Como é voar na Classe Executiva dos novíssimos Boeing 767-300ER da TAM

Denis Carvalho 26 · setembro · 2014

Continuamos nossa série especial de avaliações de classes executivas com uma representante brasileira: a Business Class da TAM! Mas não qualquer uma: a dos novos Boeing 767. Como vocês sabem, a companhia está eliminando a Primeira Classe e voará apenas com duas opções: Econômica e Executiva, oferecendo mais conforto para os passageiros da business. Os novos 767 são os primeiros jatos nesse novo conceito e quem os apresenta para nós é o Leonardo Cassol, um dos leitores mais participantes aqui do MD, tanto nas avaliações quanto nos ótimos artigos que nos envia. Embarque com ele e aproveite! 

A TAM recebeu nos últimos meses nove novas aeronaves Boeing 767-300ER, que foram encomendadas pela LAN e, por isso, seguem um padrão internacional diferente. Atualmente essas aeronaves fazem as rotas internacionais da TAM do Rio de Janeiro, Manaus, Brasília, Belo Horizonte e Belém para Miami. As aeronaves são equipadas com duas classes (Executiva e Econômica), além dos Assentos Premium da econômica. Total de 221 assentos, sendo 30 na Executiva e 191 na Econômica.

executiva-novo-Boeing-767-TAM

A configuração da Classe Executiva dessa nova aeronave é bastante confortável, padrão 2-2-2 onde todos assentos dão acesso à janela ou ao corredor. Os novos assentos viram cama, reclinando 180 graus, o que faz uma enorme diferença na hora de dormir, evitando que o passageiro escorregue.

Isso porque as demais aeronaves da TAM que fazem rotas de longo curso (A330, A340, B777) infelizmente não possuem assentos full flat na Classe Executiva. Além disso, é um avanço absurdo em relação aos velhos Boeing 767, usados até 2012 pela TAM nesses mesmas rotas. Mas para a sorte dos passageiros as antigas e horrendas aeronaves, adquiridas da Alitalia, foram aposentadas pela companhia. Fiz recentemente o voo Brasília x Miami (JJ 8042) a bordo da Classe Executiva e divido com os leitores do Melhores Destinos e minha experiência.

Boeing-767-TAM
Divulgação TAM

Compra da passagem
A passagem foi comprada pela internet e os assentos reservados sem maiores problemas. As tarifas da TAM na Executiva ainda são melhores que a dos concorrentes, especialmente saindo de Brasília, Belo Horizonte, Belém ou Manaus. Nota 10!

Check-in e pré-embarque
Em Brasília o check-in internacional é feito na mesma área do doméstico, com uma simples sinalização feita por uma placa. Como o aeroporto só tem esse voo internacional da TAM, o processo é meio confuso. Não é possível fazer o check-in muito cedo, pois o mesmo só abre 3h30 antes do voo. Mesmo assim, após aguardar a abertura, fui atendido logo e com eficiência pelas funcionárias da empresa.

Após checar, também não é permitido ir para o embarque. A Inframérica (Administradora do Aeroporto de Brasília) só permite passar pelo raio X e controle de passaportes uma hora antes do embarque. Como o aeroporto estava em obras, parecendo uma praça de guerra, foi muito desconfortável a espera do voo. Difícil achar uma tomada ou lugar para sentar. Pra complicar, a TAM não dispõe de sala VIP no local. Nota 6!

Embarque
Os passageiros da Classe Executiva embarcam após as prioridades por lei (idosos, gestantes, passageiros com crianças de colo e pessoas com dificuldade de locomoção). No meu voo tinham tantas prioridades por lei que quase metade do avião embarcou. Porém, ao entrar na aeronave foi possível relaxar curtindo champanhe e nuts oferecidos pela comissária. Nota 9!

Cabine / interior da aeronave
Os novos Boeing 767-300ER possuem telas grandes no sistema de entretenimento, com tecidos e acabamentos diferentes das demais aeronaves. É mais bonito e confortável. Nota-se uma grande evolução em relação ao modelo anterior, especialmente na poltrona. A configuração da Classe Executiva é 2-2-2, onde todos assentos dão acesso à janela ou ao corredor.

avaliacao-executiva-tam-11

Os novos assentos viram cama, reclinando 180 graus, o que faz uma enorme diferença na hora de dormir, evitando que o passageiro escorregue dada a leve inclinação da poltrona das demais aeronaves da empresa.

avaliacao-executiva-tam-07

O assento é um pouco maior do que os assentos-cama de outras empresas (ex: United ou Delta), confortável e fácil de operar, com uma sensação muito próxima a uma verdadeira cama (pequena claro). Além disso, tomada, USB, porta revistas e bagageiros grandes. Nota 10!

avaliacao-executiva-tam-08

Amenidades e entretenimento
Foram entregues pelos comissários uma nécessaire, mais um fone com anulador de ruídos, mais travesseiro e edredom. Tudo de ótima qualidade e bom gosto. O sistema de entretenimento possui vários filmes e programas de TV. É intuitivo e fácil de manusear. Muitos filmes lançamentos disponíveis, com o diferencial de legendas em português ou dublagem, facilitando a vida de passageiros que não dominam o idioma norte-americano. Nota 9!

avaliacao-executiva-tam-09 avaliacao-executiva-tam-10

Serviço de bordo
O serviço de jantar foi iniciado 15 minutos após a decolagem. Um diferencial positivo considerando que o voo de Brasília para Miami tem aproximadamente 7 horas e 30 minutos de duração. Isso dá mais tempo para os passageiros descansarem. A mesa de refeição é pequena, mas fácil de manusear.

avaliacao-executiva-tam-12

O cardápio oferecia duas opções de entrada, três de pratos principais, além de sopa, e três opções de sobremesa, além de uma boa variedade de bebidas e vinhos. A louça, talheres e copos são personalizados e de boa qualidade. Oferecem toalhas quentes para a limpeza das mãos antes de servir as bebidas. As comissárias anotaram o pedido antes da decolagem e fizeram um bom trabalho durante o voo. As primeiras opções de escolha estavam disponíveis e a comida foi servida toda de uma vez (o que prefiro, por ser mais rápido, dada a duração do voo).

avaliacao-executiva-tam-04
A comida estava gostosa, porém a qualidade foi bem reduzida em relação ao que a TAM oferecia no menu anterior. Na entrada escolhi queijo de cabra com presunto de parma e salada. Como prato principal escolhi frango grelhado com batata rostie e aspargos. Sobremesa pudim de nozes. No café da manhã as opções eram panqueca ou sanduíche, acompanhados de frutas, pães, geleias e bebidas variadas. Acabei não acordando para o café então não tenho fotos para mostrar. Nota 8!

avaliacao-executiva-tam-05

Comissários / equipe de solo da TAM
Os comissários foram gentis e atenciosos. Fizeram um bom trabalho. O comandante falou somente o necessário mas deu as informações relevantes do voo. Nota 9!

Programa de Fidelidade
Os passageiros da Classe Executiva recebem 150% da pontuação normal no TAM Fidelidade, ou seja, 15.000 pontos numa viagem de ida e volta para os EUA (tarifa Classic). Há ainda opção de ganhar mais com tarifas mais caras. Com a bonificação do cartão fidelidade Black ou Vermelho Plus a pontuação pode chega a 30.000 pontos, o que já assegura algumas viagens dentro do Brasil e pontos para upgrade de cartão. Diferencial positivo, considerando que a TAM restringiu muito o acúmulo de pontos em voos domésticos. Agora é possível também acumular e usar pontos em voos das empresas da OneWorld. Nota 10!

Divulgação TAM
Divulgação TAM

Conclusão
Em síntese, um serviço muito bom, dentro dos melhores padrões internacionais. Recomendo aos demais leitores após a minha experiência, especialmente com a oportunidade de upgrade oferecida com a mudança do programa fidelidade da companhia. Mas isso será objeto de um novo Post.

Abraços,
Leonardo Cassol

Agradecemos ao Leonardo por mais essa excelente avaliação, que certamente será muito importante para que os demais leitores conheçam o novo padrão de serviço e conforto da TAM. E você? Já voou em um dos novos 767 da companhia? Conte como foi a experiência nos comentários! Semana que vem continuamos nossa série de classes executivas, mas por enquanto leia todas as avaliações que publicamos na nossa página especial.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Rodolfo

    Achei feio a comida, para quem paga uma pequena fortuna por 7 hrs…

  • Bruno

    Eu e minha mulher viraremos Vermelho Plus no proximo trecho para os EUA. Quero ver se conseguiremos os upgrades cortesias com facilidade. Alguem teve essa experiencia?

    • Ricardo

      Qual é a pontuação para isso ocorrer?

  • Junior

    As poltronas das janelas não têm acesso so corredor quando a poltrona do corredor está na posicão flat.

  • Manoel Filho

    A executiva dos novos 767-300ER da TAM estão aprovadissímos, em junho voei na mesmo rota relata BSB x MIA na 1 fileira e fiquei surpreendido, pois superou a executiva do 777-300!!!!! Excelente reportagem

  • Leonardo Pereira Cassol

    As obras em Brasília terminaram e o resultado ficou excelente! Esse artigo foi escrito em maio de 2014.

  • Alan Thompson

    Concordo que essa é melhor que a anterior, mas pra qualquer viajante de Business sozinho, uma configuração 2-2-2 é o terror — salvo se você pegar os assentos do meio — que são bem sem graça. Acho que no futuro, a LAN/TAM deveria investir em assentos como da American, Delta (apesar de eu odiar a Delta), Lufthansa, Singapore, entre outras tantas que tornam a business quase uma first na configuração 1-2-1: sossego garantido sem precisar “passar” por cima de alguém enquanto está dormindo ou acordar com alguém passando por “cima” de você a noite. É desesperador. rsrs

    • Leonardo Pereira Cassol

      Concordo plenamente, Alan! Mas asseguro que o 2-2-2 já full flat já é bem confortável. Esses assentos 1-2-1 são excepcionais, mas, por outro lado, ocupam mais espaço trazendo maior custo para as companhias. O problema da AA e da Delta é que elas ainda voam com as configurações antigas em alguns voos, inclusive com poltronas que não são full flat, e às vezes trocam de aeronave no dia da viagem, o que acho péssimo.

    • Rodney Bezerra

      Alan, basta vc ir na primeira fileira da Business. Ninguem passará por cima de vc, mesmo que esteja no corredor.

      • Alan Thompson

        Concordo com você, mas o que eu não gosto mesmo é do conforto dessas poltronas deles…rs

    • Fernando Dourado

      Alan, Por que esse ódio pela Delta? Tenho viagem em família marcada para Dezembro e será a primeira vez na Delta, já entrei em pânico com seu comentário (rsss).

      • Alan Thompson

        Oi Fernando. Não há com o que se preocupar, na verdade a Delta é uma excelente empresa. Apenas mencionei que odeio os assentos de classe executiva deles por uma mera questão comparativa. Já voei diversas vezes em outras executivas e para em se falando de trecho Brasil-EUA tanto a United como a American (novas executivas) superam bastante o conforto da Delta. Seria apenas neste quesito. De resto não precisa se preocupar…

        • Fernando Dourado

          Ufa! Obrigado por esclarecer. Valeu.

  • re178

    Parece que a TAM já retirou os 767 velhos da frota, é isso?

  • Marcio C

    Jovem esse não é o único vôo internacional de bsb! Mas excelente review

    • Luiz Jorge Bolognesi

      Inclusive o MD já colocou o voo inaugural da Air France aqui!!

    • Roberta Giordano

      Ele frisou que é o único vôo internacional da TAM..

      • Leonardo Pereira Cassol

        Obrigado, Roberta! da TAM ainda é o único, uma pena!

    • Edson

      Meu caro, o review está escrito assim, “Como o aeroporto só tem esse voo internacional da TAM…”, a informação está correta. Esse é o único vôo internacional da TAM em Brasilia. Os atendentes da TAM no aeroporto também estão confusos e me indicaram o balcão errado. Exceto isso, o vôo para Miami no novo 767 da TAM é excelente.

  • Manoel Filho

    Já retirou os antigos, agora só opera com os 767-300ER novos procedentes da LAN que são showww!!!!

  • Leonardo Pereira Cassol

    Eu Tive Bruno. Funciona muito bem, consegui em 80% das vezes. Você pode solicitar pelo novo APP ou pelo call center. A única desvantagem é que só confirma na hora do voo, no portão de embarque, causando uma certa ansiedade. Peça o upgrade exatamente 72h antes do voo, pois o desempate é Black x Vermelho Plus e o segundo critério é quem pediu primeiro.

    • Bruno

      Leonardo, vim pontuando o ano todo na Tam para poder usufruir exatamente deste benefício. Já comprei meus próximos vôos em dias da semana menos concorridos para aumentarem as chances de upgrade! Deixarei meu relato assim que acontecer. Obrigado!

  • Leonardo Pereira Cassol

    Verdade, Júnior! Mas não achei difícil passar não. Viajei na janela e dá pra sair sem muito sacrifício e sem incomodar o passageiro ao lado. Mas a AA tem um modelo mais moderno.

  • Leonardo Pereira Cassol

    Exato! Graças a Deus!

  • Leonardo Pereira Cassol

    Boa sorte! Desfrute a excelente executiva com seu merecido upgrade!

  • amanda

    Vou fazer um cruzeiro m janeiro/15 saindo dos EUA mas ainda não comprei a passagem aérea, queria saber de vocês que tem mais experiência, se vocês acham que terá preços bons para miami e/ou orlando para esta época estou achando bem cara agora, mas tb tenho medo que aumente mais ainda. Devo agaurdar ou é muito arrisacado. Quanto tempo antes devo esperar ?

    • Eduardo Paci Galvão

      Ano passado fiz exatamente isto, mas consegui comprar a passagem com certa antecedência no site da Lan. Paguei R$ 4.800 ida e volta para 2 adultos + 1 criança, saindo de BH e indo até Miami (meu Cruzeiro saiu de Fort Lauderdale), com pernoite em Bogotá. Achei o preço excelente. Mas este ano realmente está muito mais difícil de achar algo, pelo que percebi. Pense nesta hipótese de pernoite como fiz, é tranquilo.

    • deniscolli
  • Antonio Florencio

    Aquilo no COPO é champanhe? Eles não oferecem em taças?

  • Adriana

    Todos os trechos antes operados com o 767 – 300 agora são operados pelo 767 300R?
    Os 767 300 eram pessimos, inclusive não tinha opcões de entretenimento na classe economica

    • Leonardo Pereira Cassol

      Os aviões antigos foram aposentados. Eram péssimos mesmo! Agora só os novos ER.

  • Paulo

    Vc tinha q ter aproveitado era a promo da Azul a 1500…

  • Alexandre

    Dificilmente champagne, vinhos e afins são oferecidos em taças nos voos, os copos tem menor chance de cair e quebrar em caso de turbulência. A questão é a segurança, não o “glamour”

    • Vitacid

      Isso não é verdade, american/delta/south african/swiss na executiva, todas oferecem champagne e vinho em taças, não em copinhos. Essas são as que voei esse ano e me lembro.

  • Rafael Poggi

    um dia, um dia…

  • Leonardo Pereira Cassol

    100 mil (voos TAM ou One World) em 12 meses para Vermelho Plus e 150 mil (apenas Voos TAM) em 12 meses para Black.

  • MTorres

    Pelo preço pago, ainda acho que tem opções melhores. A configuração está bacana, mais o serviço ainda precisa de mais atenção. O fato da refeição vir toda de uma vez pode ser legal pra alguns, mas eu prefiro um prato de cada vez. O legal é deixar disponivel a refeição rápida, onde vem tudo de uma vez pra quem precisa dormir logo. Além da apresentação precisar de uma atenção especial.

    São pequenos detalhes, mas a TAM está no caminho. Ainda perde pros novos voos da AA e Delta (sim, até a Delta é melhor).

    Já a nível de conforto, está legal. Esses AudioTecnica pra mim são melhores que os Bose da AA.

    Pra quem gosta de um upgrade gratuido, esse 2x2x2 é mais dificil de conseguir (pra mim) que o 1x2x1. Digamos que alguem comprou uma full fare e esta na janela. A compania vai upgradear alguem pra bloquear a saida dele? Por isso digo que é mais complicado.

  • José

    Parabéns pelo review, mto bom!
    Mas essa nova executiva da TAM me pareceu MUITO fraca, muito aquém da nova da AA ou United, isso sem falar nas europeais, ou mesmo nas asiaticas, o que já seria covardia..

    Penso que não basta uma flat bad p/ executiva ser considerada boa.

    • Leonardo Pereira Cassol

      United melhor com certeza. AA depende do avião. Obrigado!

      • Rodrigo Guedes Pereira

        Só eu acho a tripulação da AA mal educada?

        • Leonardo Pereira Cassol

          Concordo. A pior de todas

          • Leonardo, uma funcionária da AA me ligou me questionando se autorizo trocar o voo Brasília – Miami na primeira classe, operada pela TAM, por uma de suas próprias aeronaves. Ouvi dizer que os aviões da AA que viajam BSB – MIA são velhos e a tripulação mal educada… Você trocaria?

          • Daniel

            Acho que você está se referindo a classe executiva pois nem AA nem Tam ( ñ opera mais primeira em nenhuma rota ) operam 1 classe em BSB…. Enfim, pelo que pude ver a aeronave da AA é um 757 com 4 fileiras de executiva em configuração 2 – 2. Essa aeronave ñ possui poltronas flat bed na executiva enquanto a Tam , no 767, sim. A poltrona da Tam traz maior conforto ainda que o serviço seja um pouco inferior ( nada muito significativo, na minha opinião ) e por isso, não trocaria.

      • Francisco Stonis

        Eu não acho não, a da united fica na frente pelo serviço prestado!!

  • Rodrigo Guedes Pereira

    Fui em um desses para NY no começo do mês e achei que foi a melhor aeronave que já fiz um voo a longa distância.

  • Vitor

    A tam tem A340? 😮
    Nao sabia disso…!

  • Bartolomeu de Figueira

    Acho engraçado quem se preocupa em tirar foto de comida de avião. Eu teria vergonha em fazer fotos dentro de avião… Dá a impressão que sou um “must” por andar de executiva…kkkkkkk

    • Bartolomeu, quem se propõe a fazer uma avaliação para o MD precisa tirar fotos, isso seguramente não significa que as pessoas tiram fotos de todos os voos

      • Bartolomeu de Figueira

        Bom, isso me parece bem óbvio.

    • Leonardo Pereira Cassol

      Bartolomeu, as cabines da executiva são bem reservadas. Como viajei acompanhado, tirando minha própria companhia, ninguém mais percebeu que eu tinha tirado foto! E tiro sem flash, claro, com o celular mesmo. É bem discreto! 🙂

    • Acho que cada um tem a sua cabeça… Esse pensamento é o seu… Vergonha como dizia o Didi Mocó é roubar e não conseguir carregar.

      • Isack Passos

        Isso mesmo!

  • Luiz Felipe

    Graças ao Melhores Destinos, eu e minha família conseguimos pegar uma superpromoção que a TAM estava fazendo para Recife. As passagens do Rio a Recife, com as taxas, sairam por R$ 195,00 ida e volta. Fantástico, não?!
    Ah, e por falar nesse novíssimo 767-300ER da TAM, mesmo pagando superbarato nas passagens, tivemos a grande sorte de pegar o voo de ida neste boeing e ainda desfrutar dessa incrível classe executiva.
    Valeu MD!!!

  • De fato. Ao contrário do motivo do seu comentário anterior! Como se faz uma avaliação sem fotos? =)

  • cristina

    QUAL O VALOR PAGO?

  • Muito bons esclarecimentos Daniel, eu de boa fé acabei aceitando a troca, pois os horários dos voos da TAM eram muito ruins, eu perdia um dia na ida, e perdia um dia na volta, em termos de estadia de hotel. Obrigado!

  • Carmen Có

    Boa tarde Leonardo e Experts MD!
    Gostaria de saber se os voos da executiva tam 777-300 para Frankfurt já têm flatbed?
    Obrigada.

  • Raissa moreira lima

    Viajo há anos de classe executiva.
    O que tenho a dizer , é que a cada dia o atendimento é pior é de menos qualidade !
    Sou do tempo que o jantar era servido prato a prato, requintado , comidas elaboradas.
    Depois a TAM nos empurrou esse ” serviço express ” , servindo tudo ao mesmo tempo , entrada , prato principal . E quase invariavelmente a sobremesa , quando vamos pedir , não tem mais a opção ( isso quando não ocorre no próprio jantar )
    Acabaram com os chocolates , que inicialmente era da Chocolat du jour, e depois passaram a ser de uma marca da Amazônia, se não me engano ( vinham 2 tabletes na executiva e 3 na first ) .
    Até esse pequeno mimo do chocolate na chegada ao destino acabou !
    Realmente a poltrona do 767 tem a inclinação de 180°, o que melhora bastante , mas são muito estreitas e pouquíssimo estofadas ! Dormir ainda é bastante desconfortável.
    Outra coisa que mudou, as luzes não apagam como antes …. Atrapalhando ainda mais o sono .
    Enfim , na minha avaliação , piorou e MUITO !