para comprar shampoo, escova de dente, pasta de dente, uma troca de roupa, escova de cabelo, etc. Até hoje não fui ressarcida. Já fiz vários pedidos no SAC deles e na ANAC (que não resolve nada).
    Minha mala foi encontrada na tarde do dia seguinte, mas o descaso com a Gol e com a ANAC irão perdurar pra sempre na minha memória.

  • Hitt.m

    Pessoal que despacha louça e notebook: é difícil, hein? Se quer serviço fora da esteira, para ser entregue na sua mão, contrate Cargo. O serviço de despachar mala é para isso. Despachar malas. Não de levar sua fine china pelo mundo.

    Outra coisa: quase todos os furtos são feitos por funcionários dos aeroportos. Obviamente que as companhias aéreas acabam sendo as responsáveis financeiramente em razão do risco do negócio, mas nunca entendi tanto ódio pelas companhias. E não, se a cada problema as companhias resolvessem dar de mão beijada o valor de um notebook, câmera profissional, etc, sem necessidade de processo judicial, não haveria mais companhia aérea aberta no mundo.

    O jogo duro é justamente para diminuir o número de engraçadinhos mentindo e pedindo coisas. prejudica os honestos, sim, mas a vida é assim. Muitas vezes já escutei gente torcendo na esteira para mala não chegar ou chegar rasgada (na última vez era literalmente uma sacola fina gigante ENTUPIDA de coisas que o fulano estava esperando; altamente rasgável, mas, por sorte, não rasgou rssss).

  • Junior

    CAUSA GANHA
    No desembarque do Voo GOL em março de 2013 de Buenos Aires para Guarulhos, constatei ao pegar as malas que uma havia sido violada . Procurei os funcionários da GOL para relatar o ocorrido, foi feito o Relatório de Irregularidades com a Bagagem (RIB), deixando registrado a diferencia de 3kg da bagagem e o desaparecimento de todos os produtos comprados no Dutyfree na ida a Buenos Aires, produtos que totalizavam o valor de R$ 962,60. Em seguida fui na polícia civil do aeroporto registrar o boletim . Apos vários contatos em busca de resposta da gol para solucionar o problema, eles mandaram um email com a proposta de ressarcir apenas R$121,08 ou 1600 milhas. Não aceitei a proposta e entrei na justiça imediatamente. Após alguns meses ganhei a causa e a Gol teve que me pagar pelos produtos e mais 6 mil de danos morais + juros.

  • https://www.facebook.com/alessandroasq Alessandro Queiroz

    Semana retrasada num vôo BSB->SP->JUIZ DE FORA me roubaram um óculos q estava dentro da mala. No destino ainda tinha um lacre da Azul na mala…

    Mas tá bom… recebi um voucher de 25,00 da Azul pra compensar!!!

  • danilo Fernandez

    Tive minha mala aberta, minha roupas foram jogadas pela esteira no aeroporto de Lima, fui reclamar com a cia aerea, copa airlines e eles nao falaram nada, somento I AM SORRY e ano passado fui pra Buenos aires pelas Aerolineas Argentina, eles estouramam meu cadeado e roubaram dois vidros de perfumes :/

  • https://www.facebook.com/manoel.moreno.50 Manoel Moreno

    Cuidado, melhor, muito cuidado com o aeroporto do Panamá. Bangu 1 perde. E nem se preocupe. A tal da Copa Air não vai lhe dar a menor assistência. Na verdade trata-se de uma bomba em termos de cia. aérea. Os aviões são horríveis. A comida dá até nojo. E o banheiro do aeroporto onde você será furtado fede mais do que banheiro de delegacia, hospital público, rodoviária…

  • https://www.facebook.com/istonisnascimento Istonis Nascimento

    No dia 30/11 fiz um voo de Orlando – São Paulo com escala no Galeão…No Galeão ficamos esperando as malas por mais de 40 minutos as malas só começaram a ser entregues depois que uma passageira começou a gritar com os funcionários da Gol….
    Vários passageiros tiveram pertences roubados (perfumes, bolsas e roupas)….Da minha mala pegaram duas sacolas com roupas e um frasco de perfume…reclamei para o funcionário responsável que se comportou como se os roubos fossem coisa normal … pesou minhas bagagens e como a diferença estava abaixo de 1kg não é considerado furto pela GOL…Fui ao SAC registrei minha reclamação … Hoje recebo um email da gol dizendo que agradece o comunicado e que vai melhorar seus procedimentos internos e como a diferença estava abaixo de 1kg não podem me ressarcir….
    Conclusão com essa atitude protegem os ladrões e fica por isso mesmo….agora estou reunindo provas pra cobrar na justiça cada centavo que foi furtado….

  • Lucia

    DENUNCIA SETOR BAGAGEM DA EMPRESA South African Airways Companhia Aérea

    Viajamos em Novembro eu e meus dois filhos para África do Sul, South African Airways Companhia Aérea no meio da viagem fizemos um voo interno pela empresa South África, de Johannesburgo à Cape Town e tivemos duas malas danificadas, inclusive uma delas tivemos pertences roubados, mas não havia um suporte no aeroporto, ficamos quase 3h lá e nada foi resolvido. Desde nossa chegada ao Brasil no dia 11/11/13 estamos fazendo ligações e enviando e-mails, até o momento mais de 49 e-mails já foram enviados e nada da empresa retornar e nos pagar.Os contatos iniciaram dia 11.11.2013 ate presente data dia 28/12/2013 tudo ignorado jamais fizem nenhum contato,jamais realizaram alguma ligação para comigo,para resolver sobre o pagamento de tudo que foi roubado e destruído.A omissão é total!!!O único contato foi por email ,porque eu enviei email pedindo providências,mesmo este foi ignorado.Cada hora responsável setor bagagem uma senhora pedem um documento diferente, dificultando o procedimento e o reembolso. Os representantes da empresa South African Airways Companhia Aérea aqui no Brasil Ignoraram um boletim Policial Internacional provando o roubo, Inclusive essa semana, liguei mais uma vez no SAC e descobri que meu processo havia sido cancelado, com status de resolvido, sendo que nem resposta me deram jamais recebi um contato por parte dos responsáveis pela empresa setor de bagagem e reembolso da empresa South African Airways Companhia Aérea aqui no Brasil .Os mesmos ignoram , Infringem as Leis Nacionais e Internacional lembrando que a mesma pessoa que cancelou o processo do SAC ,DANDO COMO RESOLVIDO! E A MESMA PESSOA que esta ignorando, juntamente com SEUS superiores,Caso os tem!tEstao com todos boletins nacionais e internacionais registrados. Nem se quer não reembolsaram R$1,00 sequer. Como uma representante setor de bagagem! Tem o poder para cancelar uma denuncia no SAC!Sendo o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)!Esta pessoa do setor de bagagem que efetuou cancelamento no SAC,, mesmo estando com toda documentação em mãos provando o roubo mercadoria de alto valor QUE ESTAVA DENTRO DA MALA LAGRADA além das duas malas danificada,totalmente destruídas . Como esta mesma pessoa ignora as Leis Magnas do País e as Leis internacionais,..Esperei solução ou pelo menos o respeito do contato até hoje do dia 11.11.203 ate 28/12/13, a quase 50 dias omitiram, ignoraram ,jamais foi realizado um único contato .mais de um mês.Isso e bem claro configurado como IMPROBILIDADE ADMINISTRATIVA é o ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da Administração PELA INCOMPETENCIA E PESSIMOS FUNCIONARIOS DA EMPRESA POR E OMISSAO ATENDIMENTO POR PARTE DE FUNCIONARIOS QUE OCUPAM CARGOS NA EMPRESA SEM DAR RETORNO O CONSUMIDOR IGNORA AS LEIS VIGENTES SEJAM NACIONAL OU INTERNACIONAL.CANCELAR UMA DENUNCIA NO SAC E DAR COMO RESOLVIDO,SEM NUNCA TER ENTRADO EM CONTATO consumidor aqui comigo A LEI E BEM CLARA. Lei 12.120/09 Abuso de poder, caracteriza a conduta inadequada e fraudulenta CARACTERIZADA ABUSIVIDADE, As penalidades envolvem ressarcimento do dano,punição aos responsaveis setor pela omissaõ no atendimento. O abuso de poder pode gerar sanções administrativas, cíveis, criminais. Funcionário este ; que jamais até presente data do dia 11/11/2013 primeiro email enviado por mim até a data 28/12/2013 não fez nenhum contato já completando 50 dias de espera!É necessário que não nos limitemos a sancionar o nauseabundo mundo da corrupção ,por parte destes setores que ignoram consumidor exemplo setor bagagem desrespeitam,isso é injustificáveis.!Devemos sim e recortar funcionários que ocupam cargos e ignoram as Leis vigentes mostrando a falta de compromisso e a ilegalidade, por si só. Está ínsito na própria ofensa aos mencionados princípios constitucionais . Diante das Leis de Improbidade referente ao consumidor e a empresa.! .
    Enfim esperei quase 50 dias para efetivar a reclamação aqui,nesta pagina pois agora não dá mais para esperar, está sendo um total DESCASO,desrespeito,ao consumidor por parte quem representa aqui no Brasil a empresa. South African Airways Companhia Aérea .
    A South África não nos orienta em nada, não nos posiciona, passa informações “picadas” justamente para nos enrolar e quem sabe entrar no esquecimento! Um absurdo a incompetência dessa empresa!!! Quero cada centavo do que foi roubado e também as duas malas novas, como eram as minhas, antes de destruirem tudo!
    Preciso de solução rápida, pois além da perda material, fomos prejudicados emocionalmente durante as nossas férias e isso dinheiro nenhum paga.Com relação aos representantes da empresa South African Airways Companhia Aérea .

  • Pamela

    Infelizmente aconteceu o mesmo comigo!
    Viajei pela Cia Aérea Ibéria, e quando voltei para o Rio de Janeiro, somente chegou uma mala, a Compania me informou que metade das bagagens haviam ficado em madrid por excesso de peso, e que em 24hrs enviariam a mala para a minha residência! E 48 horas depois do ocorrido, a mala chegou em minha casa:
    DANIFICADA, CADEADO E ZIPPER VIOLADOS E COM VARIOS PERTENCES ROUBADOS!
    Dentre câmeras, varios óculos solares, INCLUSIVE LINGEIRES! É UM ABSURDO pagar uma passagem que não é barata e ser tratada com esse descaso!
    Isso não pode ficar impune! perdi Todas as minhas fotos da viagem, entre fotos pessoais!
    TEMOS que fazer alguma coisa para parar! Por que isso vem acontecendo há muito tempo e NINGUÉM faz nada! A CIA AÉREA, O AEROPORTO e a INFRAERO devem ser PUNIDAS!!!

  • cleusa

    Voltando de Buenos Aires a Curitiba em voo direto, tive a surpresa de encontrar a minha mala aberta na posse de uma moça que disse nervosamente que tinha confundido com a sua, entretanto verificando que nao era dela, nao devolveu na esteira . Fiquei observando e ela saiu com duas malas de cor completamente diferente da minha, dando a impressão que levaria a minha mala caso nao visse que estava com ela ou ficasse esperando a minha na esteira.

  • https://www.facebook.com/obalbuena Omar Ekevoo Balbuena

    Comprei um leitor de chip e senha do PagSeguro. Foi furtado ontem da minha mala em um vôo AJU-GIG com escala em SSA. :(

  • ADRIANO LIMA RIBEIRO

    viajei no dia 12/07/2014 do aeroporto santos drumont do RJ para Vitória no ES e minha bagagem foi revirada e pertences retirado da mesma fiquei no prejuízo no valor de 1000,00 R$

  • Ruth

    Tive a mala extraviada da Argentina para Bariloche,pela empresa aerolíneas Argentinas,e até hje nunca apareceu,procuramos assistência mas nada. Empresa péssima que no qual não recomendo para ninguém,e se for ficar falando aqui todas as falhas dela n terá espaço suficiente, só foi dor de cabeça,foi a primeira e última viagem nessa empresa! Estarei entrando na justiça por todos os danos!!

  • jair

    Já tive problema com extravio de bagagem, hoje uso um protetor de malas que protege contra furtos, arranhões, sujeiras e principalmente contra trocas e extravios, pois nós podemos identificar com a imagem
    que nós escolhermos. Talvez este comentário possa ajudar alguns de vocês nas próximas viagens.Ha
    o nome do protetor é Stag Bags. Abraços e boa sorte.

  • Clécia

    Embarquei na Cia. Aérea Alitalia no dia 14/08/2014, em Guarulhos/SP. para Roma, quando desembarquei em Roma a bagagem não chegou, fique 03 dias na Italia, seguir viagem no dia 18/08/2014, para Israel, aonde permanecir até o dia 25/08/2014, retornei para o Brasil, e até hoje dia 18/09/2014, não recebir minha mala, e a Cia. Aérea Alitalia, não atende telefone, o SAC-0800, cada ligação é um protocolo a mais, sem solução, não deram nenhuma assistência ao passageiro, o que é de direito o quite de higiêne pessoal, o passageiro fica lezado, prejudicado e frustado, depois de um ano de planejamentos financeiros e psicologicos, para realizar uma viagem dos seus sonhos.
    Mas acontece, e vai continuar acontecendo, porque não temos nem mesmo a quem recorer. É um discaso muito grande.

  • Fernanda

    Venho por meio deste espaço declarar minha profunda decepção com a Tam! Queria já deixar claro que n tenho intencao nenhuma em receber nada pq conheco o país em que vivo e gracas a Deus sou medica, tenho um bom salario e n preciso disso! Ontem fiz uma viagem de BH para João Pessoa com escala em Brasília… Roubaram um anel de ouro que ganhei do meu marido, um frasco de perfume Angel, um óculos Marc Jacobs dentre outras bijuterias!! E minha mala ficou normal, sem nenhum sinal de arrombamento! Hoje liguei pra Tam e o funcionário me disse que a tam nao se responsabiliza por nada!! Como assim?? Em que mundo vivemos?? Pagamos pela viagem e eles nao se responsabilizam??? É um absurdo!