Vale a pena viajar para a Europa no inverno?

Gisela Cabral 30 · outubro · 2013

O fim do ano está quase aí e boas promoções de passagens aéreas, felizmente, também. Para muitos a época é sinônimo de praia, sol e calor. Em contrapartida, muita gente aproveita a oportunidade para curtir algo diferente de tudo o que existe no Brasil: uma temporada de clima frio e neve.

A Europa é um dos destinos que despontam na lista daqueles que desejam curtir um charmoso friozinho no fim do ano. Mas, afinal de contas, quais são as razões que fazem do Velho Continente um excelente lugar para férias de inverno? 

DSC03697

Para começar, os preços de hotéis e passagens costumam sofrer uma queda aqui do outro lado do Atlântico no período (exceto nas semanas entre o Natal e o Réveillon, nas grandes cidades). Para comprovar, é só comparar com preços praticados durante o verão e a primavera, duas estações reconhecidamente mais caras. 

Belas paisagens estarão por todos os lados e os apaixonados por fotografia podem preparar a câmera. Em certos países europeus, como a Noruega, a Suécia e a Finlândia, o visitante poderá de ver de perto um dos acontecimentos naturais mais impressionantes do mundo, a Aurora Boreal. Infelizmente, é impossível prever a ocorrência desse fenômeno de luzes e cores no céu, porém, o inverno é, certamente, a época ideal para isso.

HDR1

Outro atrativo que faz a viagem a Europa valer a pena no inverno é que grande parte das cidades costumam se preparar muito bem para o Natal e a chegada do Ano Novo. Portanto, luzes, cores e muitos enfeites estarão espalhados por ruas, praças, pontes e, é claro, nas casas. Um verdadeiro deleite para os olhos!

HDR2

Eventos de Inverno

Aproveitando a temática, não podemos deixar de mencionar os vários eventos que costumam acontecer em todo o continente, com destaque para os famosos Mercados de Natal. Geralmente realizados em grandes praças ou avenidas, estes mercados costumam reunir pessoas de todas as idades em torno de barraquinhas que vendem produtos artesanais, pratos típicos de inverno e bebidas que, além de deliciosas, ainda ajudam a manter o corpo aquecido.

Mercado de Natal de Colônia, AlemanhaMercado de Natal de Colônia, Alemanha

Um dos países mais tradicionais no assunto, sem dúvida alguma, é a Alemanha, sendo Colônia, por exemplo, uma das cidades mais procuradas durante o mês de dezembro. Festivais como o da cerveja de Bruges (Bélgica), em fevereiro, e o Carnaval, em Munique (Alemanha) e em Maastricht (na Holanda), também são outras opções para os que desejam aproveitar o inverno de uma forma diferente.

 Festival de Cerveja de Bruges, Bélgica
Festival de Cerveja de Bruges, Bélgica

Esportes de Inverno

Aqueles viajantes mais aventureiros também podem aproveitar as baixas temperaturas em algumas partes do continente para praticar esportes como o esqui e o snowboarding. Localidades como Les Gets e Courchevel, na França, St. Anton, na Áustria, e Borovets, na Bulgária, oferecem uma excelente estrutura e, por este motivo, são bastante procuradas por aficionados por esportes de inverno, desde os novatos até os mais experientes.

 Emperor's race, evento esportivo nos canais congelados de Amsterdam
Emperor’s race, evento esportivo nos canais congelados de Amsterdam

Nem tudo são flocos de neve

A Europa no inverno é charmosa, há paisagens lindas e uma experiência especial para nós brasileiros, acostumados com nosso país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza. Mas há também o lado ruim de visitar o Velho Continente nesta é posa do ano. O primeiro, claro, é o frio e o aumento no volume das bagagens que ele ocasiona. Além disso, os dias são mais curtos neste período e há menos tempos com luz natural para passeios. Por ser baixa temporada, algumas atrações podem fechar para manutenção e risque da lista atividades como piqueniques nos parques europeus ou passar tardes em mesinhas de restaurantes de cafés charmosos ao ar livre. Além disso, há o risco de alguma nevasca fechar estradas ou atrasar voos.

Preparativos

Urso gigante em Amsterdã
Urso gigante em Amsterdã

Seja qual for a sua razão para visitar a Europa durante o inverno, é preciso ter em mente que o frio estará sempre presente, em maior ou menor intensidade, dependendo dos países escolhidos. Naqueles onde as temperaturas são realmente baixas, é preciso utilizar roupas e calçados adequados.

Meias térmicas, camisas e calças conhecidas como “segunda pele”, cachecol de lã, gorro para proteção da cabeça e um par de luvas devem constar na lista de todo viajante. Sapatos confortáveis também são importantes para quem pretende andar bastante (melhor ainda se forem daqueles forrados com material que retém calor). O frio nessa época não costuma dar trégua em determinadas localidades, porém, tomando alguns cuidados é possível passar por ele sem problema algum!

IMG_1809

E você, leitor do Melhores Destinos, está pensando em aproveitar as promoções de fim de ano para curtir um friozinho aqui do outro lado do Atlântico? Deixe a sua opinião nos comentários.

Publicado por

Gisela Cabral

Editora de Destinos

  • Rodrigo

    Peraí, a aurora boreal não ocorre só no verão? Pensava que no inverno não havia aurora boreal…

    • Vitor

      Não existe época certa pra ocorrerem auroras. Elas dependem apenas do campo magnético da Terra e de emissões solares, que não tão nem aí se é inverno ou verão. Elas são melhores de se visualizar no inverno pelo simples fato de que as noites são mais longas.

      • Eder Abreu

        Isso. Mas não basta estar escuro, é preciso também que o céu não esteja nublado. Se a época escolhida for a de temporada de mau tempo, as chances de ver a aurora boreal diminuem. Então, é preciso escolher uma época em que as noites não sejam curtas e que o tempo não esteja ruim na maioria dos dias. Além disso, torcer para que o sol esteja "nervoso", com atividade forte.

    • Laiza

      É justamente o contrário, a aurora boreal só ocorre no inverno, preferencialmente nos meses de fevereiro e março.

    • Lucas

      Rodrigo, a Aurora Boreal (Northern Lights) ocorre com mais frequencia durante os meses de outubro e abril (por razões geograficas, químicas, etc) mas durante o inverno no hemisferio norte (verão no hemisfério sul) que caracteriza-se por dezembro, janeiro e fevereiro a propabilidade de se ver uma Aurora Boreal é grande porque as noites são bem longas e os dias muito curtos. Há dias aqui em que o sol se põe as 4:00pm e nasce somente as 7:30am. Como aqueles gazes formam
      uma “luz” é algo que não se ver durante o dia, por causa da luz solar.

      Desculpa o texto longo e nada a ver com a materia.

      • Pessoal, uma coisa de cada vez rsrssr .. Quem tiver mais curiosidades /brottomarco no facebook que sempre coloco fotos …dia 5 estarei no alasca cacando aurora. Viajando AA por 40000 milhas UHUUUU

        Existe epoca e lugares que a possibilidade aumenta.
        1. Estamos na epoca de inversao dos polos magneticos do sol. DE 11 EM 11 ANOS ISSO ECORRE.
        2.Entramos no 10 aniversario de uma das maiores explosoes registradas( halloween de 2003)
        3.Quanto mais frio/inverno na terra menor a combinacao de pressao atmosferica/vento/luz solar , aumentando chances de ocorrer e visualizar.
        4.Existe aurora tambem no hemisferio sul, porem em epoca invertida a do norte.
        5.As melhores epocas(setembro/outubro) nao esta tao frio, porem temos mais nuvens. (novembro,dezembro,janeiro fevereiro) dias mais longos mas o frio eh de quebrar os ossos Final Fevereiro ate inicio abril. Temperatura esquentando mas muitas nuvens.
        6.MUITAS TEORIAS SOMENTE, quem decide eh a natureza. E o espetaculo eh inesquecivel. VALE MUITO A PENA.

        • Rapaz, 40 mil? Foi alguma promoção? Perdi..

          • Oi joao, sempre tem AA 20000 trecho.
            Vale a pena.

            abcx

          • Hugo Dostoievsk

            Vou querer dicas… Reservei AA para março/16. (dizem que é um dos melhores períodos de observação)

  • Alexandre

    Passei um frio danado no fim do ano passado em NY, foi muito bom …… pretendo ir novamente ….. ou pra Europa …. pq naum?

  • Luiz Carlos Machado

    Passei um natal e Ano Novo em Veneza na Itália, a parte ruim é que anoitece por volta de 3 da tarde, ficando dificil ficar animado até a meia noite. No mais vale a experiencia.

  • Rafael

    Fiz um mochilão pela Europa durante o final do inverno. MUITO BOM!

    Como principais vantagens, cito:
    – Paisagens lindíssimas;
    – Disposição de sobra para caminhar muito conhecendo diversos lugares. O calor favorece muito mais o cansaço e fadiga do corpo;
    – Pontos turísticos praticamente sem filas;
    – Maior facilidade para conseguir reservas.

    Acho que a principal desvantagem é o peso adicional de roupas de frio na bagagem, mas com planejamento e sobriedade, dá pra economizar na quantidade de roupa.

    Carnaval em Veneza é simplesmente sensacional, apesar de não ser animado como o daqui.

    Enfim, recomendo muito!

    • Maria Lucia

      concordo, O carnaval deles é só plástica. Não tem animação como o nosso.

    • wellington

      queria saber em relacao ao ceu.. fica tudo nublado, ou da para pegar algum dia de ceu limpo?

  • rose

    MD, gostaria de saber se esta é a melhor época para comprar passagens para julho de 2014 para Paris. Prevendo a copa do mundo nesse mesmo período e ainda que as companhias estão fazendo propaganda dos voos para os meses do outono sera que elas não reduzirão seus preços apesar da alta estação?
    Queria tb aproveitar para parabeniza-los, tenho feito excelentes compras com as dicas de vocês.

  • Gabriella

    Cade essa promoção de passagens para a Europa? não estou achando…

  • Adriano Leite

    Também não tenho encontrado passagens com preço bom para a Europa nesse período. Alguém encontrou datas melhores ou cias que estão com passagens um pouco mais baratas que a média?

    • TAM ta com promoção . comprei passagem pra Alemanha RT por R$ 2.300

  • Europa no inverno é muito convidativa! O frio será constante (para quem não está acostumado, pode ser um inconveniente), o peso na bagagem aumenta, prepare-se para escorregar nas calçadas cobertas de gelo e de neve e sempre há o risco de ter aeroportos e estradas fechados, mas as cidades ficam encantadoras nesta época do ano e os preços são mais camaradas. Além disso, algumas cidades ficam muito charmosas cobertas de neve e é uma experiência bastante diferente e enriquecedora enfrentar um inverno "pra valer".

  • Rafa

    Já passei vários invernos na Europa e o próximo vou passar também! Além dos festivais citados na matéria, destaco a não muito conhecida (por nós brasileiros) Fête des Lumières, que ocorre em Lyon em dezembro. É lindíssima! Ah sem falar na decoração e nas luzes do natal, o natal adquire outro significado no frio, não tem nem como comparar… Frio e neve, aí vou eu!

  • Tenho planos de viajar em lua de mel para a Europa, entre os dias 28/01 e 11/02. Já fiz todas as reservas de hotel que precisava, para garantir bons preços. Agora só falta Nossa Senhora das Promoções para a Europa ouvir minha prece e fazer do MD seu mensageiro rs.

  • Dan

    Acho que depende muito, mas não recomendo… minha sugestão é ir ou na Primavera ou no Outono, a não ser que vá mesmo por causa do frio e da neve, para praticar esportes de inverno e, principalmente conheça ou já tenha tido experiências com frios intensos e neve… porque se for a primeira vez, poderá ficar frustrado… especialmente se as férias durarem muito tempo… uma semaninha até vai, mas um mês na neve?? é complicado!

    Agora, tem coisas muito legais, como por exemplo fazer ski nos Alpes: http://muitaviagem.com.br/ski-alpes-franceses-inv

    • Mari

      Concordo com vc! AMO o iverno, mas acho que dá para aproveitar bem mais a viagem no verão…

    • PAULO ALMEIDA

      Concordo com vcs. Tem que gostar muito de frio pra virar uma curtição.

    • Paula Machado

      Nossa, eu concordo também… Estive em NY em maio/junho e novamente no início de setembro e preferi mil vezes com o calor. E olha que setembro não é friiiio pra muita gente (pra mim foi!) e usei calça e casaco de pena de ganso quase todo dia. E para fazer compras, experimentar roupas, haja paciência de tirar, colocar… Se o objetivo é esse não recomendo mesmo!

  • Julio Cezar

    Será a minha primeira ida no inverno, vamos para Ano Novo em Londres e depois curtir a Inglaterra. Muita vontade de curtir no inverno também….

    • regina prestes

      Tbm vou pra Londres pras festas de final de ano e gostaria de dicas , principalmente pra virada do ano… pra não entrar muito numa "fria" ! hahaha

  • Mariana Sampaio

    Ainda quero muito ir pra Paris no Natal…
    A cidade deve ficar mais encantadora do que já é!

    • André

      Eu fui para Paris nesta época com a minha esposa e adoramos. As vitrines das grandes Maganizes ficam lindas, e adoramos as feirinhas de natal e ano novo. Recomendo muito que você passe pela feirinha que eles montam do lado da igreja Sacre Coeur, comi umas coisas ótimas lá. Nem estava tão frio assim, ainda não tinha nevado naquele ano. O único problema é que os dias duram menos.

      • Mariana Sampaio

        Sou apaixonada por Paris, e posso imaginar o quão linda a cidade deve ficar!
        Meu noivo é que não quer muito ir nessa época justamente por causa do frio, rs!
        Mas, com certeza ainda realizarei este desejo! Já anotei a dica da feirinha, obrigada André!! =)

  • Bruna

    Este ano foi a primeira vez que tirei férias no verão europeu. Meu mochilão foi bem legal, mas o calor foi tão ou mais impeditivo do que o frio – raros eram os lugares com ar-condicionado e fiz diversas refeições derretendo. Os hostels que fiquei também não eram tão bem preparados para o verão como são para o inverno.
    O inverno não é tão ruim assim. Os pontos turísticos estão beeeeem mais vazios, as filas não são quilométricas e demoradas, há várias promoções… Tirando lugares com muita neve, que deixam os pés úmidos e ainda mais gelados, passear é bem mais tranquilo com as ruas mais vazias, não me sinto mal com o calor e quando o frio incomoda muito é só entrar num museu/loja/restaurante e se esquentar antes de continuar. Acho que a única diferença que me faz gostar do verão é o dia beeeem mais longo.
    As malas não precisam ser assim tão mais pesadas, basta escolher bem as roupas que vão fazer o papel principal de aquecimento em ambientes externos – nos internos você vai querer arrancar metade para não morrer de calor.

  • Marcelo Gomes

    Eu adoro o inverno! Pelo menos, para ir aos Estados Unidos, prefiro essa época do ano. Já fui duas vezes no período, uma em fevereiro e outra em março. Na última peguei o começo da primavera. A temperatura menor favorece o passeio. Dá mais disposição para caminhar. No caso de Nova York, é só se preparar para o frio intenso com roupas e acessórios adequados

    • Maria Lucia

      cocordo Marcelo. O bom das férias é ver e fazer tudo aquilo que vc não está acostumado a ver e sentir.

  • Andreia

    Estou indo passar o mês de Dezembro na Europa e não vejo problemas com o frio, isso é muito pessoal, eu particularmente AMO o frio. Vamos passar o NATAL em Paris… e com certeza será maravilhoso, a cidade luz mais iluminada ainda.. Genial…. Estou fugindo do calor de Belém-PA.

  • Já fui em todas as estações e posso dizer que o inverno não deixa em nada a desejar. Mas é importante entender que o roteiro de inverno é bem diferente do roteiro de verão. Para quem gosta de compras, museus, gastronômia, vale muito a pena. é uma outra europa, que vale a pena ser conhecida, a vegetação muda, tudo muda, mas é um período bem romântico. Agora, NAO ESPERE MUITO DO REVEILLON NA EUROPA, EM NENHUMA CIDADE. NInguém celebra como nós.

    • Olha O Revelion em Nazare em Portugal e muito bom nao perde muito para o de nossas prais. lindo, musica, bandas, luzes, laser. otimo;

  • Chrissie

    Em Março ainda faz muito frio?Ainda neva?Ou já está menos frio?

    • Jean

      Março ainda faz muito frio sim. Esse ano na Alemanha ainda nevou até abril. Se você for ao sul da Europa acredito que em março já esteja menos frio, mas no centro e no norte ainda é bastante frio.

      • Chrissie

        Muito obrigada..me ajudou muito!

      • Fui em fev/março aa Esp e Port. Peguei -4 em La Alhambra e 16 em Barcelona. Media foram 8graus digamos.

        e um casaco touca e vai!

    • Mariana Sampaio

      Chrissie

      Normalmente em março ainda está frio, mas já menos do que os primeiros meses…
      Este ano por exemplo o inverno se estendeu e em Abril estava muitooooo frio!
      Passamos por Paris e Londres na primeira quinzena do mês e pegamos temperaturas
      negativas… Em Paris até vimos um pouquinho de neve, mas pouca mesmo!

    • Paula Machado

      Fiz um mochilão pela Europa nessa época, começando em Lisboa e terminando em Roma. Fui no final de março e fiquei quase o mês todo de abril e só não senti frio quando cheguei na última cidade! Paris e Berlim = frio de doer meus ossos (mas eu não sou um bom parâmetro porque morro de frio em BH!). Óbvio que não levei as roupas adequadas e, na verdade, é o que faz a toda a diferença. Recomendo um casaco de pena de ganso, no mínimo!

      • Mariana Sampaio

        Paula concordo com vc… Passei muito frio em Paris e em Londres, lá percebi que eu nunca tinha conhecido o frio de verdade…haha…
        Mas então, acho que o fato de passarmos tanto frio, é que nossas roupas de frio mais potentes não são adequadas para o frio de la!
        Então, acredito que o melhor seja comprar um bom casaco quando chegar lá…rs

  • Roberta

    Vai ser meu primeiro inverno na Europa. Vou passar reveillon em Berlim (aproveitei as dicas de promoções de passagens aqui do MD), e vou ficar uns 2 dias em Paris também. Já morei em Berlim mas não cheguei a pegar neve, morei durante o Outono e o começo do inverno. Será a primeira vez que enfrentarei frio de verdade, mas todo mundo que vai comigo já comprou casacos, blusas, calças e meias térmicas, botas apropriadas, e vamos lá viver essa experiência!!!

    Alguém aí já passou inverno e Berlin e que possa me dizer o que achou?
    Grande abraço, pessoal 🙂

    • Jean

      Berlim é a melhor cidade do mundo em qualquet época do ano. 😀

      • Também acho isso demais, Jean!!! Amo amo amo aquela cidade fantástica!! Agora é conhecê-la no inverno!! rsrs

    • Carlos

      Estou indo para Berlim também passar o Réveillon e estou com bastante medo do frio…

    • Já passei o inverno (-14ºC) em Berlin e foi fantastico, a cidade é toda preparada com aquecimento, a paisagem marcada pela guerra fica mais obscura e parecida com o que imaginamos que deva ser. Recomendo patinar nos ringues de gelo e aproveitar a noite que nunca esfria. Vá a todos os museus e não tenha preguiça de caminhar nas calçadas cobertas de neve, os escorregões vão garantir boas risadas. Após essa viagem eu voltei no verão e foi diferente, nem melhor nem pior. Esse ano volto para o Reveillon e estou torcendo pra que neve bastante, as fotos ficam incríveis!

  • Graças ao MD e suas barganhas, estamos indo em janeiro para Itália por 500 reais! Estamos empolgados por curtir um frio ainda mais pq não suportamos calor! Fomos a Paris em junho 2011 e pegamos quase 40 graus. Horrível, não venta na cidade, nosso humor ficou péssimo, tudo lotado. Acredito que será diferente essa vez.. ansiosos! Valeu MD!

  • Gabi

    Já passei férias na Europa durante o inverno duas vezes, e super recomendo. É claro que o frio dá uma pesada, os europeus estão mais recolhidos… Mas por outro lado, os pontos turísticos ficam quase vazios, as fotos saem lindas (sem aquele monte de gente atras), a paisagem é indescritível e o charme das cidades europeias é multiplicado por mil. Some a isso tudo os preços beeem mais amigos!

  • Partindo pra Paris daqui 20 dias….

  • Márcio

    Uma boa alternativa é passar o Carnaval na Europa. Já passei 2 vezes e recomendo. A temperatura melhora um pouco, ainda pegamos alguns saldos de liquidação nas lojas e é infinitamente mais barato que viajar no Brasil. Estou esperando uma super promoção para tentar ir no carnaval 2014 para Amsterdam. Quem sabe MD me ajuda …

    • Boa! Eu vou para Barcelona, Paris e Madrid… passar 15 dias durante o período de carnaval. Os preços estavam muito bons e como é final de inverno, já vai ter passado o pior momento do frio. Bem, mas eu como moro em Porto Alegre já estou relativamente preparado para o frio 🙂

  • Yuri Zanoni

    Europa no inverno e charmosa, mas cansa um pouco passar frio todos os dias. Passei 1 mes este ano no velho continente e sinto que poderia ter conhecido mais lugares se as temperaturas estivessem mais amenas. Agora, pra quem nunca viu neve e nunca sentiu frio, de verdade, vale a pena. Fora as liquidacoes com produtos infinitamente mais baratos que no Brasil e o simples fato de estar em paises belissimos, em qualquer epoca do ano. Estou a procura de passagens com precos bons para a epoca da copa do mundo, tambem!

  • Luis

    É importante verificar o tipo de viagem que se pretende fazer. Se envolver bastante idas a museus, teatros e outros tipos de atrações internas, pode até ser uma boa ideia ir no inverno. Mas se for para visitar lugares que têm muitas atrações externas, eu não recomendo: o frio perto de zero graus (que com vento pode facilmente virar -20C) dá dor de cabeça, coriza, congela as mãos, levando a paradas constantes em cafés e lanchonetes para recuperar a disposição. Os dias mais curtos também fazem voltar para o hotel mais cedo (e sair mais tarde).

    Em minhas viagens entre maio e setembro na Europa eu acabo aproveitando uns 50% mais (i.e. fico 50% mais tempo na rua) que durante o inverno (Natal ou Carnaval).

  • Natalia

    Super interessante esse post, muita gente não pensa por esse lado…
    Eu por exemplo comprei minha passagem pra Alemanha por 30.000 pontos pra daqui 2 semanas, o que é super barato pro final do ano. E o que eu estou mais animada sobre a viagem é que vou passar um natal de verdade, frio, com neve, passear nas feirinhas e ruas decoradas 😀 vai ser super legal (e gelado).

  • Marilia V. H.

    Já fui pra Europa duas vezes durante o inverno, sempre no fim de Dezembro até o meio de Janeiro… AMEI! Esse ano vou de novo, já estou de passagens compradas!

    • Roberta

      Você gostou mesmo?? Fui exatamente nessa época tbm… queria saber o que vc achou do frio, se é insuportável ou se dá para aproveitar bem as cidades usando roupas adequadas…

      • Roberta

        Melhor dizendo.. VOU nessa época tbm, esse ano! rsrs

      • Marilia V. H.

        Sim, sim! Eu gostei. Eu fui com umas roupas de frio que comprei aqui e que por acaso não ajudaram em nada. Assim que cheguei lá fui até a H&M e comprei um bom casaco pra mim. A minha melhor aquisição foi sem duvida uma bota do estilo UGG. Esquenta bem, é fácil de calçar e é super na moda! E com relação ao frio, eu saí de um calor de mais de 30 graus em Fortaleza e fui para a Áustria em uma época que a temperatura estava ao redor de -12. Se bem vestida dá pra aproveitar bastante mesmo! O sol se põe bem cedo, perto de 4 da tarde e se levanta bem tarde também…. mas com boa vontade dá para curtir bastante!

        • Roberta

          Eu comprei um casaco aqui em BH semana passada, mas foi em uma loja que é especialista em inverno europeu, então o casaco (e a bota que comprei) são muito forrados e bem pesados, sabe? Fiquei com medo de um bom casaco na europa ser bem mais caro, e aqui tava com um preço ótimo!!
          Que bom que dá para aproveitar. Fiquei com medo de ficar aquele tempo ruim e o tempo congelante e a viagem se tornar um pesadelo, mas pelo visto muita gente gosta, então vou gostar tbm! Odeio calor! rsrs

          Obrigada por responder 🙂

  • Marilia V. H.

    Sim, sim! Eu gostei. Eu fui com umas roupas de frio que comprei aqui e que por acaso não ajudaram em nada. Assim que cheguei lá fui até a H&M e comprei um bom casaco pra mim. A minha melhor aquisição foi sem duvida uma bota do estilo UGG. Esquenta bem, é fácil de calçar e é super na moda! E com relação ao frio, eu saí de um calor de mais de 30 graus em Fortaleza e fui para a Áustria em uma época que a temperatura estava ao redor de -12. Se bem vestida dá pra aproveitar bastante mesmo! O sol se põe bem cedo, perto de 4 da tarde e se levanta bem tarde também…. mas com boa vontade dá para curtir bastante!

  • Roberta Giordano

    A Europa é linda de todo o jeito..cada época tem suas peculiaridades…Há uma infinidade de atrações que podem ser aproveitadas, gastronômia apetitosa sempre, as áreas internas são super preparadas para as baixas temperaturas….Nunca deixei de ir por conta disso…e aproveitei muito!!!

  • Eduarda

    Pessoal, e nos lugares que não faz tão frio assim, onde será inverno mas dificilmente neva, tal qual Lisboa? Passarei o final de Dezembro e início de Janeiro lá. Alguma recomendação? Alguém que já visitou? Agradeço as dicas.

    • cláudia

      Visitei Lisboa final de fevereiro início de março e era a cidade mais "quentinha" naquele momento. Eu amei a cidade, parace o Rio de janeiro antigo "melhorado". rsrsr Pegar o bondinho e visitar a cidade é tudo de bom…comer os pastéizinhos de Belém é ótimo ainda – principalmente os originais da cidade de Belém. Conhecer a Torre da cidade o Mosteiro dos Jerónimos. Eu quis conhecer também Sintra e Porto – lá estava mais frio!! Enfim,

      acesse o meu blog, lá por enquanto não tem Lisboa mas você pode deixar perguntas, dúvidas…prazer encontrar vc por lá! abçs
      cieight.blogspot.com.br

  • Sempre que vou ao exterior, seja qualquer lugar, tento ir sempre no inverno, um show!!!!! Afinal, paisagens que não existem aqui no Brasil (ou, se existem, duram 1 ou 2 dias só, e pronto).

  • As 2 primeiras vezes que fui a Europa, de mochilao nas costas, foi no inverno, e mesmo nao sendo época de natal e reveillon, tem muita coisa para visitar e conhecer, muitos museus e atracões que independendem do clima, alem de nao ser tao lotado quanto viajar em julho, por exemplo.
    Vale a pena conhecer a europa fria e com neve do inverno.

  • Elizabeth

    Deus me livre e guarde de Europa no inverno: um frio que entra pelos ossos (dá vontade de nem sair do hotel ou só ficar em ambientes fechados), a gente anda pesado de tanta roupa (nem tem coragem de experimentar roupas em lojas), é perigoso de dirigir com neve e gelo nas pistas e, pior, os dias são curtos, começa a anoitece às 4 horas. Tipo de economia que não vale a pena. Mas tem gosto prá tudo neste mundo.

  • Caroline

    Já reservei o hostel e as passagens aéreas para ir em janeiro a inglaterra, nunca viajei no inverno para outro país, apesar de morar no rio grande do sul, que faz bastante frio no inverno por aqui, não posso comprar ao inverno europeu.
    Espero que eu possa aproveitar a viajem e a cidade mesmo no inverno.

  • Não sei se eu tive sorte, mas passei janeiro e fevereiro de 2011 na Europa, estava na Inglaterra, mas viajei por mais vários outros países e não peguei um só dia de neve. Claro que fazia frio, mas não deixei de fazer nenhuma programação turística. Aliás, estive lá novamente em maio e confesso que o frio de Londres em maio não foi muito diferente do de janeiro 😛
    Agora em janeiro estamos embarcando mais um vez e confesso que não estou tão preocupado com o frio, na verdade queria até pegar um ou outro dia de neve pra ver se é bonito mesmo como dizem!

  • Bruno Alvares

    Passei o natal e o reveillon de 2012 em Paris e posso dizer que foi tudo muito bom. De fato, a cidade se prepara para o inverno e, principalmente, para o grande número de turistas que passam por lá nessa época do ano. Outra vantagem é que no inverno, devido ao frio, fica muito melhor de caminhar pelas ruas já que você não fica suando muito! Hehehe.

  • Vi muitas frases que eu dizia, até ir em Dezembro, e olha que ainda nem tinha começado o frio mesmo!!! Nunca mais falo que gosto de frio. Gosto de temperatura agradável. Em Londres e Paris, até o humor fica alterado, vez que não é só a temperatura, é a sensação térmica. Além disso, a duração da luz do dia é muito curta. Não deixaria de ir em uma primeira oportunidade. Mas já tendo experimentado Dezembro e Junho, iria em Junho, quando sempre existem promoções de passagens e hotéis, e as atrações não ficam tão lotadas.

  • Fred K. Chagas

    DENIS, ALEXANDRE e caros companheiros: alguém sabe dizer se AUSTRIA é viável no final de janeiro, por conta do frio? vou passar uma semana na europa nessa época, no caminho para Dubai/Maldivas. Só não sei AINDA o que fazer com essa semana européia. Pensando em ir em Barcelona também… Duvidas, duvidas… #europanoinverno

    • Ana

      Eu fui para a Áustria passar natal e cheguei em paris para o ano novo… SIM A ÁUSTRIA é viável no inverno e muito linda….!!! Eu moro em Curitiba … Aqui faz muito frio também, lá faz muito muito muito frio… Mas bem agasalhado e protegido as paisagens ficam ainda mais charmosas com neve… Se prepare para muita neve e na noite de natal não havia NADA aberto e innsbruck… 😉 compramos pizza antes do comércio fechar e foi a sorte…!

  • Débora

    Alguem sabe quando as cidades da Europa começam a se enfeitar pro Natal?

  • Marcia

    É bem pessoal mesmo. Eu, particulamente, acho que nada é mais perrengue que Europa no verão. Não só pelo calor, como pela quantidade de turistas. Mas vai de cada um, até porque detesto calor com todas as forças.

  • Vivian

    Eu levei meus pais para Paris e Liboa no final de fevereiro. Em Paris, pegamos dias bastante frios. Mas isso não nos impediu de fazer nada. Quando sentíamos necessidade de descansar e nos aquecermos, entrávamos em algum café. Vantagem de visitarmos os pontos turísticos praticamente sem fila. Uma das melhores lembranças que tenho da viagem foi a de ver meu pai correndo e pulando no primeiro dia que pegamos neve, apesar de, minutos antes, estar reclamando de dores no joelho. Ele dizia que estava realizando um sonho!

    O clima de Lisboa era bem mais ameno, pegamos um pouco de frio, mas nada que atrapalhasse a caminhada. Voltaria com certeza!

  • paola

    “diferente de tudo o que existe no Brasil: uma temporada de clima frio e neve.”

    Aqui no RS tem! inclusive eu moro no RS e odeio esse clima, se alguem do nordeste quiser trocar eu to aceitando ahahhaah

    • Titobosco

      serve Salvador????

    • marcia

      se quiser trocar comigo eu topo, moro no piaui e aqui e 40 graus na sombra.

  • Gustavo

    Fui esse ano no período do carnaval pra Espanha, aproveitando a promoção da Iberia que foi postada aqui no MD, fazendo triangulação de troca de pontos Tam-Accor-Iberia (infelizmente não tem mais nas mesmas condições… rs). Foi tudo maravilhoso. Fomos pra Madri, Barcelona e Sevilha. Nas 2 primeiras fez frio (principalmente Barcelona, por causa do vento costeiro). Já Sevilha – assim como o sul da Espanha (Granada, Jerez, etc), pode ser uma ótima pedida pra fugir do frio europeu, com temperaturas amenas: entre 18º e 25º de dia e, à noite, um casaco leve.

  • Fernando

    O problema de viajar para a Europa no inverno, especialmente no início dele, é a quantidade de horas de sol que há… Frio nem é o problema, osso é o sol nascer quase as 8 da manhã já ter se posto as 16hs, como em Berlin… O dia fica muito pequeno!

  • Mariane

    Alguém indo passar o ANO NOVO em Amsterdã?! Aceito dicas!!! E de quem já foi, também! rs

  • Mar

    Pessoalmente, acho que só iria no inverno se fosse a única opção! Os melhores meses são maio e setembro,dias lindos e agradáveis e jardins floridos.As pessoas jantam ao ar livre nas ruas,e os dias são longos. Fui a Paris uma vez no final de outubro e voltei em novembro,achei muito frio! E não era inverno ainda,o bonito foi ver as várias tonalidades da vegetação outonal. Já viajei no inverno para os USA,muuuuito frio,não gostei.Na Europa se anda muito a pé,e o frio pode atrapalhar…

  • Acho que cabe acrescentar uma vantagem valiosa de se ir no inverno: é bem menos cheio! Para quem tem pavor de muvuca, igual eu, o verão na Europa acaba sendo terrível… filas em tudo quanto é canto, museus/restaurantes/cafés/metrôs lotadassos, além da dificuldade de se achar uma vaga em pontos turísticos com horário agendado. Inverno é bem melhor!
    E pra quem é friorento, fique tranquilo: todos os lugares são aquecidos, e acredite, faz uma diferença enorme sair pra rua com as mãos e os pés quentinhos! Você enfrenta o frio com muito mais coragem! E quando estiver na rua e achar que vai congelar, é só entrar numa loja e se aquecer mais um pouquinho rs.
    Aproveito pra agradecer ao MD pelas férias que vou passar no inverno de NY, indo de executiva por preço de econômicaaaa =D

  • Camila

    Bem, eu fui à Europa em março desse ano e não pretendo voltar mais no inverno. Peguei neve, temperaturas negativas, e acho que o frio extremo atrapalha muito os passeios ao ar livre. Teve dias que tive que optar por passeios em museus, ou qualquer outro lugar fechado porque estava muito difícil passear ao ar livre na rua. Por exemplo, queríamos conhecer um campo de concentração no terceiro e último dia de passeio em Berlim, mas não tivemos como fazer isso, pois nevava uma barbaridade!!

  • O chato que pra mim viajar pra Europa no inverno é ter que comprar roupas que somente usaria lá. Eu coitado, comprei um agasalho em Serra Negra – SP pq estava de passagem por lá e seguiria para Curitiba, mas nunca nunca usei uma vez sequer aqui em Salvador. rsrsrs

  • Dorivan

    Olha já morei na europa por 1 anos, amsterdam é uma cidade exuberante no inverno, ano passado os canais congelaram como há mais ou menos uns 40 anos não congelava…. tava muitoooooooo frio, mas indico a quem gostar de belas imagens, tipo aquelas de filmes….. vá pra Frankfurt no inverno, a imagem é linda!!!

  • Marina

    Viajei o ano passado para Europa, passamos o ano novo em Londres, depois fomos para Bruxelas, Amsterdam, Munique e Edimburgo. Pesquisei muito antes de ir e tudo que eu encontrava era sempre super negativo sobre viajar nessa época do ano! Mas sinceramente, a viagem foi ótima!!! O fato de anoitecer mais cedo não atrapalha, basta apenas organizar o dia. E o mais bacana ainda é a possibilidade de ver neve. Recomendo demais viajar nessa época, foi ótimo!!! Obvio que precisa se preparar – calças térmicas, blusas, casaco, luvas e sapatos quentes. Mas é super fácil achar tudo no destino, não precisa gastar horrores na Decathlon antes de ir!!

    • Levi Cardoso

      Marina,
      nunca viajei ao exterior, mas no próximo ano gostaria de levar as crianças (são 02 (duas) – 09 e 01 ano respectivamente), para brincarem na neve – a mais velha insistiu muito.
      O que me sugere?
      Desde já, agradeço a atenção.

  • Roberto

    E passagens promocionais para europa no fim do ano, ex: 20 dez até 5 jan alguém está achando??? Não acho nestas datas.

  • Felipe L

    Viajei em Dezembro/Janeiro de 2012/2013. Foi sensacional! Passei pro Milão, Veneza, Florença que estava um frio delicioso. Roma já não fazia tanto frio, consegui até abandonar o sobretudo. Pais a temperatura caiu, mas com a roupa adequada, não tem como sofrer, dá pra aproveitar cada canto da cidade. E por último estive em Londres, onde vi neve (pouca, mas ainda assim neve!) em plena Oxford Street! A viagem toda foi magnifica, perfeita! Pretendo voltar no próximo inverno de novo. Tudo que eu tinha em mente fazer, eu fiz. O frio não me parou por nada, mas é aquilo, eu estava com a roupa adequada pro clima. Sem contar o charme do inverno Europeu, tudo fica fantástico. Vale a pena!
    Abraços.

    • Felipe L

      Paris* desculpa.

    • Andréa

      Boa Noite Felipe, gostaria de uma informação, eu e minha Família estaremos indo a Europa em dezembro deste ano e a princípio incluímos Forte dei Marmi e Florença em nossos destinos, no entanto com todas as pessoas que estamos falando estão nos aconselhando a não ir para esta Região, que esta Região é melhor ir no verão. Vc que esteve em Florença poderia nos dizer como é no inverno? Grata

  • Fui para Barcelona em dezembro e janeiro – cheguei uma semana antes do Natal e voltei no meio do mês seguinte. Não recomendo. Apesar de ser legal ver as feirinhas de Natal e a cidade iluminada, é um passeio que você vai fazer um dia, apenas. Além disso, mesmo o frio não sendo tão rigoroso, chove demais, o que prejudica muito os passeios ao ar livre. Por causa do clima, o centro antigo praticamente morre. Em outra viagem, passei uma semana lá no mês de maio, e aquela era outra Barcelona.

    Uma boa pedida, se você já está com passagem comprada, é alugar um carro e ir até os Prineus brincar na neve ou dar um passeio em Andorra, um pequeno país que fica a umas 4h de carro da capital catalã. Aproveite para fazer compras lá, porque o país cobra bem menos impostos que a Espanha.

    Você também pode dar um pulo em Madrid, que é linda em qualquer época do ano.

  • Boa ideia essa de viajar no inverno, mas arriscada. Gosto de frio, mas do jeito que o tempo anda louco nao custa nada pra ser pego no meio de uma nevasca e nao conseguir sair do hotel, mesmo num mes de novembro, por exemplo. Eu ja estive em voo que quase nao saiu de Genebra por causa da neve – ate pra chegar no aeroporto foi complicado, e varias atracoes fecham. Pra sentir frio e nao passar muito perrengue, vale ir em novembro ou fevereiro. So uma sugestao… 🙂

  • Fernando Rosa

    Estamos saindo no dia 27/12/2013 para Lyon, França, de onde iremos de carro para Genebra (Suíça), Chamonyx (França), Aosta (Itália), Annecy (França), Chambery (França) e, novamente, Lyon, de onde sairemos no dia 14/01/2014. Alguém já passou por alguma dessas cidades nesse período de inverno. Como ficam as estradas e as cidades? Sei que vamos enfrentar muito frio, mas fico com um pouco de receio principalmente em relação ao "dirigir na neve". Alguém já passou por essa experiência?

  • gostaria de comentários sobre natal e réveillon na Europa comprei passagens p la bem antes em outra promo, estarei indo a Paris, Amsterdã e Colonia. CAso alguem tenha alguma informação p acrecentar agradeço, so sei que é muito frio e na noite do reveillon eles nao sao muito animados como os brasileiros.
    vlw

  • Priscilla Biasi

    Alguém saberia uma média de temperaturas no mês de dezembro em Roma, Paris e Londres? Estou indo em lua de mel nesse mês, e queria saber se neva muito em todos os lugares ou se fica apenas muito frio.
    Obrigada!

  • Passei o revelion em Portugal, Lisboa, Porto, Nazare, muito bom, nem tanta roupa assim, as roupas comprem la e muito muito mais barato e melhores. Fomos para Napolis e Roma, e Assis, nada de neve, nada de chuva, excelente.

  • JOELMA

    Estou planejando viajar para a Alemanha ainda este ano, para passar o Natal e Ano Novo com uma amiga. Acontece que pretendo levar meu filho de 11anos, que sonha em ver a neve, e minha filha de 3anos. Estou com receio por conta dos comentários negativos a respeito do inverno, mas será numa época em que meu marido também estará de férias e nós não podemos perder essa oportunidade. Por isso, gostaria de ler mais comentários de alguma mãe que viajou com filhos pequenos nessa época do ano.

  • Olha.. tá certo que eu moro no RS e qui faz frio no inverno…nada comparado ao do norte da europa, mas é frio… sou professor e só posso viajar em janeiro (portanto, inverno europeu)… fui duas vezes nos dois ultimos janeiros para a europa e tirando uma pequena experiencia em um campo de concentração à céu aberto em sachenhausen na Alemanha, onde o frio realmente castigou, o resto foi tranquilo… não vi nada de atrações fechadas, mas n duvido… achei super charmoso.. e não sei se dei sorte ou o que, mas fui esperando congelar em Londres e não vi frio… tava um inverninho gostoso de 12 graus só o sol que realmente a gente estranha pois 15h30 ele as vezes já se foi… hehehe… qualquer coisa que eu puder ajudar é só entrar em contato…

    • Fátima

      João, estou na mesma situação. Como sou professora, só posso viajar em julho e janeiro. Tive a chance de ir em junho, pois como moro no Rio de Janeiro, tive o recesso estendido em função da Copa do Mundo. Contudo, detesto calor e lugares cheios, e os relatos sobre a Europa no verão me fizeram desanimar. Uma amiga que foi a Berlim nessa época disse que pegou 35 graus! Sinceramente, eu iria CHORAR. Por mais atrações que tenha. Claro que se pudesse optar, iria em outubro, mas para uma professora, isso é impossível. Planejo ir a Londres em janeiro. Espero que seja bom! Já estou ciente de que preciso me programar bem com horários para aproveitar bem o dia, meu medo é: que atrações ficam fechadas com o frio?

    • Diogo

      Olá João! Você sabe as temperaturas médias do inverno em Paris, Bruxelas e Amsterdam? Abs

    • WILSON MIRANDA

      O frio da Europa é o mesmo do Sul do Brasil e do Mato Grosso do Sul (onde moro), no inverno. Dá para aguentar tranquilo, além do que é muito mais gostoso pois é no estrangeiro.

      • Leo Romano

        Viajou completamente.
        Se você morasse na Serra Gaúcha, eu me calava, mas nenhum estado brasileiro tem as médias europeias dos meses de Dez/Jan/Fev e as vezes até Março.

  • Talita

    Itália, Espanha e Portugal também é sofrimento no inverno? Pretendo ir para o Reveillon desse ano e passarpor estes países, mas estou com medo do frio muito intenso. Alguem já foi pra lá nessa época?

    • Fabiana

      Tranquilo agasalhe se bem e aproveite!

    • Não é mto frio. Os lugares são aquecidos e bem preparados para o frio. Aproveite pois é tudo muito bonito, as pessoas nas ruas, super animadas, tudo enfeitado, culinária fantástica!

  • Marilia

    Olá
    Pretendo fazer mochilar pela Europa e conhecer no mínimo 5 cidades(países), de Dezembro a Fevereiro.
    Mas estou sem companhia, alguém topa ir comigo?
    Sou angolana e tenho 20 anos
    Meu email: mary.fs@live.com.pt

  • Davi Lima

    Excelentes as dicas. Vou para a Europa no final deste ano. Vi que essa publicação é antiga, tomara que eu ainda encontre bons preços. Alguém pode me indicar um bom seguro viagem com bom preço tbm? Obrigado e abç.

  • Débora Nascimento

    Eu acho que vale super a pena ir para a Europa no inverno. Eu sou suspeita, pois adoro um friozinho! Rs Inclusive to indo para lá no final de novembro. Respondendo ao Davi, fechei o seguro c/ a TouristCard. Eles tem um plano para Europa, chamado EuroCard. Eles estão oferecendo um desconto de 15% aos que apresentarem o código. Pode utilizar o meu: tourist15. Segue o site, caso vc queira mais infos: http://www.touristcard.com.br Espero ter ajudado. Bjs.

  • Diogo Bittencourt

    Quero ir para Paris, Bruxelas, Brugges e Amsterdam, porém estou pesquisando para saber a temperatura média nesses lugares e se todos os canais de Amsterdam congelam. Obrigado e Abs

    • Leo Romano

      Amsterdam e Bruxelas já fui no inverno e digo É BEEEEM FRIO, como essas 2 cidades venta MUITO, a sensação termica é cruel. Basta se agasalhar bem, que em poucos dias você vai acostumando.
      Paris fui tbm no inverno, venta bastante, porém, nao é tao frio quanto Ams e Brux.

  • carlos pila

    Passei com a familia em 2011 dez. Entre roma,veneza, florença, paris, insbruk, Frankfurt foi fantástico depois de uns dias acostumasse ao frio. Muitas feiras de natal, ótimas comidas. E agora em 15 de dez a 15 jan/15 Portugal e Espanha. Estou alugando em setembro um apto em portugal, coimbra, por 6 meses, vai ser a nossa base. Filho ficará estudando. E eu e esposa passeando.

  • angel

    Passei o Natal e o Ano Novo na Europa e estava com medo do inverno… mas as cidades estavam lindas com as decorações de Natal. Nunca mais deixo de viajar pra lá por ser inverno, pois todos os lugares são aquecidos e realmente preparados para o frio! Vocês podiam fazer um post com as cidades mais frias e menos frias no inverno de lá né?

  • Já fui 2 vezes a Europa passar as festas de fim de ano.Napoles, na Itália é uma festa só. A cidade se enfeita para receber o novo Ano. Madrid também não oerde em nada. Tudo enfeitado, culinária fantástica, o povo nas ruas, enfim, vale super a pena.

  • Mário Penna

    Estamos indo para Europa de 13/FEV/2015 a 01/MAR/2015 ( 16 Dias ). Qual a região menos fria e interessante para visitar ? Agradeço e fico no aguardo da sugestão. Abs,

  • Leo Romano

    A dica que eu dou é viajar finalzinho de Março/Abril ou Maio. Você ainda pegará a baixa temporada, as temperaturas não atrapalham, o dia ja tem muitas horas de Sol e etc.
    Só a titulo de informação… Esse ano fui p Europa dia 14 de Abril, os dias amanheciam por volta 6hras da manhã e escureciam as 21hras.
    O dia rende muito!!
    Dentro de várias experências na Europa, considero final de Março, Abril e Maio, os melhores meses.

  • Arthur Riani

    Estive em Amsterdã em fevereiro e o frio prejudicou muito! Cheguei a pegar -7, mesmo com segunda pele e quilos de casaco, deixei de fazer coisas por conta do frio! Não recomendo